Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PSI - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: PSI 20

por Eurouro » 28/4/2014 13:20

Sobretudo é indispensável saber-se que é quando as coisas chegam a um limite que se dá a mudança. E tudo tem um limite. Tudo! ... há limites!

Se a nossa sociedade tivesse educação (sociedade todos nós em quanto comunidade) nunca se deixaria o factor chegar ao limite, e assim a mudança nunca seria tão drástica e dolorosa para ti, para mim e para todos. A mudança de hábitos, de vida que mexe connosco não só individualmente mas também como comunidade e que é sentida mais ou menos intensamente conforme a consciência de cada um de nós. Ou seja, é o mundo em mudanças para e por bem?

Bem, em termos de consciência muitos de nós podemos estar conscientes de tais mudanças, mas isso pode não chegar para podermos e sabermos tirar partido de tirar dinheiro do mercado (dos outros investidores que arriscam à procura do mesmo de nós).

Portanto, não basta sermos conscientes.

A educação, deve ser prioridade para a sociedade para não deixar o factor chegar ao limite e para que a mudança não seja tão rápida e vertiginosa que possa se virar contra nós próprios enquanto seres pensantes. Já viram o quanto mudou o mundo nos últimos 20 a 30 anos? A galopada nas novas descobertas!

É por isso que eu digo que no futuro a coisa tem que acalmar, e com mais educação! 8-)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 498
Registado: 18/7/2013 16:01

Re: PSI 20

por vella » 27/4/2014 23:45

Eurouro Escreveu:Do mesmo modo, quais os efeitos da independência de Portugal dos Filipes em 1640, e qual a diferença da passagem de Monarquia para a República em 1910, e a passagem depois a uma nova Era pós 25 de Abril 1974, e por fim, os tempos actuais que a maioria das pessoas não estão a ser capazes de interpretar os sinais dos tempos?

Os mercados vão seguindo um rumo que incorporam todos os agentes, capitais, timings, pricings, acontecimentos, politicas governativas e monetárias, etc etc. Algo complexo com múltiplos efeitos sobre a mente humana no tentar antecipar o preço de um activo.

Exactamente...nada mais correcto, os graficos mostram esses movimentos, por isso a AT com todos os seus estudos, mostram-se apenas como uma previsão, podendo reverter dadas as circunstâncias que envolvem os mercados influenciados pelo factor humano. Sendo que por vezes se torna...inútil, mas indispensável como uma lanterna numa noite escura.
 
Mensagens: 13
Registado: 26/4/2014 2:10

Re: PSI 20

por Eurouro » 26/4/2014 22:01

Do mesmo modo, quais os efeitos da independência de Portugal dos Filipes em 1640, e qual a diferença da passagem de Monarquia para a República em 1910, e a passagem depois a uma nova Era pós 25 de Abril 1974, e por fim, os tempos actuais que a maioria das pessoas não estão a ser capazes de interpretar os sinais dos tempos?

Os mercados vão seguindo um rumo que incorporam todos os agentes, capitais, timings, pricings, acontecimentos, politicas governativas e monetárias, etc etc. Algo complexo com múltiplos efeitos sobre a mente humana no tentar antecipar o preço de um activo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 498
Registado: 18/7/2013 16:01

Re: PSI 20

por Eurouro » 26/4/2014 21:53

jarc Escreveu:Peocupante a situação na Ucrania e com impacto nos mercados:
http://www.dn.pt/inicio/globo/interior. ... cao=Europa


Não vejo qualquer preocupação para já com tudo isto. Não passa de um circo só para ver quem são as mãos fracas na bolsa porque o bull está lá. Este episódio é igual ao de 2009 quando se falou que o Dubai ia entrar em colapso por causa do imobiliário e fazer crash na bolsa. Na altura quem acreditou nisso perdeu um grande momento do bullmarket.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 498
Registado: 18/7/2013 16:01

Re: PSI 20

por jarc » 26/4/2014 21:43

Peocupante a situação na Ucrania e com impacto nos mercados:
http://www.dn.pt/inicio/globo/interior. ... cao=Europa
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2320
Registado: 23/7/2003 16:05
Localização: Sul

Re: PSI 20

por Eurouro » 26/4/2014 20:27

Se as previsões são um crescimento economico cada vez maior, ano após ano, então é pouco provável que exista já um crash ou correcção. (taxa crescimento do PIB maior em 2015 do que 2014, e a de 2016 maior do que a 2015).

A ingremissidade a que temos vindo assistir o desenrolar do bullmarket (de 5 anos) nos EUA é equivalente à urgência da reposição da melhoria das condições de vida mundiais.

No entanto, basta uma correcção de 20% sobre os indices para colocar em causa mais uns bons anos de sustentabilidade economica (com taxa de crescimento do PIB maior do que a taxa anual de inflação). Isso é possível na prática e colocará em causa todas as previsões das mais altas entidades responsáveis e profissionais.

É a bolsa, são os mercados que são a causa das recessões e são também eles a causa dos grandes periodos de avanços economicos. Não é a economia que condiciona os mercados.

No caso do PSI20 e aqui chegados, o indice diz-nos que daqui a entre 6 a 9 meses a economia esteja mais forte do que actualmente.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 498
Registado: 18/7/2013 16:01

Re: PSI 20

por HJOR » 26/4/2014 19:00

Para relembrar que o "rabisco" publicado no dia 12 de abril continua válido.
O de hoje é apenas uma atualização...
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.

Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1730
Registado: 29/11/2007 3:48
Localização: Torres Novas

Re: PSI 20

por jotas007 » 26/4/2014 17:36

jotas007 Escreveu:No gráfico semanal apresenta divergências negativas do RSI.
Na minha opinião, o maior risco neste momento está do lado dos longos.

Estou esperando um padrão técnico de inversão de tendência nesta zona de circulo.

Caso quebre os 8000/8300 é porque estou errado na minha análise.

Bons negócios



PS: -Gráfico semanal sem a sessão de hoje.
-Atenção isto é só uma análise, não uma recomendação!



Boa tarde

Há duas semanas atrás tinha dito que esperava um padrão técnico de inversão de tendência nesta zona onde se encontra actualmente o Psi20.
Bem, parece que o Psi20 quer fazer a minha vontade... e é tão perfeito que até fico a desconfiar! :D
Mas atenção, ainda não foi activado! =;

Continuo afirmar que o maior risco neste momento está do lado dos bulls, por isso, mente aberta!!

Em relação à zona de stops, baixo o valor dos 8000/8300 para os 7800 pontos. Caso ultrapasse este valor é porque estou totalmente errado na minha análise.


Bons negócios
Anexos
psi.png
psi.png (28.65 KiB) Visualizado 4808 vezes
“O sucesso no investimento é toda a gente concordar contigo... mais tarde.” - Jim Grant
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 406
Registado: 28/7/2013 12:03

Re: PSI 20

por Gonee111 » 26/4/2014 17:13

O Alquimista Escreveu:
GooPrime Escreveu: Sim, penso que esse gráfico está bastante elaborado e fala por si.


Apresenta ambos os lados da moeda.
Sendo nesta altura cedo para dizer para que lado vai pender.

Seguindo isto, deixo aqui uma frase do James Altucher que o caro membro deste fórum LTCM teve o prazer de partilhar: "The most important three words in investing is: “I don’t know”. If someone doesn’t say that to you then they are lying."


qual é a tendência (principal, de base)?
de momento o preço obedece a esse tendência ou corrige?
o preço encontra-se mais perto de um suporte e ou de uma resistência?

hoje, perante o gráfico em questão, "eu sei" as respostas a estas perguntas (de acordo com a minha interpretação) e para mim isto é, em geral, o suficiente para arriscar o meu dinheiro num negócio

o que menos me preocupa é não saber se vai ou não correr como espero


Certo, senão ninguém negociava... daí o risk/reward ser tão importante em qualquer estratégia.
 
Mensagens: 499
Registado: 4/2/2014 15:24

Re: PSI 20

por O Alquimista » 26/4/2014 16:57

GooPrime Escreveu: Sim, penso que esse gráfico está bastante elaborado e fala por si.


Apresenta ambos os lados da moeda.
Sendo nesta altura cedo para dizer para que lado vai pender.

Seguindo isto, deixo aqui uma frase do James Altucher que o caro membro deste fórum LTCM teve o prazer de partilhar: "The most important three words in investing is: “I don’t know”. If someone doesn’t say that to you then they are lying."


qual é a tendência (principal, de base)?
de momento o preço obedece a esse tendência ou corrige?
o preço encontra-se mais perto de um suporte e ou de uma resistência?

hoje, perante o gráfico em questão, "eu sei" as respostas a estas perguntas (de acordo com a minha interpretação) e para mim isto é, em geral, o suficiente para arriscar o meu dinheiro num negócio

o que menos me preocupa é não saber se vai ou não correr como espero
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: PSI 20

por Gonee111 » 26/4/2014 16:43

Sim, penso que esse gráfico está bastante elaborado e fala por si.


Apresenta ambos os lados da moeda.
Sendo nesta altura cedo para dizer para que lado vai pender.

Seguindo isto, deixo aqui uma frase do James Altucher que o caro membro deste fórum LTCM teve o prazer de partilhar: "The most important three words in investing is: “I don’t know”. If someone doesn’t say that to you then they are lying."
 
Mensagens: 499
Registado: 4/2/2014 15:24

Re: PSI 20

por HJOR » 26/4/2014 16:15

Apresento o "rabisco" vencedor com muitos "limões". Sendo um índice até podem extrapolar!
Como o 25 de abril existiu, quem quiser pode aproveitar para fazer "sumo" de limonada, pode comer os limões ou simplesmente deitá-los fora...
Who cares...
:mrgreen:
Anexos
PSI_D_2014-04-25.jpg
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.

Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1730
Registado: 29/11/2007 3:48
Localização: Torres Novas

Re: PSI 20

por PC05 » 26/4/2014 12:00

Eurouro Escreveu:Qual o comportamento dos investidores que negoceiam PSI20 numa altura em que o indice está sob a LTA que coincide com o momento da Fitch subir o rating de Espanha de BBB para BBB+ mantendo outlook estável por 2 anos?

A bolsa portuguesa vai ser influ =; ênciada pela espanhola?


Eu diria que existem variáveis com mais influência/peso sobre a evolução do psi20, tal como a situação na Ucrânia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3256
Registado: 5/12/2005 21:28
Localização: Lisboa

Re: PSI 20

por Eurouro » 25/4/2014 23:05

Qual o comportamento dos investidores que negoceiam PSI20 numa altura em que o indice está sob a LTA que coincide com o momento da Fitch subir o rating de Espanha de BBB para BBB+ mantendo outlook estável por 2 anos?

A bolsa portuguesa vai ser influ =; ênciada pela espanhola?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 498
Registado: 18/7/2013 16:01

Re: PSI 20 "uma opinião"

por Aqui_Vale » 25/4/2014 17:00

Eu vejo mais assim:...

CumPrim/
valeaquilino
Anexos
psi.20.25.png
psi.20.25.png (39.74 KiB) Visualizado 5322 vezes

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)


"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2897
Registado: 29/11/2007 2:04
Localização: Açores

Re: PSI 20

por Momenta » 24/4/2014 19:22

Correto ou incorreto, perfeito ou imperfeito, válido ou inválido: não gosto, não gosto, não gosto...
Anexos
PSI_24_04.jpeg
PSI_24_04.jpeg (12.51 KiB) Visualizado 5623 vezes
 
Mensagens: 421
Registado: 6/10/2011 13:34
Localização: 14

Re: PSI 20

por karloskey » 23/4/2014 21:19

Outro género de boneco com um rosto mais animador... :lol:
Anexos
psi20.jpg
Euronext PSI20 is within a rising trend. Continued positive development within the trend channel is indicated. The index has broken up through the resistance at points 7360. This predicts a further rise. RSI diverges negatively against the price, which indicates a danger for a reaction down. The RSI curve shows a falling trend, which is an early signal for a possible trend break down. The index is overall assessed as technically positive for the short term.
psi20.jpg (63.22 KiB) Visualizado 5948 vezes
 
Mensagens: 11
Registado: 15/1/2014 12:01

Re: PSI 20

por canguru » 23/4/2014 21:15

:)

só para clarificar.

mensal: bullish (nunca fez um lower low)
semanal: bullish
canguru Escreveu: à excepção das semanas "irrevogaveis", o PSI nunca quebrou suportes de médio prazo.

diário: 100% bullish enquanto ficar acima dos ~7150

no gráfico horário só pretendia mostrar a relevância da resistência nos ~7550 (que, coincidência das coincidências;)) coincide com os 61% de fibo do ultimo movimento.
acima dos 7550 segue o ataque a novos máximos.

NOTA: não dou relevância a nenhum tipo de padrões (H&S, triângulos bandeiras, bandeirinhas e afins). apenas me guio por linhas de S&R e (às vezes) as zonas de fibonacci
Anexos
PSI 20(Hourly)20140423210922.png
PSI 20(Hourly)20140423210922.png (32.07 KiB) Visualizado 5966 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2240
Registado: 6/4/2008 22:41
Localização: lx

Re: PSI 20

por mmrmm » 23/4/2014 17:35

Diacono Escreveu:do ponto de vista de perspectivas futuras, prefiro o do canguru :lol:
Há AT para todos os gostos...


Longe de mim profetizar cenários em termos de AT. Não tenho ainda conhecimentos suficientes para tal. O que faço em caso de dúvidas é expor as mesmas e esperar que os analistas que aqui existem em qualidade e quantidade possam ajudar-me nisso. De facto, em termos de gráfico diário parece que se está a formar um H&S de reversão, mas os volumes não parecem acompanhar a doutrina do mesmo, daí eu colocar essa mesma questão.
Obviamente também espero que a perspectiva do canguru se efective o que é bom para todos nós.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 376
Registado: 27/2/2014 20:36

Re: PSI 20

por Momenta » 23/4/2014 17:24

A questão é que no horário não vejo qualquer tendência descendente anterior para inverter.
Já no diário não é bem assim e hoje fez uma dark cloud cover bem feia. Vamos ver os próximos dias...
 
Mensagens: 421
Registado: 6/10/2011 13:34
Localização: 14

Re: PSI 20

por Diacono » 23/4/2014 17:14

do ponto de vista de perspectivas futuras, prefiro o do canguru :lol:
Há AT para todos os gostos...
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1519
Registado: 29/11/2007 2:53

Re: PSI 20

por mmrmm » 23/4/2014 17:13

GooPrime Escreveu:Pois mas o canguru tem um gráfico horário que mostra maças e tu tens um diário que mostra bananas, é a magia dos timeframes. :mrgreen:


Está esclarecido. Não reparei no timeframe. Muito obrigado.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 376
Registado: 27/2/2014 20:36

Re: PSI 20

por Gonee111 » 23/4/2014 17:11

Pois mas o canguru tem um gráfico horário que mostra maças e tu tens um diário que mostra bananas, é a magia dos timeframes. :mrgreen:
 
Mensagens: 499
Registado: 4/2/2014 15:24

Re: PSI 20

por mmrmm » 23/4/2014 17:01

Desculpem a pergunta mas não vejo o H&Sinvertido. Pelo contrário parece estar a desenhar-se um H&S de reversão, no entanto os volumes não acompanham minimamente essa possibilidade, penso eu de que...
Um abraço,
Anexos
PSI20 Index.png
PSI20 Index.png (68.1 KiB) Visualizado 6223 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 376
Registado: 27/2/2014 20:36

Re: PSI 20

por trend=friend » 23/4/2014 16:51

Yeap, mais coisa menos coisa
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3987
Registado: 27/8/2013 19:39

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], PAULOJOAO, Pedromoreiraaaa, Phil2014 e 309 visitantes