Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 25/6/2014 17:59

katolo Escreveu:Preciso de uma ajuda do pessoal que tem direitos preferenciais da Mota Engil África,

No caso de optar por ficar com as ações, ser-me-á deduzido 28%, correto? Quando optar por vendê-las, voltarei a pagar mais 28% de mais-valias, correto?

No caso de optar por vender os direitos e receber o cash, ser-me-á retido 28%, correto? Não haverá lugar a mais nenhum pagamento de impostos, certo?


Sendo assim, valerá a pena vender os direitos? Estarei a raciocinar bem?

Obrigado


Se ficares com as accoes ou venderes os direitos será deduzido à cabeça 28%, correcto.

Se ficares com as accoes e gerares uma mais-valia face ao preço do IPO, pagarás 28%. Se não gerares mais-valia não há imposto a pagar. Questão diferente é a de saber se os bancos vão articular bem com as finanças o reporte do valor a que elas entrarão na tua esfera (o do IPO), mas nos últimos dias estou a ver a gestão da coisa pelos bancos com muito cuidado, o que é sempre bom.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 4059
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por katolo » 25/6/2014 17:28

Preciso de uma ajuda do pessoal que tem direitos preferenciais da Mota Engil África,

No caso de optar por ficar com as ações, ser-me-á deduzido 28%, correto? Quando optar por vendê-las, voltarei a pagar mais 28% de mais-valias, correto?

No caso de optar por vender os direitos e receber o cash, ser-me-á retido 28%, correto? Não haverá lugar a mais nenhum pagamento de impostos, certo?


Sendo assim, valerá a pena vender os direitos? Estarei a raciocinar bem?

Obrigado
 
Mensagens: 1394
Registado: 20/2/2014 22:01

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EuroSexy » 25/6/2014 13:52

Existe muito potencial na Mota Engil por esse mundo fora, mas as construtoras são muito sensíveis ao aumento de juros pelos bancos, desde que tenham endividamento.
Eu creio que a Mota Engil para este ano está ao preço certo entre 5,5 e 5,9. Mas o valor é crescente e admito que existe investidores que aceitem pagar mais pela empresa, desde que os recursos limitados não estejam esgotados. É provavelmente a JM e a Mota as únicas empresas a cotar ao valor justo, todas as outras apresentam discrepância quer para cima quer para baixo.
 
Mensagens: 1004
Registado: 16/6/2014 0:01

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por tek » 25/6/2014 13:28

Recebi hoje este email do bpinet, pelo que se podem vender os direitos:

Mota-Engil SGPS - Pagamento de dividendos da Mota-Engil com opção de receberem acções Mota-Engil África ou o equivalente em dinheiro

Conforme anúncio publicado no site da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários no passado dia 16 de Junho de 2014, informamos que a sociedade Mota-Engil, SGPS vai proceder a um pagamento de dividendos que consiste na entrega de acções Mota-Engil África, podendo os detentores de direitos optar por receber a contrapartida da venda das acções a que tinham direito.
A opção de receber acções Mota-Engil África será assumida por defeito, não sendo necessário remeter qualquer instrução.

Nos termos da informação divulgada, o detentor de direitos atribuídos em Janeiro de 2014 poderá escolher entre as seguintes opções:
(i) receber 0,10334084 acções da Mota-Engil África por cada direito detido. O número de acções resultante da aplicação do factor de atribuição será arredondado por defeito, depois de calculada a retenção na fonte a aplicar para o número inteiro de acções imediatamente inferior, com o correspondente diferencial a ser pago em dinheiro.
(ii) alienar, no contexto da Oferta Institucional compreendida na Oferta Pública Inicial (IPO) da Mota-Engil África, um número de acções igual a todas ou parte das acções da Mota-Engil África a que tenham direito no âmbito daquela atribuição, ficando os referidos beneficiários com o correspondente direito a receber da Mota-Engil, SGPS o produto da respetiva alienação, líquido do valor da retenção na fonte que porventura venha a ser aplicável e de outros custos que sejam devidos. Conforme habitual neste tipo de processos, o preço de alienação das acções no IPO apenas será fixado no final do período da oferta.
Os detentores do direito à atribuição condicional que decidam aderir a este mecanismo de liquidez, suportarão, caso a venda se concretize, um custo de 1% sobre o valor total do dividendo, destinado a cobrir as despesas inerentes ao processo de venda do número de acções equivalente àquele em relação ao qual manifestaram a sua solicitação de acesso ao mecanismo de liquidez. O valor destes custos será retido pela Mota-Engil, SGPS.


Se pretender optar pela opção ii) deverá transmitir a sua instrução em qualquer Balcão ou Centro de Investimento BPI, até às 15h00 do quarto dia após o início do período da Oferta Preferencial compreendida no IPO da Mota-Engil África (ou até às 09h00 do dia útil seguinte a este, no caso de o quarto dia após o in&iac ute;cio da referida Oferta Preferencial não ser um dia útil), podendo para o efeito utilizar a Carta Modelo que lhe disponibilizamos.

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 546
Registado: 28/12/2004 14:51
Localização: Porto

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 24/6/2014 14:33

Creio que começava dia 19 e prolonga-se até meados do período do IPO, é confirmar no comunicado à CMVM mas acho que está em tempo...
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 4059
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por nmprc » 24/6/2014 14:13

tek Escreveu:
np40af Escreveu:
tek Escreveu:Bom dia,

Tenho na carteira do BPI Net a indicação de "MOTA-ENGIL-DIR14 ", mas sem a possibilidade de os negociar.

Como os posso negociar?

Obrigado


Quando for publicado o prospecto da OPV, o que deverá acontecer esta semana, podes dar ordem por escrito à tua corretora para vender esses direitos.

Outra hipótese é não fazeres nada, ficando com as acções da Mota África correspondentes a esses direitos, podendo depois transaccioná-las em bolsa.


Obrigado pela resposta.

Pelo que sei as acções da "Mota África" vão ser transaccionadas em Londres.
Como tenho muito poucos direitos, as acções que irei receber não devem compensar a sua transacção em Londres.


Segundo a minha interpretação do que li nos prospectos devias ter mandatado o teu banco até à 6º feira passada (20 de Junho) para informar a Mota Engil que preferias dividendos em dinheiro em detrimento dos dividendos em acções.

Agora acho que terás que receber e vender as acções, o que no teu caso (e tambem no meu) é uma chatisse, porque a bolsa de londres não está disponivel na plataforma, tenho que me deslocar a um balcão, e os custos de transacção ainda são elevados.

Mas o melhor será informares-te junto do teu banco
 
Mensagens: 531
Registado: 29/11/2007 10:48
Localização: Lisboa

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por tek » 24/6/2014 13:46

np40af Escreveu:
tek Escreveu:Bom dia,

Tenho na carteira do BPI Net a indicação de "MOTA-ENGIL-DIR14 ", mas sem a possibilidade de os negociar.

Como os posso negociar?

Obrigado


Quando for publicado o prospecto da OPV, o que deverá acontecer esta semana, podes dar ordem por escrito à tua corretora para vender esses direitos.

Outra hipótese é não fazeres nada, ficando com as acções da Mota África correspondentes a esses direitos, podendo depois transaccioná-las em bolsa.


Obrigado pela resposta.

Pelo que sei as acções da "Mota África" vão ser transaccionadas em Londres.
Como tenho muito poucos direitos, as acções que irei receber não devem compensar a sua transacção em Londres.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 546
Registado: 28/12/2004 14:51
Localização: Porto

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por tek » 24/6/2014 13:44

Resina Escreveu:
tek Escreveu:Bom dia,

Tenho na carteira do BPI Net a indicação de "MOTA-ENGIL-DIR14 ", mas sem a possibilidade de os negociar.

Como os posso negociar?

Obrigado

Tens esses direitos desde o inicio de Janeiro ou só apareceu agora?
É que já tinha uns direitos de Janeiro e até agora não recebi nada, nem nenhuma informação sobre a negociação ou possibilidade da mesma.

Abc


Não tenho acompanhado muito, pelo que não sei quando "apareceram".
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 546
Registado: 28/12/2004 14:51
Localização: Porto

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por AAA_ » 24/6/2014 10:43

tek Escreveu:Bom dia,

Tenho na carteira do BPI Net a indicação de "MOTA-ENGIL-DIR14 ", mas sem a possibilidade de os negociar.

Como os posso negociar?

Obrigado


Quando for publicado o prospecto da OPV, o que deverá acontecer esta semana, podes dar ordem por escrito à tua corretora para vender esses direitos.

Outra hipótese é não fazeres nada, ficando com as acções da Mota África correspondentes a esses direitos, podendo depois transaccioná-las em bolsa.
 
Mensagens: 721
Registado: 21/10/2010 13:08
Localização: 13

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Resina » 24/6/2014 10:00

tek Escreveu:Bom dia,

Tenho na carteira do BPI Net a indicação de "MOTA-ENGIL-DIR14 ", mas sem a possibilidade de os negociar.

Como os posso negociar?

Obrigado

Tens esses direitos desde o inicio de Janeiro ou só apareceu agora?
É que já tinha uns direitos de Janeiro e até agora não recebi nada, nem nenhuma informação sobre a negociação ou possibilidade da mesma.

Abc
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5769
Registado: 9/11/2005 17:56
Localização: Lisboa

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por tek » 24/6/2014 9:34

Bom dia,

Tenho na carteira do BPI Net a indicação de "MOTA-ENGIL-DIR14 ", mas sem a possibilidade de os negociar.

Como os posso negociar?

Obrigado
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 546
Registado: 28/12/2004 14:51
Localização: Porto

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por AAA_ » 23/6/2014 23:42

nmprc Escreveu:Mais 2 biliões de dolares???

http://www.hoteliernews.com.br/noticias ... eiro-62948


Essa notícia já tinha saído aqui:

Pmart 1 Escreveu:Bem nada como "googlar" e saiu isto ,e ainda não foi comunicado provavelmente será um dia destes com a confirmação ,o que dizer ..... parece que estão a trabalhar bem

http://www.unionyucatan.mx/articulo/201 ... ostacapomo


Não sei se já passou para o papel ou ainda é apenas um projecto de intenções...
 
Mensagens: 721
Registado: 21/10/2010 13:08
Localização: 13

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por nmprc » 23/6/2014 21:58

 
Mensagens: 531
Registado: 29/11/2007 10:48
Localização: Lisboa

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por MME5 » 20/6/2014 21:56

nmprc Escreveu:
MME5 Escreveu:Hoje voltei a mijar contra o vento com óptimos resultados, a EGL enquanto não houver novas notícias na minha opinião vai continuar a cair.


:clap:

Enquanto não descer dos 6 € estou tranquilo... Eu não tenho essa capacidade de adivinhar topos e fundos


Não se trata de adivinhar, pois eu adorava conseguir fazer isso, mas repara que quando hoje tocou na resistência não tinha volume, o mercado estava a cair, logo uma entrada curta estava a pedir :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 697
Registado: 26/10/2013 19:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por nmprc » 20/6/2014 17:04

MME5 Escreveu:Hoje voltei a mijar contra o vento com óptimos resultados, a EGL enquanto não houver novas notícias na minha opinião vai continuar a cair.


:clap:

Enquanto não descer dos 6 € estou tranquilo... Eu não tenho essa capacidade de adivinhar topos e fundos
 
Mensagens: 531
Registado: 29/11/2007 10:48
Localização: Lisboa

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por MME5 » 20/6/2014 16:35

Hoje voltei a mijar contra o vento com óptimos resultados, a EGL enquanto não houver novas notícias na minha opinião vai continuar a cair.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 697
Registado: 26/10/2013 19:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Apolo33 » 20/6/2014 12:48

Aqui vai mais uma noticia:

http://allafrica.com/stories/201406200941.html

After signing the Engineering, Procurement and Construction (EPC) contract for the construction of ports and rail infrastructure for the Mbalam-Nabeba Iron Ore Project with Cameroon on June 5 in Yaounde, Sundance Resources and the Portuguese constructor, Mota-Engils, penned a similar agreement with Congo on June 18, 2014.

According to a release on the website of the Australian firm, "Sundance Resources Limited confirms that its subsidiary Congo Iron SA and Mota‐Engil Africa have signed the EPC contract for the 52-km section of the Nabeba‐Mbalam railway line to be built in the Republic of Congo (Congo‐Brazzaville) which will connect the Nabeba mine to the Cameroon railway."

The release signed by Giulio Casello, CEO and Managing Director Sundance Resources Limited notes that, "the signing of both contracts for Cameroon and Congo formalises the appointment of Mota‐Engil Africa as the EPC contractor to undertake the work for both the port and rail infrastructure. The rail component of the contract encompasses the entire 580-kolimetres of railway to be built in both Congo and Cameroon."

The role of Mota-Engil consists in providing a detailed design, construction, testing and commissioning of the 510-km railway from the Mbarga mine in Cameroon to the Mineral Terminal Facility at Lolabe on the west coast of Cameroon, the 70-km rail spur line from the Nabeba Mine in the Republic of Congo (Congo-Brazzaville) to the Cameroon railway; and a 35-Mtpa deep water Mineral Terminal Facility, including stock yards, capable of loading 'China-max' vessels.

Standard Bank from South Africa was also chosen as the financial partner to secure financing over 6-9 months following the signature of the Railway Agreement and the Mineral Terminal Agreement. It will lead the syndicate of financial institutions that intend to support the project. Sundance sources say discussions are well advanced with a wide variety of potential funding partners.

Information indicates that Export Credit Agencies, Development Funds and Commercial Banks have already expressed interest in providing debt funding. Sundance, Standard Bank and Mota-Engil Africa are also advancing plans for an alternative funding strategy based on an Build, Own Operate and Transfer model for port and rail infrastructure.

According to Cameroon's Lead Financial Adviser for the project, Serge Yanic Nana, President of FINANCIA Capital, the Mbalam project is more an infrastructure than a mining project because more than 80 per cent of the capital expenditures will be allocated to finance infrastructure. Meanwhile, the General Manager of Mota-Engils, Gilberto Rodriguez, said after the Yaounde event that while waiting for real work to begin next year, design, surveying and geotechnical works will take off this year.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 106
Registado: 29/4/2014 0:05

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por MME5 » 20/6/2014 11:42

Ao ler o que está na CMVM em relação á Mota Engil fica-se na duvida se é necessário manter até dia 20 ou não neste caso e na duvida muita gente poderá apenas vender na segunda feira.
Realmente quanto á liquidez da EGL para vender um numero elevado de acções tenho de as introduzir no mercado a conta gotas caso contrario perde-se dinheiro.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 697
Registado: 26/10/2013 19:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Resina » 20/6/2014 10:07

MME5 Escreveu:
Não é meu hábito atuar desta forma mas quando existe movimentos deste género nesta cotada tenho.me dado bem fiz o mesmo em janeiro e a coisa também correu bem, mas acho ser muito difícil estar no intraday no psi 20, vamos ver o que acontece segunda.feira mas acho que muita gente que comprou vai vender na segunda, mas :-k

Boas,

Mas o que tem o dia de Segunda-Feira de tão especial? Vender ou comprar porquê?
Não consigo entender a tua lógica...
Para garantir tinhamos de ser titulares ao passado dia 17....


Abc
MME5 Escreveu:Este título é daqueles que bem estudado o seu comportamento nestes dias assim dá para ganhar muito dinheiro, parece que está tudo com o dedo no gatilho assim que começa a subir é de rajada a descer é a mesma coisa, só tens que estar atento e entrar no momento ideal e com capital, nunca esquecendo os stops e não querendo ganhar tudo de uma vez.

Realmente,

Para quem olhar para a bolsa de 2 em 2 horas, tem deparado com oscilações entre os 6.1€ e os 6.28€, tenho reparado é que muitas vezes são dadas ordens de valores inferiores a 10 titulos, o que não faz qualquer sentido. O volume tambem tem sido muito baixo e basta ter uma quantidade elevada para vender/comprar ao melhor e o titulo ter uma variação brutal por não haver oferta/procura suficiente...

Abc
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5769
Registado: 9/11/2005 17:56
Localização: Lisboa

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por MME5 » 19/6/2014 21:05

nmprc Escreveu:
MME5 Escreveu:Este título é daqueles que bem estudado o seu comportamento nestes dias assim dá para ganhar muito dinheiro, parece que está tudo com o dedo no gatilho assim que começa a subir é de rajada a descer é a mesma coisa, só tens que estar atento e entrar no momento ideal e com capital, nunca esquecendo os stops e não querendo ganhar tudo de uma vez.


Dou-me mal com negócios intraday


Não é meu hábito atuar desta forma mas quando existe movimentos deste género nesta cotada tenho.me dado bem fiz o mesmo em janeiro e a coisa também correu bem, mas acho ser muito difícil estar no intraday no psi 20, vamos ver o que acontece segunda.feira mas acho que muita gente que comprou vai vender na segunda, mas :-k
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 697
Registado: 26/10/2013 19:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por nmprc » 19/6/2014 18:42

MME5 Escreveu:Este título é daqueles que bem estudado o seu comportamento nestes dias assim dá para ganhar muito dinheiro, parece que está tudo com o dedo no gatilho assim que começa a subir é de rajada a descer é a mesma coisa, só tens que estar atento e entrar no momento ideal e com capital, nunca esquecendo os stops e não querendo ganhar tudo de uma vez.


Dou-me mal com negócios intraday
 
Mensagens: 531
Registado: 29/11/2007 10:48
Localização: Lisboa

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por MME5 » 19/6/2014 17:33

Este título é daqueles que bem estudado o seu comportamento nestes dias assim dá para ganhar muito dinheiro, parece que está tudo com o dedo no gatilho assim que começa a subir é de rajada a descer é a mesma coisa, só tens que estar atento e entrar no momento ideal e com capital, nunca esquecendo os stops e não querendo ganhar tudo de uma vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 697
Registado: 26/10/2013 19:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por MME5 » 19/6/2014 17:27

nmprc Escreveu:
MME5 Escreveu:
Adam hedge Escreveu:va quebra esse suporte para passares ao outro,e que não te falte a gasolina

grafc 4h


Este já era =;


O outro é que diz que mijar contra o vento dá mau resultado :P


Eu quando disse este já era... Se reparares era o suporte :mrgreen:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 697
Registado: 26/10/2013 19:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por MME5 » 19/6/2014 17:25

nmprc Escreveu:
MME5 Escreveu:
Adam hedge Escreveu:va quebra esse suporte para passares ao outro,e que não te falte a gasolina

grafc 4h


Este já era =;


O outro é que diz que mijar contra o vento dá mau resultado :P


3 entradas curtas com alavancagem elevada em 3 dias com fecho de todas as posições com excelente lucro, acrescentar que quando fechei curto, abri longo e vou.te dizer uma coisa mijar contra o vento é lucrativo e de que maneira :-$
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 697
Registado: 26/10/2013 19:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Adam hedge » 19/6/2014 16:41

nmprc Escreveu:
Adam hedge Escreveu:... va-lá mota sempre que escrevo algo viras te contra mim,mas hoje hoje vai ser diferente não é?

gráfico 4h


Caro Adam,

Porque não entra longo? Todos os sinais, indicadores, tendências apontam para cima...


boa tarde caro nmprc.

boa pergunta, porque eu não entro longo? nem eu sei nem eu sei,teimosia com esta acçoa possivelmente

abraço
Volta teu rosto sempre na direção do sol e então as sombras
ficarão para trás.

Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2002
Registado: 21/2/2007 18:24
Localização: zamzibar

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], pattern, PAULOJOAO e 71 visitantes