Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Jerónimo Martins - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por Artista Romeno » 18/6/2014 0:11

Pa completar a discussao, como avaliar por EV/ebitda
Anexos
Sem Título.png
Sem Título.png (39.88 KiB) Visualizado 6563 vezes
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por Artista Romeno » 17/6/2014 23:59

EuroSexy Escreveu:Romeno Men! ninguém está aqui a compara o preço ao valor contabilistico!
Comparamos o Preço ao Valor da empresa.

Já referi que o valor da empresa é o valor contabilístico mais todo dinheiro em caixa previsto pelo tempo útil que a empresa labora.
Esse valor não é estático e tem sido crescente. Como de estático não tem nada o preço que o mercado pede.

Se dizes que está a perder valor para o futuro, então porque é que a cotação não vaio mais visitar os mínimos do ano?

Fogo que isto não acaba falar em return on equity é o que senão em retorno sobre o valor contabilistico :?: :idea: , e o valor é o somatorio dos fluxos de caixa- divida liquida qual valor contabilistico tenho que meter aqui tambem uma imagem que meti no topico da toyota caetano'? a jeronimo martins quando digo que perdeu valor face ao maximo de há um ano é por ter caido até aqui e ninguem dizer que vale mais que esse maximo é assim tao dificil de compreender :?:* esse ficheiro nao tem os seus valores atualizados metam-se a comprar acçoes da esyjet com base nesse price target loool
Anexos
Sem Título.png
Como avaliar uma empresa
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

por EuroSexy » 17/6/2014 23:50

Romeno Men! ninguém está aqui a compara o preço ao valor contabilistico!
Comparamos o Preço ao Valor da empresa.

Já referi que o valor da empresa é o valor contabilístico mais todo dinheiro em caixa previsto pelo tempo útil que a empresa labora.
Esse valor não é estático e tem sido crescente. Como de estático não tem nada o preço que o mercado pede.

Se dizes que está a perder valor para o futuro, então porque é que a cotação não vaio mais visitar os mínimos do ano?

Registado: 16/6/2014 0:01

por Artista Romeno » 17/6/2014 23:31

Caro Vhvr, é algo que foco muitas x que respondo a comentários seus, mas não é o roe que deve ver, porque a contabilidade reflete o passado da empresa... a jeronimo martins transaciona a um price to book de 5x.... o verdadeiro valor da equity é o valor que o mercado dá empresa.... esse roe de 20% era de facto válido se as acções estivessem a 2 euros e qualquer coisa :wink: o que interessa é ver o preço a que cota face ás perspetivas de crescimento da geração de cash flow e de lucros e ver se isso faz sentido ou não olhando para a divida liquida que a empresa tenha no caso da Jeronimo martins é pouco significativa... um rácio que gosto muito é o EV/ EBITDA porque mede em quantas vezes o mercado a valia A valores de mercado, não contabilisticos, os resultados operacionais da empresa antes de depreciações e amortizações, no fundo a performance do negocio.... haverá mais mas dizer JM tem um ROE de 20 % não interessa para nada, pois o verdadeiro valor da equity é aquele que o mercado dá e no caso é varias vezes superior ao contabilistico... *quanto ao resto dos rácios crescimento passado pouco interessa quero saber é pa frente....tal como o passado esse todos vimos... a polonia é um mercado em crescimento... simplesmente abrandou não acho a JM uma má empresa nada disso..... apenas o valor diminuiu face a um ano de todos analistas que cobrem a empresa nenhum arrisca dar mais valor que o pico do ano anterior e existem mesmo algumas recomendações de sell e underweight...http://www.jeronimomartins.pt/investido ... tas.aspx... eu acho que o mercado ainda assim acredita, mais do que eu até eventualmente no potencial da empresa, dado a cotação andar pelas aguas de bacalhau....
* muito importante que o investidor compare o retorno não com o valor contabilistico....MAS sim com o dinheiro que lá tem investido

por VHVR » 17/6/2014 22:57

.
Editado pela última vez por VHVR em 3/7/2014 20:44, num total de 1 vez.

Registado: 11/4/2014 16:59

por Artista Romeno » 17/6/2014 22:42

EuroSexy Escreveu:
Artista Romeno Escreveu:
EuroSexy Escreveu:Romeno que achas? o valor anual superior ao ano anterior, e o do proximo superior ao actual não?

Valor não é volume de negocios nem lucros nem capital proprio.
Valor é o que a empresa é hoje + todo valor em caixa estimado em tempo útil da empresa.

Então porque raio a jm tem valor crescente, se as margens cairam, as vendas em base comparavel cairam, quando antes cresciam acelaradamente, e o lucro caiu também neste Q1 eu não vejo nada que me indique valor crescente, pelo contrario vejo um mercado que desacelarou imenso e no qual a rentabilidade caiu..... explique-me lá onde está o valor a crescer, http://www.jeronimomartins.pt/media/563054/resultados_1t_2014.pdf, eu não vejo mesmo incluindo a pascoa nada de crescente aí pelos vistos nem eu nem nenhum investidor a serio.... mas podemos estar todos errados :roll:
* qd falei em pascoa descontando o efeito da alteração da data a pascoa

Eu volto a perguntar Romeno: porque achas que a cotação não veio mais para próximo dos minimos anuais? :-" :-" :-" :-" :-" :-" :-" :-" :-" :-" :-" :-" :-" :-" :-"
O valor anual é crescente e ainda bem que o mercado não leva à letra o resultado de um ou dois trimestres com menos lucro.

De facto a meu ver a JM ao cotar 12,4-12,7 euros coincide com o valor real da empresa. Se descer abaixo disso começa a dar desconto, mas se subir já começa logo a reflectir o valor do próximo ano. Na verdade estes últimos anos a JM tem andado sempre no valor ou acima dele, dado que é uma empresa visível e seguida por bastantes investidores mundiais. Mas não só por isso, também porque é uma empresa acima da média onde apresenta taxas de ROE superiores.

"Valor não é volume de negocios nem lucros nem capital proprio". passado meia duzia de minutos," também porque é uma empresa acima da média onde apresenta taxas de ROE superiores"....

Vou terminar avaliar uma empresa pelos multiplos é compara-la face aos pares e ver se o premio ou desconto se fustifica em face dos pares... no caso da JM prémio,... pelos dcf é avaliar o cash flows futuros atualiza-los e deduzir a divida liquida, se as vendas crescem menos, as margens são piores, não se constou que o capex previsto tenha diminiudo de um ano para outro, nem que a empresa tenha deixado de pagar impostos então a estimativa de cash flows é menor face a 2013 e 2012 o resto é conversa.... valor crescente.... está certo passe bem... podemos até discutir se 12 euros é o justo valor para esta empresa agora dizer que a mesma tem valor crescente não tem lógica alguma.... edit: é que a desaceleração já não vem só deste trimestre...

por EuroSexy » 17/6/2014 22:36

Artista Romeno Escreveu:
EuroSexy Escreveu:Romeno que achas? o valor anual superior ao ano anterior, e o do proximo superior ao actual não?

Valor é o que a empresa é hoje + todo valor em caixa estimado em tempo útil da empresa.

Então porque raio a jm tem valor crescente, se as margens cairam, as vendas em base comparavel cairam, quando antes cresciam acelaradamente, e o lucro caiu também neste Q1 eu não vejo nada que me indique valor crescente, pelo contrario vejo um mercado que desacelarou imenso e no qual a rentabilidade caiu..... explique-me lá onde está o valor a crescer, http://www.jeronimomartins.pt/media/563054/resultados_1t_2014.pdf, eu não vejo mesmo incluindo a pascoa nada de crescente aí pelos vistos nem eu nem nenhum investidor a serio.... mas podemos estar todos errados :roll:

Eu volto a perguntar Romeno: porque achas que a cotação não veio mais para próximo dos minimos anuais? :-" :-" :-" :-" :-" :-" :-" :-" :-" :-" :-" :-" :-" :-" :-"
O valor anual é crescente e ainda bem que o mercado não leva à letra o resultado de um ou dois trimestres com menos lucro.

De facto a meu ver a JM ao cotar 12,4-12,7 euros coincide com o valor real da empresa. Se descer abaixo disso começa a dar desconto, mas se subir já começa logo a reflectir o valor do próximo ano. Na verdade estes últimos anos a JM tem andado sempre no valor ou acima dele, dado que é uma empresa visível e seguida por bastantes investidores mundiais. Mas não só por isso, também porque é uma empresa acima da média onde apresenta taxas de ROE superiores.

por Artista Romeno » 17/6/2014 22:24

edit: os cash flows futuros esperados num mercado que travou a fundo são necessáriamente menores do que se pensava há 1 ano atrás, é impossivel dizer que com os dados na mesa vão ser maiores :wall:

por EuroSexy » 17/6/2014 22:09

Romeno que achas? o valor anual superior ao ano anterior, e o do proximo superior ao actual não?

por Artista Romeno » 17/6/2014 15:23

EuroSexy Escreveu:
Artista Romeno Escreveu:Avaliar uma empresa como base no passado é erro crasso é tudo o que tenho a dizer :!: no caso como foi publico entrei nos minimos e sai após o Q1... o mercado antecipa sempre daí os minimos que depois com o Q1 fizeram sentido... a acção subiu um pouco desde aí.... mas pergunto por muitas retas e bonecos que façam isto não tem outro nome senão está em aguas de bacalhau desde o inicio de maio.. e só mudo de ideia se os resultados do Q2 forem muito melhores.... ou o mercado antecipar algo passando os 13,5 euros para norte e com bons volumes ... o resto valor crescente... isto aqui não é o aforro crescente :wink:

Mas eu estou confiante porque só vejo valor crescente na JM. Estamos a terminar praticamente o 2ºT e a acção tem vindo a lateralizar desde mínimos anuais e nunca mais os visitou. A acção ao lateralizar durante o 2ºT está à espera de algo (bom ou mau), mas à espera.

Mas mesmo esperando, correctamente avaliada.

O volume em euros tem passado 4 milhões por dia em média, o que é bastante.

por agora já disse tudo, tenho só uma questão :idea: para o eurosexy o que é valor crescente :?:

EDIT: 4 milhões de euros de volume é sounbite... a jm tem uma market cap de quase 8MM, o volume atual a meu ver é claramente FRACO, até face ao historico... mais um claro indicio de aguas de bacalhau

por EuroSexy » 17/6/2014 15:02

Artista Romeno Escreveu:Avaliar uma empresa como base no passado é erro crasso é tudo o que tenho a dizer :!: no caso como foi publico entrei nos minimos e sai após o Q1... o mercado antecipa sempre daí os minimos que depois com o Q1 fizeram sentido... a acção subiu um pouco desde aí.... mas pergunto por muitas retas e bonecos que façam isto não tem outro nome senão está em aguas de bacalhau desde o inicio de maio.. e só mudo de ideia se os resultados do Q2 forem muito melhores.... ou o mercado antecipar algo passando os 13,5 euros para norte e com bons volumes ... o resto valor crescente... isto aqui não é o aforro crescente :wink:

Mas eu estou confiante porque só vejo valor crescente na JM. Estamos a terminar praticamente o 2ºT e a acção tem vindo a lateralizar desde mínimos anuais e nunca mais os visitou. A acção ao lateralizar durante o 2ºT está à espera de algo (bom ou mau), mas à espera.

Mas mesmo esperando, correctamente avaliada.

O volume em euros tem passado 4 milhões por dia em média, o que é bastante.

por Artista Romeno » 17/6/2014 14:01

Avaliar uma empresa como base no passado é erro crasso é tudo o que tenho a dizer :!: no caso como foi publico entrei nos minimos e sai após o Q1... o mercado antecipa sempre daí os minimos que depois com o Q1 fizeram sentido... a acção subiu um pouco desde aí.... mas pergunto por muitas retas e bonecos que façam isto não tem outro nome senão está em aguas de bacalhau desde o inicio de maio.. e só mudo de ideia se os resultados do Q2 forem muito melhores.... ou o mercado antecipar algo passando os 13,5 euros para norte e com bons volumes ... o resto valor crescente... isto aqui não é o aforro crescente :wink:

por EuroSexy » 17/6/2014 11:46

richardj Escreveu:
Artista Romeno Escreveu:
EuroSexy Escreveu:serpin,
13,6 também me parece razoável, perfeitamente atingível, e espero que lá chegue algures durante o 2 semestre deste ano como antecipação ao valor da própria empresa para 2015. Porque diga-se de passagem a cotação da JM tem andado sempre a cotar nestes últimos anos no valor ou acima dele.
Quando é oportuno fazer um investimento? é quando o mercado se atrasa em reconhecer sempre o valor que a empresa terá no próximo ano ( e sabemos que o valor é crescente ou pelo menos tem sido).

valor crescente , com margens e vendas LFL a cair na polonia... esperemos pelo Q2... a polonia tem grande valor potencial.... mas este já foi maior os mercados não são estupidos.....

Já todos perceberam que o mercado polaco está a começar a chegar a uma fase de saturação e que nos próximos anos a tendência será para aumentar. Dai, o investimento iniciado na Colombia o ano passado, onde existe muito potencial. Mas é preciso tempo e dinheiro para investir e gerar "valor".

Então como é que explicar que a acçãonão tenha mais visitado os minimos anuais? Quando dizes "todos", nem todos pensam isso. Mas ela tem valor crescente ano após ano.

por richardj » 16/6/2014 19:47

Artista Romeno Escreveu:
13,6 também me parece razoável, perfeitamente atingível, e espero que lá chegue algures durante o 2 semestre deste ano como antecipação ao valor da própria empresa para 2015. Porque diga-se de passagem a cotação da JM tem andado sempre a cotar nestes últimos anos no valor ou acima dele.
Quando é oportuno fazer um investimento? é quando o mercado se atrasa em reconhecer sempre o valor que a empresa terá no próximo ano ( e sabemos que o valor é crescente ou pelo menos tem sido).

valor crescente , com margens e vendas LFL a cair na polonia... esperemos pelo Q2... a polonia tem grande valor potencial.... mas este já foi maior os mercados não são estupidos.....

Já todos perceberam que o mercado polaco está a começar a chegar a uma fase de saturação e que nos próximos anos a tendência será para aumentar. Dai, o investimento iniciado na Colombia o ano passado, onde existe muito potencial. Mas é preciso tempo e dinheiro para investir e gerar "valor".

Stilgar: Take my life Usul (Paul), it's the only way.
Paul: I'M POINTING THE WAY!

DUNE 2

Registado: 25/4/2011 22:36

por Artista Romeno » 16/6/2014 16:26

por EuroSexy » 16/6/2014 16:14

serpin,

por serpim1 » 14/6/2014 9:44

Poderá estar a formar um novo canal, agora ascendente, encontra-se a cota-se na base inferior do canal, arrisquei por isso uma entrada neste ponto com 1º objetivo no topo do canal em torno dos 13.60, trade arriscado com atenção reforçada enquanto não passar o topo superior do canal descendente. Se o fizer com força arrisco uma visita ás linhas tracejadas.

Bons negócios
SP
Anexos
J Martins(Diário)20140614091439.png
J Martins(Diário)20140614091439.png (64.25 KiB) Visualizado 6839 vezes

Registado: 19/8/2009 19:28

por richardj » 9/6/2014 23:23

-> As ultimas duas velas formam um buy point.
-> o RSi está estabilizado, dando margem para ir nos dois sentidos
-> o %K está relativamente baixo pelo que permite subidas de curto prazo
-> existe um canal ascendente que vem de março que não foi quebrado.
-> a acção está próxima de quebrar o canal descendente de longo prazo.
-> o moving ave. Hull tem funcionado bem na acção e deu sinal de compra de curto prazo.
-> o MFI deu sinal de compra de curto prazo. Da ultimas vez que esteve nestes valores ressaltou.
Anexos
jmt 9-6.jpg

Stilgar: Take my life Usul (Paul), it's the only way.
Paul: I'M POINTING THE WAY!

DUNE 2

Registado: 25/4/2011 22:36

por Jorge Fr. » 9/6/2014 17:02

A vela de hoje tem bom aspecto e continua a respeitar a triangulação. Se amanhã voltarmos a ter uma verdinha então caminhamos para novo máximo relativo. Se respeitar a triangulação, deverá ser próximo dos 12,8€.

Nota: a cotação fechou em máximo do dia - 12,52€
não em 12,505 como mostra o gráfico

Abraço
Anexos
Jeronimo Martins 09-06-2014.jpg

Registado: 7/5/2014 13:33

por Jorge Fr. » 6/6/2014 15:51

Uma coisa é certa, a faixa dos 12,4-12,5 serão um futuro suporte/resistência com muita força, dependendo do rumo que vai tomar. Já anda a marinar nesta zona há muito tempo.

Abraço

por serpim1 » 6/6/2014 9:27

Boas,
Parece-me estar a desenhar uma nova linha de tendencia no curto prazo, está sobre essa linha e parece-me que a consolidar.
Com indicadores como o stochastic, william R, RSI, em niveis bastante baixos será de esperar uma reação em alta para os proximos dias.

Bons negocios
SP
Anexos
J Martins(Diário)20140606092117.png
J Martins(Diário)20140606092117.png (61.53 KiB) Visualizado 7567 vezes

Registado: 19/8/2009 19:28

por Jorge Fr. » 5/6/2014 13:35

Jorge Nevada, o suporte dos 12,4€ era referente á linha inferior do triângulo. Respeitou a linha ontem e hoje está a dirigir-se para a linha superior.
A questão aqui é a seguinte, vai quebrar por cima ou por baixo?
No gráfico horário há cerca de 2/3 semanas atrás e num triângulo similar, quebrou por cima.

abraço

por JorgeNevada » 4/6/2014 21:14

Não vejo nenhuma resistência na JMT nos 12.4 / 12.5, vejo sim uma resistencia nos 12.9 e por um fim uma nos 13.15, que se for quebrada fico bull na JMT. Neste momento estou pessimista.. e estou à espera de oportunidades para entrar curto.

Imagem

No gráfico está desenhado um IHS que, em caso de falha na sua activação poderá seguir-se mais uma sessão de quedas na JMT.
"Anyone who believes exponential growth can go on forever in a finite world is either a madman or an economist"

Registado: 5/1/2014 17:11

por mmrmm » 4/6/2014 20:33

O H&S traçado não é muito ortodoxo uma vez que o ombro direito está praticamente ao mesmo nível da cabeça, no entanto a LTA secundária foi quebrada e o suporte dos 12,40 está por um fio. Se quebrar com volume parece ser uma boa oportunidade para uma entrada curta. O que vos parece?

Um abraço,
Anexos
J.MARTINS,SGPS.png
J.MARTINS,SGPS.png (74.26 KiB) Visualizado 7898 vezes

Registado: 27/2/2014 20:36

por Ulisses Pereira » 4/6/2014 18:17

Olá Fábio. Não faço ideia mesmo... Sei que se o fizer, eu vestirei o meu fato de touro na JM, mas antes disso não faço previsões. Deixo isso para os tarólogos. ;)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre_MF, Bing [Bot], Google Adsense [Bot], iniciado1, jcovas77, latbal, PAULOJOAO, peterteam2, PMP69, Shimazaki_2, yggy, zulu404 e 64 visitantes