BCP - Tópico Geral
Re: BCP - Novo Tópico Geral
TcoutinhoZ Escreveu:mas tipo.. eu nunca deixo o dinheiro assim à toa.. baixa 1%/2% vendo. tenho cuidado c o 'stop hunting' e pouco mais.. nunca irei acordar um dia e ficar c menos 50%.. nem durmo c posiçoes abertas seqer. nas subidas uso o trailing stop.. e deixo ir correndo.. a conclusao a qe chego é qe com uns 30 e pouco % de acertos mm assim consegue se fazer dinheiro assim... a acçao anda pa cima e pa baixo constantemente, n é a probabilidade 50/50 como preto ou vermelho na roleta.. a probabilidade em 1000 trades ta do nosso lado.. pq a seguir a uma queda a probabilidade é maior de subida do qe descida. repito, probabilidade em 1000 trades.. num milhao de trades. é assim qe tenho feito dinheiro.. parece conversa de criança.. mas é assim.. a análise tecnica uso apenas para saber o sitio c maior probabilidade de entrada.. e volto a dizer.. se errar 100 vezes seguidas lixo me.. claro.. mas é altamente improvavel..
tou mortinho qe chegue o bear para tentar perceber essa volatilidade pode interferir c estes modelos...
1 ou 2% nao quebram uma tendencia assim.... no topico da edphttp://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=70672&start=3225 o jotas disse pa enfiarmos o capacete e ela caiu... mas quanto ganhei depois dessa visita aos 3,36 a diferença dos 3,36 aos 3,62 + o dividendo parecem centimos mas mais de 40 centimos a multiplicar por uma porrada de acções é dinheiro até face ao preço de entrada.... e se corresse mal.... tinha um stop mais abaixo e mesmo em dia mexiaoflop.. disse que menos de 3,30 nao tolerava....
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
artista_ Escreveu:JorgeNevada Escreveu:Isso perde um pouco a validade se considerarmos que podemos ganhar nas quedas.. O importante é saber identificar bem a tendencia, um exercicio bem mais complicado do que se imagina. Vemos no caldeirao gente que poe em causa o bull apos um par de quedas, e o contrario tbm acontece.
Inválido?! Pode-se ganhar sempre nas quedas, mas o meu raciocínio não tem nada a ver com isso. Estatísticamente os investidores perdem muito quando os mercados estão bear, independentemente de poderem ou não ganhar com quedas, eu não abordei isso porque é irrelevante para o caso!
Claro que perdem, porque o potencial de ganho de um curto é por definição inferior ao potencial de ganho de um longo.. Se comprarmos uma ação a 1 e vendermos a 2 fazemos 100%, se vendermos a 2 para comprar a 1 fazemos 50%. Concordo que o potencial de ganho num bull market é bem maior, mas nao considero que seja fundamentalmente mais difícil investir. O que eu acho é que o short selling é um instrumento que muita gente nao compreende e prefere nao usar.. O que faz com que muitas vezes tentem apostar contra a tendencia, e aí é que começam as verdadeiras perdas.
"Anyone who believes exponential growth can go on forever in a finite world is either a madman or an economist"
artista_ Escreveu:F-Type Escreveu:como faço para dar já uma ordem ao melhor preço para ter mais direitos...
qual é o ticker?
ou tenho que comprar é mais acções? mas estas agora já não dão direitos, pois não ?
Como se faz para comprar mais direitos sendo já acionista
Quando vejo alguém que no mesmo post, que até nem é muito grande, coloca perguntas de principiante ao mesmo tempo que quer entrar em algo que tem tanto de imprevisível como de potencialmente volátil, só me apeter colocar as mãos na cabeça!Mais tarde ou mais cedo isto vai correr muito mal... ainda assim boa sorte, neste caso e no futuro!
Pronto já está
Afinal era simples , não sou nada principiante em Ac sou

Já dei ao melhor no meu banco , afinal era simples estão a 0,07...
Amanha veremos

TcoutinhoZ Escreveu:caramba.. então calma... algo se passa... tas me a tentar dizer qe os livros sao puro marketing e qe vendem ideias erradas de sucesso? diz me sinceramente..
percebes porqeq isto é confuso? pq n ha consenso.. isso sim assusta me! cada um diz a sua cena.. uns dizem qe 30% é exequivel.. 60/70% é qe é mito.. ag tu tas me a dizer qe a longo prazo ate mm 25/30% é muito complicado ou até mm utopico pelo qe percebi..
cheira me qe vou ter de aprender c os meus insucessos e perdas.. e ver o qeq realmente é possivel no longo prazo lol
Se conheces alguém que te garante que faz 30% ao ano consistemente durante 10 anos, aconselho-te a entregares-lhe o dinheiro, dás-lhe 10% dos ganhos e ficas com os outros 20%! Já agora, pergunta-lhe se não quer também que eu lhe entregue o meu dinheiro nos mesmos moldes... a única coisa que lhe exijo é uma garantia qualquer, para o caso de ele, não só não ganhar os 30%, como nem sequer conseguir ganhar e ainda me "queimar" o dinheiro todo!

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
mas tipo.. eu nunca deixo o dinheiro assim à toa.. baixa 1%/2% vendo. tenho cuidado c o 'stop hunting' e pouco mais.. nunca irei acordar um dia e ficar c menos 50%.. nem durmo c posiçoes abertas seqer. nas subidas uso o trailing stop.. e deixo ir correndo.. a conclusao a qe chego é qe com uns 30 e pouco % de acertos mm assim consegue se fazer dinheiro assim... a acçao anda pa cima e pa baixo constantemente, n é a probabilidade 50/50 como preto ou vermelho na roleta.. a probabilidade em 1000 trades ta do nosso lado.. pq a seguir a uma queda a probabilidade é maior de subida do qe descida. repito, probabilidade em 1000 trades.. num milhao de trades. é assim qe tenho feito dinheiro.. parece conversa de criança.. mas é assim.. a análise tecnica uso apenas para saber o sitio c maior probabilidade de entrada.. e volto a dizer.. se errar 100 vezes seguidas lixo me.. claro.. mas é altamente improvavel..
tou mortinho qe chegue o bear para tentar perceber essa volatilidade pode interferir c estes modelos...
- Registado: 2/7/2014 11:45
JorgeNevada Escreveu:Isso perde um pouco a validade se considerarmos que podemos ganhar nas quedas.. O importante é saber identificar bem a tendencia, um exercicio bem mais complicado do que se imagina. Vemos no caldeirao gente que poe em causa o bull apos um par de quedas, e o contrario tbm acontece.
Inválido?! Pode-se ganhar sempre nas quedas, mas o meu raciocínio não tem nada a ver com isso. Estatísticamente os investidores perdem muito quando os mercados estão bear, independentemente de poderem ou não ganhar com quedas, eu não abordei isso porque é irrelevante para o caso!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
F-Type Escreveu:como faço para dar já uma ordem ao melhor preço para ter mais direitos...
qual é o ticker?
ou tenho que comprar é mais acções? mas estas agora já não dão direitos, pois não ?
Quando vejo alguém que no mesmo post, que até nem é muito grande, coloca perguntas de principiante ao mesmo tempo que quer entrar em algo que tem tanto de imprevisível como de potencialmente volátil, só me apeter colocar as mãos na cabeça!

artista_ Escreveu:TcoutinhoZ Escreveu:artista
vou ser sincero.. jogo ha 1 ano sensivelmente. sou muito novo nisto.
o qe faço sp é cortar perdas muito rapidamente. jogo sp a curto prazo e tento gerir o dinheiro antes de abrir as posições.. ja fazer contas de possiveis ganhos, e perdas.. a minha percentagem de acerto confesso qe é inferior a 50%.. mas mm assim tenho feito dinheiro.. volto a repetir.. n deixo o dinheiro ao abandono a ir de 12,5 durante meses ate 10 centimos.. secalhar a forma como vejo isto é basica demais.. secalhar é. mas todos os livros de money management e de analise tecnica qe ja estudei.. uns tantos.. parecem mais faceis de entender do qe analise fundamental de longo prazo.. principalmente pq repito.. n percebo nada de economia.
agora podes me dizer qe esta fase boa minha vai acabar qdo errar 50 vezes seguidas as apostas.. e ultrapassar o meu limite de perda.. acredito qe possa acontecer.. mas para isso é qe uso um simulador para ir treinando cada vez mais..
Pois, está explicado. O que é que aconteceu na bolsa portuguesa no último ano? Subiu! É tão fácil ganhar dinheiro quando a bolsa sobe que até chateia como é que não conseguimos ganhar mais!Mas eu também costumo dizer que aquilo que define o nosso sucesso nos mercados não é o que ganhamos em fases boas dos mercados, mas aquilo que ganhamos ou perdemos nas fases más dos mercados! Se numa fase má conseguires ganhar ou perder pouco, com toda a certeza que terás sucesso nos mercados... mas se não estiveres minimamente preparado, uma fase má é tão arrasadora que não vais querer mais ouvir falar de bolsa, ações, ou qualquer outra palavra que tenha a ver como mercados de capitais!
Isso perde um pouco a validade se considerarmos que podemos ganhar nas quedas.. O importante é saber identificar bem a tendencia, um exercicio bem mais complicado do que se imagina. Vemos no caldeirao gente que poe em causa o bull apos um par de quedas, e o contrario tbm acontece.
Sr_SNiper Escreveu:TcoutinhoZ Escreveu:artista romeno..
axo construir uma ponte e calcular vigas de betão bem mais dificil.
Se assim fosse não teria um sem número de amigos meu engenheiros civis a trabalhar e com sucesso na área ( são tantos que nem sen bem quantos serão ) e as pessoas que conheço que vivem do trade e têm sucesso, chega os dedos de uma mão para contar e ainda sobram dedos.
É claro que construir uma ponte parece muito mais complexo que carregar duas vezes no ENTER, mas nem tudo o que reluz é ouro
Caro sniper
Acredita em que nao conheces engenheiros que sejam capazes de dimensionar uma ponte, em portugal devem existir pouco mais que uma mão cheia deles. Não compares o incomparável.. Ser um bom trader é muito exigente, assim como ser um bom engenheiro. Agora medianos, há muitos

"Anyone who believes exponential growth can go on forever in a finite world is either a madman or an economist"
TcoutinhoZ Escreveu:artista_
mas tu aprendeste como? a ler livros ou so no simulador durante muitos anos?
outra coisa.. falam da fase negativa do mercado.. nessa fase o pensamento é tão mau em ganhar dinheiro pq?
n é só seguir o pensamento inverso do bull market fazendo short selling? ou nessas fases os mercados são simplesmente mais imprevisiveis e incertos, e não apenas opostos ao bull?
Para ser sincero contigo onde aprendi mais foi de longe a trocar opiniões nos foruns. Li alguma coisa mas não muito...
O problema é que tu nunca sabes que estás numa fase má, ou melhor, se não estiveres preparado, quando descobrires que estás na fase má já estás a perder 50%, e aí dizes que já não te importa, que fica para os netos, pode demorar algum tempo mas vais recuperar o teu dinheiro. Vi muitos a escreverem isso aqui no forum, quando tinham comprado BCP a 2 euros, ou PTM (agora Zon) a 100...ou tantas outras que nem sequer conheces mas que tiveram tópicos nos foruns tão participados como este do BCP... antes de afundarem virtiginosamente em bolsa!
caramba.. então calma... algo se passa... tas me a tentar dizer qe os livros sao puro marketing e qe vendem ideias erradas de sucesso? diz me sinceramente..
percebes porqeq isto é confuso? pq n ha consenso.. isso sim assusta me! cada um diz a sua cena.. uns dizem qe 30% é exequivel.. 60/70% é qe é mito.. ag tu tas me a dizer qe a longo prazo ate mm 25/30% é muito complicado ou até mm utopico pelo qe percebi..
cheira me qe vou ter de aprender c os meus insucessos e perdas.. e ver o qeq realmente é possivel no longo prazo lol
como faço para dar já uma ordem ao melhor preço para ter mais direitos...
qual é o ticker?
qual é o ticker?
Editado pela última vez por F-Type em 4/7/2014 1:40, num total de 1 vez.
TcoutinhoZ Escreveu:artista_
outra coisa.. falam da fase negativa do mercado.. nessa fase o pensamento é tão mau em ganhar dinheiro pq?
n é só seguir o pensamento inverso do bull market fazendo short selling? ou nessas fases os mercados são simplesmente mais imprevisiveis e incertos, e não apenas opostos ao bull?
pois só que no bear market a volatilidade UPA UPA UPA esse é o sarilho... todo........se fosse só carregar num botão..... e apanhar o fundo num bear market o saber que o pesadelo acabou ah pois... como essa imagem bem o mostra a volatilidade nas quedas é lixada...
- Anexos
-
- Sem Título.png (290.07 KiB) Visualizado 6725 vezes
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
TcoutinhoZ Escreveu:já agora, gostava de saber uma coisa.. esta malta daqi faz disto vida?
consegue ter ganhos constantes no longo prazo? ou voces trabalham noutras cenas?
e conseguem ganhos de qto ao ano? 25%, 30%.. n precisam de dizer valores.. percentagens so pa ter uma ideia do qe é possivel no longo prazo.. em media.. ate pq os valores certos variam consoante o dinheiro investido.
Se alguém aqui ganhasse 25/30% ao ano de forma consistente não fará certamente mais nada na vida, além disto! Não quer dizer que não haja aqui quem possa fazer 100% ou mais num bom ano, mas a longo prazo, em média, ninguém aqui terá feito isso nos últimos 10 anos... se fez está rico, devia estar gerir carteiras de milhões!

artista_
Previsões para amanhã
Ora nem no tempo tenho acertado...
Mas amanha estou com um felling que os direitos vão subir e bem
Estou de olho aberto logo as 8:00 da matina
Ora nem no tempo tenho acertado...

Mas amanha estou com um felling que os direitos vão subir e bem
Estou de olho aberto logo as 8:00 da matina

Para fechar.... as x que já disse isto as 2 frases da noite1-" Sempre que não faço a mínima ideia do que vai acontecer eu fico de fora, a não ser que, por alguma razão, já esteja dentro e aí tenho de definir um plano específico para esses casos..."
sem duvida não meter dinheiro em territorios que nao se entende..."Mas eu também costumo dizer que aquilo que define o nosso sucesso nos mercados não é o que ganhamos em fases boas dos mercados, mas aquilo que ganhamos ou perdemos nas fases más dos mercados! Se numa fase má conseguires ganhar ou perder pouco, com toda a certeza que terás sucesso nos mercados... mas se não estiveres minimamente preparado, uma fase má é tão arrasadora que não vais querer mais ouvir falar de bolsa, ações, ou qualquer outra palavra que tenha a ver como mercados de capitais!" evidentemente a favor do vento todo o barco anda.... no bear market é que é a serio...
2-"Sabes o que te vai fazer perder??? a ganância...
o ganhar muito é o nosso pior inimigo..." na edp se eu achava que a edp valia 3,75 a 3,85 com o dividendo ja dado incluido... porque raio nao sai logo acima dos 3,70.... e andei a procura do dia de sol.... por estupidez.... trade claramente positivo... mas queimei ali 10 centimos por acção em media por estupidez... se tinha definido o plano para que andar a procura do sol.....

2-"Sabes o que te vai fazer perder??? a ganância...

já agora, gostava de saber uma coisa.. esta malta daqi faz disto vida?
consegue ter ganhos constantes no longo prazo? ou voces trabalham noutras cenas?
e conseguem ganhos de qto ao ano? 25%, 30%.. n precisam de dizer valores.. percentagens so pa ter uma ideia do qe é possivel no longo prazo.. em media.. ate pq os valores certos variam consoante o dinheiro investido.
TcoutinhoZ Escreveu:artista
o qe faço sp é cortar perdas muito rapidamente. jogo sp a curto prazo e tento gerir o dinheiro antes de abrir as posições.. ja fazer contas de possiveis ganhos, e perdas.. a minha percentagem de acerto confesso qe é inferior a 50%.. mas mm assim tenho feito dinheiro.. volto a repetir.. n deixo o dinheiro ao abandono a ir de 12,5 durante meses ate 10 centimos.. secalhar a forma como vejo isto é basica demais.. secalhar é. mas todos os livros de money management e de analise tecnica qe ja estudei.. uns tantos.. parecem mais faceis de entender do qe analise fundamental de longo prazo.. principalmente pq repito.. n percebo nada de economia.
agora podes me dizer qe esta fase boa minha vai acabar qdo errar 50 vezes seguidas as apostas.. e ultrapassar o meu limite de perda.. acredito qe possa acontecer.. mas para isso é qe uso um simulador para ir treinando cada vez mais..
Pois, está explicado. O que é que aconteceu na bolsa portuguesa no último ano? Subiu! É tão fácil ganhar dinheiro quando a bolsa sobe que até chateia como é que não conseguimos ganhar mais!

TcoutinhoZ Escreveu:artista
Sabes o que te vai fazer perder??? a ganância...

- Registado: 29/11/2007 10:48
Sr_SNiper
o que eu qero dizer é estudar algebra, ou betão armado.. ou outra cadeiras qe tive no curso.. pareceu me mais dificil do qe aprender os CONCEITOS de analise tecnica. apenas isso!
ag ja sei qe imensa gente perde dinheiro em bolsa e n é facil isto.. obvio qe sei disso, n sou inconsciente. a unica coisa qe n entendo é porqeq eu qe n sei nada tenho feito dinheiro! provavelmente tenho tido sorte pq so jogo ha um ano.. secalhar durante 15 anos o meu saldo taria a negativo, n sei.. mas PARA JA.. sem complicar muito.. tenho feito dinheiro. é só isso qe qero dizer.. tlv tb o facto de tarmos em bull market teja a ajudar.. n faço ideia..
o que eu qero dizer é estudar algebra, ou betão armado.. ou outra cadeiras qe tive no curso.. pareceu me mais dificil do qe aprender os CONCEITOS de analise tecnica. apenas isso!
ag ja sei qe imensa gente perde dinheiro em bolsa e n é facil isto.. obvio qe sei disso, n sou inconsciente. a unica coisa qe n entendo é porqeq eu qe n sei nada tenho feito dinheiro! provavelmente tenho tido sorte pq so jogo ha um ano.. secalhar durante 15 anos o meu saldo taria a negativo, n sei.. mas PARA JA.. sem complicar muito.. tenho feito dinheiro. é só isso qe qero dizer.. tlv tb o facto de tarmos em bull market teja a ajudar.. n faço ideia..
nmprc Escreveu:
Eu levo cerca de 15 anos disto e cada vez mais tenho a certeza que pouco sei... levo com cada "lambada"... Por exemplo... amanhã... Não faço a minima ideia do que vai acontecer! vão despejar direitos levando a cotação a baixar?? vai haver uma procura enorme levando a cotação para cima??? tou muito expectante para amanhã...
Mas achas que alguém sabe? Já teres aprendido que pouco sabes é porque já aprendeste muito, eu costumo dizer que a lição mais importante dos mercados foi aprender que não absolutamente nada disto. Colocar esta premissa na minha estratégia foi o passo mais importante para a minha evolução como trader. Sempre que não faço a mínima ideia do que vai acontecer eu fico de fora, a não ser que, por alguma razão, já esteja dentro e aí tenho de definir um plano específico para esses casos...
artista
TcoutinhoZ Escreveu:artista romeno..
axo construir uma ponte e calcular vigas de betão bem mais dificil.
Se assim fosse não teria um sem número de amigos meu engenheiros civis a trabalhar e com sucesso na área ( são tantos que nem sen bem quantos serão ) e as pessoas que conheço que vivem do trade e têm sucesso, chega os dedos de uma mão para contar e ainda sobram dedos.
É claro que construir uma ponte parece muito mais complexo que carregar duas vezes no ENTER, mas nem tudo o que reluz é ouro
Lose your opinion, not your money
TcoutinhoZ Escreveu:calma.. se sobe o preço é porque ha MAIS gente a axar qe ta barato do gente a axar qe ta caro.. certo? é pq a MAIORIA axa qe ta barato.. digo eu. não é isso pressao da procura?
ja vi qe tou a criar aqi problemas qe n qero criar.. o pessoal parece qe se sente ofendido e amua ou sei la. debater é choqe de opinioes.. n vejo qual seja o stress.. mas ta tudo..
vou continuar a ler o qe voces vao escrevendo e tentando aprender convosco.. n causo mais moça. abraço!
Isto a escrever também se geram algumas confusões, mal entendidos. Não te preocupes com isso, se calhar foi apenas isso...
Eu não sei se já tivestes alguma vez ações? Quando se está fora parece muito fácil, parece que se estava mesmo a ver que iria comprar aqui e vender ali... mas quando tens lá o guito há boas hipóteses de fazeres exatamente o contrário! Mete um coisa na cabeça, isto é muito difícil, pessoas impreparadas acabam por perder sempre... mesmo que aprendam a lição e voltem a ganhar!
artista romeno..
pronto, entendi o qe disseste.. e axo qe faz sentido.. sem duvida.
qto ao saber muito de analise tecnica.. n sei.. secalhar tenho tido sorte ate agora.. a minha formaçao é engenharia.. n sou um bossal.. mas n percebo nada de economia.. mas com os graficos tenho entao tido sorte.. secalhar tem sido isso.. e vou me lixar qq dia. sinceramente o qe tenho lido de livros de analise tecnica n me parece dificil de compreender.. os conceitos pelo menos n parecem complicados.. axo construir uma ponte e calcular vigas de betão bem mais dificil. mas ag se tenho acertado ao acaso nas minhas compras e vendas.. isso so vou poder confirmar no longo prazo.. dps de muitas ordens de compra.
uma coisa é certa.. e nisso tenho de ter cuidado.. se ha tanta gente a perder dinheiro em bolsa.. é pq tlv teja a substimar isto.. vou ter mais cuidado.
pronto, entendi o qe disseste.. e axo qe faz sentido.. sem duvida.
qto ao saber muito de analise tecnica.. n sei.. secalhar tenho tido sorte ate agora.. a minha formaçao é engenharia.. n sou um bossal.. mas n percebo nada de economia.. mas com os graficos tenho entao tido sorte.. secalhar tem sido isso.. e vou me lixar qq dia. sinceramente o qe tenho lido de livros de analise tecnica n me parece dificil de compreender.. os conceitos pelo menos n parecem complicados.. axo construir uma ponte e calcular vigas de betão bem mais dificil. mas ag se tenho acertado ao acaso nas minhas compras e vendas.. isso so vou poder confirmar no longo prazo.. dps de muitas ordens de compra.
uma coisa é certa.. e nisso tenho de ter cuidado.. se ha tanta gente a perder dinheiro em bolsa.. é pq tlv teja a substimar isto.. vou ter mais cuidado.