Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por pikota » 17/3/2014 18:09

Raposo Tavares Escreveu:Fiz uns riscos e deu isto: BCP perto da resistência dos 37/40 cêntimos em finais de junho. Pronto.
Um abraço,
Raposo Tavares

Eu entrei longo e espero conseguir sair a esses valores. :lol:

Registado: 4/2/2010 15:57

por RaposoTavares » 17/3/2014 18:07

Tncm, 'o expert na matéria' eras tu? Tens de ter paciência...

Um abraço,
Raposo Tavares
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche

Registado: 4/12/2013 19:13

por tncm » 17/3/2014 18:00

JMatos85 Escreveu:Não tenho conhecimentos de Bolsa, mas curiosamente está a bater certo o que disse nas ultimas semanas já viste ó expert na matéria? Lembras da ultima cena que disse antes do "saudações"?? Para não recearem que depois das 2 quedas fortes (eram 3 mas recuperou na sexta) viria a subir também fortemente e como podem ver hoje, concretizou-se. Diz ele que entrei com 8% acima da cotação à entrada no dia de hoje. 9400€ sensivelmente é verdade, mas os restantes 4800€ (sensivelmente) já estou a lucrar sensivelmente 4% de hoje já reparaste? Disso não falas tu. E se fechar assim os 9400€ já so estou a perder 4% com eles, o que não é nada que me preocupe porque hoje foi só uma subida das 2 fortes quedas que teve, logo, não te preocupes que ainda esta semana consigo lucrar com o investimento de 9400€, tal como já lucro hoje com os 4800€.

Quanto à questão feita à qual respondi "ainda perguntas?" pareceu-me irónica e a perguntas irónicas respondo da mesma forma.

Quanto a esta pergunta "Se estavas á espera desta queda porque é que compraste 8% acima do preço actual :?:" não deves ler o que escrevo, ou só lês aquilo que te dá jeito rebateres, pena que não tenhas praticamente nada por onde pegar. Eu previa a queda, por isso mesmo, sensivelmente às 00:05 de quarta dei ordem de venda, curiosamente ao preço máximo que atingiram na quarta mas por azar não as consegui vender e nesse dia a acção perdeu aquilo que bem viste.

E para que conste pois li aqui uns disparates que dizem que eu tenho em conta 1 gráfico semanal para decidir quando investir, epá, só tenho a dizer que...melhor nem dizer nada já que dizem que falo chinês, às tantas sou um daqueles com vistos GOLD para investir em Portugal, e diga-se que "Poltugal é um bom país pala investil, pois está a dal-me luclo" ;)

Para terminar com os 4800€ só demorei um fim de semana a lucrar 4,4% que sobem a esta hora já viste, o que, subtraindo as comissões de compra e venda dá sensivelmente 200€ só de sexta pa hoje já viste?? Talvez mais do que ganhas numa semana, digo eu, ou então estou a falar com o Belmiro de Azevedo camuflado XD. Com os 9400€ não te preocupes, só as vendo aos 24 cêntimos como referi. e depois digo-te o lucro total dos 2 investimentos.

Carrega BCP, hoje sobes forte e espero que amanhã faças igual como fizeste com as 2 descidas fortes seguidas.

Dor de cotovelo doi eu sei

!!!!!!! Infantilidade de post....!!!!!!! Quase que merecia que lhe respondesse que, no tempo que demorou a escrever essas baboseiras, eu ganhei 10 vezes mais com o BCP... o que até é verdade... enfim...
"There are two times in a man's life when he should not speculate: when he can't afford it and when he can."
Pudd'nhead Wilson's New Calendar

Registado: 7/3/2010 16:49

por RaposoTavares » 17/3/2014 17:52

Fiz uns riscos e deu isto: BCP perto da resistência dos 37/40 cêntimos em finais de junho. Pronto.
Um abraço,
Raposo Tavares
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche

Registado: 4/12/2013 19:13

por Never4GetMe » 17/3/2014 15:27

Não tenho conhecimentos de Bolsa, mas curiosamente está a bater certo o que disse nas ultimas semanas já viste ó expert na matéria? Lembras da ultima cena que disse antes do "saudações"?? Para não recearem que depois das 2 quedas fortes (eram 3 mas recuperou na sexta) viria a subir também fortemente e como podem ver hoje, concretizou-se. Diz ele que entrei com 8% acima da cotação à entrada no dia de hoje. 9400€ sensivelmente é verdade, mas os restantes 4800€ (sensivelmente) já estou a lucrar sensivelmente 4% de hoje já reparaste? Disso não falas tu. E se fechar assim os 9400€ já so estou a perder 4% com eles, o que não é nada que me preocupe porque hoje foi só uma subida das 2 fortes quedas que teve, logo, não te preocupes que ainda esta semana consigo lucrar com o investimento de 9400€, tal como já lucro hoje com os 4800€.

Quanto à questão feita à qual respondi "ainda perguntas?" pareceu-me irónica e a perguntas irónicas respondo da mesma forma.

Quanto a esta pergunta "Se estavas á espera desta queda porque é que compraste 8% acima do preço actual :?:" não deves ler o que escrevo, ou só lês aquilo que te dá jeito rebateres, pena que não tenhas praticamente nada por onde pegar. Eu previa a queda, por isso mesmo, sensivelmente às 00:05 de quarta dei ordem de venda, curiosamente ao preço máximo que atingiram na quarta mas por azar não as consegui vender e nesse dia a acção perdeu aquilo que bem viste.

E para que conste pois li aqui uns disparates que dizem que eu tenho em conta 1 gráfico semanal para decidir quando investir, epá, só tenho a dizer que...melhor nem dizer nada já que dizem que falo chinês, às tantas sou um daqueles com vistos GOLD para investir em Portugal, e diga-se que "Poltugal é um bom país pala investil, pois está a dal-me luclo" ;)

Para terminar com os 4800€ só demorei um fim de semana a lucrar 4,4% que sobem a esta hora já viste, o que, subtraindo as comissões de compra e venda dá sensivelmente 200€ só de sexta pa hoje já viste?? Talvez mais do que ganhas numa semana, digo eu, ou então estou a falar com o Belmiro de Azevedo camuflado XD. Com os 9400€ não te preocupes, só as vendo aos 24 cêntimos como referi. e depois digo-te o lucro total dos 2 investimentos.

Carrega BCP, hoje sobes forte e espero que amanhã faças igual como fizeste com as 2 descidas fortes seguidas.

Dor de cotovelo doi eu sei

Registado: 27/9/2011 18:20

por pikota » 17/3/2014 13:11

Esperemos que esta seja uma semana bastante positiva para o BCP. 8-)
Relativo à Crimeia (dia 21) poderá leva-la para terrenos negativos?

Registado: 4/2/2010 15:57

por brunoktm » 17/3/2014 11:51

pcm79 Escreveu:Sabendo o que se ta a passar hoje, até tenho pena que na 6ªfeira não tenha vindo aos 0,20 para reforçar. :lol:

era tu e o resto do mundo bolsista ... :D
até ao actual momento estamos todos contentes ... :lol:
vamos ver no final do dia se continuamos assim ... :roll:
Boas compras e umas melhores vendas…
Mais vale 1 pássaro na mão que 2 a voar...

Registado: 3/6/2009 0:25

por luislobs. » 17/3/2014 11:44

Unidade polaca do BCP prevê distribuir até 50% dos lucros

O CEO do Bank Millennium anunciou que a instituição pretende distribuir mais lucros pelos accionistas.

A unidade polaca do Millennium bcp prevê aumentar a proporção de lucros a distribuir pelos seus accionistas. Este objectivo foi assumido pelo CEO do Bank Millennium, João Brás Jorge, numa entrevista ao jornal polaco "Parkiet". À publicação, o responsável do banco polaco adiantou que o objectivo passa por pagar um dividendo equivalente a 35% a 50% dos lucros, sendo que "tendo em conta os resultados recentes", o banco pretende que o ‘payout' se aproxime da parte superior do intervalo.

Noutra entrevista a um jornal polaco, o "Rzeczpospolita", João Brás Jorge afirmou que o Bank Millennium pretende realizar uma ou duas emissões de dívida de até 500 milhões de zlotys este ano.

O Bank Millennium é controlado em 65% pelo português BCP.

Em bolsa, as acções do banco liderado por Nuno Amado seguem a somar 3,35%, para os 0,222 euros.
-

Sonhar, saber esquecer, gostar de aprender, ter paciência para repetir, ousar, arriscar, partilhar é o caminho para ter sucesso numa vivência equilibrada do uso do tempo e da vida. - Ti Belmiro 01-2008

voce nasce sem pedir, morre sem querer....aproveite o intervalo

Registado: 13/12/2007 10:15

por pcm79 » 17/3/2014 11:41

Sabendo o que se ta a passar hoje, até tenho pena que na 6ªfeira não tenha vindo aos 0,20 para reforçar. :lol:

Registado: 24/2/2014 22:44

BCP - Novo Tópico Geral

por eredea1 » 17/3/2014 11:33

Bom dia,

Eu sou novo no forum, e também no que toca ao mercado de acções..

Gostaria de vos colocar uma questão de principante:
Em cerca de um ano o BCP valorizou cerca de 150%, até que ponto esta valorização beneficia o banco, isto é, o facto de uma acção valer hoje mais do dobro do que valia há um ano, representa mais capital para o banco e poderá por exemplo evitar um aumento de capital?

Obrigado

Registado: 17/3/2014 11:27

por yaya » 17/3/2014 11:23

AT2014 a análise de um gráfico horário é idêntica a um gráfico diário mas numa escala diferente, subdividida por mais partes (60 em 60 minutos). Eu recomendo a qualquer investidor que queira seguir uma cotada a ver um gráfico longo de 5 anos (para ver as curvas longas, média e curtas), um gráfico diário de 2, 3 ou 4 meses e um gráfio horário. Este tem mais detalhe e precisão.

Porque é que quem segue apenas um gráfico diário pode ser induzido em erro?Por exemplo um gráfico diário pode ter uma vela verde mas o horário pode indicar inversão ou o inverso uma vela vermelha no diário com breakout no horário. Por isso é que é vantajoso seguir o gráfico horário. Não perdes nada, ao princípio pode parecer estranho, mas depois acabas por ver que tem vantagens. Lembra-te sempre daquela frase "Deus está nos pormenores".
Também existem gráficos de 30 minutos e 15 mas acho que esses já não se justificam para quem investe a médio e longo prazo. Isso destina-se para os day traders acho eu.

Registado: 28/8/2013 22:19

por AT2014 » 15/3/2014 23:48

yaya Escreveu:AT2014 se só costumas consultar a cotação no final do dia, o gráfico horário (60 minutos) pode-te não fazer falta. Mas olha que se consultares o gráfico diário e o horário ficas com uma melhor percepção do comportamento da ação no(s) próximo(s) dia(s). Eu costumo cruzar os dois gráficos para perceber melhor para onde vai a cotada. Comecei a fazer isso há uns meses.

Mesmo entre os investidores longos há muitos que acompanham a cotação várias vezes durante o mesmo dia usando o gráfico diário e estes também deveriam consultar o gráfico horário. Também será escusado dizer que é um grande erro os investidores com posições curtas que só se guiam pelo gráfico diário. A probabilidade de entrarem ou sairem no momento errado é maior.

Não perdes nada em consultar os dois gráficos. Um não anula o outro, antes complementam-se (não tem nada a ver com curtos ou longos). Ficas mais informado, e quanto mais informação e ferramentas tiveres ao teu dispor melhor, para te ajudar a tomar as decisões mais correctas. Quem só costuma ver o gráfico diário pode fazer más opções. Por exemplo há uma semana o gráfico diário do PSI20 indiciava o início de uma correção, mas o gráfico horário contrariou e o PSI20 voltou a subir. Resultado? Quem só consultou o gráfico diário vendeu posições nos 7.200 e eis que o PSI20 continuou a subir até aos 7.600! O gráfico horário é uma grande ferramenta não desprezável.

Caro Yaya,
O desafio está lançado por ti e pelo hjor e eu nunca deixo de ouvir as opiniões contrárias às minhas. Vou ter a curiosidade de ler mais sobre o que me dizem e estudar a aplicabilidade disso à minha estratégia. Se funcionar cá estarei para vos dizer. Obrigado pela partilha.
Abraço

----------

O IGCP anunciou que vai voltar a recomprar dívida soberana na 3ª feira, devido ao excedente de tesouraria que detem no BCE, para poupar nos juros que terá de pagar até 2015. O montante será de 8.200 milhões e que vencem em Outubro 2015. Será o BCP um dos credores a aceitar a recompra antecipada? Se sim o BCP ficará com mais liquidez para amortizar já dívida com garantia do estado que ainda detém (750 milhões).

Cumps

Registado: 4/2/2014 2:39

por AT2014 » 15/3/2014 23:43

HJOR Escreveu:
AT2014 Escreveu:Amigo HJOR,
Relativamente á primeira questão, se negoceia com base no diário então é porque investe numa perpectiva de médio prazo. Dê-me um exemplo do que pode ser relevante num gráfico de 1h para quem compra/vende hoje para manter as acções durante 15 dias, 1 mês, 6 meses. Eu sinceramente não consigo ver nada que me leva-se a tomar uma decisão de comprar/vender uma posição de médio prazo.

Quando diz... "utiliza timeframes muito baixos pois o que lhe interessa é aquela entrada exacta, no ponto exacto duma oscilação" está a responder à sua própria questão.
Eis um exemplo retirado deste site ...

Let’s say we want to buy one stock. We will go through the following steps:

1. Look at the weekly chart. Use trend-following indicators to decide whether the stock is in an uptrend already.
2. After confirming that the stock is in an uptrend on the weekly chart, we wait for the indicators to show an uptrend forming on the daily chart. Once we get the signal, we start digging into the hourly chart.
3.In the hourly chart, we can use oscillator indicators such as RSI or the Stochastic Oscillator to time our entry. When those indicators show the stock is oversold, this is a good opportunity to start building up our position since we know that the short-term price action is in the opposite direction of the long-term trend. Buying the dip is safer than buying the crest. Another way to time our entry is to use different levels of moving averages. Let’s say we want to buy 300 shares of a stock. We can scale in 100 shares (one-third of our position) on 8-period EMA, 100 shares (one-third of our position) on 21-period EMA, and the rest on 34-period EMA. Depending on how aggressive you are, you can scale in your positions based on shorter EMA levels. Instead of entering your positions all at once, using different EMAs to scale in is not only a good way to get a decent average entry price but also can keep us from chasing the trade.

For establishing short selling positions, it’s just the opposite.

Se quiser aprofundar, basta consultar bibliografia de referência ou procurar na net sobre "multiple time frames".

AT2014 Escreveu:Relativamente à segunda questão a minha resposta será semelhante à de cima mas explique-me o meu amigo o que consegue ver num time frame de 5m, 15m, 1h, 2h, etc que interesse a um investidor de médio/longo prazo.

As minhas decisões de entrada e saída baseiam-se nas EW. Tendo como base o diário, consultar o horário é uma obrigação e por vezes existe a necessidade de consultar timeframes mais baixos porque, por exemplo, uma onda corretiva no diário pode estar completa em 1, 2 ou 3 velas. A necessidade de recorrer a timeframes inferiores é basicamente para tentar entender os movimentos e otimizar entradas e saídas.

Amigo Hjor,
Já estive a ver o site e é muito interessante. Vou ler com calma e ver se funciona ou não comigo. Obrigado pela partilha. Nunca é tarde para aprender.
Abraço

por yaya » 15/3/2014 23:41

AT2014 se só costumas consultar a cotação no final do dia, o gráfico horário (60 minutos) pode-te não fazer falta. Mas olha que se consultares o gráfico diário e o horário ficas com uma melhor percepção do comportamento da ação no(s) próximo(s) dia(s). Eu costumo cruzar os dois gráficos para perceber melhor para onde vai a cotada. Comecei a fazer isso há uns meses.

Mesmo entre os investidores longos há muitos que acompanham a cotação várias vezes durante o mesmo dia usando o gráfico diário e estes também deveriam consultar o gráfico horário. Também será escusado dizer que é um grande erro os investidores com posições curtas que só se guiam pelo gráfico diário. A probabilidade de entrarem ou sairem no momento errado é maior.

Não perdes nada em consultar os dois gráficos. Um não anula o outro, antes complementam-se (não tem nada a ver com curtos ou longos). Ficas mais informado, e quanto mais informação e ferramentas tiveres ao teu dispor melhor, para te ajudar a tomar as decisões mais correctas. Quem só costuma ver o gráfico diário pode fazer más opções. Por exemplo há uma semana o gráfico diário do PSI20 indiciava o início de uma correção, mas o gráfico horário contrariou e o PSI20 voltou a subir. Resultado? Quem só consultou o gráfico diário vendeu posições nos 7.200 e eis que o PSI20 continuou a subir até aos 7.600! O gráfico horário é uma grande ferramenta não desprezável.

----------

O IGCP anunciou que vai voltar a recomprar dívida soberana na 3ª feira, devido ao excedente de tesouraria que detem no BCE, para poupar nos juros que terá de pagar até 2015. O montante será de 8.200 milhões e que vencem em Outubro 2015. Será o BCP um dos credores a aceitar a recompra antecipada? Se sim o BCP ficará com mais liquidez para amortizar já dívida com garantia do estado que ainda detém (750 milhões).

----------

Mancini a notícia da amortização de cocos de 400 milhões para este ano já é um dado adquirido mas quando é dito na bloomberg tem um impacto maior lá fora.

Cumps
Editado pela última vez por yaya em 15/3/2014 23:46, num total de 1 vez.

Registado: 28/8/2013 22:19

por AT2014 » 15/3/2014 23:16

Caro drlu,

Fico sempre feliz quando vejo membros do forum a partilharem as estratégias, que realmente estão a aplicar, aqui no forum. É destas experiências que todos vamos aprendendo e que tornam este forum tão interessante.

Relativamente à tua estratégia apenas acho que a maneira como decides a colocação do stop poderá não ser a mais acertada. Refiro-me a colocares o mesmo baseado numa percentagem (10%) e não com a referência dum ponto de suporte forte. Eu pessoalmente coloco os meus stops sempre ligeiramente abaixo dum ponto de suporte significativo (em bull). O teres 10% pode até ser muito se tiveres um ponto de suporte muito forte mais próximo mas pode ser muito pouco se estiveres "em terra de ninguém". Relativamente ao BCP, na minha opinião, um primeiro ponto de suporte forte é a EMA 20 (0,2045) e logo a seguir o "nº mágico" 0,20. Assim, eu consideraria que a primeira opção interessante para um stop poderia ser ligeiramente abaixo do 0,20. Por acaso os teus 10% estão a 0,2041, o que é muito ligeiramente abaixo da EMA 20. Se te colocasses abaixo dos 0,20 poderias aumentar em muito a eficácia desse teu stop e apenas aumentavas a margem de risco em mais 2,5% (passavas para 12,5%). Mas a ideia mais importante é que deves colocar os stops debaixo de pontos de suporte fortes e não baseá-los apenas qualquer percentagem, seja ela qual for.

Quanto ao resto boas férias mas não gastes tudo para poderes voltar a investir em Setembro :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Abraço

por ninja1200 » 15/3/2014 23:04

drlu Escreveu:

6-- mais-valias/ menos-valias:
até agora o valor bruto encaixado foi de 606.00
os bilhetes de avião já estão pagos!

parece-vos uma boa estratégia, ou estou a cometer algum erro grosseiro?
abraço e bons negócios!

Quando dizes que que os bilhetes já estão pagos, isso quererá dizer que pegaste nesse dinheiro e colocaste-o de lado? Isto é, sem o voltares a investir?
Se o voltaste a investir, então esse dinheiro já não está garantido novamente.
Se te assustares com uma descida abrupta e venderes as tuas posições, ou se simplesmente, por uma razão ou por outra, as acções estiverem a baixo do preço de compra na altura que queres ir de férias, então vai ser complicado.

O mesmo se aplica caso não estejas a investir com esse dinheiro já ganho. Embora tenhas esse dinheiro já de lado, nada te garante que não possas vir a perder com o que tens investido. Isto é bolsa, por isso devemos estar preparados para tudo, embora, claro, a tendência dominante seja de subida e assim espero que continue porque estou dentro também.

Por outro lado existe a questão do IRS que terás de pagar pela mais valias, que ainda é uma boa fatia do total dos lucros. Por isso não vãs gastar tudo e depois ser complicado quando for para pagar ao estado ;)

Registado: 29/11/2007 11:03

por pcm79 » 15/3/2014 21:49

epinay Escreveu:Acertar em valores de entrada perfeitos não é fácil, como estou longo no bcp mantive-me dentro, o objectivo são os 0,33€ venderei metade da minha posição nesse valor.

Fico apreensivo quando vejo euforia a mais...

Registado: 24/2/2014 22:44

por PC05 » 15/3/2014 21:34

'

Justiça neste país!? .... é coisa para gente pobre!

Caso BCP com morte anunciada
por Ana Paula Azevedo e João Madeira
15 de Março, 2014

Os processos do Banco de Portugal (BdP) contra antigos administradores do BCP caminham a passos largos para uma prescrição generalizada. Depois de Jardim Gonçalves ter escapado a uma multa de um milhão de euros, o SOL soube que a defesa dos restantes arguidos vai solicitar a repetição do julgamento desde o início, dado o tempo já decorrido desde a interrupção e tendo em conta que não foram gravadas as sessões então realizadas, em que foram ouvidas 17 testemunhas. Como os processos prescrevem em 2015 e ainda há 121 testemunhas para ouvir, os acusados devem passar ao lado de condenações.
O reinício do julgamento está marcado para 4 de Abril, depois de uma interrupção de dois anos e meio - que ditou a prescrição do caso quanto a Jardim Gonçalves, pois, no seu caso, já foi ultrapassado o prazo de oito anos para levar por diante o processo. O prazo dos restantes arguidos é diferente pois as suas funções como gestores no banco terminaram mais tarde. Neste grupo de arguidos estão Filipe Pinhal, Christopher de Beck, António Rodrigues, António Castro Henriques e Luís Gomes.

O processo do regulador bancário é um dos três que estão em curso. A Comissão do Mercado dos Valores Mobiliários (CMVM) e o Ministério Público fizeram investigações paralelas (ver caixa), mas todos têm na base a utilização de sociedades em offshores para manipular a cotação das acções do banco, entre 1999 e 2004.

O caso chegou às autoridades através de uma denúncia anónima - soube-se mais tarde que seria documentação entregue por José Berardo - e, no caso do BdP, resultou, em Abril de 2010, numa coima de um milhão de euros por cada arguido e a impossibilidade de exercerem funções na banca.

Só que a defesa decidiu contestar a decisão nos tribunais judiciais - e o processo passou para o Tribunal de Pequena Instância Criminal de Lisboa. Chegaram a ser ouvidas 17 testemunhas, num total de 138, mas seis meses depois uma interpretação do juiz parou o julgamento do caso: António Hora considerou o processo inválido porque a prova, obtida por denúncia anónima, baseava-se numa violação do sigilo bancário.

O Tribunal da Relação de Lisboa e o Tribunal Constitucional acabaram por não dar razão ao juiz, mas entre recursos, 'contra-recursos' e ordem para o juiz ir retomar o julgamento (quando isso aconteceu, já estava colocado noutra comarca) passaram dois anos e meio.

Mesmo que o julgamento começasse agora no ponto em que terminou, seria difícil cumprir os prazos. E coloca-se um obstáculo adicional: no Tribunal de Pequena Instância Criminal de Lisboa não são feitas gravações e não há registo do que as testemunhas disseram há dois anos e meio. A defesa argumenta que esta lacuna impossibilita confrontar testemunhas com o que outras disseram antes e considera que retomar o julgamento viola os direitos dos arguidos - seria um acto inconstitucional. Segundo o Código de Processo Penal, a produção de prova num julgamento não pode ser interrompida por mais de 30 dias e, se o juiz António Hora acatar a argumentação da defesa, é um processo com 'morte anunciada'.

Com o risco de prescrição a agravar-se, o BdP e o MP já requereram que o julgamento decorra durante as férias judiciais. Mas esse período está reservado para pôr em prática o novo mapa judiciário, com mudanças de instalações, de processos, de magistrados e de funcionários em todo o país. E, mesmo que haja uma decisão, de absolvição ou condenação, será sempre possível recorrer para a Relação e depois para o Constitucional.

Desagrado com prescrição

Fonte conhecedora do processo diz que o problema foi a decisão do juiz de primeira instância, de considerar a denúncia de Berardo uma prova inválida: “Perderam-se depois mais de dois anos em recursos. Além disso, já se sabe qual é a convicção do juiz...”.

O BdP não escondeu o descontentamento como o processo foi tratado pelo juiz. “A cronologia objectiva dos factos demonstra como a prescrição foi influenciada de forma determinante pela decisão do juiz da primeira instância - que a Relação de Lisboa viria a revogar - ao declarar injustificadamente a invalidade de todo o processo em 7 de Outubro de 2011 e ao causar, desse modo, uma interrupção do julgamento por dois anos e meio”, acusou o BdP, num esclarecimento à imprensa.

O fundador do BCP também manifestou desagrado com a prescrição. “Obviamente que tudo o que Jardim Gonçalves menos queria nesta altura era ganhar na secretaria. Mas foi isso que aconteceu”, disse o seu advogado, Magalhães e Silva, atribuindo “à falta de capacidade revelada pelo BdP” os atrasos do processo.

O Conselho Superior de Magistratura (CSM) abriu esta terça-feira um inquérito ao caso e, num comunicado enviado ontem às redacções, faz também referências à investigação do BdP. O CSM explica que o prazo de prescrição das contra-ordenações contra Jardim Gonçalves era de oito anos, tendo tido o seu início em Março de 2005. “Entre esta data e a remessa do processo a Tribunal, decorreram cinco anos e cinco meses, período em que o processo esteve no Banco de Portugal”, salienta o CSM, cujo inquérito só irá analisar os dois anos e sete meses nos tribunais.

http://sol.sapo.pt/inicio/Economia/Inte ... _id=101404

Registado: 5/12/2005 21:28

por drlu » 15/3/2014 21:04

sim, eu sei.
infelizmente, esses 28% estão "condenados"....
tb ando em cima das promoções e compras antecipadas de bilhetes mais baratas.
tenho liquidez para pagar a pronto as férias se aparecer alguma boa oportunidade; mas a ideia é recuperar com o investimento o valor que dispenda; por isso, até posso prolongar o horizonte temporal que defini, se isso for uma opção vantajosa$$$$$$$

o destino ainda não está escolhido em definitivo;
estou a ponderar:
a) s. Tomé e Príncipe
b)Toscânia
c) Maiorca

nota: tb estive na ìndia , em Goa e Bombaim, há 3 anos e gostei;
tenciono voltar a Buenos Aires, até hoje o meu destino de eleição, mas mais para Novembro/ Dezembro, e não de 2014, em princípio...

a menos que o BCP tenha um ataque de "inflamação aguda de cotação " e ainda dê para ir lá este ano..eheheheh

bom, vou jantar q tenho uma garrafa à espera, meu caro amigo.
beberei um copo à vossa;))

Registado: 14/11/2008 16:01

por epinay » 15/3/2014 20:56

Acertar em valores de entrada perfeitos não é fácil, como estou longo no bcp mantive-me dentro, o objectivo são os 0,33€ venderei metade da minha posição nesse valor.

Já agora onde vão ser as férias? Não te esqueças dos 28% que vais ter de entregar ao Sr. Estado em sede de Irs. Ter em atenção que os voos ficam mais baratos comprados uns meses antes, numa das muitas promoções q andam por aí, ex "flash" da air france ou klm q fazem uma vez por mes durante um dia, ou lufthansa. Quero regressar à Índia este ano e ja ando de olhos abertos.

Registado: 15/2/2012 12:50

por drlu » 15/3/2014 20:48

bom, como disse o nosso amigo AT 2014, é sempre benéfico partilhar as nossas experiiências, por isso aqui deixo a minha, meus caros:

desde início de Fevereiro deste ano, após um período em q estive fora da Bolsa, e em que li vários artigos, blogs e até um livro sobre AT, compreendi q se queremos ter algum sucesso, devemos prestar atenção aos fundamentais das empresas, mas não vale a pena ignorar o óbvio: muitos traders usam a AT como forma de orientação dos seus movimentos por isso quem quer "estar dentro", tem que ter umas noções mínimas de AT senão corre o risco de ser dar mais vezes mal do que bem..

assim, delineei o seguinte plano de investimentos pessoal:
1- Objectivo principal:
-- conseguir arrecadar mais-valias que me permitam custear as despesas das férias deste ano, agrupadas em 3 itens:
a) bilhetes de avião
b) estadia de 7 dias no hotel
c) "Fundo GASTRONOMICO-ALCOÓLICO", ou seja, massa para torrar em comida e bebida alcoólica - e eu sou um bom garfo e bebo bem..lol

2- horizonte temporal:
--como vou de férias na segunda quinzena de Agosto, a ideia é concretizar o objectivo a tempo de poder usar a massa nessa altura:))

3--Estratégia:
--usar como apoio para decisão de entradas/ saídas os indicadores MACD, RSI estocástico e ONDAS DE BOLLINGER
( pelo q li, e comparei parecem-me 3 indicadores fiáveis e acessíveis de interpretar para um iniciado como eu, sem prejuízo de poder haver outros , mas q de momento não domino)
- sempre que estiver a ganhar 20% , vender
-stop-loss nos 10% de perda a partir da cotaçao de entrada
-

4--composição da carteira:
BCP ( acredito na recuperação de indicadores económicos do País e na melhoria da condição do Banco, acredito na meloria do consumo interno, da procura e na continuação da queda das yields, bem como na melhoria das contas do Banco, por isso entrei; além disso, acho que de facto é uma acção que, como foi aqui dito várias vezes no forum,está bull)
nota: também detenho SONAE SGPS, além de um fundo de acções europeias,bem como um montante aplicado em Fundo de Obrigações Europeias que não detalharei, por ser assunto que não respeita a este tópico

5-- Movimentos:
entrei no BCP aos 0.189 e saí aos 0.2305;
re-entrei aos 0.2269 e agurado desenvolvimentos:))
as Sonae ainda estão a crescer ( entrada aos 1.26)

6-- mais-valias/ menos-valias:
até agora o valor bruto encaixado foi de 606.00
os bilhetes de vaião já estão pagos!

7-- erros cometidos:
--contra a minha própria estratégia,e por ganância/ precipitação/inexperiência, depois de as vender a 0.2305, re-entrei cedo demais, nos 0.2269, pois deveria ter respeitado os sinais que os indicadores q escolhi seguir me deram!!!! burrice minha, na ãnsia de re-entar , pois deveria ter deixado a poeira assentar, isto é, esperar pelo ponto mais apropriado, de acordo com as indicaçãoes técnicas que esses indicadores dariam, como deram, de resto.
portanto, lição q tirei: jamais desrespeitar a prórpria estratégia, por muita pressão que a ganância me faça....

8- alterações:
neste momento, com 15% de "profit", e desde que o momento, do ponto de vista técnico e atendendo ás informações dadas pelos indicadores q referi, seja propício a isso, realizo logo mais-valias.

nota: em caso de o valor não cobrir a totalidade do q tenciono gastar nas férias, cubro o resto com o saldo corrente da conta, irei na mesma de férias;));

parece-vos uma boa estratégia, ou estou a cometer algum erro grosseiro?
abraço e bons negócios!

Registado: 14/11/2008 16:01

por Gonee111 » 15/3/2014 17:06

Relativamente á primeira questão, se negoceia com base no diário então é porque investe numa perpectiva de médio prazo. Dê-me um exemplo do que pode ser relevante num gráfico de 1h para quem compra/vende hoje para manter as acções durante 15 dias, 1 mês, 6 meses. Eu sinceramente não consigo ver nada que me leva-se a tomar uma decisão de comprar/vender uma posição de médio prazo.

Relativamente à segunda questão a minha resposta será semelhante à de cima mas explique-me o meu amigo o que consegue ver num time frame de 5m, 15m, 1h, 2h, etc que interesse a um investidor de médio/longo prazo. O que eu digo é que para um investidor de médio/longo prazo, timeframes inferiores a 1 dia estão cheios de ruido. Se for para um day trader então sim que são adequados.

Por vezes os gráficos de timeframes mais reduzidos podem dizer tudo. Tinha acabado de escrever na sexta no tópico do psi20 que estava liquido em 60% e que iria com ela de fim de semana pois o Putin é manhoso. Mas vi um martelo belíssimo em 30min, foi-se transformar num three outside up. E pûs a carne toda no assador, fui trabalhar e no final do dia tinha 2%+ de lucro.

E eu não sou trader de curtissímo prazo pois não tenho disponibilidade de acompanhar durante o dia.
Se domingo houver chatice lá para os lestes, segunda tenho oportunidade de deixar correr ou vender sem correr grande risco de menos-valias a menos que o gap-down seja gigante, o que não creio, caso contrário o índice nunca teria recuperado durante a tarde de sexta, pela mesma razão.

É sempre bom olhar para várias timeframes, mesmo que a maior parte do tempo não sirva de muito, começamos a aprender as reacções e a tirar partido delas.

Registado: 4/2/2014 15:24

por HJOR » 15/3/2014 14:17

Quando diz... "utiliza timeframes muito baixos pois o que lhe interessa é aquela entrada exacta, no ponto exacto duma oscilação" está a responder à sua própria questão.
Eis um exemplo retirado deste site ...

Let’s say we want to buy one stock. We will go through the following steps:

1. Look at the weekly chart. Use trend-following indicators to decide whether the stock is in an uptrend already.
2. After confirming that the stock is in an uptrend on the weekly chart, we wait for the indicators to show an uptrend forming on the daily chart. Once we get the signal, we start digging into the hourly chart.
3.In the hourly chart, we can use oscillator indicators such as RSI or the Stochastic Oscillator to time our entry. When those indicators show the stock is oversold, this is a good opportunity to start building up our position since we know that the short-term price action is in the opposite direction of the long-term trend. Buying the dip is safer than buying the crest. Another way to time our entry is to use different levels of moving averages. Let’s say we want to buy 300 shares of a stock. We can scale in 100 shares (one-third of our position) on 8-period EMA, 100 shares (one-third of our position) on 21-period EMA, and the rest on 34-period EMA. Depending on how aggressive you are, you can scale in your positions based on shorter EMA levels. Instead of entering your positions all at once, using different EMAs to scale in is not only a good way to get a decent average entry price but also can keep us from chasing the trade.

For establishing short selling positions, it’s just the opposite.

Se quiser aprofundar, basta consultar bibliografia de referência ou procurar na net sobre "multiple time frames".

AT2014 Escreveu:Relativamente à segunda questão a minha resposta será semelhante à de cima mas explique-me o meu amigo o que consegue ver num time frame de 5m, 15m, 1h, 2h, etc que interesse a um investidor de médio/longo prazo.

As minhas decisões de entrada e saída baseiam-se nas EW. Tendo como base o diário, consultar o horário é uma obrigação e por vezes existe a necessidade de consultar timeframes mais baixos porque, por exemplo, uma onda corretiva no diário pode estar completa em 1, 2 ou 3 velas. A necessidade de recorrer a timeframes inferiores é basicamente para tentar entender os movimentos e otimizar entradas e saídas.
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.

Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.

Registado: 29/11/2007 3:48

por tncm » 15/3/2014 14:14

Relativamente à segunda questão a minha resposta será semelhante à de cima mas explique-me o meu amigo o que consegue ver num time frame de 5m, 15m, 1h, 2h, etc que interesse a um investidor de médio/longo prazo. O que eu digo é que para um investidor de médio/longo prazo, timeframes inferiores a 1 dia estão cheios de ruido. Se for para um day trader então sim que são adequados.

Por experiência penso que, por norma, o investidor de curto prazo tem o objectivo de ganhar uma pequena percentagem mas muito alavancada. O investidor de médio/longo prazo normalmente tenta ganhar uma percentagem maior mas menos alavancada. Ora, por isso, enquanto um tenta captar os micro movimentos oscilatórios que vão ocorrendo durante o dia, o segundo preocupa-se com os macro movimentos que se vão consolidando ao longo do tempo. O primeiro utiliza timeframes muito baixos pois o que lhe interessa é aquela entrada exacta, no ponto exacto duma oscilação, que passado meia hora, 1h, duas horas lhe dá uma percentagem minima mas com uma boa rentabilidade por alavancar bastante a sua posição. O segundo preocupa-se em seguir a trend de longo prazo e reforça nas correcções. Não procura ganhar 2% ou 3% mas sim 20% ou 30% e para tal procura gráficos com timeframes bastante longos de modo a seguir a trend do mercado.

Mas exponha lá a sua opinião sobre isto e estou aqui de mente aberta para aprender.
Abraço

Eu pessoalmente invisto em vários timeframes pois existem aqueles trades que de repente por força das circunstâncias se transformam de curto para longo prazo e vice-versa... exemplos: aqueles que compram para o curto/médio prazo, e cuja cotação sofre uma oscilação forte para baixo, muitas vezes reforçam para baixar o preço médio e assim o trade transforma-se de curto/médio para longo prazo... e o contrário, (que já me aconteceu com a PT), em que compro para o longo prazo, mas vendi logo dias a seguir aquando o anúncio da fusão com a OI, decisão que se mostrou acertada pois a valorização foi estúpidamente alta no mesmo dia, tendo vindo a cotação a degradar-se até hoje. Conclusão, um investimento que pensava ser de médio/longo prazo, foi de curtíssimo prazo...

Conclusão geral: Temos sempre que ter cuidado e respeitar a tendência geral, mas estar relativamente atentos ao dia a dia pois nunca se sabe...
"There are two times in a man's life when he should not speculate: when he can't afford it and when he can."
Pudd'nhead Wilson's New Calendar

Registado: 7/3/2010 16:49

Dúvida - BCP

por Torres83 » 15/3/2014 14:10

AT2014,

Muito obrigado pela partilha do seu conhecimento/experiência/estratégia. Se a sua partilha for útil pelo menos a uma pessoa já valeu a pena e para mim foi.

Além disso penso que é um exemplo para muitos participantes deste fórum, pela forma assertiva com que se expressa, pois não está preocupado em encher o ego de razão, mas sim na partilha de conhecimento para o bem de todos.

Gostaria de deixar uma dúvida para o caso de alguém puder ajudar, já coloquei nas FAQ de iniciação embora sem resposta.

“Actualmente utilizo o Pro Real Time para fazer as minhas análise de investimento.

Deparo-me com a dificuldade dos gráficos incorporarem os efeitos dos aumentos de capital o que dificulta a análise técnica. Alguém pode informar-me como posso consultar gráficos ajustados (anulando esse efeito), nesta plataforma ou em outra?

Muito obrigado pela ajuda e colaboração.”

Se alguém ajudar, óptimo.

Um bom fim de semana para todos e uns excelentes negócios.

Registado: 13/3/2014 11:51

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: dragom, Google [Bot], karaya75, m-m, malakas, nbms2012, OverDose, PAULOJOAO, Pmart 1, Purificaçao, Shimazaki_2, trend=friend, trilhos2006, yggy e 202 visitantes