Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por AT2014 » 9/4/2014 16:16

Caros,

Partilho convosco um estado de alma :lol: :lol:

Não gosto nada deste movimento do BCP e BES. Tudo a cair quando os indices estão todos a subir... Deve vir ai bomba sobre os créditos fiscais.... Mas é só um feeling. Não fosse isso e já tinha aqui feito mais uma entrada. Vou pensar... Ainda faltam 10 minutos

Abraço e bons negócios

Registado: 4/2/2014 2:39

por investpouco » 9/4/2014 16:15

é esta lateralizacao que o at2014 falava.
bate na ema20 - compra, vende na resistencia acima, neste caso, nos 0,23, volta a comprar na ema20 (0,222)
volta a vender quando sobe, mas cuidado o valor tem de ser alto em cfds para evitar custos minimos e com bons stops abaixo da ema20, neste caso por volta dos 0,218
mas é como uma parede....quando batemos vai fazendo mossa, um dia rebenta, isto se a tendencia for para quebra-la, senao servirá apenas para ganhar mais força na accao, pois muitos entram aqui.
Editado pela última vez por Visitante em 9/4/2014 16:17, num total de 1 vez.
cumptos, Investpouco.

Registado: 20/11/2013 18:19

por investpouco » 9/4/2014 16:05

MACD deste ontem a dar sinais de queda.
neste momento testa a resistencia da ema20.
pode ser que aguente, mas.....cautela....
Anexos
bcp09042013.jpg
cumptos, Investpouco.

por pikota » 9/4/2014 16:03

O BCP abriu o dia bem mas vai fechar vermelho.
Parece que anda a perder força. :pray:

Registado: 4/2/2010 15:57

por investpouco » 9/4/2014 15:49

investpouco Escreveu:resta dizer aqui uma coisa na entrada de uma ema20.
esta entrada tambem depende muito do factor em numerario que tenhamos disponivel.
por exemplo vimos o caso de ontem em que entraram nos 0,212 eu nao entrei e porquê??
porque espero que venha a de ema50 com o rsi a indicar ponto para comprar???

porque a margem que tenho disponivel na carteira para cfds está curta, ou seja nao consigo investir mais do que 2000 euros e manter uma optima margem.
o que é que isto implica?

as taxas da correctora em casos a baixo dos 5.000 euros em cfds cobram de tal modo que para fazer algum lucro tem de chegar aos 2% a 3% de subida e para ganhar uns miseros 10euritos, isto com 2000 euros, se eu vi que existe uma forte resistencia no ponto 0,23 enquanto nao saem estimativas e resultados, o que me faria arriscar para ganhar nada, ou não seria melhor esperar por um suporte mais baixo e ja comprar mais accoes com o mesmo valor e com um retorno muito maior.

pensem nisto antes de entrar em cfds.

em accoes....é entrar porque o caminho é bull.

estou longo em accoes durante os proximos 5 anos em bcp e só saio nos 2euros.

já o AT2014, aposto que tem boa margem para usar com entradas acima dos 5.000 euros que no caso da minha correctora não tem comissoes, só o spread.
permitindo uma boa entrada/saida com algum lucro.
cumptos, Investpouco.

por investpouco » 9/4/2014 15:46

resta dizer aqui uma coisa na entrada de uma ema20.
esta entrada tambem depende muito do factor em numerario que tenhamos disponivel.
por exemplo vimos o caso de ontem em que entraram nos 0,212 eu nao entrei e porquê??
porque espero que venha a de ema50 com o rsi a indicar ponto para comprar???

porque a margem que tenho disponivel na carteira para cfds está curta, ou seja nao consigo investir mais do que 2000 euros e manter uma optima margem.
o que é que isto implica?

as taxas da correctora em casos a baixo dos 5.000 euros em cfds cobram de tal modo que para fazer algum lucro tem de chegar aos 2% a 3% de subida e para ganhar uns miseros 10euritos, isto com 2000 euros, se eu vi que existe uma forte resistencia no ponto 0,23 enquanto nao saem estimativas e resultados, o que me faria arriscar para ganhar nada, ou não seria melhor esperar por um suporte mais baixo e ja comprar mais accoes com o mesmo valor e com um retorno muito maior.

pensem nisto antes de entrar em cfds.

em accoes....é entrar porque o caminho é bull.

estou longo em accoes durante os proximos 5 anos em bcp e só saio nos 2euros.
cumptos, Investpouco.

por Joca601 » 9/4/2014 15:39

Em termos macroeconómicos, subir as taxas, significa refrear a economia, ou seja controlar a inflação. Concordo plenamente com o Ulisses quando diz, ou eventualmente quer dizer, as taxas sobem mas as bolsas estão em maximos e o efeito subida de taxas já foi incorporado no mercado bolsista, eventualmente já não há margem para crescimentos em bolsa. subida de taxas implica redução de consumo e lucros mais baixos no médio/longo prazo

No caso europeu, a situação é mais complicada. as taxas estão em minimos e mesmo assim corremos os risco de deflação. ou seja, os preços caiem em virtude da quebra de consumo. o crescimento económico pode estar em risco na zona euro uma vez que depende do conumo exterior, das exportações.

Registado: 7/1/2012 13:03

por malvoisin » 9/4/2014 15:29

peço desculpa pela repetição de posts, quis explicar-me melhor, acabei por postar 2xs, e não consigo apagar o 1º.

Registado: 6/3/2014 19:07

por malvoisin » 9/4/2014 15:24

Ok Ulisses, penso ter compreendido: é essencialmente o facto de este não ser 1 bull market comum, ou seja, o facto de este bull "fugir ao padrão" do típico aumento da taxa de juro ao fim de 1 ano após o início do mesmo, que te deixa, não preocupado, mas sim, a observar atenta e cuidadosamente o que se vai passando.

Obrigado, um abraço

por malvoisin » 9/4/2014 15:23

Ok Ulisses, penso ter compreendido: é apenas o facto de este não ser 1 bull market comum, ou seja, por este bull "fugir ao padrão" do típico aumento da taxa de juro ao fim de 1 ano após o início do mesmo que te deixa, não preocupado, mas sim, a observar atenta e cuidadosamente o que se vai passando.

Obrigado, um abraço

por Ulisses Pereira » 9/4/2014 14:59

malvoisin, eu não fico preocupado. Aliás, o fundamental do meu artigo é passar a imagem de que, ao contrário do que se diz, as subidas de taxas não costumam anteceder um ciclo de quedas. Mas também quis frisar que, desta vez, as coisas são um pouco diferentes pois apenas começarão a subir mais de 5 anos depois do Bull Market se ter iniciado. E, apesar de eu concordar com o que escreveste, não posso deixar de sublinhar que não fico tão optimista como fiquei em anteriores subidas de taxas. Ou seja, as declarações da Sra Yellen não me preocuparam mas também não me deixaram com o conforto de outras subidas na última década.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por joao4702 » 9/4/2014 14:43

Meus caros colegas.
A bolsa é um mundo dificil de dominar muito mais para quem não tem conhecimentos técnicos e financeiros.
Façam uma conta simples peguem no PER do BCP, ou Bes ou Bpi whatever...
Calculem qual o valor de lucros que o banco teria que ter para justificar um per médio do setor.
Facilmente podem verificar que a banca nacional já está a transacionar a valores muito à frente baseados em expectativas que podem ou não se cumprir.
Por isso traçem metas mais conservadoras e tentem perceber qual o impacto dos targets que estão a definir.

Ab.

Registado: 21/9/2006 10:04

por malvoisin » 9/4/2014 14:30

Antes de mais quero agradecer o contributo de todos, designadamente dos mais experientes, que muito me têm elucidado sobre os mercados. Neste aspecto, faço um especial destaque para os caros Investpouco e AT2014 (obviamente há mais, mas tenho acompanhado os posts destes 2 "colegas" em particular) . O meu muito obrigado!

Entretanto li o artigo do Ulisses Pereira em relação às mexidas da taxa de juro por parte da Reserva Federal Americana, do qual retirei esta frase:

"[...] É verdade que as declarações de Janet Yellen não me preocuparam porque não é o anúncio do início de um ciclo de subida de taxas que vai sinalizar o final do "Bull Market" mas não posso esconder que estaria bem mais tranquilo se isto acontecesse um ano depois do seu início e não 5 anos depois, com o S&P no seu máximo histórico".

Tudo o que está escrito no artigo parece-me fazer muito sentido, designadamente a seguinte ideia que me parece resumir o essencial do mesmo:
- A Reserva Federal é, digamos assim, uma espécie de mãe do mercado, que qd nota que o filho está bem alimentado resolve tirar-lhe um pouco de comida para que o "miúdo" não fique gordo de mais, isto é, aumenta as taxas de juro. Acontecendo também o inverso, ou seja, quando o miúdo fica magro de mais, baixa as taxas de juro para que o miúdo volte a engordar.

A este respeito, gostaria de saber a razão do Ulisses ficar preocupado por só em 2015, ao fim de 5 anos de bull nos USA, a reserva federal aumentar a taxa de juro. Não quererá isso dizer que a reserva federal acredita que o mercado ainda tem muito para subir? e que o facto de ainda não ter subido a taxa de juro ao fim de 5 anos de bull, se prenderá apenas com o facto de esta crise ter sido tão severa que, mesmo após tanto bull, a "mãe" por precaução, resolveu alimentar o "filho" com taxas de juro baixa durante + algum tempo, mesmo após verificar que este já engordou bastante?

E já agora, de acordo com esta teoria, pq razão haveria o Ulisses de ficar preocupado com as declarações de Janet Yellen sobre um início de ciclo de subida da taxa de juro em 2015, lá está, não será essa precisamente um motivo de confiança nos mercados? não parecerá antes querer dizer o seguinte (?): que o mercado está tão saudável que apesar de já ter subido bastante nos útimos anos (o que poderia fazer crer que pudesse vir a descer proximamente) ainda vamos (a reserva) tirar-lhe alguma comida daqui a um ano (subida da taxa) para que ele não engorde de mais?
Editado pela última vez por malvoisin em 9/4/2014 15:02, num total de 2 vezes.

por artista_ » 9/4/2014 13:20

investpouco Escreveu:
artista Escreveu:
investpouco Escreveu:0,30 até julho e 0,50 até ao fial do ano, os argumentos ja os disse em posts anteriores em Março. um deles é inversao de prejuizos para lucros, o outro pagamento de coco's ainda antes de julho.

Eu não tenho qualquer previsão, não faço a mínima ideia, nem sequer me interessa para nada... mas vou dar a de um amigo meu, segundo ele o target para o início do verão são 18/19 cêntimos, até final do ano tem o target de 12 cêntimos. As razões, segundo ele, são que as notícias boas que todos já conhecem, obviamente que já estão todas descontadas, até exageradamente no movimento que fez o BCP triplicar os mínimos (mais coisa menos coisa). Ainda segundo ele, quando começar a corrigir a sério, o medo instala-se, daí aos 12 cêntimos será um instante!

É só para equilibrar as coisas! 8-) Para verem o inútil destas previsões... pode servir de curiosidade, mas na prática, para quem investe não servem para nada... ou não devem servir! Se por acaso alguém usa este tipo de previsões para investir, aconselho a que reveja o mais rapidamente possível a sua estratégia, os mercados são implcáveis! 8-)

agora vou-te dar a minha opiniao baseada no pensamento do teu amigo à 4 anos atrás,..... imagina então que estamos em 2010 a cotação vai subir, as noticias más ja estão descontadas a queda que fez dividir os maximos por 3, vai começar a corrigir a sério (para cima), daí a euforia instala-se e ir até aos 0,50 será um instante.
resumindo o pensamento do teu amigo está ao contrario da tendencia, à 4 anos atrás a tendencia era de "bear" e o teu amigo estava a pensar em bull e agora está ao contrario.

Não, esse meu amigo quatro anos atrás achava que o BCP ia continuar a cair... não vale a pena tentares entrar na cabeça dele para perceber o que ele pensa! Ele pensa isso agora, mas também sabe que pode estar enganado, é apenas uma opinião. Aliás é mesmo este facto que eu tenho tentado salientar, são apenas opiniões que não servem para muito, eu diria que na prática não servem para nada!

Já agora, era para ter escrito isto no post anterior mas esqueci-me, mantenho uma posição longa no BCP, ontem até refiz uma parte do que tinha vendido na casa dos 23 cêntimos, a outra só a refaço na casa dos 21 cêntimos, se lá for...
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por investpouco » 9/4/2014 13:03

artista Escreveu:
investpouco Escreveu:0,30 até julho e 0,50 até ao fial do ano, os argumentos ja os disse em posts anteriores em Março. um deles é inversao de prejuizos para lucros, o outro pagamento de coco's ainda antes de julho.

Eu não tenho qualquer previsão, não faço a mínima ideia, nem sequer me interessa para nada... mas vou dar a de um amigo meu, segundo ele o target para o início do verão são 18/19 cêntimos, até final do ano tem o target de 12 cêntimos. As razões, segundo ele, são que as notícias boas que todos já conhecem, obviamente que já estão todas descontadas, até exageradamente no movimento que fez o BCP triplicar os mínimos (mais coisa menos coisa). Ainda segundo ele, quando começar a corrigir a sério, o medo instala-se, daí aos 12 cêntimos será um instante!

É só para equilibrar as coisas! 8-) Para verem o inútil destas previsões... pode servir de curiosidade, mas na prática, para quem investe não servem para nada... ou não devem servir! Se por acaso alguém usa este tipo de previsões para investir, aconselho a que reveja o mais rapidamente possível a sua estratégia, os mercados são implcáveis! 8-)

agora vou-te dar a minha opiniao baseada no pensamento do teu amigo à 4 anos atrás,..... imagina então que estamos em 2010 a cotação vai subir, as noticias más ja estão descontadas a queda que fez dividir os maximos por 3, vai começar a corrigir a sério (para cima), daí a euforia instala-se e ir até aos 0,50 será um instante.
resumindo o pensamento do teu amigo está ao contrario da tendencia, à 4 anos atrás a tendencia era de "bear" e o teu amigo estava a pensar em bull e agora está ao contrario.
cumptos, Investpouco.

por IzNouGuud » 9/4/2014 12:44

investpouco Escreveu:
IzNouGuud Escreveu:
AT2014 Escreveu:Amigo JGuimaraes,

Quando uma EMA quebra, a mesma passa a ser resistência. Assumo logo que a próxima paragem da cotação é na EMA seguinte. E se a EMA seguinte aguenta assumo logo que pode estar criada uma possibilidade de tendencia lateral. As tendencias laterais são o filet mignon do mercado (para mim). É tão simples como isto: Compro na EMA mais baixa (exemplo 50) e vendo na EMA mais alta (ex: 20). E faço isso tantas vezes como as EMAs aguentem. Stops sempre acima ou abaixo das EMAs para quando alguma quebrar e terminar a laterização. Acredite que se há coisa em que as EMAS são fantásticas é para negociar tendências laterais.

E para ajudar a detectar tendências laterais traço um canal ligando os máximos e minimos em que a cotação vai oscilado. No dia em que o canal for quebrado então é a direcção que a cotação vai tomar.

Abraço e bons negócios

Que EMAS utilizas? já vi utilizas as mais espatafúrdias.
20 - 50 - 100 - 150 - 200?
E em qu ehorizonte temporal?
diário? horário? 4 horas? semanal não me parce...

espatafúrdias porquê??? o bcp respeita-as tão bem....já o bes nem por isso...desce sempre mais um pouco. portanto os pontos de entrada no bes são sempre um pouco mais abaixo das emas

Espatafurdias não era para o AT2014. Troquei um r por um s e mudou completamente o sentido à frase.
O que eu queria dizer é que já vi outros usarem as EMAS mais esquisitas e "provarem" que funcionam.

AT2014, obrigado pela resposta anterior e desculpa pela confusão.
O cérebro é uma coisa tão maravilhosa que toda a gente devia ter um

Registado: 18/7/2013 20:59

por investpouco » 9/4/2014 12:37

IzNouGuud Escreveu:

Quando uma EMA quebra, a mesma passa a ser resistência. Assumo logo que a próxima paragem da cotação é na EMA seguinte. E se a EMA seguinte aguenta assumo logo que pode estar criada uma possibilidade de tendencia lateral. As tendencias laterais são o filet mignon do mercado (para mim). É tão simples como isto: Compro na EMA mais baixa (exemplo 50) e vendo na EMA mais alta (ex: 20). E faço isso tantas vezes como as EMAs aguentem. Stops sempre acima ou abaixo das EMAs para quando alguma quebrar e terminar a laterização. Acredite que se há coisa em que as EMAS são fantásticas é para negociar tendências laterais.

E para ajudar a detectar tendências laterais traço um canal ligando os máximos e minimos em que a cotação vai oscilado. No dia em que o canal for quebrado então é a direcção que a cotação vai tomar.

Abraço e bons negócios

espatafúrdias porquê??? o bcp respeita-as tão bem....já o bes nem por isso...desce sempre mais um pouco. portanto os pontos de entrada no bes são sempre um pouco mais abaixo das emas
cumptos, Investpouco.

por artista_ » 9/4/2014 12:15

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por AT2014 » 9/4/2014 12:14

IzNouGuud Escreveu:

Abraço e bons negócios

20-50-100. Quando atinge a 200 já fico a pensar se não está na altura de mudar de pele (bull para bearish e vice versa). Normalmente já terá havido cruzamento de EMAS ou quebra de linha de linha de tendência de longo prazo. Muita atenção nesses casos.

por AT2014 » 9/4/2014 12:10

Ulisses Pereira Escreveu:at2014, queria dar-te os parabéns pela forma pedagógica e paciente com que tens participado no Caldeirão. 5 estrelas!

Abraço,
Ulisses

Amigo Ulisses,

Fico muito lisonjeado e agradeço. É um prazer participar e ajudar.

Grande Abraço

por AT2014 » 9/4/2014 12:09

En2014 Escreveu:Muito obrigado AT2014 pelas aulas que nos da. Excelente!
Permita-me fazer uma questão de principiante.
Que gráfico costuma usar para analisar as EMAs?
Agradeço sua resposta.

en

En2014,

Uso o diário.

Abraço e bons negócios

por IzNouGuud » 9/4/2014 12:08

Abraço e bons negócios

Editado pela última vez por IzNouGuud em 9/4/2014 12:11, num total de 1 vez.
O cérebro é uma coisa tão maravilhosa que toda a gente devia ter um

Registado: 18/7/2013 20:59

por Ulisses Pereira » 9/4/2014 12:07

at2014, queria dar-te os parabéns pela forma pedagógica e paciente com que tens participado no Caldeirão. 5 estrelas!

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por investpouco » 9/4/2014 12:00

Wofg Escreveu:Para a última semana de abril ainda faltam passar 2 semanas :lol:

E, não me parece que seja o BCP que está a fazer corrigir o mundo mas, o mundo que está a fazer corrigir o BCP!

wofg, sim e nao era esta correcao que estou a espera, mas sim uma mais perto do final de abril talvez na 3ª semana, mas se os analistas estimarem resultados bons subirá antes de se aproximar da data de resultados e a correção se dará perto dos resultados como receio que os resultados reais bons ou maus sejam diferentes dos estimados.
pensei que ja tivesse iniciado, mas se calhar nem vai haver.....este mundo é muito imprevisivel.
AT2014, espero que estejas bem aí em cima (na cotação), lolll, mete stop nas escadas por baixo da tua entrada, se ela cair ainda te seguras, se nao caír nunca mais te ultrapasso, loollll. penso que este mês até 15 de maio será o ponto mais baixo do bcp, depois subirá para mares mais a norte.
cumptos, Investpouco.

por investpouco » 9/4/2014 11:57

malvoisin Escreveu:
investpouco Escreveu:post de 7-3-2014
investpouco Escreveu:poderá corrigir na ultima semana de abril....
argumentos.... resultados a 8 de maio e os analistas começam a mandar palpites antes do tempo...como tal muitos investidores resolvem tirar mais valias e entrar quando os analistas mandam os bitaiques e se estes forem positivos....
mas agora existe um senao....é que como estará a nossa cotada até lá??? e se ela leva outro pontapé para o céu como o desta semana???
uma coisa vos digo no longo prazo subirá e muito..............

a minha previsão nao fugia muito em Março...a indicar a correção na ultima semana de abril..... e entramos para a 2ª semana de abril...vamos ver se será apenas esta pequena ou irá mais abaixo, se for mais abaixo entrarei em força

Caro Investpouco,

pode explicar porque diz que "(o BCP) no longo prazo subirá e muito"?
e já agora, o que entende por "muito"? a que valores acha que poderá subir e quando? sei que tudo em bolsa é imprevisivel com grande certeza, ainda mais qd se fala no longo prazo, ainda assim, se puder falar um pouco melhor sobre isto, teria todo o interesse em ouvi-lo.

0,30 até julho e 0,50 até ao fial do ano, os argumentos ja os disse em posts anteriores em Março. um deles é inversao de prejuizos para lucros, o outro pagamento de coco's ainda antes de julho.
cumptos, Investpouco.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], latbal, Luzemburg, malakas, Manchini888, Minsk, MPAM, Mr.Warrior, MR32, Pmart 1, PMP69, Shimazaki_2, Sinedrio e 231 visitantes