Jerónimo Martins - Tópico Geral
Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral
Verdura, se reparar há 4 gaps. O 1º. foi efetivamente nessa altura em que 5% foram vendidos por um preço acordado que foi bem abaixo do preço de mercado. Mas pela quantidade que era julgo que é normal nesses casos. Os outros 3 gaps, foram exatamente no dia a seguir às apresentações de resultados, que ficaram aquém das expetativas. Pelo que entendo, o mercado trabalha mais com expetativas, e quando saem os resultados a maior parte das vezes já estão embutidos nas cotações. Não é invulgar saírem resultados bons e a ação baixar logo no dia seguinte. Conta mais o que vem á frente do que o que foi. Não há ação nenhuma que consiga manter um ritmo de crescimento sempre. Haverá um dia em que mesmo sendo bons os resultados ficam aquém do que se espera e acho que foi isso que aconteceu com a JM. Está a haver uma valente correção das subidas que vinham desde 2009, e olhe que ainda não corrigiu sequer 38,2% que se situa em cerca de 12,62, sendo os 50% em 10,77. Ora pode vir a esses valores e nem por isso põe em causa o movimento ascendente de muito longo prazo. Agora, no curto prazo, o movimento é descendente e há que esperar que reverta. São movimentos normais, quando mais gente vende do que compra. Acho eu.
O segredo do sucesso é fazer do seu dever o seu lazer - "Mark Twain"
Eu sinceramente, acho que depois do video do Ulisses a malta que ainda estava dentro saltou toda fora hoje!!! 

- Registado: 3/12/2007 14:30
tncm Escreveu:Pessoal que está dentro na JM... quando o PSI corrigir a JM vai subir... é assim esta menina...
Penso que sim.
Funciona como o "ouro" no nosso PSI.
é o activo de refugiu...
mas mesmo assim acho arriscado assumir posições longas actualmente...
Queixa na CMVM
É uma verdade o CEO tem de mostrar o que vale, mas tudo começou aqui:
http://www.passeiaki.com/noticias/astec ... lacionadas
A partir de 13 de MAIO tudo mudou , a JM passou de bestial a besta.Isso não existe, nenhuma empresa no mundo cai, só por cair.Deixa de ser boa só por ser.
AQUI HÁ GATO, eu próprio irei pedir uma investigação, pois estamos a falar de um EVENTO bem delimitado no tempo.A partir daquela noticia, as quedas são diárias.
Não são expectativas, nem resultados.Algo está muito mal, algo não bate certo.
Tem de apurar-se se existe alguma coisa mal.
A Asteck ainda ficou com uma posição de 5%, mas com o lucro que fez, mesmo se perder os restantes 5%, não é critico.
Ou então, pelo contrário, está a existir manipulação, de modo a atirar mais para baixo a cotação, e depois alguem comprar.
Portanto, se estivermos a falar de fraudes, o caso é grave, se estivermos a falar de manipulações, o que vaiacontecer, é de um momento para o outro vai entrar mais um fundo no titulo, e aquilo vai subir como.
Para já, é importante saber se por exemplo os funções nacionais, tem-se estado a desfazer de posições da JM.
Alguem tem estes dados ?
É uma verdade o CEO tem de mostrar o que vale, mas tudo começou aqui:
http://www.passeiaki.com/noticias/astec ... lacionadas
A partir de 13 de MAIO tudo mudou , a JM passou de bestial a besta.Isso não existe, nenhuma empresa no mundo cai, só por cair.Deixa de ser boa só por ser.
AQUI HÁ GATO, eu próprio irei pedir uma investigação, pois estamos a falar de um EVENTO bem delimitado no tempo.A partir daquela noticia, as quedas são diárias.
Não são expectativas, nem resultados.Algo está muito mal, algo não bate certo.
Tem de apurar-se se existe alguma coisa mal.
A Asteck ainda ficou com uma posição de 5%, mas com o lucro que fez, mesmo se perder os restantes 5%, não é critico.
Ou então, pelo contrário, está a existir manipulação, de modo a atirar mais para baixo a cotação, e depois alguem comprar.
Portanto, se estivermos a falar de fraudes, o caso é grave, se estivermos a falar de manipulações, o que vaiacontecer, é de um momento para o outro vai entrar mais um fundo no titulo, e aquilo vai subir como.
Para já, é importante saber se por exemplo os funções nacionais, tem-se estado a desfazer de posições da JM.
Alguem tem estes dados ?
- Registado: 19/8/2013 11:40
Na minha humilde opinião esta é a 3ª. vez que a JM desilude na apresentação de resultados. Sem querer dizer que a JM não é uma boa empresa, julgo que o facto de troca de CEO, (Tem que mostrar o que vale), a experiência da Colombia (que aínda não deu frutos) e a concorrência na Polónia (foi referido que as vendas aumentaram, mas sustentadas por descontos, o que esmaga as margens de lucro), julgo que a ação terá um reajuste e irá buscar novos patamares. Até que venham resultados que surpreendam pela positiva, julgo que feito esse reajuste haverá apenas alguns ressaltos, sem quebrar LT. Por enquanto estou fora a aguardar.
O segredo do sucesso é fazer do seu dever o seu lazer - "Mark Twain"
nook Escreveu:nook Escreveu:Momenta Escreveu:
Concordo. Na minha opinião, fechos consistentes abaixo de €13,38 são uma passadeira vermelha para os ursos.
Está em cima do famigerado suporte da zona dos 13,5![]()
Se quebra o próximo está 1 euro abaixo... todo o cuidado é pouco num papel que está a fazer lower highs desde Abril do ano passado e claramente numa
tendência descendente no médio prazo...![]()
Fecho em cima do suporte![]()
![]()
Amanhã dia D para a JMT ...![]()
![]()
Gráficos:
O dia D deu quebra de suporte e com forte volume

Mais um Lower Low para a ação que confirma a tendência claramente descendente da JMT.
Próximo suporte está na zona dos 12,6-12,3.
Vamos lá ver o que nos espera amanhã...
Gráficos:
- Anexos
-
- JMT cp.png (63.46 KiB) Visualizado 5853 vezes
-
- JMT.png (69.06 KiB) Visualizado 5853 vezes
"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore
Ómega Escreveu:nook Escreveu:Por outro lado, “no que diz respeito à Colômbia, ainda levará alguns trimestres até que haja alguma visibilidade sobre as vendas e as perdas deverão avolumar-se em 2014 e em 2015”.
http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... onimo.html
Nook.
Ahhh... pois... na nota de research da JPMorgan... a mesma em que indica um preço-alvo de 15€ para a JM. Deixa ver se percebi... devo dar importância a tudo o que demonstre fraqueza da empresa na nota da research e não ligar ao preço-target de 15€. É isso?![]()
Abraço!
Não... deves só dar importância a tudo o que seja positivo e viver iludido com os price targets acima dos 18 euros!!
Há pessoal que quando está dentro não consegue ser objectivo. E até fica melindrado com quem tem opinião contrária.

Vou atualizar a minha análise e vais ver como a probabilidade de estares certo não te é muito favorável... mas cada um sabe de si.
Editado pela última vez por nook em 15/1/2014 20:58, num total de 1 vez.
"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore
Penso que a esta hora todos dão razão ao verdura.
Pois, este é o meu maior medo.
Em 2008, no caso do BCP, eu dizzia noutro forum que o mesmo ainda estaria a 0,5 e seria um bom negocio.
Eu esperei, e comprei montes delas a 0,07 e 0,1
Tenho medo que a JM seja a proxima a cair em desgraça, e se concretize o que penso como o price target do verdura 2€
Pois, este é o meu maior medo.
Em 2008, no caso do BCP, eu dizzia noutro forum que o mesmo ainda estaria a 0,5 e seria um bom negocio.
Eu esperei, e comprei montes delas a 0,07 e 0,1
Tenho medo que a JM seja a proxima a cair em desgraça, e se concretize o que penso como o price target do verdura 2€
- Registado: 19/8/2013 11:40
Serra Lapa Escreveu:all_in
Podes facultar o site onde estão esses preços-alvo?
Obrigado desde já.
Claro que sim.
Está no proprio site da Jeronimo Martins.....
http://www.jeronimomartins.pt/investido ... istas.aspx
- Registado: 15/1/2014 16:11
all_in
Obrigado desde já.
Obrigado desde já.
Ómega Escreveu:FilRib Escreveu:Ómega, esquece os price-targets. O próprio Ulisses já ontem disse mais ou menos isso!
Se os valores que essas instituições atribuem tivessem algum valor como poderiam ser tão discrepantes?!
Mas pronto, tu vais perceber isso com o tempo... Abraço!
Esquecer os price-targets? Ora essa... não reparaste no CTT? Andava com dificuldade de ultrapassar os 6 e logo de manhã apareceu um price-target 'à maneira' que a fez subir mais de 5%. Pena tenho eu de não lhe ter ligado mal o li... estaria com uma valorização melhor na minha carteira...![]()
Com o tempo talvez percebas que os price-targets às vezes são importantes para ajudar a ultrapassar resistências...![]()
Abraço!
Porque é que achas que foi o price target à maneira dos CTT que fez subir?
E a subida de hoje da sonae e sonae industria (p.e.) e todas as acções que subiram hoje em todo o mundo, foi algum price target que me escapou?
Eu já percebi, e por isso não me entrar em acções perdedoras... como esta.
- Registado: 4/8/2010 10:09
elreidom Escreveu:Ómega Escreveu:FilRib Escreveu:Ómega, esquece os price-targets. O próprio Ulisses já ontem disse mais ou menos isso!
Se os valores que essas instituições atribuem tivessem algum valor como poderiam ser tão discrepantes?!
Esquecer os price-targets? Ora essa... não reparaste no CTT? Andava com dificuldade de ultrapassar os 6 e logo de manhã apareceu um price-target 'à maneira' que a fez subir mais de 5%. Pena tenho eu de não lhe ter ligado mal o li... estaria com uma valorização melhor na minha carteira...![]()
Com o tempo talvez percebas que os price-targets às vezes são importantes para ajudar a ultrapassar resistências...![]()
Abraço!
Sugiro-te uma pesquisa pelos price-targets que se publicavam entre 2007 e 2008.
Não querendo tomar partido. Mas o price-target é dado para períodos inferiores a 1 ano. Não é correcto olhar para targets de 2007 e 2008 e comparar com os preços de hoje. A JMT não é a mesma empresa que era à 7 anos atrás.
- Registado: 15/1/2014 16:45
Ómega Escreveu:FilRib Escreveu:Ómega, esquece os price-targets. O próprio Ulisses já ontem disse mais ou menos isso!
Abraço!
Sugiro-te uma pesquisa pelos price-targets que se publicavam entre 2007 e 2008.
- Registado: 2/9/2011 12:01
FilRib Escreveu:Ómega, esquece os price-targets. O próprio Ulisses já ontem disse mais ou menos isso!
Esquecer os price-targets? Ora essa... não reparaste no CTT? Andava com dificuldade de ultrapassar os 6 e logo de manhã apareceu um price-target 'à maneira' que a fez subir mais de 5%. Pena tenho eu de não lhe ter ligado mal o li... estaria com uma valorização melhor na minha carteira...

Com o tempo talvez percebas que os price-targets às vezes são importantes para ajudar a ultrapassar resistências...

Abraço!

Pessoal que está dentro na JM... quando o PSI corrigir a JM vai subir... é assim esta menina...
"There are two times in a man's life when he should not speculate: when he can't afford it and when he can."
Pudd'nhead Wilson's New Calendar
Pudd'nhead Wilson's New Calendar
Ómega, esquece os price-targets. O próprio Ulisses já ontem disse mais ou menos isso!
nook Escreveu:Por outro lado, “no que diz respeito à Colômbia, ainda levará alguns trimestres até que haja alguma visibilidade sobre as vendas e as perdas deverão avolumar-se em 2014 e em 2015”.
http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... onimo.html
Nook.
Ahhh... pois... na nota de research da JPMorgan... a mesma em que indica um preço-alvo de 15€ para a JM. Deixa ver se percebi... devo dar importância a tudo o que demonstre fraqueza da empresa na nota da research e não ligar ao preço-target de 15€. É isso?

Abraço!
Este tópico começa a fazer lembrar o do BCP quando estava em descida vertiginosa. Impressionante a atracão pelo precipício de alguns investidores....
Não é teimosia, é mudança de estratégia, esse stop mental era uma possibilidade que não foi usada. Continuo a pensar que vou ganhar a médio prazo, caso contrário, podes relembrar-me e naturalmente assumirei com naturalidade.
Em Bull é fácil ganhar na bolsa, quando digo mediano é porque já faço investimentos desde 2001, na bolsa é residual, mas faço em obrigações, imobiliário, etc. Com uma rendibilidade média bem acima dos depósitos a prazo, no mínimo de 6%.
Relembrar que há várias estratégias vencedoras (o Sniper é nas obrigações por ex.), a minha é pela diversificação, inclusivé imóveis fora de Portugal, como tenho a noção que não tenho capacidade de ganhar 20%/30% na bolsa, é um acto de inteligência elementar usar os meus trunfos pessoais.
Em Bull é fácil ganhar na bolsa, quando digo mediano é porque já faço investimentos desde 2001, na bolsa é residual, mas faço em obrigações, imobiliário, etc. Com uma rendibilidade média bem acima dos depósitos a prazo, no mínimo de 6%.
Relembrar que há várias estratégias vencedoras (o Sniper é nas obrigações por ex.), a minha é pela diversificação, inclusivé imóveis fora de Portugal, como tenho a noção que não tenho capacidade de ganhar 20%/30% na bolsa, é um acto de inteligência elementar usar os meus trunfos pessoais.
- Registado: 22/12/2013 23:04
ptbr13 Escreveu: mudei não porque tenha falhado (não errei em nenhum trade)
Apesar de não estar a gostar do evolução da JM, continuo a achar que até ao final do ano irei conseguir o objectivo, no meu entender, quem não tem muito tempo e investe no longo prazo, não pode ficar alarmado e fazer stop´s, obviamente, que se a lógica for no curto prazo é um erro primário não fazê-lo. Estou convencido que até Maio (altura dos dividendos) poderá fazer uma recuperação parcial desta queda forte.
Se errar será a 1ª vez desde finais de 2012, é uma forma para confirmar que sou apenas mediano neste mundo da bolsa...
Durante mais de um ano não erraste nenhum trade

Deixa-me te dizer que eventualmente foi por estarmos em bull market e as ações tem subido ...
No entanto cuidado que a JMT está em Bear Market e estás a ser teimoso e a lutar contra a tendência!
Pois acho que tinhas um stop mental a 13,8 que não foi ativado.
Parece-me que só não foi ativado por essa tua preocupação de nunca vender a perder:
ptbr13 Escreveu:
É nisso que acredito e ainda bem que não fiz o stop a 13,80€. A boa (ou má) decisão só será avaliada no final da sessão e amanhã...
Por fim dizer-te que um trader "mediano" é alguém que consegue uma valorização consistente durante vários anos e não alguém que nunca erra!
ab,
nook.
Depois da saída em algumas cotadas que já estão demasiado esticadas (SONAECAP, SAG e GLINTT) acabei de entrar a 13.175. Argumento: apesar da TD acredito num ressalto. Se quebrar os 13 saio.
BN
BN
- Registado: 27/12/2011 20:40
mas achas que a jefferies fez um mau target??? eu acho exactamente o contrario.... Teve razao antecipadamente e principalmente porque foram contra a corrente.... numa altura em que a maioria tinha target a 18 e 19
A tabela nao é minha...se estava lá eu nao ia retirar só para ficar mais bonito. mas nao ligues a essa... ve as mais recentes. onde eu queria chegar é que não é apenas o Barclays como referias
e nao sublinhei os:
Natixis -Antoine Parison € 14,50 Neutral 1 Nov 2013
Morgan Stanley -Edouard Aubin € 14,50 Overweight 1 Nov 2013
ainda mais vermelha ficava a tabela
A tabela nao é minha...se estava lá eu nao ia retirar só para ficar mais bonito. mas nao ligues a essa... ve as mais recentes. onde eu queria chegar é que não é apenas o Barclays como referias
e nao sublinhei os:
Natixis -Antoine Parison € 14,50 Neutral 1 Nov 2013
Morgan Stanley -Edouard Aubin € 14,50 Overweight 1 Nov 2013
ainda mais vermelha ficava a tabela
Editado pela última vez por all_in em 15/1/2014 17:29, num total de 4 vezes.
hoje por acaso entalei-me.
já assumi as perdas.
sai fora.
abraços
já assumi as perdas.
sai fora.
abraços
Rasteiro
- Registado: 29/11/2007 12:24
BLG Escreveu:Ómega Escreveu:Impressionante! Num dia de tudo à Sporting, a JM teima em ser do Benfica...![]()
Que mais se pode dizer sobre este comportamento? Sabemos que a JM não está falida; sabemos que, segundo o que está escrito nos resultados preliminares, todos os objetivos programados para 2013, foram atingidos; sabemos que a empresa continua a ter resultados positivos; sabemos que foram abertas dezenas de novas lojas em Portugal, na Polónia e na Colômbia, o que quer dizer que a empresa está a crescer em número de ativos; sabemos que a grande maioria das casas de investimento lhe atribui um preço-alvo muito superior ao da atual cotação e, no entanto, a cotação teima em descer para patamares não muito credíveis há um mês atrás... e, quando o mercado não quer, não há nada a fazer... é tentar aguentar ou partir para outra...![]()
Eu, como sou teimoso, reforcei a 13,41...![]()
Ainda por mais quando o preço alvo médio dado pelos analistas é 16.52, com apenas o Barclays a cotar a JM em 13.20...
nao sao muitas... mas tambem nao é Apenas o Barclays

Em 2014, decidi mudar de estratégia, depois de 2012 e 2013 a minha aposta ter sido no curto prazo, mudei não porque tenha falhado (não errei em nenhum trade), mas, essencialmente, por uma questão de ter menos tempo para a bolsa.
A minha aposta principal para este ano foi a PT devido à fusão(70%) e a 2ª a JM devido aos fundamentais (30%), para um horizonte temporal de meses, mas quando a PT sobe daquela maneira e depois de não ter gostado do comportamento na sexta e segunda, decidi vender com um ganho que achava não ser possível de cerca de 10% em 10 dias (até parecia a banca).
Apesar de não estar a gostar do evolução da JM, continuo a achar que até ao final do ano irei conseguir o objectivo, no meu entender, quem não tem muito tempo e investe no longo prazo, não pode ficar alarmado e fazer stop´s, obviamente, que se a lógica for no curto prazo é um erro primário não fazê-lo. Estou convencido que até Maio (altura dos dividendos) poderá fazer uma recuperação parcial desta queda forte.
Se errar será a 1ª vez desde finais de 2012, é uma forma para confirmar que sou apenas mediano neste mundo da bolsa...
A minha aposta principal para este ano foi a PT devido à fusão(70%) e a 2ª a JM devido aos fundamentais (30%), para um horizonte temporal de meses, mas quando a PT sobe daquela maneira e depois de não ter gostado do comportamento na sexta e segunda, decidi vender com um ganho que achava não ser possível de cerca de 10% em 10 dias (até parecia a banca).
- Registado: 22/12/2013 23:04
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: cali010201, iniciado1, Masterchief, OCTAMA, Shimazaki_2, trilhos2006 e 82 visitantes