PSI (PSI20) - Tópico Geral
Re: PSI 20
Raposo Tavares Escreveu:Se balizares esses acontecimentos todos em termos temporais até poderemos estar de acordo e até podemos estar a dizer o mesmo...
Iznougud, discordo de ti quando dizes que estamos numa fase de euforia e quando dizes que o ouro não subiu -subiu, se bem que ligeiramente.
Quanto à substancia: esta é uma fase de correção que está a consolidar e é confirmada já por muito indicadores: repara que os indicadores de volatilidade estão a baixar, o VIX e VSTOXX; algumas ações do PSI num gráfico de velas apresentam notas de inversão de tendência e o PSI também. Se entrarmos em pormenores, o indicador RSI já bordeja os 30/40 pontos e as BB de baixo já castgam as canelas das velas de muitas ações.
Um abraço,
Raposo.
Está a ver apenas o PSI20.
Mas repara que eu falei na euforia nos USA, mas mesmo cá basta ver os posts no topicos do Banif, BCP e afins e verás que começou a predominar a análise "intuição".
Os indices dos USA estão a mais de 15% acima dos anteriores máximos e não acredito que subam muito mais.
Quanto aos indicadores baixarem, acho normal, como te disse acho que brevemente teremos o regresso aos máximos, onde ficará durante algum tempo a marinar. Depois é que teremos as quedas a sério!
Não acredito que o PSI não desça se os USA cairem.
Mas é a minha opinião, que espero que esteja errada.
PS: que falou no ouro foste tu, e a minha interpretação de subida foi no sentido de grande volume.
O cérebro é uma coisa tão maravilhosa que toda a gente devia ter um
Se balizares esses acontecimentos todos em termos temporais até poderemos estar de acordo e até podemos estar a dizer o mesmo...
Iznougud, discordo de ti quando dizes que estamos numa fase de euforia e quando dizes que o ouro não subiu -subiu, se bem que ligeiramente.
Quanto à substancia: esta é uma fase de correção que está a consolidar e é confirmada já por muito indicadores: repara que os indicadores de volatilidade estão a baixar, o VIX e VSTOXX; algumas ações do PSI num gráfico de velas apresentam notas de inversão de tendência e o PSI também. Se entrarmos em pormenores, o indicador RSI já bordeja os 30/40 pontos e as BB de baixo já castgam as canelas das velas de muitas ações.
Um abraço,
Raposo.
Um abraço,
Raposo.
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Raposo Tavares Escreveu:Os indicadores de volatilidade mostram-se os causadores da queda nos índices. Para já, se se acalmarem, o PSI 20 não perderá mais de 0,5%. Neste caso, o BES, a SONAE, o BPI e a Portucel, poderão acabar o dia já positivos.
Outro indicador de acalmia para os índices europeus será NY. Ainda hesitante, para já parece querer arrebitar.
Olhando para os preços do ouro e para o histórico dos últimos meses, não creio que ande toda a gente a vender ações para o comprar.
A situação é muito mais simples do a ideia que se tem feito passar de movimentos de pânico, de emergentes a 'dar barraca' e por aí fora. Trata-se de um movimento de correção normal que parece estar a consolidar e a criar bases de sustentação para subidas futuras...
Para já, o pessoal das dívidas públicas já saliva face aos bonds argentinos, por outro lado os turcos não estão tão mal quanto se diz, nem os... enfim...
Daqui a 40 minutos veremos como toca a banda.
Porque é que achas que o ouro deveria subir? Ainda estamos na fase da euforia, sobretudo nos USA. Ainda "todos" acreditam que amanhã as bolsas vão inverter.
Acredito que as bolsas vão descer um pouco mais, seguidas de recuperação até aos máximos, depois de algum tempo a marinar vão cair a sério (é nessa altura que o ouro vai subir).
Aviso: quem me conhece diz que eu sou um grande urso
O cérebro é uma coisa tão maravilhosa que toda a gente devia ter um
Os indicadores de volatilidade mostram-se os causadores da queda nos índices. Para já, se se acalmarem, o PSI 20 não perderá mais de 0,5%. Neste caso, o BES, a SONAE, o BPI e a Portucel, poderão acabar o dia já positivos.
Outro indicador de acalmia para os índices europeus será NY. Ainda hesitante, para já parece querer arrebitar.
Olhando para os preços do ouro e para o histórico dos últimos meses, não creio que ande toda a gente a vender ações para o comprar.
A situação é muito mais simples do a ideia que se tem feito passar de movimentos de pânico, de emergentes a 'dar barraca' e por aí fora. Trata-se de um movimento de correção normal que parece estar a consolidar e a criar bases de sustentação para subidas futuras...
Para já, o pessoal das dívidas públicas já saliva face aos bonds argentinos, por outro lado os turcos não estão tão mal quanto se diz, nem os... enfim...
Taxa 10 anos 5,184% (-0,092)
O risco associado a Portugal nos mercados secundários de dívida inverteu de tendência e aliviava agora em todas as maturidades. Isto apesar da pressão sobre algumas ‘yields' europeias, caso da grega, devido à tensão nos emergentes e à possibilidade de uma redução dos estímulos nos EUA.
Diário económico
O risco associado a Portugal nos mercados secundários de dívida inverteu de tendência e aliviava agora em todas as maturidades. Isto apesar da pressão sobre algumas ‘yields' europeias, caso da grega, devido à tensão nos emergentes e à possibilidade de uma redução dos estímulos nos EUA.
Diário económico
- Registado: 18/5/2007 22:03
SUDOESTE Escreveu:Vejo duas cotadas danadas para galopar..bes e banif .
O fecho de hoje e abertura de amanha vão ditar a semana destas duas cotadas, que caso os 7200 sejam o rumo será alucinante!
Nestes dias não trabalharia com stop´s! ja o venho a dizer desde a semana passada!
- Registado: 29/12/2013 20:43
Rags Escreveu:Tal como numa série de cotadas do índice, o próprio índice também tem ali umas bonitas divergências positivas.
Diria que o fundo de curto prazo poderá ter sido feito esta manhã, mas como eu não mando mesmo nada nos mercados...
Fica apenas a ideia:
Parece que o psi20 esta a inverter... com sorte ainda fecha positivo

- Registado: 7/4/2007 17:13
Tal como numa série de cotadas do índice, o próprio índice também tem ali umas bonitas divergências positivas.
Diria que o fundo de curto prazo poderá ter sido feito esta manhã, mas como eu não mando mesmo nada nos mercados...
Fica apenas a ideia:
Fica apenas a ideia:
Cumprimentos
Rags
Rags
Da mesma forma que a banca desceu quando a yield subiu..
Pela mesma razão, leva a crer que a banca vai subir. Não!?
Vamos aguardar! Mas estes tipos de descidas... Hum
Será que podemos ter subidas da mesma magnitude?
Pela mesma razão, leva a crer que a banca vai subir. Não!?

Vamos aguardar! Mas estes tipos de descidas... Hum
Será que podemos ter subidas da mesma magnitude?
Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...
Caso antigo: BPN
Caso mais recente: BES
Próximo caso: ???
Vejo duas cotadas danadas para galopar..bes e banif .
j0a0 Escreveu:As yields caíram a pique!!!![]()
Saiu alguma coisa?
Pois estão :
http://www.investing.com/rates-bonds/po ... ment-bonds
Poderá ser o 1º indicio que as recentes quedas devem estar para terminar.
cumprimentos...
As yields caíram a pique!!!
Saiu alguma coisa?

Saiu alguma coisa?
Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...
pocoyo Escreveu:sliver Escreveu:Bom dia,
2ªfeira é uma excelente dia para ir às compras, não é?
Se essa linha quebrar, vendes?
Os 6600 pontos são muito mais importantes e o indice parece querer voltar lá.
Não vendo, pois estou longo à bastante tempo e tenho uma almofada bastante confortável e também tenho a noção que é bem viável uma ida ao suporte dos 6600.
No entanto uma reação em alta a esta linha de tendência descrita no gráfico, fará com que volte a reforçar algumas posições.
Quis com o gráfico salientar que caso não quebre a LTA e reaja em alta poderemos voltar às subidas.
sliver Escreveu:Bom dia,
Se essa linha quebrar, vendes?
Os 6600 pontos são muito mais importantes e o indice parece querer voltar lá.
Penso que o PSI20 ainda poderá visitar os 6400/6500 pontos. Esta foi uma forte resistencia e que agora poderá funcionar como suporte.
- Registado: 29/11/2007 3:11
Bom dia,
- Anexos
-
- psi20.jpg (53.81 KiB) Visualizado 7847 vezes
bosss Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:Estou de fora do mercado acionista, apenas tenho posições em obrigações e forex, mas nos 6400 pontos entrarei com uma percentagem de 4% a 5% da carteira no mercado português
Olha que as obrigações estão a descer Sniper nem aí te safas...
Eu não mando no mercado, eu faço um plano e cumpro, o mercado pode descer ou subir, antes de entrar no mercado faço o plano de venda quer a ganhar ( vendo em stop acima do break even ) quer a perder com stop loss, por isso estou tranquilo. Isso permite-me não andar a delirerar com a cotação da ação ou obrigação de meia em meia hora e a analisar as ultimas noticias sobre o assunto.
O plano está feito, agora vou cumprir. Simples e mentalmente tranquilo .
Lose your opinion, not your money
Eu sou daqueles cuja optima de investimento é medio/longo prazo. Considero que para ganharmos bom dinheiro temos que dar tempo aos mercados e que no médio prazo se consegue obter maiores rentabilidades sustentaveis e diminui-se o ruído.
Considero que as tendencias de longo prazo são mais sustentáveis que as de curto prazo e diminuo e pressão do trading diário ou intraday.
Utilizo velas semanais com time framde de 7 a 10 anos para drescobrir tendências e velas diárias com time frame de 1,5 anos para interpretar pontos de entrada.
Relativamente ao PSI20 partilho da opinião do Ulisses e de outros participantes. O psi20 efetuou ou pode estar a efetuar a tanto almejada correção. Envio em anexo grafico de velas semanais do psi20.
Não está atualizado porque considero que entretanto não houve alteração dos pontos que considero cruciais dado que sou investidor de longo prazo.
Suporte 6411 pontos e resistencia 8206 pontos.
A tendencia não considero invertida e tal como a teoria de Dow toda a tendencia permanece intacta até sinal de inversão na mesma.
Esta correção pode ser bastante interessante caso a tendencia não seja quebrada para bons ganhos no futuro ou para quem ainda não entrou aproveitar a entrada.
Stops sempre ativados nos pontos corretos.
E dar tempo para o mercado fazer o resto....caso inverta só temos que mudar a direção das posições!
Abc e bons negócios!
Considero que as tendencias de longo prazo são mais sustentáveis que as de curto prazo e diminuo e pressão do trading diário ou intraday.
Utilizo velas semanais com time framde de 7 a 10 anos para drescobrir tendências e velas diárias com time frame de 1,5 anos para interpretar pontos de entrada.
Relativamente ao PSI20 partilho da opinião do Ulisses e de outros participantes. O psi20 efetuou ou pode estar a efetuar a tanto almejada correção. Envio em anexo grafico de velas semanais do psi20.
Não está atualizado porque considero que entretanto não houve alteração dos pontos que considero cruciais dado que sou investidor de longo prazo.
Suporte 6411 pontos e resistencia 8206 pontos.
A tendencia não considero invertida e tal como a teoria de Dow toda a tendencia permanece intacta até sinal de inversão na mesma.
Esta correção pode ser bastante interessante caso a tendencia não seja quebrada para bons ganhos no futuro ou para quem ainda não entrou aproveitar a entrada.
Stops sempre ativados nos pontos corretos.
E dar tempo para o mercado fazer o resto....caso inverta só temos que mudar a direção das posições!
Abc e bons negócios!
- Anexos
-
- PSI 20(M).png (32.93 KiB) Visualizado 8221 vezes
- Registado: 6/9/2011 23:18
kudos Escreveu:Boa tarde!![]()
Dado que esta é a minha estreia como participante neste fórum gostaria de agradecer a todos o contributo que deram para a minha aprendizagem. Desde 2008 que acompanho este fórum que é sem dúvida um espaço de grande qualidade e uma preciosa ajuda para quem, como eu, quer aprender alguma coisa sobre investimentos financeiros. Os meus sinceros parabéns à equipa de Administradores deste forum pela Vossa dedicação!![]()
![]()
![]()
Deixo aqui um gráfico do PSI 20, agradecendo desde já os vossos comentários!
Parece-me um gráfico limpo com o suporte e resistencia bem definido!
- Registado: 6/9/2011 23:18
Ora aqui está uma boa notícia que não foi bem devidamente valorizada: http://www.bloomberg.com/visual-data/best-and-worst/best-for-doing-business-countries
O ideal mesmo era desvalorização com base especulativa mas esse exercício em bull custa muito dinheiro viu se na sexta os tugas a segurarem as ações mas alguns mais descrentes assustaram se e vão ter de entrar novamente!
fala se nos 8000 até a saída da Tróika e com toda a lógica a depreciação bolsista sentida com a chegada deles terá de ir com eles.
fala se nos 8000 até a saída da Tróika e com toda a lógica a depreciação bolsista sentida com a chegada deles terá de ir com eles.
Quanto a mim a doji só está a marcar onde está a nova resistência do psi20. E não acho que caia mais. Vai laterelizar e retestar a resistência 7150-7200 para depois mais tarde ir aos 8000. Mas é só aminha ideia com base nos vários gráficos aqui apresentados.
- Registado: 16/12/2009 21:13
Sr_SNiper Escreveu:Estou de fora do mercado acionista, apenas tenho posições em obrigações e forex, mas nos 6400 pontos entrarei com uma percentagem de 4% a 5% da carteira no mercado português
Olha que as obrigações estão a descer Sniper nem aí te safas...

cumprimentos...
Também me parece que a correção ainda não terminou. Não visualizo qualquer indicio disso no gráfico que coloquei anteriormente. Vou aguardar por sinais de inversão, mantendo-me praticamente sem qualquer exposição até lá. Considerando o gráfico referido, parece-me razoável que a correção termine no intervalo entre os 6350 e os 6550 pontos.
- Registado: 3/1/2014 17:58
Boas Sniper. Como é que podes garantir que o Psi20 regressa a esses valores???
Cump`s
Cump`s
Cump`s
RML
RML
- Registado: 19/11/2010 19:34