Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PSI - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: PSI 20

por RaposoTavares » 3/3/2014 20:47

Serra Lapa - Obrigado pelas tuas palavras. Foste generoso e, para não desmerecer em demasia o teu exagerado elogio lá fui corrigir o texto. Espero que os leitores compreendam que é complicado escrever às tantas da madrugada depois de se ter sido severamente pressionado pela sociedade (essa porca) a consumir doses excessivas de águas tónicas escocesas. Fica assim explicada a ortografia hesitante e o espírito de contradição revelado por algumas concordâncias gramaticais. Como disse: já corrigi a coisa.

Gooprime, tens de perceber que o Putin é da velha guarda (como eu). Esta situação que o rapaz criou na Crimeia, sem ninguém esperar, foi para nos explicar cabalmente que as notícias podem influenciar as cotações e os mercados. Por isso deixo o alerta: se começam a dizer que os mercados já interiorizaram a invasão da Crimeia e que as LT não vão ser afetadas por eventuais desenvolvimentos negativos no Mar Negro, acautelem-se! O Putin é moço para -só para chatear!- ir maçar os japoneses por causa de um manhoso grande calhau gelado no Pacífico, lá para os lados de Vladivostoque, sem ninguém esperar. (Espero eu porque o topo muito bem). Aí é que seria o fim da macacada!

IFHM.- Pois os Klaus já têm renováveis e dizem que apostam nelas e tal... Mas não estão dispostos a pagar o que nós pagamos à EDP. Lá isso!...

Um abraço aos três.
Raposo Tavares
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

Re: PSI 20

por BearManBull » 3/3/2014 11:24

Raposo Tavares Escreveu:1.- Esta história dos pipelines e dos gasodutos com origem na Rússia e no Norte de África é uma ameaça para a(s) economia(s) europeias. Só uma cobardia tão cega comoaquela em que vivemos nos últimos cinquenta anos, nos impede de tomar isso em linha de conta para as nossas estratégia de desenvolvimento futuro.


Então e as renováveis? :lol:
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8783
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: PSI 20

por BearManBull » 3/3/2014 11:24

Raposo Tavares Escreveu:1.- Esta história dos pipelines e dos gasodutos com origem na Rússia e no Norte de África é uma ameaça para a(s) economia(s) europeias. Só uma cobardia tão cega comoaquela em que vivemos nos últimos cinquenta anos, nos impede de tomar isso em linha de conta para as nossas estratégia de desenvolvimento futuro.


Então e as renováveis? :lol:
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8783
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: PSI 20

por Gonee111 » 3/3/2014 9:34

Pois pois, mas o Putin podia ter avisado a maltinha por email com uma nota de research.

Que assim ao invés de ter aplicado toda a liquidez da carteira a semana passada, teria feito nesta semana a saldos na ordem de uns 5%, provavelmente.


Dammit. :evil:



PS: Agora reforço com o quê? :-k
 
Mensagens: 499
Registado: 4/2/2014 15:24

Re: PSI 20

por SERRA LAPA » 3/3/2014 4:11

Raposo:
Simplesmente brilhante... :clap: :clap: :clap:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1619
Registado: 17/3/2008 4:57
Localização: 13

Re: PSI 20

por RaposoTavares » 3/3/2014 3:31

No momento em que escrevo este post que prevejo largamente pomposo e até algo pretensioso, o Nikkei atira-se ao chão e rebola-se enlameado sem qualquer atitude e sem qualquer dignidade.
Os samurais já não são o que eram. Definitivamente.

Escrevo, como adivinham já alguns, porque daqui a pouco o nosso pobre PSI vai acordar amedrontado e titubeante, de olhos nas promessas de estalos entre russos e ucranianos e entre ucranianos e ucranianos e até entre russos e alguns, poucos, muito poucos, russos. O Psi é assim. É, tal como os outros índices, uma pilha de nervos. Não há Xanax, nem cidreira, nem Prozac nem tília que lhe valha.

O Forum, para cheirar o nervoso miudinho dos investidores é perfeito e a rapaziada anda mesmo tensa. Pelo menos a avaliar pela enervite aguda que se vê nos tópicos já abertos para analisar (que é como quem diz…) o que vai ser de nós todos por causa da Ucrânia. O Forum está, em suma, um saco de gatos.

Ora, a rapaziada da política, antes de se preocupar com as situações manhosas para onde manda os filhos dos outros, tem os olhos postos em manter-se no poleiro mais alto durante muito tempo e, passe a expressão, com qualidade. Com boas sondagens, com palmas, com beijos de putos ranhosos e de velhotas babadas e com apertos de mãos viris do pessoal da construção. Depois a economia lá virá como uma preocupação relativamente importante. Às vezes mais, outras vezes menos.

O negociozito, no caso vertente, será a salvaguarda dos interesses vitais do grande urso russo. (Não resisto ao dichote de compará-lo ao urso de Wall Street dizendo que o urso russo prefere as rendas altas e as subidas, já o americano é um bocadito mais manhoso e mais perverso… mais desmancha-prazeres.) Não interessa que nos percamos por este caminho...
Adiante, pois.

Para além da verborreia que há da minha parte, da parte russa, da parte da Ucrânia, da Nato, da Merkel, do Obama… o que temos em mãos é uma velha história contada em duas partes:

1ª.- Os russos querem assegurar dois dos seus mais preciosos interesses vitais: o controlo do Mar Negro que detêm e que procuraram desde os czares, e o controlo da energia que chega à Europa, que asseguraram nas últimas décadas.
O segundo destes interesses vitais ainda esteve mais ou menos ameaçado com o projecto Nabucco aí há uns quatro ou cinco anos. Infelizmente para a Europa, os russos lá solucionaram a coisa recorrendo ao Nord stream (que agarra fortemente os alemães pelos… aaah, pelos combustíveis) e o South stream que agarra os europeus mais a sul pelos ditos cujos… combustíveis).

2ª.- Os alemães querem assegurar a bom preço e sem aborrecimentos de maior o seu fornecimentozinho de gás. Mais a mais, depois de se terem deixado ir na história de abdicar da energia nuclear. Devo dizer que me lembro de ser esta a maior preocupação dos esquerdóides que há 30/40 anos eram contra o armamento ocidental, sendo eles os alvos do mísseis soviéticos e eram contra a energia nuclear sabendo que a II Guerra (pelo menos na frente leste) teve entre as suas causas a necessidade de a Alemanha se abastecer de combustível a bom preço no Cáucaso. ‘Sabendo’, devo reconhecer, até é é capaz de ser uma expressão muito forte, quando falamos da esquerda que temos na Europa. É o que se arranja.

3ª.- Esta parte não existe e por isso não foi enunciada atrás. Seria dedicada à Ucrânia… Mas a Ucrânia é quem menos pode no meio desta história toda. E a Ucrânia, além do mais, nem tem razão. Derrubou um governo eleito democraticamente, bateu em polícias, reclama uma região que só é ucraniana há 60 anos… Para além disso, é verdade que simpatizaram com o nazismo e foram sabujos cães de fila dos alemães, tal como os tártaros, os croatas e os franceses e os… Enfim!

Resumindo: a história que temos em mãos tem 70 anos. O mesmo será dizer que os interesses e os argumentos utilizados não são nada novos.

Da mesma forma que o velho e inconcebível Adolfo, coitado, preocupado com os pobres montanheses germanófonos dos sudetas que chiavam apavorados às mãos dos velhacos checoslovacos, decidiu libertá-los e trazer com eles os torrões de terra que lhe enlameavam as botas; agora, é a vez do bamboleante Putin estar preocupado com uns tipos que falam russo e que se dizem russófilos e que, por acaso, estão sentados numa península que ocupa exatamente o centro do Mar Negro. Cabe dizer aos cépticos que é verdade que a base naval de Sebastopol está agregada a esta península, está alugada aos bacanos de Kiev até 2049 (ou coisa assim) e fica cara. No entanto, que fique claro que é mais por causa dos russófonos que o Putin não dorme…

É da vida. E é da História desta velha e decadente Europazinha…

Como não estou a ver a senhora Merkel ameaçar os russos com o boicote ao seu gás, como não acredito que os franceses declarem guerra a Moscovo e como me parece que os polacos já não têm vontade de dar muito nas vistas, a defesa do chamado Ocidente fica, mais uma vez nas mãos dos americanos. E pronto.

Os próximos dias vão ditar, portanto, o desenvolvimento de um assunto mínimo: a base de Sebastopol vai para às mãos dos russos, ou não? Vai ficar de borla, ou vai continuar cara e maçadoramente dispendiosa? Só isso.

O que é que esta verborreia tem que ver com o PSI? Daqui por 2 ou 3 dias, provavelmente, já não terá nada. Amanhã, parece-me que os mais assustados, trazendo a reboque os teóricos dos ‘stop loss apertadinhos’, vão abaná-lo durante umas horas. Depois isso passa.Desconfio que tenho (que terei) razão.

Já agora ainda gostava de dizer duas coisas:
1.- Esta história dos pipelines e dos gasodutos com origem na Rússia e no Norte de África é uma ameaça para a(s) economia(s) europeias. Só uma cobardia tão cega como aquela em que vivemos nos últimos cinquenta anos, nos impede de tomar isso em linha de conta para as nossas estratégias de desenvolvimento futuro.
2.- O Nikkei, entre o principio e o fim deste texto lá arrebitou: caia quase 3%, agora cai quase 2%. Parece-me premonitório.
Editado pela última vez por Visitante em 3/3/2014 20:28, num total de 1 vez.
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

Re: PSI 20

por Eurouro » 2/3/2014 22:54

Portugal em 2013 fechou com:
:arrow: uma dívida de 129% do PIB,
:arrow: um défice primário de 4,5% do PIB
:arrow: Inflação anual de 0,4%
:arrow: crescimento de -1,4% PIB


Em 2014:
:arrow: dívida de 130% do PIB
:arrow: défice de 3,5% ou menos do PIB
:arrow: inflação de 0,8%
:arrow: crescimento acima de 1%

Quando um país precisa de aumentar a sua base de capital o que se faz com a politica orçamental é restringi-la aumentando impostos durante um largo periodo de tempo, e com a politica monetária adopta-se uma política expansionista baixando juros de referência.
É o que em Portugal se está a passar, Portugal precisa de diminuir défice ou mesmo começar a ter super avit para colocar a economia a crescer de forma a diminuir o rácio divida/PIB. Isso só é ideal se a inflação estiver controlada perto de 2% (com um desvio padrão de 1%).

Uma diminuição do défice deverá estimular o mercado imobiliário e a iniciativa privada aumentando o nº de empresas existentes após o periodo de resgate e também atrair novo investimento estrangeiro para o longo prazo.

O desemprego é quase sempre o último indicador macro a ser melhorado, consequência de vários anos consecutivos de crescimento do PIB.
É expectável que 2014 a taxa de crescimento do PIB seja maior do que a taxa de inflação anual, pois isso é o que se pretende para termos criação real de riqueza. Seria indispensável vários anos assim como 2014 para Portugal se tornar um país verdadeiramente rico.

O PSI está a "puxar" pela economia e não o contrário!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 498
Registado: 18/7/2013 16:01

Re: PSI 20

por bosss » 28/2/2014 18:08

Este fecho não foi nada mau :-"

Comentários sei que não irai faltar :)
http://www.jornaldenegocios.pt/economia ... tugal.html
Cumprimentos
cumprimentos...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 413
Registado: 15/10/2013 0:37
Localização: wall street

Re: PSI 20

por Adam hedge » 28/2/2014 18:03

... e mais um mês chegou ao fim

edp;pt;jm;bes
Anexos
psi213.PNG
Volta teu rosto sempre na direção do sol e então as sombras
ficarão para trás.

Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2002
Registado: 21/2/2007 18:24
Localização: zamzibar

Re: PSI 20

por Momenta » 28/2/2014 9:46

Novo máximo anual no PSI, apenas falta algum volume em algumas cotadas. Preparação para arranque em força, sentido norte?
 
Mensagens: 421
Registado: 6/10/2011 13:34
Localização: 14

Re: PSI 20

por bosss » 28/2/2014 0:24

Um bem haja a este SENHOR Tiagopt

O Homen que não falhou a anterior correcção e me safou dos prejuízos

Grande video ,
não podia esquecer te dizer que sou teu fã... :lol: :!:

:D :D :D :D
cumprimentos...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 413
Registado: 15/10/2013 0:37
Localização: wall street

Re: PSI 20

por BearManBull » 27/2/2014 22:12

tiagopt Escreveu:Deixo uma pequena análise em vídeo ao PSI



:clap: :clap: :clap:

Excelente o funilamento parece o cenário mais provável.

Não é que eu ligue muito a noticias mas nos últimos tempos têm sido boas noticias de todo o lado o que pode dar algum impulso bull, momentaneo, aos mercados.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8783
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: PSI 20

por C0rr3i4 » 27/2/2014 19:01

Pesos do PSI20
Anexos
Indice Weighting.png
Indice Weighting.png (5.72 KiB) Visualizado 6816 vezes
C0rr3i4

"Compound interest is the 8th wonder of the world."
(Albert Einstein)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1561
Registado: 18/1/2012 17:35
Localização: Sorria, está na Maia.

Re: PSI 20

por bosss » 27/2/2014 15:17

Marco Martins Escreveu:
bosss Escreveu:http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/taxas_de_juro___credito/detalhe/igcp_amortiza_1320_milhoes_de_euros_da_divida_para_2014_e_2015.html

"a paciência é muito amarga , mas o seu fruto é bem doce" :D \:D/

http://www.investing.com/rates-bonds/po ... ment-bonds


...Mas o principal, disseram os especialistas nos últimos dias, é antecipar a entrega de liquidez aos investidores - sobretudo os nacionais - para que estes possam participar nas próximas emissões de dívida que o IGCP quer fazer....


Quais serão os maiores investidores nacionais? BCP, BPI, BES?
Então terão um retorno e possivelmente uma melhoria dos seus rácios?


Eu apostaria Bcp e Bes , o bpi esse subiu sempre sem respirar.... mas não envalida seu caminho
Mas Bcp e Bes mais favorecidos hj pr exemplo são os que mais sobem e o Bes de facto está a todo gás!!!
cumprimentos...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 413
Registado: 15/10/2013 0:37
Localização: wall street

Re: PSI 20

por TTM62 » 27/2/2014 14:16

Tiago, só agora tive a oportunidade de ver a tua análise. Parabéns pelo estudo e pela apresentação dos vários cenários. Em termos de estratégia de money management de curto prazo estou completamente de acordo contigo. Desalavancar alguma coisa mas manter comprado algumas stoks. Também estou de acordo que o PSI 20 pode ter variações em correlação direta com SP500 e/ou DAX. Com algum cuidado, os tempos parecem de alguma estabilidade para manutenção de tendência ascendente do PSI.
viva a vida k vai passar mt tempo morto
 
Mensagens: 135
Registado: 5/11/2002 0:54
Localização: Baião

Re: PSI 20

por Marco Martins » 27/2/2014 13:43

epinay Escreveu:Portugal 10Y 4.798 4.864 4.864 4.789 -0.067 -1.36% 12:18:33

Caminhamos a passos largos para uma saída à Irlandesa! :shock:


Sinceramente preferia o cautelar!

Neste momento os mercados estão a recuperar, mas ainda não é uma recuperação consistente... qualquer distúrbio nos mercados afectará no imediato Portugal.

Mesmo a Irlanda poderá estar exposta a problemas se os mercados mudarem!
 
Mensagens: 6417
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: PSI 20

por epinay » 27/2/2014 13:23

Portugal 10Y 4.798 4.864 4.864 4.789 -0.067 -1.36% 12:18:33

Caminhamos a passos largos para uma saída à Irlandesa! :shock:
 
Mensagens: 677
Registado: 15/2/2012 12:50

Re: PSI 20

por Marco Martins » 27/2/2014 13:18

bosss Escreveu:http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/taxas_de_juro___credito/detalhe/igcp_amortiza_1320_milhoes_de_euros_da_divida_para_2014_e_2015.html

"a paciência é muito amarga , mas o seu fruto é bem doce" :D \:D/

http://www.investing.com/rates-bonds/po ... ment-bonds


...Mas o principal, disseram os especialistas nos últimos dias, é antecipar a entrega de liquidez aos investidores - sobretudo os nacionais - para que estes possam participar nas próximas emissões de dívida que o IGCP quer fazer....


Quais serão os maiores investidores nacionais? BCP, BPI, BES?
Então terão um retorno e possivelmente uma melhoria dos seus rácios?
 
Mensagens: 6417
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: PSI 20

por bosss » 27/2/2014 12:48

cumprimentos...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 413
Registado: 15/10/2013 0:37
Localização: wall street

Re: PSI 20

por bosss » 27/2/2014 11:54

Será que os 7132 vão aguentar outra vez este swing... :?: :-"

A ver vamos...
cumprimentos...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 413
Registado: 15/10/2013 0:37
Localização: wall street

Re: PSI 20

por xzx » 27/2/2014 9:53

Bom dia Tiagopot
Obrigado pela análise.
Gostei da forma como foi exposta e concordo, no essencial, com a substância.
Poderemos esperar uma próxima sobre o DAX ?
Estamos realmente a atravessar um período muito interessante. Não domino suficientemente a AT para elaborar a minha própria "análise". De todas a que tenho lido mais as notícias de diversas fontes, estou tentado a crer numa correção "vigorosa". Consequentemente, fechei hoje, na abertura, a posição longa que tinha no Dax.
Espero não me ter precipitado...
 
Mensagens: 343
Registado: 15/12/2004 16:02
Localização: 16

Re: PSI 20

por j0a0 » 27/2/2014 9:18

Muito boa analise Tiago. :pray:
Mas penso que é possível outro caso.

Por exemplo, quebra da resistência, ligeira subida. E posteriormente teste ao suporte, que é a resistência atual.

Vamos ver :wink:
Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...
Caso antigo: BPN
Caso mais recente: BES
Próximo caso: ???
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 512
Registado: 14/11/2013 0:04

Re: PSI 20

por tiagopt2 » 27/2/2014 7:49

Obrigado Roadster!
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2032
Registado: 24/11/2007 23:02
Localização: Pinhal Novo

Re: PSI 20

por ROADSTER 1 » 27/2/2014 0:50

tiagopt Escreveu:Deixo uma pequena análise em vídeo ao PSI



Tiago,

Muito obrigado por mais uma excelente análise. Muda o suporte, mas a qualidade permanece irrepreensível.

Abraço.
Há duas classes de autores de previsões: os que não sabem - e os que não sabem que não sabem

John Kenneth Galbraith
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 257
Registado: 7/5/2013 11:46
Localização: Cascais

Re: PSI 20

por tiagopt2 » 26/2/2014 22:49

Deixo uma pequena análise em vídeo ao PSI

Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2032
Registado: 24/11/2007 23:02
Localização: Pinhal Novo

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: afcapitao, Bing [Bot], fincas, icemetal, iniciado1, Jonas74, LUISSM3, malakas, Metalor, OCTAMA, Opcard, PAULOJOAO, peterteam2, PIKAS e 300 visitantes