Caldeirão da Bolsa

REN - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: REN - Tópico Geral

por IzNouGuud » 21/3/2014 22:57

Serra Lapa Escreveu:
vitorigus Escreveu:Qual é o relogio suiço que não tem "máquina" oriental?
Receber dividendos para quê? Bom para a maquina fiscal, decerto!

Não vou entrar em polémicas, mas como já expliquei quem está longo durante muito tempo como é o meu caso, os dividendos são óptimos porque assim permite tirar uma parte dos lucros, sem pagar comissões de venda e realocá-los onde se quiser e sem correr o risco de vender num momento menos adequado.
Quanto à questão da fiscalidade aí é inequívoco, a ideia de que se pga mais para o fisco é falsa. Se não forem distribuídos dividendos essa parte está~´a incorporada na acção e então quando se vender essa parte não paga impostos? É completamente indiferente vender por exemplo a 3,20 e pagar 28% sobre este valor ou dar dividendos de 0,20 e pagar 28% sobre 0,20+3,0.

O teu raciocinio é verdadeiro, se tiveres ganhos. Se tiveres perdas não se aplica.
O cérebro é uma coisa tão maravilhosa que toda a gente devia ter um

Registado: 18/7/2013 20:59

por Gonee111 » 21/3/2014 22:50

O volume anormal das ultimas 2 sessões, podem querer dizer que a queda não vai parar por aqui, portanto eu vou esperar pela inversão, mas tou de olho na REN. Desta vez não me escapa. =;

Registado: 4/2/2014 15:24

Terminal de GNL de Sines

por NirvSup » 21/3/2014 14:58

Os líderes europeus vão procurar, nesta sexta-feira, uma forma de diminuir a sua dependência multimilionária do gás russo. A Rússia abastece quase um terço do gás que se consome na Europa, proporcionando à Gazprom uma média de 5 mil milhões de USD por mês de receita.
A actual crise na Ucrânia convenceu muitos países europeus a repensar noutras alternativas de abastecimento de gás à União Europeia.
Um esboço de um documento preparado antes desta reunião pede que a Comissão Europeia apresente até Junho um plano abrangente para reduzir a dependência energética do bloco soviético.
Como alternativas ao gás importado da Rússia, as conversações de Bruxelas vão debater "fontes domésticas" que incluem energia renovável e gás de xisto.
Um documento de trabalho do Reino Unido, que circulou entre os Estados membros, lista uma série de opções, incluindo intensificar as negociações sobre a exportação de gás via gasoduto iraquiano para a Europa e analisar a forma de "facilitar" as exportações de gás dos Estados Unidos, como parte de negociações comerciais com a UE.
Neste caso, a importância estratégica do Terminal de GNL de Sines ganha um novo fôlego como porta de entrada privilegiada, embora não seja a única, de abastecimento de gás à Europa

Merkel says U.S. shale gas might help Europe diversify energy (21/03/2014 - 20:00 horas)
Editado pela última vez por NirvSup em 22/3/2014 2:34, num total de 1 vez.

Registado: 8/4/2010 12:27

por tncm » 21/3/2014 14:40

Boa tarde,

Tenho andado a olhar para este título... apesar de ter violado a LTA de longo prazo, parece-me que nestas ultimas sessões tem havido um suporte ali nos 2,8... estou tentado a entrar pois os fundamentais são bons, os dividendos são dos melhores da praça e a perspetiva de longo prazo para mim parece-me ascendente. Que me dizem os experts?

PS. Nunca negociei este título antes...
"There are two times in a man's life when he should not speculate: when he can't afford it and when he can."
Pudd'nhead Wilson's New Calendar

Registado: 7/3/2010 16:49

por SERRA LAPA » 15/3/2014 14:13

vitorigus Escreveu:Qual é o relogio suiço que não tem "máquina" oriental?

Não vou entrar em polémicas, mas como já expliquei quem está longo durante muito tempo como é o meu caso, os dividendos são óptimos porque assim permite tirar uma parte dos lucros, sem pagar comissões de venda e realocá-los onde se quiser e sem correr o risco de vender num momento menos adequado.
Quanto à questão da fiscalidade aí é inequívoco, a ideia de que se pga mais para o fisco é falsa. Se não forem distribuídos dividendos essa parte está~´a incorporada na acção e então quando se vender essa parte não paga impostos? É completamente indiferente vender por exemplo a 3,20 e pagar 28% sobre este valor ou dar dividendos de 0,20 e pagar 28% sobre 0,20+3,0.

Registado: 17/3/2008 4:57

por vitorigus » 14/3/2014 21:37

Qual é o relogio suiço que não tem "máquina" oriental?

Registado: 9/8/2005 11:17

por cocanegra » 14/3/2014 19:24

Boa noite.
Alguém sabe quando a REN paga o dividendo?

Registado: 2/8/2013 17:23

por SERRA LAPA » 10/3/2014 21:12

Um verdadeiro relógio suíço, esta REN!
Não desilude, bons resultados e bons dividendos \:D/

por Winddays » 10/3/2014 19:00

Boas noticias. Lucros ligeiramente acima da estimativa. Aumento de dividendo, conforme prometido. Capex inferior ao estimado.
Desta feita, fiz uns pequenos cálculos. EBITDA de 521,5 M€. CAPEX de 187,8M€, em 2013. Isto dá um FCFF muito superior a 300M€. Para um WACC de 8,5%, obtenho uma avaliação de 3,2€ por ação. Será otimismo a mais? Os números não me parecem estar mal. Além do mais, existe margem de progressão, uma vez que os resultados financeiros serão beneficiados pelas reduções de taxa de juro e de endividamento.
Tem tudo para continuar a ser uma boa ação. Bons acionistas, um aumento (em breve, espera-se) de free float e uma AT favorável.

Cá estaremos para ver.

Bons negócios

Registado: 4/1/2014 11:55

por bosss » 7/3/2014 13:25

Lucro REN 2013 cai 4 pct com menor remuneração electricidade-Analistas
07/03/14 - 11:45 H
* Resultados 2013 da REN a 10 Mar após fecho Bolsa
* Lucro 2013 visto cair 4 pct para média 119 ME

Por Filipa Cunha-Lima
LISBOA, 7 Mar (Reuters) - O lucro líquido da REN-Redes
Energéticas Nacionais RENE.LS terá tido uma queda homóloga de
4 pct em 2013, com a descida da taxa de remuneração dos activos
regulados de electricidade a mais do que anular os menores
encargos financeiros, segundo uma poll.
A média das estimativas de quatro analistas consultados pela
Reuters aponta para que o lucro líquido da operadora das redes
de gás e electricidade de Portugal se tenha fixado em 119
milhões de euros (ME) em 2013 face a 123,9 ME no ano anterior.
Vanda Mesquita, analista do Millennium investment banking
(IB), explicou que a pressão sobre o 'bottom line' da REN "é
explicada pela menor taxa de retorno dos activos de
electricidade na sequência da descida dos 'credit default swaps'
(CDS) portugueses a cinco anos".
Por sua vez, o analista Filipe Echevarria, do Espírito Santo
Investment Bank (ESIB) prevê que aquela taxa de retorno, em
2013, tenha sido cerca de 200 basis points inferior à do ano
anterior, devido à queda das yields soberanas portuguesas.
O EBITDA-Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and
Amortization da REN é visto crescer uns ténues 0,5 pct para 517
ME versus 514,6 em 2012.
Os investidores têm os olhos postos na venda dos 11 pct que
o Estado ainda detém na operadora e detalhes sobre o plano de
investimentos internacionais, com arranque previsto para o
corrente ano.
A entrada, em 2012, do novo accionista China State Grid
(CSG) e os 1.000 ME em financiamento assegurados junto do China
Development Bank (CDB) CHDB.UL reforçou, de forma decisiva, a
capacidade financeira da REN para executar a estratégia de
expansão internacional, cujo alvo prioritário é a América
Latina.

SEGUE TABELA ESTIMATIVAS ANALISTAS:
(Valores em milhões de euros)

2013
Casa de investimento Lucro - EBITDA

BPI 118 - 516
ESIB 118,1 - 513,6
Goldman Sachs 119,7 - 517,2
Millennium IB 120 - 521

MÉDIA 119 - 517

(Por Filipa Cunha Lima; Editado por Sérgio Gonçalves)
((filipa.lima@thomsonreuters.com)(+351 21 3509206)(Reuters
Messaging: filipa.lima.reuters.com@reuters.net))
cumprimentos...

Registado: 15/10/2013 0:37

por HaRt » 7/3/2014 11:19

Confesso que depois de ler a notícia do económico pensei que hoje a REN fosse a estrela da companhia...
Politicamente anti-Costa (o golpista): Já Fomos Resgatados?

Registado: 29/11/2007 12:46

por bosss » 7/3/2014 3:08

romeucosta Escreveu:De acordo com o site da REN a data de apresentação de resultados é no dia 10... Ou vi mal no dia 26 ou voltaram a alterar a data.

Dia 10 de Março pois pensei que fosse hoje como já cá tinha sido anunciado...

Obrigado
cumprimentos...

por eu-ro-bo-rn » 7/3/2014 1:38

easy...
o bull em PT irá durar até que ano, alguma pista...

Registado: 21/10/2007 21:38

por SERRA LAPA » 7/3/2014 1:34

Nem mais :wink:

por eu-ro-bo-rn » 7/3/2014 1:33

Ou seja investir em ambas e aguardar pelo impulso chinês já existente e que será reproduzido (internacionalização + financiamento)

por SERRA LAPA » 7/3/2014 1:24

A EDP e a REN são realidades diferentes.
Devo dizer-te que possuo as duas e acredito em ambas. A EDP vai já à velocidade cruzeiro. A REN tem tecnologia e Know-how que lhe permite colocá-la como uma referencia ao nível do melhor da sua área em qualquer parte do mundo, falta-lhe essa internacionalização que já referi.
Sob o ponto de vista dos nºs globalmente concordo contigo, falta-te apenas tirar uma parte correspondente ao prémio de risco.
Editado pela última vez por SERRA LAPA em 7/3/2014 1:52, num total de 1 vez.

por eu-ro-bo-rn » 7/3/2014 1:13

Serra Lapa, de acordo.
ignorando isso (muito positivo), só o ROI do investimento nas condições atuais já não é nada mau...

Na tua opinião, posso concluir que é uma ação preferível à EDP.

TARGET
tendo em conta que a REN/CTT são tipo uma OT de Portugal, que comentário te merece o seguinte:

Res por ação =0.24
Juro Portugal = 4,5% (10 anos)
0.24/0.045= 5,33 euros
Preço potencial da REN 5,33 euros.

por SERRA LAPA » 7/3/2014 0:57

Se é certo que os chineses da State Grid detém 25%, não podemos esquecer que os árabes da Oman Oil têm 15%, ou a EGF- CGF tem 8,4%, logo com a parte da privatização que falta poder-se-à desencadear uma "pequena guerra" pelo controlo da empresa, podendo alguns destes intervenientes vir a reforçar a sua posição com algumas compras em bolsa.

É ir-mos estando atentos :wink:

Que os ventos sopram de feição isso não há dúvida :D
Editado pela última vez por SERRA LAPA em 7/3/2014 1:14, num total de 1 vez.

por eu-ro-bo-rn » 7/3/2014 0:30

Eis mais uma excelente noticia para o PSI20.

Serra Lapa,
a ser verdade
O Rui Cartaxo tanto quando é do conhecimento geral, sendo boa pessoa, limitava-se a uma gestão bastante passiva.
Acontece que a REN tem um potencial enorme, que estava a começar a ser desenvolvido pelo Penedos e que foi interrompido pela saída deste- a sua internacionalização.
Os accionistas maioritários (os Chineses), apesar de a REN apresentar boas rentabilidades, desde o início meteram cá "homens deles" e rapidamente se devem ter apercebido desse potencial adormecido que a REN tem.

qual o teu racional para a REN?

por SERRA LAPA » 7/3/2014 0:15

Estado vende os últimos 11% da REN em bolsa

Operação de venda da última tranche do capital da REN ainda nas mãos do Estado realiza-se, por dispersão em bolsa, no segundo trimestre

In Diário Económico (edição impressa)

por SERRA LAPA » 6/3/2014 18:47

O Rui Cartaxo tanto quando é do conhecimento geral, sendo boa pessoa, limitava-se a uma gestão bastante passiva.

Acontece que a REN tem um potencial enorme, que estava a começar a ser desenvolvido pelo Penedos e que foi interrompido pela saída deste- a sua internacionalização.

Os accionistas maioritários (os Chineses), apesar de a REN apresentar boas rentabilidades, desde o início meteram cá "homens deles" e rapidamente se devem ter apercebido desse potencial adormecido que a REN tem.

A função do Rui Vilar será a de preparação do novo ciclo - que pessoalmente acredito ser a sua internacionalização.

(Só para dar um exemplo: estava a ser preparado pelo Penedos um concurso num estado do Brasil, que depois foi perdido para os franceses, logo no inicio da gestão do Rui Cartaxo, que era equivalente a 8 vezes à instalação da rede eléctrica que a REN detém!)
Esta empresa é de facto um gigante adormecido que se tomar o caminho em que o Mexia colocou a EDP (internacionalização), pode originar lucros absolutamente fabulosos

por NirvSup » 6/3/2014 18:21

Serra Lapa Escreveu:Oxalá seja verdade, que entre o Rui Vilar, seria uma boa mais-valia para a empresa.

(P.S. detenho acções da Ren e tenciono mantê-las)

A conclusão do gasoduto Mangualde - Zamora demora. Terá sido essa a razão do Cartaxo se ter ido embora?

Registado: 8/4/2010 12:27

por SERRA LAPA » 6/3/2014 17:05

Oxalá seja verdade, que entre o Rui Vilar, seria uma boa mais-valia para a empresa.

(P.S. detenho acções da Ren e tenciono mantê-las)

por HaRt » 6/3/2014 16:58

De acordo com o site da REN a data de apresentação de resultados é no dia 10... Ou vi mal no dia 26 ou voltaram a alterar a data.
Politicamente anti-Costa (o golpista): Já Fomos Resgatados?

Registado: 29/11/2007 12:46

por bosss » 6/3/2014 16:40

Rui cartaxo abandona Ren hoje no dia que apresenta resultados....
Ela sobe , os resultados devem ser bons acho eu ... Com esta queda nos juros :!:
cumprimentos...

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Aqui_Vale, Bing [Bot], Carlos73, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Phil2014, Xacal e 562 visitantes