Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Obrigações II

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Obrigações II

por Rick Lusitano » 16/7/2014 21:58

pata-hari Escreveu:bart como bancária que sou, isso só revela que não conheces o funcionamento do mercado das obrigações. Pior, estás num mercado de profissionais não conhecendo as regras básicas. Como queres sair ganhador? o mercado obrigacionista é de profissionais que sabem o que estão a comprar e quanto devem pagar porque analisam e conhecem o que compram, sabem fazer contas a cada instante ao que têm a ganhar. É muitissimo mais eficiente do que o accionista em que as emoções de cada momento se reflectem no preço como mulheres histéricas.

Imagem

(Estou a rir-me apenas pela expressão usada, sem qualquer tomada de posição em relação aos mercados accionistas ou obrigacionistas.)
Editado pela última vez por Rick Lusitano em 16/7/2014 21:59, num total de 1 vez.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech

Registado: 10/5/2014 0:59

por Pata-Hari » 16/7/2014 21:53

bart como bancária que sou, isso só revela que não conheces o funcionamento do mercado das obrigações. Pior, estás num mercado de profissionais não conhecendo as regras básicas. Como queres sair ganhador? o mercado obrigacionista é de profissionais que sabem o que estão a comprar e quanto devem pagar porque analisam e conhecem o que compram, sabem fazer contas a cada instante ao que têm a ganhar. É muitissimo mais eficiente do que o accionista em que as emoções de cada momento se reflectem no preço como mulheres histéricas.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por MME5 » 16/7/2014 21:16

Bart Simpson Escreveu:
pata-hari Escreveu:Bart, se o BES está a pagar esses valores, porque razão acreditas tu que outra instituição que pague o mesmo terá menos risco? és um feroz crente da ineficiência e incompetência dos agentes do mercado obrigacionista?

Como bancária deves saber que o mercado das obrigações são do mais opaco e mafioso que há, por ser um mercado não regulado e OTC. O que parece não é e depois os investidores particulares têm surpresas desagradáveis.

Deixo aqui um exemplo, para constatarem o que digo.
Eu estava interessado nestas Obrigações do BES que estão a cotar a 102,99 hoje no Euronex , o que revela não terem problema nenhum e quem as tem estava descansadinho.
https://bonds.nyx.com/pt-pt/products/bo ... LIS/quotes

Pois é
mas só que o preço real é o que anexo e já cotava a 52,00 desde dia 14 deste mês.

As cotações nas bolsas valem o que valem, pois o que realmente vale é o que se consegue comprar e/ou vender entre entidades que as querem comprar ou vender.
Sem uma plataforma Bloomberg de negociação, onde realmente está espelhado quem oferece o quê e onde, é andar ceguinho a comprar muita vezes gato por lebre e a dar balurdíos aos brokers e bancos.
Muitos dão ordens de compra ao seu broker ou banco sobre aquilo que vêm, como neste caso e os fulanos fazem-lhes a vontade ---- compram por 52 ou 53 e vendenm ao pato a depenar por 102 :mrgreen:

Há muito mais , mesmo muito mais sobre este mercado OTC

Bom eu k invisto em obrigações, isto deixou.me muito preocupado, não será crime :twisted:

Registado: 26/10/2013 19:07

por caralmeida030267 » 16/7/2014 21:12

Teresa. Escreveu:Tenho estado atenta mas obrigações foi chão que deu uvas até 2012.
Seguro e com boa rentabilidade não há.

Teresa,

Então se calhar é melhor optar por alguns fundos de obrigações em vez de negociar diretamente em obrigações?
Sim, porque essas obrigações do Banco Europeu de Investimento e as outras que referiste com esse problema das moedas e da flutuação cambial, não as torna atrativas.

O meu objetivo é diversificar, conforme já referi noutro tópico. E pretendendo construir uma carteira de fundos, poderei, eventualmente, acrescer-lhe este montante de 15k a 20k que tinha destinado para as obrigações.

Já me indicaram uma outra possibilidade, um etf generalista tipo http://www.ishares.com/uk/individual/en ... f-acc-fund, mas não conheço o produto. Alguém me pode dizer onde posso subscrever? No Banco Best é possível subscrever?

Registado: 10/7/2014 21:32

por rg7803 » 16/7/2014 21:04

Teresa. Escreveu:
caralmeida030267 Escreveu:Boa tarde,
Que outras obrigações me aconselham para rendimentos da mesma ordem de grandeza (6.50%-8.50%) e risco "moderado" (nada de BES e Companhia...)?
Obrigado.

Olá
O melhor site que conheço para pequisar obrigações (já aqui foi referido pelo virtualgod) é este https://www.boerse-stuttgart.de/
Tenho estado atenta mas obrigações foi chão que deu uvas até 2012.

A sério Teresa?
Acho que não tens estado atenta de todo...
Sem grandes pesquisas basta pensares em divida publica portuguesa a 10 anos ou mais (favor ver gráficos) e veres o "´péssimo negocio" que foi.
“Buy high, sell higher...”.

Registado: 1/5/2008 23:09

por Artista Romeno » 16/7/2014 20:49

Bart Simpson Escreveu:
pata-hari Escreveu:Bart, se o BES está a pagar esses valores, porque razão acreditas tu que outra instituição que pague o mesmo terá menos risco? és um feroz crente da ineficiência e incompetência dos agentes do mercado obrigacionista?

Como bancária deves saber que o mercado das obrigações são do mais opaco e mafioso que há, por ser um mercado não regulado e OTC. O que parece não é e depois os investidores particulares têm surpresas desagradáveis.

Eu estava interessado nestas Obrigações do BES que estão a cotar a 102,99 hoje no Euronex , o que revela não terem problema nenhum e quem as tem estava descansadinho.

Pois é
mas só que o preço real é o que anexo e já cotava a 52,00 desde dia 14 deste mês.

As cotações nas bolsas valem o que valem, pois o que realmente vale é o que se consegue comprar e/ou vender entre entidades que as querem comprar ou vender.
Sem uma plataforma Bloomberg de negociação, onde realmente está espelhado quem oferece o quê e onde, é andar ceguinho a comprar muita vezes gato por lebre e a dar balurdíos aos brokers e bancos.
Muitos dão ordens de compra ao seu broker ou banco sobre aquilo que vêm, como neste caso e os fulanos fazem-lhes a vontade ---- compram por 52 ou 53 e vendenm ao pato a depenar por 102 :mrgreen:

Não é por acaso que os terminais bloomberg não sao de acesso livre.... mas Bart é off topic... eu sei mas não lhe faz impressão usar bloomberg em Portugues...a mim foi coisa que nunca me fez sentido quanto as obrigações a esses valores da bloomberg era de comprar mas eu diretamente nao me meto nesse negocio :wink:

edit: O que estão a falar é istohttp://www.bancobest.pt/ptg/BESTSite/best_docs/BES_PTBEQFOM0016.pdf certo ? :!:

realmente nao percebo isso do chao que deu uvas, atualmente a meu ver sim é impossivel ganhar o que se ja ganhou mas em 2012 até 2014 foi sempre a andar.... ao contrario comprou -se isso sim obrigações foi em 2012 e a seguir isso é que se fez .... :-k
Editado pela última vez por Artista Romeno em 16/7/2014 21:08, num total de 1 vez.
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por Rick Lusitano » 16/7/2014 20:43

Bart Simpson Escreveu:

Pois é

:clap:

PS: Também quero uma plataforma da Bloomberg. :cry: :cry: :cry: :cry:
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech

Registado: 10/5/2014 0:59

por Bart Simpson » 16/7/2014 20:37

Pois é

Anexos
unnamed.gif
unnamed.gif (38.3 KiB) Visualizado 8967 vezes
Os profetas do mercado enchem os novos ouvidos, mas nunca encherão as nossas carteiras - Warren Buffett
Os patos voam em bando.

Registado: 29/11/2007 4:09

por w00zy » 16/7/2014 20:35

Teresa. Escreveu:Tenho estado atenta mas obrigações foi chão que deu uvas até 2012.

Um exemplo das que deram muita uva depois de 2012
https://www.boerse-stuttgart.de/de/boersenportal/factsheets/anleihen/?ID_NOTATION=17005853

Imagem

Double up \:D/

Registado: 28/4/2014 12:59

por Reislb » 16/7/2014 20:32

Teresa. Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:Umas são perpétuas e têm cupão condicionado, o que a correr bem, compras na semana anterior e recebes o cupão todo porque não paga juro corrido. .

Boa tarde
desculpa pergunta (nunca comprei Obrigações perpetuas): funcionam de forma diferente das outras?
è que em obrigações "normais" se comprar na semana anterior á data de pagamento de cupão, tenho de pagar todo o juro corrido com impostos incluidos, para depois ir recebe-lo sem impostos, ou seja mau negocio comprar pouco tempo antes da data de pagamento de cupão ....

Se te referes em particular às obrigações perpétuas do BES, não há juro corrido, ou seja, se comprares na semana anterior ao vencimento do cupão, não pagas os juros corridos, e recebes o valor do cupão na devida altura ( ou então ações do BES :wall: :wall: :wall: ).

Atenção não são obrigações convertíveis, no entanto, se não houver pilim...................as ações podem ser um mal menor.
"Queres remar contra a maré????
Compra um barco a motor."

Registado: 26/8/2009 17:21

por Piu26 » 16/7/2014 20:14

Que outras obrigações me aconselham para rendimentos da mesma ordem de grandeza (6.50%-8.50%) e risco "moderado" (nada de BES e Companhia...)?
Obrigado.

Olá
O melhor site que conheço para pequisar obrigações (já aqui foi referido pelo virtualgod) é este https://www.boerse-stuttgart.de/
Tenho estado atenta mas obrigações foi chão que deu uvas até 2012.
Seguro e com boa rentabilidade não há.
Mas para além das opções já referidas no Forum tens as Obrigações do Banco Europeu de Investimento, Banco Intern. de Rec. e Desenv. e outras inst. supra nacionais do genero (impossivel encontrar mais seguro), têm juros que podem ir até 6 - 8% , algumas têm cupões abaixo do par, grande parte podes comprar com os 10 ou 20mil€ ... tudo maravilhoso aqui, certo ? ;)
mas ... tinha de haver um mas na historia.
São cotadas em moedas como o BRL, o ZAR, etc (apesar de serem pagas em USD) o que ficas sujeita á tx de cambio na, compra, no pagamento dos cupões e na venda/maturidade.
Se alguem tiver previsões futuras sobre evolução dos cambios ... nao há nada melhor nem mais seguro !

Registado: 26/6/2014 23:20

por Piu26 » 16/7/2014 19:56

Sr_SNiper Escreveu:Umas são perpétuas e têm cupão condicionado, o que a correr bem, compras na semana anterior e recebes o cupão todo porque não paga juro corrido. .

Boa tarde
desculpa pergunta (nunca comprei Obrigações perpetuas): funcionam de forma diferente das outras?
è que em obrigações "normais" se comprar na semana anterior á data de pagamento de cupão, tenho de pagar todo o juro corrido com impostos incluidos, para depois ir recebe-lo sem impostos, ou seja mau negocio comprar pouco tempo antes da data de pagamento de cupão ....

Registado: 26/6/2014 23:20

por Pata-Hari » 15/7/2014 21:59

Bart, se o BES está a pagar esses valores, porque razão acreditas tu que outra instituição que pague o mesmo terá menos risco? és um feroz crente da ineficiência e incompetência dos agentes do mercado obrigacionista?
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por PM_82 » 15/7/2014 18:31

VirtuaGod Escreveu:Nenhuma dessas obrigações cota a 100%, neste momento não deve ganhar mais que 4.5% nesse tipo de obrigações!!

Depende do objectivo. Se a ideia for comprar acima do par, recolher os cupões ao longo de 1 ano, e depois vender também acima do par, essa YTM é praticamente irrelevante.
Claro que isto só funciona com obrigações que não estejam perto da maturidade e tenham uma valorização mais ou menos estável.
In the absence of data, anyone's opinion is valid.

Registado: 19/8/2009 17:46

por VirtuaGod » 15/7/2014 18:00

Nenhuma dessas obrigações cota a 100%, neste momento não deve ganhar mais que 4.5% nesse tipo de obrigações!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por Bart Simpson » 15/7/2014 16:12

Disponho de 15k a 20k que gostava de aplicar em obrigações no Banco Best.

Num outro tópico, o Sr_SNiper referiu a hipótese de aplicação nas FCP 6,75% 6JUN17.

Obrigado.

As do Glorioso Benfica :mrgreen:

http://www.slbenfica.pt/pt-pt/empresas/ ... d2016.aspx
Os profetas do mercado enchem os novos ouvidos, mas nunca encherão as nossas carteiras - Warren Buffett
Os patos voam em bando.

Registado: 29/11/2007 4:09

por caralmeida030267 » 15/7/2014 15:41

Boa tarde,

Disponho de 15k a 20k que gostava de aplicar em obrigações no Banco Best.

Num outro tópico, o Sr_SNiper referiu a hipótese de aplicação nas FCP 6,75% 6JUN17.

Obrigado.

Registado: 10/7/2014 21:32

por VirtuaGod » 14/7/2014 19:58

Que me dizem das PTBLMXOM0019?

http://www.boerse-berlin.com/index.php/Bonds?isin=PTBLMXOM0019

https://www.bancobest.pt/ptg/BESTSite/best_docs/BES_PTBLMXOM0019.pdf

https://www.bigonline.pt/pdf/bonds/PTBLMXOM0019.pdf

Séniores, maturidade em 21 de Janeiro 2015 e yields a rondar os 8%!! O Valor nominal são 50k e o preço de compra neste momento deve andar pelos 98! A partir de que preço vos pareceria apetecível?
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por Jo_Serra » 12/7/2014 18:31

Sr_SNiper Escreveu:Umas são perpétuas e têm cupão condicionado, o que a correr bem, compras na semana anterior e recebes o cupão todo porque não paga juro corrido. Até hoje sempre pagou o cupão, falata 59 dias para pagamento, vamos ser se pinga ou não, mas ja muito feliz fui com elas a comprar na semana anterior ao pagamento e uma vez no dia anterior.

Sniper,
Quais são as condicionantes para o pagamento dos cupões das perpetuas BES 8,5% PLD isin: PTBENBOM0021? (tens o link do prospecto que fala disso?)
No prospecto faz mensão a uma cláusulaCondição 4 (d) (“Cancelamento de Juro”) que depois não encontro,
o prospeto que encontrei não ajuda nada: https://www.bancobest.pt/ptg/BESTSite/b ... OM0021.pdf

Registado: 15/8/2013 22:41

por Sr_SNiper » 12/7/2014 18:07

Umas são perpétuas e têm cupão condicionado, o que a correr bem, compras na semana anterior e recebes o cupão todo porque não paga juro corrido. Até hoje sempre pagou o cupão, falata 59 dias para pagamento, vamos ser se pinga ou não, mas ja muito feliz fui com elas a comprar na semana anterior ao pagamento e uma vez no dia anterior.
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por Lisboa_Casino » 12/7/2014 15:56

Penso que as de 8,5% são sem vencimento e as 10% são com vencimento fixo.

Quanto ao pagamento de juro, parece-me que o mesmo é obrigatório nas 2. O reembolso é que poderá não se obrigatório!

Mas é apenas uma observação simplista. poderá haver algo que não domine sobre a emissão das 2.

Registado: 23/11/2011 21:02

por Jo_Serra » 12/7/2014 15:48

lisboa_casino Escreveu:Estas não são mais interessantes do que as de 8,5%

BES 10%5DEC21 PTBEQFOM0016

Não discuto risco de entidade foi são as 2 BES.

Bons negocios

Corrijam-me se estiver errado, mas daquilo que li na diagonal no prospecto,
nas dos 8,5% (BES 8,5%PLD isin: PTBENBOM0021) o juro só é pago se o BES assim entender, certo?

Registado: 15/8/2013 22:41

por Lisboa_Casino » 12/7/2014 15:13

Estas não são mais interessantes do que as de 8,5%

BES 10%5DEC21 PTBEQFOM0016

Não discuto risco de entidade foi são as 2 BES.

Bons negocios

Registado: 23/11/2011 21:02

por Sr_SNiper » 11/7/2014 19:13

katolo Escreveu:Trocava de bom grado a minha dívida senior da ESFG pela do BES. O ESFG vai falir e tenho medo que vendam tudo antes. Depois não há ativos para liquidação e pagamento aos credores!

5% do BES já foram...

Que gestão danosa. Essa dos 5% do Bes é de uma incompetência brutal.
Para ja estou tranquilo com a minha divida do bes, também porque não é grande
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por katolo » 11/7/2014 19:06

Trocava de bom grado a minha dívida senior da ESFG pela do BES. O ESFG vai falir e tenho medo que vendam tudo antes. Depois não há ativos para liquidação e pagamento aos credores!

5% do BES já foram...

Registado: 20/2/2014 22:01

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], icemetal, iniciado1, jcovas77, Minsk e 27 visitantes