Caldeirão da Bolsa

REN - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: REN - Tópico Geral

por SERRA LAPA » 6/3/2014 17:05

Oxalá seja verdade, que entre o Rui Vilar, seria uma boa mais-valia para a empresa.

(P.S. detenho acções da Ren e tenciono mantê-las)

Registado: 17/3/2008 4:57

por HaRt » 6/3/2014 16:58

De acordo com o site da REN a data de apresentação de resultados é no dia 10... Ou vi mal no dia 26 ou voltaram a alterar a data.
Politicamente anti-Costa (o golpista): Já Fomos Resgatados?

Registado: 29/11/2007 12:46

por bosss » 6/3/2014 16:40

Rui cartaxo abandona Ren hoje no dia que apresenta resultados....
Ela sobe , os resultados devem ser bons acho eu ... Com esta queda nos juros :!:
cumprimentos...

Registado: 15/10/2013 0:37

A REN e a crise na Ucrânia

por NirvSup » 5/3/2014 1:00

Actualmente, Portugal tem três portas de entrada (e duas de saída) de gás natural - o terminal de Sines, o gasoduto que vai até Campo Maior, onde se faz a ligação a Espanha e ao gasoduto Magrebe Europa e o gasoduto em Valença do Minho (Tuy) com uma capacidade muito limitada.
Com o projectado gasoduto Mangualde/Zamora há todas as condições para que o mercado de gás natural tenha um grau de integração semelhante ao que tem hoje o mercado de electricidade", defendeu o então o presidente da REN, Rui Cartaxo.
A CIP não está assim tão optimista e contrapõe que a integração dos mercados só será uma realidade com a abolição do “pancaking” e com a instalação de uma nova ligação Espanha/França da rede europeia de gás natural, na Catalunha e servindo directamente a região de Barcelona. Só desta forma se potenciará uma dimensão europeia aos terminais gasistas já existentes na Península Ibérica e se porá Portugal num verdadeiro mercado europeu de gás natural

Pancaking = a dupla tarifação que é paga no transporte de gás natural entre Portugal e Espanha
Anexos
REN.jpg

Registado: 8/4/2010 12:27

por Gonee111 » 4/3/2014 14:18

GooPrime Escreveu:
O Ficheiro REN26-02.png não está disponível

Bem, continuo a observar de perto este papel, mas deixei de ter liquidez para entrar, não teve força para bater a LTA na primeira tentativa.

Se bem que agora uso os gráficos a escala logarítmica e as LTA tem outro desenho. Tambem corrigi aqueles rasbiscos a vermelho que estavam claramente mal desenhados no primeiro gráfico, mas é claramente uma bull flag!

Veremos, se o mercado achar o movimento esticado, provavelmente entrará num momento de consolidação dentro da flag, tendo ontem tocado no fundo dela.
Penso que risk\reward de entrar à cotação actual de 2.77 um bocado grande, porém o título está claramente bullish e dentro de uma bull flag, por isso acredito que possa quebrar a flag em alta. Se não for desta vez, o mais provavel é vir a tocar novamente nos 2.71 para outro ponto de entrada, mas quem acredita claramente que tem força para arrancar, vai arriscar ficar de fora por causa de .06centimos?

Fica o gráfico:
REN04-03.png

Registado: 4/2/2014 15:24

Re: REN - Duplicação da sua capacidade de transporte de gás.

por bosss » 4/3/2014 13:47

NirvSup Escreveu:A REN pode beneficiar dos jogos actualmente travados nos bastidores da geopolítica mundial.
Todos sabem que a maior parte do gás natural fornecido pela Rússia à Europa passa pela Ucránia. E a Europa não pode, não deve, nem quer ficar refém do gás natural da Rússia e das chantagens ou caprichos, quer da Rússia, quer da Ucránia.
Desenha-se uma alternativa a longo prazo para minorar, em parte, esta eurodependência: abastecer a Europa com o GNL proveniente dos EUA. E já existem projectos em curso.
Por outro lado, a África está a revelar deter grandes reservas de gás natural (desde o norte de África, contornando todo o continente até Moçambique).
É pública a vontade da REN em duplicar a sua capacidade de transporte de gás através do porto de Sines com destino ao mercado europeu. Investimento que, até à data, tem sido travado por não haver certeza sobre a sua rentabilidade.
Com os recentes acontecimentos ocorridos na Ucránia, talvez não seja má ideia avançar com esse investimento.
A REN e a cotação da REN agradecem.

Pode-mos ter aqui então a melhor "commodities" portuguesa :mrgreen:

Ontem já deu prova disso...foi uma das que menos caiu :!: (qual foi a devalorização ontem no dia negro? não anotei...)
cumprimentos...

REN - Duplicação da sua capacidade de transporte de gás.

por NirvSup » 4/3/2014 12:57

A REN pode beneficiar dos jogos actualmente travados nos bastidores da geopolítica mundial.
Todos sabem que grande parte do gás natural fornecido pela Rússia à Europa passa pela Ucrânia. E a Europa não pode, não deve, nem quer ficar refém do gás natural da Rússia e das chantagens ou caprichos, quer da Rússia, quer da Ucrânia.
Desenha-se uma alternativa a longo prazo para minorar, em parte, esta eurodependência: abastecer a Europa com o GNL proveniente dos EUA. E já existem projectos em curso.
Por outro lado, a África está a revelar deter grandes reservas de gás natural (desde o norte de África, contornando todo o continente até Moçambique).
É pública a vontade da REN em duplicar a sua capacidade de transporte de gás através do porto de Sines com destino ao mercado europeu. Investimento que, até à data, tem sido travado por não haver certeza sobre a sua rentabilidade.
Com os recentes acontecimentos ocorridos na Ucrânia, talvez não seja má ideia avançar com esse investimento.
A REN e a cotação da REN agradecem.
Editado pela última vez por NirvSup em 5/3/2014 20:38, num total de 1 vez.

Registado: 8/4/2010 12:27

por bosss » 4/3/2014 12:28

romeucosta Escreveu:Alteraram data de apresentação de resultados: 6 de Março.
http://www.ren.pt/investidores/calendario/

Será que esta antecipação tem alguma coisa a ver com o facto da parpública querer vender a sua participação?

Não terá a ver com a reunião do Bce e descida dos juros...

Esta cotada gosta muito de juros em queda :!:
cumprimentos...

por WofG » 27/2/2014 17:24

Quando os bancos oferecem uma tx de juro de 2 a 2,5% é normal os investidores procurarem este tipo de ações pelo dividendo alto que oferecem (salvo erro na casa dos 6%).
"Carpe diem. Seize the day, boys. Make your lives extraordinary."
"No matter what anybody tells you, words and ideas can change the world."
"There's a time for daring and there's a time for caution, and a wise man understands which is called for."

WingsofGold

Registado: 1/10/2010 15:17

por SERRA LAPA » 27/2/2014 16:56

Faz lembrar a Mota no seu processo ascendente. Os indicadores estava esticados aos 2 euros, mas a verdade é que foi aos 5!
Estou dentro há muito e a solidez do negócio faz esta uma das mais atractivas empresas para quem apostar no longo-prazo

Registado: 17/3/2008 4:57

por CTT17 » 27/2/2014 16:36

Em 3 semanas, ganhei cerca de 5% liq., ou seja, entrei a 2,54€ e saí a 2,67€. Objectivo cumprido. Agora não entraria, apesar dos dividendos, o risco é necessariamente maior.

Registado: 22/12/2013 23:04

por Gonee111 » 27/2/2014 16:30

Bem, visto que ainda tenho 25% da carteira para investir e esta menina andar a contrariar o índice levou-me a olhar para ela.

REN26-02.png

Aqui fica a minha tentativa de análise ao futuro.

O movimento parece-me bastante esticado, pela minha perspectiva podendo ir aos 2.78 e depois uma breve retracção (ou não).
O volume é tão baixo que nem aparece no gráfico, mas posso dizer que os últimos dias que tem andado verde tem feito volume abaixo da média... e o RSI com uma ligeira divergência.

Esta papel, que tem passado despercebido, mas com grandes resultados, pode estar a dar as primeiras pistas para uma retracção.

Por isso vou aguardar de fora, se entretanto a capital continuar disponível e haver um melhor ponto de entrada, ponderarei de novo.

Registado: 4/2/2014 15:24

por HaRt » 26/2/2014 15:28

Alteraram data de apresentação de resultados: 6 de Março.
http://www.ren.pt/investidores/calendario/

Será que esta antecipação tem alguma coisa a ver com o facto da parpública querer vender a sua participação?

por andre.p » 21/2/2014 11:04

Obrigado!

Não tinha reparado que já estava por aí.

Registado: 9/11/2008 23:27

por Noel » 21/2/2014 10:36

NunoAMC77 Escreveu:
bosss Escreveu:Esta menina aínda está a desconto em relação as congéneres europeias...

O Serra Lapa disse anteriormente aí uns 30% :!:

Já agora alguém sabe quando paga dividendos :?:

Obrigados

Acredito que sim, mas desde o início do ano que valorizou cerca de 20%. Deve ter espaço para subir, mas se subir muito deixa de ter uma boa relação valor/dividendo, deixando de ser interessante (pelo menos é aquilo que espero para voltar a entrar :pray: ).

Pela informação no site da REN (http://www.ren.pt/investidores/calendario/), os dividendos são pagos 30 dias após a Assembleia geral de acionistas (24/04/2014), pelo que lá para 23/05 deverão ser pagos.

Registado: 27/10/2006 15:32

por andre.p » 21/2/2014 8:22

romeucosta Escreveu:Muito regular o comportamento desta acção.
O que é expectável acontecer à acção no dia de ex-dividendos? Baixa aquilo que dão de dividendos?

romeucosta a acção perde sempre esse valor.

Já se sabe o calendario ?

Registado: 9/11/2008 23:27

por HaRt » 20/2/2014 18:13

Muito regular o comportamento desta acção.
O que é expectável acontecer à acção no dia de ex-dividendos? Baixa aquilo que dão de dividendos?

por HaRt » 12/2/2014 13:54

Obrigado, Ulisses.

por Ulisses Pereira » 12/2/2014 13:45

Para teres direito aos dividendos terás que deter as acções quatro dias úteis antes da data-valor (data efetiva) de pagamento de dividendos. Não precisas de fazer nada que eles serão creditados na tua conta.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por HaRt » 12/2/2014 13:31

Resistência nos 2.65?

Dividendos: quando é que sou habilitado para receber os dividendos? Tenho acções desta cotada desde este ano. Receberei dividendos? Se sim, tenho que fazer alguma coisa para os receber?

por NunoAMC77 » 9/2/2014 18:40

bosss Escreveu:Esta menina aínda está a desconto em relação as congéneres europeias...

Obrigados

Acredito que sim, mas desde o início do ano que valorizou cerca de 20%. Deve ter espaço para subir, mas se subir muito deixa de ter uma boa relação valor/dividendo, deixando de ser interessante (pelo menos é aquilo que espero para voltar a entrar :pray: ).

Pela informação no site da REN (http://www.ren.pt/investidores/calendario/), os dividendos são pagos 30 dias após a Assembleia geral de acionistas (24/04/2014), pelo que lá para 23/05 deverão ser pagos.

Registado: 1/1/1970 1:00

por bosss » 7/2/2014 23:41

Esta menina aínda está a desconto em relação as congéneres europeias...

Obrigados
cumprimentos...

por pocoyo » 7/2/2014 13:16

NunoAMC77 Escreveu:
pocoyo Escreveu:
NunoAMC77 Escreveu:Acabei por sair da REN e encaixar a mais valia (cerca de 20%), agora nao sei se se saí cedo demais. :roll: O meu plano era longo prazo, jogar com os dividendos mas, caso surgisse oportunidade de mais valia, sair. Nao sei se vai corrigir alguma coisa, se vai disparar, mas vou aguardar para ver se existe uma oportunidade de voltar a entrar (se possível antes do pagamento dos dividendos).

Vais ter sempre essa oportunidade, pode é ser mais caro. :)

Este papel não tá para vendas.

Pois provavelmente foi precipitação. :roll: Até Maio pode ser que faça uma ou outra correção, se não fizer paciência. Mas também fico satisfeito com a mais valia obtida. Toda a carteira que tenho foi sempre com perspetiva de longo prazo, mas tenho estado mais atento ao mercado, aos foruns e ajustei a minha estratégia.
Se houver possibilidade de realizar mais valias (cerca de 10% nas acoes sem dividendos, cerca de 15/20% nas com dividendos) num espaço de tempo curto (semanas/meses), não hesitar e agir, posteriormente voltar a entrar (ou não). Aprendi essa lição com a PT na altura do anúncio da fusão. :wall: .

Se calhar não é a melhor estratégia, mas uma pesssoa está sempre a aprender :).

Pois, estamos sempre a aprender.
Podes vir a ter razão, mas as probabilidades estão contra ti.

A PT estava em bear e lá continua, a REN está bull.
E o psi está bull a probabilidade de comprares mais barato é mais baixa do que comprares mais caro.

O mal é que o dinheiro vai-te meter confusão e vais voltar a entrar longo (e bem, já que tamos em bull)

Registado: 15/1/2010 15:30

por NunoAMC77 » 7/2/2014 13:00

pocoyo Escreveu:
NunoAMC77 Escreveu:Acabei por sair da REN e encaixar a mais valia (cerca de 20%), agora nao sei se se saí cedo demais. :roll: O meu plano era longo prazo, jogar com os dividendos mas, caso surgisse oportunidade de mais valia, sair. Nao sei se vai corrigir alguma coisa, se vai disparar, mas vou aguardar para ver se existe uma oportunidade de voltar a entrar (se possível antes do pagamento dos dividendos).

Pois provavelmente foi precipitação. :roll: Até Maio pode ser que faça uma ou outra correção, se não fizer paciência. Mas também fico satisfeito com a mais valia obtida. Toda a carteira que tenho foi sempre com perspetiva de longo prazo, mas tenho estado mais atento ao mercado, aos foruns e ajustei a minha estratégia.
Se houver possibilidade de realizar mais valias (cerca de 10% nas acoes sem dividendos, cerca de 15/20% nas com dividendos) num espaço de tempo curto (semanas/meses), não hesitar e agir, posteriormente voltar a entrar (ou não). Aprendi essa lição com a PT na altura do anúncio da fusão. :wall: .

Se calhar não é a melhor estratégia, mas uma pesssoa está sempre a aprender :).

Registado: 1/1/1970 1:00

por pocoyo » 7/2/2014 11:44

Registado: 15/1/2010 15:30

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: iniciado1 e 63 visitantes