Jerónimo Martins - Tópico Geral
Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral
Ómega Escreveu:Ómega Escreveu:Estive tentado em vender o BPI para entrar na JM, mas, depois, vi que isso ia contra uma das minhas regras... o de ter os 'ovos em vários cestos' e decidi não vender... mas acho que ainda me vou arrepender...![]()
Aqui fica a minha compra virtual: 13,16.
A compra virtual já estaria a dar os seus frutos, mas não podia quebrar uma das minhas regras... mas ao ver o panorama de hoje, já estou arrependido de não ter arriscado...![]()
Agora está numa zona de indefinição... vou esperar para ver se ultrapassa os 13,50 para avançar com um novo reforço. Tenho compras a 13,52 e a 13,41.
Hoje, de tarde, tive mais clientes e estive afastado dos mercados, Só agora, depois de fechar o escritório e chegar a casa é que pude consultar as cotações e já vi que chegou a ultrapassar os 13,50 e que fechou nos 13,445, Por acaso tinha esperança que tivesse fechado acima dos 13,50, mas, pelos vistos, o pessoal do curto prazo teve pressa em sair e impediu-a de fechar mais acima Foi pena... podia ter sido um dia bem mais rentável..

Ulisses Pereira Escreveu:ptbr13, o Warren Buffett faria as suas continhas e veria se a JM está barata ou cara, coisa que ainda não vi aqui ninguém fazer, apesar de estarem a analisar do ponto de vista da análise fundamental.
Um abraço,
Ulisses
Essa é uma grande verdade, mas também é verdade que a grande maioria dos pequenos investidores não tem os dados nem as competências técnicas para fazer essas contas, pelo que têm de fazer as suas análises com o que vão extraindo dali e d'acolá. Depois não entendo porque é assim tão relevante saber o real valor da ação nas discussões sobre a JM. Por acaso, alguém até hoje perguntou pelas contas ou teve interesse em saber o real valor da Teixeira Duarte, da Soares da Costa, do Banif, do BCP, do BES ou da Sonae Indústria? O facto de ignorarem esse valor impediu-os de investir nessas ações ou impediu-as de subir? E como já vimos pelas notas de research uns dão importância a determinados dados, outros dão a outros e é por isso que as contas que fazem podem dar resultados muito díspares...

Um abraço!
Editado pela última vez por Ómega em 16/1/2014 19:49, num total de 1 vez.
investpouco Escreveu:esta accao é muito chamativa devido aos resultados positivos, dividendos, investimentos, só que sempre que me coloco nela é levar um pontapé em cada resultado.....
Calma! É preciso cultivar o espirito de desportista de trading. !
E sobretudo não ter aversão a uma empresa. Até porque cada momento é uma oportunidade sem fim à vista. Mas da optica do investidor faz algum sentido ser ponderado porque basta um grande investidor resolver comprar hoje para impedir a empresa de cair, mas amanhã o circo continua de modo bear.
investpouco Escreveu:para o intraday foi uma optima oportunidade comprar no suporte, eu nao o fiz pq entrei aos 13,92 e saí aos 13,41 mas quando bateu os 13,10 quem entrou fez um bom daytrade..
Grande daytrade

O mínimo foi 13,15 e comprar a 13,10... Brutal!!
E vender a quanto

Sem espinhas!!
Como isto é fácil!!

Editado pela última vez por nook em 16/1/2014 17:23, num total de 1 vez.
"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore
esta accao é muito chamativa devido aos resultados positivos, dividendos, investimentos, só que sempre que me coloco nela é levar um pontapé em cada resultado.....
cumptos, Investpouco.
Eurouro Escreveu:Neste momento e em mais algum, cheira-me a oportunidade!![]()
Mas não basta saber que existe oportunidade, é preciso acima de tudo, saber lidar com ela e saber o que se está a fazer.
Duma prespectiva de AT o canguru tem razão que o dia de hoje é mera tentativa dos bulls, mas... por vezes os fundamentos em nada têm a ver com as movimentações diárias.
Já agora estou curioso em saber se existe neste momento algum grande profissional a entrar do lado longo? Aqui do Caldeirão?
para o intraday foi uma optima oportunidade comprar no suporte, eu nao o fiz pq entrei aos 13,92 e saí aos 13,41 mas quando bateu os 13,10 quem entrou fez um bom daytrade..
cumptos, Investpouco.
Neste momento e em mais algum, cheira-me a oportunidade!
Mas não basta saber que existe oportunidade, é preciso acima de tudo, saber lidar com ela e saber o que se está a fazer.
Duma prespectiva de AT o canguru tem razão que o dia de hoje é mera tentativa dos bulls, mas... por vezes os fundamentos em nada têm a ver com as movimentações diárias.
Já agora estou curioso em saber se existe neste momento algum grande profissional a entrar do lado longo? Aqui do Caldeirão?

Ulisses Pereira Escreveu:ptbr13, o Warren Buffett faria as suas continhas e veria se a JM está barata ou cara, coisa que ainda não vi aqui ninguém fazer, apesar de estarem a analisar do ponto de vista da análise fundamental.
Um abraço,
Ulisses
Não tenho competência técnica para saber o valor, mas o mercado diz que, no momento, vale cerca de 13,46€. De uma forma genérica, com aumentos constantes nas vendas e também nos lucros (também distribui dividendos), e com mercados com grande potencial como a Polónia e a Colômbia parece-me que há grande probabilidade de valer (ainda este ano) os tais 15€ (não estou a ser muito exigente), o objectivo que defini à partida. Aguardo que alguém com experiência avalie a JM.
Como consumidor, o Pingo Doce é de longe a melhor empresa de retalho e com os preços mais baixos do mercado, para mim é um indicador extra para concluir o acerto do investimento...pode ser uma avaliação algo excêntrica, mas nem só de AT e AF vive a bolsa.
- Registado: 22/12/2013 23:04
ptbr13, o Warren Buffett faria as suas continhas e veria se a JM está barata ou cara, coisa que ainda não vi aqui ninguém fazer, apesar de estarem a analisar do ponto de vista da análise fundamental.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
Se o Warren Buffett viesse investir na bolsa portuguesa, numa lógica de valor e mesmo contra a tendência, a JM seria uma das favoritas. É nessa estratégia que eu confio na JM...
cac-trader Escreveu:hoje a subir ninguem comenta?! o meu post de ontem está a ter a sua logica hoje! Vamos ver os proximos dias se volta ás quedas para ir aos 12.50
eu comento, accao em bear, o que poderá acontecer é ela vindo a descer casas unitarias,
a 6 meses o suporte era os 15??? e o tecto era os 16
antes de ontem o suporte era os 14 e o tecto ou como lhe queiram chamar era os 14,8
agora o suporte será os 13 e o tecto os 14?
ou seja, bear...mas pode inverter tal como qq outra acção
cumptos, Investpouco.
Ómega Escreveu:Obrigado, nook!![]()
Mesmo que ultrapasse os 13,40, só vou acreditar numa recuperação das recentes quedas depois de a ver acima dos 13,50. Até lá, tudo há a esperar...![]()
Vamos ver se ainda lá vai hoje...![]()
Para já esta a conseguir!
- Registado: 15/2/2012 12:50
nook Escreveu:Eurouro Escreveu:O que eu penso neste momento sobre a JM é que está a cotar ao valor justo
Porquê
O que importa não é o crescimento das vendas, mas sim o crescimento do capital próprio que é o que tem mais impacto na valorização e reconhecimento por parte do mercado. Pois o crescimento do CP engloba por um lado os lucros, mas por outro é o reconhecimento de que a divida não é excessiva.
O que importa aqui é que se pense da seguinte forma: a JM não é uma empresa estática. Se formos investir numa empresa estática tipo Cofina ou Galp ao preço justo, pode tornar-se frustrante o investimento, mesmo que o preço suba. Mas investir numa excelente empresa ao preço justo é muito melhor do que investir numa empresa mediana ao preço de desconto.
Claro que se o mercado a levar a descer mais, é óptimo da optica do investidor em valor.
Quanto mais desce mais se reforça.
Imagina tu que queres comprar um ferrari novo e vais a 3 stands, no primeiro pedem-te o valor justo + um prémio (o que torna o carro caro), no segundo pedem-te o preço normal, e no terceiro fazem-te um desconto de 5% e ainda te dão 5 anos de garantia, mas bem visto e como o vendedor simpatizou contigo faz-te um desconto de 40% porque reconhece que prefere vender na crise do que não vender nada. LOL
Então quando a esmola é grande o probre desconfia?
Agarras essa oportunidade com unhas e dentes e verás que terás o carro que sempre sonhaste.
Na JM passa-se o mesmo.
a JMT é das poucas acções da nossa praça com uma têndencia claramente negativa em vários prazos.
para quem está nela investido (seja por crença, fundamentais ou outro motivo qualquer) deve ter presente que está a ignorar todos os sinais que o mercado está a dar.
o eventual re-teste à fortíssima zona de resistência é um clássico dos livros.
para quem está nela investido (seja por crença, fundamentais ou outro motivo qualquer) deve ter presente que está a ignorar todos os sinais que o mercado está a dar.
o eventual re-teste à fortíssima zona de resistência é um clássico dos livros.
- Anexos
-
- J Martins(Daily)20140116125522.png (29.14 KiB) Visualizado 5974 vezes
Estamos numa de bitaites:
- Preço no mercado actual: 13,395€
- Preço/desejo: 20€ no min.(heeheehe)
- Preço/objectivo: 15€ (antes dos dividendos, até Maio)
- Preço no mercado actual: 13,395€
- Preço/desejo: 20€ no min.(heeheehe)
- Preço/objectivo: 15€ (antes dos dividendos, até Maio)
Eurouro Escreveu:O que eu penso neste momento sobre a JM é que está a cotar ao valor justo
Porquê

"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore
Obrigado, nook!
Mesmo que ultrapasse os 13,40, só vou acreditar numa recuperação das recentes quedas depois de a ver acima dos 13,50. Até lá, tudo há a esperar...
Vamos ver se ainda lá vai hoje...

Mesmo que ultrapasse os 13,40, só vou acreditar numa recuperação das recentes quedas depois de a ver acima dos 13,50. Até lá, tudo há a esperar...

Vamos ver se ainda lá vai hoje...

Para quem segue a Jeronimo Martins, não vale a pena andar a procurar por price targets lançados pelas casas de investimentos.
Porque acham vocês que eles sabem mais do que vocês próprios?
Para mim existe alguma desconfiança por parte do conjunto de investidores sobre o futuro da JM, mas há quem acredite que ela vale mais. Esqueçam isso, uns acham uma coisa outros acham outra.
O que eu penso neste momento sobre a JM é que está a cotar ao valor justo, e o mercado ao trazê-la para este preço só reconheceu que havia alguma euforia em contraciclo com o resto. Ainda para mais a Administração reforçou a 14,5 euros.
Eu já estou dentro a 13,4 para ver se há alguém a comprar por cima de mim a fim de me dar lucros fiaveis e não é tão depressa que as pretendo largar.
Bons negocios.
Porque acham vocês que eles sabem mais do que vocês próprios?
Para mim existe alguma desconfiança por parte do conjunto de investidores sobre o futuro da JM, mas há quem acredite que ela vale mais. Esqueçam isso, uns acham uma coisa outros acham outra.
O que eu penso neste momento sobre a JM é que está a cotar ao valor justo, e o mercado ao trazê-la para este preço só reconheceu que havia alguma euforia em contraciclo com o resto. Ainda para mais a Administração reforçou a 14,5 euros.
Eu já estou dentro a 13,4 para ver se há alguém a comprar por cima de mim a fim de me dar lucros fiaveis e não é tão depressa que as pretendo largar.
Bons negocios.
Caro ómega adiante...
Ontem o cenário estava de facto bem mais negro. Parece que a JMT gosta de andar sistematicamente em contraciclo.
Deixo-te mais um gráfico com a cotação em cima dos 13,40, que ontem foi um suporte no intraday durante quase toda a manhã.
Pode ser que quebre...

Ontem o cenário estava de facto bem mais negro. Parece que a JMT gosta de andar sistematicamente em contraciclo.
Deixo-te mais um gráfico com a cotação em cima dos 13,40, que ontem foi um suporte no intraday durante quase toda a manhã.
Pode ser que quebre...

- Anexos
-
- J Martins(15 Minutes)20140116054829.png (25.69 KiB) Visualizado 6123 vezes
nook Escreveu:Não... deves só dar importância a tudo o que seja positivo e viver iludido com os price targets acima dos 18 euros!!
Parece que não me compreendeste ou me expliquei mal. Eu só quis mostrar a contradição entre a sobrevalorização das informações negativas da nota de research e a desvalorização do preço-alvo da mesma nota. Para mim, tanto os aspetos negativos como o preço-alvo, valem o que valem... valem o valor que cada um lhes quer dar... e, neste aspeto, parece que não tenho sido compreendido... eu também não dou grande importância aos preços-alvo e também sei que há disparidade de valores para uma mesma ação... agora, não posso é ignorar a influência que por vezes têm no movimento de determinada ação. Foi o que sucedeu ontem na ação dos CTT... quem acompanhou o gráfico da sessão de ontem, pode verificar o arranque para cima dos 6, a partir do momento em que saíu um research a elevar a avaliação da empresa para os 7€. Ou seja, aconteceu aquilo que sempre defendi... não devemos ligar aos preços-alvo, mas também não os devemos ignorar.
Há pessoal que quando está dentro não consegue ser objectivo. E até fica melindrado com quem tem opinião contrária.![]()
![]()
Pelo contrário. Eu até agradeço as opiniões contrárias. Agora não podes querer é que eu deixe de defender a minha. Quanto à objetividade, esta, por vezes, também pode ser relativa... e muitas as vezes, principalmente a nível dos mercados, o que é objetivo num dia, é subjetivo no dia a seguir...

Vou atualizar a minha análise e vais ver como a probabilidade de estares certo não te é muito favorável... mas cada um sabe de si.
Obrigado pela análise e, realmente as perspetivas não eram muito favoráveis, mas, isso era ontem... hoje, parece-me que esse mesmo gráfico aponta para outras perspetivas... e, provavelmente, mais logo ou amanhã, apontará para outras...

Abraço e não leves as coisas tão a peito. Às vezes, no calor das discussões, interpretamos mal o sentido do que outros escrevem.
PedraPreta Escreveu:elreidom Escreveu:
Sugiro-te uma pesquisa pelos price-targets que se publicavam entre 2007 e 2008.
Não querendo tomar partido. Mas o price-target é dado para períodos inferiores a 1 ano. Não é correcto olhar para targets de 2007 e 2008 e comparar com os preços de hoje. A JMT não é a mesma empresa que era à 7 anos atrás.
Não estás a perceber. Eu sugiro que se pesquise os vários price-targets publicados nessa altura para várias empresas, comparando-os com a evolução das cotações nos meses seguintes.
- Registado: 2/9/2011 12:01
Ómega Escreveu:Estive tentado em vender o BPI para entrar na JM, mas, depois, vi que isso ia contra uma das minhas regras... o de ter os 'ovos em vários cestos' e decidi não vender... mas acho que ainda me vou arrepender...![]()
Aqui fica a minha compra virtual: 13,16.
A compra virtual já estaria a dar os seus frutos, mas não podia quebrar uma das minhas regras... mas ao ver o panorama de hoje, já estou arrependido de não ter arriscado...

Agora está numa zona de indefinição... vou esperar para ver se ultrapassa os 13,50 para avançar com um novo reforço. Tenho compras a 13,52 e a 13,41.
Se se aguentar faz um harami, o que pode dar o sinal do tal ressalto no curto prazo. Por via das dúvidas, aproveitei a visita aos €13,40 para "despejar" um lote. Estou bearish na JM.
Edit: com vários títulos bull, a perspetiva de recuperar o prejuízo assumido deixa-me descansado com a decisão tomada.
Edit: com vários títulos bull, a perspetiva de recuperar o prejuízo assumido deixa-me descansado com a decisão tomada.
- Registado: 6/10/2011 13:34
hoje a subir ninguem comenta?! o meu post de ontem está a ter a sua logica hoje! Vamos ver os proximos dias se volta ás quedas para ir aos 12.50 

- Registado: 1/8/2013 16:34
FilRib Escreveu:Este tópico começa a fazer lembrar o do BCP quando estava em descida vertiginosa. Impressionante a atracão pelo precipício de alguns investidores....
Talvez a melhor solução fosse ignorar esse comentário, mas é importante desmistificar frases feitas, ou seja, comparar o BCP (um banco que não faliu, porque o Estado interviu) com a JM, das melhores empresas de retalho na Europa (com aumento de vendas e de lucros ao longo dos últimos anos) é a mesma coisa que comparar a "Estrada da Beira, com a beira da estrada"...
Com uma rendibilidade acima da média, nomeadamente os meus investimentos fora de Portugal com 12% liquidos, é completamente absurdo dizer-se que há um gosto pelo abismo, tenho quase a certeza que a JM será um negócio interessante, mesmo que não seja é um investimento pequeno, logo ganharei pouco ou perderei pouco.
Boa sorte para os teus investimentos.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Ferreiratrade, fosgass2020, Google [Bot], Goya777, itisi1000, OCTAMA, Opcard33, paul_invest, Phil2014, Shimazaki_2, silva_39, tami, trilhos2006, TTM62 e 112 visitantes