Portugal Telecom - Tópico Geral
Re: Portugal Telecom - Tópico Geral
Winddays Escreveu:Em termos de contas do Semestre, terá certamente de se equacionar a criação de uma imparidade. Como se comportará o CA na assunção destas responsabilidades? Se isto não é caso de renúncia de todo o CA, então o que será? E qual o papel do Conselho Fiscal e respetivo ROC, caso não se constitua a imparidade? Existem fortes possibilidades de o crédito ser convertido em capital.
E a CMVM, dorme como costume? Não estará em causa a idoneidade de todo o CA?
Como é que o CA justifica uma operação destas, a troco de uns míseros 3,..% ?
Quanto à fusão, em minha opinião, é irreversível, excepto por anulação via judicial. Isso era o estoiro total...
O mesmo se aplica ao BES. Como é que o BP, levou tanto tempo a investigar e a auditar, quando já se tem conhecimento disto há mais de 2 anos. É do conhecimento público, há muito tempo, que o BES vendia papel comercial da mãe, para que esta além da sua atividade, financie também o próprio BES (por aumentos de capital e outros)!!!
Nem originais foram. Apenas copiaram os feitos do BPN/SLN (esta emitia obg e o BPN vendia-as). Andaram a estudar tanto para isto? Qualquer gestor com a "quarta classe (das antigas, claro)" faria melhor.
Cps
Olha um compatriota romeno que confia em conselhos fiscais AUDITORES E ROC'S..... abre a pestana tana que bem precisas( eu disse isto no bcp e a realidade contradisse-me tal o volume e a força compradora...).... o roc é o tipo que tapa a porcaria até não dar mais

As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Em termos de contas do Semestre, terá certamente de se equacionar a criação de uma imparidade. Como se comportará o CA na assunção destas responsabilidades? Se isto não é caso de renúncia de todo o CA, então o que será? E qual o papel do Conselho Fiscal e respetivo ROC, caso não se constitua a imparidade? Existem fortes possibilidades de o crédito ser convertido em capital.
Quanto à fusão, em minha opinião, é irreversível, excepto por anulação via judicial. Isso era o estoiro total...
O mesmo se aplica ao BES. Como é que o BP, levou tanto tempo a investigar e a auditar, quando já se tem conhecimento disto há mais de 2 anos. É do conhecimento público, há muito tempo, que o BES vendia papel comercial da mãe, para que esta além da sua atividade, financie também o próprio BES (por aumentos de capital e outros)!!!
Nem originais foram. Apenas copiaram os feitos do BPN/SLN (esta emitia obg e o BPN vendia-as). Andaram a estudar tanto para isto? Qualquer gestor com a "quarta classe (das antigas, claro)" faria melhor.
Cps
Cps
- Registado: 4/1/2014 11:55
Ulisses Pereira Escreveu:Qual o nível de conhecimento dos brasileiros deste tema e se isto não poderia criar problemas no negócio. O mercado parece ter pensado o mesmo que eu.
O comunicado não explica o motivo das renúncias, logo, parece estar tudo dito sobre o nível de conhecimento...
Abraço,
"É de sábios mudar de opinião" - Miguel de Cervantes
"A verdade é o preço" - bogos in Caldeirão de Bolsa
"A verdade é o preço" - bogos in Caldeirão de Bolsa
Penso que a fusão não estará em risco porque já está numa fase bastante avançada. Mas que a imagem da PT fica manchada, isso fica.
No meu ponto de vista apenas vai fazer com que a evolução da cotação fique mais lenta.
Cumprimentos
No meu ponto de vista apenas vai fazer com que a evolução da cotação fique mais lenta.
Cumprimentos
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Com toda a imensa confusão lançada nos últimos dias no caso BES/GES no qual a PT se viu envolvida, com estes mínimos históricos a serem testados, com os «aparentes problemas» entre administradores da OI no conselho de administração da PT e sua saída, deixo uma ingénua questão: poderá o processo de fusão OI/PT estar em risco? Obrigado.
cmps
cmps
Incluí, à pressa (porque os meus artigos são escritos na Quinta-feira), no meu último artigo um P.S. sobre a questão da PT ter 900 milhões de dívida do GES. Logo, na altura, mais do que a preocupação sobre as consequências económicas disso, o que me preocupou foi o que é que a Oi acharia isso. Qual o nível de conhecimento dos brasileiros deste tema e se isto não poderia criar problemas no negócio. O mercado parece ter pensado o mesmo que eu.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
Queda de 16% em três sessões leva PT para mínimos de 18 anos
As acções da Portugal Telecom afundaram um máximo de 9,57% no dia em que dois administradores da empresa, em representação da brasileira Oi, renunciaram ao cargo. Desde que foi noticiado o empréstimo ao GES as acções recuam 16,3%.
http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/bolsa/detalhe/queda_de_16_em_tres_sessoes_leva_pt_para_minimos_de_18_anos.html
As acções da Portugal Telecom afundaram um máximo de 9,57% no dia em que dois administradores da empresa, em representação da brasileira Oi, renunciaram ao cargo. Desde que foi noticiado o empréstimo ao GES as acções recuam 16,3%.
http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/bolsa/detalhe/queda_de_16_em_tres_sessoes_leva_pt_para_minimos_de_18_anos.html
- Registado: 4/2/2010 15:57
AC2719 Escreveu:
Nesta altura a PT cai mais de 8,5% para os 2,45.
O que mais poderá acontecer??
Simples: o Grupo Espírito Santo está insolvente e vai ser reestruturado. A PT arrisca-se a perder uma boa fatia dos 900M que tem lá metidos, é natural que haja pessoal a querer sair.
Representantes brasileiros da Oi saem da administração da PT
Otávio de Azevedo e Fernando Magalhães Portella renunciaram ao conselho de administração da Portugal Telecom.
Os dois representantes brasileiros da Oi no conselho de administração da Portugal Telecom pediram a renúncia ao cargo de não executivos na operadora portuguesa, foi esta terça-feira, 1 de Julho, comunicado ao mercado.
Em comunicado, "a Portugal Telecom anuncia que Fernando Magalhães Portella e Otávio Marques de Azevedo renunciaram aos respectivos cargos de membro não executivo do Conselho de Administração da PT".
Desde 5 de Maio que a PT já só tem nos seus activos a participação na Oi.
No comunicado não são dadas explicações para esta renúncia.
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... da_pt.html
Otávio de Azevedo e Fernando Magalhães Portella renunciaram ao conselho de administração da Portugal Telecom.
Os dois representantes brasileiros da Oi no conselho de administração da Portugal Telecom pediram a renúncia ao cargo de não executivos na operadora portuguesa, foi esta terça-feira, 1 de Julho, comunicado ao mercado.
Em comunicado, "a Portugal Telecom anuncia que Fernando Magalhães Portella e Otávio Marques de Azevedo renunciaram aos respectivos cargos de membro não executivo do Conselho de Administração da PT".
Desde 5 de Maio que a PT já só tem nos seus activos a participação na Oi.
No comunicado não são dadas explicações para esta renúncia.
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... da_pt.html
Alguém tem alguma ideia para este descalabro!
A cotada ultrapassou largamente o mínimo histórico. Devem ser os curtos a vingarem-se de não poderem shortar o BES... LOL
A cotada ultrapassou largamente o mínimo histórico. Devem ser os curtos a vingarem-se de não poderem shortar o BES... LOL
Apesar da OI e da PT, terem subido um pouco mais de 1% este mês, e de ter feito uma mais valia de aproximadamente 12% em cerca de 15 dias na OI, confesso que estive tentado a vender tudo, porque a compra de dívida de curto prazo à Rio( Turvo) é um completo absurdo, para não chamar outra coisa. Se são amadores, cedam o lugar a quem sabe, se é outra coisa, aguardo pelas investigações das autoridades competentes. Só não vendi, porque do outro lado do Atlântico têm feito medidas que vão no sentido correto e porque esta estupidez não terá consequências práticas (vão acabar por pagar os 900 milhões), logo o meu objetivo continua inalterado, mas poderá ser mais lento...
- Registado: 22/12/2013 23:04
O bava é o maior, ora tomem lá, foi considerado o melhor ceo português deste ano ahah
http://ceolusofono.com/2014/06/19/zeina ... da-europa/
aiai, depois da venda da vivo e dos brutais dividendos seguintes ficou claro para quem trabalhava o senhor... Bem apesar de administração dizer que se sente muito frustrada pelo valor actual das acções, a verdade é que cada um tem de dormir na cama que montou.
http://ceolusofono.com/2014/06/19/zeina ... da-europa/
aiai, depois da venda da vivo e dos brutais dividendos seguintes ficou claro para quem trabalhava o senhor... Bem apesar de administração dizer que se sente muito frustrada pelo valor actual das acções, a verdade é que cada um tem de dormir na cama que montou.
Stilgar: Take my life Usul (Paul), it's the only way.
Paul: I'M POINTING THE WAY!
DUNE 2
http://www.portugaltelecom.pt/InternetR ... UN2014.htm
Melhor que isto, fazia qualquer colega "forense"...!
Quanto ganham por mês estes iluminados ? Por muito boa que seja a remuneração e o histórico, nada, mas mesmo nada, justifica a exposição de tal fatia a uma só entidade. A propósito, alguém sabe se a Rioforte tem rating de crédito ? E se tem, alguém sabe de quem e qual ?
Em qualquer das empresas multinacionais por onde passei, pelo menos o CFO já era ( e sem passar à saída pela "casa" da Tesouraria...!).

Melhor que isto, fazia qualquer colega "forense"...!
Quanto ganham por mês estes iluminados ? Por muito boa que seja a remuneração e o histórico, nada, mas mesmo nada, justifica a exposição de tal fatia a uma só entidade. A propósito, alguém sabe se a Rioforte tem rating de crédito ? E se tem, alguém sabe de quem e qual ?
Em qualquer das empresas multinacionais por onde passei, pelo menos o CFO já era ( e sem passar à saída pela "casa" da Tesouraria...!).

"All people are most credulous when they are most happy"
Lombard Street, London (John Murray), 1922
Lombard Street, London (John Murray), 1922
- Registado: 7/5/2014 12:40
Que o patrao de Bava era Salgado e o governo no tempo da golden Share todos sabíamos..... ver caso tvi.... ver venda vivo... agora questiono...BAVA sujeitar-se mais granadeiro a isto( este ultimo eventualmente por amizade....) que tristeza..... eu em geral não sou um grande apologista desta fusão..... daí nem sei se a pt tem mais a perder se a fusão ruir ou nos 900 milhões de divida no ges... não consigo dizer honestamente
a cotação da oi está simpaticamente com um moderado desconto... mas com os indicadores mostrados não podia ser muito diferente.......dito isto... o que devia ter ocorrido era por exemplo a oi tentar comprar a gvt isso sim era de valor e uma valente chapada na telefonica e na tim..... agora isto... mas nao ficaria espantado se houvesse fusao à mesma
ver a questão da divida da holding de controlo dos maioritários de 4500m reais... o swap da PT..... para safar possivelmente alguem... o modo como foram dados dividendos....o modo como a vivo foi ao ar e se comprou a oi.... ou marchou marrocos macau etc( mal vendidos não.... mas tornando a pt cada x mais pequena para dar dividendos sem sustentação recorrente...)... querem empresas que tratam pessimamente os interesses dos minoritários não vão mais longe... e se a fusão serviu para limpar divida de 4.5mm aos maioritários... servira também para ajudar o ges... não perca os próximos episódios.... que eu também não....e agora depois disto tudo quem vem defender o mago Zeinal Bava:?:

As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
richardj Escreveu:felizmente hoje é 6ª e o pessoal vai ter o fim de semana para digerir a coisa, se fosse durante a semana nem quero pensar...
Sim, ajuda um pouco, contudo:
- não diminui a probabilidade da OI questionar a PT e os seus atuais dirigentes (mas pode ser que com o mundial, não chame a atenção)
- não diminui o problema das contas de uma empresa do grupo BES (BESI) com irregularidades contabilisticas cujo administrador do BES (Ricardo Salgado) e de outras empresas do grupo, tinha conhecimento
- não diminui o receio do BES poder ter mais problemas de acesso ao crédito
- não diminui o receio da PT ter problemas de acesso ao crédito se o se maior accionista e financiador estiver com problemas
- Registado: 7/4/2007 17:13
felizmente hoje é 6ª e o pessoal vai ter o fim de semana para digerir a coisa, se fosse durante a semana nem quero pensar...
Stilgar: Take my life Usul (Paul), it's the only way.
Paul: I'M POINTING THE WAY!
DUNE 2
No expresso:
GES pediu ao Banco de Portugal para transformar os credores em accionistas !
http://expresso.sapo.pt/a-primeira-pagina-do-expresso-economia=f878178
GES pediu ao Banco de Portugal para transformar os credores em accionistas !
http://expresso.sapo.pt/a-primeira-pagina-do-expresso-economia=f878178
- Registado: 23/2/2014 16:11
Banal? 900M€ não é banal, mesmo para uma grande empresa como a PT. Senão vejamos: a capitalização bolsista do BES é 4000M€, logo estes 900M€ são quase 25% do BES, mais ou menos o valor da participação do Grupo Espírito Santo nesse banco...
Diz-se que o "buraco" no GES é de cerca de 1000M€, mais uma vez coincidência de valores? Não acredito
Quando referia-me a banal seria comprar dívida de curto prazo, mas o montante e a quem empresta é altamente suspeita (tens toda a razão). Para piorar parece que o Bes quer transformar os credores em accionistas...
Esta decisão não passou pelo CA da PT, logo o decisor (deve ser o gestor financeiro) deve assumir o erro e sair da PT, não vejo outra solução.
P.S. O valor de 900 M seria para reembolsar obrigações da PT, parece que eles queriam antecipar em Abril, mas não foi aceite.
Diz-se que o "buraco" no GES é de cerca de 1000M€, mais uma vez coincidência de valores? Não acredito

Quando referia-me a banal seria comprar dívida de curto prazo, mas o montante e a quem empresta é altamente suspeita (tens toda a razão). Para piorar parece que o Bes quer transformar os credores em accionistas...
Esta decisão não passou pelo CA da PT, logo o decisor (deve ser o gestor financeiro) deve assumir o erro e sair da PT, não vejo outra solução.
P.S. O valor de 900 M seria para reembolsar obrigações da PT, parece que eles queriam antecipar em Abril, mas não foi aceite.
ptbr13 Escreveu:
O reembolso não acredito que seja um problema, caso contrário, tudo pode ficar em causa e é sinal que o grupo BES poderá falir.
A operação de empréstimo de curto prazo é banal e um acto de gestão acertado, mas o grande problema é que foi feito à única empresa que a PT não deveria sequer ouvir proposta, por razões morais e por elementar boa gestão (já se conheciam em grande parte os problemas financeiros do grupo BES).
Banal? 900M€ não é banal, mesmo para uma grande empresa como a PT. Senão vejamos: a capitalização bolsista do BES é 4000M€, logo estes 900M€ são quase 25% do BES, mais ou menos o valor da participação do Grupo Espírito Santo nesse banco...

E depois, pergunto: Onde é que a PT foi desencatar esta massa toda? Afinal estão a nadar em excesso de liquidez, e resolveram parquear o pilim num activo de primeiríssima qualidade, papel comercial da Rioforte

Podiam ter comprado acções próprias, abatido dívida, distribuido dividendos, já para não falar em investir no negócio, mas não: dívida Espírito Santo... É para rir...
Pois eu vos digo, conhcendo estes trafulhas: A PT não está a nadar em liquidez; pediu a massa emprestada, não me admirava nada que ao BES, para depois injectar numa das holdings de topo do GES, no caso a Rioforte. Isto faz sentido, porque o BES como banco que é tem acesso a "liquidez infinita" do BCE a custo zero, mas claro que não podia emprestar directamente à casa mãe, isso seria um escândalo e os reguladores estão de olho, por muito incompetentes que sejam.
Assim, os Espíritos Santos utilizaram a PT, uma empresa amiga, para canalizar a massa do BES para a Rioforte, tudo limpinho. É a minha teoria maquiavélica

E não me admirava nada que a PT esteja a pagar juros maiores pelos 900M que pediu emprestados, do que recebe da Rioforte. Assim, o GES ainda conseguia extrair umas massas da PT com a negociata.
Claro, tudo isto pode ser só a minha imaginação hiperactiva

ptbr13,
espero que tenhas razão. Se assim for, o pânico do dia de hoje depressa se reverterá.
Mas os indícios já são alguns e vão-se acumulando...
Ao mesmo tempo apenas se conhece o detentor de 15% da dívida do GES, faltam os outros 85%! (O que vai agravar a confusão e dificultar o refinanciamento do GES)
espero que tenhas razão. Se assim for, o pânico do dia de hoje depressa se reverterá.
Mas os indícios já são alguns e vão-se acumulando...
Ao mesmo tempo apenas se conhece o detentor de 15% da dívida do GES, faltam os outros 85%! (O que vai agravar a confusão e dificultar o refinanciamento do GES)
i'm out
- Anexos
-
- Portugal Telecom(Hourly)20140627214853.png (28.12 KiB) Visualizado 7623 vezes
Mambormjs Escreveu:Não acredito que a PT tenha aplicado o seu dinheiro para socorrer o GES, pois pressupunha que estavam a par dos "problemas". Também não acho provável que fosse um favor para pagar a ída ao AC, pois o Bes investiu menos de 80 milhões (se a memória não me atraiçoa) e reduziu a participação para perto de 5%.
A questão do reembolso dos 900 milhões são para mim a preocupação.
O GES, BES, BESI, ESFG, Rio Forte, etc fazem parte de grupo com participações cruzadas em que já me perdi várias vezes a tentar encontrar a ponta à meada.
Se Ricardo Salgado foi pedir ajuda a Passos Coelho para salvar o grupo (2,5 mil milhões) é de temer pelo reembolso.
Falta saber se a PT fez algum seguro financeiro sobre esta operação(ou se exigiu garantias) .
O reembolso não acredito que seja um problema, caso contrário, tudo pode ficar em causa e é sinal que o grupo BES poderá falir.
A operação de empréstimo de curto prazo é banal e um acto de gestão acertado, mas o grande problema é que foi feito à única empresa que a PT não deveria sequer ouvir proposta, por razões morais e por elementar boa gestão (já se conheciam em grande parte os problemas financeiros do grupo BES).
Não acredito que a PT tenha aplicado o seu dinheiro para socorrer o GES, pois pressupunha que estavam a par dos "problemas". Também não acho provável que fosse um favor para pagar a ída ao AC, pois o Bes investiu menos de 80 milhões (se a memória não me atraiçoa) e reduziu a participação para perto de 5%.
O GES, BES, BESI, ESFG, Rio Forte, etc fazem parte de grupo com participações cruzadas em que já me perdi várias vezes a tentar encontrar a ponta à meada.
Se Ricardo Salgado foi pedir ajuda a Passos Coelho para salvar o grupo (2,5 mil milhões) é de temer pelo reembolso.
Falta saber se a PT fez algum seguro financeiro sobre esta operação(ou se exigiu garantias) .
ptbr13 Escreveu:E depois ficaram admirados por levantar dúvidas sobre a qualidade da gestão da PT...
A fusão poderá ser um grande sucesso se a gestão não tiver falhas elementares, mesmo que o BES devolva os 900 milhões (era o que mais faltava), a reputação não irá ficar igual e para inverter isso poderá ser um longo caminho. Porque não colocaram esse dinheiro no BCE (no Brasil seria mais complexo), mesmo que a juros 0%? A história está mal contada e para a "mulher de César não basta ser, tem que parecer..."
Esses 900 M representam quase 40% da capitalização bolsista da PT e quase 20% da OI, é maus demais para ser verdade, sinto-me "enganado" por estas artimanhas financeiras e espero que não vender não seja o meu pior negócio financeiro de sempre.
Não acho que esta situação ponha em causa a fusão, mas as pessoas sim e talvez algumas multas, espero que a minha visão ao "longe" não esteja em causa, porque ao "perto" está claramente afectada...
É natural que agora as pessoas façam mil e um cenários de coisas que possivelmente serão inverosímeis, mas no entanto também podem acontecer, tendo em conta aquilo que se passou com o BPN e SLN,
Por isso, num cenário em que o BES não consiga dispor de 900M para dar à PT em Agosto, simplesmente seria bastante complicado e complexo para a PT gerir (40% da capitalização bolsista).
Vamos agora estando atentos às notícias que virão do Brasil (OI) e às notícias dos bancos envolvidos no AC da OI.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Denário, latbal, PacoNasssa, PAULOJOAO, Phil2014, Shimazaki_2 e 309 visitantes