Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BES - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BES - Tópico Geral

por artista_ » 4/8/2014 21:14

tek Escreveu:Quem sobreviveu ao naufrágio do BES? O Goldman Sachs

O banco norte-americano vendeu mais de 4 milhões de ações do BES no passado dia 23 de julho, ou seja poucos dias antes da CMVM ter decidido a suspensão da negociação dos títulos em bolsa.

O Goldman tinha superado a fasquia dos 2% do capital do BES no dia 15 de julho, na sequência da compra de mais de 89 milhões de ações do banco e da aquisição de quase 38 milhões de instrumentos financeiros.

Na altura, o banco justificou a compra das posições, que lhe permitiram ficar com 2,27% do capital do BES, "no sentido de facilitar a transação de clientes".

http://www.dn.pt/inicio/economia/interior.aspx?content_id=4063603&seccao=Dinheiro%20Vivo

Sobreviveram? Venderam cerca de 5% da posição que tinham, a restante ardeu... enfim, ou a notícia não está lá toda, ou é mais um daqueles jornalismos à tuga! :roll:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por setas1 » 4/8/2014 21:13

O Goldman Sachs

tem tentáculos pelo mundo inteiro sabe muita informação preveligiada

Quantos Português já trabalharam para a O Goldman Sachs?
E quantos informadores tem cá ?

Porque não se safou o Acricole ?

Registado: 1/8/2014 14:27

por Dom_Quixote » 4/8/2014 21:11

tek Escreveu:Quem sobreviveu ao naufrágio do BES? O Goldman Sachs

O banco norte-americano vendeu mais de 4 milhões de ações do BES no passado dia 23 de julho, ou seja poucos dias antes da CMVM ter decidido a suspensão da negociação dos títulos em bolsa.

O Goldman tinha superado a fasquia dos 2% do capital do BES no dia 15 de julho, na sequência da compra de mais de 89 milhões de ações do banco e da aquisição de quase 38 milhões de instrumentos financeiros.

Na altura, o banco justificou a compra das posições, que lhe permitiram ficar com 2,27% do capital do BES, "no sentido de facilitar a transação de clientes".

Inside? :roll:

Pero, no pasa nada.. :shock:
"É de sábios mudar de opinião" - Miguel de Cervantes
"A verdade é o preço" - bogos in Caldeirão de Bolsa

Registado: 3/4/2012 21:06

por Sr_SNiper » 4/8/2014 21:09

Tenho uma dúvida, quem fica no banco mau? A Dona Inercia ou o Cristiano Ronaldo ? :lol: :lol: :lol:
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por tek » 4/8/2014 21:04

Quem sobreviveu ao naufrágio do BES? O Goldman Sachs

http://www.dn.pt/inicio/economia/interior.aspx?content_id=4063603&seccao=Dinheiro%20Vivo

Registado: 28/12/2004 14:51

por setas1 » 4/8/2014 20:58

O Banco de Portugal, que colocou no seu "site" um conjunto de perguntas e respostas sobre o resgate ao BES, volta a garantir que não vai haver custos para o erário público. E garante que custos adicionais serão pagos pelo sector financeiro que tem de fazer uma contribuição especial de 133 milhões.

O sector financeiro tem de fazer uma dotação extraordinária para o Fundo de Resolução. São 133 milhões de euros que vão complementar os 367 milhões que já lá estão do sistema e que resultam da aplicação do imposto extraordinário sobre a banca. O sector suportará, ainda, custos futuro.

É por isso que o Banco de Portugal volta a reafirmar que na solução para o resgate do BES se pretendeu "minimizar o impacto para o erário público resultante da situação de desequilíbrio financeiro de uma instituição de crédito", por isso se separar os activos tóxicos para um banco mau, cujas perdas são devidas aos accionistas e credores subordinados. São estes, esclarece o Banco de Portugal, que suportam os custos da resolução do BES.

Mas mesmo que os custos finais sejam superiores ao esforço assumido pelos accionistas e credores subordinados, "os custos serão suportados pelo sector financeiro, através do Fundo de Resolução", garante o Banco de Portugal para garantir: "no final, esta operação não envolve custos para o erário público".

O Fundo de Resolução, como o Negócios avançou, é que fica dono do Novo Banco, que receberá uma injecção de capitais de 4,9 mil milhões de euros.

Mas quem financia o Fundo de Resolução? 4,4 mil milhões de euros serão financiados com um recurso a um empréstimo do Estado que, para isso, se servirá da linha de recapitalização para a banca ainda disponível.

O empréstimo concedido pelo Estado "será posteriormente reembolsado e remunerado pelo Fundo de Resolução", explica o Banco de Portugal. Mas também se indica que se pretende que o empréstimo ao Estado tenha uma duração curta, pretendendo-se "substituí-lo por empréstimos a obter junto de instituições de crédito".

Já os outros 500 milhões são financiados pelo próprio sistema financeiro. 367 milhões de euros já estão disponíveis e são recursos financeiros próprios do Fundo de Resolução, "resultantes das contribuições já pagas pelas instituições participantes e da contribuição sobre o sector bancário". As instituições bancárias têm, agora, de injectar mais 133 milhões de euros, por via de uma contribuição especial que será ainda cobrada.

Assim que o Novo Banco for vendido, "o produto da alienação será prioritariamente afecto ao Fundo de Resolução".

Bem diz ele o sábio costa o que foi enganado pelo salgado segundo diz desde 2013 , mas que fingiu que não tinha sido enganado especialmente nos ultimos dias ao dizer que estava solido e que havia investidores bla bla

""O sector financeiro tem de fazer uma dotação extraordinária para o Fundo de Resolução. São 133 milhões de euros que vão complementar os 367 milhões que já lá estão do sistema e que resultam da aplicação do imposto extraordinário sobre a banca. O sector suportará, ainda, custos futuro.""

O banif ? o BCP ? e o BPI?

por jccgold » 4/8/2014 20:42

informador Escreveu:Consegues dizer em que ajudaram as AF feitas aqui no forum sobre os resultados do BES??

Nao era para mim mas eu respondo. Uma AF é uma projeccao de expectativas para o futuro. O que fiz para dizer desde ha 2 meses q o BES ia cair foi AF. Dizer q AF nao serviu para nada, é inconsistente com a realidade.

Registado: 11/11/2011 3:58

por sergiomvp1 » 4/8/2014 20:29

Boas estive a ver e o Bes Vida é Aforro 2012,penso que esteja na mesma seguro.
As obrigações tem esta referencia,XS0772553037,divida sénior.

Penso que ambos estão seguros para já,e no Novo banco.

Mas aguardava a confirmação??

Cumps

Pedro447 Escreveu:
sergiomvp1 Escreveu:Boas realmente o que aconteceu no Bes era impensável,para todos nós á uns tempo,mas o impossível aconteceu.
Tenho 2 questões a fazer a quem esteja dentro do assunto.
Obrigações Bes London 5% estão seguras??
Aplicações Bes Vida,também está seguro??

Isso do Bes Vida é um seguro de capitalização? Se sim, ambos seguros.

Registado: 4/8/2014 13:54

por CTT17 » 4/8/2014 20:27

Sr_SNiper Escreveu:isso não vai acontecer, ninguém vai preso... estamos em Portugal
Eu só quero, e repara ao ridículo a que isto chegou, poder colocar esta perda no IRS deste ano, porque como vai demorar décadas, e estão congeladas as transações, teoricamente não houve venda nem menos valia, e vou pagar algumas milenas de imposto para sobre um activo que vale zero.
Ridículo, mas é o que mais provavelmente vai acontecer.
Só quero isto, é pedir muito?

A minha solidariedade, o que importa é que as vitórias sejam maiores do que as derrotas...

Quem pede pouco, nem isso terá...tal como eu, na questão PT, acho que deverias entrar em acções colectivas contra o BES. Usando essa lógica de em Portugal nada resultar, é que o problema da justiça se perpetua. Obviamente, não chega, é apenas um passo...

No meu caso, estou a intervir por uma questão de cidadania, porque apesar do erro na PT, no último ano, o meu património mobiliário aumentou cerca de 10%, felizmente não cometo o mesmo erro do incompetente do Granadeiro de colocar todos os ovos no mesmo cesto, logo a minha resiliência financeira está 99,99% assegurada.

Espero que entendas o meu ponto de vista, porque respeito-te enquanto pessoa e investidor.

Registado: 22/12/2013 23:04

por artista_ » 4/8/2014 20:19

Sr_SNiper Escreveu:Pagava-lhes um jantar.
Estamos em Portugal, não me surpreende que isso possa acontecer, aliás, ficaria surpreendido em saber que poderia fazer isso calmamente

Eu não estou a brincar, eu faria isso.. considero-me um contribuinte minimamente sério, se me pegassem por isso fugia do país... de qualquer forma já estou a pensar nisso! :mrgreen:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por setas1 » 4/8/2014 20:19

Eles também sabem bem que se congelarem as menos valias irão receber os 28% das mais valias

Esta gente pensa em tudo

era fácil de fazer se fosse remetido para um mercado tipo OTC e ai poder vender mesmo com a perda quase total a valer por exemplo.0000001 já dava uma menos valia

assim pode demorar décadas....

por Sr_SNiper » 4/8/2014 20:15

artista_ Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:isso não vai acontecer, ninguém vai preso... estamos em Portugal
Eu só quero, e repara ao ridículo a que isto chegou, poder colocar esta perda no IRS deste ano, porque como vai demorar décadas, e estão congeladas as transações, teoricamente não houve venda nem menos valia, e vou pagar algumas milenas de imposto para sobre um activo que vale zero.

Duvido que isso não venha a ser possível, se queres que te diga, mesmo não tendo nenhum documento do banco, eu colocava essa menos valia no IRS. Se houvesse uma fiscalização dizia-lhes se me queriam comprar as obrigações por um cêntimo cada, eu vendia-lhas... aliás, podes dizer-lhes que lhes pagas 1 cêntimos por cada uma e ainda lhas dás, pode ser que ele aceite! :mrgreen:

Pagava-lhes um jantar.
Estamos em Portugal, não me surpreende que isso possa acontecer, aliás, ficaria surpreendido em saber que poderia fazer isso calmamente

por pho3nix_ » 4/8/2014 20:14

Imagem

Rir para não chorar.

Registado: 4/8/2014 0:33

por artista_ » 4/8/2014 20:13

Duvido que isso não venha a ser possível, se queres que te diga, mesmo não tendo nenhum documento do banco, eu colocava essa menos valia no IRS. Se houvesse uma fiscalização dizia-lhes se me queriam comprar as obrigações por um cêntimo cada, eu vendia-lhas... aliás, podes dizer-lhes que lhes pagas 1 cêntimos por cada uma e ainda lhas dás, pode ser que ele aceite! :mrgreen:

por HardAway » 4/8/2014 20:09

Angola não disse que não honra...
Só disse que não activa a GS.

Acredito que efectivamente não honre, mas ainda não o disse ;)

Registado: 1/1/1970 1:00

por Sr_SNiper » 4/8/2014 20:05

isso não vai acontecer, ninguém vai preso... estamos em Portugal

por artista_ » 4/8/2014 20:03

Sr_SNiper Escreveu:
artista_ Escreveu:Há puuco (a caminho da praia :mrgreen: ) estava a pensar em algo que ainda não vi debatido. Porque é que não foi dada aos atuais acionistas a possibilidade de entrarem no capital do Novobanco, acho que era do interesse de todos. Se bem que para os atuais acionistas era algo mais psicológico que outra coisa, mas acho que seria menos dramático para muitos e tudo o que viesse daí era menos capital que o estado teria de lá colocar!

E converter as subordinadas em capital, como sempre se fez nos países desenvolvidos?

Isso provavelmnte não foi feito porque o buraco é enorme, aliás, porque nem sabem o tamanho do buraco... assim, se der os obrigacionistas ainda podem receber alguma coisa, no limite, tudo. Se não sobrar nada os obrigacionistas são forçados a pagar também os buracos...

Eu pergunto-me é quantos dias serão precisos para aguém ser detido, pelas fraudes praticadas, aquelas que serviram para a total desresponsabilização ao Governador do BdP?! :roll:

por artista_ » 4/8/2014 19:59

andre.vez Escreveu:Artista, de uma forma geral concordo com o que dizes. Foram ditas coisas e fugiram da realidade. Mas também não vamos poder dizer que fiz um investimento porque alguém disse que o banco estava sólido. Também nos como investidores, uns muito outros menos informados temos de assumir as nossas culpas.

Claro que temos, eu assumo todas as minhas, esperava que para bem do nosso mercado, os responsáveis também assimissem as deles. Eu acho que não se está a ver bem a gravidade daquilo que aqui está em causa. Ele não é uma pessoal qualquer, não é um comentador da TV, o que ele diz sobre as instituições financieras tem de ser verdade, sob pena de ninguém mais confiar nele.

Imagina que amanhã há uma pequenito problema, ou melhor, um rumor de um problema no BPI ou BCP. Vem ele dizer-nos que "está tudo bem, tudo sólido, não há problema nenhum", como é que achas que os investidores vão olhar para estas declarações?! Aliás, ele já nem é a pessoa indicada para transmitir confiança sequer aos clientes e depositantes, como tentou fazer ontem!

por Sr_SNiper » 4/8/2014 19:59

artista_ Escreveu:Há puuco (a caminho da praia :mrgreen: ) estava a pensar em algo que ainda não vi debatido. Porque é que não foi dada aos atuais acionistas a possibilidade de entrarem no capital do Novobanco, acho que era do interesse de todos. Se bem que para os atuais acionistas era algo mais psicológico que outra coisa, mas acho que seria menos dramático para muitos e tudo o que viesse daí era menos capital que o estado teria de lá colocar!

E converter as subordinadas em capital, como sempre se fez nos países desenvolvidos?

por Piston » 4/8/2014 19:55

Bem eu fui guloso e queria apenas fazer um short e correu mal... Não posso dizer que não sei as regras. mesmo não as sabendo! Porque eu é que quis jogar! :oops:

Agora na minha modesta opinião, se sou accionista, neste caso do BES e se divide em 2. Porquê não ficar com metade do bom e metade do mau?

Já agora:
O "Senhor" Ricardo Salgado e muitos outros com reformas e com prémios de uma boa gestão e vão sair impunes?

Registado: 30/11/2007 21:12

por artista_ » 4/8/2014 19:54

Há puuco (a caminho da praia :mrgreen: ) estava a pensar em algo que ainda não vi debatido. Porque é que não foi dada aos atuais acionistas a possibilidade de entrarem no capital do Novobanco, acho que era do interesse de todos. Se bem que para os atuais acionistas era algo mais psicológico que outra coisa, mas acho que seria menos dramático para muitos e tudo o que viesse daí era menos capital que o estado teria de lá colocar!

por Andre.pt » 4/8/2014 19:51

artista_ Escreveu:
andre.vez Escreveu:
Artista, compreendo o que dizes, mas não vamos agora atribuir o falhanço de um investimento ou de uma aposta que fizemos as declarações do governador. Ele em momento algum disse para investirem que era um bom negócio. Falou de ser estável na óptica dos clientes, não dos accionistas. Como tu dizes é preciso assumir as responsabilidades, a começar por quem investiu dinheiro numa empresa muito debilitada.

Eu não sei se não, sei que para muita gente isso pode ter influenciado a decisão de investir, felizmente para mim que há muito que olho apenas para os gráficos, nunca como agora vi as vantagens de o fazer.

Ele nunca disse para investirem que era um bom negócio. Realmente só faltou dizê-lo! Ele não falou apenas na ótica dos clientes e depositantes, ele disse "o BES está sólido, tem uma almofada que chega para acomodar o pior cenário possível, e mesmo que não chegue há privados interessados". Se isto é uma declaração apenas para acalmar clientes e dopositantes, vou ali e já volto!

Aliás, nem sou eu, ele próprio disse ontem, com todas as letras, que tinha prestado falsas declarações. Disse-o quando assumiu que a situação era muito pior do que se imaginava, e privados tá de gesso. Foram fraudes dificeis de detetar? Em primeiro lugar tenho muita pena, ele deixa de ter condições para ser governador do BdP, apartir de ontem ninguém mais conseguirá acreditar naquilo que ele diz. Em segundo lugar, ainda estou à espera da detenção das pessoas que cometeram essas fraudes, demora muito?!

Repara que eu não tive qualquer prejuízo com o BES, na sexta feira já nem tinha qualquer posição no mercado de ações, obrigações e outras coisas nunca tive sequer. Considero-me uma pessoa infomada acima da média para conseguir livrar-me destas armadilhas, mas um mercado que tem disto dificilmente inspirará confiança, nem a mim nem a ninguém... sem mercado que garante segurança temos com toda a certeza uma economia mais frágil!

Artista, de uma forma geral concordo com o que dizes. Foram ditas coisas e fugiram da realidade. Mas também não vamos poder dizer que fiz um investimento porque alguém disse que o banco estava sólido. Também nos como investidores, uns muito outros menos informados temos de assumir as nossas culpas.
Abraço
André

Registado: 25/5/2009 14:38

por artista_ » 4/8/2014 19:50

joao73 Escreveu:Marco o valor atribuído pelo Citigroup de 0,47 € é só do banco mau, é o valor que podia ter o Banco Mau se angola honra-se os compromissos....

Tens a certeza que é só do banco mau? Mas aquilo é só lixo! :roll:

De qualquer forma os angolanos já roeram a corda!

por informador » 4/8/2014 19:49

O Estóico Ocioso Escreveu:Nada tenho a argumentar, não foi com isso que não concordei.

Se nao tens que argumentar nao devias ter dito que não porque isso qualquer um sabe dizer...

O Estóico Ocioso Escreveu: Lê os post's do Artista Romeno, do Raposo Tavares e os meus, entre vários outros, colocados aqui antes do dia 30.

Tu devias era ler os post's mais antigos nao era a partir do dia 30, ja tenho falado/debatido algumas vezes com o Artista Romeno sobre AF e volto a dizer para argumentares, porque dizer que nao até a minha bébé sabe fazer.Consegues dizer em que ajudaram as AF feitas aqui no forum sobre os resultados do BES??

O Estóico Ocioso Escreveu:Eu não disse.

Lamentavelmente nao disseste nada de jeito

Registado: 23/7/2013 12:01

por joao73 » 4/8/2014 19:37

Marco Martins Escreveu:
joao73 Escreveu:"as provisões as exposições ao Grupo Espírito Santo forem suficientes para cobrir as perdas actuais e se a garantia angolana for honrada, então o valor total do capital pode ser de 2,668 mil milhões de euros ou cerca de 0,47 euros por acção",
João

se o banco vai receber uma injecção de 4,5MM, então terá pelo menos de valer isso, dado que será vendido pelo menos por esse valor daqui a 4 ou 6 meses.

Marco o valor atribuído pelo Citigroup de 0,47 € é só do banco mau, é o valor que podia ter o Banco Mau se angola honra-se os compromissos....

Por favor, vamos tentar ser sérios e encontrar soluções de defesa dos acionistas do BES...

Registado: 11/5/2014 21:37

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 160 visitantes