Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Carteira mquinaz

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Carteira mquinaz

por mquinaz » 3/3/2014 20:15

03/03/2014 - PGH - Compra

Dia completamente dedicado aos mercados. Depois de vender MEO, resolvi durante o dia completar um trabalho de picking que ainda me faltava no mercado americano. Foi quando me surgiu a PGH. Realizada a análise resolvi entrar com uma boa parte da liquidez disponibilizada pela venda da MEO.

A PGH - Pengrowth Energy corp, é uma empresa canadiana do setor energético (petróleo e gás natural) cotada em Nova York, com um market capital de cerca de 3.50B e que distribui dividendos mensalmente de 0.04 usd por ação desde 2012, com uma Yield atual de 6.47% segundo site bloomberg.

http://www.pengrowth.com/
http://www.bloomberg.com/quote/PGH:US

Técnicamente, depois de em 2009-2011 ter vivido bons momentos, acabou por cair até fevereiro 2013 quando fez o mínimo. Depois criou ali uma resistência na casa dos 5.30 usd que foi quebrada em julho 2013 com bons volumes colocando-se a cotação acima da mm200. Em seguida fez pullback ao suporte (anterior resistência) e volta a subir de novo com volume. Nos dias seguintes ocorre a golden cross. Agora anda alí na luta numa zona de resistência na casa dos 6.50 que já fora suporte e resistência em 2012.
Dadas as circunstâncias, acabei por entrar com um preço aprox. de 6.48 usd numa ótica de médio/longo/muito longo prazo, conforme as circunstâncias do futuro...
Anexos
PENGROWTH ENERGY 03032014.png
carteira mquinaz 03032014 grafico.jpeg
carteira mquinaz 03032014 grafico.jpeg (34.94 KiB) Visualizado 26598 vezes
carteira mquinaz 03032014.jpeg
carteira mquinaz 03032014.jpeg (32.97 KiB) Visualizado 26598 vezes
Carteira mquinaz

Se me interesso rápidamente sei... Prof. Salete

Bons Negócios e melhor Saúde
mquinaz
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 821
Registado: 11/2/2008 18:54
Localização: Covilhã / Guarda

Re: Carteira mquinaz

por mquinaz » 3/3/2014 20:07

03/03/2014 - MEO - Venda

Conforme referi anteriormente, tinha o meu stop mental na casa dos 29.60 eur. A sessão abriu com um brutal gap down na casa dos 28 eur bem abaixo do stop. Pensei para comigo :-k : vou levar o puto à escola e quando voltar decido... Quando voltei já descia mais de 7% :wall: . Não sabendo até onde poderia afundar, e com o meu stop já bem lá para trás, não voltei a hesitar e vendi ao melhor a 27.81 eur protegendo o resto dos ganhos. Deixo em baixo o gráfico e o resumo do negócio.
Anexos
METRO AG ST O.N. 03032014.png
resumo negocio meo 03032014.jpeg
Carteira mquinaz

Se me interesso rápidamente sei... Prof. Salete

Bons Negócios e melhor Saúde
mquinaz
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 821
Registado: 11/2/2008 18:54
Localização: Covilhã / Guarda

Re: Carteira mquinaz

por mquinaz » 28/2/2014 23:33

28/02/2014 - Update da carteira menos movimentada do caldeirão :mrgreen:



Mantenho todas as posições anteriores. Destaque para o disparo de hoje da Zon que subiu mais de 9%.

Para já, as que requerem mais atenção são a MEO e o Citigroup. Na MEO tenho um stop mental ali na casa dos 29.60, porque na segunda feira tenho tempo para acompanhar a sessão, senão ficaria em automático. Aguardemos o que se segue...
No Citigroup, depois de fracassada a quebra da resistência da casa dos 53 usd, fez 2 gap downs, e ainda estou com a "fezada" que se fechem. Se os gaps se fecharem, ocorra novo assalto aos 53usd e a quebra volte a ser fracassada, então salto fora. Vamos ver...

Sobre as restantes posições, por enquanto não há nada a dizer nem a fazer... siga o bull market 8-)
Anexos
carteira mquinaz grafico 28022014.jpeg
carteira mquinaz grafico 28022014.jpeg (34.43 KiB) Visualizado 26724 vezes
carteira mquinaz 28022014.jpeg
carteira mquinaz 28022014.jpeg (32.21 KiB) Visualizado 26724 vezes
Carteira mquinaz

Se me interesso rápidamente sei... Prof. Salete

Bons Negócios e melhor Saúde
mquinaz
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 821
Registado: 11/2/2008 18:54
Localização: Covilhã / Guarda

Re: Carteira mquinaz

por mquinaz » 23/2/2014 3:04

whiteshark Escreveu:Boa tarde,

Só para dizer que gostei muito do tópico.
É importante às vezes relembrarmo nos que se deve focar mais no longo prazo e menos no ganho imediato.

Boa sorte com os investimentos!

Abraço


Obrigado Whiteshark. Bons negócios também para ti :D
Carteira mquinaz

Se me interesso rápidamente sei... Prof. Salete

Bons Negócios e melhor Saúde
mquinaz
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 821
Registado: 11/2/2008 18:54
Localização: Covilhã / Guarda

Re: Carteira mquinaz

por whiteshark » 20/2/2014 17:49

Boa tarde,

Só para dizer que gostei muito do tópico.
É importante às vezes relembrarmo nos que se deve focar mais no longo prazo e menos no ganho imediato.

Boa sorte com os investimentos!

Abraço
 
Mensagens: 345
Registado: 4/2/2014 12:33

Re: Carteira mquinaz

por mquinaz » 20/2/2014 17:35

pauladuarte87 Escreveu:Bom dia todos,

Um tópico muito interessante e sem duvida para continuar acompanhar nos próximos tempos.

Uma outra visão dos investimentos em bolsa, com uma estratégia bastante distinta da usada pela maioria dos que andam nestas andanças.

Muito obrigada pela partilha.

Continuação de bons negócios.


Obrigado pauladuarte87. Bons negócios também para ti. Deduzindo pelo nick que és uma menina... estava-me aqui a lembrar de uma que gostava bastante de ler e que não tenho visto por aqui - Cadê a scpnuno? O que eu me ri com a scpnuno e o mech :mrgreen:
Carteira mquinaz

Se me interesso rápidamente sei... Prof. Salete

Bons Negócios e melhor Saúde
mquinaz
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 821
Registado: 11/2/2008 18:54
Localização: Covilhã / Guarda

Re: Carteira mquinaz

por pauladuarte87 » 20/2/2014 11:57

Bom dia todos,

Um tópico muito interessante e sem duvida para continuar acompanhar nos próximos tempos.

Uma outra visão dos investimentos em bolsa, com uma estratégia bastante distinta da usada pela maioria dos que andam nestas andanças.

Muito obrigada pela partilha.

Continuação de bons negócios.
 
Mensagens: 11
Registado: 17/4/2013 13:58

Re: Carteira mquinaz

por mquinaz » 17/2/2014 22:42

Bem... que orgulho ter aqui o cem a comentar no meu tópico. Muito obrigado... :D


Falas aí em tomates e estou-me a lembrar daquele tipo, o Miguel Gonçalves de Braga, quando numa das apresentações dele cita o avô que lhe dizia: "Se não os tens a tremer... não está a acontecer..."

Cem, boa sorte por aí pela Venezuela... Saudades, estive lá em 2007 em Guanare, 15 dias muito bem passados :mrgreen:
Carteira mquinaz

Se me interesso rápidamente sei... Prof. Salete

Bons Negócios e melhor Saúde
mquinaz
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 821
Registado: 11/2/2008 18:54
Localização: Covilhã / Guarda

Re: Carteira mquinaz

por MME5 » 17/2/2014 22:09

Cem No presente que acções recomendas neste momento para um investimento a longo prazo?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 697
Registado: 26/10/2013 19:07

Re: Carteira mquinaz

por Cem pt » 17/2/2014 21:48

PIKAS Escreveu:mquinaz:

Muito bom.
Parabéns pela carteira.
Não há duvida que estão aí excelentes tiros. E a discrição que fazes do porquê dos tiros também é muito boa.
Já agora felicito-te também porque és dos poucos aqui que, tanto quanto me apercebo, tens uma abordagem à negociação parecida ou até mesmo igual à forma como eu próprio transaciono.
Se me sentir confortável com um trade, não tenho problema nenhum em que ele se prolongue por 1, 2 ou até 3 anos. Passa a ser um género de depósito a prazo com uma taxa de juro elevada. Não há dúvida que é difícil resistir à tentação de vender uma posição que está a ganhar 50 ou 80%.
Tenho banca há mais de um ano, um desses trades já passa e muito os 100%, mas mantenho-o porque estou confortável e acho que ainda vai subir mais, mesmo que em determinados momentos desça 20% ou até mais.
A percepção que tenho em grande parte dos posts que leio aqui no fórum é que grande parte dos foristas entram, ganham 5% e fogem de seguida. Então se sobe 10 ou 15% é uma festa. Se pararem para pensar, dali a alguns meses veem que se as tem mantido estariam com uma boa mais-valia. Assim, tem uns trocos. Ganham nuns trades, perdem logo noutros e o saldo mesmo positivo é " peannuts ".
Em bull, na minha opinião, é a estratégia mais errada possível. Mas quem sou eu...
É verdade que não dá adrenalina, mas também não dá stress, mau humor, nem noites mal dormidas.
Cumprimentos,



Esta reflexão do Pikas está bem esgalhada.

Confesso que me faz muita confusão ver o pessoal numa ação bull a sair porque já está a ganhar um determinado valor e não ter "tomates" para aguentar meses ou anos duma posição favorável. Muitas vezes a desculpa é que a ação já está próxima duma resistência, já esgotou o seu potencial de subida (na ótica de quem estava dentro, claro) e partem para outra aposta noutro papel diferente, há que respeitar esta estratégia mas quantas e quantas vezes quem assume esta postura se vem a arrepender e bem no futuro?!

Por outro lado muita gente, em geral a maioria dos que têm pouco capital e certamente menos experiência nos mercados, enamora-se de certos papéis só porque estão "baratos" e muito esmagados pelo mercado. Pensam que aquilo só pode subir para valores estratosféricos para ganharem uma fortuna não se sabe bem quando e como, sem ligar a tendências e apenas aos preços do quase dado.

Evidentemente que o ideal será manter uma ação enquanto a mesma mantiver uma pendente ascendente mas na prática, conforme referiu em tempos o Alexander Elder, acrescenta ele que provavelmente menos de 20% dos traders consegue sequer aproveitar 50% da extensão da tendência!

Aproveito também para felicitar o Maquinaz pela foram como tem apurado as suas entradas e aguentado as correções, a tendência manda-lhe ficar quieto e faz ele muito bem!
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3126
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Carteira mquinaz

por mquinaz » 16/2/2014 20:37

Obrigado PIKAS, parabéns também pela tua posição na banca.

Correto, o que disseste, por vezes ocorrem valorizações jeitosas e levamos com drawdowns de 20-30%, mas é preciso deixar respirar o touro. Com o tempo essa carga psicologica vai-se atenuando. O que interessa é que suba e desça acima da mm200. Se não estivermos constantemente a ver o saldo também ajuda. Tenta-se olhar só para o gráfico :D
Relativamente ao que disseste acerca do pessoal que dá muitas ordens também sou da tua opinião, e acrescento aí as comissões que têm de pagar... O mercado é para ganhar dinheiro, para a adrenalina há outras alternativas, a mim chega-me o Hospital e o BTT :mrgreen:


Sr_SNiper Escreveu:Mais uma excelente iniciativa.

Que % do valor total que tens, estão alocados a ações?
Presumo que é 100% de todo o teu dinheiro, tendo em conta o teu perfil de negociação
Um abraço e bons investimentos


Sr_SNiper, está no gráfico a laranja, são quase 50%.
Não ter uma bola de cristal :mrgreen: Era bom que fosse todo o meu dinheiro, mas não é. Alocar todo o dinheiro em ações não me permitiria dormir descansado e isso é fundamental :D assim contas por alto, são mais 30% em DP's e 20% em obrigações. Para já julgo que não me vou alargar muito mais... a familia vai crescer lá para setembro e é preciso massa do lado de fora para os gastos :D
Carteira mquinaz

Se me interesso rápidamente sei... Prof. Salete

Bons Negócios e melhor Saúde
mquinaz
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 821
Registado: 11/2/2008 18:54
Localização: Covilhã / Guarda

Re: Carteira mquinaz

por Sr_SNiper » 16/2/2014 13:00

Mais uma excelente iniciativa.
Que % do valor total que tens, estão alocados a ações?
Presumo que é 100% de todo o teu dinheiro, tendo em conta o teu perfil de negociação
Um abraço e bons investimentos
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: Carteira mquinaz

por PIKAS » 16/2/2014 3:48

mquinaz:

Muito bom.
Parabéns pela carteira.
Não há duvida que estão aí excelentes tiros. E a discrição que fazes do porquê dos tiros também é muito boa.
Já agora felicito-te também porque és dos poucos aqui que, tanto quanto me apercebo, tens uma abordagem à negociação parecida ou até mesmo igual à forma como eu próprio transaciono.
Se me sentir confortável com um trade, não tenho problema nenhum em que ele se prolongue por 1, 2 ou até 3 anos. Passa a ser um género de depósito a prazo com uma taxa de juro elevada. Não há dúvida que é difícil resistir à tentação de vender uma posição que está a ganhar 50 ou 80%.
Tenho banca há mais de um ano, um desses trades já passa e muito os 100%, mas mantenho-o porque estou confortável e acho que ainda vai subir mais, mesmo que em determinados momentos desça 20% ou até mais.
A percepção que tenho em grande parte dos posts que leio aqui no fórum é que grande parte dos foristas entram, ganham 5% e fogem de seguida. Então se sobe 10 ou 15% é uma festa. Se pararem para pensar, dali a alguns meses veem que se as tem mantido estariam com uma boa mais-valia. Assim, tem uns trocos. Ganham nuns trades, perdem logo noutros e o saldo mesmo positivo é " peannuts ".
Em bull, na minha opinião, é a estratégia mais errada possível. Mas quem sou eu...
É verdade que não dá adrenalina, mas também não dá stress, mau humor, nem noites mal dormidas.
Cumprimentos,
 
Mensagens: 1712
Registado: 23/8/2006 18:53
Localização: Alcabideche

Re: Carteira mquinaz

por mquinaz » 16/2/2014 0:41

Tentei resumir os argumentos das minhas entradas. Peço desculpa, porque sei que acaba por ser maçudo para quem lê mas é benéfico para mim fazer esta retrospetiva, na medida em que comparo as análises com os resultados obtidos.
Em seguida deixo o gráfico com o peso na carteira de cada uma das cotadas e a respetiva tabela de rentabilidade
Anexos
carteira grafico 15022014.png
carteira grafico 15022014.png (55.24 KiB) Visualizado 28115 vezes
carteira 15022014.png
carteira 15022014.png (46.18 KiB) Visualizado 28115 vezes
Carteira mquinaz

Se me interesso rápidamente sei... Prof. Salete

Bons Negócios e melhor Saúde
mquinaz
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 821
Registado: 11/2/2008 18:54
Localização: Covilhã / Guarda

Re: Carteira mquinaz

por mquinaz » 16/2/2014 0:40

MEO

Passados uns dias depois de comprar EDF, comprei MEO (06/2013) tal como tinha planeado. Seria a minha estreia no mercado alemão.
É uma espécie de sonae la da Alemanha mas maior que a nossa cerca de 5 vezes. Detém as lojas media market, conhecidas por cá.
Técnicamente foi uma empresa que manteve um bear prolongado contrariando o comportamento dos ultimos anos do indice de que faz parte.
Até ao momento de compra tinha vindo a consolidar durante cerca de 1 ano e a formar aquilo que poderá ser uma excelente base. Ocorreu a golden cross, e as cotações tinham estado acima da mm200. A zona dos 27 eur estava a demonstrar ser uma importante resistência, esta zona já fora antes um suporte importantissimo no passado em 2011/2012. Em 22 de maio fez um gap up que colocou a cotação de novo a tocar na resistência. Entretanto o gap up fechou-se e criou 2 gap downs.
Tendo em conta todos estes aspetos acabei por entrar com um preço de 24.29 eur, numa ótica de médio/longo prazo. Não era um setup 100% ao meu gosto, as resistências estavam logo ali bem próximas, mas acabaram por ser quebradas.
Atualmente andou ali a lutar nos 37,20, uma resistência que já vem de 2011, corrigiu e veio visitar a mm200. Vamos ver o que se segue. Se os 37,20 fossem ultrapassados já não teriamos resistências tão relevantes pelo caminho. Para já mantenho-me dentro.
Anexos
METRO AG ST O.N. 15022015.png
Carteira mquinaz

Se me interesso rápidamente sei... Prof. Salete

Bons Negócios e melhor Saúde
mquinaz
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 821
Registado: 11/2/2008 18:54
Localização: Covilhã / Guarda

Re: Carteira mquinaz

por mquinaz » 16/2/2014 0:38

EDF

Comprei EDF em junho de 2013 com preço de 17,85 eur

Com os DP's a compensar com migalhas, a grande maioria das obrigações pouco atrativas, as posições que tinha na altura quase todas positivas e os mercados em Bull, estava na hora de atacar mais nas ações. Já com o bull bem desenvolvido, depois de 2 dias de picking as apostas foram esta EDF do CAC e a MEO do DAX.

A EDF, desde o inicio de bear em 2007 nunca mais levantou. Em 2009 houve uma ligeira recuperação mas rápidamente voltou a mergulhar no abismo, e até aos minimos, chegou a desvalorizar mais de 80%.
Em junho 2013, desde os minimos tinha valorizado cerca de 41%, os preços colocaram-se do outro lado da MM200 e ocorreu a golden cross, ao mesmo tempo que algumas "micro resistências" se foram quebrando. Embora raramente traçe linhas obliquas (LT's), uma vez que não lhe dou grande importância, desta vez deixei desenhada uma linha deste tipo no gráfico da EDF, com 3 toques e no final acaba por servir como suporte.
Tendo em conta os sinais positivos anteriores, resolvi entrar, como habitualmente sem stress e numa ótica de médio / longo prazo. Depois do mercado português, espanhol e americano, esta foi a minha estreia no mercado francês.
Que dizer mais... No curto prazo, depois da recente apresentação de resultados foi a que mais brilhou na carteira... Fica o gráfico que diz tudo...
Anexos
EDF 15022014.png
Carteira mquinaz

Se me interesso rápidamente sei... Prof. Salete

Bons Negócios e melhor Saúde
mquinaz
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 821
Registado: 11/2/2008 18:54
Localização: Covilhã / Guarda

Re: Carteira mquinaz

por mquinaz » 16/2/2014 0:37

BPI

Entrei em Setembro de 2012.

Dispensa apresentações. O BPI, a par do sector bancário foi dos mais castigados pelo Bear. Desde 2007 afundou em bolsa cerca de 94%.

Em setembro de 2011 o BPI, foi embater nos 0,60 eur que se viriam a revelar numa importante zona. Nessa altura serviu de suporte que acabou por ser logo quebrado em outubro/2011. Desde aí, cada vez que chegava a essa zona fazia ricochete e voltava para baixo. Criou o que julgava ser e depois se confirmou, uma excelente base com duração de cerca de um ano.
No dia 06/09/2012 e dias seguintes, a importante resistência dos 0,60 é quebrada e com um bom volume, ao mesmo tempo que ocorre a golden cross e com as mm's a apontarem para cima. Graficamente era um buy point quase perfeito, e foi quando adquiri a posição que mantenho até agora com preço de 0,825 numa óptica de médio/longo prazo.

Está agora a cerca de 26% da mm200. Também sem motivos para abandonar a posição.
Anexos
BANCO BPI 15022014.png
Carteira mquinaz

Se me interesso rápidamente sei... Prof. Salete

Bons Negócios e melhor Saúde
mquinaz
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 821
Registado: 11/2/2008 18:54
Localização: Covilhã / Guarda

Re: Carteira mquinaz

por mquinaz » 16/2/2014 0:36

SON

Já nem recuo até 2007, refiramos apenas a queda vertiginosa desde 05/2011. Só desde aí até 05/2012 recuou cerca de 50% em bolsa. Parece que tinha um cupão do continente de 50% de desconto...

Análise no ponto de entrada:
Na casa dos 0.45 tinhamos uma zona que foi suporte em 09/2011 e que depois se tornou uma importante resistência, onde a cotação vinha empancando cada vez que se aproximava desse valor, formando o que poderia ser uma base e que depois se veio a confirmar. No final de agosto 2012 essa importante resistência foi quebrada. A ajudar á festa, tinhamos a cotação acima da MM200, uma golden cross á vista e o psi também começava a dar sinais de vida embora com um comportamento menos atrevido e ainda abaixo da MM200, mas parecendo querer romper as suas primeiras resistências. Pontos negativos apenas estava a ver o reduzido volume. Dada toda esta conjuntura acabei por entrar em setembro de 2012. Em boa hora o fiz uma vez que de todas, foi a que melhor se comportou.
Não tenho previsões para abandonar a posição. Para já não há motivos... siga o bull market
Anexos
SONAE15022014.png
Carteira mquinaz

Se me interesso rápidamente sei... Prof. Salete

Bons Negócios e melhor Saúde
mquinaz
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 821
Registado: 11/2/2008 18:54
Localização: Covilhã / Guarda

Re: Carteira mquinaz

por mquinaz » 16/2/2014 0:35

BCP

A primeira compra da posição atual no bcp foi em fevereiro 2011. Na altura por volta dos 0,60 eur. O título voltou a negociar nos niveis de quando a comprei em 2009 tendo sido o meu negócio do ano. Embora claramente bearish, abaixo da mm de longo prazo, achei que o suporte na casa dos 0.60 eur estava a aguentar bem o título desde maio de 2010, e no inicio desse ano a quebra deste importante suporte previa um forte movimento de descida, o que não se veio a verificar de imediato porque rapidamente os preços voltaram para dentro do range 0.60-0.67 pelo que acabei por comprar. A psicologia de mercado é danada... ás vezes temos estes devaneios... sabemos que não são aqueles os nossos pontos chave de uma entrada, mas metemos a pata na mesma...
Ainda em 2011, reduzi o preço médio, com o aumento de capital por incorporação de reservas e depois com o aumento de capital desse ano. Assim, fiquei com mais alguns conhecimentos sobre a forma como funcionam os aumentos de capital. Em 2012, voltei ao aumento de capital, algumas com um preço bonitinho de 0,04. eur.
Agora recentemente em janeiro, tripliquei a posição que tinha e estou com média de 0,170, mesmo assim trocava a minha pela do Berardo hehe.
Depois do psi ter ultrapassado a super resistência na casa dos 6350 e com o BCP a afastar-se em direção norte, deixando para trás resistências na casa dos 0,12 e 0,14 com excelentes bases formadas, e com preços acima das mm's 50 e 200 com estas a apontar para cima, penso que há aqui potencial. O horizonte temporal como sempre é o médio/longo prazo, portanto o BCP fica a amadurecer.
Anexos
B.COM.PORTUGUES 15022014.png
Carteira mquinaz

Se me interesso rápidamente sei... Prof. Salete

Bons Negócios e melhor Saúde
mquinaz
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 821
Registado: 11/2/2008 18:54
Localização: Covilhã / Guarda

Re: Carteira mquinaz

por mquinaz » 16/2/2014 0:33

Citigroup

Comprei Citigroup nos finais de 2009, e mantenho a mesma posição desde então. Quando comprei, já o citigroup levava perdas superiores a 90%. Na altura comprei porque a cotação tinha ultrapassado uma importante resistência com cerca de 3-4 toques, mas andava ainda bem abaixo da mm200, não arrancou para norte e fiquei agarrado ao papel. Como não distribuia dividendos a posição que decidi adquirir foi muito reduzida.
Atualmente, fracassou a quebra de uma importante resistência na casa dos 53,20usd, mas nas quedas recentes deixou ali 2 gap´s por fechar. Vamos ver o comportamento dos proximos tempos. Esta é das que tem mais probabilidades para abandonar a carteira em primeiro lugar.
Anexos
CITIGROUP INC 15022014..png
Carteira mquinaz

Se me interesso rápidamente sei... Prof. Salete

Bons Negócios e melhor Saúde
mquinaz
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 821
Registado: 11/2/2008 18:54
Localização: Covilhã / Guarda

Re: Carteira mquinaz

por mquinaz » 16/2/2014 0:32

Segue a TOT

Entrei na TOT também em 2008, e mantenho a mesma posição até agora. Sinceramente recordo-me que entrei na altura com base em 2 ou 3 indicadores que tinha visto nuns testes no prorealtime, mas não me recordo quais. Santa ignorância... fui comprar um ADR na américa de uma cotada europeia quando podia ir diretamente ao CAC aqui na europa. O que vale é que foram distribuindo dividendos generosos. Em baixo está o gráfico do negócio, mas estes gráficos de ADR's estão cheios de gap's devido ao efeito eur/usd, pelo que me vou guiando sobretudo pelas analises que faço usando o gráfico do CAC – FP. Analisando o mesmo vemos uma boa evolução da cotada desde que rompeu uma importantissima resistência na casa dos 38,35, com os preços acima da mm200, tem agora pela frente mais uma importante resistência na casa dos 44,70. Dada a conjuntura vou-me manter dentro também.
Anexos
TOTAL S.A. 15022014.png
Carteira mquinaz

Se me interesso rápidamente sei... Prof. Salete

Bons Negócios e melhor Saúde
mquinaz
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 821
Registado: 11/2/2008 18:54
Localização: Covilhã / Guarda

Re: Carteira mquinaz

por mquinaz » 16/2/2014 0:30

Começemos pela ZON

A Zon foi um dos meus primeiros negócios, a primeira compra foi em 2008, na altura comprei com base num RSI que estava a sair da zona de sobrevenda e em pleno bear market... mas sabia eu lá o que era o bear market. Cheguei a ter perdas de mais de 50%. “Devemos investir no mercado apenas o valor que nos permita dormir descansados”. Ainda à pouco tempo o Ulisses escreveu um artigo sobre isto. Se há coisa que não foi preciso aprender nos mercados, foi este conceito, e antes de ler a frase já eu a tinha colocado em prática, uma vez que a posição na zon era bastante reduzida. Depois mais tarde, reforçei a posição em 2009, em 2010 e por fim em 2012. Investi nestes reforços sempre aproximadamente o dobro da posição anterior. Outra das coisas que sempre li por aqui é que não se deve fazer preço médio, mas aqui discordo um pouco da generalidade e acho que o médio/longo prazo é um horizonte temporal onde fazer preço médio não é tão negativo assim. Digo isto com base neste negócio que acabou por correr bem.

Mas passado é passado... e a posição acabou por ficar bem positiva, e segue em bull market a negociar acima da mm200 bem longe do meu preço médio de 3,17. Para já, sem motivos para abandonar este negócio que já leva quase 6 anos.
Anexos
ZON OPTIMUS 15022014.png
Carteira mquinaz

Se me interesso rápidamente sei... Prof. Salete

Bons Negócios e melhor Saúde
mquinaz
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 821
Registado: 11/2/2008 18:54
Localização: Covilhã / Guarda

Carteira mquinaz

por mquinaz » 16/2/2014 0:27

Tenho lido o Caldeirão mas participado muito pouco. Passados 6 anos agora em fevereiro, desde a minha primeira ordem (na altura a impresa), vou tentar participar mais através da publicação da minha carteira de ações. Desde dezembro de 2010 que partilho no facebook todos os meus negócios com os meus amigos, mas como aqui no caldeirão o feedback é maior vou passar a publicar aqui. Aos meus amigos do Face deixarei um link para o caldeirão com cada partilha.

Carrego pouco nos botões, porque acho que dessa forma apenas estaria a alimentar o banco com comissões e a gastar em paracetamol para as dores de cabeça. Os meus métodos assentam sobretudo em trend following, numa optica de médio/longo prazo pelo que não será um tópico em constante atualização. Postarei por isso em alturas que achar mais relevante.

Sou um tipo simples e nos mercados também gosto de simplicidade, pelo que não contem com contas e apresentações muito elaboradas, esse não é o meu mundo... eu é mais picar veias (as dos outros) e limpar rabinhos :mrgreen: . Apresentarei apenas um gráfico circular com o peso de cada uma das cotadas na carteira e a percentagem que a mesma representa no meu património financeiro. Mostrarei a evolução com screenshots diretos do BIG, onde se poderá ver as percentagens dos ganhos ou perdas de cada cotada (sem dividendos e sem efeito cambial)

É imenso o sumo que podemos tirar do caldeirão. Quando começei a ler por aqui à 6 anos atrás, ia fazendo copy past para uma folha em word de algumas frases de posts de vários membros. Não sei se são todas da autoria de cada um mas foi deles que “saquei” :D Cá vai:

artista (Blog)
- Se não percebes nada disto já sabes muito, foi a primeira coisa que aprendi!


tiagopt
- Em bull market, não há resistencias, assim como em bear market não há suportes
- confiança não se ganha tão depressa como se perde. Pelo contrário... É preciso é saber esperar


Ulisses Pereira
- Os mercados subirem, ou não descerem com más noticias é um sinal bullish
- É possível fazer 1000% num ano. Até mais. Mas se, em 10 anos, fizeres consistentemente acima de 30% garanto-te emprego em qualquer casa de investimentos do mundo.
- 90% das opiniões dos analistas são sempre de "compra", estejamos em Bull Ou Bear Market... faz parte do grande circo da Bolsa.
- Para traçares uma Linha de tendência precisas de 3 pontos de contacto. Para considerares um suporte, sobretudo de curto prazo, não precisas de 3.
- Eu vou dar um exemplo de como, na prática, o volume afecta o meu "trading". Quando uma acção faz o "breakout" de uma resistência, muitas vezes espero por uma retracção para o primeiro teste à resistência quebrada (novo suporte) para entrar no título. E quando essa retracção acontece com um volume reduzido, é quase certo eu entrar mesmo na acção. Contudo, se essa retracção estiver a ser feita com um volume superior ao do "breakout", abandono essa ideia pois não faz sentido com o conceito teórico de "reteste" à resistência.
Outro caso interessante é quando uma acção vem a subir há várias sessões e quando, já com a subida esticada, tem uma sessão com um volume fantástico, normalmente é um claro sinal de cautela, dada a possibilidade de - pelo menos no curto prazo - estarmos a assistir a uma exaustão dos compradores.
É difícil falar genericamente sobre o tema. Por isso, preferi dar 2 exemplos concretos de como o volume afecta o meu "trading". Mas muitos outros exemplos haverá.
- Cada vez mais, me parece mais aconselhável comprar na 2ª ou 3ª ruptura, mesmo correndo o risco do 1º movimento ser o real.


Alvim
- Comprar em crise e quando ninguem quer, onde se vende tudo por qualquer preço.....; para vender em alta, e quando todos pagam o que for necessario pela "coisa".


gfalmeida
- Pior do que perder sem conhecimentos de AT é quando perdes sabendo AT


Dicea
- O optimismo não é só para quando os mercados estão eufóricos. Um verdadeiro investidor não sabe o que é o pessimismo!
Comprar ao som dos canhões e vender ao som dos tambores


Marco Antonio
- Os verdadeiros traders de sucesso fazem 10-30% em média ao ano e têm perfis de investimento bastante conservadores (nomeadamente investem essencialmente em acções)
- Aliás, este é um dos principios que defendo no trading: não negociar acções individuais de forma cega sem considerar o cenário geral. Mais um "ponto" a favor do trading discricionário, que é o que eu defendo.


Cem
- A minha resposta baseada em muitos anos de trades é a de que se deve avançar logo ao detectar um sinal de entrada, mesmo que o activo pareça "esticado". Bem sei que fico muito tempo agarrado ao papel e só o largo quando a tendência reverter mas essa é a minha forma de fazer trading.
A propósito do mesmo tema posso-te dar 2 opiniões diferentes da minha provenientes de 2 traders insuspeitos lendários com os quais há muito a aprender:
1) O Larry Williams no seu livro "Long-term secrets for short-term trading" comprova em testes que a rentabilidade de meter logo a trade ao detectar o sinal é a melhor estratégia, após várias experiências mistas de outras modalidades possíveis para além da de "esperar que faça um ricochete para baixo e aí avançar para entrar". Chega à conclusão que os activos que fazem retracements rendem bem menos que os que voaram e não voltaram mais para trás!
2) O Richard Dennis, outro trader lendário autor do mais famoso sistema de trading do mundo ("Turtle System"), nas regras do seu famoso sistema das Tartarugas dá outra alternativa: quando detecta o sinal e o activo já subiu mesmo assim um pouco acima do seu patamar ideal de breakout da resistência, avança logo com a compra de 50% do capital previsto e os outros 50% só os aplica se a acção em causa voltar ao patamar onde gostaria de ter entrado inicialmente.
Se a acção continuar a "voar" e não fizer o retracement que gostaria, paciência, ganha através dos 50% com que apostou no início!


carrancho
- O Bear desce a encosta da esperança e o Bull sobe a do Medo!


Pata-Hari
Se todos nos dedicarmos a garantir a felicidade de outros, sem colocar a nossa em primeiro lugar, no limite estamos todos a fazer algo que nos faz infelizes sem conseguir a felicidade de ninguém. A nossa primeira responsabilidade é responsabilizarmo-nos pela nossa felicidade (cedendo assim espaço aos outros para poderem ser felizes).


Estes não são do caldeirão mas também são uns bónecos:

Stan weinstein
“O gráfico diz tudo...”

Braga de Matos
“Negociar contra a tendência é como mijar contra o vento”



Voltemos à carteira...
Em seguida em jeito de apresentação da carteira, farei um resumo onde justificarei as entradas nos titulos. Talvez seja um pouco massudo mas é a minha forma de explicar. Colocarei um gráfico que evidencie para já a evolução desde a compra inicial de cada uma.

As setas verdes nos gráficos representam momentos de compra
As setas vermelhas nos gráficos representam momentos de venda
As linhas horizontais amarelas nos gráficos representam o meu preço médio, descontando dividendos e efeito cambial caso exista.
As linhas horizontais vermelhas representam as zonas de atenção para colocação de trailing stop

Toda a informação consiste na partilha das minhas análises e negócios, não representando nenhum conselho ou recomendação de investimento, pelo que a decisão de cada investidor é da sua total responsabilidade.
Carteira mquinaz

Se me interesso rápidamente sei... Prof. Salete

Bons Negócios e melhor Saúde
mquinaz
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 821
Registado: 11/2/2008 18:54
Localização: Covilhã / Guarda

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Alfa Trader, Arlos, bento.jp13, Bing [Bot], Garfield, goncaladas, Google [Bot], Google Adsense [Bot], JFDIL, JoeP, latbal, Lisboa_Casino, m-m, malakas, Mmmartins, MP65, MPAM, PAULOJOAO, Phil2014, Regisregis, Shimazaki_2, yggy e 214 visitantes