Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O Be Ah Ba de Analise Fundamental

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: O Be Ah Ba de Analise Fundamental

por PC05 » 20/7/2014 22:33

rg7803 Escreveu:
Dr Tretas Escreveu:
JovemHU Escreveu:Há para todos os gostos, mas cá para mim, uma não exclui a outra, mas isto sou eu a pensar..., provavelmente mal!

:lol:


Eu também nunca percebi essa cena da AT vs. AF, como se fossem incompatíveis... Quer dizer, não são clubes de futebol...



Trtetas,

Não são de facto. O problema é que há muita aldrabice hoje em dia. Onde vais buscar info sobre AF? Aos RC das empresas. Que validade ou grau se seriedade evidenciam esses números.
No fundo, eventualmente, estarás a pautar uma decisão de investimento por dados financeiros que podem não ter credibilidade alguma....

Só por isso é que gosto de bonecos. O mais simples possíveis, de preferência...


E nos bonecos estás a olhar para movimentos do passado que incorporam/predizem no máximo 5/10% do futuro (de curto prazo).
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3247
Registado: 5/12/2005 21:28
Localização: Lisboa

Re: O Be Ah Ba de Analise Fundamental

por rg7803 » 20/7/2014 22:25

Dr Tretas Escreveu:
JovemHU Escreveu:Há para todos os gostos, mas cá para mim, uma não exclui a outra, mas isto sou eu a pensar..., provavelmente mal!

:lol:


Eu também nunca percebi essa cena da AT vs. AF, como se fossem incompatíveis... Quer dizer, não são clubes de futebol...



Trtetas,

Não são de facto. O problema é que há muita aldrabice hoje em dia. Onde vais buscar info sobre AF? Aos RC das empresas. Que validade ou grau se seriedade evidenciam esses números.
No fundo, eventualmente, estarás a pautar uma decisão de investimento por dados financeiros que podem não ter credibilidade alguma....

Só por isso é que gosto de bonecos. O mais simples possíveis, de preferência...
“Buy high, sell higher...”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4196
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

Re: O Be Ah Ba de Analise Fundamental

por rg7803 » 20/7/2014 22:20

Sr_SNiper Escreveu:Depois o contabilista esquece-se de declarar mil milhões e lá estraga a análise fundamental...


A AF é a melhor ferramenta que há ........depois da AT.
AF é muito giro, os ratios são fabulosos, os indicadores divinos mas vocês nunca se esqueçam duma coisa: não é só por cá que as coisas estão "salgadas"...

Situações salgadas acontecem aqui, em Espanha, nos States, em todo o lado. É raro o trimestre em que não aparece a denuncia de mais uma companhia chinesa com contas aldrabadas. A aldrabice faz parte da human nature. E normalmente só se deteta tarde de mais. Basta haver erros do "contabilista", recordando um caso conhecido recente....para toda a análise estar arruinada.

Mas cada um sabe de si.....por isso força, façam contas, calculem indicadores...
“Buy high, sell higher...”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4196
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

Re: O Be Ah Ba de Analise Fundamental

por rollingsnowball » 20/7/2014 18:06

Dr Tretas Escreveu:Basicamente é isso. Agora como combinar:

Eu analisei a empresa A e acho que cada acção vale 5€. Elas cotam a 3€. Vou a correr comprar?

AF puro: Sim!!!
AF + AT: Acho que sim, mas espera, a tendência é descendente! O mercado está todo em Bear. Calma, compro daqui a uns meses, provavelmente a 2€.

Simples, acho eu...

Pois... acho que não me vou conseguir habituar a isso. Não vender tão depressa e aguentar as ações mais um bocado para aproveitar a tendência faz-me sentido, até porque como normalmente sou conservador o provável é que esteja a pedir demasiado pouco e a empresa ainda esteja barata. Agora não comprar uma coisa barata à espera que fique mais barata? Mas se eu acho irracional ela estar àquele preço vou ficar à espera de uma irracionalidade maior? Não é fácil, mas possivelmente tens razão (o máximo que faço quando vejo uma ação em quedas constantes é tentar perceber porque cai, e às vezes chego à conclusão que se calhar a ação não vale tanto como eu achava... o caso típico é ver a PT a cair por lá abaixo e pensar que pode haver ali uma oportunidade, para depois ver que se calhar ainda pode cair mais já que há motivos para a queda e com isso optar por esperar para ver)
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: O Be Ah Ba de Analise Fundamental

por Dr Tretas » 20/7/2014 17:46

rollingsnowball Escreveu:Eu não percebo praticamente nada de análise técnica.

O pouco que sei é de ler este fórum e basicamente é:
-ah e tal existe umas coisas chamadas suportes, que basicamente significa que uma ação quando vai ali costuma subir. Acho que também há uma chamada resistência que é mais ou menos a mesma coisa mas ao contrário
- parece que existe uma coisa chamada tendência, que significa que uma coisa que está a subir tende a continuar a subir, e vice versa.

Estes 2 pontos da análise técnica parecem-me importantes já que já apanhei com bastantes desilusões à custa de não ligar à tendência (os suportes e isso acho que ainda não me fizeram falta, mas nunca se sabe).



Basicamente é isso. Agora como combinar:

Eu analisei a empresa A e acho que cada acção vale 5€. Elas cotam a 3€. Vou a correr comprar?

AF puro: Sim!!!
AF + AT: Acho que sim, mas espera, a tendência é descendente! O mercado está todo em Bear. Calma, compro daqui a uns meses, provavelmente a 2€.

Simples, acho eu...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: O Be Ah Ba de Analise Fundamental

por rollingsnowball » 20/7/2014 17:39

Eu não percebo praticamente nada de análise técnica.

O pouco que sei é de ler este fórum e basicamente é:
-ah e tal existe umas coisas chamadas suportes, que basicamente significa que uma ação quando vai ali costuma subir. Acho que também há uma chamada resistência que é mais ou menos a mesma coisa mas ao contrário
- parece que existe uma coisa chamada tendência, que significa que uma coisa que está a subir tende a continuar a subir, e vice versa.

Estes 2 pontos da análise técnica parecem-me importantes já que já apanhei com bastantes desilusões à custa de não ligar à tendência (os suportes e isso acho que ainda não me fizeram falta, mas nunca se sabe).


Quanto aos básicos da análise fundamental, acho que é complicado de falar nos básicos sem simplificar. Investires com base na análise fundamental é uma filosofia e tens que acreditar nela senão não funciona. Seguires a análise fundamental implica veres uma queda de 50% numa ação tua e sentires-te sossegado (ou até contente se a empresa estiver a comprar ações próprias às mãos cheias). Embora eu tenha dúvidas que ficasse sossegado com uma queda de 50% a verdade é que já me aconteceu ter uma sensação mista de "tristeza" e "alegria" com a subida do valor de mercado de uma ação. Por um lado sentia-me contente porque "estava mais rico" (ou menos pobre), por outro lado sentia-me triste porque na realidade "estava mais pobre" (porque o retorno potencial, e portanto o valor da empresa, era menor já que a empresa em vez de comprar 10% de ações próprias ao ano ia comprar menos com o mesmo dinheiro e porque o valor real nada tem a ver com o valor de mercado).

É este último ponto "o valor real nada tem a ver com o valor de mercado" que é um ponto de vista muito mais importante para a análise fundamental do que qualquer rácio etc.

Dito isto, para te dedicares ao investimento com base nos "fundamentais" (não gosto deste nome) é preciso muito tempo, muita aprendizagem. Lês e lês e lês e cada vez descobres que tens mais para ler. Chegas a um ponto em que tudo somado vais nas dezenas de milhar de páginas e sentes que tens a leitura muito atrasada. Não investes em nenhuma empresa sem ler de fio a pavio pelo menos o último relatório de contas. Quando apenas leste metade do relatório de contas e investes sentes-te inseguro e com a certeza de que fizeste asneira em avançar sem ler o resto (e fizeste mesmo, como notas quando acabas de ler o relatório). Quando apenas leste um mais os relatórios dos últimos trimestres sentes-te mais seguro mas achas que estás a facilitar (e reparas que a pilha de leitura em atraso ficou ainda maior). E entre a leitura e a revisão de asneiras vais aprendendo.

É uma filosofia, ou cola ou não cola.

ps: quando à manipulação de resultados. Uma análise fundamental cuidada pode mostrar ou fazer suspeitar de alguns dos casos, mas estamos sempre vulneráveis a ser roubados aqui ou na rua. O importante é que tal como o ladrão de rua vai para a cadeia se for apanhado também o ladrão de colarinho branco tem que ir para a cadeia quando descoberto. E é por causa de este último ponto que os investidores gostam mais de investir nos estados unidos ou reino unido (por exemplo), em vez de irem para países onde quem assinou por baixo relatórios de contas falsificados (leia-se burlou investidores) fica impune ou sofre uma pena baixa e mantém a riqueza que alcançou por esses meios.
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: O Be Ah Ba de Analise Fundamental

por Dr Tretas » 20/7/2014 16:45

JovemHU Escreveu:Há para todos os gostos, mas cá para mim, uma não exclui a outra, mas isto sou eu a pensar..., provavelmente mal!

:lol:


Eu também nunca percebi essa cena da AT vs. AF, como se fossem incompatíveis... Quer dizer, não são clubes de futebol...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: O Be Ah Ba de Analise Fundamental

por PC05 » 20/7/2014 16:42

Sr_SNiper Escreveu:
JorgeNevada Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:Depois o contabilista esquece-se de declarar mil milhões e lá estraga a análise fundamental...


Mas aí a AT também não serve de muito, como se viu :lol:

Ai que não resulta :lol: Ela começa a cair e a malta sai fora, pela AT amalta sai fora porque não está á procura de nenhuma justificação para isso.
A AF vai em busca da justificação


Na AF tb podes saltar fora aos 1º sinais de ctas marteladas (pressupostos enviesados). O caso GES/BES serve perfeitamente como exemplo ....
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3247
Registado: 5/12/2005 21:28
Localização: Lisboa

Re: O Be Ah Ba de Analise Fundamental

por Mr_L » 20/7/2014 16:38

Sr_SNiper Escreveu:
JorgeNevada Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:Depois o contabilista esquece-se de declarar mil milhões e lá estraga a análise fundamental...


Mas aí a AT também não serve de muito, como se viu :lol:

Ai que não resulta :lol: Ela começa a cair e a malta sai fora, pela AT amalta sai fora porque não está á procura de nenhuma justificação para isso.
A AF vai em busca da justificação


Pois, depende da perspetiva. Também há aqueles que pela AF não teriam entrado, consequentemente não teriam de se preocupar com encontrar a justificação para sair...!
Há para todos os gostos, mas cá para mim, uma não exclui a outra, mas isto sou eu a pensar..., provavelmente mal!

:lol:
"All people are most credulous when they are most happy"
Lombard Street, London (John Murray), 1922
 
Mensagens: 113
Registado: 7/5/2014 12:40

Re: O Be Ah Ba de Analise Fundamental

por Sr_SNiper » 20/7/2014 16:25

JorgeNevada Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:Depois o contabilista esquece-se de declarar mil milhões e lá estraga a análise fundamental...


Mas aí a AT também não serve de muito, como se viu :lol:

Ai que não resulta :lol: Ela começa a cair e a malta sai fora, pela AT amalta sai fora porque não está á procura de nenhuma justificação para isso.
A AF vai em busca da justificação
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: O Be Ah Ba de Analise Fundamental

por JorgeNevada » 20/7/2014 16:22

Sr_SNiper Escreveu:Depois o contabilista esquece-se de declarar mil milhões e lá estraga a análise fundamental...


Mas aí a AT também não serve de muito, como se viu :lol:
"Anyone who believes exponential growth can go on forever in a finite world is either a madman or an economist"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 283
Registado: 5/1/2014 17:11

Re: O Be Ah Ba de Analise Fundamental

por Sr_SNiper » 20/7/2014 16:17

Depois o contabilista esquece-se de declarar mil milhões e lá estraga a análise fundamental...
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: O Be Ah Ba de Analise Fundamental

por Dr Tretas » 20/7/2014 15:57

O que dizer?... Eu utilizo uma forma simplificada de AF como filtro para seleccionar empresas de que quero ou não ser accionista. Depois utilizo a AT de longo prazo (digamos, velas semanais) para determinar se o momento é ou não bom para uma entrada de longo prazo. Para sair, um processo semelhante: vou vendo pelos relatórios trimestrais como vai o valor fundamental da empresa. Se a cotação começa a atingir e ultrapassar esse valor, volto à AT para aguardar um sinal de saída.

O que procuro na AF?

1) contas limpas (ditas depreciativamente "de merceeiro". Pois que sejam.): não gosto cá de "activos intangíveis", "goodwill" e tretas do género no balanço (há sempre, claro, mas quanto menos percentagem do balanço constituírem, melhor). Pois se mesmo os activos físicos estão sujeitos a manigâncias contabilísticas, quanto mais os intangíveis... O resultado disto é que tenho uma certa tendência a preferir empresas industriais, tipo Portucel, C. Amorim e F. Ramada).

2) Não gosto de lucros que não se percebe de onde vêm. Por exemplo, uma empresa diz que tem lucros, mas depois só se vê a dívida a aumentar todos os anos sem que se observe nenhum investimento produtivo, nenhum ganho de eficiência, enfim, para onde foi o dinheiro, então? Depois descobrimos que investiram em papel comercial da Rioforte :mrgreen: Portanto, sempre atentos ao cash flow!

3) Não gosto de empresas escravas da dívida. Que gastam quase todo o cashflow para servir a dívida (ex: Inapa, Reditus) ou mesmo que estão à rasca para pagar (ex: SAG, S. Indústia). Mas gosto de empresas que dão sinal de se libertar da escravatura da dívida (ex:Sumol-Compal) mesmo que ainda faltem anos para regressar ao bom caminho. Ficam em observação, porque às vezes a cotação de uma empresa endividada fica muito deprimida mesmo após haver sinais de turnaround (aconteceu com a C. Amorim há uns anos, por ex., agora tem a dívida completamente controlada)

4) Não confio em métodos de AF que necessitam de cenários futuros muito detalhados, tipo DCF. Para projectar o futuro, a AT parece-me melhor. E convém ser sempre pessimista, por exemplo, partir do princípio que a expansão da JMT na Colômbia vai correr menos bem.

Por agora é tudo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: O Be Ah Ba de Analise Fundamental

por richardj » 20/7/2014 14:25

Obrigado pelas recomendações.

Não sei se AF ocupa muito mais tempo, repara que estamos a falar de avaliações a cada 3 meses. Em AT podes ter de ver e rever o teu trade semanalmente/diariamente. No final não sei se poupas assim tanto tempo. São formas de actuar diferentes sim...

I'll say this to you,
my friend,
with all the love in my heart
and all the wisdom of the universe,
Take it sleazy.

The Good Place
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2699
Registado: 25/4/2011 22:36
Localização: Drama City

Re: O Be Ah Ba de Analise Fundamental

por SFT » 20/7/2014 14:07

A definição de um valor para uma empresa exige ainda mais trabalho. E é necessária muita leitura e sensibilidade.

Eu apenas vejo grandes rúbricas para ver se existem grandes variações. E comparo algumas de Balanço com outras de Resultados.

Uma que aprendi em tempos é a comparação da rubrica de clientes com a das vendas: se houver uma variação das vendas muito superior à dos clientes pode evidenciar reconhecimento de rédito agressivo. Isto é, a empresa está a registar vendas que ainda nem sequer facturou, via acréscimo de proveitos. Pode acontecer o cliente não aceitar o produto/serviço, ou haver um acidente/azar, e esse rédito valer zero.

Ou seja, se valorizar a empresa via rédito, pode valer zero :) (claro que isto não acontece pq há um balanço, mas se calhar é um exemplo semelhante ao que aconteceu à Gowex)

Respondendo à tua pergunta, pessoalmente não uso a AF para saber se a empresa está barata ou cara. Uso a AF para saber caracterizar a empresa e ver o comportamento das rubricas mais importante.

Não acredito na AF por uma razão simples, porque ela não depende do mercado. E no fim de contas é o mercado que define o valor da empresa.

Se me permites, dois livros:
. The Five Rules for Successful Stock Investing: Morningstar's Guide to Building Wealth and Winning in the Market, de Pat Dorsey e Joe Mansueto

http://www.amazon.com/Five-Rules-Successful-Stock-Investing/dp/0471686174

. What's Behind the Numbers?: A Guide to Exposing Financial Chicanery and Avoiding Huge Losses in Your Portfolio, de John Del Vechio

http://www.amazon.com/Whats-Behind-Numbers-Financial-Chicanery/dp/0071791973


São livros simples e claros. Aconselho o primeiro como ponto de partida.
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1278
Registado: 20/5/2014 19:02

Re: O Be Ah Ba de Analise Fundamental

por richardj » 20/7/2014 13:15

Mas SFT como é que determinas se uma empresa está barata ou cara? Já percebi que no limite vai depender de determinados rácios em determinados factores fundamentais que representam a empresa. Mas, ao que parece, esse rácios são obtidos de forma empírica, através da observação do valor dado em mercado fase as condições da empresa.

I'll say this to you,
my friend,
with all the love in my heart
and all the wisdom of the universe,
Take it sleazy.

The Good Place
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2699
Registado: 25/4/2011 22:36
Localização: Drama City

Re: O Be Ah Ba de Analise Fundamental

por SFT » 20/7/2014 13:05

Cash Flow é, forma simplista, a diferença entre recebimentos e pagamentos das actividades operacionais (exemplo, recebimento de cliente, pagamento de fornecedores), de investimento (exemplo, compra de imobilizado) e financeiras (exemplo, recebimento de empréstimo, pagamento de juros).

As empresas são obrigadas a apresentar a Demonstração dos Fluxos de Caixa (Cash Flow Statements) nas Demonstrações Financeiras (DF). Desta forma o leitor das DF consegue identificar as fontes de cash e saber como é que a empresa está a gastar o dinheiro que gera (ou que gerou em exercícios anteriores).

O Cash Flow no final do exercício = Cash Flow no inicio do exercício +/- variação de cash no exercício.

O Cash Flow no final do exercício = Caixa + Depósitos bancários (normalmente, Caixa e bancos e seus equivalentes do Activo no Balanço).
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1278
Registado: 20/5/2014 19:02

Re: O Be Ah Ba de Analise Fundamental

por richardj » 20/7/2014 12:51

Pergunta básica, e o que é o cash flow concretamente? é o dinheiro em caixa? Mas isso é o que? é a diferença entre lucros liquidos + emprestimos - investimentos?

I'll say this to you,
my friend,
with all the love in my heart
and all the wisdom of the universe,
Take it sleazy.

The Good Place
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2699
Registado: 25/4/2011 22:36
Localização: Drama City

Re: O Be Ah Ba de Analise Fundamental

por SFT » 20/7/2014 12:39

A Análise Fundamental (AF) é de mais difícil aplicação que a Análise Técnica (AT).

De um modo simplista a AF são rácios. De uma forma mais complexa, uma AF bem feita obriga à leitura exaustiva das Demonstrações Financeiras (DF) e é por isso que não tem, talvez, tantos seguidores como a AT. Ajuda ter conhecimentos de contabilidade, normativo contabilístico, isto numa fase inicial e depois, para poder extrapolar, saber de corporate finance, conhecer pontos fracos e fortes da empresa, saber do contexto económico e quais as variáveis que influenciam a operação da empresa.

O próprio uso dos rácios deve ser usado com cuidado porque ler as DF não dispensa a leitura das Notas do Anexo e por vezes há montantes que não deviam fazer parte de uma rúbrica, que por sua vez, é usada no rácio.

Um bom exemplo disso é o caso das vendas da Jerónimo Martins que até 2011 (inclusivé) distinguia revenue de vendas do revenue de outras actividades não vendas (como arrendamento de espaços nas lojas e aluguer de prateleiras). A partir de 2012 agregou tudo e deixou de ser possível saber distinguir. Para mim, usando o revenue em um qualquer rácio, seria relevante retirar a parte do revenue de outras actividades por não estar associado à actividade propriamente dito.

Confesso que apenas leio as DF e respectivas notas por curiosidade. Hoje, por exemplo, sei que cada loja da Biedronka, em 2013, teve em vendas brutas 3,22 milhões de vendas e cada loja Pingo Doce cerca de 8,46 milhões. Sei que em termos médios há 26 empregados por loja e o custo anual de cada um é de cerca 12.000 eur. Quando sai uma notícia que a JM da Polónia pensa em contratar 5.000 gajos consigo saber mais ou menos o número de lojas e os custos com pessoal associados no futuro.

A AF é mais trabalhosa e muito mais demorada que a AT que, perdoem.me a simplificação, são riscos e interpretação do mercado.

Daqui do fórum acho que o Artista Romeno é a melhor pessoa para te responder à questão dos rácios que já percebi que ele gosta deles.

Quanto ao cash flow, eu olho sempre para o cash flow e se existe geração de cash flow ou não. O objectivo de qualquer empresa, independentemente do sector, é gerar dinheiro. Se não gera, ou existe algum problema ou está numa fase de investimento/expansão.
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1278
Registado: 20/5/2014 19:02

Re: O Be Ah Ba de Analise Fundamental

por nuuuuno » 20/7/2014 12:01

O pouco que sei:
1-Teoricamente o valor de uma emprea = valor dos futuros cashflows que pode gerar (como calcular não me perguntes), mas esta é a base para calculo de qq activo. Imagina uma casa. Quanto vale uma casa? Teoricamente poder-se-ia dizer que é o somatorio das rendas totais/cash flows que pode gerar no futuro (aplicando factores como inflação etc)
2-O cash flow é mais usado porque não mente, ou seja, é muito mais fácil manipular earnings (contabilidade acrual) do que o cash flow. Por isso penso que a maioria dos analistas olha com especial atenção para o cash flow. Cash is king.

De qualquer maneira, eu nao uso AF (excepto as vezes para ver se a divida de uma empresa é enorme comparando com os earnings (Exº :sonae industria)) para iniciar posições, pois pelo que tenho visto qdo nós, pequenos investidores, temos acesso aos relatórios (além da dificuldade que é de os interpretar corretamente) o mercado parece-me já os ter incorporado há meses.
Este foi o meu pobre contributo...de qq maneira bom topico e que realmente é raro no caldeirao (quase todos fazem AT's mas raramente se ouve uma opiniao baseada em AF).
Deixo apenas este link que tem boas bases sobre AF... http://www.youtube.com/user/MoneyWeekVideos
Quem sabe alguem pode ter a paciencia de explicar um pouco mais...
 
Mensagens: 1226
Registado: 10/11/2011 10:05

O Be Ah Ba de Analise Fundamental

por richardj » 20/7/2014 11:02

Bom dia,

Estou a criar este tópico para tentar agregar um pouco de informação sobre o que é a analise fundamental e como se faz. Não sendo esta a minha forma de trading, o meu objectivo é aprender com aqueles que a praticam.



A analise fundamental, ao contrario da analise técnica, desliga-se da evolução dos preços da cotada bem como do seu volume. Não quer saber do lado emocional dos traderes. Apenas, com base nos resultados trimestrais/semestrais/anuais avalia quanto vale um empresa e tendo em conta o numero de acções existentes, quanto vale cada acção. Ou seja, é para investimentos de pelo menos 3 meses (o tempo mínimo entre resultados trimestrais).


Nesse sentido, quais são os principais indicadores que aqueles que usam AF utilizam? Em minha opinião parece-me que os principais factores são:

-> Volume de vendas
-> EBITDA / Resultados operacionais
-> Lucros
-> Divida de curto prazo
-> Divida de longo prazo
-> Cash Flow
-> Imparidades
-> Dividendos

Penso que com estes indicadores deve dar para ter uma boa ideia da empresa não?

A questão reside em como a partir daqui chegar ao valor da empresa?

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A forma mais elementar, ensinada provavelmente em qualquer escola de economia é usar métodos comparativos. Empresa A tem lucros de 100 Milhões e está a valer 1000 Milhões logo empresa B tem 50 Milhões de lucros logo vale 500 Milhões. A minha questão é, existem outras formas de avaliar as empresas sem ser por métodos comparativos? Provavelmente.

1) Uma coisa muito usada são os chamados PER. Este não é mais do que um factor que relaciona o valor da empresa com os lucros da empresa para um determinado sector de actividade. No exemplo a cima o PER do sector era de 10. Cada sector terá o seu PER, tendo em conta que são negócios com margens diferentes e com volumes diferentes. Mas como se chega ao valor correcto do PER? Uma vez que o PER refere-se apenas aos lucros qual é o efeito de ter duas empresas com o mesmo lucro mas uma com o dobro da divida de curto prazo em comparação com a outra? Qual é o efeito de uma pagar dividendos e a outra não? De que forma isso afecta o PER?

Daqui sai que pelo PER é difícil avaliar uma empresa. Quanto muito permite ter uma ideia da dimensão da empresa.



2) Outra forma de avaliar uma empresa poderá ser pela evolução do EBITDA / Volume de vendas. Considerando a empresa A no dia 1 de janeiro a valer X e se a expectativa do EBITDA for de um crescimento de 5% durante os próximos 3 meses em relação aos 3 meses anteriores, podemos esperar uma subida de 5% do valor das acções se todos os outros indicadores fundamentais da empresa não se alterarem durante esse período? Este tipo de analise parece-me ser possível, uma vez que está associado facilmente aos canais ascendentes/descendente de AT.

Se durante um determinado período de tempo uma empresa tiver níveis de crescimento de 10% a acção deverá exibir um canal ascendente que traduz essa valorização. Mas qual a relação entre os dois? E se no trimestre seguinte o crescimento passar de 10% para 5% esse canal ascendente pode inverter para descendente, ou a sua inclinação alterar-se.

Mas o grande problema deste método é, como saber quanto vai crescer a margem numa empresa nos próximos 3 meses?



3) Outras analises parecem olhar para o cash flow como algo importante. Uma empresa com grandes margens de negocio deve conseguir ter um elevado cash flow. Mas qual é a importância do cash flow? É a da capacidade do auto financiamento a custo zero? Nesse sentido uma empresa com elevado cash flow consegue ser mais eficiente? Uma empresa com elevado cash flow consegue resistir a tempos de dificuldade de financiamento? Como é que quantificamos isso no valor da acção?


4) Outras analises (?)


Desde já agradeço a participação dos forenses, bem como algum exemplo que possam dar. Ou se poderem dar resposta a alguma das questões levantadas já seria uma ajuda \:D/

I'll say this to you,
my friend,
with all the love in my heart
and all the wisdom of the universe,
Take it sleazy.

The Good Place
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2699
Registado: 25/4/2011 22:36
Localização: Drama City

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Alfa Trader, Andre vez, Arlos, bento.jp13, Bing [Bot], Garfield, goncaladas, iniciado1, joao garcao, karaya75, latbal, malakas, Minsk, Musus, PAULOJOAO, SalvaFP e 143 visitantes