Obrigações II
Re: Obrigações II
Só consegui 1000€, com os custos do banco acaba por não dar nada... Estou a ponderar vender por isso!
Ainda não percebi como se processa a venda...porque tem lá 106,75 e 107,48, estes serão comprados?
Obg[/quote]
Não sei nada em concreto dessa obrigação mas os valores que vês "106,75 e 107,48" são valores de comprador/vendedor.
Ou seja existem tipos que estão dispostos a comprar no maximo até 106,75 % do valor nominal mas quem tem as Obrig. (vendedor) só as vende por 107,48%.
Como o mercado das obrigações é feito OTC na pratica quando compras, estás sujeito ao que o teu corretor te oferece (ou seja a ser lorpado) e quando vendes levas com uma 2ª dose de lorpanço.
Um site para ver valores fidedigno das Obrigações é este: https://www.boerse-stuttgart.de/en/stoc ... nd-finder/
Espero ter ajudado. Na pratica é simples o processo mas nem sempre é facil de explicar
Ainda não percebi como se processa a venda...porque tem lá 106,75 e 107,48, estes serão comprados?
Obg[/quote]
Não sei nada em concreto dessa obrigação mas os valores que vês "106,75 e 107,48" são valores de comprador/vendedor.
Ou seja existem tipos que estão dispostos a comprar no maximo até 106,75 % do valor nominal mas quem tem as Obrig. (vendedor) só as vende por 107,48%.
Como o mercado das obrigações é feito OTC na pratica quando compras, estás sujeito ao que o teu corretor te oferece (ou seja a ser lorpado) e quando vendes levas com uma 2ª dose de lorpanço.
Um site para ver valores fidedigno das Obrigações é este: https://www.boerse-stuttgart.de/en/stoc ... nd-finder/
Espero ter ajudado. Na pratica é simples o processo mas nem sempre é facil de explicar

- Registado: 26/6/2014 23:20
serrano+1 Escreveu:Existe algum fundo de garantia para obrigações?
Em caso afirmativo que calor cobre?
Obrigado
Tens de ir ler o folheto da obrigação.
É caso a caso. Por exemplo as famosas obrigações do Chipre não eram renegociáveis como foram as da Grécia, porque tinham sido emitidas ao abrigo da lei inglesa. No prospecto de apresentação (normalmente um zilião de paginas) vai o indice e procura pelo "fiador" em caso da empresa emitente falir.
- Registado: 26/6/2014 23:20
Não! 1000€ cada note. Não sei se o intermediário cobra um mínimo. Eu tenho 30k ao valor nominal.
- Registado: 20/2/2014 22:01
katolo Escreveu:Quem quiser comprar a minha dívida senior ESFG 2025 9,75% a 100%, esteja à vontade
Isso não ´de 100k?
Lose your opinion, not your money
serrano+1 Escreveu:Dr Tretas Escreveu:serrano+1 Escreveu:Existe algum fundo de garantia para obrigações?
Obrigado
Era só o que faltava, então, isto é a bolsa, tem que haver riscoQuem quer proteção, tem que comprar CDS's (credit default swaps).
E já que se fala das obrigações do BES, o que é que dizem das perpétuas BES e BESI? e destas: PTBEQFOM0016 (não consigo encontrar o prospecto)?
Não sei bem se é como dizes.
Então o que é isto?
http://www.cmvm.pt/CMVM/Sistema%20Indem ... s/faq.aspx
O Rick Lusitano já falou disso uns posts atrás. Não protege da falência do emitente, mas apenas da falência do intermediário que tem à guarda os valores (ou seja, banco ou corretora).
Edit: Suponho então que o melhor é ter depositadas obrigações do BES no BES... Será que protege do default? (duvido

Dr Tretas Escreveu:serrano+1 Escreveu:Existe algum fundo de garantia para obrigações?
Obrigado
Era só o que faltava, então, isto é a bolsa, tem que haver riscoQuem quer proteção, tem que comprar CDS's (credit default swaps).
E já que se fala das obrigações do BES, o que é que dizem das perpétuas BES e BESI? e destas: PTBEQFOM0016 (não consigo encontrar o prospecto)?
Não sei bem se é como dizes.
Então o que é isto?
http://www.cmvm.pt/CMVM/Sistema%20Indem ... s/faq.aspx
- Registado: 3/7/2014 21:19
ricardmag Escreveu:À uns tempos andei a ver isso (PTBEQFOM0016), está AQUI
Ok, obrigado, já vi o que interessa na pag. 80 e seguintes. Quem é que escreve estes prospectos quilométricos ?...
katolo Escreveu:Quem quiser comprar a minha dívida senior ESFG 2025 9,75% a 100%, esteja à vontade
Não sei, acho que preferia da Rioforte. A PT tem, deve ser fixe

Quem quiser comprar a minha dívida senior ESFG 2025 9,75% a 100%, esteja à vontade 

- Registado: 20/2/2014 22:01
À uns tempos andei a ver isso (PTBEQFOM0016), está AQUI
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Obrigado
Era só o que faltava, então, isto é a bolsa, tem que haver risco

Obrigado
Não me parece que haja. Existe, em caso de falência do intermediário financeiro, o FGD (depósitos bancários, 100 mil/titular) e o SII (activos financeiros, 25 mil/titular).
Editado pela última vez por Rick Lusitano em 3/7/2014 21:34, num total de 1 vez.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds
Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Existe algum fundo de garantia para obrigações?
Obrigado
Obrigado
- Registado: 3/7/2014 21:19
Sr_SNiper Escreveu:comedia Escreveu:Com a turbulência no BES as obrigações caíram e muito! Reparem nesta:
Que vos parece?
PTBEQJOM0012.
Apesar que 100 k upa...upa
Até nem estão assim tanto apetecíveis, estão a 94%
O cupão é variável a parir de quando e varia como?
Cupão: 7,125 e depois variável 6,058% + Mid Swaps a 5 anos
call no dia 28/11/2018.
- Registado: 4/2/2014 15:13
Sr_SNiper Escreveu:comedia Escreveu:Com a turbulência no BES as obrigações caíram e muito! Reparem nesta:
Que vos parece?
PTBEQJOM0012.
Mas chegaram a estar cotadas a 88% esta manhã. Volatilidade incrível.......
"Queres remar contra a maré????
Compra um barco a motor."
Compra um barco a motor."
comedia Escreveu:Com a turbulência no BES as obrigações caíram e muito! Reparem nesta:
Que vos parece?
PTBEQJOM0012.
Com a turbulência no BES as obrigações caíram e muito! Reparem nesta:
Que vos parece?
PTBEQJOM0012.
Que vos parece?
PTBEQJOM0012.
Segunda feira vence um cupão da Argentina e ninguém sabe se vai ser pago ou não... a acompanhar...
Sr_SNiper Escreveu:comedia Escreveu:Eu interpreto "investidor rival", como comprar para benefício próprio. Ou seja, a instituição compra para a sua própria carteira e posteriormente usa essas obrigações para fazer produtos estruturados, com taxas menores e passando assim o risco de não pagamento da obrigação para o Cliente final... mas posso estar errado
O que é que isso tem a ver com a tua compra das obrigações do Porto?
Por mim, quando disse "investidor rival", foi porque pareceu-me que atribuiram o minimo aos clientes e ficaram com o que puderam para eles. Mas, pode ser apenas impressão mina. Com tanta coisa que leio e ouço...
Bons Negócios
- Registado: 24/6/2014 11:22
joana18 Escreveu:Olá,
Ando à procura dum investimento mais ou menos seguro (ações não) que me dê a maior taxa de juro possível em 5 anos.
As obrigações parecem ser o investimento mais correcto.
Até agora o melhor que encontrei foram a obrigações CGD 2019 ISIN PTCG17OE0003
(https://www.cgd.pt/Investor-Relations/D ... 2009_A.pdf)
Neste momento dão um rendimento de 5% !!! (dão Euribor a 12 meses + 1,65% mas estão a vender a 88%!!)
Falaram-me nos certificados de aforro/tesouro, mas têm uma taxa inferior.
Alguém conhece um investimento melhor (só em Portugal) e de preferência seguro ?
Obrigado pela ajuda
Olá bom dia,
Sinceramente não te aconselho essas obrigações, até porque eu tenho dessas e não compensa nada. Só no primeiro ano ou semestre (já nem me lembro) é que isso pagou 5%, desde ai usaram sempre o switch e pagaram uma miséria. Atualmente anda a pagar pouco mais de 2% (esse Euribor a 12 meses + 1,65%). Mesmo estando a 88% se fizeres as contas para os 5 anos isso da uma rentabilidade ao ano (YTM) de uns 4,5% ou algo do gênero. Tenho ideia que a partir do 5to ano a Caixa pode reembolsar as obrigações antecipadamente a cada ano, por isso, mesmo num cenário improvável em que a euribor subisse muito a Caixa pode logo reembolsar.
Agora se já tiveres conta na CGD e for por lá que as vais comprar, pelo menos não te levam comissões no pagamento dos juros e também não te devem levar no reembolso das ditas em 2019. Agora para as comprares tens de dar a ordem por telefone e ai levam uma comissão.
Na minha opinião não é um grande investimento, 4,5% (bruto) ao ano para 5 anos em que não podes mexer no $$ não acho bom. Ainda para mais porque se as quiseres vender antes do prazo nem sei se têm assim muita liquidez.
Até os Certificados do Tesouro Poupança Mais me parecem melhores que estas para 5 anos, porque pelo menos ao final do primeiro ano podes mobilizar quando quiseres, e as taxas não diferem assim tanto (nos CT poupança mais ao fim dos 5 anos a taxa média é 4,25% e podes ter uma bonificação em função do crescimento do PIB ), além de que não pagas comissões nos CT.
Da CGD as únicas obrigações que me parecem minimamente interessantes são estas PTCGF5OE0014, tão com uma YTM de 6 e tal % mas vencem para o ano. De resto, podes sempre esperar por uma nova emissão de obrigações de alguma entidade (houve ah pouco tempo as do FCP) que tenha condições mais atrativas.
Cumprimentos.
- Registado: 17/4/2014 11:59
Olá,
Ando à procura dum investimento mais ou menos seguro (ações não) que me dê a maior taxa de juro possível em 5 anos.
Neste momento dão um rendimento de 5% !!! (dão Euribor a 12 meses + 1,65% mas estão a vender a 88%!!)
Alguém conhece um investimento melhor (só em Portugal) e de preferência seguro ?
Obrigado pela ajuda
Obrigado pela ajuda
- Registado: 26/6/2014 0:59
comedia Escreveu:Eu interpreto "investidor rival", como comprar para benefício próprio. Ou seja, a instituição compra para a sua própria carteira e posteriormente usa essas obrigações para fazer produtos estruturados, com taxas menores e passando assim o risco de não pagamento da obrigação para o Cliente final... mas posso estar errado
O que é que isso tem a ver com a tua compra das obrigações do Porto?
Eu interpreto "investidor rival", como comprar para benefício próprio. Ou seja, a instituição compra para a sua própria carteira e posteriormente usa essas obrigações para fazer produtos estruturados, com taxas menores e passando assim o risco de não pagamento da obrigação para o Cliente final... mas posso estar errado 

jsousa71 Escreveu:As outras obrigações também não foram pedidas no primeiro dia, nem perto.
Confesso que me distraí e desta vez deixei passar muito tempo antes de dar a ordem de compra.
como lhe disse, se pediu fora do 1º dia, nunca receberia mais que 1000€, portanto a culpa aqui nao foi da CGD. Mesmo que tivesse pedido no 1º dia 5000€, atendendo ao rateio, teria recebido 1500€ mais euro menos euro.
Que nós investidores (ainda que muito pequenos) sabemos mais que alguns funcionários dos bancos comerciais, sim, já desconfiava, e fiquei com a certeza, pela forma como o processo burocrático (vulgo documentação) decorreu. Por exemplo, aquando da assinatura da ordem de compra, no campo onde devería escrever a quantidade a adquirir, tentaram escrever uma percentagem.
Bancos comerciais e, por incrivel que pareça, muitas vezes sabemos mais do que quem nos atende em bancos de investimento.
Resta-me agora tentar perceber como vender as obrigações electronicamente, sem ser OTC. Bons Negócios
É pedires para vender em bolsa como uma acção (mais ou menos)... Pergunta é primeiro quais os custos da operação.
- Registado: 15/4/2008 14:12
As outras obrigações também não foram pedidas no primeiro dia, nem perto.
Confesso que me distraí e desta vez deixei passar muito tempo antes de dar a ordem de compra.
Que nós investidores (ainda que muito pequenos) sabemos mais que alguns funcionários dos bancos comerciais, sim, já desconfiava, e fiquei com a certeza, pela forma como o processo burocrático (vulgo documentação) decorreu. Por exemplo, aquando da assinatura da ordem de compra, no campo onde devería escrever a quantidade a adquirir, tentaram escrever uma percentagem.
Resta-me agora tentar perceber como vender as obrigações electronicamente, sem ser OTC.
Bons Negócios
Resta-me agora tentar perceber como vender as obrigações electronicamente, sem ser OTC.
Bons Negócios
- Registado: 24/6/2014 11:22
jsousa71 Escreveu:Porque pedi 5000€, quem gere a conta só "conseguiu" 1000€,
Isto não é culpa da CGD, mas sim tua... Não é a CGD que faz a distribuição das obrigações pelos obrigacionistas. Aliás, se tiveres pedido sem ser no primeiro dia de subscrição, mesmo que tivesses pedido 100 000 000€, só receberias 1000€.
e quando perguntei como fazer para vender quando já valiam 102% (mais ou menos), disse-me que tinha um comprador mas que só aceitava comprar pelos 100%.
No momento da assinatura dos documentos para a compra das obrigações, a pessoa tentou inscrever outro valor a adquirir que não tinha nada a ver com o pretendido, no fim de tudo, ficou-me a lição para que em assuntos de investimentos não o fazer com bancos comerciais.
Sim, mas essa lição ficava aprendida só de olhares para o preçário da CGD e de um banco de investimento. Depois a isto somas que a grande maioria dos empregados da CGD nem sabe o que é uma obrigação e que podes transacionar quer OTC (como aparentemente fizeste) quer em mercado (vulgo na bolsa).
Há dois anos, por um outro banco (de investimento), consegui as obrigações que queria da SONAE2015.
Bons Negócios
Pediste mais cedo ou a procura foi menor ou as regras de rateio eram diferentes...
- Registado: 15/4/2008 14:12
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, AlfaTrader, Andre_MF, Apramg, bigest, Ferreiratrade, Google [Bot], HFCA, jls1, latbal, lito, m-m, malakas, MarketGodzilla, Mr.Warrior, MR32, niceboy, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, PMP69, Shimazaki_2, trilhos2006 e 219 visitantes