Soares da Costa - Tópico Geral
Re: Soares da Costa - Tópico Geral
joao73 Escreveu:Boa noite,
Realmente tenho quero admitir que não é fácil. A pressão é imensa, o mercado não existe para nos fazer as vontades. A minha perda também é elevada, com constantes compras porque acredito que cada compra me vai fazer muito feliz![]()
![]()
![]()
. Compreendo aqueles que se desfizeram hoje desta acções, imagino a dor
, sofrimento
, angustia
, impotência
( o porque a mim ...
, como isto aconteceu...
eu não merecia...
) no momento em que carregaram no botão. Hoje com certeza estão mais aliviados
, a paz da mente voltou
, voltamos a ser racionais
, ficamos aliviado
s, porque temos a certeza que não perdemos mais, e sabemos ao cêntimo quanto perdemos.
Eu, compreendo porque tenho a mesma dor.
Obrigado a todos que recomendaram a saída na SC neste forum, realmente a vossa experiência é uma mais valia e um ensinamento.
Um grande bem haja para todos, que perdem o vosso precioso tempo, com o intuito que o próximo não perca dinheiro na bolsa.
No entanto, ainda não foi hoje, que carreguei no botão ... E porque não carreguei no botão?
Porque voltei a comprar.
Porque continuo acreditar que vou ser muito feliz nesta ultima compra, pelo volume de transacções efectuadas hoje, com compras muito precisas no timing certo da resistência dos mais crédulo neste titulo, esperando que fossem derrotados pela exaustão do acreditar, como se veio a verificar, pelo apetite da compra.
Não, não me considero o mais forte, o melhor... porque tenho a perfeita consciência que não sou.
Mas, acredito que a bolsa também é um jogo, e nem sempre ganha o melhor ( como se viu ontem na taça da liga Europa) e por isso, se perder quero perder na final, e se possível nas grandes penalidades, e se assim for, que seja no ultimo penalti.
Acredito que a SC pode perfeitamente variar entre os 0,11 € e os 0,65 €, e hoje foram trocados 2,598,972 títulos , que como disse pareceu-me muito matreiro, aguardava-se pela queda em volume para comprar
, com intenção de comprar muitas a melhor preço
.
Uma coisa é certa, alguém comprou muitas ao preço que seria o limite para muitos, e agora ... ???? Quem as comprou ??? O que vão fazer com elas? Vende-las ao melhor? Ou acreditam que fizeram uma compra que o vão deixar num futuro próximo muito feliz?
Para esses, que jogam, para os jornalistas e para os que manipulam o mercado, que fiquem a saber que ainda não compraram as minhas acções. E que fiquem a saber que as vou vender, porque tenho um stop e um valor de venda no intervalo acima mencionado, é fácil de perceber pelo intervalo que tracei, que o objectivo é vende-las perto do 0,65 €, e esses jogadores que as fizeram cair para voltarem a comprar, iram fazer tudo para poderem vende-las a 0,65€, não deve faltar muito para sair uma noticia que as leve ao céu, ou simplesmente saírem noticias verdadeiras que transmitem o verdadeiro sucesso da nova SC.
Mais uma vez, um grande bem haja pelos vossos concelhos, e obrigado pelo desejo da sorte, porque vou precisar muito dela para sair vencido deste jogo que me meti.
Um abraço,
João
PS. Não faço este jogo nas outras cotadas que estou envolvido![]()
![]()
. Não façam este jogo, sozinhos em casa, se não estiverem acompanhados por um adulto, (e se preferível que esse adulto se chame Ulisses).
João, quem sabe não te sai a sorte grande...... vai ver os gráficos....a cotada quando esteve à beira do desastre esteve a 0,15 e agora está bem melhor, e
a meu ver anda a reorganizar-se...
vê o bcp, está em bull e parece um tordo a cair
a soares o ano passado num dia subiu 35%, por dá cá aquela palha.....
não desesperes, porque é preciso coragem fazeres o que fizeste, muitos no bcp caíram ontem e seguiram a tendência, a bolsa é mesmo assim,
um dia a mota-engil andava a cair em 2013 (a corrigir cerca de 5% a 10% dia sim dia não) e eu fui comprando sem olhar para noticias nem nada, num dia em que nem fui à minha carteira a minha correctora mandou-me uma mensagem para eu colocar um stop e assegurar mais valias, eu estava a ganhar 7.500 euros quando andava a comprar e tinha um valor negativo de 800euros.
cumptos, Investpouco.
EU nunca tive em carteira a Soares da Costa, deves estar a confundir, mas espero sinceramente que tudo te corra bem, só te desejo o dobro do que quero para mim.
Lose your opinion, not your money
Sr_SNiper Escreveu:joao73 Escreveu:
No entanto, ainda não foi hoje, que carreguei no botão ... E porque não carreguei no botão?
Porque voltei a comprar.
Epá, assim não nada que te valha, é tipo, pessoal eu sei o qu devia fazer, mas evacuei e fiz exactamente o oposto![]()
Boa sorte, porque a tua estratégia é essa, é tudo na sorte.
Um abraço
Obrigado Sniper pela sorte, porque efectivamente vou precisar dela, mas acredita que não estou agarrado nesta cotada só pela sorte. Tenho acompanhado a cotada algum tempo. Tenho acompanhado aqueles que entraram, como tu, e que saíram quando deu sinal para isso, os seus argumentos de entrada e de saída. Por isso, parabéns foram eficazes, porque mesmo não ganhando minimizaram as perdas. Desejo que voltes a entrar nos próximos tempos, seriam um excelente sinal para mim, e porque acredito que continuas com um olhinho nela para não perderas a oportunidade, no primeiro sinal de teres a possibilidade de comprar um carro novo, à custa da SC.
Espero, sinceramente que seja um Mercedes.
Um abraço,
João
- Registado: 11/5/2014 21:37
joao73 Escreveu:
Porque voltei a comprar.
Epá, assim não nada que te valha, é tipo, pessoal eu sei o qu devia fazer, mas evacuei e fiz exactamente o oposto

Boa sorte, porque a tua estratégia é essa, é tudo na sorte.
Um abraço
Lose your opinion, not your money
Boa noite,
Realmente tenho quero admitir que não é fácil. A pressão é imensa, o mercado não existe para nos fazer as vontades. A minha perda também é elevada, com constantes compras porque acredito que cada compra me vai fazer muito feliz
. Compreendo aqueles que se desfizeram hoje desta acções, imagino a dor
, sofrimento
, angustia
, impotência
( o porque a mim ...
, como isto aconteceu...
eu não merecia...
) no momento em que carregaram no botão. Hoje com certeza estão mais aliviados
, a paz da mente voltou
, voltamos a ser racionais
, ficamos aliviado
s, porque temos a certeza que não perdemos mais, e sabemos ao cêntimo quanto perdemos.
Obrigado a todos que recomendaram a saída na SC neste forum, realmente a vossa experiência é uma mais valia e um ensinamento.
Um grande bem haja para todos, que perdem o vosso precioso tempo, com o intuito que o próximo não perca dinheiro na bolsa.
Porque voltei a comprar.
Porque continuo acreditar que vou ser muito feliz nesta ultima compra, pelo volume de transacções efectuadas hoje, com compras muito precisas no timing certo da resistência dos mais crédulo neste titulo, esperando que fossem derrotados pela exaustão do acreditar, como se veio a verificar, pelo apetite da compra.
Não, não me considero o mais forte, o melhor... porque tenho a perfeita consciência que não sou.
Mas, acredito que a bolsa também é um jogo, e nem sempre ganha o melhor ( como se viu ontem na taça da liga Europa) e por isso, se perder quero perder na final, e se possível nas grandes penalidades, e se assim for, que seja no ultimo penalti.
Acredito que a SC pode perfeitamente variar entre os 0,11 € e os 0,65 €, e hoje foram trocados 2,598,972 títulos , que como disse pareceu-me muito matreiro
, aguardava-se pela queda em volume para comprar
, com intenção de comprar muitas a melhor preço
.
Uma coisa é certa, alguém comprou muitas ao preço que seria o limite para muitos, e agora ... ???? Quem as comprou ??? O que vão fazer com elas? Vende-las ao melhor? Ou acreditam que fizeram uma compra que o vão deixar num futuro próximo muito feliz?
Para esses, que jogam, para os jornalistas e para os que manipulam o mercado, que fiquem a saber que ainda não compraram as minhas acções. E que fiquem a saber que as vou vender, porque tenho um stop e um valor de venda no intervalo acima mencionado, é fácil de perceber pelo intervalo que tracei, que o objectivo é vende-las perto do 0,65 €, e esses jogadores que as fizeram cair para voltarem a comprar, iram fazer tudo para poderem vende-las a 0,65€, não deve faltar muito para sair uma noticia que as leve ao céu, ou simplesmente saírem noticias verdadeiras que transmitem o verdadeiro sucesso da nova SC.
Mais uma vez, um grande bem haja pelos vossos concelhos, e obrigado pelo desejo da sorte, porque vou precisar muito dela para sair vencido deste jogo que me meti.
Um abraço,
João
PS. Não faço este jogo nas outras cotadas que estou envolvido
. Não façam este jogo, sozinhos em casa, se não estiverem acompanhados por um adulto, (e se preferível que esse adulto se chame Ulisses).
Realmente tenho quero admitir que não é fácil. A pressão é imensa, o mercado não existe para nos fazer as vontades. A minha perda também é elevada, com constantes compras porque acredito que cada compra me vai fazer muito feliz

Porque voltei a comprar.
Acredito que a SC pode perfeitamente variar entre os 0,11 € e os 0,65 €, e hoje foram trocados 2,598,972 títulos , que como disse pareceu-me muito matreiro

Um abraço,
João
PS. Não faço este jogo nas outras cotadas que estou envolvido

Stopado nos 0,23. A perda é grande mas pelo menos acabou o pesadelo.
A quem fica a melhor das sortes, pois vão precisar.
A quem fica a melhor das sortes, pois vão precisar.
Caro Investpouco,
Vendi hoje a minha posição a 0,250.
Perdi 6800euros. Trade ruinoso.
Não pondero entrar na SC tão cedo.
Desejo-lhe a sorte que eu não tive.
Hoje é um dia difícil para mim.
Um abraço.
Vendi hoje a minha posição a 0,250.
Perdi 6800euros. Trade ruinoso.
Não pondero entrar na SC tão cedo.
Desejo-lhe a sorte que eu não tive.
Hoje é um dia difícil para mim.
Um abraço.
- Registado: 29/11/2007 13:46
investpouco já reforças-te??? vai lá ver o que me disseste quando vendi a ,29
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima
"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima
"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima
o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima
"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima
o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
- Registado: 12/3/2009 3:42
mecenas, sem te querer influenciar, e sei q muitos dirão e se cai mais.....mas
1 vais vender barato???,
2 consegues aguentar até aos resultados a 28 de maio???,
3 esta cotada quando tem um pico rebenta por aí acima
4 pensas nalguma estratégia?? um exemplo aproveita um pico coloca uma ordem de venda da posição por exemplo nos 0,25 e quando a venderes coloca uma ordem de compra a 0,23, isto é um exemplo. é que alguém me dá a entender pelos volumes que anda a fazer isso compra 205.000 e depois vende mais alto.
mas não brinques um ou dias antes dos resultados, uma vez q já estão tão baixas, a cotação poderá ter alguma surpresa.
1 vais vender barato???,
2 consegues aguentar até aos resultados a 28 de maio???,
3 esta cotada quando tem um pico rebenta por aí acima
4 pensas nalguma estratégia?? um exemplo aproveita um pico coloca uma ordem de venda da posição por exemplo nos 0,25 e quando a venderes coloca uma ordem de compra a 0,23, isto é um exemplo. é que alguém me dá a entender pelos volumes que anda a fazer isso compra 205.000 e depois vende mais alto.
mas não brinques um ou dias antes dos resultados, uma vez q já estão tão baixas, a cotação poderá ter alguma surpresa.
cumptos, Investpouco.
Mecenas10,
Independentemente da decisão que tomares (que deves tomar e ponto final), hoje foi a demência total em toda a bolsa nacional...
Independentemente da decisão que tomares (que deves tomar e ponto final), hoje foi a demência total em toda a bolsa nacional...
- Registado: 20/2/2014 22:01
Meus Caros,
A descida vertiginosa de hoje consumiu o assomo de ontem e ultrapassou-o largamente.
Em estado de choque, mas de alguma resignação vos escrevo.
As coisas são o que são e há que assumir as consequências dos actos que praticamos.
A não ser que algo de muito extraordinário amanhã suceda, irei fechar a posição e acomodar uma perda em valor próximo dos € 7.000,00.
A todos vos desejo boa sorte e obrigado pela vossa paciência.
Abraços.
A descida vertiginosa de hoje consumiu o assomo de ontem e ultrapassou-o largamente.
Em estado de choque, mas de alguma resignação vos escrevo.
As coisas são o que são e há que assumir as consequências dos actos que praticamos.
A não ser que algo de muito extraordinário amanhã suceda, irei fechar a posição e acomodar uma perda em valor próximo dos € 7.000,00.
A todos vos desejo boa sorte e obrigado pela vossa paciência.
Abraços.
Editado pela última vez por Mecenas10 em 14/5/2014 18:44, num total de 1 vez.
Mecenas10 Escreveu:Caros Mmrmm e Ricardmag,
Muito obrigado pelos vossos amigos contributos.
A situação é realmente periclitante, porquanto estamos a falar da quase totalidade da minha poupança. O exposto equivale à confissão do meu amadorismo.
Pondero flexibilizar o valor antes definido de saída de 0,250, por forma a reduzir a exposição a um movimento oscilatório avulso.
Aguardemos por um impulso do titulo.
Abraços e, obrigado, once again.
suporte nos 0,24-0,26 o melhor stop seria nos 0,23.....
o suporte servirá como parede e só quando esta quebrar é que o stop será activado.
cumptos, Investpouco.
Cem pt Escreveu:Eu gostaria de dar alguns conselhos práticos gerais no campo exclusivo da Análise Técnica, que é o campo onde acho que os timings de "acertos" e "desacertos" melhor resultam na Bolsa.
Não gostaria de me debruçar sobre o caso concreto da Soares da Costa porque não tenho a base de dados respectiva e para além do mais me parece muito presunçoso da minha parte vir para aqui mandar "bitaites" numa acção que me parece muito massacrada e onde a maioria das pessoas que estão dentro se encontram em situação de grande sofrimento pelas perdas que têm assumido em geral, não quero com isto dizer que alguns não tenham ganho e bem durante aquela aceleração doida que ocorreu há alguns meses atrás.
Tenho realmente muita pena de quem está a perder uma quantia elevada de dinheiro em acções compradas e isso deve-se em geral ao facto das pessoas terem uma grande "crença" de que a inversão está mesmo ali ao virar da esquina, em geral quem perde afeiçoa-se bastante ao papel porque parece que vê nele virtudes que os outros também deveriam ver!
Infelizmente nos mercados as coisas não funcionam com este ponto de vista, por isso se diz que deveríamos apostar na Bolsa como num concurso de misses, apostando na favorita do pessoal em geral e não naquela que julgamos ser a mais bonita.
Lembram-se do BCP? Chegou a estar acima dos 4 €, quando começou a queda veio aos 2€ e aos 1.5€ e o pessoal que estava dentro dizia que já estavam muito "baratas". A queda continuou, 1€ era preço que muitos nunca acreditaram que atingisse, e no entanto a queda continuou sem fim à vista: 0.8€, 0.6€ e aqui até já achavam o cúmulo como cada BCP já valia menos que uma bica, 0.5,0.4,...,0.1€ era um valor que ninguém acreditava nem no pior cenário, e mesmo assim ainda veio abaixo dos 0.07€!
Portanto nisto da Bolsa ninguém pode dizer onde está o fundo, simplesmente ninguém sabe, nem mesmo os chamados tubarões têm uma varinha mágica para detectar inversões!
Quem sabe como as coisas resultam nos mercados tem apenas de assimilar algumas regras básicas para cumprir que não pode deixar de controlar e actuar de imediato quando as mesmas se verificam. No fundo para se ter sucesso no trading basta cumprir menos de meia dúzia de princípios essenciais mas que têm de ser mesmo cumpridos, sob a pena de insucesso garantido!
Há que ser realmente muito disciplinado e não questionar o porquê dos movimentos de subidas e descidas.
Entre essas regras básicas falarei em duas delas se quiserem sobreviver nos mercados: seguir a tendência e cortar as perdas rapidamente.
Começando pela primeira regra, acham que a SC está em tendência ascendente? Se acham que não, para quê continuar o sofrimento? Provavelmente a venda já devia ter acontecido bastante lá mais para trás no ponto onde achassem que a tendência ascendente tinha terminado. Claro que nesta altura deve ser muito atroz continuar a ter acções em perda constante. Se de facto acham que deve existir um suporte na casa dos 0.23 a 0.24 então nesta altura, repito que não sei porque não sigo este título, pelo facto da cotação estar próxima desses níveis, o mais aconselhável será deixar um stop de venda final de saída ligeiramente abaixo dos 0.23€ se acham que podem ainda absorver essas pequenas perdas adicionais até o stop ser atingido. Em geral mais cedo ou mais tarde é o cenário mais provável a ocorrer, uma tendência quase sempre leva tudo na frente e um stop quase sempre é uma "esperança" que acaba mais cedo ou mais tarde por ser "engolida" pelo sentido da corrente do caudal dominante.
Na segunda regra, como conselho daqui para a frente, está mais que provado no trading que as perdas são reais e inevitáveis. Simplesmente a diferença entre os traders de sucesso e os restantes é que no primeiro caso até se podem dar ao luxo de ter mais negócios perdedores que negócios ganhos mas em geral o grupo ganhador não permite que as trades com prejuízo ultrapassem um valor baixo, digamos que em geral o prejuízo por negócio não deveria ultrapassar mais de 2% a 5% do total arriscado. Os ganhos virão do facto de terem em carteira 1 ou 2 papéis que isoladamente, e sem os conhecermos à partida, darão um retorno de 20% a 30% que compensarão largamente a maioria das pequenas perdas acumuladas.
Quando se vê a maioria do pessoal sem experiência deixar arrastar prejuízos com mais de 2 dígitos, acima dos 10%, eu sinceramente fico aterrado, mas temos de colocar este facto na óptica de quem não tem muita consciência de que essa não é a postura correta de enfrentar os mercados. Infelizmente muita gente só aprende com os erros cometidos e só corrige esta estratégia no futuro à custa de um rombo significativo sofrido na carteira, se é que voltam a negociar em Bolsa!
Não interpretem este meu texto como uma crítica mas sim como uma ajuda para evitar meterem-se em problemas semelhantes no futuro.
O objectivo é apenas alertar os mais inexperientes em geral que as regras de negociação nos mercados têm de ser vistas de acordo com um plano de trading onde se saiba à partida, quando se comprou, saber exactamente onde se deverá sair para se obterem perdas pequenas ou, então e em alternativa, deixar de actuar apenas nos casos em que deixamos a acção "voar" sem meta de venda definida se a tendência estiver a favor da nossa posição.
Nunca se "afeiçoem" ou "encantem" por um papel, se ele vem por aí abaixo larguem-no logo e não se preocupem com perdas pequenas porque essa é a estratégia correta a ter nos mercados, nunca se esqueçam!
Tão simples quanto estes princípios básicos sei que é fácil de entender mas também reconheço que é difícil de executar para quem desconheça aquilo em que se meteu de forma algo inconsciente pelo facto de não estar muito familiarizado sobre a melhor forma de abordar a negociação nos mercados.
Boa sorte a todos que ainda detêm Soares da Costa, de certeza que vão precisar dela se decidirem não fazer nada e continuar esperançados dentro do papel!
Simplesmente excelente.
Cem, obrigado pela partilha e lucidez

Boa Noite,
" MORNING STAR DOJI BULLISH"
Conforme meus comentários anteriores, acredito muita na recuperação da SC, acredito tanto que consigo sonhar com um Morning Star Doji Bullish. Sei, que efetivamente não formou em pleno um Morning Star Doji Bullish, faltou-lhe um danoninho, mas, e como há sempre um mas, não é fácil analisar a SC visto ser uma cotada que vive de impulsos. Com uma noticia boa vai ao céu, e com uma noticia má vai ao inferno, é caso para dizer que vai de burro a bestial e de bestial a burro. No entanto acredito muito nesta cotada, acredito no potencial de Africa, assim como na reorganização do Grupo. Os resultados em 2014, serão efetivamente diferentes, nem que seja pelas alienações efetuadas, que levam a uma nova estratégia de mercado, com a liderança do Mosquito.
A cotada vinha claramente numa tendência descendente formada por várias velas vermelhas, ontem faltou-lhe um pouquinho para ser um Doji, com janela de abertura, que transmitia alteração de tendência. Hoje com uma vela verde e bonita, podia-se confirmar um Morning Star Doji Bullish, se assim fosse, estaríamos perante um novo rali em alta da SC, em abono da verdade, vos digo que já tenho saudades, pela velocidade alucinante que a SC nos habitou.
Bem, isto sou a sonhar.....bons sonhos e um abraço,
João
" MORNING STAR DOJI BULLISH"
Conforme meus comentários anteriores, acredito muita na recuperação da SC, acredito tanto que consigo sonhar com um Morning Star Doji Bullish. Sei, que efetivamente não formou em pleno um Morning Star Doji Bullish, faltou-lhe um danoninho, mas, e como há sempre um mas, não é fácil analisar a SC visto ser uma cotada que vive de impulsos. Com uma noticia boa vai ao céu, e com uma noticia má vai ao inferno, é caso para dizer que vai de burro a bestial e de bestial a burro. No entanto acredito muito nesta cotada, acredito no potencial de Africa, assim como na reorganização do Grupo. Os resultados em 2014, serão efetivamente diferentes, nem que seja pelas alienações efetuadas, que levam a uma nova estratégia de mercado, com a liderança do Mosquito.
A cotada vinha claramente numa tendência descendente formada por várias velas vermelhas, ontem faltou-lhe um pouquinho para ser um Doji, com janela de abertura, que transmitia alteração de tendência. Hoje com uma vela verde e bonita, podia-se confirmar um Morning Star Doji Bullish, se assim fosse, estaríamos perante um novo rali em alta da SC, em abono da verdade, vos digo que já tenho saudades, pela velocidade alucinante que a SC nos habitou.
Bem, isto sou a sonhar.....bons sonhos e um abraço,
João
Apolo33 Escreveu:
katolo tenho a certeza que o gráfico do BCP ( entre outros do PSI 20 ) não será muito diferente! Como deves ter visto pelos comentários acima existem pessoas a perder muito dinheiro, pelo que a única coisa que deves ter em mente é respeitar essas mesmas pessoas!
E quem te disse que também não estou a perder? Simplesmente prefiro rir para não chorar. Ao fim ao cabo o sofrimento não me vai levar a lado nenhum

Sempre aprendi que o investimento em ações deve ser pensado para um prazo temporal de 5 anos. O problema é que todos nós queremos dinheiro rápido e fácil e, das duas uma, ou entramos em desespero e livramo-nos de tudo ao desbarato ou ficamos eufóricos e enterramo-nos ainda mais...
É preciso é ter calma! Pode ser que nos safemos, se não falir entretanto

Caro Investpouco,
Esperemos que essa compra maciça não represente sinal de aquisição de acções próprias para fazer levitar artificialmente a cotação com objectivos menos recomendáveis. Estive a pesquisar e verifiquei que apesar de ser esse um dos pontos da AG fixada para o final do mês corrente, o certo é que a SC dispõe já de alvará para o efeito concedida pela última AG...
Abraço.
Esperemos que essa compra maciça não represente sinal de aquisição de acções próprias para fazer levitar artificialmente a cotação com objectivos menos recomendáveis. Estive a pesquisar e verifiquei que apesar de ser esse um dos pontos da AG fixada para o final do mês corrente, o certo é que a SC dispõe já de alvará para o efeito concedida pela última AG...
Abraço.
Editado pela última vez por Mecenas10 em 13/5/2014 18:30, num total de 1 vez.
compra de accoes de 352.000 a meu ver anda um investidor a entrar em grande, vejam no gráfico, 2 quedas com a vendas de investidores anteriores e depois a recompra hoje de 352.000 quando bateu os 0,282
cumptos, Investpouco.
Amigos,
SC a apreciar 6% e a cotar nos 0,28. Terão sido as minhas preces ouvidas?
Abraços.
SC a apreciar 6% e a cotar nos 0,28. Terão sido as minhas preces ouvidas?
Abraços.
Boa tarde
Ontem a SC formou uma vela interessante, e hoje parece querer despertar, vamos seguir com alguma serenidade.
Um abraço,
João
Ontem a SC formou uma vela interessante, e hoje parece querer despertar, vamos seguir com alguma serenidade.
Um abraço,
João
Cem, o teu post devia ser colocado naqueles tópicos iniciais, que por vezes estão permanentemente bloqueados/visíveis, ou então convertido para informação prévia que todos devem ler antes de se registarem no Caldeirão. Não é fácil sintetizar tanta informação importante em tão poucas linhas! Abraço
PS Quanto à SCOAE, penso que nem demasiada euforia, nem excessivo desespero. Quando - talvez "se"... - inverter com consistência, pode valer muito a pena, mas sempre sempre sempre com stops apertados. Até lá, aguardar (mas com atenção...).
PS Quanto à SCOAE, penso que nem demasiada euforia, nem excessivo desespero. Quando - talvez "se"... - inverter com consistência, pode valer muito a pena, mas sempre sempre sempre com stops apertados. Até lá, aguardar (mas com atenção...).
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
- Registado: 27/8/2013 19:39
katolo Escreveu:Por acaso este título é uma comédia dramática!
Está em canal ascendente ahahahahahah
katolo tenho a certeza que o gráfico do BCP ( entre outros do PSI 20 ) não será muito diferente! Como deves ter visto pelos comentários acima existem pessoas a perder muito dinheiro, pelo que a única coisa que deves ter em mente é respeitar essas mesmas pessoas!
Por acaso este título é uma comédia dramática!
Mecenas10 Escreveu:Caros Mmrmm e Ricardmag,
Muito obrigado pelos vossos amigos contributos.
A situação é realmente periclitante, porquanto estamos a falar da quase totalidade da minha poupança. O exposto equivale à confissão do meu amadorismo.
Pondero flexibilizar o valor antes definido de saída de 0,250, por forma a reduzir a exposição a um movimento oscilatório avulso.
Aguardemos por um impulso do titulo.
Abraços e, obrigado, once again.
Caro Mecenas,
Não tem nada que agradecer pois apenas me limitei a expor o meu exemplo como algo que não se deve seguir. É um dos muitos erros de principiante que cometi. Reitero o que disse pois assumo o limite máximo dos 0,20 como perda. No entanto tenho outras coisas a correr que não vão mal e compensarão as perdas daqui. Se tivesse o grosso do capital aqui investido seguramente consideraria a hipótese de sair mais cedo. É uma decisão que o Mecenas terá de tomar.
No entanto atente no post do CEM pt que é um excelente resumo do que é ser e estar em bolsa e o verdadeiro segredo para se ganhar consistentemente. Aquele é o modelo que devemos seguir e felizmente já vou seguindo. Infelizmente na SC não foi o caso. Sugeria o seguinte: tome uma decisão e descanse sobre ela. Se for colocar um stop, faça-o e não pense mais nisso. Se subir óptimo, vai também subindo o stop loss, se descer e for stopado, pelo menos sabia antecipadamente que esse era um cenário mais do que provável. Acredito que dormirá melhor à noite e não anda constantemente com este stress em cima dos ombros.
Um abraço,
Manuel Maria de Magalhães
Cem pt Escreveu:Eu gostaria de dar alguns conselhos práticos gerais no campo exclusivo da Análise Técnica, que é o campo onde acho que os timings de "acertos" e "desacertos" melhor resultam na Bolsa.
Não gostaria de me debruçar sobre o caso concreto da Soares da Costa porque não tenho a base de dados respectiva e para além do mais me parece muito presunçoso da minha parte vir para aqui mandar "bitaites" numa acção que me parece muito massacrada e onde a maioria das pessoas que estão dentro se encontram em situação de grande sofrimento pelas perdas que têm assumido em geral, não quero com isto dizer que alguns não tenham ganho e bem durante aquela aceleração doida que ocorreu há alguns meses atrás.
Tenho realmente muita pena de quem está a perder uma quantia elevada de dinheiro em acções compradas e isso deve-se em geral ao facto das pessoas terem uma grande "crença" de que a inversão está mesmo ali ao virar da esquina, em geral quem perde afeiçoa-se bastante ao papel porque parece que vê nele virtudes que os outros também deveriam ver!
Infelizmente nos mercados as coisas não funcionam com este ponto de vista, por isso se diz que deveríamos apostar na Bolsa como num concurso de misses, apostando na favorita do pessoal em geral e não naquela que julgamos ser a mais bonita.
Lembram-se do BCP? Chegou a estar acima dos 4 €, quando começou a queda veio aos 2€ e aos 1.5€ e o pessoal que estava dentro dizia que já estavam muito "baratas". A queda continuou, 1€ era preço que muitos nunca acreditaram que atingisse, e no entanto a queda continuou sem fim à vista: 0.8€, 0.6€ e aqui até já achavam o cúmulo como cada BCP já valia menos que uma bica, 0.5,0.4,...,0.1€ era um valor que ninguém acreditava nem no pior cenário, e mesmo assim ainda veio abaixo dos 0.07€!
Portanto nisto da Bolsa ninguém pode dizer onde está o fundo, simplesmente ninguém sabe, nem, mesmo os chamados tubarões têm uma varinha mágica para detectar inversões!
Quem sabe como as coisas resultam nos mercados tem apenas de assimilar algumas regras básicas para cumprir que não pode deixar de controlar e actuar de imediato quando as mesmas se verificam. No fundo para se ter sucesso no trading basta cumprir menos de meia dúzia de princípios essenciais mas que têm de ser mesmo cumpridos, sob a pena de insucesso garantido!
Há que ser realmente muito disciplinado e não questionar o porquê dos movimentos de subidas e descidas.
Entre essas regras básicas falarei em duas delas se quiserem sobreviver nos mercados: seguir a tendência e cortar as perdas rapidamente.
Começando pela primeira regra, acham que a SC está em tendência ascendente? Se acham que não, para quê continuar o sofrimento? Provavelmente a venda já devia ter acontecido bastante lá mais para trás no ponto onde achassem que a tendência ascendente tinha terminado. Claro que nesta altura deve ser muito atroz continuar a ter acções em perda constante. Se de facto acham que deve existir um suporte na casa dos 0.23 a 0.24 então nesta altura, repito que não sei porque não sigo este título, pelo facto da cotação estar próxima desses níveis, o mais aconselhável será deixar um stop de venda final de saída ligeiramente abaixo dos 0.23€ se acham que podem ainda absorver essas pequenas perdas adicionais até o stop ser atingido. Em geral mais cedo ou mais tarde é o cenário mais provável a ocorrer, uma tendência quase sempre leva tudo na frente e um stop quase sempre é uma "esperança" que acaba mais cedo ou mais tarde por ser "engolida" pelo sentido da corrente do caudal dominante.
Na segunda regra, como conselho daqui para a frente, está mais que provado no trading que as perdas são reais e inevitáveis. Simplesmente a diferença entre os traders de sucesso e os restantes é que no primeiro caso até se podem dar ao luxo de ter mais negócios perdedores que negócios ganhos mas em geral o grupo ganhador não permite que as trades com prejuízo ultrapassem um valor baixo, digamos que em geral o prejuízo por negócio não deveria ultrapassar mais de 2% a 5% do total arriscado. Os ganhos virão do facto de terem em carteira 1 ou 2 papéis que isoladamente, e sem os conhecermos à partida, darão um retorno de 20% a 30% que compensarão largamente a maioria das pequenas perdas acumuladas.
Quando se vê a maioria do pessoal sem experiência deixar arrastar prejuízos com mais de 2 dígitos, acima dos 10%, eu sinceramente fico aterrado, mas temos de colocar este facto na óptica de quem não tem muita consciência de que essa não é a postura correta de estar nos mercados. Infelizmente muita gente só aprende com os erros cometidos e só corrige esta estratégia no futuro à custa de um rombo significativo sofrido na carteira, se é que voltam a negociar em Bolsa!
Não interpretem este meu texto como uma crítica mas sim como uma ajuda para evitar meterem-se em problemas semelhantes no futuro.
O objectivo é apenas alertar os mais inexperientes em geral que as regras de negociação nos mercados têm de ser vistas de acordo com um plano de trading onde se saiba à partida, quando se comprou, saber exactamente onde se deverá sair para se obterem perdas pequenas ou, então e em alternativa, não actuar apenas nos casos em que deixamos a acção "voar" se a tendência estiver a favor da nossa posição.
Nunca se "afeiçoem" ou "encantem" por um papel, se ele vem por aí abaixo larguem-no logo e não se preocupem com perdas pequenas porque essa é a estratégia correta a ter nos mercados, nunca se esqueçam!
Tão simples quanto estes princípios básicos sei que é fácil de entender mas também reconheço que é difícil de executar para quem desconheça aquilo em que se meteu de forma algo inconsciente pelo facto de não estar muito familiarizado sobre a melhor forma de abordar a negociação nos mercados.
Boa sorte a todos que ainda detêm Soares da Costa, de certeza que vão precisar dela se decidirem não fazer nada e continuar esperançados dentro do papel!
Boas noites caro Cem...
É sempre com gosto ler as tuas sábias palavras, pois ajudam sempre, nem que seja a reflectir mais uma vez, e até aos mais experientes, as regras básicas do trading.
Os anos passam e nunca é demais ler e voltar a reler, palavras como disciplina, cortar perdas, deixar correr lucros, tendência dominante, stops, etc, etc.
No meu caso pessoal, foi difícil interiorizar alguns conceitos, não que eles sejam difíceis de perceber.
O problema somos nós mesmos. O problema está sempre na nossa cabeça.
Pensamos que o mercado está contra nós, que uma perda a verificar-se foi culpa da noticia (a) ou (b), porque a FED injectou mais algum, porque a Crimeia já devia ter estoirado, etc, etc. Isto é o motivo que muitas vezes se nos mete na cabeça para justificar as nossas más opções.
O mercado é simplesmente o mercado, ou seja, compradores e vendedores que trocam entre si (diversos produtos financeiros) a um determinado preço, que alguém está disposto a pagar e outro disposto a vender.
Isto é tão simples que até dói.
A AF e AT são meras ferramentas, que nos podem dar pistas, mas não certezas de nada.
Mas não é aqui que encontra o perfil de cada um.
Há aqui muita boa gente excelente em AF, outros excelentes em AT. Uns na prática que através destas ferramentas evoluíram para ser traders e de sucesso, outros que simplesmente analisam excelentemente, mas na prática ainda não conseguem ter sucesso de retorno.
Caro Cem, agradeço uma vez mais a simplicidade dura e crua da avaliação de um trader.
Guardo em disco, e de tempos a tempos lá vou reler. Não que esteja a passar por uma fase interior de dúvida, ou por precaução, ou mesmo por medo, porque mesmo desse já há muito me livrei dele.
Gosto simplesmente de reler porque faz bem recordar aquilo que de bom nos faz ter paz de espírito no trading.
Cumprimentos
PS: desculpem lá ser aqui no tópico da Soares da Costa, que realmente não me diz nada pessoalmente.
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
Miguel Cervantes
No outro lado de cada medo está a liberdade.
Marilyn Ferguson
Miguel Cervantes
No outro lado de cada medo está a liberdade.
Marilyn Ferguson
Caro Cem pt
Só agora vi o seu tão didáctico e excelente texto.
Não resta a menor dúvida de que, aconteça o que acontecer, amanhã ou nos dias próximos, aprendi imenso com este meu trade.
Muito obrigado pelo seus práticos conselhos e pela sua solidariedade.
Um abraço.
Só agora vi o seu tão didáctico e excelente texto.
Não resta a menor dúvida de que, aconteça o que acontecer, amanhã ou nos dias próximos, aprendi imenso com este meu trade.
Muito obrigado pelo seus práticos conselhos e pela sua solidariedade.
Um abraço.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: brunoktm, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, latbal, m-m, nunorpsilva, OCTAMA, Opcard33, PAULOJOAO, peterteam2, Shimazaki_2, silva_39, Top5555, trend=friend, trilhos2006, yggy, Zecadiabo e 203 visitantes