Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Obrigações II

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Obrigações II

por Rick Lusitano » 5/8/2014 0:29

fundof Escreveu:
Rafaellos_00 Escreveu:Ouvindo com atenção, parece que efectivamente se refere ao papel comercial e dívida das empresas do grupo. Claro que não entendo porque razão o Novo Banco tem de pagar os títulos de dívida do GES já que não paga a dívida subordinada do BES comprada aos balcões do BES. Mas enfim...

Porque houve clientes que não foram dadas as informações mais correctas e porque o bes fez uma provisão por ordem do bp para pagar papel comercial do Ges aos particulares e o bp tinha prometido que todos os particulares iriam receber

Essa "estória" do coitadinho que tem 100k ou mais e vai ao balcão do BES, e compra um produto que não conhece, simplesmente para mim, não pega.

Quem investe 100k no mínimo em coisas que não conhece? Talvez se tiver vários milhões de EUR.

De certeza, que não existe muitos investidores de retalho com 100k para investir, e muito menos em produtos que alegadamente não conhece.

Quando corre mal, o tuga diz sempre que foi enganado pelos "malditos" funcionários dos bancos. Mas se correr bem, cala-se bem caladinho.

Não deviam pagar a ninguém o papel comercial, se não pagam aos detentores de obrigações subordinadas. Aos 100k, o Banco de Portugal, estipula que são produtos para ser exclusivamente vendidos a investidores qualificados, por isso, é que o mínimo do papel comercial era 100k e não 1k ou 10k para ser vendido aos investidores de retalho como as obrigações vendidas nas OPS nos últimos anos. Os clubes de futebol, vulgo SAD, o valor nominal das obrigações foram de 5 EUR.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech

Registado: 10/5/2014 0:59

por fundof » 4/8/2014 23:52

Rafaellos_00 Escreveu:Ouvindo com atenção, parece que efectivamente se refere ao papel comercial e dívida das empresas do grupo. Claro que não entendo porque razão o Novo Banco tem de pagar os títulos de dívida do GES já que não paga a dívida subordinada do BES comprada aos balcões do BES. Mas enfim...

Rick Lusitano (New) Escreveu:
Rafaellos_00 Escreveu:Ouvi mal o que disse a ministra das finanças na SIC ou ela disse que para os pequenos investidores que tinham comprado divida subordinada do BES nos balcões BES caberia à nova gestão do Novo Banco definir se a iriam honrar. Mas indiciou que sim, mas que teria de ser a administração do banco a decidir e anunciar.

Ouvistes correctamente.

EDIT: Pequena correcção, penso que ela se referia ao papel comercial do GES vendido aos balcões do BES aos investidores de retalho.

Porque houve clientes que não foram dadas as informações mais correctas e porque o bes fez uma provisão por ordem do bp para pagar papel comercial do Ges aos particulares e o bp tinha prometido que todos os particulares iriam receber

Registado: 6/8/2009 12:13

por RAndrade_74 » 4/8/2014 23:48

Ouvindo com atenção, parece que efectivamente se refere ao papel comercial e dívida das empresas do grupo. Claro que não entendo porque razão o Novo Banco tem de pagar os títulos de dívida do GES já que não paga a dívida subordinada do BES comprada aos balcões do BES. Mas enfim...

Rick Lusitano (New) Escreveu:
Rafaellos_00 Escreveu:Ouvi mal o que disse a ministra das finanças na SIC ou ela disse que para os pequenos investidores que tinham comprado divida subordinada do BES nos balcões BES caberia à nova gestão do Novo Banco definir se a iriam honrar. Mas indiciou que sim, mas que teria de ser a administração do banco a decidir e anunciar.

Ouvistes correctamente.

EDIT: Pequena correcção, penso que ela se referia ao papel comercial do GES vendido aos balcões do BES aos investidores de retalho.

Registado: 29/10/2013 10:04

por lambii » 4/8/2014 23:31

Boa noite,

Sou leitor à varios anos dos vários topicos do caldeirão, apesar de praticamente não comentar.

Gostaria perguntar se alguém por acaso me sabe informar quais as subordinadas que ainda negociaram hoje!?

Ou então se me sabem confirmar se algumas destas obrigações, estão expostas ao GES ou se são subordinadas (ainda negociáveis)?

> BES 4 anos 7%: ptbeqgom0015
> BES LDN 5%: xs0760009729
> BES 5%: xs0772553037
> BES 7%: xs0745917798

Pergunto isto porque apesar de me terem confirmado no BES que todas são obrigações sénior e que não estão expostas ao GES, e que não correm qualquer risco, gostaria se alguém tiver informação que me confirme se são efectivamente senior e que não estão expostas ao GES .

Obrigado

Registado: 27/9/2011 12:09

por Pipo79 » 4/8/2014 23:26

Bart Simpson Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:
rollingsnowball Escreveu:Passo apenas por aqui para deixar um abraço a todos os que perderam este fim de semana com o BES. Há coisas que custam na vida mas devemos reagir com calma e frieza, viver para lutar mais um dia aprendendo sempre com os erros do passado.

Abraço

Pois, não é fácil, pelo menos para mim, foi uma fatia de leão dos lucros do ano pela janela, mas pronto, em vez de ganhar 30% fico com saldo positivo de 5% ou coisa parecida, é como no livro do Braga de Matos, ele no papel também teve rios de guito, depois perdeu tudo no bear market e pronto... nunca chegou a usar o guito.
Mas a vida continua... Mas é baralho, lá isso é.
No meio disto tudo, ainda fico a pensar, que tive imensa sorte, eu tinha 60% da carteira nisto e vendi na semana anterior ao descalabro, aí sim, a esta hora já estava a ir em direção à ponte 25 de Abril.
E fala aqui um gajo que perdeu uma pipa de massa hoje... Mas pronto, é a vida... Até fico contente por desta vez a fatura não ser para os contribuintes, se bem que me aprece desproporcional um hair cut de 100% para as subordinadas, sendo que como não é dívida de 3º nem devia estar no bad bank

Não me lixes Sniper

uma coisa é comprares lixo tipo venezuela e o camandro em que sabes onde te estás a meter e se perderes tudo, sabes que era esse o risco.
outra coisa é teres comprado de um banco português em que desde agencias de rating até à CMVM e BP do teu próprio País, dizem-te que não há perigo nenhum, que é uma entidade sólida com uma almofada que chega à vontade e que os acionistas e obrigacionistas podem estar descansados.

Foste aldrabado não por uma entidade ou País estrangeiro das bananas, mas pelo teu próprio País . Em vez de engolires isso, devias era estar revoltado por seres um pato a depenar, seja como contribuinte pelo Governo, seja por entidades que hà muito deixaram de ser entidades de bem, bancos, seguradoras, telecoms, energia, etc.com a conivência das entidades ditas reguladoras que estão a borrifar-se se és depenado.

Pois, eu percebo isso tudo, mas as obrigações têm vários escalões de qualidade creditícia, tanto na república das bananas como na mais sofisticada das nações!

As que o Sniper tem em carteira, que comprou por vontade própria e expressa ao banco dele (como relatado no respetivo tópico) são da pior espécie de todas, aliás a designação é: valore mobiliários subordinados perpétuos com juros condicionados.
Só pelo nome já assusta, e neste caso concreto as mesmas não têm qualquer rating atribuido uma vez que só são comercializadas em Portugal, o rating varia de acordo com a qualidade crediticia.
Mas têm uma ficha técnica que podes tirar as dúvidas.

De qualquer modo, na minha opinião não valem zero, teremo que aguardar pela liquidação do banco mau.

Abraço

Registado: 29/11/2007 1:51

por Rick Lusitano » 4/8/2014 21:39

Ouvistes correctamente.

Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech

por RAndrade_74 » 4/8/2014 21:27

Ouvi mal o que disse a ministra das finanças na SIC ou ela disse que para os pequenos investidores que tinham comprado divida subordinada do BES nos balcões BES caberia à nova gestão do Novo Banco definir se a iriam honrar. Mas indiciou que sim, mas que teria de ser a administração do banco a decidir e anunciar.

Registado: 29/10/2013 10:04

por Rick Lusitano » 4/8/2014 21:17

Segundo a entrevista da Ministra das Finanças, qualquer investidor que investe no mínimo, 50.000 EUR, é considerado investidor qualificado, segundo as regras de mercado. E isto conta para tudo, obrigações, acções, papel comercial, etc.

Portanto se para os depósitos bancários, evita-se ultrapassar os 100.000 EUR/titular/banco, para os investimentos, deve-se evitar investir o máximo de 50.000 EUR num só produto financeiro.

por Sr_SNiper » 4/8/2014 18:11

Eu sei isso tudo. Mas neste momento não há muito, ou mesmo nada a fazer.
Por essas razões é que coloquei uma maior percentagem da carteira neste activo que na Venezuela e no Chipre, mas não há nada a fazer a não ser ficar revoltado e indignado, mas isso não trás o guito de volta. Eles têm o dinheiro para andarem com isto em tribunal durante décadas e leis que legitimam tudo.
Só fazendo justiça pelas próprias maus, e sou novo, não quero passar a minha vida na cadeia, mas sim a beber caipirões e a dançar salsa com meninas simpáticas. Não foi o fim, poderia ter sido, felizmente não foi. pura sorte, admito, mas não foi o fim
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por caralmeida030267 » 4/8/2014 18:07

Bart Simpson Escreveu:Foste aldrabado não por uma entidade ou País estrangeiro das bananas, mas pelo teu próprio País . Em vez de engolires isso, devias era estar revoltado por seres um pato a depenar, seja como contribuinte pelo Governo, seja por entidades que hà muito deixaram de ser entidades de bem, bancos, seguradoras, telecoms, energia, etc.com a conivência das entidades ditas reguladoras que estão a borrifar-se se és depenado.

Bart,

Concordo plenamente contigo.
Vivemos num país de aldrabões de topo.
Porque razão é que os pequenos obrigacionistas e que os pequenos acionistas devem ser totalmente responsabilizados e colocados no mesmo patamar dos "sacanas"?!
Porque não responsabilizar exclusivamente os grandes acionistas e grandes obrigacionistas que têm pleno conhecimento destas informações muitos anos-luz antes de nós?!
Ou responsabilizar apenas os aldrabões que potenciaram tudo isto?! Eles é que deviam responder por todos os prejuízos por nós incorridos.
Não estamos a falar de um normal funcionamento das instituições, mas sim de aldrabices pegadas com o conhecimento e a conivência dos orgãos superiores de fiscalização deste mísero país.

Um bem haja a todos e votos de rápidas recuperações.
A mim também me doeu muito e não sei quando irei conseguir sarar a ferida.

Registado: 10/7/2014 21:32

por Pedro447 » 4/8/2014 15:20

jffs Escreveu:Bom dia,
As obrigações que não estão nesta lista vão para onde?
Sabem o que acontece a estas - PTBEQJOM0012?
Cumprimentos

Essas são as subordinadas que ainda estão a transaccionar, eu colocava já uma ordem de venda a ver se alguém pega nisso (já existiram negócios hoje, portanto há compradores, ou pelo menos havia de manhã)

Registado: 2/11/2008 16:17

por Bart Simpson » 4/8/2014 15:08

Sr_SNiper Escreveu:
rollingsnowball Escreveu:Passo apenas por aqui para deixar um abraço a todos os que perderam este fim de semana com o BES. Há coisas que custam na vida mas devemos reagir com calma e frieza, viver para lutar mais um dia aprendendo sempre com os erros do passado.

Abraço

Pois, não é fácil, pelo menos para mim, foi uma fatia de leão dos lucros do ano pela janela, mas pronto, em vez de ganhar 30% fico com saldo positivo de 5% ou coisa parecida, é como no livro do Braga de Matos, ele no papel também teve rios de guito, depois perdeu tudo no bear market e pronto... nunca chegou a usar o guito.
No meio disto tudo, ainda fico a pensar, que tive imensa sorte, eu tinha 60% da carteira nisto e vendi na semana anterior ao descalabro, aí sim, a esta hora já estava a ir em direção à ponte 25 de Abril.
E fala aqui um gajo que perdeu uma pipa de massa hoje... Mas pronto, é a vida... Até fico contente por desta vez a fatura não ser para os contribuintes, se bem que me aprece desproporcional um hair cut de 100% para as subordinadas, sendo que como não é dívida de 3º nem devia estar no bad bank

Não me lixes Sniper

uma coisa é comprares lixo tipo venezuela e o camandro em que sabes onde te estás a meter e se perderes tudo, sabes que era esse o risco.
outra coisa é teres comprado de um banco português em que desde agencias de rating até à CMVM e BP do teu próprio País, dizem-te que não há perigo nenhum, que é uma entidade sólida com uma almofada que chega à vontade e que os acionistas e obrigacionistas podem estar descansados.

Foste aldrabado não por uma entidade ou País estrangeiro das bananas, mas pelo teu próprio País . Em vez de engolires isso, devias era estar revoltado por seres um pato a depenar, seja como contribuinte pelo Governo, seja por entidades que hà muito deixaram de ser entidades de bem, bancos, seguradoras, telecoms, energia, etc.com a conivência das entidades ditas reguladoras que estão a borrifar-se se és depenado.
Os profetas do mercado enchem os novos ouvidos, mas nunca encherão as nossas carteiras - Warren Buffett
Os patos voam em bando.

Registado: 29/11/2007 4:09

por jffs » 4/8/2014 12:08

Bom dia,
As obrigações que não estão nesta lista vão para onde?
Sabem o que acontece a estas - PTBEQJOM0012?
Cumprimentos

Registado: 4/8/2014 12:06

por MME5 » 4/8/2014 11:03

As obrigações são sempre acompanhadas de um prospecto com toda a informação, será que o pessoal não lê antes de comprar ? :shock:
Eu tenho varias obrigações desde países a empresas e em todas sei bem o risco que corro o que aconteceu não é novidade estava lá escrito, é triste? É, sabiam o risco que corriam? Deviam saber.

Registado: 26/10/2013 19:07

por Dr Tretas » 4/8/2014 11:03

sneh Escreveu:Bom (?) dia!

O BdP anunciou que varias obrigações estão suspensas.
Aqui:
http://www.cmvm.pt/cmvm/comunicados/com ... 0804a.aspx

Alguém sabe se o Sistem de Indemenizacao dos Investidores pode ser valido neste caso, para as obrigações subordinadas?
http://www.cmvm.pt/CMVM/Sistema%20Indem ... s/faq.aspx

Suspenderam tudo o que vai para o Bad Bank. E não, o SII não serve para cobrir defaults do emitente.

Registado: 29/10/2013 12:15

por sneh » 4/8/2014 10:49

Bom (?) dia!

O BdP anunciou que varias obrigações estão suspensas.
Aqui:
http://www.cmvm.pt/cmvm/comunicados/com ... 0804a.aspx

Alguém sabe se o Sistem de Indemenizacao dos Investidores pode ser valido neste caso, para as obrigações subordinadas?
http://www.cmvm.pt/CMVM/Sistema%20Indem ... s/faq.aspx

Registado: 4/8/2014 10:42

por majomo » 4/8/2014 0:31

Sr_SNiper Escreveu:Perdoem em a pergunta,mas estou um bcoado abalado.

Tenho um amigo que me está a perguntar se senior unsecured se é sénior ou subordinadas. a confusão está no unsecured.
Obrigado

unsecured é sem garantia especifica... ou seja, se tiveres que reclamar o pagamento em função de bancarrota, terás de reclamar de uma forma geral... contudo, continua a ser sénior.

Retirado do google:
Dívida garantida(secured debt) fica que a segurança de um ativo dado em garantia para o empréstimo. Hipotecas, empréstimos para automóveis e empréstimos de equipamentos são tipos comuns de dívida garantida uma empresa pode ter. Dívida não garantida(unsecured debt) não é garantido por quaisquer bens especificados como garantia. O titular de dívida não garantida em default faria reclamações contra os ativos gerais da sociedade
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por moppie85 » 4/8/2014 0:29

Sr_SNiper Escreveu:subordinadas portanto

não. sénior...

o unsecured é o oposto do covered (por uma garantia do estado ou de um bem p.e. acções de outra companhia)... Imagina as obrigações lançadas por bancos garantidas pelo estado... agora imagina não garantidas por nada a não ser pela propria entidade - as segundas são unsecured.

buscando uma definição simples da net:

unsecured bond - Bond issue that is backed only by the creditworthiness and reputation of the issuer, and not by any pledged asset. See also debenture.

Registado: 15/4/2008 14:12

por Sr_SNiper » 4/8/2014 0:26

subordinadas portanto

por moppie85 » 4/8/2014 0:25

Sr_SNiper Escreveu:Perdoem em a pergunta,mas estou um bcoado abalado.

Tenho um amigo que me está a perguntar se senior unsecured se é sénior ou subordinadas. a confusão está no unsecured.
Obrigado

ou muito me engano ou o nome diz tudo:

"senior" = senior

"unsecured" = sem segurança = sem colateral ou cobertura

Registado: 15/4/2008 14:12

por Sr_SNiper » 4/8/2014 0:22

Perdoem em a pergunta,mas estou um bcoado abalado.

Obrigado

por zecatreca_1 » 4/8/2014 0:13

Sr_SNiper Escreveu:

Abraço

Enterra , faz o funeral e segue em frente.
Abraço

Registado: 17/2/2012 14:31

por majomo » 4/8/2014 0:12

Sr_SNiper Escreveu:

Abraço

Não é fácil assumir perdas... mas, quando somos coerentes com as regras e riscos, mesmo que se pensem que nunca ocorrerão, é uma mais valia como experiência de vida.

Lamento a tua perda e saúdo pela tua declaração.

Eu ainda aguardo o que vai acontecer ao BESI, mas já me mentalizei que poderei perder, porque fui eu que investi... pois as regras são essas.
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por Rick Lusitano » 4/8/2014 0:03

Sr_SNiper Escreveu:

Abraço

It´s capirões time.

Os meus pêsames para tua perda e para outros investidores que ficam a arder pelas negociatas dos "tubarões".

por nmprc » 3/8/2014 23:54

Sr_SNiper Escreveu:

Abraço

Caro Sniper, dou-.te os parabens pela tua coerência.

Abraço

Registado: 29/11/2007 10:48

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 61 visitantes