Finanças & Fundos de Investimento
Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)
avataris Escreveu:Rick Lusitano (New) Escreveu:avataris Escreveu:
Se procuras uma ancora para a volatilidade, esta não é a solução. Mesmo que funcionasse com deveria, terias que ter um peso considerável da carteira neste fundo, para compensar as quedas nos fundos de acções Europa/Zona Euro. Seria um quase zero-sum game, mas o certo é que seria um negative-sum game.
Obrigado Rick. Mas para ancora de volatilidade, que fundos existem? Comercializados em Portugal não encontro mais nada que reaja bem nas quedas de mercado..
A questao e que eu nao me importo de ter retorno negativo neste fundo, se isso me garantir menor desvio padrão na carteira em todas as situacoes do mercado.
Obrigado
Avataris, estás ir pelo bom caminho, meter as mãos na massa, e descobrir soluções especificas nós próprios. A melhor ancora para a volatilidade que não deem retornos negativos a longo prazo é aposta em cash. Ou seja, ter uma dose de mercado monetário, um porto seguro, que apesar de dar pouco retorno em alturas de rallies nos mercados, ele acaba por dar mais dinheiro em bear markets. E no longo prazo, tem sempre retornos positivos. Com a vantagem, de poderes entrar ou sair dele, em muito pouco tempo, em caso de necessidade de capital, seja para um percalço no dia-a-dia ou até mesmo para investir numa oportunidade de negócio que eventualmente surja.
Pelo que percebi, queres um lazy portfolio todo-o-terreno, o tradicional é:
Acções
Obrigações
Ouro
Liquidez
Depois há quem inclua também o imobiliário.
As tuas escolhas parecem ser acertadas. Gosto da tua carteira mais virada para conservador.
AXA Euro 5-7
Templeton GTR
PIMCO TR
Square CA
Agora nos fundos de acções se queres ser continuar a ser conservador, tens 2 hipóteses, um fundo Acções Global conservador que engloba várias zonas geográficas e sectores económicos ou um fundo Acções Sector Bens de Consumo Básicos Global (como por exemplo, o Eurizon CS). É que começas a separar por regiões, começas a te desviar do teu objectivo, e ainda acabas com uma carteira com mais de 10 fundos, como acontece com muita gente. O que não é mau, mas para está a começar, é muita fruta para digerir de repente. Começa com poucos fundos e pouco arriscados, se sentires á vontade, aumentas o risco/retorno e o número de fundos em carteira.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds
Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Rick Lusitano (New) Escreveu:avataris Escreveu:
Se procuras uma ancora para a volatilidade, esta não é a solução. Mesmo que funcionasse com deveria, terias que ter um peso considerável da carteira neste fundo, para compensar as quedas nos fundos de acções Europa/Zona Euro. Seria um quase zero-sum game, mas o certo é que seria um negative-sum game.
Obrigado Rick. Mas para ancora de volatilidade, que fundos existem? Comercializados em Portugal não encontro mais nada que reaja bem nas quedas de mercado..
A questao e que eu nao me importo de ter retorno negativo neste fundo, se isso me garantir menor desvio padrão na carteira em todas as situacoes do mercado.
Obrigado
- Registado: 1/7/2014 14:53
avataris Escreveu:chico_laranja Escreveu:Eu diria que está uma carteira bem jeitosa.
Um ano bastante mau como 2008 conseguias ter uma perda de apenas -2.6%. Não esquecer que houve fundos a perder metade do capital nesse ano. Se contarmos desde Novembro de 2007 a Fevereiro de 2009 então o descalabro ainda é maior.
Olhando apenas para os teus nºs e distribuição igual entre os fundos (tens as médias assim)
Medindo até ao fim de 2013 tens um retorno médio(média aritmética) próximo dos 6.5% anuais brutos que te daria 4.99% líquidos se a liquidasses a 31/12/2013.
Agora é experimentares substituindo o MFS Global pelo MFS Small Caps, pelo Invesco SC também falado ou então repartindo a percentagem entre o Eurizon Consumer Staples e um dos SC?
Agora estás já na fase de afinação. Dá algum trabalho mas vale a pena.
Para teres noção real dos retornos da tua carteira tens que colocar em forma ponderada o retorno de cada um dos fundos tipo 0.35xRetA+0.1xRetB+0.25xRetC+0.1xRetD+0.2xRetE e aí sim tens os retornos efectivos (Brutos) da tua carteira. Simples de fazer no Excel.
Até agora isto ficava um pouco enviesado pois a fiscalidade para fundos portugueses era um pouco diferente dos estrangeiros mas acho que agora é tudo igual: rendimento bruto e nas mais-valias facada de 28%. Agora querem meter as menos-valias no IRS o que é bom.
Boas.
Nao percebi quando falas em relação aos anuais brutos. As rendibilidades da mornigstar ja sao liquidas, certo? Estou a trabalhar com base nelas.
Após ter feito alguns testes, cheguei a seguinte conclusao.
Adicionando um fundo de acçoes europa e um de volatilidade, consigo baixar as perdas em bear market, e devido as medias compostas, obter ainda maior rendibilidade, se efectivamente houver periodos de maior turbulência. Parece-me ser win/win, baixando o desvio padrao, e obtendo melhor rendibilidade no mix bear/bull.
Seguem os testes.
Problemas, alguma sobreposiçao nos dois fundos de acções, cerca de 2 a 3% do portfolio.
Qual das duas opções preferiam?
Ja agora, sabem explicar-me quais as diferenças entre:
Amundi Fds Absolute Vol Euro Eqs H-C
Amundi Fds Absolute Vol Euro Eqs SE-C
Obrigado
Os ganhos da morningstar são brutos,. Tens que tirar 28% de IRS nas mais valias.
sobre a sobreposição vais ao tópico do Rick e nas ferramentas ele tem lá um link para x-ray da Morningstar.de. Ele diz-te a sobreposição total da carteira e o que há de comum.
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
- Registado: 29/11/2007 2:37
avataris Escreveu:Ja agora, sabem explicar-me quais as diferenças entre:
Obrigado
Apenas as condições comerciais, o sub-fundo SE-C é para o pequeno investidor.
Este fundo é especial, pois aposta na volatilidade, em períodos de pouca volatilidade, ele gera perdas. Ele destina apenas para investimentos a curto prazo, pois a longo prazo, ele dá retornos negativos ou residuais, como podes verificar. Basicamente é um fundo para o market timing. E mesmo com volatilidade, ele já funcionou melhor no passado, do que tem feito nos últimos anos.
Como fundo investe em Calls e Puts sobre o Euro Stoxx 50 Eur, coloquei-os no mesmo gráfico, juntamente com o índice do motor da Zona Euro, o DAX, e retira as tuas próprias conclusões:
Legenda:
CAVEQAS:LX = Amundi Funds - Absolute Volatility Euro Equities
SX5E:IND = EURO STOXX 50 Price EUR
DAX:IND = Deutsche Boerse AG German Stock Index DAX
Fonte: Bloomberg
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds
chico_laranja Escreveu:Eu diria que está uma carteira bem jeitosa.
Um ano bastante mau como 2008 conseguias ter uma perda de apenas -2.6%. Não esquecer que houve fundos a perder metade do capital nesse ano. Se contarmos desde Novembro de 2007 a Fevereiro de 2009 então o descalabro ainda é maior.
Olhando apenas para os teus nºs e distribuição igual entre os fundos (tens as médias assim)
Medindo até ao fim de 2013 tens um retorno médio(média aritmética) próximo dos 6.5% anuais brutos que te daria 4.99% líquidos se a liquidasses a 31/12/2013.
Agora é experimentares substituindo o MFS Global pelo MFS Small Caps, pelo Invesco SC também falado ou então repartindo a percentagem entre o Eurizon Consumer Staples e um dos SC?
Para teres noção real dos retornos da tua carteira tens que colocar em forma ponderada o retorno de cada um dos fundos tipo 0.35xRetA+0.1xRetB+0.25xRetC+0.1xRetD+0.2xRetE e aí sim tens os retornos efectivos (Brutos) da tua carteira. Simples de fazer no Excel.
Até agora isto ficava um pouco enviesado pois a fiscalidade para fundos portugueses era um pouco diferente dos estrangeiros mas acho que agora é tudo igual: rendimento bruto e nas mais-valias facada de 28%. Agora querem meter as menos-valias no IRS o que é bom.
Boas.
Nao percebi quando falas em relação aos anuais brutos. As rendibilidades da mornigstar ja sao liquidas, certo? Estou a trabalhar com base nelas.
Após ter feito alguns testes, cheguei a seguinte conclusao.
Adicionando um fundo de acçoes europa e um de volatilidade, consigo baixar as perdas em bear market, e devido as medias compostas, obter ainda maior rendibilidade, se efectivamente houver periodos de maior turbulência. Parece-me ser win/win, baixando o desvio padrao, e obtendo melhor rendibilidade no mix bear/bull.
Seguem os testes.

Problemas, alguma sobreposiçao nos dois fundos de acções, cerca de 2 a 3% do portfolio.
Qual das duas opções preferiam?
Ja agora, sabem explicar-me quais as diferenças entre:
Obrigado

VirtuaGod Escreveu:Rafaellos_00 Escreveu:Para quem não gosta de estar 'de olho' em possíveis correcções não há recomendação de um fundo misto que faça isso? Que numa situação como a actual tenha saído temporariamento das acções para 'liquidez' e volte a entrar quando passar a correcção?
Sim, muita preguiça....É agosto.....
Ng faz market timming perfeito, mas o M&G anda do mais próximo que conheço. Embora não vá para liquidez ele é extremamente bom em fazer realocações. Em 2008 o máximo de perda foram 10%, com perda de 5% no final do ano, mas não sair totalmente fez com que apanhasse o comboio em 2009 e ganhou 35%.
Na altura a verdade é que o fundo era mais pequeno e era mais simples de gerir e fugir às "balas". Estou curioso para ver se ele da próxima tb se safa tão bem! Mas por enquanto é mesmo o melhor fundo para quem é "perguiçoso". E ainda por cima apresenta provavelmente melhores resultados do que quem fez uma carteira ele próprio!!
Obrigado VG. Realmente o M&G tem sido certinho.... O homem parece saber o que faz.
- Registado: 29/10/2013 10:04
luissm Escreveu:Acções: Sector do consumo em alta na bolsa dos EUA, com o que a Bloomberg refere ser uma mudança de posicionamento de alguns investidores que procuram acções mais defensivas e com melhor dividendo. Acções em destaque: PepsiCo (PEP +1.5%), Clorox (CLX +1.6%), Revlon (REV +1.6%), Colgate-Palmolive (CL +1.5%), Coca-Cola (KO +1.6%), Kraft Foods Group (KRFT +2%), Procter & Gamble (PG +1.7%).
Isso também apareceu hoje, no Seeking Alpha:
Seeking Alpha Escreveu:
Fonte: Seeking Alpha - Consumer staples stocks on the move (Aug 6 2014, 13:54 ET)
http://seekingalpha.com/news/1907065-consumer-staples-stocks-on-the-move
Se a isso, juntares a valorização do USD face ao EUR (ou desvalorização do EUR face ao USD). O Eurizon CS, não tendo Hedge cambial para o EUR, e tendo o fundo mais de 50% da sua carteira em activos dos EUA (exposição indirecta ao USD), ele acaba por ganhar com a valorização do USD face ao EUR.
Acções: Sector do consumo em alta na bolsa dos EUA, com o que a Bloomberg refere ser uma mudança de posicionamento de alguns investidores que procuram acções mais defensivas e com melhor dividendo. Acções em destaque: PepsiCo (PEP +1.5%), Clorox (CLX +1.6%), Revlon (REV +1.6%), Colgate-Palmolive (CL +1.5%), Coca-Cola (KO +1.6%), Kraft Foods Group (KRFT +2%), Procter & Gamble (PG +1.7%).
Bons Ventos,
SW
SW
Rafaellos_00 Escreveu:Para quem não gosta de estar 'de olho' em possíveis correcções não há recomendação de um fundo misto que faça isso? Que numa situação como a actual tenha saído temporariamento das acções para 'liquidez' e volte a entrar quando passar a correcção?
Ng faz market timming perfeito, mas o M&G anda do mais próximo que conheço. Embora não vá para liquidez ele é extremamente bom em fazer realocações. Em 2008 o máximo de perda foram 10%, com perda de 5% no final do ano, mas não sair totalmente fez com que apanhasse o comboio em 2009 e ganhou 35%.
Na altura a verdade é que o fundo era mais pequeno e era mais simples de gerir e fugir às "balas". Estou curioso para ver se ele da próxima tb se safa tão bem! Mas por enquanto é mesmo o melhor fundo para quem é "perguiçoso". E ainda por cima apresenta provavelmente melhores resultados do que quem fez uma carteira ele próprio!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
jopsilveira Escreveu:Então se vendermos os fundos obrigacionistas devido a tal correcção que falas, em que se irá investir entretanto ?
Isso é para mim? Se é a correcção que "falo" é de mercado accionista. Não é para vender fundos obrigacionistas. Eu não vendo, simplesmente acho que não é boa altura de comprar fundos accionistas pk os mercados estão perto de máximos! (com as quedas recentes já nem estão tão perto mas...)
É complicado adivinhar topos (e acho que é aí que a meioria do pessoal falha) mas consegues perceber quando as coisas estão em saldos. E nos dias que correm não estão própriamente em saldos!! Mas ng disse que não podem subir mais 2/3/4 anos, sei lá...
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Para quem não gosta de estar 'de olho' em possíveis correcções não há recomendação de um fundo misto que faça isso? Que numa situação como a actual tenha saído temporariamento das acções para 'liquidez' e volte a entrar quando passar a correcção?
- Registado: 29/10/2013 10:04
Eu diria que está uma carteira bem jeitosa.
Um ano bastante mau como 2008 conseguias ter uma perda de apenas -2.6%
. Não esquecer que houve fundos a perder metade do capital nesse ano. Se contarmos desde Novembro de 2007 a Fevereiro de 2009 então o descalabro ainda é maior.
Um ano bastante mau como 2008 conseguias ter uma perda de apenas -2.6%

Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Bom dia
Eu tinha colocado uma carteira no Fundos à la carte, mas como o topico parece estar a ficar direccionado para outro tipo de assuntos, decidi agora postar neste, de forma a obter algum feedback.
Fiz algumas alteracoes com a ajuda do chico_laranja. Mesmo correndo o risco de andar para aqui a falar sozinho, aqui vai

Eu tinha colocado uma carteira no Fundos à la carte, mas como o topico parece estar a ficar direccionado para outro tipo de assuntos, decidi agora postar neste, de forma a obter algum feedback.
Fiz algumas alteracoes com a ajuda do chico_laranja. Mesmo correndo o risco de andar para aqui a falar sozinho, aqui vai

Tens vários tipos de obrigações.
O ideal, para não colocar tudo em acções seria ficar fora do mercado em depósitos e afins uns tempos até a coisa acalmar pois quando começar a descambar nos EUA o resto vai atrás até que quando derem por ela a malta está entalada pois andou à caça de Yields e acabou por baixar a qualidade do crédito da sua carteira mais do que pensavam.
No fundo é deixar cair e esperar que pare. Quando bater no fundo e der sinais convincentes que mudou o rumo é comprar. Perder-se-á 5 ou 10% de ganhos do arranque mas é mais seguro que andar a procurar fundos e ir evaporando dinheiro até que se acerta, mas quando se acertar já só temos uma fracção do dinheiro.
A alternativa é esperar que a história ainda dê alguma razão e manter tudo. Se a história for nossa amiga quando as obrigações descem de forma forte, as acções sobem ainda mais forte e compensam. O problema é que essa correlação negativa já não é tão forte como antigamente pois agora a malta pode investir em tudo e mais alguma coisa e antes era só em acções, obrigações, imobiliário e commodities.
O ideal, para não colocar tudo em acções seria ficar fora do mercado em depósitos e afins uns tempos até a coisa acalmar pois quando começar a descambar nos EUA o resto vai atrás até que quando derem por ela a malta está entalada pois andou à caça de Yields e acabou por baixar a qualidade do crédito da sua carteira mais do que pensavam.
No fundo é deixar cair e esperar que pare. Quando bater no fundo e der sinais convincentes que mudou o rumo é comprar. Perder-se-á 5 ou 10% de ganhos do arranque mas é mais seguro que andar a procurar fundos e ir evaporando dinheiro até que se acerta, mas quando se acertar já só temos uma fracção do dinheiro.
A alternativa é esperar que a história ainda dê alguma razão e manter tudo. Se a história for nossa amiga quando as obrigações descem de forma forte, as acções sobem ainda mais forte e compensam. O problema é que essa correlação negativa já não é tão forte como antigamente pois agora a malta pode investir em tudo e mais alguma coisa e antes era só em acções, obrigações, imobiliário e commodities.
Então se vendermos os fundos obrigacionistas devido a tal correcção que falas, em que se irá investir entretanto ?
- Registado: 5/8/2014 20:53
VirtuaGod Escreveu:@luissm - Nos dias que correm está tudo tão esticado que é complicado fazer alterações.
Pelos backtests que tenho feito 25% em acções está bastante próximo do ideal (que é bem mais alto do que os 10% que eu pensava e defendia há uns meros 2 anos atrás). Essa carteira este ano até deve estar com 4.5% a 5% YTD não?
Pessoalmente alterava alguns fundos obrigacionistas e esperava melhores alturas (após uma correção de 10% a 20%) para alterar o Pimco Global Bond ou Investment grade por acções, de forma ter esses 25% de acções (podes incluir o fundo de real estate nesses 25%).
Tb sou adepto de small caps. São fundos voláteis mas com 5% da carteira são "engraçados".
Sobre a pergunta se é altura? Na minha opinião a altura das alterações é mais nas correcções. Aí sim, estou a pensar em carregar em acções(diminuindo obrigações defensivas e arricando um pouco), até lá não vejo grande valor nelas.
P.S. Concordo com recomendações de obrigações do Rick e alterar por exemplo o Pimco Investment Grade por DWS Euro Corporate em termos de estilo é semelhante (corporate bonds) mas diversificas geográficamente. Em relação às acções, em termos de sectores só sou adepto de Consumer Staples, de resto é o mais diversificadas possíveis, US, Mundial ou Europeu. Provavelmente tens é pouco peso nelas, e o ideal é esperar por uma correcção para alterares as alocações.
EDIT: Fiz algumas alterações no texto pois tinhas visto algumas coisas mal. Não é que eu desgoste dos fundos, a questão chave está nos pesos, e de facto deves pensar em alterar os pesos mais do que alterar fundosProvavelmente arranjaria um cantinho aí para pôr o M&G, 10% por exemplo!!
Boas VG,
A ideia foi apenas colocar a atualização da carteira aqui no teu tópico, e lembrei-me da ideia de pensar em realocar ou balancear as carteiras, dada a tua última deixa de que já terias avançado nos teus conhecimentos com novas ideias.
Sabes a minha opinião sobre “timing” e fico feliz por perceber que também já ponderas sobre o ele e não somente “tempo”. É sinal de que não estarei muito errado.
Concordo contigo, o mercado dá alguns sinais de overbougt. No entanto podem acontecer apenas algumas correções ligeiras e suficientes para continuar as subidas.
Neste momento os índices corrigem ainda dentro dos patamares de segurança, acima de suportes, no entanto em TF mais longos o MACD já apresenta sinais de inversão.
A pedido do rsacramento, deixei no tópico Situações interessantes nalguns índicesalgumas análises a índices.
Esta é uma altura típica para correcções, que se forem as normais, será um bom momento para reforços. Principalmente em Consumer Staples que já sofrem neste momento (Nestle SA, Coca-Cola Co, Philip Morris International Inc, Anheuser-Busch Inbev SA…).
Ainda não fiz os cálculos à rendibilidade das carteiras desde Janeiro.
Aguardar uma correcção de 10% a 20%, nos fundos obrigacionistas? Mas nesse caso deveria saír antes, se não lá se vai o lucro…

Este ano tenho acompanhado o ETF iShares EURO STOXX Small UCITS ETF, pois esperava um bom desempenho das small caps europeias, mas já perdeu tudo o que ganhou no ano e mais algum, tipo PSI18. Neste momento está num suporte técnico relevante, mas ainda não me convenceu, os osciladores no TFS e o rompimento da MM200 dias não me agrada nada.
É mais um indicador de que estamos num ponto determinante, ou aceleram as vendas, ou consolida para novo rally.
Depois da correcção no mercado accionista carregarei mais em Consumer Staples.
Deixo o gráfico da distribuição atual destas carteiras e do iShares EURO STOXX Small UCITS ETF
- Anexos
-
- DSJC 5-08-2014(D).gif (49.53 KiB) Visualizado 10518 vezes
-
- DSJC 5-08-2014(W).gif (58.99 KiB) Visualizado 10518 vezes
-
- DSJC 5-08-2014(M).gif (39.7 KiB) Visualizado 10518 vezes
Bons Ventos,
SW
SW
VirtuaGod Escreveu:Rick Lusitano (New) Escreveu:A maior XXX?![]()
Continua apensar que chegas lá.
Já descobri! Estás a falar em fundos alavancados. Com posições longas/curtas ou "long/short".

VirtuaGod Escreveu:Rick Lusitano (New) Escreveu:A maior XXX?![]()
Continua apensar que chegas lá.Rick Lusitano (New) Escreveu:E já agora, aproveitando a tua boa disposição, que classes escolhias para carteira tua, e a sua alocação a LP, incluindo os seus pesos.
Para carteira minha? Em breve saberás isso pormenorizadamente. Mas uma alocação de 30% em acções estaria dentro do que acho conservador, se estivesse sem paciência para perder muito tempo com isto.Rick Lusitano (New) Escreveu:Eu hoje, em dia, já penso para além das stocks and bonds e estratégias de investimento em posições longas e "clássicas".
Ainda bem. A gestão activa funciona, simplesmente não como a maioria das pessoas pensa. Deixo-te algo para pensares, do gestor de hedge funds com maior retorno de sempre, só pk estou bem disposto![]()
http://www.institutionalinvestorsalpha. ... erage.html
Nem a altas horas da noite, te troco as voltas.

O meu teaser tinha por intuito, criar um inicio de discussão salutar entre os experts do investimento, não querendo discutir a guerra troiana da gestão activa vs. passiva, pois a guerra de Troia (sem conotações com a Herdade da Comporta,

Vou lançar esta ideia, no meu tópico, e estão convidados todos os "masters" em finanças pessoais, sejam traders, passivos, etc e independente do instrumentos financeiros que habitualmente utilizam. Sem direito a admissão de entrada.

Rick Lusitano (New) Escreveu:A maior XXX?![]()
Continua apensar que chegas lá.

Rick Lusitano (New) Escreveu:E já agora, aproveitando a tua boa disposição, que classes escolhias para carteira tua, e a sua alocação a LP, incluindo os seus pesos.
Para carteira minha? Em breve saberás isso pormenorizadamente. Mas uma alocação de 30% em acções estaria dentro do que acho conservador, se estivesse sem paciência para perder muito tempo com isto.
Rick Lusitano (New) Escreveu:Eu hoje, em dia, já penso para além das stocks and bonds e estratégias de investimento em posições longas e "clássicas".
Ainda bem. A gestão activa funciona, simplesmente não como a maioria das pessoas pensa. Deixo-te algo para pensares, do gestor de hedge funds com maior retorno de sempre, só pk estou bem disposto

[/quote]
http://www.institutionalinvestorsalpha. ... erage.html
VirtuaGod Escreveu:Mas o pessoal está mais preocupado em gestão passiva vs activa e quem tem a maior XXX que já nem escrevo nada. Vai é havendo, ainda, algumas pessoas da "velha guarda" para quem acho que ainda vale a pena escrever.
A maior XXX?

Eu não estou nada preocupado com a gestão passiva ou activa. Eu faço as 2.

Espero ser uma dessas pessoas da "velha guarda", Mestre.

E já agora, aproveitando a tua boa disposição, que classes escolhias para carteira tua, e a sua alocação a LP, incluindo os seus pesos.
Eu hoje, em dia, já penso para além das stocks and bonds e estratégias de investimento em posições longas e "clássicas".
Rick Lusitano (New) Escreveu:Nossa, VG, que mudança radical de pensamento.![]()
Small Caps, 25% de Acções, market timing, gestão flexível (Passiva & Activa), GTAA. Perfil mais agressivo, inclusivamente com a troca de defensive bonds por stocks.
Estás enganado. Só uma coisa mudou, que tenha impacto significativo. A alocação que acho que as acções devem ter. Com base no que li/estudei e em backtests comprovou isso mesmo. Mais nada. Passei de defender 10% em acções para 25%, já há mais de 6 meses que assim penso. Mas o pessoal está mais preocupado em gestão passiva vs activa e quem tem a maior XXX que já nem escrevo nada. Vai é havendo, ainda, algumas pessoas da "velha guarda" para quem acho que ainda vale a pena escrever.
Aquilo que achas que é market timming é mais receio de estarmos num período demasiado bom em acções e não gosto de fazer realocações (que não sejam rebalanceamentos) em máximos

A maioria dos fundos que uso, a maioria do meu pensamento é igual. Em relação às small caps foi um evolução tb é verdade, sempre gostei delas mas nunca soube foi qual o peso que gostaria de ter na carteira. Os backtests que a folha de excel (na dropbox) me permitiram fazer alteraram algumas coisas, inclusivé isso.
VirtuaGod Escreveu:@luissm - Nos dias que correm está tudo tão esticado que é complicado fazer alterações.
Pelos backtests que tenho feito 25% em acções está bastante próximo do ideal (que é bem mais alto do que os 10% que eu pensava e defendia há uns meros 2 anos atrás). Essa carteira este ano até deve estar com 4.5% a 5% YTD não?
Pessoalmente alterava alguns fundos obrigacionistas e esperava melhores alturas (após uma correção de 10% a 20%) para alterar o Pimco Global Bond ou Investment grade por acções, de forma ter esses 25% de acções (podes incluir o fundo de real estate nesses 25%).
Tb sou adepto de small caps. São fundos voláteis mas com 5% da carteira são "engraçados".
Sobre a pergunta se é altura? Na minha opinião a altura das alterações é mais nas correcções. Aí sim, estou a pensar em carregar em acções(diminuindo obrigações defensivas e arricando um pouco), até lá não vejo grande valor nelas.
P.S. Concordo com recomendações de obrigações do Rick e alterar por exemplo o Pimco Investment Grade por DWS Euro Corporate em termos de estilo é semelhante (corporate bonds) mas diversificas geográficamente. Em relação às acções, em termos de sectores só sou adepto de Consumer Staples, de resto é o mais diversificadas possíveis, US, Mundial ou Europeu. Provavelmente tens é pouco peso nelas, e o ideal é esperar por uma correcção para alterares as alocações.
EDIT: Fiz algumas alterações no texto pois tinhas visto algumas coisas mal. Não é que eu desgoste dos fundos, a questão chave está nos pesos, e de facto deves pensar em alterar os pesos mais do que alterar fundosProvavelmente arranjaria um cantinho aí para pôr o M&G, 10% por exemplo!!
Nossa, VG, que mudança radical de pensamento.

Small Caps, 25% de Acções, market timing, gestão flexível (Passiva & Activa), GTAA. Perfil mais agressivo, inclusivamente com a troca de defensive bonds por stocks.

@luissm - Nos dias que correm está tudo tão esticado que é complicado fazer alterações.
EDIT: Fiz algumas alterações no texto pois tinhas visto algumas coisas mal. Não é que eu desgoste dos fundos, a questão chave está nos pesos, e de facto deves pensar em alterar os pesos mais do que alterar fundos
Provavelmente arranjaria um cantinho aí para pôr o M&G, 10% por exemplo!!
EDIT: Fiz algumas alterações no texto pois tinhas visto algumas coisas mal. Não é que eu desgoste dos fundos, a questão chave está nos pesos, e de facto deves pensar em alterar os pesos mais do que alterar fundos

Rick Lusitano (New) Escreveu:luissm Escreveu:VG,
Atualização da carteira de fundos criada aqui. A recuperação é lenta mas positiva no geral.
Não estará na altura de fazer algumas alterações?
Não sendo o VG, parece-me que vai concordar comigo. A tua carteira está demasiado exposta á PIMCO e ás obrigações dos EUA (US Treasuries, Corporativas, MBS, etc), sabes bem o que aconteceu em Maio/2013...
As datas estão correctas? Não tens algo mais actual?
Dos PIMCOS, ficava apenas com o GB e DI. O Global HY, trocava pelo o AXA Global HY. Tirava o F&C, tem EM no PIMCO DI e nos 2 Templeton GTR. Punha aí o Jupiter Dynamic Bond; AXA Euro 5-7; M&G Optimal Income; DWS Euro Corporate. Nas acções punha o UBS Infrastructure e Eurizon Pharma R.
Acho que já ficas com umas ideias.
Boas Rick,
As carteiras estão atualizadas à data de 1-8-2014. Os títulos "Abril de 2013" e "Novembro de 2014" foram as datas de constituição das mesmas. A % é a rentabilidade desde essa data.
Vou analisar os fundos que sugeres, obrigado.
Bons Ventos,
SW
SW
luissm Escreveu:VG,
Atualização da carteira de fundos criada aqui. A recuperação é lenta mas positiva no geral.
Não estará na altura de fazer algumas alterações?
Não sendo o VG, parece-me que vai concordar comigo. A tua carteira está demasiado exposta á PIMCO e ás obrigações dos EUA (US Treasuries, Corporativas, MBS, etc), sabes bem o que aconteceu em Maio/2013...
Com as perspectivas de aumento das taxas de juro nos EUA, nos próximos tempos, é muito provável que as US bonds, vão levar porrada.
As datas estão correctas? Não tens algo mais actual?
Dos PIMCOS, ficava apenas com o GB e DI. O Global HY, trocava pelo o AXA Global HY. Tirava o F&C, tem EM no PIMCO DI e nos 2 Templeton GTR. Punha aí o Jupiter Dynamic Bond; AXA Euro 5-7; M&G Optimal Income; DWS Euro Corporate. Nas acções punha o UBS Infrastructure e Eurizon Pharma R.
Acho que já ficas com umas ideias.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: andraderui, Aqui_Vale, cali010201, carlosdsousa, Google [Bot], Joshuaz, jprgodinho, niceboy, OCTAMA, PAULOJOAO e 169 visitantes