Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BES - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BES - Tópico Geral

por Primvs » 1/7/2014 18:29

LionH Escreveu:A minha grande questão é: porque foi suspenso o short? então o mercado não é livre? E quanto desta subida não se deve a obrigatoriedade de fecho posições curtas? e que com esta CMVM a meter o nariz no que não interessa em vez de se focar em ser um verdadeiro fiscalizador do mercado uma pessoa fica sempre sem saber se a subida não se deveu a esta proibição

Isso nao é bem assim...tinha 30 00o cfds curtos...e ninguem me obrigou a fechar...alias...so fechei depois de ter ido aos 0,52€ e ja iam nos 0,55€...mas acredito que muitos curtos tenham fechado posicoes quando viram aquilo a desatar por ai fora
É da vida...

Registado: 6/2/2007 16:36

por pepe7 » 1/7/2014 18:13

katolo Escreveu:Houve uma ordem de venda de dezenas de milhões ao melhor de forma a comer tudo por ali abaixo e foi lançada uma ordem de compra na mesma quantidade a 0,60€. Objetivo: baixar a cotação ao mínimo para uma entrada longa. Pura especulação! A CMVM suspendeu a negociação por breves momentos...

Olá katolo,
Face a tua explicação que não faço a mínima ideia se está correcta ou não... :roll: , pois baseio-me naquilo que sei de AT.
Qual a tua explicação para o desempenho de hoje? :) Fizeram o "mesmo"?? Apesar de hoje com esta volatilidade a CMCM não a ter suspendido... E se ontem foi : "baixar a cotação ao mínimo para uma entrada longa", então hoje apanharam um grande susto quando foi aos 0,52 :) , e porque não o fizeram hoje já que a cotada foi aos 0,52 :), seria "ainda mais rentável".... :)
O que eu vejo é um H&S não lá muito perfeito... :-k e que foi activo ( neckline), mas não chegou ao seu target..
Mas o mais importante é a fronteira entre o "Bear" e o "Bull Market" pelos 0,83 (agora resistência ) referido pelo Ulisses : viewtopic.php?f=3&t=83576
Que em quanto não for quebrada consistentemente, é preciso ter todo o cuidado para quem negoceia a médio e longo prazo, logo o melhor é aguardar... :wink:
Anexos
B.ESPIRITO SANTO.png
B.ESPIRITO SANTO.png (52.33 KiB) Visualizado 5817 vezes
Abraço,
Pepe

Querer é poder.

Registado: 29/4/2010 22:36

por mmrmm » 1/7/2014 18:01

LeonardoL Escreveu:
LionH Escreveu:A minha grande questão é: porque foi suspenso o short? então o mercado não é livre? E quanto desta subida não se deve a obrigatoriedade de fecho posições curtas? e que com esta CMVM a meter o nariz no que não interessa em vez de se focar em ser um verdadeiro fiscalizador do mercado uma pessoa fica sempre sem saber se a subida não se deveu a esta proibição

Por norma também nao sou a favor da proibição de shorts pela CMVM. Só em casos de pânico geral e irracional, é que consigo perceber a sua imposição.
No limite, esta proibição da CMVM acaba por proporcionar uma análise técnica errónea face ao comportamento do preço da acção. Se é verdade que a análise técnica se baseia no preceito de que o preço incorpora toda a informação sobre o activo transaccionado, até que ponto um short squeeze imposto exógenamente deixa reflectir a verdadeira posição do preço?

Faz todo o sentido a ideia. Pergunto se não teria sido preferível suspender a cotação até ao esclarecimento cabal dos problemas pendentes do grupo que afectam o banco. Se calhar corria-se era o risco da cotada não negociar tão cedo... LOL.
cmps,

Registado: 27/2/2014 20:36

por Royal Orange » 1/7/2014 17:55

Por norma também nao sou a favor da proibição de shorts pela CMVM. Só em casos de pânico geral e irracional, é que consigo perceber a sua imposição.
No limite, esta proibição da CMVM acaba por proporcionar uma análise técnica errónea face ao comportamento do preço da acção. Se é verdade que a análise técnica se baseia no preceito de que o preço incorpora toda a informação sobre o activo transaccionado, até que ponto um short squeeze imposto exógenamente deixa reflectir a verdadeira posição do preço?
"When facts change, I change my mind. What do you do Sir?"

Registado: 29/11/2007 9:40

por mmrmm » 1/7/2014 17:46

Boas,
Bem ou mal é um direito que a CMVM tem ao abrigo de directivas comunitárias.
Ver - http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... _esfg.html

cmps,

Registado: 27/2/2014 20:36

por Artista Romeno » 1/7/2014 17:45

Dr Tretas Escreveu:
Artista Romeno Escreveu:
Há um principio básico don't understand don't buy it....

Cá está, é por isso que eu nem toco em acções de companhias financeiras :mrgreen: Pelo menos enquanto continuarem com esta contabilidade trafulha. Acho que o único banco que se aproveita na nossa praça é o BPI. E vá lá, vai... :-k

Já agora, o que dizes desta volatilidade do BES? Até a SCT está com inveja :mrgreen: :mrgreen:

Dr tretas está a partir de um principio errado o da generalização...... as companhias financeiras tem todas a contabilidade trafulhada........e de que todos os dias tem esta volatilidade..... o que é manifestamente falso..... depois estamos a passar por 2 situaçõesExtraordinarias, ver estes problemas no bes... e o puxar do bcp..... estou curioso para ver até onde vai a bolha... sim se subir daqui começa a ganhar contornos disso...... toda a gente sabe que um Santander, um BBVA um Intesa não variam normalmente num dia este tipo de %... estamos perante algo anormal..... :idea: 2- este tipo de acções continua a ser muito liquida ao contrario das do psi geral sim porque pode variar x por cento num dia mas nao varia com meia duzia de ordens e isso é muito importante....... 3- prevejo mais festa para os proximos dias por isso esse seu argumento terá alguma volatilidade... agora toda agente sabe que uma acção blue chip não tem em condições normais estes padroes de volatilidade, e a liquidez do ativo está em 99,99999% das vezes assegurada
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por Lion_Heart » 1/7/2014 17:37

A minha grande questão é: porque foi suspenso o short? então o mercado não é livre? E quanto desta subida não se deve a obrigatoriedade de fecho posições curtas? e que com esta CMVM a meter o nariz no que não interessa em vez de se focar em ser um verdadeiro fiscalizador do mercado uma pessoa fica sempre sem saber se a subida não se deveu a esta proibição
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por jccgold » 1/7/2014 17:17

Aproveitem a boleia da subida do BCP, q a cotação de BES e BCP costumam andar a par para despachar as accoes BES. Entre os esqueletos conhecidos e os desconhecidos muita coisa vai comer o valor do BES a começar no empréstimo de 980M€ às Holdings falidas do ES

Registado: 11/11/2011 3:58

por jotas007 » 1/7/2014 17:16

Boa tarde

Para já, a primeira reação foi boa. Tou bastante expectante em relação ao fecho da vela.

Gráfico semanal.

Bons negócios
Anexos
bes.png
bes.png (32.49 KiB) Visualizado 6129 vezes
“O sucesso no investimento é toda a gente concordar contigo... mais tarde.” - Jim Grant

Registado: 28/7/2013 12:03

por Paulo68 » 1/7/2014 17:05

tncm Escreveu:Agora o que interessa saber é se a subida de hoje (uma mera recuperação técnica sobre o que se passou ontem, com a particularidade de a amplitude da cotação ter sido enorme) é se a cotação vai entrar em aguas mais calmas...

Teve volume e fez um bonito padrão técnico. Necessita confirmação. Mas creio que até ao dia 31 de julho ainda haverá muita volatilidade. As coisas não desaparecem assim com tanta facilidade.

Registado: 27/12/2011 20:40

por tncm » 1/7/2014 17:02

Agora o que interessa saber é se a subida de hoje (uma mera recuperação técnica sobre o que se passou ontem, com a particularidade de a amplitude da cotação ter sido enorme) é se a cotação vai entrar em aguas mais calmas...
"There are two times in a man's life when he should not speculate: when he can't afford it and when he can."
Pudd'nhead Wilson's New Calendar

Registado: 7/3/2010 16:49

por Ulisses Pereira » 1/7/2014 16:57

A ideia que se alguém vender 10 milhões de acções rapidamente a seguir recomprar 10 milhões faz essa pessoa ganhar dinheiro é uma ilusão.
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por katolo » 1/7/2014 16:49

Celsius-reloaded Escreveu:Narrei aqui essa variação brusca da cotação.

Exato! Tinhas razão...

Registado: 20/2/2014 22:01

por Celsius-reloaded » 1/7/2014 16:48

Narrei aqui essa variação brusca da cotação e a aparente suspensão da negociação que se lhe seguiu.
The market gives; The market takes.

Registado: 29/11/2007 2:35

por already » 1/7/2014 16:46

Ulisses Pereira Escreveu:katolo, qual é a fonte do que estás a dizer? Não me recordo de ver noticiado em lado nenhum.

E acho curioso que quando cai muito é manipulação, quando sobe muito é normal. :)

Mas eu compreendo que esta volatilidade maluca confunda. :)

Um abraço,
Ulisses

Para quem é novato e tenta acompanhar o dia de hoje, fica completamente confuso.
Mas ainda bem que o forum nos ajuda um pouco a tentar entender o que se passa, mas não é fácil!!!!!

Registado: 21/1/2014 13:12

por katolo » 1/7/2014 16:44

A fonte e o meu broker. De qualquer das formas, basta ver o movimento ao final da tarde de ontem. Não foi por qualquer motivo que a CMVM suspendeu a negociação...

por Ulisses Pereira » 1/7/2014 16:40

katolo, qual é a fonte do que estás a dizer? Não me recordo de ver noticiado em lado nenhum.

E acho curioso que quando cai muito é manipulação, quando sobe muito é normal. :)

Mas eu compreendo que esta volatilidade maluca confunda. :)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por katolo » 1/7/2014 16:38

Houve uma ordem de venda de dezenas de milhões ao melhor de forma a comer tudo por ali abaixo e foi lançada uma ordem de compra na mesma quantidade a 0,60€. Objetivo: baixar a cotação ao mínimo para uma entrada longa. Pura especulação! A CMVM suspendeu a negociação por breves momentos...

por Norbas » 1/7/2014 16:36

A confirmar-se o fecho nos 0,68€ e depois de tocar nos 0,52€ só significa uma variação diária de 23% :shock:

Fiz uma entrada a 0,621€ e amanhã é outro dia.

Registado: 25/5/2012 0:00

por already » 1/7/2014 16:33

katolo Escreveu:Só prova que acabou a palhaçada e o medo que criaram aos investidores confundindo tudo na praça publica entre o GES e o BES. Ontem assistiu-se a uma notável manipulação de mercado com uma ordem de milhões para baixar propositadamente o preço ao ponto da CMVM ter de intervir e proibir o short selling. Podemos dizer mal da CMVM, mas eles ontem tiveram olho. Muitos de vocês nem se aperceberam da enorme manipulação ao final do dia.

Parabéns a quem comprou em mínimos :clap:

Espero que tenhas razão e que de facto esta confusão tenha terminado.
Já agora podes explicar melhor a confusão do final de dia que falas?

por katolo » 1/7/2014 16:16

Só prova que acabou a palhaçada e o medo que criaram aos investidores confundindo tudo na praça publica entre o GES e o BES. Ontem assistiu-se a uma notável manipulação de mercado com uma ordem de milhões para baixar propositadamente o preço ao ponto da CMVM ter de intervir e proibir o short selling. Podemos dizer mal da CMVM, mas eles ontem tiveram olho. Muitos de vocês nem se aperceberam da enorme manipulação ao final do dia.

Parabéns a quem comprou em mínimos :clap:

por Dr Tretas » 1/7/2014 16:07

Artista Romeno Escreveu:
Há um principio básico don't understand don't buy it....

Cá está, é por isso que eu nem toco em acções de companhias financeiras :mrgreen: Pelo menos enquanto continuarem com esta contabilidade trafulha. Acho que o único banco que se aproveita na nossa praça é o BPI. E vá lá, vai... :-k

Já agora, o que dizes desta volatilidade do BES? Até a SCT está com inveja :mrgreen: :mrgreen:

Registado: 29/10/2013 12:15

por mario s carvaho » 1/7/2014 16:00

BES dispara 12 pct recuperação técnica, após mínimo 1 ano com incertezas

01/07/2014

LISBOA, 1 Jul (Reuters) - As acções do Banco Espírito Santo

BES.LS dispararam 12 pct, numa recuperação técnica após tocarem mínimos de um ano, num dia em que o 'short selling' está proibido e com alguns investidores a apostarem que podem estar num ponto atractivo de entrada, apesar das incertezas, segundo dealers.

Os títulos do BES recuperaram face à queda de 13 pct esta manhã e estão a subir 9,3 pct para os 0,658 euros - ainda próximos dos 0,65 euros de preço de subscrição do aumento de capital concluído em Junho.

"Se pensarmos estritamente em termos fundamentais, técnicos, o nível de avaliação neste patamar é globalmente atractivo. Estamos a falar de um rácio price/book abaixo dos 0,5 vezes, por exemplo, muito mais barato, neste momento, que o Millennium BCP

BCP.LS , que tem beneficiado da boa perspectiva do aumento de capital", afirmou João Lampreia, analista do Banco BIG em Lisboa.

O BES tocou num mínimo 'intraday' de 0,52 euros por título, um valor que apenas tinha sido tocado em Julho de 2013.

Contudo, o analista do Banco BIG sublinhou que é difícil prever a evolução das acções do BES "porque o mercado está a aguardar por clarificação adicional em termos de lacunas de capital nas 'holdings' e questões nas relações entre elas".

"Não só na acção, mas na dívida, tivémos quedas muito fortes (no mercado). Portanto, em termos de evolução de mercado, convém acompanhar até que ponto há um exacerbar do risco de incumprimento no mercado de crédito", referiu João Lampreia.

Steven Santos, gestor da corretora XTB Portugal, sublinhou que, esta manhã, o regulador britânico FCA reforçou a proibição de short-selling que tinha sido imposta na Euronext Lisbon, suspendendo durante o dia de hoje a venda a descoberto do BES e da ESFG.

"Esta suspensão poderá forçar um 'short squeeze' nas acções, com os investidores que já estavam curtos a recomprar os títulos e a impulsionar o preço", explicou Steven Santos.

A evidenciar as incertezas que pairam sobre as holdings da família Espírito Santo, as acções da Portugal Telecom PTC.LS foram penalizadas e recuam agora 5,7 pct, pressionadas pelo temor em torno do investimento em papel comercial da RioForte, do Grupo Espírito Santo.

A KeplerChevreux alertou hoje que o investimento da PT em papel comercial da RioForte, que se vence em breve, acarreta várias consequências negativas, incluindo a exposição ao risco de incumprimento. ID:nL6N0PC2PP

Até ao momento, não foi possível obter qualquer comentário oficial da RioForte ou da PT.

(Por Daniel Alvarenga; Editado por Sérgio Gonçalves)

((daniel.alvarenga@thomsonreuters.com)(+351213509205)(Reuters Messaging: daniel.alvarenga.thomsonreuters.com@reuters.net))

Registado: 28/4/2014 15:32

por ee03146 » 1/7/2014 15:56

already Escreveu:Eu hoje até tenho medo de ver como isto vai terminar.
Nunca vi nada assim, uma reviravolta gigante no BES.....

Confesso que não sei se compre agora no fecho ou se espere por amanha pela confirmação....
tinha definido como estratégia entrar quando fizesse um hammer.
ontem não fez, mas hoje esta claro!!

Registado: 7/4/2011 15:21

por already » 1/7/2014 15:49

Eu hoje até tenho medo de ver como isto vai terminar.
Nunca vi nada assim, uma reviravolta gigante no BES.....

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Akinfiev, darkreflection, fatura.pt, fosgass2020, Gold Stock, Google [Bot], HFCA, iniciado1, junas, latbal, m-m, MR32, OCTAMA, PAULOJOAO, trilhos2006 e 250 visitantes