PSI (PSI20) - Tópico Geral
Re: PSI 20
fjp1977 Escreveu:trend=friend Escreveu:fjp1977 Escreveu:Se estivermos a fazer uma correção em ABC, isto chega a estar tão " certinho" que ate é de desconfiar.
Depois do máximo em 7180, descemos ate aos 6651. Foram 529 pontos. Seria o A. Se B for 50% de A, deveria ir a 6915,5. O máximo de hoje foi 6920,5 . A partir dai começou a correcção. Ainda é cedo para se concluir que B terminou, mas se sim, e A = C, o fim da correcção seria 6920,5-529= 6391, mesmo em cima da zona de suporte, onde certamente estaria uma forca compradora capaz de iniciar um novo ciclo de subidas.
Estes números sao apenas curiosos, pode ser tudo diferente, mas nao deixam de ser muito interessantes.
Neste sentido diria que a FED hoje poderá desapontar o mercado, com aumentar da retirada dos estímulos, ou alguma previsão de enfraquecimento da economia, quando Wall Street ja esta a contar com um GDP de 2013, entre os 3 baixos e 3 altos. Veremos o que diz a nova presidente da FED.
Muito interessante e grande agora a possibilidade de irmos abaixo de 6650.
Contudo, não descuraria a eventualidade de serem "apenas" 5 ondas para baixo e, hoje de manhã acabada a 4, basta novo mínimo para iniciar a subida. "Ficava melhor" ao respeitar a LTA que vem desde Julho.
Isso a mim deixava me mais de pé atras. Uma correcção em ABC dava me confiança. Se fizer o que dizes, como sabemos que nao e uma onda 1 de um movimento principal descendente? Depois vem a 2 e pensas que esta a subir de novo, e a seguir levamos com uma tres que nos deixa de rastos, e por ai fora.
Ainda é muito prematuro mas todos estes cenários são válidos
Como já venho a referir... resta acompanhar a evolução e extensão da correção e nunca descurar uma possível inversão.
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.
Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.
joao4702 Escreveu:Depois de um arranque bem bonito com volume.
Temos um volte face desta amplitude.
Parece-me que há rumores de que algo está para acontecer de muito grave e isso inquieta e de que maneira os mercados.
Isto tem haver com a situação na Ucrania...penso eu de que...
Esse e que foi o problema, um GAP de exaustão caracteriza se por ser com um volume aumentado.
- Registado: 8/1/2010 12:53
Pois é... muita euforia é no que dá...
Uma verdadeira "caça aos patos"...
Uma verdadeira "caça aos patos"...
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.
fjp1977 Escreveu:trend=friend Escreveu:fjp1977 Escreveu:Se estivermos a fazer uma correção em ABC, isto chega a estar tão " certinho" que ate é de desconfiar.
Depois do máximo em 7180, descemos ate aos 6651. Foram 529 pontos. Seria o A. Se B for 50% de A, deveria ir a 6915,5. O máximo de hoje foi 6920,5 . A partir dai começou a correcção. Ainda é cedo para se concluir que B terminou, mas se sim, e A = C, o fim da correcção seria 6920,5-529= 6391, mesmo em cima da zona de suporte, onde certamente estaria uma forca compradora capaz de iniciar um novo ciclo de subidas.
Estes números sao apenas curiosos, pode ser tudo diferente, mas nao deixam de ser muito interessantes.
Neste sentido diria que a FED hoje poderá desapontar o mercado, com aumentar da retirada dos estímulos, ou alguma previsão de enfraquecimento da economia, quando Wall Street ja esta a contar com um GDP de 2013, entre os 3 baixos e 3 altos. Veremos o que diz a nova presidente da FED.
Contudo, não descuraria a eventualidade de serem "apenas" 5 ondas para baixo e, hoje de manhã acabada a 4, basta novo mínimo para iniciar a subida. "Ficava melhor" ao respeitar a LTA que vem desde Julho.
Isso a mim deixava me mais de pé atras. Uma correcção em ABC dava me confiança. Se fizer o que dizes, como sabemos que nao e uma onda 1 de um movimento principal descendente? Depois vem a 2 e pensas que esta a subir de novo, e a seguir levamos com uma tres que nos deixa de rastos, e por ai fora.
Sem dúvida. E o ABC seria a hipótese mais plausível. Contudo, como a C normalmente é ela própria em 5 ondas estou a achar que esta "1 de C" é grandita e demasiado violenta. Além disso, estou a depositar alguma confiança - espero que não excessiva - na LTA... Vamos ver...
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
- Registado: 27/8/2013 19:39
Depois de um arranque bem bonito com volume.
Parece-me que há rumores de que algo está para acontecer de muito grave e isso inquieta e de que maneira os mercados.
trend=friend Escreveu:fjp1977 Escreveu:Se estivermos a fazer uma correção em ABC, isto chega a estar tão " certinho" que ate é de desconfiar.
nmprc, eu não consigo tirar grandes conclusões. A única que consigo é que são volumes que claramente nos permitem afirmar que nada tem a ver com as euforias dos topos dos Bull Markets.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
fjp1977 Escreveu:Se estivermos a fazer uma correção em ABC, isto chega a estar tão " certinho" que ate é de desconfiar.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
- Registado: 27/8/2013 19:39
Se estivermos a fazer uma correção em ABC, isto chega a estar tão " certinho" que ate é de desconfiar.
Será que temos mesmo de ser assim tão influenciados pelos States?
Os states tiveram um ano bolsista excelente e foram considerados este ano como local de investimento em detrimento da China.
Portugal descia, enquanto os States subiam... não poderá agora tender a um equilíbrio onde Portugal suba e os states corrijam?
Os states tiveram um ano bolsista excelente e foram considerados este ano como local de investimento em detrimento da China.
Portugal descia, enquanto os States subiam... não poderá agora tender a um equilíbrio onde Portugal suba e os states corrijam?
- Registado: 7/4/2007 17:13
nmprc Escreveu:Boa tarde a todos,
Deixo aqui 2 questões que gostava que me respondessem:
- Há um período temporal para se considerar bull ou bear? Isto é - é indiscutível que o PSI 20 vem a subir desde Julho de 2012, ainda que agora retraia, pode-se considerar que este foi um período bull?
- Esta é para o Ulisses - uma vez que não vi referências a esta questão no video - Os volumes são indicadores importantes - Como tem sido o volume ao longo deste período?
Já agora... Algum site onde eu possa retirar dados sobre o volume do PSI 20?
nmprc considera-se que o mercado esta e, bull quando sobe 40% apos o seu minimo e que esta bear apos cair 20% apos o seu maximo.
São meras indicações.
Se precisares de indicações sobre o volume se calhar o OBV do PSI20 pode ajudar nesta analise.
Abc e bons negocios!
- Registado: 6/9/2011 23:18
Raposo Tavares:
O Caldeirão faz parte da minha leitura diária e mesmo em dias menos bons, é sempre com imenso prazer que vejo as opiniões e respostas dos outros membros.
Acho que todos devemos muito ao Ulisses e não e canso de lhe agradecer pelos seus ensinamentos constantes.
Há outros membros que sigo com interesse, são vários e bons, mas as tuas intervenções, na linha do Mechanism (já não vejo por aqui há algum tempo), mesmo em dias complicados, contribuem sempre para a boa disposição, sobretudo porque têm conhecimento e uma ironia fina. Pela tua resposta ao Kudos, fica o meu aplauso

O Caldeirão faz parte da minha leitura diária e mesmo em dias menos bons, é sempre com imenso prazer que vejo as opiniões e respostas dos outros membros.
Acho que todos devemos muito ao Ulisses e não e canso de lhe agradecer pelos seus ensinamentos constantes.
Há outros membros que sigo com interesse, são vários e bons, mas as tuas intervenções, na linha do Mechanism (já não vejo por aqui há algum tempo), mesmo em dias complicados, contribuem sempre para a boa disposição, sobretudo porque têm conhecimento e uma ironia fina. Pela tua resposta ao Kudos, fica o meu aplauso

Raposo Tavares Escreveu:nmrc, sei que não é a mim que questionas, mas gostava de dizer que estou muito tentado a concordar contigo quando dizes que não vivemos um período de euforia tendo em atenção -'também', digo eu- os volumes.
Como tu, gostaria de conhecer a resposta do Ulisses às tuas questões.
Um abraço,
Raposo
Raposo Tavares,
Não foi a ti, mas podia ser... Leio muito do que por aqui se escreve e se há alguem que eu aprecio e levo em consideração és tu, não só pelo conteúdo mas também pela forma como escreves. A ironia, o conhecimento e a cultura que transmites nos teus posts são entusiasmantes

Abraço
- Registado: 29/11/2007 10:48
nmrc, sei que não é a mim que questionas, mas gostava de dizer que estou muito tentado a concordar contigo quando dizes que não vivemos um período de euforia tendo em atenção -'também', digo eu- os volumes.
Um abraço,
Raposo
Um abraço,
Raposo
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Ulisses Pereira Escreveu:nmprc, o volume tem sido relativamente normal, longe da euforia que marca o final das subidas. Deixo aqui um gráfico onde talvez dê para perceber isso.
Um abraço,
Ulisses
Obrigado Ulisses,
Já agora....
Atendendo a este gráfico poder-se-á concluir:
- Que os volumes actuais são semelhantes aos volumes dos períodos Bear Market?
- Que um crescimento quase exponencial nos volumes antecipa um Bear Market?
- Que a tão propagandeada euforia que se viveu no entre Dezembro e Janeiro deste ano não se comprova, uma vez que os volumes são "normais"?
Abraço
nmprc, o volume tem sido relativamente normal, longe da euforia que marca o final das subidas. Deixo aqui um gráfico onde talvez dê para perceber isso.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
kudos Escreveu:
Caríssimo Raposo,
Gostaria de perceber melhor o porquê da seguinte afirmação: "O PSI 20 lá iniciou a sua recuperação... mesmo com o titubear das praças americanas". É possível que sim....mas de momento parece-me precipitado tirar tal conclusão.
Não considera possível tratar-se de uma pausa nas quedas recentes, para depois retomar e vir testar zona de suporte mais abaixo?
Amigo Kudos,
Antes de tentar responder quero dizer que fico banzado com o ceticismo dos conforistas caldeireiros.
Não fiz uma estatística (falta-me a paciência para o que dizem todos os investidores pessimistas da bolsa) mas penso que não exagero se disser que se alguém vier aqui dizer que o mundo acaba amanhã acontecem duas ou três coisas:
primo- toda a gente concorda;
secundo - há pelo menos cinco foristas que até dão umas achegas;
tercio - quem discorda é por que acha que acabar o mundo é uma visão otimista do que está para acontecer.
Quanto a provar as afirmações de descrença com factos: assobia-lhe às botas.
Nada!
Não é necessário provar nada porque isto é tudo evidente (como toda a gente sabe).
Isto para não falar em teorias de conspiração que tenho ignorado muitas vezes e que, nalgumas, lá contribuo para o Forum desacreditando-as. Às vezes, até me parece que com o desagrado inconfessado de alguns foristas. Desagrado visível em expressões como 'Mas há um fundo de verdade...', 'olha que, não sei...', 'mas parece-me...' . Outras vezes o desagrado manifesta-se no apelo ao reconhecimento da ação maléfica de uma entidade supra. Cito algumas:
1.- o diabo (já agora, coitado...),
2.- a mafia siciliana,
3.- a maçonaria;
4.- a Opus,
5 - os políticos corruptos e, por fim,
6 - essa entidade mística conhecida pelo nome algo báquico de os 'galifões' ou coisa assim...
Nunca percebi se atuam à vez, se mancumunados.
Ora estar na bolsa desta forma, é como ir ver uma tourada para puxar pelo touro (no caso vertente, leia-se pelo urso).
Para além de ser um contra senso, imagino que seja um pesado sofrimento. Uma maldição de Sisifo. (Aquele do pedregulho montanha acima...). Aí está o rapaz desejando evitar os 8000 pés de altitude:

Caro Kudos, avancemos:
Antes de dar as minhas razões, gostaria de saber por que é que a bolsa está num compasso de espera antes de cair ainda mais? Mais!? Bolas! Um PSI que veio beijar tão libidinosamente os 5 mil pontos não há de tomar juízo? Ora essa!...
E por que é que é precipitado dizer que a bolsa lá consolidou e lá parou de cair.? E que agora é tempo de subir? Qual é a precipitação? Em que é que se baseia? Pois!
Pois. Adiante! E por que o tempo me escasseia e isto não é uma sala de chat, aí vai:
1- Num gráfico de velas de dois meses, há alguns dias que a bB inferior lambe as canelas das velas das cotações diárias.
2.- O mesmo gráfico: a RSI acabou hoje em 34,2828 pontos. Desce para aquele ponto desde o dia 22.
3.- Os leilões finais das ações que sigo (especialmente o BES) ofereciam-me vendas de 10% do total transacionado no dia abaixo do valor mais baixo das transações diárias. Isso hoje não ocorreu.
4.- Vejo uma linha de suporte perto dos 6800 pontos com cinco pontos (dias 3, 6, 23, 24, e 28). Pois, pode ser dos óculos...
5.- O índice de volatilidade VSTOXX lá acalmou os seus ímpetos nervosos. Baixou para os níveis do início do mês. (Não me apetece ir ver o gráfico agora).
6.- O Ulisses deu há poucas horas outras razões técnicas para o caso. E ele sim, ele é um analista com créditos firmados que o impedem de dizer disparates como os que se esparramam aí para cima.
7.- (Mais nos fundamentais) O consumo das famílias está a aumentar. É bom para a banca e para o retalho.
8.- O Turismo cresce 'à maluca'. Enquanto o Médio oriente e o Mediterrâneo sul não tomarem juízo, estamos safos... Isto é bom para os hoteis. Também é bom para os bancos, para o retalho e para as unidades de saúde privadas. (O turismo da saúde e o turismo sénior -mais idosos, mais cuidados de saúde- são dos vectores desta atividade que mais crescem).
9.- O crescimento económico mantém-se a bom ritmo. Isto é bom para todos os sectores.
10.- Os juros da dívida caem. Isto é bom para os bancos.
11.- As exportações crescem. Também é bom para os bancos...
12.- (Agora mais psicológicos).- O magnífico Tó Zé não vai ganhar as europeias. É bom para o moral porque prepara a derrota da esquerda nas eleições e afasta um pouco a eminência de nova bancarrota.
13.- (este não)
14.- Uma bolsa que tem um índice que veio de tão baixo, não causará engulhos aos investidores se se aproximar dos 8000 (esta digo eu com muito menos convição).
E pronto, para já é do que me lembro. É isto...
Abraços a todos,
Raposo
Boa tarde a todos,
- Há um período temporal para se considerar bull ou bear? Isto é - é indiscutível que o PSI 20 vem a subir desde Julho de 2012, ainda que agora retraia, pode-se considerar que este foi um período bull?
- Esta é para o Ulisses - uma vez que não vi referências a esta questão no video - Os volumes são indicadores importantes - Como tem sido o volume ao longo deste período?
Raposo Tavares Escreveu:E pronto. O PSI 20 lá iniciou a sua recuperação... mesmo com o titubear das praças americanas.
É de assinalar que isto ocorre quando as bolsas da Europa sobem, o índice de volatilidade europeu, o VSTOXX, assinala uma estabilização das ações das praças europeias sobre quem assenta e que, ainda mais significativo, o IBEX subiu 1,6%.
Conforme me parecia, nem todo o dinheiro estava a ser retirado nos últimos dias das praças da Europa para ser investido onde quer que fosse, conforme foi largamente noticiado.
Por me parecer uma evidência volto a dizer o que já tinha deixado escrito neste forum: o índice que o nosso PSI segue com maior proximidade é o Ibex. Por outro lado, o ambiente europeu condiciona os dois, neste sentido convem ir acompanhando o índice de volatilidade acima referido
Para os próximos dias vamos esperar que se confirme a consolidação que já começava a ser perceptível ontem, a meio da tarde, e de que dei nota num post que escrevi por essa altura.
Aqui entre nós: Uma subida em flecha e sem rede até aos 8000 pontos seria um espetáculo. Não seria inédito, mas era muito difícil de ocorrer.
Um abraço,
Raposo Tavares
Caríssimo Raposo,
Gostaria de perceber melhor o porquê da seguinte afirmação: "O PSI 20 lá iniciou a sua recuperação... mesmo com o titubear das praças americanas". É possível que sim....

- Registado: 3/1/2014 17:58
Reacção normal aos 50% da fibo.
Mais uma vez, cuidado com o sentimento de esperança!
Mais uma vez, cuidado com o sentimento de esperança!
- Anexos
-
- psi20.png (40.49 KiB) Visualizado 8028 vezes
“O sucesso no investimento é toda a gente concordar contigo... mais tarde.” - Jim Grant
Boa tarde Raposo,
Acho fantántico o teu texto. Formulaste um desejo e deste uma resposta, ou seja gostavas que chegasse aos 8.000 pontos, mas não vai acontecer, qd dizes "era". Com tanta convicção devias ter utilizado " é ", e assim não falavas no passado.
Acho fantántico o teu texto. Formulaste um desejo e deste uma resposta, ou seja gostavas que chegasse aos 8.000 pontos, mas não vai acontecer, qd dizes "era". Com tanta convicção devias ter utilizado " é ", e assim não falavas no passado.

- Registado: 29/11/2007 3:24
E pronto. O PSI 20 lá iniciou a sua recuperação... mesmo com o titubear das praças americanas.
É de assinalar que isto ocorre quando as bolsas da Europa sobem, o índice de volatilidade europeu, o VSTOXX, assinala uma estabilização das ações das praças europeias sobre quem assenta e que, ainda mais significativo, o IBEX subiu 1,6%.
Conforme me parecia, nem todo o dinheiro estava a ser retirado nos últimos dias das praças da Europa para ser investido onde quer que fosse, conforme foi largamente noticiado.
Por me parecer uma evidência volto a dizer o que já tinha deixado escrito neste forum: o índice que o nosso PSI segue com maior proximidade é o Ibex. Por outro lado, o ambiente europeu condiciona os dois, neste sentido convem ir acompanhando o índice de volatilidade acima referido
Para os próximos dias vamos esperar que se confirme a consolidação que já começava a ser perceptível ontem, a meio da tarde, e de que dei nota num post que escrevi por essa altura.
Aqui entre nós: Uma subida em flecha e sem rede até aos 8000 pontos seria um espetáculo. Não seria inédito, mas era muito difícil de ocorrer.
Um abraço,
Raposo Tavares
Um abraço,
Raposo Tavares
IzNouGuud Escreveu:scarface11 Escreveu:IZnOUGUUD, acho que 2007 a euforia e a que vivemos ou presenciamosa atualmente é muito diferente. Olha para os multiplos de mercado de 2007 e os multiplos de agora. Estao ainda abaixo da media. Analisa simultaneamente o EURXT50 e o S&P. Verifica-se uma necessidade de convergencia.
Os indicadores na Europa so agora começarama a dar timidos sinais por isso nao podemos falar ainda em euforia. As pessoas ainda não acreditam na recuperação apesar de a euforia que falas é normal na minha opiniao porque andavamos todos À espera deste sinal do PSI. Os indices é verdade que fizeram maximos mas uma das regras bullish é maximos e minimos mais altos por isso para ja ainda nao vejo quebra da tendencia. Em algumas ações era evidente que as quebras pudessem ser violentas porque subiram a pique e não criaram almofadas de subida.
Vamos aguardar para ver na minha opiniao penso que a tendencia ainda nao esta quebrada e este pode ser o momento importante de confirmaçao do bull. Continuo a basear a minha analise nos 6400/6450 e so este nivel me fara mudar opiniao quando quebrado.
Mas respeito a tua opiniao!
Abc e bons negocios
Concordo contigo em quase tudo.
Não me parece é que vá haver essa convergência (espero estar enganado e os USA esperem por nós). Mas, se pensarmos que muito do bull americano se deveu ao FED, é um raciocinio que me parece bastante válido, ver as bolsas USA a lateralizar e a Europa em bull (mas neste cenário como fica o DAX?). Isso pode dar um belo plano de trading: como o CAC está mais ou menos como o PSI, apostar na queda do par SP-CAC (o PSI não tem CFD e não tenho experiência nos outros derivados) pode dar resultado e quase não tem riscos.
Mas entrando por outros caminhos: será que em 20 meses, o país mudou assim tanto?
um pair trade curto no S&P e longo eurstx50 ou stx600 pode ser interessante neste conexto.
O S&P foi sustentado pela Fed e também pelos indicadores economicos que entretanto foram sustentando a recuperação.
O PIB americano em 2013 foi acima de 3%.
Entretanto as organizações mundiais reviram em alta crescimento economico.
Penso que o BCE atualmente ainda tem cartas para fomentar o crescimento.
Relativamente ao nosso país penso que estamos melhor do que estavamos a 2 anos. Existem sinais encoragedores. Penso que já se está a pensar nas eleições de 2015 e esta folga no défice é isso mesmo. Vai-se começar abrir os cordões À bolsa e mostrar que afinal o caminho correto era este.
Agora se me perguntares alterações fundamentais que sustentem o longo prazo digo te que não. É necessário uma verdadeira reforma do Estado caso contrário daqui a uns anos voltamos À estaca zero!
Abc e bons negocios!
- Registado: 6/9/2011 23:18
fjp1977 Escreveu:IzNouGuud
Partilho da tua opinião, que dificilmente o nosso Bull continuará, se o dos mercados americanos terminar. As acções vivem em Wall Street o Bull mais manipulado de que ha memória. A intervenção da FED, ditou o valorizar dos mercados. Resta saber se eles têm ainda pernas para andar sozinhos, agora ja em paralelo com o evoluir da economia, ou nao.
Com os primeiros cortes de estímulos ainda recentes, ja se nota um abrandar generalizado nos indicadores economicos, com a maioria a falhar as projecções. E o corte ainda foi pequeno. Nao sei o que eles vão decidir ate amanhã, nao me admirava que acelerassem para ja a remoção de estímulos, mesmo que isso implique uma queda dos mercados. Mas tenho sérias duvidas que caso os mercados se encaminhem para novo Bear, que a FED nao volte atras e retome a injecção de liquidez em massa.
Claro, que tambem ja pensei, de um ponto de vista mais conspirativo, ha tanto dinheiro para ganhar e rápido do lado curto, que eles podem mesmo avançar e nao voltar atras.
Olhando para a evolução do Bull, vejo tres grandes movimentos, o terceiro ainda nao sei se ja acabou. Foi dos mínimos de 2009 ate aos 1400( + ou - ), depois corrigiu ate cerca dos 1000, e dai em diante tem vindo a subir. Portanto, imagino que ainda falte uma grande correcção e mais um largo período de subida ate acabar o Bull. O nosso Psi vai um pouco atrasado, mas acredito que ainda vai continuar Bull durante mais uns meses ( muitos ) embora como disse no inicio do post, concordo que se nos States virar, o nosso mercado acabará por ceder. E essa é que é a pedra no sapato, a pulga atras da orelha.
Resumindo, a chave de tudo parece me a política da FED primeiro, e nos reais resultados que ela trouxe a economia americana. Era o que eu quereria saber se pudesse escolher uma informação priveligiada. Para onde vai a FED?
claro que tambem nao me importava de receber um almanaque com todas as cotações em Marco de 2015
Disseste tudo (ou quase - o quase é a comparação do Portugal atual com o de há 20 meses, mas isso são outros 25 tostões)

O cérebro é uma coisa tão maravilhosa que toda a gente devia ter um
scarface11 Escreveu:IZnOUGUUD, acho que 2007 a euforia e a que vivemos ou presenciamosa atualmente é muito diferente. Olha para os multiplos de mercado de 2007 e os multiplos de agora. Estao ainda abaixo da media. Analisa simultaneamente o EURXT50 e o S&P. Verifica-se uma necessidade de convergencia.
Os indicadores na Europa so agora começarama a dar timidos sinais por isso nao podemos falar ainda em euforia. As pessoas ainda não acreditam na recuperação apesar de a euforia que falas é normal na minha opiniao porque andavamos todos À espera deste sinal do PSI. Os indices é verdade que fizeram maximos mas uma das regras bullish é maximos e minimos mais altos por isso para ja ainda nao vejo quebra da tendencia. Em algumas ações era evidente que as quebras pudessem ser violentas porque subiram a pique e não criaram almofadas de subida.
Vamos aguardar para ver na minha opiniao penso que a tendencia ainda nao esta quebrada e este pode ser o momento importante de confirmaçao do bull. Continuo a basear a minha analise nos 6400/6450 e so este nivel me fara mudar opiniao quando quebrado.
Mas respeito a tua opiniao!
Abc e bons negocios
Concordo contigo em quase tudo.
Não me parece é que vá haver essa convergência (espero estar enganado e os USA esperem por nós). Mas, se pensarmos que muito do bull americano se deveu ao FED, é um raciocinio que me parece bastante válido, ver as bolsas USA a lateralizar e a Europa em bull (mas neste cenário como fica o DAX?). Isso pode dar um belo plano de trading: como o CAC está mais ou menos como o PSI, apostar na queda do par SP-CAC (o PSI não tem CFD e não tenho experiência nos outros derivados) pode dar resultado e quase não tem riscos.
Mas entrando por outros caminhos: será que em 20 meses, o país mudou assim tanto?
O cérebro é uma coisa tão maravilhosa que toda a gente devia ter um