Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Weekly Report SPX 01-02-2004

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Hei...patinha

por Sol Dado » 1/2/2004 16:31

A intenção não era nada essa para onde estás a levar a coisa!

Eu até gosto de ver as contagens que o "get" e outros programas debitam! Até me ajudam a compreender melhor as fortalezas e debilidades da minha propria contagem. Mas eu não utilizo nenhum programa automático para cotagem de ondas.

Desculpa se o que escrevi foi infeliz (na graça).

Sol Dado
 
Mensagens: 333
Registado: 8/11/2002 8:29

por Pata-Hari » 1/2/2004 16:26

Ok, se comentários/barulho não são bem vindos e até são estupidos, paciência. Vou-me dedicar a outra coisa :roll: .
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Simplificando...

por Sol Dado » 1/2/2004 16:15

Deito mão do gráfico apresentado do TRSM, muito oportuno, pois permite-me sintetizar melhor tudo o que atrás disse. Obrigado TRSM!

Claro que debater isto só tem piada hoje... pois amanhã ou depois já saberemos muito mais :lol:

Abraço... e não deixem isto cair numa barulheira sem sentido :P [... com muitos a ajudarem ao barulh(inh)o]

Abraço.
Sol Dado

Ps. Uma pequena nota para a patinha: não se fiem muito em contagens debitadas por programas automáticos. Normalmente estão enganados na última onda... ehehe... derivado da estupidez da rigidez do cálculo automático. Uma coisa é a precisão..., outra coisa é a inteligência e a capacidade de abstracção para compreender as formas e o modo como elas se interligam e encaixam em formas de ordem superior. Bom, já estou para aqui a complicar debitando disparates e isso não está de acordo com o assunto (simplificando... kiss-es: K_eep I_t S_imple and S_tupid)... beijinhos Pata-H !
Anexos
spxL.GIF
spxL.GIF (20.73 KiB) Visualizado 1109 vezes
 
Mensagens: 333
Registado: 8/11/2002 8:29

por Pata-Hari » 1/2/2004 15:54

e só para ajudar ao barulho eu deixo aqui a minha contagem de pacote, com a verificação/validação da onda 4 dada pelo oscilador (estou bem, não estou zeppelin? :P :mrgreen: ). E se for assim...?
Anexos
spx.gif
spx.gif (44.02 KiB) Visualizado 1109 vezes
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

3 sins!

por Sol Dado » 1/2/2004 15:52

Viva arnie! Está tudo bem...

Obrigado pelos comentários. Creio que as respostas às tuas questões são todas "sim"!

Resolvi complicar o esquema introduzindo as contagens e impulsos que julgo estarem a ser desenvolvidos. Se repares as diversas possibilidades de leitura encaixam-se bem umas nas outras e garantem que a médio prazo isto estará sempre a níveis superiores ao que está hoje! Mas a médio prazo claro que já estaremos meio mortos... uma vez que no longo prazo estaremos todos mortos! Portanto cada um escolha o prazo que mais lhe convém! :lol:

Realmente aquela I-II é muito complicada de ler/interpretar... mas dê onde lá por onde der é sem dúvida uma I-II ou 2x I-II... e todas estas inseridas numa (3) de maior escala. Não sei se dá para peceber no esquema que apresento...

Um abraço
Sol Dado
Anexos
SPXarnieondas.GIF
SPXarnieondas.GIF (39.17 KiB) Visualizado 1134 vezes
 
Mensagens: 333
Registado: 8/11/2002 8:29

por arnie » 1/2/2004 14:56

Oi Sol, tudo bem?

Sim, outra variante.

Algumas duvidas de quem já se esqueceu da grande maioria das regras das EW:
- Tens I e II. Isto quer dizer que a 5 é a III?
- Tens I e II. Como podes marcar a II quando existiu antes um swing high superior à I? A II não seria melhor colocada no 1º movimento counter trend de 6 dias e 34 pts?
- Contando a 5 como um falso breakout da 3 seria uma 5ª truncada, certo? Sendo esta truncada em principio não poderia ser possivel uma quebra em alta desse mesmo swing high sob pena de anular a contagem, certo?

É por isto que não gosto de EW. Demasiada possibilidades de leitura.
Para mim, o movimento que marcaste como I e II foi uma tentativa falhada de iniciar um trend e daí a minha contagem iniciar-se apenas nos lows de Novembro pois foi a partir daqui que o indice iniciou um uptrend sem nenhum sinal de dificuldade em ganhar momentum.

Mas, é mais uma possivel contagem entre tantas outras que se pode fazer. O importante é conseguir, através do tipo de analise que se fizer, um setup simples e practico.

Um abraço
arnie
Bons negocios,
arnie
 
Mensagens: 3094
Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

Outra variante...

por Sol Dado » 1/2/2004 14:31

Embora concordando praticamante com toda a argumentação e interpretação do arnie... atrevo-me a deixar mais uma hipótese de trabalho... :P
Anexos
SPXarnie.gif
SPXarnie.gif (38.65 KiB) Visualizado 1148 vezes
 
Mensagens: 333
Registado: 8/11/2002 8:29

por arnie » 1/2/2004 13:54

zeppelin

podes estar descançado, não me senti minimamente ofendido, aliás, aquela de a roda ter sido descoberta à milhões de anos diz logo tudo, era uma piada :wink: Mas prontos, já vi que para cómico não dou uma para a caixa :P

Mas vamos ao que interessa, Joe Ross.
Li, reli, voltei a ler e esses pdf's são do melhor que se pode ver. Ando a tentar passa-los para o wealth lab, coisa até não muito complicada, mas o tempo infelizmente é pouco para tanta coisa :(

Como eu disse na resposta ao Tito, não acredito que exista alguma coisa nova no que diz respeito a padrões de barras. Podemos sim é refinar alguns padrões relativamente a retracements, no aspecto temporal mas a descoberta de um padrão novo, acho impossivel nos dias de hoje.

Já li os 3 livros do Joe Ross e aquilo parece pistachios, depois de comermos um não paramos enquanto não comermos o pacote todo :mrgreen: é o que estou a fazer neste momento enquanto escreve este texto, a comer pistachios :mrgreen: :P

Ele tem ideias super interessantes, tem outras que eu sinceramente não vou lá, como a abertura de posições nos breakouts. É algo que eu sinceramente não consigo fazer pois se há coisa que eu descobri à muito é que tenho uma aptidão para apanhar falsos breakouts que é uma coisa bonita de se ver :twisted:
No entanto, no Trading by the Minute ele desenvolve a ideia de abrir posições nos breakouts mas não no high ou low do dia mas sim, aqui já entra o grafico intraday, abrir posições no breakout do trading range mais proximo do high ou low do dia. O breakout a nivel intraday deste range deverá produzir momentum suficiente para que teste e quebre o high ou low do dia, dependendo do movimento em questão como é obvio. Naturalmente que a diferença existente entre a quebra do range a nivel intraday e o high ou low que se espera o movimento atinja terá que gerar as mais valias suficientes para que cobre a despesa que o trade gera.

Esta é outra coisa que o Joe Ross diz e que ficou retida. A 1ª coisa com que devemos nos preocupar com um trade é com o aspecto de cobrir as despesas de comissões e slippage no caso de existir. Num simples daytrade assim que tivermos as comissões pagas deveremos fechar automaticamente parte das posições, as suficientes para cobrir as despesas e deixar a restante com um stop no breakeven, libertando deste modo o stress pois a partir deste momento o trade jão não "dependerá de nós" mas sim do proprio mercado e da sua capacidade de continuar o trend que nos levou a abrir posições.

Mas isto levaria-nos a sitios longincuos e que demorariam horas a explicar, logo eu, que quando me extendo em explicações começo a meter os pés pelas mãos :oops:


Um abraço
arnie
Bons negocios,
arnie
 
Mensagens: 3094
Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

Fernando...

por zeppelin » 1/2/2004 13:27

...não te quis ofender :( , se o fiz peço imediatamente desculpa :oops: .
Agora:
:arrow: Só quis evitar que se ande à procura de padrões que já estão descobertos à dezenas de anos...nem todos somos Minervi's, ok? :P
:arrow: Já estudás-te estes PDF'S? se não, devias dar-lhe uma vista de olhos, tem coisas interessantes; :wink:
:arrow: São do Joe Ross, que para mim em matéria de leitura de barras é muito muito bom;
:twisted:

um abraço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12
Registado: 30/1/2004 0:47

por arnie » 1/2/2004 13:14

Seria giro, confesso, inventar a roda :mrgreen:

Infelizmente já vamos tarde :evil:
Houve um tipo qualquer que à uns milhões de anos atrás a descobriu :cry: :cry: :cry:

Esses 3 pdf's são com certeza daquelas raras maravilhas que se pode encontrar gratuitamente na net, isto, no circuito aberto pois no circuito fechado, o da pirataria, existe outras dezenas de maravilhas :twisted: :P

um abraço
arnie
Bons negocios,
arnie
 
Mensagens: 3094
Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

swings, consolidações e similares

por zeppelin » 1/2/2004 13:03

Para quem estiver interssado pode vir aqui:
:arrow:
http://tradingeducators.com/trading_philosophy/tloc.pdf

aqui :arrow:

http://tradingeducators.com/trading_phi ... estion.pdf

e aqui: :arrow:

http://tradingeducators.com/trading_phi ... _entry.pdf

buscar toda a informação que necessita; mas claro podemos sempre inventar a roda, dà é um pouco mais de trabalho :mrgreen: :lol: :lol: .
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12
Registado: 30/1/2004 0:47

por arnie » 1/2/2004 12:38

Olá Tito

O "estudo" dos swings e suas amplitudes quer em movimentos expansivos, quer em movimentos retractivos resume-se a uma repetição de movimentos passados no futuro.

Um rallie que produziu uma amplitude de 200 ticks e depois retraiu 100 ticks, ao resumir o anterior rallie, aquando da quebra do swing high do mesmo, espera-se novamente um rallie de 200 ticks. É obrigatório ver uma mesma amplitude quer em preço quer em tempo? É obvio que não, aliás, temos que partir do principio que os traders que "produziram" o anterior rallie não deverão ser os mesmos que produzem o actual e como tal é perfeitamente natural que não se veja uma repetição idêntica. No entanto, espera-se que exista algum tipo de resistência nos preços que igualam a anterior amplitude pois apesar de os traders serem outros, as ideias mantém-se intactas e como tal, irão olhar para esses preços como o sitio "ideal" para recolha de mais valias.

Eu acredito que não há nada de novo para descobrir na análise técnica, mais propriamente, no estudo de padrões de barras. Desde que comecei a olhar somente para um grafico de barras vejo dezenas de padrões de 2 a 3 barras que se repetem quer em downtrends quer em uptrends e em cada situação esse mesmo padrão dá uma leitura diferente.
Podemos ter um padrão de 2 inside bars que num downtrend nos pode dar uma mera consolidação para resumir o mesmo ou dar indicação de inversão. O mesmo acontece em uptrends.

Cada vez tenho mais a certeza que não existe um padrão exacto para uptrend e outro para downtrends. Cada padrão de barras tem que ser incorporado no trend em que se situa e só depois desenhar as probabilidades de dali podem sair. Podemos ver isso mesmo no gráfico do SPX e nas barras de 5ª e 6ª feira. Um sinal de inversão, que nos pode dar uma das 2 projecções que dei devido ao trend que foi desenvolvido desde Novembro mas também pode ter sido um sinal de inversão somente a nivel intraday o que ao existir uma inversão irá acelerar o movimento descendente mostrado na 3º projecção.

Ora, iniciar a negociação de um estudo de swings sem que exista uma perfeita noção de quais as probabilidades de dali podem sair pode ser uma decisão algo precipitada.
O facto de cada titulo, de cada indice ter o seu proprio ciclo provoca alguma frustração pois torna-se algo complicado mantermos uma actualização de um estudo destes a nível diario em várias dezenas de titulos. O "segredo" será fazer um estudo destes no máximo de titulos possivel no maior tempo possivel e depois apontar todos os padrões semelhantes entre eles e daí criar "regras" que possam ser "universais" para todos os titulos que queiramos seguir.
Isto, como é obvio, requer muito tempo disponivel, muito gosto pelo que se está a fazer e claro a consciência que demorará algumas semanas ou mesmo meses até tirar daí conclusões fidedignas.

Posso-te dizer que tenho um caderno cheio de padrões de barras que fui "descobrindo" nestes ultimos meses e que agora estou a tentar enquandra-los em cada situação de trend e com isso colocar as probabilidades a meu favor.

Ao mesmo tempo, para me ajudar, ando também a aprender a lidar com a linguagem de programação do Wealth Lab pois facilita imenso na construção de "sistemas" que me dê ordens de compra e venda para cada padrão e depois com isso voltar à posição do padrão relativamente ao trend em que se situa para voltar a colocar as probabilidades a meu favor :mrgreen:

Isto é um autêntico circulo vicioso e que não faço a menor ideia de quando irei sair dele :twisted: :P

Depois temos também aquela coisa que tem o nome de money management :P e onde eu agora finalmente tomei consciência da sua importância 2 anos depois de ter acompanhado os trades do CEM. Bem, mais vale tarde do que nunca :oops: :oops:
Tenho andado às cabeçadas às paredes com a questão do MM na tentativa de encontrar o "setup" ideal mas já vi que irá ainda demorar mais algum tempo :shock:

Bem este texto já vai demasiado longo.
Tito, apenas te posso dar força para continuares essa "nova" abordagem do estudo gráfico. É uma abordagem que exige 1000% :twisted: mais trabalho do que colocar um RSI e um SO mas de uma coisa te garanto, com o passar do tempo, a leitura fazer-se-á quase como que automática bastando olhar para um grafico e veres em que situação o titulo se encontra.
Alguma coisa já sabes, apita :mrgreen:

Um abraço
arnie
Bons negocios,
arnie
 
Mensagens: 3094
Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

caro arnie

por homemdoswarrants » 31/1/2004 21:03

O meu muito obrigado e desejos de bons negocios
Naquele dia ,todo o joelho se dobrará e toda a lingua confessará:
- Que Jesus Cristo é o Senhor!
 
Mensagens: 1421
Registado: 5/9/2003 21:18

por TRSM » 31/1/2004 20:52

Obrigadissimo pela resposta Fernando.

Desculpa ter-te feito escrever mais umas linhas sobre o assunto, mas realmente é como dizes, primeiro vamos vêr se a proxima sessão nos dá indicação.

Sobre os meus gráficos, devo dizer-te que já tenho todos os gráficos do PSI analizados em expansões e retracções(e o maior culpado dos 3 és tu) :lol: :lol:

Primeiro andei ás aranhas para os guardar, mas uma alma alfacinha numa visita á minha terra, acabou por passar aqui algumas horas e não é que a coisa até era facilima????

Bem, a minha ideia é precisamente começar a divulgá-los aqui no fórum, mas primeiro gostava de os testar na real com trades, pois penso que desse modo poderei ter uma aprendizagem , talvez mais lenta, mas mais bem fundamentada, pq uma coisa é começar a colocar rabiscos em possiveis trades já passados e outra é acompanhar o dia e dia e chegar á conclusão que é este ou aquele o dia correcto.

Não sei se sentiste o mesmo quando te iniciaste neste tipo de análise e até gostava que opinasses sobre o que penso.

Não sei se já viste pequenos comentários que coloquei hoje nos gráficos???Penso que já dá para ter uma ideia que algo mais está a ser estudado para além deles :wink: :wink:

abração e obrigado por tudo

TRSM
 
Mensagens: 23939
Registado: 5/11/2002 11:30
Localização: 4

por arnie » 31/1/2004 20:43

Olá homemdoswarrants

1º que tudo deixe-me dizer-lhe que o gráfico que aqui apresento é o dos futuros do Nasdaq100 (big contract) e não do cash. É que no grafico do cash ainda não marquei os meus "estudos" e como isso daria demasiado trabalho deixo o dos futuros que já estava marcado e basicamente é a mesma coisa :mrgreen:

Ao contrário do SPX, o NDX iniciou esta semana um downtrend de curtissimo prazo.
Para melhor leitura, desenhei ao lado o movimento actual do índice e aquela trendline a tracejado indica o possivel movimento seguinte, isto, numa situação de um movimento de 5 ondas.

Medindo a amplitude do movimento counter trend que produziu um lower high, deixando ali um espaço vazio "spacing" indicando uma possivel aceleração descendente, no qual podemos chamar de 2ª onda, a amplitude foi de 35 pts. Olhando agora para o movimento desta 6ª feira no qual iniciamos a contagem, como sendo 1 dia de rallie, a amplitude desse rallie foi de 32 pts, ou seja, existe um "perfeito" equilibrio neste downtrend visto que, para já, ambos os movimentos counter trend vistos até agora foram de 1 dia e com uma amplitude entre 32 e 35 pts.
Para a "perfeição" do downtrend se manter, esta 2ª feira o NDX terá como "obrigação" resumir o downtrend e com isso fazer um low abaixo dos 1475 pts (o mesmo valor para o cash).

Uma inside bar esta 2ª feira deixa o índice na mesma numa posição de resumir o downtrend.
Um 2º dia de rallie acima dos 1510 pts deixa o downtrend em risco mas apenas com a quebra em alta dos 1523 pts podemos dizer que a contagem que fiz está errada.

O suporte mais significativo que se pode ver situa-se entre os 1453/58 pts.

Um abraço
arnie
Anexos
ndx_daily.gif
ndx_daily.gif (39.99 KiB) Visualizado 1291 vezes
Bons negocios,
arnie
 
Mensagens: 3094
Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

por arnie » 31/1/2004 19:56

Oi Tito

Cádê os graficos com as expanções e retracções? Só o BPI tem direito? Vá, eu quero ver mais graficos desses com as probabilidades que tu achas que são relevantes.

No que diz respeito ao teu gráfico do SPX, sem sombra de duvidas que a barra/vela de 5ª feira dá-nos sinais de inversão aquando acompanhada por uma inside bar como a desta 6ª feira. Vê os dias 25-02, 26-08 e 12-09 de 2003. Tudo padrões semelhantes com o actual no que diz respeito a barras pois se olharmos para o trend em que esse padrão foi feito então já existe diferenças.
No actual padrão, temos 7 ondas completadas e temos um retracement que excedeu a amplitude dos anteriores retracements relativos ao uptrend, um claro sinal de que algo está mal. O padrão anterior do uptrend foi interrompido e como tal, isso dá-nos a indicação que o mesmo terminou e que podemos estar perante o 1º sinal de inversão ou uma consolidação para iniciar outro uptrend ou iniciar um downtrend.

Voltando à tua barra de "referência". As 3 "projecções" que fiz dizem o que esta barra pode indicar. Uma real inversão, produzindo um rallie de alivio que poderá criar um lower high como no 1º grafico de projecção. Pode criar um rallie de alivio que irá quebrar o anterior swing high que se não for além dos 1161 pts deixa uma forte probabilidade de um falso breakout como o 2º grafico de projecção e também como quebrar o anterior swing high, quebrar os 1161 pts e quiçá, continuar a subir até aos 1175 pts :twisted:

Agora, é sabido que num forte e rápido movimento descendente, o padrão de barras visto 5ª e 6ª feira pode ser uma "armadilha" para os bulls que esperam um resumo do trend, no entanto as espectativas saem goradas e existe um resumo do anterior movimento descendente como se pode ver no 3º gráfico de projecção. Vê os dias 21-03, 08-04, 07-06, 15-07 e 13-09 de 2002. Nestes exemplos podes ver pivot lows onde ou se formou uma inside bar ou existiu quebras parciais em alta do pivot mas rapidamente existiu um resumo do movimento descendente onde o índice já se encontrava e em alguns casos o resumo foi bastante forte e rápido.

Resumindo :P , a barra de 5ª feira dá sinais de inversão mas infelizmente teremos que esperar para ver que tipo de inversão é. Uma inversão para um rallie de alivio "multi day" ou uma inversão somente a nível intraday?
Só para concluir :mrgreen: as ultimas 2 horas de negociação de 6ª feira o índice produziu um movimento de 5 ondas que acabou por indicar o fim daquele ciclo horario. Isto a nível intraday (5 min) indica-nos que 2ª feira teremos o ínicio de um ciclo novo o que poderá ser meio caminho andado para, ou resumir a anterior queda ou iniciar um rallie de alivio :wink:

Um abraço
arnie
Bons negocios,
arnie
 
Mensagens: 3094
Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

Caro Arnie

por homemdoswarrants » 31/1/2004 19:16

Seria pedir muito que fizesse o mesmo tipo de analise realativa ao Nasdaq100?
O meu muito obrigado
Naquele dia ,todo o joelho se dobrará e toda a lingua confessará:
- Que Jesus Cristo é o Senhor!
 
Mensagens: 1421
Registado: 5/9/2003 21:18

por TRSM » 31/1/2004 18:31

Olá Fernando.

Dá aí a tua opinião neste grafico simplista :wink: :wink:

Essa candle no topo assinalada na eliptica, consideras uma candle de referência???

Se sim, penso que o fecho de ontem bem acima dos 50% e já dentro dos 25% tb poderá ser sinal de inversão.

Estará correcto este raciocinio???

abraço

TRSM
Anexos
spx.png
spx.png (11.64 KiB) Visualizado 1325 vezes
 
Mensagens: 23939
Registado: 5/11/2002 11:30
Localização: 4

por arnie » 31/1/2004 18:27

Caro Fernando Caldeira

Os 3 gráficos com as projecções do SPX não são as futuras oscilações do SPX mas sim as POSSIVEIS futuras oscilações do SPX. Pode não parecer mas existe uma grande diferença.

O 1º e 2º gráfico dão-nos possiveis pontos de entrada, quer compradora, quer vendedora e o 3º gráfico dá-nos possiveis valores onde se poderá produzir um qualquer tipo de pivot.

Não há nada que me indique que uma das três projecções será realmente confirmada. O que eu sei é que um topo depois do uptrend que tivemos desde Novembro costuma ser resolvido de duas maneiras, ou pelo 1º grafico ou pelo 2º grafico. O 3º gráfico deixa o índice numa situação, para já, de dificil leitura relativamente a um posicionamento correcto no mercado.
Sabemos que 6 dias tem sido normal relativamente a movimentos counter trend desde Outubro e como tal, a existir uma continuação da queda é de observar o 6º dia. O valor mais importante serão os 1106 pts. A quebra dos 1100 pts produzira uma amplitude superior a 54 pts relativamente a um movimento counter trend (retracement) e como tal, teríamos aqui um claro sinal, e para os bulls, um sinal bastante preocupante que nos indicaria o fim de todo o uptrend desde Março de 2003.

E como é normal, voltei a alongar demasiado o comentário e agora se calhar voltei a trazer confusão às 3 projecções que fiz com o intuito de facilitar a leitura grafica dos meus textos :oops:

Um abraço
arnie
Bons negocios,
arnie
 
Mensagens: 3094
Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

Muitos parabens.......

por Fernando Caldeira » 31/1/2004 17:35

Caro amigo Arnie quero lhe dar os parabens pela excelente iniciativa que teve em colocar os gráficos com as futuras oscilações do SPX.X, penso que assim a coisa fica legivel a todos, os maís e menos informados.
Grande abraço.
Fernando Caldeira.
Fernando Caldeira
 

Weekly Report SPX 01-02-2004

por arnie » 31/1/2004 17:09

Poderão encontrar o weekly report em:

http://www.caldeiraodebolsa.com/member. ... icleId=180

Um abraço
arnie
Bons negocios,
arnie
 
Mensagens: 3094
Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE