Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Fundos à la carte

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano » 17/7/2014 23:06

GC14 Escreveu:
Rick Lusitano (New) Escreveu:
GC14 Escreveu:Rick,

O Dunas está a levar uma grande tareia..

Será conveniente sair antes de rebentar alguma bomba?

Já vistes a carteira desse fundo, a mais actualizada possível, de 30/Junho/2014?

Imagem

Fonte: Morningstar - Dunas Banco BIC Tesouraria A FIMA
http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F00000NY2R

Imagem

Fonte: Dunas Capital - Fact Sheet Mensal Dunas Banco BIC Tesouraria A FIMA (Junho 2014)
http://www.dunascap.com/Upload/0614-Fact%20Sheet%20Banco%20BIC%20Tesouraria_PT.pdf

Que conclusões vocês tiram?
Não vos dar a papinha toda, para vos obrigar a pensar vocês próprios. Analisem as duas imagens e tirem as vossas próprias conclusões. :wink:

Gostavam que dessem as vossas opiniões e com isso, lançar a discussão. Aprender a ler os instrumentos financeiros e ignorar o ruído das noticias.

A psicologia nos mercados é mais importante do que o dinheiro. :-k

Obrigado Rick :)

Tens toda a razão temos de nos habituar analisar a documentação toda.

Com base nas pics que colocaste nao verifico qualquer exposicao ao GES.

No entanto o link da carteira do fundo que esta na CMVM (desactualizada) é bem mais completo.

Qual é a vossa opiniao?

Da imagem da Morningstar:
:arrow: As 10 maiores posições = 39,58% da carteira; Obrigações governamentais e DP

Da imagem do relatório da Dunas:
:arrow: O papel comercial representa cerca de 5% do total da carteira, como sabemos que o papel comercial não é só da Rio Forte. Portanto a exposição a este activo "tóxico" é relativamente pequena.

:arrow: Mais de 50% da carteira deste fundo são DP.

:arrow: Cerca de 45-48% são obrigações.

Portanto qual o stress com o papel comercial da Rio Forte neste fundo? :wink:
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech

Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Uma história de verão

por zecatreca_1 » 17/7/2014 23:05

Rick Lusitano (New) Escreveu:Um bocado fora do contexto do tópico, mas uma interessante leitura de verão. Se isto fosse a introdução de um livro, decerto que o comprava. Retirado na integra de um comentário a uma noticia do Jornal de Negócios. Poderá inicialmente assustar a enorme massa de texto, mas vale a pena, o tempo despendido a ler.

Vamos a um suponhamos.... em 14/07/2014 09:13 Escreveu:Vamos IMAGINAR coisas…
Vamos imaginar que o meu avô tinha criado um Banco num País retrógrado, a viver debaixo de um regime ditatorial.
Depois, ocorreu uma revolução.
Foi nomeado um Primeiro-Ministro que, apesar de ser comunista, era filho do dono de uma casa de câmbios. Por esta razão, o dito Primeiro-Ministro demorou muito tempo a decidir a nacionalização da Banca (e, como tal, do Banco do meu avô).
Durante esse período, que mediou entre a revolução e a nacionalização, a minha família, tal como outras semelhantes, conseguiu retirar uma grande fortuna para a América do Sul (e saímos todos livremente do País, apesar do envolvimento direto no regime ditatorial).
Continuemos a IMAGINAR coisas…
Após um período de normal conturbação revolucionária, o País entrou num regime democrático estável. Para acalmar uos instintos revolucionários do povo, os políticos, em vez de tentarem explicar a realidade às pessoas, preferiram ser eleitoralistas e “torrar dinheiro”.
Assim, endividaram o País até entrar em banca-rota, por duas vezes (na década de 80).
Nessa altura, perante uma enorme dívida pública, os políticos resolveram privatizar uma parte significativa do património que tinha sido nacionalizado.
Entre este, estava o Banco do meu avô.
E, continuando a IMAGINAR coisas…
A minha família tinha investido o dinheiro que tinha tirado de Portugal em propriedades na América do Sul. Como não acreditávamos nada em Portugal, nenhum de nós quis vender qualquer das propriedades ou empatar qualquer das poupanças da família. Mas, queríamos recomprar o Banco do meu avô.
Então, viemos a Portugal e prometemos aos políticos que estavam no poder e na oposição, que os iríamos recompensar (dinheiro, ofertas, empregos, etc…) por muitos anos, se eles nos vendessem o Banco do meu avô muito barato.
Assim, conseguimos que eles fizessem um preço de (vamos imaginar uma quantia fácil para fazer contas) 100 milhões, para um Banco que valia 150.
Como não queríamos empatar o “nosso” dinheiro, pedimos (vamos imaginar uma quantia) 100 milhões emprestados aos nossos amigos franceses que já tinham ganho muito dinheiro com o meu avô. Com os 100 milhões emprestados comprámos o Banco (o nosso dinheiro, que tínhamos retirado de Portugal, esse ficou sempre guardado).
E assim ficámos donos do Banco do meu avô. Mas tínhamos uma dívida enorme: os tais 100 milhões. Como os franceses sabiam que o Banco valia 150, compraram 25% do Banco por 30 milhões (que valiam 37,5 milhões) e nós ficámos só a dever 70 milhões (100-30=70). Mesmo assim era uma enorme dívida.
Tal como combinado, viemos para Portugal e começámos a cumprir o que tínhamos prometido aos políticos (dinheiro para as campanhas eleitorais, ofertas de vária espécie, convites para todo o tipo de eventos, empregos para os familiares e para os próprios nos momentos em que estavam na oposição, etc…).
Como ainda tínhamos uma grande dívida, resolvemos fazer crescer mais o Banco do meu avô.
Assim, fomos falar com uma nova geração de políticos e prometemos todo o tipo de apoios (dinheiro, ofertas, empregos, etc…) se nos dessem os grandes negócios do Estado.
E eles assim fizeram. E o Banco do meu avô, que tinha sido vendido por 100, quando valia 150, valia agora 200 (por passarem por ele os grandes negócios do Estado).
Mas, mesmo assim, nós ainda devíamos 70 milhões (e tínhamos de pagar, pelo menos uma parte dessa dívida, caso contrário, os franceses ficavam com o Banco do meu avô).
O meu tio, que era presidente do Banco do meu avô, reformou-se. Nessa altura a família estava preparada para nomear um dos meus primos para presidente. Eu queria ser presidente e prometi à família toda um futuro perpétuo de prosperidade se me nomeassem a mim como presidente.
E assim foi. Fui, finalmente, nomeado presidente do Banco do meu avô.
Mas era preciso pagar uma parte da dívida aos franceses. Podíamos vender uma parte do Banco em Bolsa, mas deixávamos de mandar (logo agora que eu era presidente – não podia ser assim).
Então desenhei um plano:
Criei uma empresa, chamada “Grupo do meu avô” (em que a minha família tinha 100% do capital) e passei os nossos 75% do Banco (25% eram dos franceses) para essa nova empresa.
Assim, a família era dona de 100% do “Grupo” que era dono de 75% do Banco.
Falei com os franceses e combinei mudarmos os estatutos do Banco: quem tivesse 25% mandava no Banco (e os franceses não se metiam, a não ser para decidir os dividendos que queriam receber).
Assim, como o Banco agora valia 200, vendemos 50% na Bolsa por 100 (metade dos 200). Com 50 capitalizámos o Banco. Os restantes 50 tirámos para nós (37,5 para a família e 12,5 para os franceses).
Demos também os nossos 37,5 aos franceses e assim ficámos só a dever 32,5 milhões (70-37,5). Ainda era uma grande dívida, mas continuávamos a mandar no Banco do meu avô (apesar da nossa empresa “Grupo do meu avô” só ser dona de 25% – os franceses tinham outros 25% e os restantes 50% estavam dispersos por muitos acionistas).
Ainda tínhamos uma enorme dívida de 32,5 milhões. Mas, a verdade é que continuávamos a mandar no Banco do meu avô e tínhamos transformado uma dívida inicial de 100 em outra de 32,5 (sem termos gasto um tostão da família – o nosso dinheiro continua, ainda hoje, guardado na América do Sul). Convenci-me, nessa altura, que era um génio da finança!
A certa altura, o crédito tornou-se uma coisa muito barata. Eu sabia que tínhamos um limite original de 100 milhões e já só devíamos 32,5 milhões. Assim, a empresa “Grupo do meu avô” voltou a endividar-se: pediu mais 67,5 milhões (voltámos a dever 100 milhões) e desatei a comprar tudo o que fosse possível comprar.
Tornei-me assim, o dono disto tudo (o Banco do meu avô, a Seguradora do meu avô, a Meu avô saúde, a Meu avô hotéis, a Meu avô viagens, a Construtora do meu avô, a Herdade do meu avô onde se brinca aos pobrezinhos, etc…).
Entretanto fui pagando as minhas promessas aos políticos (dinheiro para as campanhas eleitorais, ofertas de vária espécie, convites para todo o tipo de eventos, empregos para os momentos em que estavam na oposição, etc…).
Mas havia agora uma nova geração de políticos. Fui falar com eles e garanti que os apoiaria para o resto da vida (dinheiro, ofertas, empregos, etc…) se eles continuassem a fazer passar os grandes negócios do Estado pelo Banco do meu avô.
Mas, tive azar: houve uma crise financeira internacional.
Deixou de haver crédito. Os juros subiram. Os credores queriam que o Grupo do meu avô pagasse a dívida.
E, além disso tudo, deixou de haver os grandes negócios do Estado.
Mas eu, que me achava um génio da finança e que já estava habituado a ser o dono disto tudo, não queria perder a minha posição de presidente do Banco do meu avô.
Tinha de arranjar uma solução. Fui à procura, e encontrei em África, quem tinha dinheiro sujo e não se importava de investir e deixar-me continuar a mandar e a ser dono disto tudo.
Resolvi então criar uma nova empresa: a “Rio do meu Avô” que passou a ser dona de 100% do capital da “Grupo do meu avô”, que era dona de 25% do “Banco do meu avô”. E eu que era dono disto tudo passei a ser o presidente disto tudo.
Fiz uns estatutos para o “Grupo do meu avô” que diziam que quem tivesse 25% mandava na empresa. Vendi 20% aos Angolanos e 55% na Bolsa. A “Rio do meu avô” ficou assim dona de 25% do “Grupo do meu avô” (mas mandava como se tivesse 100%). A “Grupo do meu avô”, dona de 25% do “Banco do meu avô” (mandava como se tivesse 100%).
Assim, a minha família já só tinha 5% (25% de 25%) do “Banco do meu avô” (mas eu continuava a mandar como se tivéssemos 100%). Já não havia dúvidas: eu era mesmo um génio da finança.
Com os 75 milhões da venda do “Grupo do meu avô” (aos Angolanos e na Bolsa), paguei uma parte da dívida. Mas, na verdade, ainda tínhamos uma dívida de 25 milhões (e continuávamos a não querer mexer no nosso dinheiro – esse continua bem guardado na América do Sul).
Mas as coisas continuaram a correr mal. Se calhar eu não sou assim tão grande génio da finança. Todos os nossos negócios dão prejuízo (até mesmo o Banco do meu avô). Raio de azar. Ainda por cima, a crise não acaba.
Fiz então o meu último golpe de génio. Convenci todos os bons clientes a comprarem ações do Banco do meu avô, para aumentar o capital sem ter de endividar mais a “Rio do meu avô” (e sem ter de tocar no dinheirinho da família, que continua bem guardado na América do Sul).
Mas os franceses queriam o dinheiro deles. Então, como presidente do Banco do meu avô, emprestei dinheiro deste ao Grupo do meu avô e à Rio do meu avô. Assim pagámos aos franceses. Mas ficámos com um problema: o Banco do meu avô está completamente arruinado.
Tinha de arranjar uma solução!
Fui falar com os novos políticos com uma proposta: reformo-me, dou lugares de Administração a uma série de políticos do partido do Governo e eles que resolvam o problema do Banco do meu avô.
Os políticos aceitaram a minha proposta (aceitam sempre que se fala de lugares de Administração).
Finalmente reformei-me. Ainda somos donos de 5% do Banco do meu avô e de uma série de outros negócios (sustentados pelas dívidas ao Banco do meu avô).
Tudo isto sem termos gasto um tostão (o dinheiro da família continua todo guardado na América do Sul).
E, tomei a última medida antes de me reformar: atribuí a mim próprio uma reforma de um milhão de euros por ano (para as despesas correntes).
E, assim, acabou a história IMAGINADA do Banco do meu avô.
Se alguém teve a paciência de ler este texto até ao fim, deixo uma pergunta: Se esta história em vez de ser IMAGINADA, fosse verdadeira, que fariam ao neto?

Fonte: Jornal de Negócios - BES confirma cooptação de Vítor Bento, Moreira Rato e José Honório (14 Julho 2014, 08:15)
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/banca___financas/detalhe/bes_confirma_cooptacao_de_vitor_bento_moreira_rato_e_jose_honorio.html

hilariante.

Registado: 17/2/2012 14:31

por Rick Lusitano » 17/7/2014 22:54

hucruz Escreveu:Boas,

Sobre a questão do fundo Dunas Banco BIC Tesouraria A FIMA (ISIN PTVORDHM0002), olhando para o link da CMVM aqui colocado, o fundo tem 1 906 478€ aplicados em Obrigações da Rio Forte ( 502480 + 502542 + 500800 + 400656 ).

O valor do fundo é de 117 053 606,24€. Ou seja, se considerarmos que o montante investido na Rio Forte é fundo perdido, estamos a considerar uma perda de 1,6% (1 906 478€ / 117 053 606,24€).

Ou seja, o fundo está exposto à situação da Rio Forte (valores de Março de 2014)... mas uma tragédia que ocorra na Rio Forte terá um impacto diminuto no fundo.

Esta é a minha leitura... alguém discorda?

:clap:
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech

por caralmeida030267 » 17/7/2014 22:41

Rick Lusitano (New) Escreveu:Globais :arrow: 10%
GS Glbl CORE Equity E Snap Acc (LU0201159711) - Acções Global Cap. Grande Valor - EUR - 5% % :arrow: substitui o DB Platinum CROCI World R1C-E (LU0332018422) - Acções Global Cap. Grande Misto - EUR - 5% :arrow: Tens vários fundos de Acções Globais na 1ª página, melhores, é só escolher. E vais escolher estes 2?! :shock:
Invesco Glbl Smlr Coms Eq E EUR Acc (LU0607512935) - Acções Global Cap. Pequena - EUR - 5%

Rick,

Quais fundos Globais achas que seriam mais adequados à minha carteira?

Eu ainda não consigo discernir muito bem se um fundo é melhor ou pior.
Estou a (começar a) aprender e por isso mesmo também não posso ignorar aquilo que outros, provavelmente mais entendidos na matéria, me aconselham.

Quanto ao 1% que falta, vou analisar melhor os 3 fundos que indicaste e optar por um deles.

Muito obrigado pela preciosa ajuda.

Registado: 10/7/2014 21:32

por hucruz » 17/7/2014 22:39

Boas,

Sobre a questão do fundo Dunas Banco BIC Tesouraria A FIMA (ISIN PTVORDHM0002), olhando para o link da CMVM aqui colocado, o fundo tem 1 906 478€ aplicados em Obrigações da Rio Forte ( 502480 + 502542 + 500800 + 400656 ).

O valor do fundo é de 117 053 606,24€. Ou seja, se considerarmos que o montante investido na Rio Forte é fundo perdido, estamos a considerar uma perda de 1,6% (1 906 478€ / 117 053 606,24€).

Ou seja, o fundo está exposto à situação da Rio Forte (valores de Março de 2014)... mas uma tragédia que ocorra na Rio Forte terá um impacto diminuto no fundo.

Esta é a minha leitura... alguém discorda?

Registado: 14/3/2009 22:46

por GC14 » 17/7/2014 22:15

GC14 Escreveu:
Dá jeito, o ISIN dos fundos, ou pelo menos, os nomes correctos do fundos. Não se consegue adivinhar o que vai na mente de outras pessoas, apenas com informação incompleta. :wink:

Presumo que fales do BANCO BIC TESOURARIA - FUNDO DE INVESTIMENTO MOBILIÁRIO ABERTO (PTVORDHM0002).

Do que aparece no site da CMVM, a carteira datada de Março de 2014:

:arrow: Composição Discriminada da Carteira dos Fundos de Investimento Mobiliário - BANCO BIC TESOURARIA - FUNDO DE INVESTIMENTO MOBILIÁRIO ABERTO - Março 2014

Esse fundo tinha 2.158.765,35 EUR em papel comercial da Rio Forte em Março de 2014.

Rick,

Já vistes a carteira desse fundo, a mais actualizada possível, de 30/Junho/2014?

Dunas Tesouraria.gif

Dunas Tesouraria - Junho 2014.gif

Fonte: Dunas Capital - Fact Sheet Mensal Dunas Banco BIC Tesouraria A FIMA (Junho 2014)
http://www.dunascap.com/Upload/0614-Fact%20Sheet%20Banco%20BIC%20Tesouraria_PT.pdf

Não vos dar a papinha toda, para vos obrigar a pensar vocês próprios. Analisem as duas imagens e tirem as vossas próprias conclusões. :wink:

Gostavam que dessem as vossas opiniões e com isso, lançar a discussão. Aprender a ler os instrumentos financeiros e ignorar o ruído das noticias.

Obrigado Rick :)

Tens toda a razão temos de nos habituar analisar a documentação toda.

Com base nas pics que colocaste nao verifico qualquer exposicao ao GES.

No entanto o link da carteira do fundo que esta na CMVM (desactualizada) é bem mais completo.

Qual é a vossa opiniao?

Registado: 17/6/2014 21:08

por Rick Lusitano » 17/7/2014 21:54

caralmeida030267 Escreveu:Viva,

Efetuei algumas alterações ao meu "projeto" de carteira de fundos de investimento, seguindo também algumas dicas do Artista Romeno, que agradeço.
Entretanto, gostava de saber a opinião dos foristas e experts na matéria relativamente à a composição e aos pesos da carteira.

Obrigações (~50%)
ES Rendimento Plus FEIA (PTYEVHHM0001) - Obrigações Flexível EUR - EUR - 10%
ES Obrigações Europa FIAO TF (PTYESRLM0008) - Obrigações Diversificado EUR - EUR - 6%
Jupiter JGF Dynamic Bd L EUR Acc (LU0853555380) - Obrigações Flexível EUR - EUR - 10%
AXA WF Global High Yield Bonds E(H)-C EUR (LU0189847253) - Obrigações Alto Rend. Globais - EUR Hedged - EUR - 10%
PIMCO GIS Diversified Inc E EUR Hdg Acc (IE00B1Z6D669) - Obrigações Outros - EUR - 5%
DWS Invest Euro Corporate Bonds NC (LU0300357638) - Obrigações Corp. EUR - EUR - 5%
AXA WF Euro 5-7 EC EUR (LU0251660279) - Obrigações Diversificado EUR - EUR - 4%

Mistos (~10%)
Nordea-1 Stable Return E EUR (LU0227385266) - Mistos Moderados EUR - Global - EUR - 5%
Invesco Pan European High Income E Acc (LU0243957742) - Mistos Defensivos EUR - EUR - 5%

Acções (~40%)
Europa
Invesco Pan Eurp Structured Eq E (LU0119753308) - Acções Europa Cap. Grande Misto - EUR - 3%
Franklin European Growth N Acc € (LU0122612764) - Acções Europa Cap. Flexível - EUR - 3%
MFS Meridian Funds European Smaller Companies Fund A1 EUR Acc (LU0125944966) - Acções Europa Cap. Flexível - EUR - 2%
Pioneer Fds European Potential C EUR ND (LU0536709628) - Acções Europa Cap. Média - EUR - 2%
BGF European Equity Income E2 (LU0628612748) - Acções Europa - EUR - 2%
EUA
Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND (LU0347184318) - Acções EUA Cap. Grande Crescimento - EUR - 6%
Fidelity America E-Acc-EUR (LU0115759606) - Acções EUA Cap. Grande Misto - EUR - 6%
Globais
GS Glbl CORE Equity E Snap Acc (LU0201159711) - Acções Global Cap. Grande Valor - EUR - 5% % :arrow: substitui o DB Platinum CROCI World R1C-E (LU0332018422) - Acções Global Cap. Grande Misto - EUR - 5%
Invesco Glbl Smlr Coms Eq E EUR Acc (LU0607512935) - Acções Global Cap. Pequena - EUR - 5%
Sectoriais
Eurizon EasyFund Eq Cnsmr Staples LTE R (LU0155230690) - Acções Sector Bens de Consumo - EUR - 3%
Eurizon EasyFund Eq Pharma LTE R (LU0114064081) - Acções Sector Saúde - EUR - 3%

O que acham que devo modificar?
Agradeço comentários e sugestões.

Edit: Substitui o fundo DB Platinum CROCI pelo fundo GS Glbl CORE Equity E.

caralmeida030267 Escreveu:Boa tarde,

Pretendo constituir a seguinte carteira de fundos (nova) através do Banco Best.
Existem bastantes semelhanças com uma carteira elaborada pelo Tulipanegra.
Gostava de ter um feedback vosso relativamente à composição da carteira e aos pesos de cada fundo, e de sugestões para optimização.

Valor da carteira -> ~70.000 €
Horizonte temporal -> Entre 3 a 5 anos
Risco aceitável total em % -> até 5%
Retorno -> 8% a 10% bruto ano

Agora a carteira, para quem está a começar e para 1 HT de 3-5 anos, estás a assumir muito risco logo de inicio, com muitos fundos e poucos conhecimentos. Para começar, ainda há pouco tempo, tivemos 1 bom exemplo de boas praticas de iniciante, o GC14, entrar aos poucos no risco. Para conhecer os mercados e conhecer-se a si próprio. Dando o exemplo do Verão passado, nessa altura, existiam muitas pessoas com carteiras carregadas de fundos de obrigações pouco diversificadas, contentes por estarem sempre em máximos, depois veio 1 dia fatídico, o 22/Maio, e o cavaleiro do Apocalipse, torrou as carteiras, e muitos dos participantes simplesmente desaparecerem, cometeram o erro de começar a investir sem terem os conhecimentos mínimos necessários. Investiram em activos que estavam com tendências altistas já há durante muito tempo. Para quem manteve a cabeça fria, e foi paciente, manteve a carteira e este ano, muito provavelmente já recuperaram as perdas.

Quanto maior o HT, mais o risco fica diluído, porque se existir uma forte correcção ou crash, quanto mais tempo tivermos, melhor, pois podemos recuperar das perdas e ainda sair com alguns retornos. Por isso, muito risco e pouco tempo, é 2x mais arriscado.

Ninguém consegue garantir que terás x% anuais de retorno durante 3-5 anos. Quem te disser isso, é 1 vendedor da banha da cobra. O máximo que se pode dizer, é que pode-se construir uma carteira que poderá dar determinado retorno com determinada volatilidade, baseando-se nas performances do passado. Mas não é certo.

Obrigações (~50%) :arrow: 50%
ES Rendimento Plus FEIA (PTYEVHHM0001) - Obrigações Flexível EUR - EUR - 10% :arrow: 5%
ES Obrigações Europa FIAO TF (PTYESRLM0008) - Obrigações Diversificado EUR - EUR - 6% :arrow: 5%
Jupiter JGF Dynamic Bd L EUR Acc (LU0853555380) - Obrigações Flexível EUR - EUR - 10%
AXA WF Global High Yield Bonds E(H)-C EUR (LU0189847253) - Obrigações Alto Rend. Globais - EUR Hedged - EUR - 10%
PIMCO GIS Diversified Inc E EUR Hdg Acc (IE00B1Z6D669) - Obrigações Outros - EUR - 5% :arrow: Obrigações Globais Flexível - EUR Hedged
PIMCO Diversified Income Duration Hedged E Acc EUR (Hdg) (IE00B4TJVF73) - 5% :arrow: Obrigações Globais Flexível - EUR Hedged
DWS Invest Euro Corporate Bonds NC (LU0300357638) - Obrigações Corp. EUR - EUR - 5%
AXA WF Euro 5-7 EC EUR (LU0251660279) - Obrigações Diversificado EUR - EUR - 4% :arrow: 5%

Mistos (~10%) :arrow: 10%
Nordea-1 Stable Return E EUR (LU0227385266) - Mistos Moderados EUR - Global - EUR - 5%
Invesco Pan European High Income E Acc (LU0243957742) - Mistos Defensivos EUR - EUR - 5% :?: :arrow: Trocava pelo "M&G Optimal Income Fund Euro Class A-H Gross Shares Acc (Hedged) (GB00B1VMCY93)" que já tinhas na tua 1ª proposta. Este Invesco, não oferece nada que não tenhas em outros fundos especializados da carteira. Apesar de apresentar resultados interessantes, comparando com outros fundos da mesma categoria, ele é demasiado volátil.

Acções (~40%) :arrow: 39%
Europa :arrow: 10%
Invesco Pan Eurp Structured Eq E (LU0119753308) - Acções Europa Cap. Grande Misto - EUR - 3% :arrow: 4%
Franklin European Growth N Acc € (LU0122612764) - Acções Europa Cap. Flexível - EUR - 3% :arrow: 3%
MFS Meridian Funds European Smaller Companies Fund A1 EUR Acc (LU0125944966) - Acções Europa Cap. Flexível - EUR - 2% :arrow: 3% Acções Europa Cap. Pequena/Média

Estes 3 fundos de Acções Europa são mais do que suficientes.

Pioneer Fds European Potential C EUR ND (LU0536709628) - Acções Europa Cap. Média - EUR - 2% :arrow: VER NOTA ABAIXO

EUA :arrow: 10%
Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND (LU0347184318) - Acções EUA Cap. Grande Crescimento - EUR - 6% :arrow: 5%
Fidelity America E-Acc-EUR (LU0115759606) - Acções EUA Cap. Grande Misto - EUR - 6% :arrow: Estavas tão bem com o Threadneedle Amer Sm Cos (só te enganastes na versão, colocastes a versão que distribui dividendos), o fundo de acumulação (ACC) é o "Threadneedle American Smaller Companies Retail Net EUR Acc" (GB00B0WGY707), apenas o melhor fundo de Acções PMEs dos EUA :arrow: 5%

Globais :arrow: 10%
GS Glbl CORE Equity E Snap Acc (LU0201159711) - Acções Global Cap. Grande Valor - EUR - 5% % :arrow: substitui o DB Platinum CROCI World R1C-E (LU0332018422) - Acções Global Cap. Grande Misto - EUR - 5% :arrow: Tens vários fundos de Acções Globais na 1ª página, melhores, é só escolher. E vais escolher estes 2?! :shock:

Sectoriais :arrow: 9%
Eurizon EasyFund Eq Cnsmr Staples LTE R (LU0155230690) - Acções Sector Bens de Consumo - EUR - 3%
Eurizon EasyFund Eq Pharma LTE R (LU0114064081) - Acções Sector Saúde - EUR - 3%
UBS Infrastructure (EUR) P-acc (LU0366711900) - Acções Sector Infra-estrutura - 3%

Sobra 1%, podes pôr num fundo monetário, o ES Tesouraria Ativa ou o ES Liquidez, ou num quase-monetário, o AXA WF Euro 3-5 EC EUR.

NOTA:
Estava a ver que ninguém falava do novo fundo maravilha do Best. :twisted:
Por vezes, o Best gosta de lançar uns fundos que são do melhor que existe em Portugal e em Marte. :lol:

Tal como não se deve fazer compras por impulso nas lojas ou ir com fome ao supermercado. Deve-se evitar comprar artigos que são anunciados, sem analisar-los convenientemente e a concorrência. Este fundo da Pioneer, não é nada de especial, é apenas uma manobra de marketing por parte do banco, para vender. :wink:

É apenas a minha opinião. Deves fazer a carteira consoante o teu perfil de investidor, de modo a poderes dormir descansado e obteres os teus objectivos.

E acredita, não existe uma carteira ou estratégia de investimento 100% vencedora. Cada um de nós, devemos escolher a que se adequa mais a nós. Isto de dar opiniões pela Internet, sem conhecer as pessoas, o máximo que pode fazer é "vender" uma roupa pronta-a-vestir. Para ter roupa á medida, só mesmo, tirando as medidas de cada pessoa. Uma carteira é um projecto que se demora a chegar a nossa medida, por isso, não te chateies se tiveres que alterar pesos ou fundos ou alterar alocações de classes de activos.

por caralmeida030267 » 17/7/2014 21:38

caralmeida030267 Escreveu:Serão demasiados fundos?

É uma pergunta pessoal, para mim, ter mais de 50 fundos diferentes em carteira, é normal/natural. :mrgreen:

Mas depende de cada um, das estratégias de investimento adoptadas, da disponibilidade de tempo, do horizonte temporal, do dinheiro a investir, etc.

Gestão passiva / "Buy N' Hold"
Se queres uma carteira para ficar para o longo prazo, sem mexeres nela. Tanto faz teres 1 fundo, como ter 100.

Gestão activa
Se queres regularmente alterar a carteira, e investir em possíveis mercados altistas e sair de mercados com tendencias laterais ou baixistas ou fazer mais valias. O número de fundos em carteira é fundamental. Quanto mais fundos, mais tempo e conhecimento terás de ter. Tal como o trading, o tempo de entrada e de saída é o mais importante ("market timing"), e para isso, é necessário conhecimento e teres tempo para acompanhar os mercados. Aqui menos é mais. Menos fundos, mais atenção.

Gestão flexível (passiva e activa)
Aqui vale a mesma coisa que a gestão activa. Se queres acompanhar regularmente a carteira de fundos, para poderes tomar as tuas decisões atempadamente, ter um número de fundos de acordo com a nossa disponibilidade de tempo e conhecimento.

Rick,

Gosto de acompanhar a evolução e de poder tomar decisões, se e quando necessário. Ou seja, Gestão Passiva pura, não é para mim.
Isso não significa que goste de andar sempre a alterar tudo. Até porque é necessário ter conhecimentos suficientes sobre os assuntos para se poder tomar decisões.

Dito isto, parece-me mais sensato, e até por uma questão de equílibrio e de gestão de risco, possuir um lote variado de fundos na carteira.

Com o teu vasto conhecimento nesta matéria, podes dizer-me se achas esta "carteira" equilibrada?
Com um perfil moderado a pender para o agressivo (meio termo, digamos), achas que devo mudar algo?

Obrigado.

por Rick Lusitano » 17/7/2014 20:37

caralmeida030267 Escreveu:Viva,

Efetuei algumas alterações ao meu "projeto" de carteira de fundos de investimento, seguindo também algumas dicas do Artista Romeno, que agradeço.
Entretanto, gostava de saber a opinião dos foristas e experts na matéria relativamente à a composição e aos pesos da carteira.

Obrigações (~50%)
ES Obrigações Europa FIAO TF (PTYESRLM0008) - Obrigações Diversificado EUR - EUR - 6%
PIMCO GIS Diversified Inc E EUR Hdg Acc (IE00B1Z6D669) - Obrigações Outros - EUR - 5%

Mistos (~10%)
Invesco Pan European High Income E Acc (LU0243957742) - Mistos Defensivos EUR - EUR - 5%

Acções (~40%)
Europa
Invesco Pan Eurp Structured Eq E (LU0119753308) - Acções Europa Cap. Grande Misto - EUR - 3%
Franklin European Growth N Acc € (LU0122612764) - Acções Europa Cap. Flexível - EUR - 3%
MFS Meridian Funds European Smaller Companies Fund A1 EUR Acc (LU0125944966) - Acções Europa Cap. Flexível - EUR - 2%
Pioneer Fds European Potential C EUR ND (LU0536709628) - Acções Europa Cap. Média - EUR - 2%
EUA
Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND (LU0347184318) - Acções EUA Cap. Grande Crescimento - EUR - 6%
Fidelity America E-Acc-EUR (LU0115759606) - Acções EUA Cap. Grande Misto - EUR - 6%
Globais
GS Glbl CORE Equity E Snap Acc (LU0201159711) - Acções Global Cap. Grande Valor - EUR - 5% % :arrow: substitui o DB Platinum CROCI World R1C-E (LU0332018422) - Acções Global Cap. Grande Misto - EUR - 5%
Sectoriais

caralmeida030267 Escreveu:Serão demasiados fundos?

É uma pergunta pessoal, para mim, ter mais de 50 fundos diferentes em carteira, é normal/natural. :mrgreen:

Mas depende de cada um, das estratégias de investimento adoptadas, da disponibilidade de tempo, do horizonte temporal, do dinheiro a investir, etc.

Gestão passiva / "Buy N' Hold"
Se queres uma carteira para ficar para o longo prazo, sem mexeres nela. Tanto faz teres 1 fundo, como ter 100.

Gestão activa
Se queres regularmente alterar a carteira, e investir em possíveis mercados altistas e sair de mercados com tendencias laterais ou baixistas ou fazer mais valias. O número de fundos em carteira é fundamental. Quanto mais fundos, mais tempo e conhecimento terás de ter. Tal como o trading, o tempo de entrada e de saída é o mais importante ("market timing"), e para isso, é necessário conhecimento e teres tempo para acompanhar os mercados. Aqui menos é mais. Menos fundos, mais atenção.

Gestão flexível (passiva e activa)
Aqui vale a mesma coisa que a gestão activa. Se queres acompanhar regularmente a carteira de fundos, para poderes tomar as tuas decisões atempadamente, ter um número de fundos de acordo com a nossa disponibilidade de tempo e conhecimento.

por CTT17 » 17/7/2014 19:45

Tive este fundo, cerca de 1 ano, com resultados interessantes, mas não sabia que tinha uma pequena porção em Rio Forte. De qualquer maneira, mesmo que soubesse, confesso que faria o mesmo, porque só descobri o problema do GES em Junho (depois de ter vendido este fundo). É fulcral estudar os fundos com rigor, que sirva de exemplo.

Registado: 22/12/2013 23:04

por Rick Lusitano » 17/7/2014 19:27

GC14 Escreveu:
mikinho1970 Escreveu:Boa tarde ,
Fui informado que o fundo Dunas Fima tem papel comercial da RIoForte em Carteira . Alguem confirma ?

Cumprimentos
:shock:

Dá jeito, o ISIN dos fundos, ou pelo menos, os nomes correctos do fundos. Não se consegue adivinhar o que vai na mente de outras pessoas, apenas com informação incompleta. :wink:

Presumo que fales do BANCO BIC TESOURARIA - FUNDO DE INVESTIMENTO MOBILIÁRIO ABERTO (PTVORDHM0002).

:arrow: Composição Discriminada da Carteira dos Fundos de Investimento Mobiliário - BANCO BIC TESOURARIA - FUNDO DE INVESTIMENTO MOBILIÁRIO ABERTO - Março 2014

Esse fundo tinha 2.158.765,35 EUR em papel comercial da Rio Forte em Março de 2014.

Rick,

Dunas Tesouraria.gif
Dunas Tesouraria.gif (17.89 KiB) Visualizado 10586 vezes

Dunas Tesouraria - Junho 2014.gif

por GC14 » 17/7/2014 18:39

Fui informado que o fundo Dunas Fima tem papel comercial da RIoForte em Carteira . Alguem confirma ?

Cumprimentos

Rick,

Registado: 17/6/2014 21:08

por Rick Lusitano » 17/7/2014 17:43

Fundos com exposição directa a papel comercial, mas não directamente de empresas do GES:

:arrow: ES Tesouraria Ativa

:arrow: ES Liquidez

Fundos sem exposição directa a papel comercial:

:arrow: ES Obrigações Europa

:arrow: ES Rendimento Plus

Fundos com exposição indirecta a papel comercial, através do fundo domiciliado no Luxemburgo, o ES- INVEST LIQUIDITY:

:arrow: 36.382.406,67 EUR = ES Liquidez

:arrow: 9.051.944,40 EUR = ES Rendimento Plus

Fonte: CMVM

NOTA: As carteiras apresentadas na CMVM, são datadas de Março de 2014, pelo que poderão estar desactualizadas.

Rick Lusitano (New) Escreveu:MERCADO MONETÁRIO
Mercado Monetário EUR
Imagem EUR - Espirito Santo Investments Liquidity Fund SIF Morningstar [DELUXE] ["well informed investors"] Imagem

Devido a notória falta de informação referente ao fundo "Espirito Santo Investments Liquidity Fund SIF", não é possível verificar a carteira deste fundo.

Se vão fazer uma caça ás bruxas (papel comercial e outros títulos de divida de empresas do universo GES), nas carteiras de fundos, vão ter muitas surpresas, desde de fundos de investimentos, passando pelos fundos poupança, fundos de pensões (PPR), seguros ligados a fundos de investimento (seguros de capitalização, PPR, unit linked) de várias gestoras.

por Rick Lusitano » 17/7/2014 17:07

Cumprimentos

Esse fundo tinha 1.906.478,00 EUR em papel comercial da Rio Forte em Março de 2014.
Editado pela última vez por Rick Lusitano em 17/7/2014 23:37, num total de 1 vez.

por Rick Lusitano » 17/7/2014 16:55

Brans Escreveu:E eu até estou interessado em alguns fundos ES. Vamos ver.

Já agora, alguém me sabe dizer se este fundo é comercializado cá?
MS INVF Global Infrastructure Z - LU0384383872

Não encontrei até agora.

Oh amigo Brans, não vistes a 1º página do tópico. :wink:

Rick Lusitano (New) Escreveu:Fundos de Investimento (FI) - EUR

(...)

Acções Sector Infra-estrutura - EUR Hedged
Imagem USD - Morgan Stanley Global Infrastructure BH Acc Morningstar [WATCHLIST]

(...)

Nota: As bandeiras simbolizam o país, aonde estão domiciliados, os fundos de investimento, estão estes, sujeitos ás condições legais existentes nesse país. A seguir ás bandeiras, coloquei a moeda do fundo original.

Legenda:
Imagem Irlanda
Imagem Luxemburgo
Imagem Portugal
Imagem Reino Unido

EUR - Euro
GBP - British Pound (Sterling)
USD - US Dollar

[WATCHLIST] Este fundo, encontra-se sobre vigilância, devido as suas boas performances ou relativos curtos tempos de existência ou por ainda existir dúvidas.

(...)

Se queres a versão em USD, tens:
LU0384385067 - MS INVF Global Infrastructure B

A subclasse que apresentas, a Z é para investidores institucionais. A subclasse B é para investidores de retalho. Encontras estes fundos (subclasse B) no Banco Best.

por Rick Lusitano » 17/7/2014 16:43

Brans Escreveu:Uma perguntinha: existe algum site ou ferramenta que dê o(s) banco(s) onde determinado fundo se comercialize, através do nome / ISIN?

Nada mais simples. :lol:

Apesar de não estar 100% completo, podes consultar a CMVM:

CMVM - Fundos / Gestão de Activos
http://web3.cmvm.pt/sdi2004/fundos/app/index.cfm

por Rick Lusitano » 17/7/2014 16:38

O Alquimista Escreveu:Pode ser que os seguidores deste tópico se interessem por um recente estudo: An Intermarket Approach to Beta Rotation: The Strategy, Signal, and Power of Utilities

http://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm? ... id=2417974

Estudo que foi encontrado lendo este artigo, publicado no marketwatch:
http://www.marketwatch.com/story/are-cr ... 2014-07-14

Será que a leitura destas matérias me vai ajudar na especulação tal como a encaro e a executo? Não. Mas, sempre posso ficar com qualquer coisa na memória porque nunca se sabe quando é que o cavalo do poder passa à nossa porta, para além de que sempre se poderá fazer um figurão no balneário do ginásio ou no café.

Boa partilha, Al. :clap:
Já só me falta ler o paper. 8-)

por mikinho1970 » 17/7/2014 16:36

Boa tarde ,

Cumprimentos

Registado: 29/11/2007 3:10

BES e subsidiárias

por Rick Lusitano » 17/7/2014 16:04

BES.gif

Fonte: Comunicado do Banco Espírito Santo, S.A. (17/07/2014)
http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR51335.pdf

Jornal de Negócios Escreveu:BES revela lista dos bancos onde tem uma participação significativa
17 Julho 2014, 07:52 por Sara Antunes | saraantunes@negocios.pt

O Banco Espírito Santo (BES) revelou esta quinta-feira a lista de instituições financeiras onde tem uma participação maioritária ou "influência significativa na gestão".

O BES publicou uma lista dos bancos onde detém uma "participação maioritária ou influência significativa na gestão", revelou o banco em comunicado emitido para a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

No total, são 14 instituições financeiras em que o BES detém uma posição maioritaria ou com um peso significativo na sua gestão.

A lista começa com o BESI, banco de investimento detido a 100% pelo BES, e termina no moçambicano Moza, detido a 49% pelo banco liderado por Vítor Bento.

O banco em que o BES tem uma participação de capital menor é no italiano Banco Delle Tre Venezie, com 20% do capital, seguido do líbio Aman Bank for Commerce and Investment Stock Company, com 40%.

Todas as restantes instituições financeiras são detidas maioritariamente pelo BES.

Brasil, França, Angola, Macau, Estados Unidos, Ilhas Caimão e Cabo Verde são os restantes países onde o BES está representado, além de Portugal, Líbia e Itália.

Bancos onde o BES tem maioria do capital ou peso na gestão

Banco Espírito Santo de Investimento (BESI) - 100% (Portugal)
BES Investimento do Brasil - 80% (Brasil)
Banque Espírito Santo et de la Vénétie - 87,50% (França)
Aman Bank for Commerce and Investment Stock Company - 40% (Líbia)
Banco Espírito Santo dos Açores - 57,53% (Portugal)
BEST - Banco Electrónico de Serviço Total - 75% (Portugal)
Banco Espírito Santo Angola (BESA) - 55,71% (Angola)
Banco Espírito Santo do Oriente (BESOR) - 99,75% (Macau)
Espírito Santo Bank - 99,99% (EUA)
BIC International Bank - 100% (Ilhas Caimão)
Banco Espírito Santo Cabo Verde - 100% (Cabo Verde)
Bank Espírito Santo International - 100% (Ilhas Caimão)
Banco Delle Tre Venezie - 20% (Itália)
Moza Banco - 49% (Moçambique)

(Correcção: Os bancos em questão são participações directas do BES e não estão ligadas ao GES)

Fonte: Jornal de Negócios - BES revela lista dos bancos onde tem uma participação significativa (17 Julho 2014, 07:52)
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/banca___financas/detalhe/bes_revela_lista_dos_bancos_que_fazem_parte_do_ges_onde_tem_uma_participacao_significativa.html

Re: BES

por Artista Romeno » 17/7/2014 0:15

Rick Lusitano (New) Escreveu:Pelo pouco que percebo de fundos de private equity. Isto é muito boas notícias para o BES. Dois gigantes mundiais deste segmento de classe de activos, de origem norte-americana (EUA), interessados em entrar no BES. Estes gigantes quando entram em empresas, é porque encontram em empresas em dificuldades mas com valor (bons fundamentais), a um preço acessível, a possibilidade de ganharem muito dinheiro. Geralmente, entram no processo de reestruturação, colocam os seus gestores profissionais nos quadros de direcção dessas empresas, e se for preciso, injectam capital. Tornando estas empresas eficientes e auto-sustentáveis, para depois a venderem com lucro considerável. O período de permanência destes fundos de private equity nestas empresas, vai entre 3 a 7 anos.

OBSERVAÇÃO: Mais confusão nos media, a KKR e a Apollo, são empresas gestoras de fundos de private equity maioritariamente, pois também gerem outros tipos de fundos, por exemplo, de REITs. Mas chamar no mesmo artigo, como fundos de capital de risco ("Hedge funds") e fundos de "private equity", é completa.... :wall: Acaba por gerar mais confusão. Porque pode induzir que são apostas especulativas como geralmente os "Hedge funds" costumam fazer. E salientar que ambas são GESTORAS DE FUNDOS E NÃO FUNDOS.

Jornal de Negócios Escreveu:BES no radar de grandes fundos de capital de risco
16 Julho 2014, 23:20 por Maria João Gago | mjgago@negocios.pt

Os fundos de "private equity" KKR e Apollo Global Management têm o BES na sua mira. Estes fundos admitem assumir posições de controlo no banco e até já o terão feito saber à nova gestão. Equipa de Bento quer atrair investidores.

Grandes fundos internacionais de "private equity" colocaram o Banco Espírito Santo no seu radar, admitindo assumir posições de controlo no banco depois de um escrutínio aprofundado às contas da instituição ...

Fonte: Jornal de Negócios - BES no radar de grandes fundos de capital de risco (16 Julho 2014, 23:20)
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/bes_no_radar_de_grandes_fundos_de_capital_de_risco.html

WEll, it depends!

a transação a efetuar se for para tirar o banco da bolsa implicará que o mesmo fique anos num fundo deste tipo normalmente podendo depois ser vendido em IPO ou trade sale... a revenda ao promotor nao se avizinha... a nao ser que esse dinheiro do banco do avo na america do sul :idea: America do Sul, ou um certo páis com Lagos ilha paradisiaca ou Miami :?: :-k mas vamos em frente uma operação deste tipo pode ser com a gestão atual ou uma nova Management buy out ou Buy in.... o que carateriza este tipo de operações:
Gestão profissional
corte de custos levado quase ao extremo( front line managers teriam dias muito maus....), o bes ia jogar tudo na banca online
procura de novas fontes de receita deixa advinhar aposta eventual no moza banco
fecho/ venda de operações não lucrativas... bes espanha forget it
Jamais ia haver dinheiro por clientela.... os americanos poder lhes ia dar um flic ao ver o grau de leverage e intrest coverage das pme romenas
prevejo um uso otimo do capital, uma venda da bes vida, assim como da rede de balcões e mal o imobiliario o permita da sede de modo a meter o menos capital possivel no banco, sendo estes depois arrendados pelo mesmo
no curto prazo pode ser uma almofada... mas é isto mesmo verdade a blackstone num banco ?
aqui fica uma lista de negocios da blackstone private equity divisionhttps://www.blackstone.com/businesses/aam/private-equity/selected-portfolio-companies, já a apollo em espanha tem tentado comprar coisas.. mas cuidado isto pode ser como a guiné equatorial......
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por Rick Lusitano » 17/7/2014 0:04

Enquanto muita gente, anda preocupada com a novela GES, as oportunidades vão aparecendo. :wink:

Jornal de Negócios - Dívida portuguesa mais atractiva após pressão criada pelo GES
http://www.negocios.pt/mercados/detalhe/divida_portuguesa_mais_atractiva_apos_pressao_criada_pelo_ges.html

BES

por Rick Lusitano » 16/7/2014 23:41

Pelo pouco que percebo de fundos de private equity. Isto é muito boas notícias para o BES. Dois gigantes mundiais deste segmento de classe de activos, de origem norte-americana (EUA), interessados em entrar no BES. Estes gigantes quando entram em empresas, é porque encontram em empresas em dificuldades mas com valor (bons fundamentais), a um preço acessível, a possibilidade de ganharem muito dinheiro. Geralmente, entram no processo de reestruturação, colocam os seus gestores profissionais nos quadros de direcção dessas empresas, e se for preciso, injectam capital. Tornando estas empresas eficientes e auto-sustentáveis, para depois a venderem com lucro considerável. O período de permanência destes fundos de private equity nestas empresas, vai entre 3 a 7 anos.

OBSERVAÇÃO: Mais confusão nos media, a KKR e a Apollo, são empresas gestoras de fundos de private equity maioritariamente, pois também gerem outros tipos de fundos, por exemplo, de REITs. Mas chamar no mesmo artigo, como fundos de capital de risco ("Hedge funds") e fundos de "private equity", é completa.... :wall: Acaba por gerar mais confusão. Porque pode induzir que são apostas especulativas como geralmente os "Hedge funds" costumam fazer. E salientar que ambas são GESTORAS DE FUNDOS E NÃO FUNDOS.

Jornal de Negócios Escreveu:BES no radar de grandes fundos de capital de risco
16 Julho 2014, 23:20 por Maria João Gago | mjgago@negocios.pt

Os fundos de "private equity" KKR e Apollo Global Management têm o BES na sua mira. Estes fundos admitem assumir posições de controlo no banco e até já o terão feito saber à nova gestão. Equipa de Bento quer atrair investidores.

Grandes fundos internacionais de "private equity" colocaram o Banco Espírito Santo no seu radar, admitindo assumir posições de controlo no banco depois de um escrutínio aprofundado às contas da instituição ...

Fonte: Jornal de Negócios - BES no radar de grandes fundos de capital de risco (16 Julho 2014, 23:20)
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/bes_no_radar_de_grandes_fundos_de_capital_de_risco.html

ESFG

por Rick Lusitano » 16/7/2014 23:25

Para esclarecer esta novela de Verão:

ESFG Escreveu:
Group Structure 15th may 2014

Imagem

Fonte: ESFG - Group Structure (15/05/2014)
http://www.esfg.com/TheCompany/GroupStructure/tabid/62/Default.aspx

por Rick Lusitano » 16/7/2014 21:03

Parece que actualmente anda a loucura motivada pela novela "Os Espírito Santo". É a Silly season. :mrgreen:

ESAF não é GES, ESFG, BES, Espírito Santo.

O ES Obrigações Europa, é um fundo com obrigações e futuros de obrigações governamentais.

Um fundo de investimento é dos accionistas (investidores que subscreveram as UPs), não é da gestora, dos accionistas da gestora e por aí continua. Em caso de falência da gestora ou dos seus accionistas, o fundo fica sempre a salvo. Ver o exemplo do 2º maior fundo de investimento domiciliado em Portugal, era gerido pelo BPN, aquando a sua nacionalização, o fundo simplesmente mudou de gestora, passou a ser gerido pela Caixagest.

O perigo está no resgate dos fundos, enquanto temos a carteira de fundos, estamos a salvo, caso o banco ou intermediário financeiro (IF) que nos vendeu os fundos, por exemplo, entrar em falência. Porque se vendemos os fundos, o dinheiro entra no depósito á ordem, e passa a fazer parte dos activos do banco. Podendo o investidor incorrer em perdas nesse caso, e também sujeita-se ao risco de mercado, e perder na venda. Caso o nosso IF entre falência, o melhor é transferir a carteira de fundos para o outro IF e não a vender. Isto possivelmente também fará sentido, se também transferimos outros activos que tenhamos em carteira, acções. obrigações, ETFs, etc.

Em relação a outras questões, irei responder em principio, amanhã.

por caralmeida030267 » 16/7/2014 13:39

Viva,

Obrigações (~50%)

Mistos (~10%)

Acções (~40%)
Europa
EUA
Globais
Sectoriais

Editado pela última vez por caralmeida030267 em 16/7/2014 21:40, num total de 1 vez.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], itisi1000, latbal, SalvaFP e 209 visitantes