Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BES - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BES - Tópico Geral

por Tourso » 19/6/2014 18:24

Entrei no fecho a 0.92€. Apesar de ser tipo crónica de uma morte anunciada, para já não augura nada de bom; apesar de o clã estar ligado a todo este "lodo" como bem refere o Artista Romeno, era importante para o preço da cotada não haver tumultos logo à entrada em bolsa das novas acções. Assim sendo não há nenhum índice que resista: mesmo o PP a 0,9393 de hoje de LTD, ou seja dá continuidade a uma tendência de baixa... Para amanhã só a ferramenta italiana FORSE de análise de mercado: FORSE SI , FORSE NO.
Caso soubesse para hoje esta notícia, não arriscaria mesmo esta entrada de 25%, mas já está...

Abraço

Registado: 18/6/2014 22:31

por Artista Romeno » 19/6/2014 17:41

katolo Escreveu:Então mas não é uma boa notícia? Para mim, a única boa notícia das últimas semanas/meses

Recordo que quando se colocou esse cenário (de demissão do Ricardinho), nesse dia, o título teve um esticão de 5%.

Claro que não faço a mínima ideia do que acontecerá amanhã. Nem quero saber...

eu ja tinhA feito a resalva fitipaldis da AT ou gente bem informada,apenas esses se deviam meter a meu ver nisto.... o mercado será sempre soberano... Morais pires ou RICCIARDI.. NENHUM dos 2 me inspira grande confiança.... WHY? processos judiciais em curso.... coniventes na trampa do banco... das holdings... de angola,... certo mesmo é mais um capitulo das lutas intestinas no BES :oh: sinceramente é tudo mais do mesmo com tio ricardo a rondar
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por N450XR » 19/6/2014 17:31

Registado: 5/2/2014 21:01

por katolo » 19/6/2014 17:30

Então mas não é uma boa notícia? Para mim, a única boa notícia das últimas semanas/meses

Recordo que quando se colocou esse cenário (de demissão do Ricardinho), nesse dia, o título teve um esticão de 5%.

Claro que não faço a mínima ideia do que acontecerá amanhã. Nem quero saber...

Registado: 20/2/2014 22:01

por jonas007 » 19/6/2014 17:27

Primvs, o mau é que voltamos a errar nos mesmos erro mais tarde.
Inconscientemente, quando isso passar, voltamos à estaca zero.

Bem... Eu não sou muito de noticias mas essa noticia pode ter uma relação com a queda de ~24% desde o topo.
Sempre em queda :shock:

Para variar amanhã sobe que nem uma maluca e ficamos todos a falar mal da nossa vida.
Vai ser tipo a má noticia do dinheiro de angola e ela sempre a subir. :roll:

Registado: 21/5/2014 22:06

por RaposoTavares » 19/6/2014 17:26

Não sei se será esta a notícia que vai salvar os stop losses colocadinhos ali todos coisinhos entre os 0,87 e os 0,91.
Estão a ouvi-los? Hum?
Também eu...

Um abraço,
Raposo Tavares

P.S.:
Para a devida e perfeita salvaguarda da moral, dos valores e dos costumes cumpre-me deixar a seguinte informação:
Não, não posso afiançar que todos os stop losses estejam escondidos onde os imagino e não, não tenho acesso a informação privilegiada.
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche

Registado: 4/12/2013 19:13

por Rafgopt » 19/6/2014 17:23

pacheco1979 Escreveu:Ricardo Salgado

O líder histórico do BES vai apresentar a renúncia das suas funções numa reunião do conselho de administração prevista para amanhã

http://economico.sapo.pt/noticias/ricar ... 95858.html

ou

http://expresso.sapo.pt/administracao-d ... ia=f876710

Vai preso?
Vamos andando dia a dia até chegar o nosso dia!

Registado: 13/3/2006 23:46

por negociosbolsa81 » 19/6/2014 17:23

Mais uma para ajudar á festa do caminho descendente :oh:
Devagarinho devagarinho, vai enchendo o papo da galinha de ovos de ouro... :)

Registado: 29/3/2012 18:17

por pacheco1979 » 19/6/2014 17:15

Ricardo Salgado

O líder histórico do BES vai apresentar a renúncia das suas funções numa reunião do conselho de administração prevista para amanhã

http://economico.sapo.pt/noticias/ricar ... 95858.html

ou

http://expresso.sapo.pt/administracao-d ... ia=f876710

Registado: 17/8/2013 23:25

por Primvs » 19/6/2014 17:10

Um investidor so aprende com os erros:

1-Nao respeitei o meu trading plan (a ideia era fechar os curtos nos 0,92€ e sai nos 0,94€---isto ontem)
2-Deixei-me influenciar por opinioes (que por acaso nao percebem nada de bolsa) e fechei posiçoes, porque estava a ganhar bastante
3-Nao deixei correr os ganhos
4-Hoje de manha...uma entrada ao melhor,longo...sem olhar para as ordens nos Cof´s, antes das 8h, o que resultou numa entrada absurda (0,91615€). A ideia? Com o que aconteceu ontem nos USA, pensei que fosse haver um ressalto ate os 0,96 ou 0,97...o que ficou logo esgotado na abertura(olhei para os estocastico e pensei que ia reagir)...era ganhar entre 0,01€ ou 0,02€ e ir passear
5-Ir contra a tendencia, ou seja, desde os 1,10€ que o BES esta horrivel tecnicamente e eu fui entrar longo no ressalto? Ganda toto
6-Nao cortei as perdas...desde cedo de manha, vi que nao ia passar os 0,95€ e aquela abertura e o seu desenvolvimento...tava na cara que ia acontecer o que aconteceu...so tinha de chorar os euros e virar posicao para curto...Pior ainda...depois de manha ter ido aos 0,92€ e voltado aos 0,94€...voltei a nao cortar as perdas

Resultado?

Uma ganda dor de cabeça e o lucro obtido ontem e nos dias anteriores a esfumar-se todo!

Consequencias?

Rever os erros, rever os graficos, acalmar, ir jantar fora e beber uns copos para acalmar e tentar nao voltar a cometer os mesmos erros!

Antonio Manuel...o que achas disto, da sessao e da previsao para amanha?
É da vida...

Registado: 6/2/2007 16:36

por SERRA LAPA » 19/6/2014 17:02

Sai com perdas de 11%, mas o que me fez sair foi a aproximação perigosa da MM50 à MM200, além disso estocástico negativo, MACD negativo, está tudo mal...
Ou há uma noticia significativa que inverta esta situação ou os 0,83 poderão não ser suficientes para aguentarem a acção.

Registado: 17/3/2008 4:57

por Blue Epsilon » 19/6/2014 16:55

Abriu a subir cerca de 1% e fechou em mínimos do dia (-2,67%)!

Sem dúvida que o BES continua com grande fraqueza relativa...

Sendo assim, continuo com a posição curta aberta (não tenho target mas fecho quando houver uma reacção compradora forte).
É deixar rolar o trade ao sabor da tendência.
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.

Registado: 29/11/2007 2:13

por Tourso » 19/6/2014 14:34

Olá!

Muito obrigado pela resposta.

Dei aqui um exemplo meramente teórico. Não estive aqui a usar os valores do último aumento de capital do BES. Decidi "arredondar" as contas para facilitar e ser mais fácil explicar a minha dúvida porque não tinha de cabeça os valores do último AC.

Mesmo assim, tendo em conta a sua resposta, pareceu-me que também ignora os direitos para o cálculo da MV liquida. das novas acções que subscreveu com os direitos que tinha.

Mais uma vez obrigado. Mais alguma opinião?

Abr[/quote]

Caro Investidor,
em post anterior disse o porquê de não ter ido ao AC.

Em relação à referência do cálculo da MV líquida (VMA ?) o Ulisses já tinha dado uma boa indicação futura a 12/6 e já agora não se esqueça da cotação em ex-direitos...

Veja p.e. que a 22/5 o expresso (ou outros, o negócio tb) noticiou:

As ações do Banco Espírito Santo (BES) desvalorizam 11% em Bolsa para 0,872 euros a ajustar à negociação das ações já sem direito à subscrição do aumento de capital.

O banco está a realizar um aumento de capital de 1.045 milhões de euros ao preço de subscrição de 0,65 euros por ação.

As ações recuam para 0,872 euros em Bolsa a ajustar à operação, abaixo do preço teórico de 0,886 euros de ex-direitos. Face ao preço teórico de ajuste, as ações do BES registam uma queda de 1,6%.
(...)

http://expresso.sapo.pt/acoes-do-bes-descem-11=f871551

Logo acho que não ignorei esse facto. Aliás levou a desfazer-me do papel conforme post anterior...

Já agora cuidado com as novas regras do BCE que vieram a alterar em muito a nossa percepção de como vai ser o negócio no futuro... e nós estamos sem contar com este tipo de "contrariedades" como se não tivesse passado nada nestas ultimas semanas.

Um abraço

por zorro2009 » 19/6/2014 13:53

Pois como fui ao ultimo do BCP e vi a grande descida da cotação no dia em as novas accoes podiam ser vendidas

Pensei que no BES acontecesse algo parecido, mas nao aguentou bem.

Registado: 8/1/2008 11:47

por katolo » 19/6/2014 13:43

zorro2009 Escreveu:Muito Obrigado pela info :)

Parece que perdi uma grande oportunidade de negocio :(

Esteja atento ao possível AC do BCP :wink:

por zorro2009 » 19/6/2014 13:40

Muito Obrigado pela info :)

Parece que perdi uma grande oportunidade de negocio :(

por katolo » 19/6/2014 13:39

zorro2009 Escreveu:Se quem tem direitos de compra acções a o,50, não será expectável que no 1. dia em que essas acções possam ser negociadas
em bolsa, causem uma queda da cotaçao para valores muito próximos dos 0,50 tal como aconteceu com o BCP ?

Qual é a data em que essas accoes serão negociadas em bolsa ?

Muito Obrigado

Realmente vai aí muita confusão...

Veja o que o Tourso escreveu anteriormente.

por investor2 » 19/6/2014 13:34

Tourso Escreveu:
investor2 Escreveu:Olá a todos!

Vejo a malta a fazer as contas de quanto ficou ir ao AC e há uma coisa que não entendo. Deixo aqui um exemplo:

Era accionista do BES antes do AC. O BES anuncia o AC e as minhas 1000 acções dão-me 1000 direitos. Decido não vender os direitos e acompanhar o AC. Estes 1000 direitos permitem-me comprar 200 novas acções a 0,5. Com isto gasto 100 euros (200*0,5) e, no dia em que as novas acções entram a negociar, estão a 0,6. Se vender nessa data apenas essas 200 novas acções vou receber 120 euros. Tenho portanto uma mais valia de 20 euros.

Reparei que vocês contabilizam sempre o valor do direito nos cálculos. Mas se eu nunca os comprei porque os devo considerar? Se me puderem ajudar a esclarecer esta dúvida eu agradeço :)

Caro Investidor2,

as suas 1000 acções davam-lhe direito a comprar 400, não 200... (1000/2,5) e suponho que o custo de cada nova acção foi de 0,65€ x 400 = 260€ é o que teria de investir para tirar pleno partido do AC...
Agora a contabilidade dos direitos é para fazer uma melhor leitura de AT. Veja o post do Ulisses a 12/6. E claro está para ver a força compradora dos direitos se é sustentável no longo ou se o valor mínimo de 0,875€ de quem comprou novas acções é quebrado. Atenção que este valor é apenas psicológico e não um suporte de AT.

Um abraço

Olá!

Muito obrigado pela resposta.

Dei aqui um exemplo meramente teórico. Não estive aqui a usar os valores do último aumento de capital do BES. Decidi "arredondar" as contas para facilitar e ser mais fácil explicar a minha dúvida porque não tinha de cabeça os valores do último AC.

Mesmo assim, tendo em conta a sua resposta, pareceu-me que também ignora os direitos para o cálculo da MV liquida. das novas acções que subscreveu com os direitos que tinha.

Mais uma vez obrigado. Mais alguma opinião?

Abr

Registado: 29/11/2007 12:27

por Tourso » 19/6/2014 13:28

zorro2009 Escreveu:Se quem tem direitos de compra acções a o,50, não será expectável que no 1. dia em que essas acções possam ser negociadas
em bolsa, causem uma queda da cotaçao para valores muito próximos dos 0,50 tal como aconteceu com o BCP ?

Muito Obrigado

Caro Zorro,
As datas mais importantes do aumento de capital do Banco Espírito Santo
20 de Maio Aviso para o exercício dos direitos de preferência na subscrição de acções novas

21 de Maio Data limite para aquisição na Euronext Lisbon de acções do BES com direitos de preferência na subscrição de acções nocas incorporadas

22 de Maio Data a partir da qual as acções do BES são negociadas na Euronext Lisbon sem direitos de preferência na subscrição de acções novas incorporadas

27 de Maio Início do período de subscrição das acções novas

27 de Maio Início do período de negociação de direitos de preferência na subscrição de acções novas na Euronext Lisbon

3 de Junho Último dia do período de negociação de direitos de preferência na subscrição de acções novas na Euronext Lisbon

4 de Junho Último dia em que as ordens de subscrição de acções novas podem ser revogadas

9 de Junho às 15h00 Fim do período de subscrição de acções novas

11 de Junho Data prevista para o apuramento dos resultados da OPS

16 de Junho Data da liquidação financeira do exercício de direitos

16 de Junho Data da liquidação financeira das acções novas no âmbito de pedidos adicionais dos accionistas

16 de Junho Data da liquidação física e financeira da eventual oferta institucional /underwritting

16 de Junho ou em data próxima Data prevista para o registo do aumento Do capital social na Conservatória do Registo Comercial

16 de Junho ou em data próxima Data prevista para a emissão das acções novas

17 de Junho ou em data próxima Data prevista para o início da negociação das acções novas na Euronext Lisbon

Já foram portanto anteontem...

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... _maio.html

Já anteontem o Negócios noticiava:

Já o BES, que também vê as novas acções do aumento de capital começarem a negociar hoje, contraria esta tendência . O banco liderado por Ricardo Salgado esteve já a desvalorizar, mas segue agora a avançar perto de 1% para os 0,974 euros, interrompendo as perdas registadas nas últimas quatro sessões. Foram já transaccionados pouco mais de quatro milhões de títulos.

A negociação é marcada, esta terça-feira, pela admissão em bolsa das 1.607.033.212 novas acções do BES que foram vendidas a 0,65 euros. Assim, as acções estão actualmente 49,8% acima da cotação a que foram vendidas no aumento de capital (0,65 euros). O banco anunciou, na semana passada, que na operação a procura por novas acções do banco representou 178% da oferta.

Neste aumento de capital de 1.045 milhões de euros da operação, o Grupo Espírito Santo passou a deter 25,1% do BES e o fundo norte-americano da Capital Research já comunicou que passou a controlar uma participação qualificada (2%

Apesar da notícia ser uma falácia pois a cotação não está acima 49,8% ... As contas não podem ser feitas assim... Enfim

Abraço

por zorro2009 » 19/6/2014 12:35

Se quem tem direitos de compra acções a o,50, não será expectável que no 1. dia em que essas acções possam ser negociadas

Muito Obrigado

por Tourso » 19/6/2014 12:30

investor2 Escreveu:Olá a todos!

Vejo a malta a fazer as contas de quanto ficou ir ao AC e há uma coisa que não entendo. Deixo aqui um exemplo:

Era accionista do BES antes do AC. O BES anuncia o AC e as minhas 1000 acções dão-me 1000 direitos. Decido não vender os direitos e acompanhar o AC. Estes 1000 direitos permitem-me comprar 200 novas acções a 0,5. Com isto gasto 100 euros (200*0,5) e, no dia em que as novas acções entram a negociar, estão a 0,6. Se vender nessa data apenas essas 200 novas acções vou receber 120 euros. Tenho portanto uma mais valia de 20 euros.

Reparei que vocês contabilizam sempre o valor do direito nos cálculos. Mas se eu nunca os comprei porque os devo considerar? Se me puderem ajudar a esclarecer esta dúvida eu agradeço :)

Caro Investidor2,

as suas 1000 acções davam-lhe direito a comprar 400, não 200... (1000/2,5) e suponho que o custo de cada nova acção foi de 0,65€ x 400 = 260€ é o que teria de investir para tirar pleno partido do AC...
Agora a contabilidade dos direitos é para fazer uma melhor leitura de AT. Veja o post do Ulisses a 12/6. E claro está para ver a força compradora dos direitos se é sustentável no longo ou se o valor mínimo de 0,875€ de quem comprou novas acções é quebrado. Atenção que este valor é apenas psicológico e não um suporte de AT.

Um abraço

por investor2 » 19/6/2014 12:00

Olá a todos!

Registado: 29/11/2007 12:27

por nuuuuno » 19/6/2014 11:22

fechei metade do curto que tinha desde os 1.087...target atingido. se for aos 82 seria ouro sobre azul...

Registado: 10/11/2011 10:05

por jonas007 » 19/6/2014 11:17

Quedas nada agradáveis... STOP quase quase a disparar

Registado: 21/5/2014 22:06

por Tourso » 19/6/2014 9:59

Obrigado pelas boas vindas,

Existem outros títulos e nem sabemos o porquê de neste falarmos.
Estive para ir ao AC. Mas devido ao atrás exposto, decidi vender os direitos em 2/6 a ca. de 0,14. Pensei depois em manter as acções antigas, uma vez que esta cotada já esteve a 1,45 e comprei-as a 1,12€ (14/5). Depois fiz contas e vendi a em 6/6 tudo a 1,09€. O meu raciocínio foi 0,14+1,09=1,23€ ; a cotada iria atingir estes valores quando? e com o panorama negro de notícias sobre o grupo... A 12/6 o mago caldeireiro Ulisses colocou os gráficos actualizados já com o AC e pensei com os meus botões que a minha estratégia estava correcta e tinha de esperar até que os indicadores da AT fossem mais sólidos para entrar novamente. Há quase uma semana entrei a ca. de 1€ e vendi a ganhar menos de 1(!) %. Esta idiotice (ganância?) podia ter-me custado caro. Por um impulso ia deitar toda a minha estratégia ao tapete. Pois os tais valores mínimos das novas acções de 0,875 ainda poderão dar alegrias a quem vender hoje e ainda ganha 10%. E a quem está longo nada de derrotismos ou vendas em pânico (já as fiz), pois o mesmo sentimento de euforia com a cotada a ponto de um dos mais acutilantes foristas ( o Adam hedge) ter dito algo em que se queixava não ter entrado, pois esperava vê-la a 1€ dizendo que na altura era pura fantasia ; e ainda não se passaram três meses e a cotação já está abaixo. Eu marrei com a cabeça por não ter deixado correr os ganhos (o que quer que isso por vezes signifique...) ao ter vendido a 1,04 (Jan.)e a 1,18 (Fev) e ela a ir por aí acima...
Em conclusão caríssimos, a minha estratégia passa por ver como se comporta até amanhã; ter em atenção os tais 0,875 (quem os tem e que quantidade?) e apenas, mas apenas investir 25% e partir daí caso suba 3%, mais 25%. Se descer vender, se for caso tudo, de modo a que não possa perder dinheiro. Com esta volatilidade mais vale perder mesmo um ganho do que ganhar uma imensa perda... que de toques de Rei Mirdas já estou farto de os fazer!
Assim o meu bom senso prevaleça.

Um abraço

(P.S. Tive de rescrever tudo pois ontem enviei mas nicles. Para a próxima guardo.)

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], m-m, malakas, Mr.Warrior, MR32, niceboy, nunorpsilva, OCTAMA, Pmart 1 e 146 visitantes