Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Jerónimo Martins - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por _Noah » 27/1/2014 18:26

Boas!!!!

O Eurouro disse que estava dentro desde os € 13,30, se analisarmos os últimos meses desde junho de 2013 o que visualizamos, que a JM sempre que faz mínimos mais baixos, os pontos mais altos são mais baixos, daí que, a tendência seja a descendente.

Todavia, querem então dizer que, a JM antes de hipoteticamente continuar o ritmo descendente até onde o mercado quizer :mrgreen: :mrgreen: , não tocará mais na zona € 13,60 € 14,08???

Pessoalmente creio que, a probabilidade de tocar nessa zona os próximos dias, (5 a 20 dias), é muito elevada???

A razão porque digo isto não se deve a estar dentro, mas sim, que a JM está já, muito, sobrevendida!!!!!

Cumprimentos.

_Noah

When stocks are attractive, you buy them. Sure, they can go lower. I've bought stocks at $12 that went to $2, but then they later went to $30. (Peter Lynch)

Registado: 25/7/2012 12:04

por AmigosdaBolsa » 27/1/2014 18:14

Eurouro Escreveu:
AmigosdaBolsa Escreveu:Pessoal...
Apenas uma lembrança.
Numa acção em Bear o que interessa são as resistências. Os suportes estão lá para serem quebrados.
Até que a acção demonstre alguma força (e não me refiro a ressaltos) julgo que devemos ter este mindset.

Boa sorte!

Se todos julgassemos o mesmo, todos acabariam por ganhar. Mas na verdade o que uns ganham, perdem os outros. E os que ganham são minoria. Contudo, tomar uma atitude de desespero perante posições longas que vão desvalorizando não é atitude correcta. Para evitar isso, tem-se ponderar muito bem se o momento de entrada é o ideal. Mas muitas vezes as pessoas não sabem se aquele é de facto o momento ideal. Eu direi que é conforme o péssimismo que se vai notando.
Quanto maior o péssimismo, melhor para entrar.
Eu estou dentro desde o valor, os 13,3 e quanto mais baixa mais pontualmente vou reforçando. Porquê? Porque quanto mais baixa mais desconto apresenta face ao valor. Se elas acabassem por vir para a casa de 6 ou 3 ou 1 euro, eu acabaria por não vender uma acção destas. Tem tudo a ver com os disparates que o mercado faz e com os fundamentos do activo subjacente.

Manterias e reforçarias uma posição perdedora apenas porque achas que tu estás certo e o mercado errado?
E se o mercado nunca mais subir?
E mesmo que suba, não consideras as oportunidades que foste perdendo?
O autor fornece opinião sem ter em conta os objectivos de investimento de qualquer utilizador privado e não deve ser tido em conta como um aconselhamento de investimento, incluindo, mas não se limitando, às decisões de transacções ou de natureza de gestão de risco. Todas as opiniões apresentadas podem ser alteradas sem aviso prévio.

Registado: 25/10/2010 9:57

por Blue Epsilon » 27/1/2014 18:07

Eurouro Escreveu:
Apenas uma lembrança.
Numa acção em Bear o que interessa são as resistências. Os suportes estão lá para serem quebrados.
Até que a acção demonstre alguma força (e não me refiro a ressaltos) julgo que devemos ter este mindset.

Boa sorte!

Se todos julgassemos o mesmo, todos acabariam por ganhar. Mas na verdade o que uns ganham, perdem os outros. E os que ganham são minoria. Contudo, tomar uma atitude de desespero perante posições longas que vão desvalorizando não é atitude correcta. Para evitar isso, tem-se ponderar muito bem se o momento de entrada é o ideal. Mas muitas vezes as pessoas não sabem se aquele é de facto o momento ideal. Eu direi que é conforme o péssimismo que se vai notando.
Eu estou dentro desde o valor, os 13,3 e quanto mais baixa mais pontualmente vou reforçando. Porquê? Porque quanto mais baixa mais desconto apresenta face ao valor. Se elas acabassem por vir para a casa de 6 ou 3 ou 1 euro, eu acabaria por não vender uma acção destas. Tem tudo a ver com os disparates que o mercado faz e com os fundamentos do activo subjacente.

Eurouro,

Portanto consideras uma boa estratégia baixar o preço médio. Não te preocupa o facto de aumentares cada vez mais a exposição num título que está numa tendência descente tão clara?
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.

Registado: 29/11/2007 2:13

por Eurouro » 27/1/2014 17:56

Apenas uma lembrança.

Boa sorte!

Registado: 18/7/2013 16:01

por AmigosdaBolsa » 27/1/2014 17:17

Pessoal...
Apenas uma lembrança.

Boa sorte!
O autor fornece opinião sem ter em conta os objectivos de investimento de qualquer utilizador privado e não deve ser tido em conta como um aconselhamento de investimento, incluindo, mas não se limitando, às decisões de transacções ou de natureza de gestão de risco. Todas as opiniões apresentadas podem ser alteradas sem aviso prévio.

Registado: 25/10/2010 9:57

por nook » 27/1/2014 16:31

Eurouro Escreveu:Como diz o CR7: eu penso que posso dar o meu melhor

Basta para isso colocar quase todos os investidores a comprarem em cima do meu preço, mas, e se vier aos 11? ou menos? e se subir já para os 14? Eu não penso assim. Vou só esperar pela possibilidade de uma maior probabilidade se dar. Nesse ponto nem eu nem ninguém sabe o que se dá técnicamente.
Mas a técnica não é para domar o mercado. A técnica não passa duma hipótese.
E depois relativamente a AT os investidores internacionais seguem e bem a JM pelo que há sempre periodos que deixam a acção um pouco no esquecimento.

No que a AT diz respeito a JMT parece um relógio suíço!!

Basta olhar para o gráfico, ou seja, LTD desde Maio e agora com a quebra dos 13,60 um novo mínimo relativo a juntar aos sucessivos Lower Highs!!

Depois do suporte dos 12,6 aguentarem a cotação... será que vai testar o anterior suporte a 13,6, agora resistência :?:

Não sabemos como ninguém sabe o que o mercado vai fazer!

Só sabemos que se seguimos a tendência a probabilidade de ganhar dinheiro é maior do que ir contra ele!

E quem está longo na JMT está a remar contra a maré e pode se dar mal!!

E tu Euroverde estás a remar contra a maré ou já saiste :?:
"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore

Registado: 12/2/2006 14:02

por Eurouro » 27/1/2014 16:17

Como diz o CR7: eu penso que posso dar o meu melhor

Basta para isso colocar quase todos os investidores a comprarem em cima do meu preço, mas, e se vier aos 11? ou menos? e se subir já para os 14? Eu não penso assim. Vou só esperar pela possibilidade de uma maior probabilidade se dar. Nesse ponto nem eu nem ninguém sabe o que se dá técnicamente.
Mas a técnica não é para domar o mercado. A técnica não passa duma hipótese.
E depois relativamente a AT os investidores internacionais seguem e bem a JM pelo que há sempre periodos que deixam a acção um pouco no esquecimento.

Registado: 18/7/2013 16:01

por Adam hedge » 27/1/2014 15:30

Ómega Escreveu:
Adamhedge Escreveu:reforcei curtos com o stop nos 14 euros , acho que a tendência descendente vai se manter so se conseguir ir acima dos 13.60 irei pensar os curtos abertos pois se conseguir ir acima dos 13,60 é bem capaz de ir aos 14.

Stop nos 14, cerca de 8% acima do valor actual? Não achas que estás com um stop muito largo? :-k

A mim parece-me que abrir curtos numa ação que já vem em tendência descendente há cerca de 8 meses é altamente arriscado, para não dizer suicídio de capital. Se é verdade que a tendência dos vários prazos continua a ser descendente, também é verdade que a certa altura a tendência será para quebrar essa tendência descendente que é o que me parece estar a acontecer na JM. O aumento do volume e o aumento do interesse comprador que se verifica nos 'cofres' a isso parece indicar, apesar de poder demorar um certo tempo a manifestar-se mais claramente essa tendência.

Eu mantenho interesse comprador, mas só quando a vir ultrapassar os 13 com consistência. Até lá, vou observando... :arrow:

boa tarde caro Ómega.

sim é verdade o stop esta a 8 % do valor que cota hoje,talvez seja largo embora o objectivo que tenho em caso de queda seja superior a essa percentagem.
os 13 euros que o srº refere,eu penso mais nos 13,16 e 13,60 como alguns pontos de possível viragem da tendência descendente, ate agora ainda não fez nenhum padrao de inversão de tendência descendente,embora esteja numa zona de suporte... vamos acompanhando
Anexos
jm2.PNG
Volta teu rosto sempre na direção do sol e então as sombras
ficarão para trás.

Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...

Registado: 21/2/2007 18:24

por Ómega » 27/1/2014 11:51

Adamhedge Escreveu:reforcei curtos com o stop nos 14 euros , acho que a tendência descendente vai se manter so se conseguir ir acima dos 13.60 irei pensar os curtos abertos pois se conseguir ir acima dos 13,60 é bem capaz de ir aos 14.

Stop nos 14, cerca de 8% acima do valor actual? Não achas que estás com um stop muito largo? :-k

A mim parece-me que abrir curtos numa ação que já vem em tendência descendente há cerca de 8 meses é altamente arriscado, para não dizer suicídio de capital. Se é verdade que a tendência dos vários prazos continua a ser descendente, também é verdade que a certa altura a tendência será para quebrar essa tendência descendente que é o que me parece estar a acontecer na JM. O aumento do volume e o aumento do interesse comprador que se verifica nos 'cofres' a isso parece indicar, apesar de poder demorar um certo tempo a manifestar-se mais claramente essa tendência.

Eu mantenho interesse comprador, mas só quando a vir ultrapassar os 13 com consistência. Até lá, vou observando... :arrow:

Registado: 6/12/2013 17:38

por Adam hedge » 27/1/2014 10:49

reforcei curtos com o stop nos 14 euros , acho que a tendência descendente vai se manter so se conseguir ir acima dos 13.60 irei pensar os curtos abertos pois se conseguir ir acima dos 13,60 é bem capaz de ir aos 14.

gráfico 1h
Anexos
jm1.PNG
Volta teu rosto sempre na direção do sol e então as sombras
ficarão para trás.

Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...

Registado: 21/2/2007 18:24

por nook » 26/1/2014 23:58

nook Escreveu:
Ómega Escreveu:Os 12,60 parecem ter estancado a queda, mas ainda não deu sinal de ressalto... o mais provável é ficar por aqui, um tik para cima, um tik para baixo, à espera de melhores dias... :-k

Continuo de fora, mas atento... :wink:

Como disse há uns dias atrás depois da quebra dos 13,60... aí está ela no novo suporte!

Se vai aguentar ou não logo se vê...

nook Escreveu:
O dia D deu quebra de suporte e com forte volume :!:

Mais um Lower Low para a ação que confirma a tendência claramente descendente da JMT.

Próximo suporte está na zona dos 12,6-12,3.

Bela reação ao suporte!

Gráfico:
Anexos
jmt.png
jmt.png (74.79 KiB) Visualizado 6667 vezes
jmt cp.png
jmt cp.png (64.26 KiB) Visualizado 6623 vezes
"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore

Registado: 12/2/2006 14:02

por sadark99 » 26/1/2014 20:29

_Noah Escreveu:Palavras para quê???? :lol:

Vamos ver como se porta segunda-feira!!!!!!!!!

Imagem

Cumprimentos.

_Noah

Só curiosidade-"naive": pode ser uma "Good Morning Vietnam" :?:

Registado: 16/12/2009 21:13

por _Noah » 24/1/2014 23:15

Palavras para quê???? :lol:

Vamos ver como se porta segunda-feira!!!!!!!!!

Imagem

Cumprimentos.

_Noah

When stocks are attractive, you buy them. Sure, they can go lower. I've bought stocks at $12 that went to $2, but then they later went to $30. (Peter Lynch)

por _Noah » 24/1/2014 22:48

MarcoAntonio Escreveu:. Se é para metralhar ou trocar galhardetes o melhor é não postarem nada!
:clap:

por MarcoAntonio » 24/1/2014 22:41

Discussões sobre o que é seca e o que não é, sobre quem coloca parra e quem coloca uva são elas próprias parra!

Estas guerras são parra. Pela enésima vez, centrem-se nas opiniões, nas análises e nos argumentos que as sustentam.

E não sobre o que é seca e o que não é, o que é uva e o que não é. São guerrilhas vazias de conteúdo e que per se não trazem mais valia nenhuma ao forum.

Vamos ter de continuar a apertar a malha porque com o novo fluxo de participantes tem sido uma constante, em diversos tópicos, este clima de guerrilha e agressividade entre diferentes (grupos de) investidores e que de saudável nada tem. Serve apenas para diluir o conteudo do forum e para criar barricadas por detrás das quais se resguardam diferentes participantes numa discussão de surdos. Não é isso que pretendemos do forum!

Um conselho simples de seguir: se não gostam do que escreve determinado participante ou se não gostam da sua metodologia de análise - a menos que tenham algo de concreto a dizer sobre a análise - passem à frente. Se querem debater a análise e os argumentos em si, força. Se é para metralhar ou trocar galhardetes o melhor é não postarem nada!
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por _Noah » 24/1/2014 22:32

Caro HJOR o que achas de mandar um "cacho"

Cumprimentos.

_Noah

por Ómega » 24/1/2014 18:11

HJOR Escreveu:
_x_ Escreveu:E a maioria não andou aqui quando só falavam em fibos, gans, ondas para aí 4 ou 5 anos atrás, era cá uma seca.
(...)

Seca é o que se vê atualmente, neste e nos restantes tópicos... só parra e praticamente nenhuma uva...

Sinceramente, já ando numa em que, só leio intervenções de determinados membros...

:wall:

Acho que fazes muito bem... eu cá faço o mesmo.. e, às vezes, é necessário desparrar para conseguir ver as uvas... :wink:

por HJOR » 24/1/2014 17:39

_x_ Escreveu:E a maioria não andou aqui quando só falavam em fibos, gans, ondas para aí 4 ou 5 anos atrás, era cá uma seca.
(...)

Seca é o que se vê atualmente, neste e nos restantes tópicos... só parra e praticamente nenhuma uva...

Sinceramente, já ando numa em que, só leio intervenções de determinados membros...

:wall:
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.

Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.

Registado: 29/11/2007 3:48

por Ómega » 24/1/2014 17:26

Ómega Escreveu:Já recuperou 10 cêntimos desde os mínimos e parece querer ir mais para cima. Será desta? Ou será mais um falso sinal de alteração de tendência? :-k

Continuo de fora e pondero entrar se passar dos 13€. Até lá, vou observando... :roll:

Hummmm... querem ver que ainda vou ter que entrar hoje? Pelas dúvidas, já vendi o BPI... e mantenho o BES, por enquanto... 8-)

Apesar de tudo, não estou arrependido de ontem ter saído da JM... o meu stop mental estava nos 13 e já não podia arriscar mais. Pena foi o BES não ter correspondido às minhas expectativas e, neste momento, acabei por perder mais do que se me mantivesse na JM... mas, paciência, melhores dias virão e continuo esperançoso que o BES ainda vai compensar essa minha decisão... :wink:

por Momenta » 24/1/2014 16:25

A JM lá continua abaixo da linha lixada, "portantos", nem sei o porque de tanta guerra aqui neste tópico.

Mas olha que se fecha com o martelinho que está a desenhar, o tal ressalto pode aparecer. Hoje vale a pena estar por aqui...

Registado: 6/10/2011 13:34

por _x_ » 24/1/2014 16:14

E a maioria não andou aqui quando só falavam em fibos, gans, ondas para aí 4 ou 5 anos atrás, era cá uma seca.
A JM lá continua abaixo da linha lixada, "portantos", nem sei o porque de tanta guerra aqui neste tópico.
_X_

John Maynard Keynes ‏
The capitalist economy is not real, it is simply a delusion that keeps the masses enchained to their social bondage.

É sempre muito falível projetar cenários não acontecidos.

Registado: 9/1/2008 17:56

por CTT17 » 24/1/2014 16:03

Ulisses Pereira Escreveu:Sem dúvida e quanto mais o Bull Market continuar mais pessoas vão aparecer, com menos informação e mais pedagogia teremos que colocar. 10 anos de Caldeirão dão-nos a noção de que tudo se repete. :)

Um abraço,
Ulisses

Não podia estar mais de acordo. Se o caldeirão fosse apenas AT (também gosto de ler), além de ser uma chatice, ficaria elitista e acabaria por desaparecer ou apenas tornar-se um grupo de "amigos" (fechado).

Viva a pluralidade e respeito mútuo

Registado: 22/12/2013 23:04

por Ulisses Pereira » 24/1/2014 15:57

Sem dúvida e quanto mais o Bull Market continuar mais pessoas vão aparecer, com menos informação e mais pedagogia teremos que colocar. 10 anos de Caldeirão dão-nos a noção de que tudo se repete. :)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por FerreiraBoss » 24/1/2014 15:44

Certo Ulisses, eu também nao quero SÓ AT. mas é como diz o FilRib. também me interesso e muito pelos indicadores fundamentais relevantes. e as pessoas que se interessam por AT também falam e bem de fundamentais.

mas Ulisses veja as 2 ultimas páginas do BCP e Banif e bem espremido aquilo dá o que? nada! só isso me entristece.

e nao quero um caldeirao so para mim. claro que toda a gente é bem vinda e necessária. mas....

mas lá está... vamos ter de continuar a levar com eles, nao é?! :cry:

Registado: 24/10/2013 15:17

por Ulisses Pereira » 24/1/2014 15:37

Sabem, o que vos digo? Todos começámos assim. E o Caldeirão tem tido um papel decisivo, ao longo dos últimos 10 anos, na educação bolsista dos investidores portugueses. Por isso, vale a pena. O papel pedagógico do Caldeirão foi, é e continuará a ser o seu activo mais precioso.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], icemetal, LMMV, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 137 visitantes