Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por pacheco1979 » 11/7/2014 10:29

Uma duvida....

no rateio, o que se paga é apenas o valor da acção, ou seja 0,065 ou terei de acrescentar a isto o valor do direito do ultimo dia de negociação?

obrigado
 
Mensagens: 565
Registado: 17/8/2013 23:25

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por negociosbolsa81 » 11/7/2014 10:27

brunoktm Escreveu:Bons dias
Hoje finalmente vemos a cotada e os seus direitos no verde , vamos ver como se vai aguentar até ao final do dia :-" espero que isto não tenha sido só um parar para respirar e ela não volte por ai abaixo :pray:


Ainda falta até 2ªf inclusivé para o pessoal que não quiser ir ao AC despejar direitos, logo afecta a cotação..
Devagarinho devagarinho, vai enchendo o papo da galinha de ovos de ouro... :)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 461
Registado: 29/3/2012 18:17
Localização: Porto

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por brunoktm » 11/7/2014 10:06

Bons dias
Hoje finalmente vemos a cotada e os seus direitos no verde , vamos ver como se vai aguentar até ao final do dia :-" espero que isto não tenha sido só um parar para respirar e ela não volte por ai abaixo :pray:
Boas compras e umas melhores vendas…
Mais vale 1 pássaro na mão que 2 a voar...
 
Mensagens: 215
Registado: 3/6/2009 0:25
Localização: 16

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por empr » 11/7/2014 10:04

Bom dia,

Tenho 59000 ações a um preço medio de 0.2081.Como não tenho dinheiro para ir ao AC, o que aconselham ? Vendo as ações que estão a valer 0.1030.... ? Ou espero até 2ª feira para ver se sobe mais os direitos ou as ações.


Agradeço a vossa ajuda. Obrigado
BN
 
Mensagens: 47
Registado: 18/6/2014 16:49

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por pikota » 11/7/2014 9:18

investpouco Escreveu:Pessoal vamos a ver se a proxima semana voltamos ao verdinho.
isto é um panico q decerto dará a volta porque nao estamos assim tão mal.
o que é certo é que temos um banco muito solido e com lucros internacionais.
ja nos livramos do maior espinho (millennium greek).
e quando pagarmos os cocos (80% deles) o 2º espinho, poderemos ter um belo impulso.
vamos ver se o 3º trimestre nos trás os tão esperados lucros, se conseguirmos pagar já os cocos, pois aliado a isso vem subidas de ratings etc,
claro que a economia tem de recuperar, e lembrem as accoes funcionam como ondas, aliás tudo que oscila, funciona assim.
as quedas caem sempre um pouco mais e os picos sobem sempre mais que o devido.
depois recuperam outra vez, e corrigem de seguida mas ja com mais cuidado, pois sabem os seus limites, neste caso na bolsa chamamos suportes e resistencias.

resumindo...o nosso BCP tem tudo para crescer no longo e médio prazo.


Espero bem que sim.
É que desde que começou a negociação dos direitos tem vindo a descer consecutivamente.
Acredito que estas descidas estão também relacionadas com o problema do BES.
 
Mensagens: 571
Registado: 4/2/2010 15:57
Localização: Viana do Castelo

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por investpouco » 10/7/2014 22:46

Pessoal vamos a ver se a proxima semana voltamos ao verdinho.
isto é um panico q decerto dará a volta porque nao estamos assim tão mal.
o que é certo é que temos um banco muito solido e com lucros internacionais.
ja nos livramos do maior espinho (millennium greek).
e quando pagarmos os cocos (80% deles) o 2º espinho, poderemos ter um belo impulso.
vamos ver se o 3º trimestre nos trás os tão esperados lucros, se conseguirmos pagar já os cocos, pois aliado a isso vem subidas de ratings etc,
claro que a economia tem de recuperar, e lembrem as accoes funcionam como ondas, aliás tudo que oscila, funciona assim.
as quedas caem sempre um pouco mais e os picos sobem sempre mais que o devido.
depois recuperam outra vez, e corrigem de seguida mas ja com mais cuidado, pois sabem os seus limites, neste caso na bolsa chamamos suportes e resistencias.

resumindo...o nosso BCP tem tudo para crescer no longo e médio prazo.
cumptos, Investpouco.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1858
Registado: 20/11/2013 18:19

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por investpouco » 10/7/2014 22:22

JorgeNevada Escreveu:
jccgold Escreveu:
JorgeNevada Escreveu:Podes ver o exemplo do Banif e do BES que hoje já estão acotar bem abaixo do valor dos ACs que fizeram, por isso não me espantaria ver o BCP nos 6/7 cts no futuro, e até abaixo.


É esse tipo de argumento emburrecedor que era evitável. Mas o que é que o AC do BES tem de igual ao AC do BCP ou de igual ao AC do BANIF? Nada. A situação de cada banco é completamente diferente.
À situação do BANIF apelidei de timing bomb, à do BES de balão q ia esvaziar, a situação e o AC do BCP é completamente diferente. O AC do BES foi atirar dinheiro para esqueletos, o AC do BANIF foi demasiado caro, o AC do BCP foi a bom preço beneficia as contas do BCP e a gestão do Nuno Amado tem sido boa.


Certo, quanto a isso percebo pouco por isso não me vou alongar.

Apenas referir uma enorme diferença entre os ACs que o amigo se esqueceu de mencionar, que foi a gigantesca diluição que vai haver, em nada comparável com BES e BANIF.

Abraço.

se me permites, discordo, porque a accao já está corrigida aos valores pós-AC, elas rondavam a casa dos 0,20-0,23 e tem vindo a cair até aos 0,10, o qual seria de esperar, e quem comprou está a comprar a 0,10-0,11 com o AC,direitos+accoes novas, portanto, nao haverá caso para mortes e ela só está a tocar devido ao panico mundial que se instalou por causa do bes, aliás é um novo Paulo Portas.
cumptos, Investpouco.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1858
Registado: 20/11/2013 18:19

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por artista_ » 10/7/2014 22:08

TcoutinhoZ Escreveu:lol isto é de rir.. isso é o qeu ando a dizer há 1 semana.. e a ser crucificado.. a dizer qe avaliações a longo prazo n se podem comparar à pressão oferta/procura do curto prazo.. lol
ag já é assim afinal? já n se avalia o banco? já n interessa se tá 'esticado' ou não? tass bem :)


Eu tinha respondido a isto antes de sair hoje mas não deve ter sido publicado e eu não reparei...

Estás um bocado confundido com aquilo que eu escrevi, embora não seja realmente fácil para quem tem pouca experiência disto, e acredito que faça alguma confusão. Na prá tica o mercado é soberano e o melhor é acreditar na evolução dos preços que ele nos está a dar.

Numa determinada altura tu referiste isso, que os preços são ditados pela oferta e procura e que era isso que interessava. Nessa troca de opiniões usaste esse argumento para defender que no fundo o valor do banco não interessava para nada e que o título poderia, por exemplo, subir até 1 ou 2 euros. Foi nesse contexto que te disse que há limites, e expliquei-te porque é que o BCP nunca cotará a esses valores, dado que ficava com um valor de mercado astronómico...
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Storgoff » 10/7/2014 21:55

Ulisses Pereira Escreveu:negocios, o aumento de capital será sempre um sucesso. A colocação de um preço tão baixo aconteceu para que não houvesse hipótese de não o ser...

Um abraço,
Ulisses


Não percebo muito bem a lógica dessa afirmação.
O facto do preço de subscrição ser tão baixo relativamente à cotação do BCP antes do anuncio do AC só significa que os direitos vão ter um valor elevado. Não há aqui nenhum almoço grátis.

Pode haver sim é a ilusão para aqueles que já eram accionistas pensarem que estão a comprar acções baratas ( como não tem que comprar direitos).
Mas lá está é pura ilusão porque aqui o barato significa aumento forte de diluição enquanto se elas fossem mais caras o nº de acções a emitir seria menor.

Fora as ilusões , só há uma razão a meu ver para o preço ser tão baixo . Razão essa que de facto garante o sucesso do AC.
É a exigência do sindicato bancário para a tomada firme.

De qualquer forma enquanto os direitos valerem mais do que zero significa que há comprador e portanto há interesse no AC.
 
Mensagens: 1932
Registado: 21/5/2009 18:43

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por jccgold » 10/7/2014 18:26

Não houve diluição nenhuma de valor. O dinheiro 2.2MM€ entra e não vai pagar prejuízos escondidos como no BES. Nem foi a um preço acima do valor como no BANIF. O pagamento dos CoCos só aumenta valor ao BCP. Acertos técnicos na cotação do BCP é indiferente ter 3 accoes a valer 10 euros ou 1 a valer 30 euros é irrelevante.
AT2014 estás a par com os meus investimentos também tenho CTT, JM e BCP
 
Mensagens: 1278
Registado: 11/11/2011 3:58
Localização: 16

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por JorgeNevada » 10/7/2014 18:19

jccgold Escreveu:
JorgeNevada Escreveu:Podes ver o exemplo do Banif e do BES que hoje já estão acotar bem abaixo do valor dos ACs que fizeram, por isso não me espantaria ver o BCP nos 6/7 cts no futuro, e até abaixo.


É esse tipo de argumento emburrecedor que era evitável. Mas o que é que o AC do BES tem de igual ao AC do BCP ou de igual ao AC do BANIF? Nada. A situação de cada banco é completamente diferente.
À situação do BANIF apelidei de timing bomb, à do BES de balão q ia esvaziar, a situação e o AC do BCP é completamente diferente. O AC do BES foi atirar dinheiro para esqueletos, o AC do BANIF foi demasiado caro, o AC do BCP foi a bom preço beneficia as contas do BCP e a gestão do Nuno Amado tem sido boa.


Certo, quanto a isso percebo pouco por isso não me vou alongar.

Apenas referir uma enorme diferença entre os ACs que o amigo se esqueceu de mencionar, que foi a gigantesca diluição que vai haver, em nada comparável com BES e BANIF.

Abraço.
"Anyone who believes exponential growth can go on forever in a finite world is either a madman or an economist"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 283
Registado: 5/1/2014 17:11

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por jccgold » 10/7/2014 18:16

JorgeNevada Escreveu:Podes ver o exemplo do Banif e do BES que hoje já estão acotar bem abaixo do valor dos ACs que fizeram, por isso não me espantaria ver o BCP nos 6/7 cts no futuro, e até abaixo.


É esse tipo de argumento emburrecedor que era evitável. Mas o que é que o AC do BES tem de igual ao AC do BCP ou de igual ao AC do BANIF? Nada. A situação de cada banco é completamente diferente.
À situação do BANIF apelidei de timing bomb, à do BES de balão q ia esvaziar, a situação e o AC do BCP é completamente diferente. O AC do BES foi atirar dinheiro para esqueletos, o AC do BANIF foi demasiado caro, o AC do BCP foi a bom preço beneficia as contas do BCP e a gestão do Nuno Amado tem sido boa.
 
Mensagens: 1278
Registado: 11/11/2011 3:58
Localização: 16

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por JorgeNevada » 10/7/2014 17:57

TcoutinhoZ Escreveu:Obrigado, vou ler esse texto :)

Realmente não fui fiel à minha forma de jogar.. tinha um dinheiro de lado e entusiasmei-me com o BCP, e comprei mais para o longo prazo, 1/2 anos.. espero um dia não me arrepender. tenho acções a 0,11 neste momento, já vai a 0,10.. espero não ficar sem o dinheiro. É a ultima vez que jogo desta maneira..


Neste momento estás com 10% de perdas.. na minha opinião é ainda uma perda que ainda dá para aceitar, muito embora já com alguma dificuldade. Sugiro mesmo que tenhas muito cuidado com esse investimento, o problema de muita gente que investe em ações antes de haver um grande tombo é que chega a um ponto que os investidores pura e simplesmente decidem esquecer aquele investimento e deixam-no para "os netos".
Podes ver o exemplo do Banif e do BES que hoje já estão acotar bem abaixo do valor dos ACs que fizeram, por isso não me espantaria ver o BCP nos 6/7 cts no futuro, e até abaixo.

Não te coles a argumentos em relação à estrutura e aos lucros potenciais e o Amado que é grande CEO que isso são apenas racionalizações, e de um momento para o outro as coisas mudam. O BES era colocado no degrau mais alto do pódio da banca Portuguesa, e agora podemos ver o que aconteceu.

O que sugiro é que arranjes uma boa oportunidade para venderes a tua posição e fiques de fora até que o sentido dos mercados esteja mais claro, e o barco n estej a abanar tanto.

Abraço.

EDIT: Apoiando-me nos argumentos do nosso amigo Romeno, apostar agora no BCP para longo prazo não é bom negócio.
"Anyone who believes exponential growth can go on forever in a finite world is either a madman or an economist"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 283
Registado: 5/1/2014 17:11

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por AT2014 » 10/7/2014 17:23

pikota Escreveu:AT2014 desde que regressas-te ao fórum o pessoal até esqueceu as descidas do BCP... Olha só o que tu consegues. :D

Bem vindo. :mrgreen:


Amigo Pikota

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Vamos lá ver se aquilo sobe mesmo.

Grande Abraço
 
Mensagens: 785
Registado: 4/2/2014 2:39

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por AT2014 » 10/7/2014 17:22

AntónioManuel Escreveu:Também já me tinha perguntado por onde andará o meu amigo AT2014
Nunca me vou esquecer que foi o primeiro a dar-me as boas vindas e Feedback no meu primeiro post no Caldeirão.

Abraço
António Manuel


Amigo António,

Fico muito feliz por o ver aqui pois significa que está a gostar e a progredir. E gosto muito do seu avatar :wink:

Grande Abraço
 
Mensagens: 785
Registado: 4/2/2014 2:39

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por AT2014 » 10/7/2014 17:20

Black Bull Escreveu:
AT2014 Escreveu:Caros,

Já lá vai um tempo desde o meu último post mas o meu trabalho tem prioridade no que respeita a tempo e os meses de Abril a Junho são muito exigentes para mim. Agora irei retomar com alguma assiduidade. Fica aqui a minha opinião sobre o AC e a situação da bolsa.

Relativamente ao AC estou atulhado de direitos e já subscrevi todas as acções a que tenho direito. Acho que vai ser um sucesso estrondoso nos próximos meses pois a colocação já está garantida à partida e o BCP está verdadeiramente em recuperação após a restruturação que sofreu. ESte dinheiro do AC vai permitir o banco livrar-se do estado e poupar umas centenas de milhões de juros. Esta situação absolutamente excepcional do BES e ESFG está a retirar o brilho que a operação deveria ter nesta data mas é uma questão da ESFG falir e isto fica automaticamente resolvido. A separação das áreas financeira e não financeira está feita e logo tenho plena confiança que o banco está sólido. E com as acções a preço de loja dos trezentos.

E face à situação actual da bolsa, estou farto de comprar (JM, CTT) e só não compro mais porque já não tenho mais dinheiro senão compraria Portucel e outros saldos que para ai estão. E faço-o porque todos os indicadores técnicos (RSI, Stocástico, MACD) estão super vendidos e todos sincronizados para um arranque em força mais dia menos dia). Previamente ao AC do Bes ignorei todos os indicadores técnicos e levei uma trolitada. Agora não o vou fazer. Vamos ver se não levo mais uma trolitada :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Abraço a todos


Só para ser diferente dos restantes bajuladores, limito-me a dizer que o nosso amigo AT2014 não fez mais do que a sua obrigação, que é a de voltar partilhar a sua sapiência com os demais foristas! :D

Grande abraço.


Amigo Black Bull,

Eu é que agradeço. E humildemente digo que aprendo muito mais convosco do que ensino. Fico muito feliz que sintam que aprendem alguma coisa comigo.

Grande Abraço
 
Mensagens: 785
Registado: 4/2/2014 2:39

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por AT2014 » 10/7/2014 17:18

TheWolf Escreveu:Ehpá!! Isto está a ficar um pouco lamechas! :lol:

Bem vindo AT2014! Fazem aqui falta os seus posts de grande qualidade. :wink:


Amigo The Wolf

Obrigado. É um grande prazer voltar.

Abraço
 
Mensagens: 785
Registado: 4/2/2014 2:39

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por cocanegra » 10/7/2014 17:09

Bom dia.
Para todos os foristas que estavam preocupados com o facto de as ações dos bancos estarem a cair e as do BCP não, pronto, agora já devem estar satisfeitos, O BCP caiu 6% e os Direitos 16%.
Até a bolsa dos EUA está a tremer com o BES!!!
Mas, alguém acredita nisto?????
 
Mensagens: 126
Registado: 2/8/2013 17:23

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por TcoutinhoZ » 10/7/2014 16:40

Obrigado, vou ler esse texto :)

Realmente não fui fiel à minha forma de jogar.. tinha um dinheiro de lado e entusiasmei-me com o BCP, e comprei mais para o longo prazo, 1/2 anos.. espero um dia não me arrepender. tenho acções a 0,11 neste momento, já vai a 0,10.. espero não ficar sem o dinheiro. É a ultima vez que jogo desta maneira..
 
Mensagens: 62
Registado: 2/7/2014 11:45

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por JorgeNevada » 10/7/2014 16:30

TcoutinhoZ Escreveu:Marco Antonio,

eu só não percebi em qeq consiste a arbitragem e como é qe se ganha dinheiro com isso. Onde é que está a ineficiência.
Mas sem stress.. realmente ta a haver uma mudança do tópico.. vamos passar à frente.. obrigado na mesma.


Abitragem é uma forma de aproveitar ineficiencias do mercado para realizar negócios sem qualquer risco. Lê este artigo do grande Tiago Esteves para perceberes um exemplo disso.

http://surfaratendencia.blogspot.pt/201 ... os-no.html

Quanto à tua situação no BCP, depende muito do preço a que compraste as ações, sem essa informação e sem saber o tipo de investidor que és, é difícil ajudar.

Já li um comentário teu a dizer que no teu método de trading, quando um negócio começava a voar para o lado contrário este é rápidamente encerrado, sem que te preocupasses com o facto de vir a subir amanha ou depois.
Porque é que actuaste de forma diferente no BCP? Se tivesses sido fiel à tua estratégia talvez tivesses evitado essa situação.
"Anyone who believes exponential growth can go on forever in a finite world is either a madman or an economist"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 283
Registado: 5/1/2014 17:11

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por TcoutinhoZ » 10/7/2014 16:25

já percebi :) obrigado
 
Mensagens: 62
Registado: 2/7/2014 11:45

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por MarcoAntonio » 10/7/2014 16:22

TcoutinhoZ Escreveu:Marco Antonio,

eu só não percebi em qeq consiste a arbitragem e como é qe se ganha dinheiro com isso. Onde é que está a ineficiência.
Mas sem stress.. realmente ta a haver uma mudança do tópico.. vamos passar à frente.. obrigado na mesma.


A arbitragem consiste simplesmente em vender direitos e comprar acções (ou vice-versa) conforme o que está mais barato e encaixar a diferença, desde que a diferença cubra os custos das transacções. Não faz sentido adquirir uma coisa ou outra só para efeitos de arbitragem dado que o risco de exposição que iria criar era enorme (especialmente com a volatilidade que estes activos têm tido recentemente) mas para quem tem stock o risco da arbitragem é nulo (seria na verdade idiota não fazer arbitragem a partir do momento que a oportunidade é criada). É por isso que os preços dificilmente se afastam muito da relação pré-estabelecida pelas condições do AC.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38267
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por TcoutinhoZ » 10/7/2014 16:14

Marco Antonio,

eu só não percebi em qeq consiste a arbitragem e como é qe se ganha dinheiro com isso. Onde é que está a ineficiência.
Mas sem stress.. realmente ta a haver uma mudança do tópico.. vamos passar à frente.. obrigado na mesma.
 
Mensagens: 62
Registado: 2/7/2014 11:45

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por TcoutinhoZ » 10/7/2014 16:12

the wolf,


sim, já entendi. fui eu que me expliquei mal :) obrigado!
 
Mensagens: 62
Registado: 2/7/2014 11:45

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por TheWolf » 10/7/2014 16:08

TcoutinhoZ Escreveu:thewolf,


se eu quiser agora comprar 100.000 acções a 10 cêntimos gasto 10.000 euros.

se quiser optar por comprar 100.000 acções a 6,5 cêntimos tenho de comprar 57.142 direitos --> vou gastar 6.500 euros pelas novas acções + 3828 euros pelos direitos = 10.328 euros

Assim sendo repito, quem é que vai comprar estes direitos a este preço? só queria perceber isso de verdade..


TcoutinhoZ,

Percebo a tua dúvida em relação a eventuais interessados em comprar os direitos. Com a ressalva da compra para os negociar em seguida.

Mas seguindo os cálculos do teu primeiro post e deste a que agora respondo, vai uma diferença considerável no resultado a que chegas.
No primeiro, a compra de um direito que por sua vez daria acesso a uma nova acção a 0.065cts, corresponderia a uma valor de 0.132cts. Já no segundo, cada acção adquirida por via da compra do direito e respectivo exercício do mesmo ficaria por um valor de 0.1032cts.

Quando te respondi pela primeira vez apenas tive a intenção de chamar a atenção para o que me pareceu ser um detalhe importante, ou seja, a questão de cada direito valer 1,75 novas acções.

No entanto, acompanho a tua dúvida...penso que será nesta altura quase igual comprar acções directamente a comprar direitos e exercê-los. Mais uma vez ressalvo o facto de os direitos continuarem a descer, e então nessa altura a matemática pode ser diferente. ;)


Cpts.
"All I ask is the chance to prove that money can't make me happy."
Spike Milligan
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 65
Registado: 3/3/2014 13:37

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bento.jp13, Bing [Bot], Google Adsense [Bot], JorgeLima73, OCTAMA, Shimazaki_2 e 376 visitantes