Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Dow Jones

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Dow Jones

por 654235 » 25/1/2014 19:14

Elias Escreveu:
Luxor Escreveu:Ja começam a falar em correcçoes de 10%. E até há quem fale em 50% de correção por causa dos QE's.


Desde que me lembro que há sempre gente a falar em correcções.

De vez em quando há um que acerta, mas a maioria falha.

Aqui há uns meses dei-me ao trabalho de fazer uma compilação sobre a quantidade de notícias que saíam sobre isso.

viewtopic.php?t=81736


Verdade. São tantos que dou importância relativa mas um acertou a semana passada, qd disse que depois do feriado MLK uma ida aos 1850 e 16600 seria ponto de entrada short para correcção antes do FOMC. Dei alguma importância na altura mas não a suficiente.... nesse dia SPX foi aos 1850 e DOW aos 16550 e ambos reverteram logo de seguida.
Ainda acredito que isto é a habitual limpeza de longos antes das minutas FED.
Youtube
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4369
Registado: 10/4/2006 13:55
Localização: Las Vegas

Re: Dow Jones

por FDPC » 25/1/2014 18:12

Elias Escreveu:
Luxor Escreveu:Ja começam a falar em correcçoes de 10%. E até há quem fale em 50% de correção por causa dos QE's.


Desde que me lembro que há sempre gente a falar em correcções.

De vez em quando há um que acerta, mas a maioria falha.

Aqui há uns meses dei-me ao trabalho de fazer uma compilação sobre a quantidade de notícias que saíam sobre isso.

viewtopic.php?t=81736



Na minha opinião, eu acho que o mercado está a testar-se a si próprio, "será que andamos sozinhos sem o FED?", e valores como tais de 10% relacionados com a ultima decisão de corte do FED, 10% , antes de conduzir a nova chefia...demasiado especulativo, penso que as causas estão mais pela pressão dos emergentes devido a perda de liquidez, e a posterior reação dos investidores nos emergentes em provocar e pressionar a desvalorização das divisas dos emergentes, para " corrigir o mercado". Há 30 anos atrás esse ciclo de correções era constante e repete-se, entretanto o oriente Chinês se faz presente e rapidamente esse cenário poderá vir a mudar, vamos a ver...
Agora cá em casa, eu penso que apesar da tremenda correlação econômica , me parece que estamos a caminhar em tempos diferentes, em momentos distintos. Enquanto o globo empenha-se numa luta de divisas e formação de preços, nós estamos com outros interesses. É quase certo que poderemos andar em contraciclo e poderá ser um sinal extremamente positivo.
Por uma Politica Solidária a Migração, abaixo os muros da intolerância
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1469
Registado: 15/9/2013 23:16
Localização: Sintra

Re: Dow Jones

por Elias » 25/1/2014 17:04

Luxor Escreveu:Ja começam a falar em correcçoes de 10%. E até há quem fale em 50% de correção por causa dos QE's.


Desde que me lembro que há sempre gente a falar em correcções.

De vez em quando há um que acerta, mas a maioria falha.

Aqui há uns meses dei-me ao trabalho de fazer uma compilação sobre a quantidade de notícias que saíam sobre isso.

viewtopic.php?t=81736
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

Re: Dow Jones

por 654235 » 25/1/2014 16:22

Luxor Escreveu:Falam numa correcçao de 10%.

Eu estou longo em 2 minicontratos de futuros de Junho e estou a levar ripada. É uma posiçao que queria manter uns meses, mas estou a ver isto andar para trás. Não gostei do movimento de 6ªfeira. Ja começam a falar em correcçoes de 10%. E até há quem fale em 50% de correção por causa dos QE's. 4ªF com o FOMC vamos ver o que acontece, reacção às decisoes.
Youtube
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4369
Registado: 10/4/2006 13:55
Localização: Las Vegas

Re: Dow Jones

por Elias » 25/1/2014 16:21

Luxor Escreveu:Falam numa correcçao de 10%.


Essa conversa é antiga. Poderá corrigir 10% ou não. Seja como for 4,5% já foram. :P
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

Re: Dow Jones

por 654235 » 25/1/2014 16:17

Falam numa correcçao de 10%.
Youtube
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4369
Registado: 10/4/2006 13:55
Localização: Las Vegas

Re: Dow Jones

por Elias » 25/1/2014 13:10

olá joao,

Obrigado pela tua mensagem.

De facto não costumo dar muita importância ao volume.

Embora reconheça que nalguns casos dá sinais importantes, tenho sempre a sensação de que na maioria das situações o voume atrapalha em vez de ajudar. Ou seja, que estar a tentar analisar o volume é complicar desnecessariamente a análise. Mas tenho noção que a minha visão vai contra a escola que diz que o volume é fundamental.

Aqui fica o gráfico do Dow com volumes, confesso que não consigo fazer grande coisa com essa informação...

1 abraço,
Elias
Anexos
DJ INDUSTRIAL AVG.png
DJ INDUSTRIAL AVG.png (24.06 KiB) Visualizado 12548 vezes
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

Re: Dow Jones

por joao4702 » 25/1/2014 13:03

Elias,

Não sei se por alguma razão em especial não colocas os volumes nos teus gráficos. No entanto, qualquer analise técnica sem o volume acaba por ficar sempre "manca", porque não dá a relevância dos movimentos.

De qualquer das formas, compreendo que pode até nem ser importante o factor volume para alguns traders.

Aproveito também para agradecer o teu contributo nas análises que fazes.

Abraço.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 574
Registado: 21/9/2006 10:04
Localização: S. João da Madeira

Re: Dow Jones

por Elias » 25/1/2014 12:30

A queda de ontem foi violenta (318 pontos para baixo).

Nesta altura vale a pena olhar novamente para o índice e tentar avaliar a situação.

Convém recordar a definição de tendência: máximos e mínimos relativos cada vez mais altos.

O índice fez um máximo mais alto (na verdade um máximo absoluto) no dia 31 de Dezembro - 16588 pontos.
O mínimo relativo anterior foi nos 15700 pontos em meados de Dezembro. Por isso, apesar da correcção em curso, a tendência de médo prazo continua a ser ascendente, uma vez que o índice continua acima deste valor.

Se os 15700 pontos forem quebrados em baixa, o caso mudará de figura, pois isso sinalizará que o índice entrou numa correcção mais profunda. Se isso acontecer, deveremos olhar para o panorama de longo prazo. A tendência de longo prazo é também ascendente e existe um forte suporte em torno dos 14775, que segurou o índice por diversas vezes em 2013. Se este suporte quebrar, então a tendência de longo prazo ficará comprometida.

Para já vamos ver o que acontece nos 15700 pontos.

Deixo o g.a.
Anexos
DJ INDUSTRIAL AVG.png
DJ INDUSTRIAL AVG.png (28.8 KiB) Visualizado 12567 vezes
DJ INDUSTRIAL AVG 2.png
DJ INDUSTRIAL AVG 2.png (30.77 KiB) Visualizado 12567 vezes
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

Re: Dow Jones

por 654235 » 23/1/2014 19:18

Este é um daqueles dias em que os bons resultados de empresas em particular não influenciam o comportamento dos indices no geral.
Youtube
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4369
Registado: 10/4/2006 13:55
Localização: Las Vegas

Re: Dow Jones

por RaposoTavares » 22/1/2014 2:16

Bem me parecia que tinha batido a uma boa porta... Pois esperemos que os pesos pesados tenham bons resultados e que isto arrebite...

Obrigado.

Um abraço,
Raposo Tavares

P.S.: citaste-me o ano de 2009. Azar o meu: verifiquei alguma estagnação nas primeiras semanas de 2013, 2012, 2011, 2010. A plataforma que utilizei (o L'Echo) não me deixou assomar a 2009. De qualquer forma, 2009 não foi o pior final de ano de sempre do DJ...
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

Re: Dow Jones

por Elias » 22/1/2014 1:37

Amigo Raposo,

Conforme solicitado, aqui vai o meu comentário:

Raposo Tavares Escreveu:Peço-te que comentes o que se me oferece dizer sobre este índice:
1º Parece-me que também o DJ está à espera de notícias.
2º Assento a minha opinião acima em quatro vectores técnicos: a)parece-me suportada a atual pontuação do índice; as bB estreitam-se sendo que a cotação se aproxima do meio delas; a linha RSI encontra-se agora em 45 abandonando os 80/85 pontos em que se encontrava na semana passada.


Creio que é importante teres presente que o índice não mexe sozinho, independentemente de haver notícias ou não.

O índice é composto por 30 acções. Ora, são os movimentos de subida e descida dessas 30 acções, individualmente consideradas, que vão provocar as variações do índice (o índice é um derivado, digamos assim).

Dito isto, poderemos questionar-nos: o que faz mexer as acções? Numa aparente lapalissada, direi que são as forças da oferta e da procura. Poderíamos especular que os investidores das várias cotadas estão à espera de notícias, contudo creio que a questão é mais complexa. Cada investidor tem as suas próprias motivações, e é o mix de todas essas motivações (e das consequentes tomadas de posição) que conduz a um preço de equilíbrio no mercado. Acresce que estamos em época de resultados (no caso do Dow, arrancou na semana passada com a Intel, a G.E. e a Goldman Sachs, continuou hoje com a Johnson antes da abertura e a IBM depois do fecho; segue amanhã com a United Tech e na quinta-feira com a McDonald's e a Microsoft). As reacções aos resultados são por vezes violentas e podem ter um impacto não dispiciendo no índice.

Um aspecto a ter em conta nos estudos dos movimentos dos índices são os pesos das componentes; os pesos não são iguais e estão detalhados no meu post de 22 de Novembro, na página 6 deste mesmo tópico.

O caso da IBM é relevante: esta acção tem um peso elevado no Dow, por isso os movimentos por ela efectuados podem ter bastante impacto no movimento do índice. A IBM apresentou resultados há pouco. O mercado não gostou e a cotação cai quase seis dólares no after. Esta descida só por si faz com o que o Dow caia 38 pontos. Ou seja, se amanhã a IBM abrir em perda de 6 dólares, e com tudo o resto igual, o Dow vai cair quase 40 pontos. Não precisas de notícia nenhuma. Se a IBM tivesse apresentado resultados do agrado dos investidores e subisse seis dólares, e com tudo o resto igual amanhã tinhas do Dow colado à LTD que tracei, logo na abertura. Esta cotada tem pois bastante poder para influenciar o rumo do Dow.

Outro caso relevante é o da Visa. Apresenta resultados no dia 30. Esta acção pesa tanto quanto a IBM no Dow e costuma ter reacções violentas aos resultados. Uma reacção em forte alta (resultados bem acolhidos pelos investidores), por exemplo uma subida de 5% equivale a 70 pontos, suficientes para rebentar com a LTD, mas uma reacção em baixa pode levar a uma quebra de suporte.

Há outras acções com bastante peso, como a Chevron, a Goldman Sachs, a Boeing ou a 3M e cujas reacções (nomeadamente aos resultados) podem influenciar bastante o rumo do índice. E depois há outras, como a Intel, a Cisco, ou a Pfizer, que contam muito pouco e que acabam por ter pouca relevância para o desempenho do Dow.

Em minha opinião, o movimento do Dow a partir daqui vai ser determinado principalmente pelas reacções aos resultados de 8 ou 9 cotadas, que conjuntamente representam metade do valor do índice.

Raposo Tavares Escreveu:P.S.: Ainda aqui voltei para corrigir uma gralha e para acrescentar que é normal, nos últimos anos, que este índice esmoreça na primeira metade de janeiro.À espera de notícias?


A última vez que esmoreceu na primeira metade de Janeiro foi em 2009 - e nessa altura estava em bear market :wink:
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

Re: Dow Jones

por RaposoTavares » 22/1/2014 0:50

Elias, gostava de ler alguma coisa com cabeça tronco e membros. Peço-te que comentes o que se me oferece dizer sobre este índice:
1º Parece-me que também o DJ está à espera de notícias.
2º Assento a minha opinião acima em quatro vectores técnicos: a)parece-me suportada a atual pontuação do índice; as bB estreitam-se sendo que a cotação se aproxima do meio delas; a linha RSI encontra-se agora em 45 abandonando os 80/85 pontos em que se encontrava na semana passada.

Obrigado pela tua atenção.
Atenciosamente,
Raposo Tavares

P.S.: Ainda aqui voltei para corrigir uma gralha e para acrescentar que é normal, nos últimos anos, que este índice esmoreça na primeira metade de janeiro. À espera de notícias?
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

Re: Dow Jones

por Elias » 21/1/2014 23:09

Hoje tentou furar a LTD mas sem sucesso.

Entretanto já cai mais de 30 pts no after devido à queda da IBM após resultados.
Anexos
DJ INDUSTRIAL AVG.png
DJ INDUSTRIAL AVG.png (27.25 KiB) Visualizado 12796 vezes
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

Re: Dow Jones

por Elias » 19/1/2014 21:23

FDPC Escreveu:
Elias Escreveu:g.a.



Terça-feira o Dow Jones vai produzir a dobrar, visto a gazeta da segunda-feira :mrgreen:


Bem lembrado :!:
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

Re: Dow Jones

por FDPC » 19/1/2014 21:14

Elias Escreveu:g.a.



Terça-feira o Dow Jones vai produzir a dobrar, visto a gazeta da segunda-feira :mrgreen:
Por uma Politica Solidária a Migração, abaixo os muros da intolerância
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1469
Registado: 15/9/2013 23:16
Localização: Sintra

Re: Dow Jones

por Elias » 19/1/2014 18:48

g.a.
Anexos
DJ INDUSTRIAL AVG.png
DJ INDUSTRIAL AVG.png (25.27 KiB) Visualizado 12626 vezes
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

Re: Dow Jones

por Elias » 16/1/2014 23:26

g.a.

Ainda não conseguiu furar a LTD de curto prazo
Anexos
DJ INDUSTRIAL AVG.png
DJ INDUSTRIAL AVG.png (24.15 KiB) Visualizado 12704 vezes
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

Re: Dow Jones

por Elias » 16/1/2014 1:17

g.a.

A putativa bandeira que desenhei na semana passada não se aplica, mas a linha de oferta (descendente) continua válida.

Seria importante que o Dow rompesse esta linha, para que esta questão da correcção ficasse arrumada de uma vez por todas. :P
Anexos
DJ INDUSTRIAL AVG.png
DJ INDUSTRIAL AVG.png (28.43 KiB) Visualizado 12763 vezes
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

Re: Dow Jones

por Elias » 11/1/2014 22:45

O Dow Jones fez o seu máximo histórico a 31 de Dezembro e logo a seguir entrou em modo de correcção / consolidação, apanhando muita gente de surpresa de surpresa, uma vez que o início do ano costuma ser de fortes subidas. Até saíram alguns artigos de jornal a fazer as contas há quantos anos não havia um início de ano negativo.

Entretanto, o padrão que se formou nos últimos dias parece tomar a forma de uma bandeira. Se essa hipótese se confirmar, isto é, se o padrão for activado, então em teoria o Dow poderá ter uma rápida subida até valores acima dos 17 mil pontos (isto porque a projecção da bandeira é igual à dimensão da subida precedente). Será que lá vai?
Anexos
DJ INDUSTRIAL AVG.png
DJ INDUSTRIAL AVG.png (24.42 KiB) Visualizado 12872 vezes
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

Re: Dow Jones

por bosss » 27/12/2013 1:48

Elias Escreveu:No dia 14 de Novembro escrevi isto:

Elias Escreveu:O target do rectângulo andará pelos 16500. Será que lá vai?


Hoje já cota acima dos 16400. Target quase atingido.


Boas,

16.500 vão ser curtos...

"Obama promulga compromisso orçamental para dois anos nos EUA

27-12-2013 00:25:00
A medida, que foi aprovada na Câmara dos Representantes, dominada pela oposição republicana, e depois no Senado, de maioria democrata, com 64 votos a favor e 36 contra, com o apoio de nove republicanos, estipula limites para a despesa em 2014 e 2015 e elimina cortes automáticos em 63 mil milhões de dólares (46 mil milhões de euros), que deveriam começar em 1 de Janeiro.

O acordo alcançado evita a paralisia dos serviços federais e consagra o aumento do limite da despesa de 967 mil milhões de dólares em 2013 para 1,012 biliões [milhão de milhões] em 2014 e 1,014 biliões em 2015."
cumprimentos...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 413
Registado: 15/10/2013 0:37
Localização: wall street

Re: Dow Jones

por Elias » 26/12/2013 16:56

No dia 14 de Novembro escrevi isto:

Elias Escreveu:O target do rectângulo andará pelos 16500. Será que lá vai?


Hoje já cota acima dos 16400. Target quase atingido.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

Re: Dow Jones

por Elias » 22/12/2013 10:05

:D Basicamente eu só queria perceber até que ponto a rentabilidade do ajuste à inflação reflectia de forma adequada a valorização do activo / da carteira.

Já me esclareceste.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

Re: Dow Jones

por VirtuaGod » 22/12/2013 1:54

Elias Escreveu:Thanks.

2,15% vezes 14 dá 30% - este valor deve ser somado aos 41% não é? ;)


Give or take é mais ou menos isso. O retorno total de DIA desde 3 de Janeiro de 2000 é de 97% enquanto o retorno na UP foi de 42,74%. Acho que podemos assumir que nem sempre a dividend yield do DIA foi "apenas" 2.15% como o reinvestimento de dividendos (é assim que funciona um índice Total Return) deu origem a uma rentabilidade extra.

Mas eu perco-me a discutir contigo. Decide-te sobre o que queres discutir:

:arrow: Alterações nos componentes dos índices tornando comparações históricas de longo prazo irrelevantes;
:arrow: Valorizações nominais vs valorizações reais como métodos de análise de rentabilidade;
:arrow: Importância dos dividendos no longo prazo.

Não podemos discutir as 3 coisas ao mesmo tempo!! Embora eu ache qualquer assunto acima bastante interessante e motivo de uma agradável troca de ideias não dá para os misturar. :wink:

EDIT: Data corrigida de 2009 para 2000
Editado pela última vez por VirtuaGod em 22/12/2013 16:20, num total de 2 vezes.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Dow Jones

por Elias » 22/12/2013 0:36

Thanks.

2,15% vezes 14 dá 30% - este valor deve ser somado aos 41% não é? ;)
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], hugob0ss, JUKIMSUNG, malakas, PAULOJOAO e 162 visitantes