Obrigações II
Re: Obrigações II
Porque pedi 5000€, quem gere a conta só "conseguiu" 1000€, e quando perguntei como fazer para vender quando já valiam 102% (mais ou menos), disse-me que tinha um comprador mas que só aceitava comprar pelos 100%.
No momento da assinatura dos documentos para a compra das obrigações, a pessoa tentou inscrever outro valor a adquirir que não tinha nada a ver com o pretendido, no fim de tudo, ficou-me a lição para que em assuntos de investimentos não o fazer com bancos comerciais.
Há dois anos, por um outro banco (de investimento), consegui as obrigações que queria da SONAE2015.
Bons Negócios
No momento da assinatura dos documentos para a compra das obrigações, a pessoa tentou inscrever outro valor a adquirir que não tinha nada a ver com o pretendido, no fim de tudo, ficou-me a lição para que em assuntos de investimentos não o fazer com bancos comerciais.
Há dois anos, por um outro banco (de investimento), consegui as obrigações que queria da SONAE2015.
Bons Negócios
- Registado: 24/6/2014 11:22
jsousa71 Escreveu:moppie85 Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:Porque é que queres vender?
Eu por exemplo comprei 3 vezes o que consegui no mercado primário, logo no primeiro dia de negociação, e não vou vender
se tiver comprado num banco de retalho "normal", provavelmente está a pagar para ter a obrigação e a ter um juro negativo...
Juro negativo não tenho, mas ganho pouco mais que num DP.
Fiquei com a sensação que a CGD se comportou mais como investidor rival do que como intermediário.
o que queres dizer com "investidor rival"?
- Registado: 15/4/2008 14:12
jsousa71 Escreveu:moppie85 Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:Porque é que queres vender?
Eu por exemplo comprei 3 vezes o que consegui no mercado primário, logo no primeiro dia de negociação, e não vou vender
se tiver comprado num banco de retalho "normal", provavelmente está a pagar para ter a obrigação e a ter um juro negativo...
Fiquei com a sensação que a CGD se comportou mais como investidor rival do que como intermediário.
Só consegui 1000€, com os custos do banco acaba por não dar nada... Estou a ponderar vender por isso!
Ainda não percebi como se processa a venda...porque tem lá 106,75 e 107,48, estes serão comprados?
Obg
- Registado: 4/2/2014 15:13
moppie85 Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:Porque é que queres vender?
Bom dia a todos,
Não é a primeira vez que participo no Caldeirão, mas desta vez com outro ID.
Também tenho obrigações FCP, e só consegui 1000€ (tinha pedido 5000), não estou propriamente a perder dinheiro, mas não é o que esperava.
Bons Negócios
Não é a primeira vez que participo no Caldeirão, mas desta vez com outro ID.
Também tenho obrigações FCP, e só consegui 1000€ (tinha pedido 5000), não estou propriamente a perder dinheiro, mas não é o que esperava.
Bons Negócios
Sr_SNiper Escreveu:Porque é que queres vender?
Porque é que queres vender?
Lose your opinion, not your money
comedia Escreveu:Bom dia;
Alguem me consegue explicar como funciona o Mercado de chamada, com o exemplo da desta imagem. Como só consegui 1000€ nas obrigações do FCP pretendia vender, mas ao preço mais elevado que possa. Como posso fazer isso?
O mercado da chamada só opera 2 vezes por dia, não tenho a certeza mas acho que é a primeira ás 10:30 e a segunda ás 15:30, nesse caso tens que verificar a que preço está a melhor oferta de compra quadro da esquerda onde diz bid price e verificar se te interessa e se a quantidade é suficiente para cobrir aquilo que pretendes vender.
Bom dia;
Alguem me consegue explicar como funciona o Mercado de chamada, com o exemplo da desta imagem. Como só consegui 1000€ nas obrigações do FCP pretendia vender, mas ao preço mais elevado que possa
. Como posso fazer isso?
Alguem me consegue explicar como funciona o Mercado de chamada, com o exemplo da desta imagem. Como só consegui 1000€ nas obrigações do FCP pretendia vender, mas ao preço mais elevado que possa

- Anexos
-
- FCP.png (42.64 KiB) Visualizado 8640 vezes
Alguém tem a certeza sobre o que acontece?
LIMITE SUPERIOR 98%
LIMITE INFERIOR 96%
ULTIMO NEGOCIO 97%
Comprador VENDEDOR
AO MELHOR - 20.000 euros 97% - 100.000euros
100% - 100.000 euros
O que acontece? É comprado 20.000 euros a 97% ou o preço é bloqueado até aos 103%?
LIMITE SUPERIOR 98%
LIMITE INFERIOR 96%
ULTIMO NEGOCIO 97%
Comprador VENDEDOR
AO MELHOR - 20.000 euros 97% - 100.000euros
100% - 100.000 euros
O que acontece? É comprado 20.000 euros a 97% ou o preço é bloqueado até aos 103%?
Lose your opinion, not your money
comedia Escreveu:Caríssimos;
Já alguem viu esta obrigação?
http://www.boerse-frankfurt.de/en/bonds ... 000A1R1A18
ABR
A empresa é alemã e vende material agrícola ( tratores John Deere e material de ordenha) na Rússia e Ucrania.
Com as sanções comerciais a serem discutidas admira-me os valores das obrigações não estarem ainda mais baixos, devido ao risco de default.
Outras Obrigações mas da Ekosem-Agrar
http://www.boerse-frankfurt.de/en/bonds ... 000A1MLSJ1
http://www.boerse-frankfurt.de/en/bonds ... 000A1R0RZ5
About Ekotechnika
Walldorf-based Ekotechnika GmbH is the German holding company of the Ekoniva-Technika Group, the largest distributor of agriculture equipment in Russia. The company's single most important supplier is John Deere & Co., the world's leading manufacturer in this field. In addition, Ekotechnika sells equipment from another 11 market-leading manufacturers. Its main business is in selling new equipment such as tractors but also milking equipment and precision farming technology. In addition, the company sells spare parts and provides service and maintenance. Ekotechnika's founder and main shareholder is Stefan Dürr, who has been active in the Russian farming sector since the late eighties and has been instrumental in its modernisation over the past two decades. In 2011 the equipment business was separated from the farming business, which now operates independently under the name Ekosem-Agrar. Operating 12 locations in attractive Russian farming regions, Ekotechnika today employs 625 people and generates sales of EUR 212 million.
Os profetas do mercado enchem os novos ouvidos, mas nunca encherão as nossas carteiras - Warren Buffett
Os patos voam em bando.
Os patos voam em bando.
- Registado: 29/11/2007 4:09
Obrigado pela resposta moppie85.
- Registado: 22/9/2013 13:36
papafigos Escreveu:As obrigações com cal option por parte do emitente são consideradas como reembolso ou como venda?
Por exemplo, nas BES Perpétuas 8,5% (PTBENBOM0021), se houver reembolso antecipado em 2015, o BES recompra a obrigação ou amortiza-a?
A dúvida relaciona-se com o depois ter de declarar como mais-valia ou como rendimento de capital.
reembolso antecipado = amortização (anexo E)
don_spiritone Escreveu:investor2 Escreveu:Ninguém me pode ajudar?
Para começar a Wikipedia pode dar uma ajuda:
http://en.wikipedia.org/wiki/Bond_(finance)
Obrigado pela resposta. Claro que já andei na net a pesquisar sobre o assunto mas o meu interesse era mesmo um livro, que tivesse essa informação, para ter na "mesinha de cabeceira" quando alguma dúvida aparecesse!
- Registado: 29/11/2007 12:27
As obrigações com cal option por parte do emitente são consideradas como reembolso ou como venda?
Por exemplo, nas BES Perpétuas 8,5% (PTBENBOM0021), se houver reembolso antecipado em 2015, o BES recompra a obrigação ou amortiza-a?
A dúvida relaciona-se com o depois ter de declarar como mais-valia ou como rendimento de capital.
- Registado: 22/9/2013 13:36
Realmente há imensa informação na internet que dispensa o livro...
- Registado: 20/2/2014 22:01
investor2 Escreveu:Ninguém me pode ajudar?
Para começar a Wikipedia pode dar uma ajuda:
http://en.wikipedia.org/wiki/Bond_(finance)
- Registado: 6/8/2013 10:15
investor2 Escreveu:Ninguém me pode ajudar?
Lamento, mas nao conheço nenhum...
Ninguém me pode ajudar? 

Olá a todos!
Alguém me pode indicar um livro sobre obrigações? O significado dos termos técnicos..a diferença entre séniores e outro tipo de obrigações?
Queria perceber melhor como funciona esta mercado.
Se me puderem ajudar agradeço!
Abraço
Alguém me pode indicar um livro sobre obrigações? O significado dos termos técnicos..a diferença entre séniores e outro tipo de obrigações?
Queria perceber melhor como funciona esta mercado.
Se me puderem ajudar agradeço!
Abraço
Apagado (o Moppie já deu a resposta, com exemplos e tudo).
Acrescentaria apenas que os montantes investidos também farão sempre diferença (as taxas/comissões fixas diluem-se mais em investimentos maiores).
moppie85 Escreveu:Basicamente o que o artigo devia dizer de forma mais simples é "CUIDADO COM A ESCOLHA DO INTERMEDIÁRIO FINANCEIRO - PODE FAZER UMA DIFERENÇA NA RENTABILIDADE LIQUIDA DE 5% OU MAIS DEVIDO AOS COMILÕES DOS BANCOS!!!!!!
Acrescentaria apenas que os montantes investidos também farão sempre diferença (as taxas/comissões fixas diluem-se mais em investimentos maiores).
fil2014 Escreveu:Bom dia, tenho outra questão relacionada com obrigações, encontrei este artigo no económico e deixou-me com dúvidas, eu julgava que este tipo de obrigções paga sempre a mesma taxa de juro liquida independentemente do valor investido.
Alguem me sabe dizer se o mesmo se aplica a todas as onrigaçoes ou só a algumas e se ha forma de saber isso?
"Os títulos de dívida da EDP destinados ao público em geral pagam 6% mas os pequenos investidores só podem ambicionar receber, no máximo, 4,47% líquidos, por ano.
Ninguém gosta de pagar impostos. E menos ainda comissões bancárias. Contudo, na carteira dos pequenos investidores esta é uma certeza absoluta pois, infelizmente, o dinheiro anda constantemente de mãos dadas com o Fisco e com os bancos. E descurar esta relação, por norma, tem o mesmo resultado que fazer ‘bungee jumping' sem conferir se os elásticos estão bem presos ao corpo. No caso dos títulos de dívida da EDP colocados à disposição do público em geral até 2 de Dezembro, denominadas "Obrigações EDP 2011-2014", o sentimento é o mesmo.
De acordo com a campanha publicitária que a empresa colocou nos meios de comunicação social, os pequenos investidores podem ficar com a impressão que ao aplicarem o seu dinheiro nestes títulos de dívida da eléctrica nacional vão ganhar, por ano, 6%. Contudo, quando contabilizadas as comissões e os impostos associados a esta emissão, o investimento realizado traduz-se numa taxa interna de retorno (TIR) anual média entre 0,18% e 4,47%, dependendo do montante investido e do intermediário financeiro utilizado. Por exemplo, um investimento de 1.000 euros (valor mínimo permitido) realizado junto de um dos quatro principais colocadores desta emissão (Banco BPI, BES, Barclays e Millennium bcp), por um investidor sem activos bolsistas no seu portefólio, traduz-se numa TIR de 0,18% ou num ganho acumulado de apenas 1,34 euros nos próximos três anos. Isto significa que, neste caso, 5,82% dos 6% que a EDP paga aos investidores vão directos para o bolso do Fisco e do intermediário financeiro, ficando o investidor com uma ninharia. "É nosso entendimento que este produto oferece uma oportunidade de investimento com retorno muito interessante tendo em conta o baixo risco do grupo EDP e as alternativas existentes no mercado", refere fonte oficial da empresa. Todavia, é importante salientar que a TIR do investimento nas "Obrigações EDP 2011-2014" não é fixo, varia conforme o montante do investimento realizado, registando até uma subida significativa até ao patamar dos 10.000 euros, quando este produto gera ganhos anuais líquidos para o investidor superiores a 4%. Porém, qualquer pequeno investidor nunca poderá ambicionar ganhar mais que 4,47% líquidos, por ano"
obrigado
28% vão para o Estado (se és residente em Portugal). Depois tens de pagar as comissões ao banco/corretora. Ora, muitas dessas comissões são fixas. Por exemplo, imagina que compras os tais 1000€ no banco X que cobra 2% dos cupões, 1% de subscrição e 1% de reembolso e, que para além disso tens de pagar 30€/ano de custódia de titulos.
Recebes 6% * 1000 = 60€
Pagas 10€ de subscrição e 10€ de reembolso
Pagas 30€ de custódia
Pagas 1,2€ de comissão sobre cupão
Pagas 16,8€ de imposto
Logo pagas 10 + 10 + 30 + 16,8 + 1,2 =68€.
Logo, o tenho ganho "liquido" será 8/1000 = - 0,8% liquidos. (lol estás a perder dinheiro!)
Agora se tiveres um banco Y que te leva 0,2% de subscrição, 0% de reembolso, sem custódia e 1% de cupões tens:
Recebes 6% = 60€
Pagas 2€ de subscrição e 0€ de reembolso
Pagas 0,60€ de comissão
Pagas 0€ de custódia
Pagas 16,8€ de imposto
Logo, pagas no total €19,4.
Assim recebes liquido 4,06%
Se multiplicares por 10x os valores, enquanto no primeiro a taxa de rentabilidade liquida vá aumentar, na segunda não.
Vejamos:
Caso 1
Recebes 6% * 10000 = 600€
Pagas 100€ de subscrição e 100€ de reembolso
Pagas 30€ de custódia
Pagas 12€ de comissão sobre cupão
Pagas 168€ de imposto
Logo pagas 200 + 30 + 168 + 12 = 410€.
Logo, o tenho ganho "liquido" será 190/10000 = 1,9% liquidos. VS - 0,8% se comprares 1000€.
Basicamente o que o artigo devia dizer de forma mais simples é "CUIDADO COM A ESCOLHA DO INTERMEDIÁRIO FINANCEIRO - PODE FAZER UMA DIFERENÇA NA RENTABILIDADE LIQUIDA DE 5% OU MAIS DEVIDO AOS COMILÕES DOS BANCOS!!!!!!"
(infelizmente isto é o que acontece à maioria dos portugueses... vão aqueles bancos e PIMBA!! O dinheiro do juro fica para o banco e para o Estado! Mais, o cliente até fica satisfeito porque está a ganhar 6% LOL!
Bom dia, tenho outra questão relacionada com obrigações, encontrei este artigo no económico e deixou-me com dúvidas, eu julgava que este tipo de obrigções paga sempre a mesma taxa de juro liquida independentemente do valor investido.
Alguem me sabe dizer se o mesmo se aplica a todas as onrigaçoes ou só a algumas e se ha forma de saber isso?
"Os títulos de dívida da EDP destinados ao público em geral pagam 6% mas os pequenos investidores só podem ambicionar receber, no máximo, 4,47% líquidos, por ano.
Ninguém gosta de pagar impostos. E menos ainda comissões bancárias. Contudo, na carteira dos pequenos investidores esta é uma certeza absoluta pois, infelizmente, o dinheiro anda constantemente de mãos dadas com o Fisco e com os bancos. E descurar esta relação, por norma, tem o mesmo resultado que fazer ‘bungee jumping' sem conferir se os elásticos estão bem presos ao corpo. No caso dos títulos de dívida da EDP colocados à disposição do público em geral até 2 de Dezembro, denominadas "Obrigações EDP 2011-2014", o sentimento é o mesmo.
De acordo com a campanha publicitária que a empresa colocou nos meios de comunicação social, os pequenos investidores podem ficar com a impressão que ao aplicarem o seu dinheiro nestes títulos de dívida da eléctrica nacional vão ganhar, por ano, 6%. Contudo, quando contabilizadas as comissões e os impostos associados a esta emissão, o investimento realizado traduz-se numa taxa interna de retorno (TIR) anual média entre 0,18% e 4,47%, dependendo do montante investido e do intermediário financeiro utilizado. Por exemplo, um investimento de 1.000 euros (valor mínimo permitido) realizado junto de um dos quatro principais colocadores desta emissão (Banco BPI, BES, Barclays e Millennium bcp), por um investidor sem activos bolsistas no seu portefólio, traduz-se numa TIR de 0,18% ou num ganho acumulado de apenas 1,34 euros nos próximos três anos. Isto significa que, neste caso, 5,82% dos 6% que a EDP paga aos investidores vão directos para o bolso do Fisco e do intermediário financeiro, ficando o investidor com uma ninharia. "É nosso entendimento que este produto oferece uma oportunidade de investimento com retorno muito interessante tendo em conta o baixo risco do grupo EDP e as alternativas existentes no mercado", refere fonte oficial da empresa. Todavia, é importante salientar que a TIR do investimento nas "Obrigações EDP 2011-2014" não é fixo, varia conforme o montante do investimento realizado, registando até uma subida significativa até ao patamar dos 10.000 euros, quando este produto gera ganhos anuais líquidos para o investidor superiores a 4%. Porém, qualquer pequeno investidor nunca poderá ambicionar ganhar mais que 4,47% líquidos, por ano"
obrigado
obrigado
- Registado: 5/6/2014 9:24
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, AlfaTrader, Andre_MF, Google [Bot], HFCA, jls1, latbal, lito, m-m, malakas, Mar58, MarketGodzilla, Mr.Warrior, MR32, niceboy, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, Shimazaki_2, tami, trilhos2006 e 218 visitantes