Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por trend=friend » 14/5/2014 16:27

trend=friend Escreveu:Será ilustrativo ver o comportamento da Soni no dia seguinte ao do anúncio do AC, sem preço definido? Ainda que aqui não haja anúncio, há fumo...


Até ver... Afundanço inicial, recuperação enganadora ao longo da manhã, à tarde piora... Para bem do bcp, é bom que não repita os dias subsequentes da soni...
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 4013
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por mario s carvaho » 14/5/2014 16:26

Para que serve um aumento de capital no BCP

14/05/2014

Não seria para melhorar os rácios de solvabilidade que o BCP poderia avançar com um aumento de capital, cenário que o banco afasta. Isto porque a instituição liderada por Nuno Amado terminou o primeiro trimestre do ano com um nível de solidez mais exigente ("core tier one"), calculado pelas regras do Banco de Portugal, de 13,9%., acima do mínimo de 10%.

Segundo sublinhou o banqueiro na apresentação de contas de Março, em termos de nível de capitalização, a instituição tem uma posição acima do que estava previsto no seu plano de capital, que apontava para um rácio "core tier one" de 12%.

No entanto, um eventual aumento de capital permitiria ao BCP aproveitar um contexto em que, segundo os analistas, os investidores internacionais revelam interesse e disponibilidade para investir em títulos de empresas portuguesas, designadamente da área da banca.

Se decidisse aproveitar o momento de mercado para levantar capital, o banco de Nuno Amado poderia acelerar o reembolso dos 3.000 milhões de euros que recebeu de apoio do Estado. Uma ajuda que lhe permite ter rácios de solidez robustos mas que penaliza a sua rentabilidade, já que, neste momento, o BCP está a pagar ao Tesouro uma remuneração de 8,75% por aquele dinheiro. A taxa de juro sobe para 9% a partir do final de Junho.

Daí que, à medida que o banco está a conseguir reduzir os seus prejuízos e a concretizar o plano estratégico, em termos de reforço da sua solvabilidade e da sua posição de liquidez, "pagar o mais cedo possível" o apoio do Estado passe a fazer parte dos objectivos da equipa de gestão de Nuno Amado.

No entanto, como sublinhou o próprio banqueiro no início de Maio, na conferência dos resultados trimestrais, neste momento, a prioridade ainda "é cumprir de forma adequada o plano acordado com a Direcção-Geral da Concorrência da União Europeia, repor a rentabilidade em Portugal e crescer nos negócios ‘core’".
Política de Cookies
 
Mensagens: 466
Registado: 28/4/2014 15:32

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por mario s carvaho » 14/5/2014 16:25

Nuno Amado: "BCP não decidiu nenhum aumento de capital"

14/05/2014

"O BCP não decidiu de facto nenhum aumento de capital a nível de nenhum dos seus órgãos, nem comissão executiva nem conselho de administração", afirmou Nuno Amado aos jornalistas â margem de um almoço da Câmara do Comércio e Indústria Luso-espanhola. Mas não esclareceu se a medida está a ser ponderada.

O presidente do BCP garante que o assunto levantado esta quarta-feira pela imprensa é "especulação". E relembra que o banco fez um pedido ao Banco de Portugal para o reembolso de 400 milhões de euros ao Estado. Um pedido que ainda não teve resposta, diz Nuno Amado.

O "Diário Económico" avançou esta manhã que o BCP estará a estudar um aumento de capital superior a 1,5 mil milhões. Fonte oficial do banco tinha já avançado ao Negócios que o BCP não tomou nenhuma decisão sobre um potencial aumento de capital, uma declaração idêntica à avançada esta tarde pelo CEO do banco, Nuno Amado.

Mexia: EDP não foi abordada sobre aumento de capital do BCP

14/05/2014

A EDP é um dos accionistas de referência da EDP como uma participação de 3,5%, mas segundo António Mexia, a hipótese de um aumento de capital não foi comunicada à eléctrica.

"Não é um assunto que tenha sequer sido abordado connosco. A questão compete aos órgãos sociais do BCP", declarou António Mexia, à margem do Investor Relations da EDP, em Londres.

O "Diário Económico" noticia que o BES e o BCP estão a preparar aumentos de capital. Banco liderado por Nuno Amado diz que "não há nenhuma decisão" sobre o assunto. "Não há nenhuma decisão sobre qualquer aumento de capital", disse ao Negócios fonte oficial do banco, reagindo à notícia avançada esta quarta-feira pelo "Diário Económico". De acordo com o jornal, O BES e o BCP estão a preparar a realização de aumentos de capital, que poderão ser anunciados "nos próximos dias ou semanas as respectivas operações".

* - O jornalista viajou a Londres a convite da EDP


(Notícia em actualização)
Editado pela última vez por mario s carvaho em 14/5/2014 16:26, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 466
Registado: 28/4/2014 15:32

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por epinay » 14/5/2014 16:24

"O presidente do BCP garante que o assunto levantado esta quarta-feira pela imprensa é "especulação". E relembra que o banco fez um pedido ao Banco de Portugal para o reembolso de 400 milhões de euros ao Estado. Um pedido que ainda não teve resposta, diz Nuno Amado."

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... o_bcp.html
 
Mensagens: 677
Registado: 15/2/2012 12:50

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por investpouco » 14/5/2014 16:17

fonix, já está a bater na minha média (os 0,1802).....
se tivesse dinheiro já reforçava, mas só o tenho daqui a 1 a 2 meses
cumptos, Investpouco.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1858
Registado: 20/11/2013 18:19

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por HaRt » 14/5/2014 16:17

O estado vai deixar de receber os 8%...
Estou só a ver se não me doi tanto :-)
Editado pela última vez por HaRt em 14/5/2014 16:18, num total de 1 vez.
Politicamente anti-Costa (o golpista): Já Fomos Resgatados?
 
Mensagens: 595
Registado: 29/11/2007 12:46
Localização: Santo Tirso

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por AT2014 » 14/5/2014 16:14

romeucosta Escreveu:E se isto for pressão, para se conseguir os créditos fiscais?


Amigo Romeu,

Só se for uma pressão do género :"Ou nos aprovam os créditos fiscais ou então executamos o aumento de capital já anunciado e assim não necessitamos que nos aprovem os créditos fiscais" :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: O estado vai ficar cheio de medo de ter de resolver um problema que deixa de o ser :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: Melhor reformular essa teoria :wink: :wink:

Abraço
 
Mensagens: 785
Registado: 4/2/2014 2:39

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por HaRt » 14/5/2014 16:07

E se isto for pressão, para se conseguir os créditos fiscais?
Politicamente anti-Costa (o golpista): Já Fomos Resgatados?
 
Mensagens: 595
Registado: 29/11/2007 12:46
Localização: Santo Tirso

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por oloufsen2 » 14/5/2014 15:54

M42 Escreveu:Existe mais alguma coisa que nós não sabemos. Esta pressão vendedora não me parece que seja só devido ao possível aumento de capital que ainda por cima foi desmentido pelo próprio banco :? :?



um panico, ou algo mais.... neste caminho adeus suporte
 
Mensagens: 44
Registado: 27/8/2007 1:01
Localização: 20

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por M42 » 14/5/2014 15:41

Existe mais alguma coisa que nós não sabemos. Esta pressão vendedora não me parece que seja só devido ao possível aumento de capital que ainda por cima foi desmentido pelo próprio banco :? :?
 
Mensagens: 189
Registado: 10/1/2008 21:46

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por HaRt » 14/5/2014 15:29

Todas as outras variáveis se mantém calmas...
Taxas de juro a 10 anos a descer, europa positiva ou neutra.
Aposto num bom final de sessão, a segurar os 19cts.
Politicamente anti-Costa (o golpista): Já Fomos Resgatados?
 
Mensagens: 595
Registado: 29/11/2007 12:46
Localização: Santo Tirso

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por mario s carvaho » 14/5/2014 15:21

caro richardj

Se o banco desmentiu é porque a noticia é mentira ... quanto a processar?!

Agora que estou de acordo contigo estou... estamos não num país mas num bando... vale tudo ! lol

abraço

mcarvalho
 
Mensagens: 466
Registado: 28/4/2014 15:32

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por mpfreitas » 14/5/2014 15:20

Todos os comentários , merecem ser apreciados .

Mas sobre a CMVM...o que é essa coisa?


Liguem para lá por qq razão . Resposta : não damos informações ao telefone.. envio um Email , expondo tudo muito claro...blá bla´bla´. ..

Depois ninguém responde a NADA... :-"
Editado pela última vez por mpfreitas em 14/5/2014 15:21, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 1094
Registado: 18/5/2007 22:03
Localização: 16

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por whiteshark » 14/5/2014 15:08

Desculpem mas as pessoas não estarão um bocado a reagir em pânico?

1. Já se fala da possibilidade de um AC há algum tempo (sendo que inclusivé os comentarios tinham sido de que não seria algo necessáriamente negativo)
2. Ainda se trata de um rumor - se bem que o desmentido deixou no ar a hipótese
3. A concretizar-se será para antecipar o pagamento de CoCo's - será uma medida para maximizar os futuros cash flows do banco
 
Mensagens: 345
Registado: 4/2/2014 12:33

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por richardj » 14/5/2014 15:03

mcarvalho++ Escreveu:
AT2014 Escreveu:
yaya Escreveu:se for mentira a notícia parece-me que o DE tem um "pequeno" problema por resolver com danos irreparáveis para os investidores. é que continua a descida e vai abaixo dos 0.19. se for verdade é consultar o resultado 1T2014 está lá necessidade refinanciamento de 2,9 mil milhões em 2014. será isto?


Acho mesmo que se for uma noticia infundada merece que os pequenos investidores se reunam e coloquem um processo judicial sobre o DE. Isto não é uma noticia qualquer de picardias politicas. Isto é uma noticia desestabilizadora do mercado.

E surpreende-me ainda mais que a CMVM, face a esta noticia, não tivesse suspendido a cotação destas duas cotadas antes da abertura e tivesse feito uma averiguação rápida junto da administração do BCP e do BES para saber o que há de fundamento nisto e de seguida faria um comunicado para o mercado libertando as cotações.

Assim deixa os investidores numa situação de prejuizo claro pois vão especulando sobre o fundamento da noticia ou não e sabendo pelos jornais o que se vai passando. Esta sim uma verdadeira situação de incompreensivel passividade da CMVM. Afinal para que serve a CMVM ? Ou só se houver uma queda superior a 15% é que vão mexer-se e fazer dois telefonemas e um comunicado ? Que tristeza....



A mim , já nada me surpreende... estamos num pais de faz de conta... onde vale tudo!!

e como tal assim devemos actuar ...para sobreviver!.. Não falta quem queira ir para a CMVM ou para outro tacho qualquer!





http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... pital.html



e o BCP?

se uns dizem e outros desmentem e outros não dizem nada .... alguém está a mentir para ganhar dinheiro com isso , fazendo com que outros percam! :shock:




Se a noticia fosse falsa o BCP já tinha anunciado que ia processar o DE por danos causados LOL. E forçar a revelar as ditas fontes caluniosas. Acredito que o próprio banco é que passou a informação ao jornal, para começar a preparar os investidores.

Cooper: CASE, get ready to match our spin with the retro thrusters.

CASE: It's not possible.

Cooper: No, it's necessary!

INTERSTELLAR
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2725
Registado: 25/4/2011 22:36
Localização: Drama City

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por richardj » 14/5/2014 14:59

mcarvalho++ Escreveu:Questão:

Se a cotação do BCP está a cair por causa do hipotético AC qual a razão das descida de 5% do BPI? e se há a certeza dos resultados e do AC do BES porque é que só cai 5%?


Especulação e AT ... talvez .. tudo o resto ... divagações


Especulação: O investidor comum não estava à espera do AC do BES e do BCP e agora tem medo que o BPI esteja a esconder alguma coisa. A isto se chama contagio, tipo constipação de uma pessoa para a outra. quando num grupo de 3, 2 espirram, todos olham desconfiados para o 3º.

Cooper: CASE, get ready to match our spin with the retro thrusters.

CASE: It's not possible.

Cooper: No, it's necessary!

INTERSTELLAR
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2725
Registado: 25/4/2011 22:36
Localização: Drama City

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por oloufsen2 » 14/5/2014 14:56

richardj Escreveu:
negociosbolsa81 Escreveu:Sim, além do desmentido na imprensa, recebi informação do meu corretor através de infos privilegiadas que não vai haver AC, pelo menos para já...

I´m in again :lol:



Sabes, isto é como os comentadores da politica. O chefe do partido passa a informação ao comentador para que este divulgue a informação em primeira mão. Assim a ideia não vem abrupta, nem parece ser imponderada. Cria-se o tema para as pessoas se irem acostumando à coisa.


Sim, depois do dia de hoje, o tema "aumento de capital" já não será novidade, o mercado ja se acostumou.
 
Mensagens: 44
Registado: 27/8/2007 1:01
Localização: 20

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por richardj » 14/5/2014 14:55

Sr_SNiper Escreveu:
euro-born Escreveu:[b][b]Pergunta do dia:
Quem comprou hoje os 203.000.000/2 ações do BCP?
Fui eu ou você?
Foram os tubarões/smart Money?
[/b][/b]


LOL
Esta é uma não questão, volume brutal com velas gigantes vernmelhas? Só me falta dizerem que é um forte sinal bull.
Acho que foi mais os entaldos para fazer preço médio do que o smart money


O smart money já anda a sair desde 15 de abril eh. E as queda da semana passada dizem tudo. Só em portugal é que não existem casos de inside trading. As acções caíram mesmo com a subida do rating da Moody LOL.
Os tubarões já sairam, o que está a fazer cair a acção é os pequenos investidores, bem como o facto de os tubarões não estarem nas compras.

Cooper: CASE, get ready to match our spin with the retro thrusters.

CASE: It's not possible.

Cooper: No, it's necessary!

INTERSTELLAR
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2725
Registado: 25/4/2011 22:36
Localização: Drama City

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por mario s carvaho » 14/5/2014 14:54

Questão:

Se a cotação do BCP está a cair por causa do hipotético AC qual a razão das descida de 5% do BPI? e se há a certeza dos resultados e do AC do BES porque é que só cai 5%?


Especulação e AT ... talvez .. tudo o resto ... divagações
 
Mensagens: 466
Registado: 28/4/2014 15:32

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por richardj » 14/5/2014 14:51

negociosbolsa81 Escreveu:Sim, além do desmentido na imprensa, recebi informação do meu corretor através de infos privilegiadas que não vai haver AC, pelo menos para já...

I´m in again :lol:



Sabes, isto é como os comentadores da politica. O chefe do partido passa a informação ao comentador para que este divulgue a informação em primeira mão. Assim a ideia não vem abrupta, nem parece ser imponderada. Cria-se o tema para as pessoas se irem acostumando à coisa.

Cooper: CASE, get ready to match our spin with the retro thrusters.

CASE: It's not possible.

Cooper: No, it's necessary!

INTERSTELLAR
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2725
Registado: 25/4/2011 22:36
Localização: Drama City

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por oloufsen2 » 14/5/2014 14:49

Acabo de sair deste titulo, com perdas mas assente na seguinte permissa:

Mais vale a perda de um lucro do que o ganho de um prejuizo

por sinal vinha a dar sinais disto só não sabia o porque da descida, e apesar do desmentido, acredito que venha a haver aumento de capital.

Um aumento de capital...novamente... que valor podera ficar cada titulo depois deste aumento? :-k
Editado pela última vez por oloufsen2 em 14/5/2014 14:53, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 44
Registado: 27/8/2007 1:01
Localização: 20

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por richardj » 14/5/2014 14:47

MME5 Escreveu:Alguém me consegue explicar porque é que o pessoal se põe a vender á maluca quando se fala de aumentos de capitais?
Em algumas empresas quando se faz um aumento de capital pode não querer dizer que a coisa vai mal, mas sim que se faz esse aumento para se por melhor, por vezes para comprar maquinas etc etc, sem recorrer á banca.


Os aumentos de capital podem ter efeitos positivos e ou negativos. Tudo depende de para o que o dinheiro vai ser usado. E a sua necessidade.

Repara, se pensar-mos numa empresa que precisa do dinheiro porque não consegue produzir suficientemente depressa para acompanhar a procura dos seus produtos, o AC é positivo, porque esse dinheiro vai gerar muito mais rendimento e na verdade a empresa precisa do AC para se expandir.

Por outro lado, quando uma empresa está endividada, ou tem dificuldades de financiamento (por enumeras razões) e vai fazer um AC, é um mau sinal. Se a empresa não consegue um empréstimo para fazer fase as suas dividas e tem de recorrer ao AC é um tremendo sinal de fraqueza e de falta de capacidade de gerar cash.


Penso que isto, de forma simples, permite perceber as situações.

Cooper: CASE, get ready to match our spin with the retro thrusters.

CASE: It's not possible.

Cooper: No, it's necessary!

INTERSTELLAR
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2725
Registado: 25/4/2011 22:36
Localização: Drama City

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por richardj » 14/5/2014 14:41

mmrmm Escreveu:Peço a vossa ajuda para compreender estas AC’s anunciadas:
- Em termos de curto prazo são péssimas para entradas longas.
- Em termos de médio/longo prazo podem constituir boas oportunidades (exemplo: última AC do BCP).
Por último o que pode ainda estar a aguentar quedas maiores quer do BCP quer dos BES não é a impossibilidade de «shortar» a banca?
Obrigado,



1) Se a entrada é a longo prazo, porque entrar agora se achas que vai cair no curto prazo? Porque entrar longo em qualquer que seja a acção e espaço temporar que queremos investir se achamos que ela vai cair no curto prazo? Se vamos investir no curto prazo, obviamente que ficamos de fora, se vamos investir no longo prazo porque que havemos de entrar hoje se podemos entrar daqui 2 ou 3 semana a preços mais baixos (possivelmente)? Porque entrar longo quando os indicadores dizem o contrario? Porque contrariar o mercado?

2) Não necessariamente, a não possibilidade de shotar significa menor liquidez na acção e como consequência uma maior imprecisão do valor real da acção.

Cooper: CASE, get ready to match our spin with the retro thrusters.

CASE: It's not possible.

Cooper: No, it's necessary!

INTERSTELLAR
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2725
Registado: 25/4/2011 22:36
Localização: Drama City

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por pikota » 14/5/2014 14:37

Vou mudar a minha estratégia e vou-me desfazer do BCP.
Já tenho umas perdas significativas.
 
Mensagens: 571
Registado: 4/2/2010 15:57
Localização: Viana do Castelo

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por F.Ferreira1 » 14/5/2014 14:26

Na minha modesta opiniao, ignorando as noticias, o BCP quebrou o suporte na zona dos 0,20/0,19 e com um volume muito alto.
Uma vez que o BCP apenas possui o proximo suporte na zona dos 0,12, tem muito espaco para cair.

No meu ver, o BCP está Bear no curto e médio prazo. Agora apenas uma quebra em alta dos 0,20 devolverá aos Touros o comando no médio prazo.

Por tudo isto, e como tinha programado, sai hoje, depois de uma viagem de quase 9 meses.

Cumprimentos,
Fernando Ferreira
 
Mensagens: 287
Registado: 29/11/2007 3:11

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 352 visitantes