Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por yaya » 14/1/2014 18:14

A propósito dos últimos comentários tenho apontado afirmações que vão aparecendo nos media:

• JPMorgan acredita que Portugal não vai necessitar de 2º resgate
• Governo e PR (Cavaco) acreditam que Portugal não vai necessitar de 2º resgate, antes um programa cautelar
• Goldman Sachs acredita em saída limpa
• Analistas já acreditam em saída limpa

Já são muitos a pensar da mesma maneira e isto deve-se à baixa das taxas de juro das yelds dos periféricos devido ao contágio positivo da Irlanda. Alguns países até têm vendido dívida a taxa de juro em mínimos históricos desde a criação do Euro. Um aspecto bastante importante (na minha óptica) é que no último leilão de dívida nacional apareceram mais investidores longos do que especuladores o que significa que vai haver pouca troca especulativa e o valor do juro ficará mais estabilizado e menos volátil. Começa a haver mais procura por dívida nacional por antigos e novos investidores e quando assim é os juros baixam (é o inverso da bolsa). Estas descidas fazem pensar que um cautelar até poderá não ser necessário, mas será sempre como um seguro no caso de as coisas seguirem outro rumo.

Há que seguir as notícias e os indicadores económicos que vão aparecendo de forma cada vez mais consistente. São estes que fazem os investidores estrangeiros regressarem à bolsa portuguesa. Os últimos dados da bolsa do ano 2013:
• Saldo entre saídas e entradas internacionais: positivo
• Posições detidas por internacionais: 30 mil milhões
• Investimento internacional: 2,7 mil milhões, +45% que 2012, +172% que 2011
• Peso de ordens de compra internacionais: 38% do total de volume

Não esquecer que o PIB na Z.E. (e em Portugal) está a ser revisto em alta pelo FMI, BCE, BdP. Regra geral quando PIB sobe as bolsas acompanham o ritmo e alguns experts até referem que a bolsa costuma antecipar a retoma económica. Portanto quando a retoma começar a ser sentida no dia-a-dia das pessoas já as cotadas se anteciparam e apresentarão um valor actualizado.

Cumps

Registado: 28/8/2013 22:19

por Joca601 » 14/1/2014 17:32

investpouco Escreveu:sou novo no bull, portanto para mim é tudo novidade, eu nunca entrei no bcp no bear, ´so entrei desde os 0,099 do ano passado por volta de fevereiro

não é fácil, para quem é novo nestas andanças aguentar as acções em carteira depois de grandes valorizações. se estás a conseguir, os meus parabéns já levas quase 100% de valorização.

Registado: 7/1/2012 13:03

por investpouco » 14/1/2014 17:12

doke Escreveu:
investpouco Escreveu:
doke Escreveu:Stop ativado de 50% da posição ( disparo a 0,1898) ou seja, logo que rompeu em baixa os 19.

Reposição dos mesmos 50% e entre os 0,1860/5 onde costuma ir (nos últimos dias) quando rompe em baixa os 0,19.

Agora vamos seguindo . Poderei reforçar , se voltar acima do 19. Stop limit nos 0,1905.

boa estrategia para um daytrader...

Stop limit ativado. Mas foi apena um pequeno reforço (20.000 unidades) .

Todavia o que mais importa é que neste momento o Stress da manhã, foi acalmado (neste momento).

Vamos esperar pelo fecho, embora pense que o pior já passou.

Agora, terá sido esta a correção que todos ,temos vindo a falar ?

Hum ...sobre isso já não digo nada.

sou novo no bull, portanto para mim é tudo novidade, eu nunca entrei no bcp no bear, ´so entrei desde os 0,099 do ano passado por volta de fevereiro
cumptos, Investpouco.

Registado: 20/11/2013 18:19

por mpfreitas » 14/1/2014 17:07

investpouco Escreveu:
doke Escreveu:Stop ativado de 50% da posição ( disparo a 0,1898) ou seja, logo que rompeu em baixa os 19.

Reposição dos mesmos 50% e entre os 0,1860/5 onde costuma ir (nos últimos dias) quando rompe em baixa os 0,19.

Agora vamos seguindo . Poderei reforçar , se voltar acima do 19. Stop limit nos 0,1905.

Stop limit ativado. Mas foi apena um pequeno reforço (20.000 unidades) .

Todavia o que mais importa é que neste momento o Stress da manhã, foi acalmado (neste momento).

Vamos esperar pelo fecho, embora pense que o pior já passou.

Agora, terá sido esta a correção que todos ,temos vindo a falar ?

Hum ...sobre isso já não digo nada.

Registado: 18/5/2007 22:03

por Joca601 » 14/1/2014 16:51

Bakano Escreveu:Apesar do que o Ulisses disse, já se percebeu que existe aqui uma certeza absoluta de que o mercado já não volta para trás.
Eu anseio por isso, mas a certeza de alguns que por aqui andam é impressionante.
E se esta subida for apenas um ressalto? E se precisarmos de um 2º resgate?
Só o tempo o dirá, mas o futuro pode não ser assim tão risonho.
A questão é, e se a bolsa voltar a afundar e daqui a 2, 3 anos estivermos numa crise maior?
Acho que é importante considerar essa possibilidade, já que não deixa de ser uma possibilidade.
Nesse caso a a que valores sair. Isso é que é importante refletir...
Plano de saida para o caso de a ação cair.
Mas para quem pensa a longo prazo, vender a 0,1905...
Bom, para quem está a longo prazo não compreendo......
Mas enfim, boa sorte para todos...

há aqui um equívoco, o mercado ainda mão começou andar para a frente... os investidores ainda andam demasiados desconfiados, o mercado ainda vai ter de dar provas para convencer. como referiste e bem, a hipotese de 2º resgate é motivo mais do que suficiente para a desconfiança geral dos investidores. E se há um 2º resgate??? o bull termina quando deixar da haver desconfiança e isso ainda está longe de acontecer.

por ahugo » 14/1/2014 16:49

rciii Escreveu:Viva,

Não participo muito no forum, mas sou um assiduo leitor. Parabéns pelo forum. Vou aprendendo umas coisas.
Por isso aqui escrevo e lanço uma pergunta.
Estou curioso com isto:

Ofertas quantidade compra
1 71,456 0.1892
1 100 0.1891
3 33,812 0.1890
1 100 0.1889
1 100 0.1888

Já há bastante tempo vou vendo isto. Alguem sabe explicar estes lotes de 100 acções que vão aparecendo? Deve haver uma explicação...
Bons negocios!!

No meu tempo... :lol:

em 2009 a esses lotes de 100 acções chamavam "rolhas" :D para não haver muita diferença de preços e não cair de forma rápida.
...agora não sei como chamam

Registado: 11/3/2008 23:01

por rciii » 14/1/2014 16:33

Viva,

Não participo muito no forum, mas sou um assiduo leitor. Parabéns pelo forum. Vou aprendendo umas coisas.
Por isso aqui escrevo e lanço uma pergunta.
Estou curioso com isto:

Ofertas quantidade compra
1 71,456 0.1892
1 100 0.1891
3 33,812 0.1890
1 100 0.1889
1 100 0.1888

Já há bastante tempo vou vendo isto. Alguem sabe explicar estes lotes de 100 acções que vão aparecendo? Deve haver uma explicação...
Bons negocios!!

Registado: 29/11/2007 12:26

por informador » 14/1/2014 16:31

investpouco Escreveu:
Joca601 Escreveu:o fecho de ontem do bcp não augurava nada de bom para hoje. de qualquer forma a queda de hoje parece-me absolutamente normal. depois das subidas continuas das ultimas semanas, o normal era a realização de mais valias, assim sucedeu ou sucede.

plano de fuga ou não? o plano de fuga só faz sentido para quem negoceia no dia a dia, ou seja daytrade, quem como eu está no longo prazo, nem mossa faz. não me interessa andar a entrar e a sair de um titulo, não faz parte do meu plano. quando sentir que é para vender, vendo, e volto 2 ou 3 anos depois. por enquanto não vejo razão nenhuma para vender.

exactamento como eu penso, se tiver q as ter 2 anos, tenho, veremos como corre este bull

Por acaso até conheço muito people que pensou assim em 2008, quem é que nessa altura se atrevia a dizer qu o BCP ia chegar aos 0,07?

Registado: 23/7/2013 12:01

por Joca601 » 14/1/2014 16:13

Ulisses Pereira Escreveu:Joca, sabes qual é o problema na tua análise? É que estás a dar tudo como um dado adquirido...

Eu também estou optimista no BCP como sabes. Mas a minha análise pode falhar, o mercado mudar e temos que estar preparados para isso.

Qualquer investidor deve saber dizer o que o fará mudar de opinião sobre um título. Quando alguém não me sabe responder a isso, temos um problema.

Um abraço,
Ulisses

forte suspeita de inversão de ciclo económico seria uma forte razão para mudar de opinião sobre um título, incluindo mercado em geral.

Um abraço

por Bakano » 14/1/2014 16:09

Apesar do que o Ulisses disse, já se percebeu que existe aqui uma certeza absoluta de que o mercado já não volta para trás.
Eu anseio por isso, mas a certeza de alguns que por aqui andam é impressionante.
E se esta subida for apenas um ressalto? E se precisarmos de um 2º resgate?
Só o tempo o dirá, mas o futuro pode não ser assim tão risonho.
A questão é, e se a bolsa voltar a afundar e daqui a 2, 3 anos estivermos numa crise maior?
Acho que é importante considerar essa possibilidade, já que não deixa de ser uma possibilidade.
Nesse caso a a que valores sair. Isso é que é importante refletir...
Plano de saida para o caso de a ação cair.
Mas para quem pensa a longo prazo, vender a 0,1905...
Bom, para quem está a longo prazo não compreendo......
Mas enfim, boa sorte para todos...

Registado: 29/11/2007 2:11

por Ulisses Pereira » 14/1/2014 16:04

Joca, sabes qual é o problema na tua análise? É que estás a dar tudo como um dado adquirido...

Eu também estou optimista no BCP como sabes. Mas a minha análise pode falhar, o mercado mudar e temos que estar preparados para isso.

Qualquer investidor deve saber dizer o que o fará mudar de opinião sobre um título. Quando alguém não me sabe responder a isso, temos um problema.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por investpouco » 14/1/2014 16:02

T.C Escreveu:
Joca601 Escreveu:plano de fuga ou não? o plano de fuga só faz sentido para quem negoceia no dia a dia, ou seja daytrade, quem como eu está no longo prazo, nem mossa faz. não me interessa andar a entrar e a sair de um titulo, não faz parte do meu plano. quando sentir que é para vender, vendo, e volto 2 ou 3 anos depois. por enquanto não vejo razão nenhuma para vender.

Joca imagina que desce todos os dias 2%, continua sem fazer mossa? Compreendo o que dizes, até porque já fiz exactamente esse tipo de trade, o problema foi que começou a correr mal e ao fim de 1 ano e de estar a perder x% da carteira ja pensava que era "tarde para vender".

Sim concordo que o dia de hoje nem as mãos mais fracas fez tremer, vamos ver como o resto da semana!

e se nao desce? entras mais acima da tua venda? temos de estudar a empresa que detem a accao e o que vejo é um futuro risonho, a ver vamos o que se passará...
cumptos, Investpouco.

por Joca601 » 14/1/2014 16:00

T.C Escreveu:
Joca601 Escreveu:plano de fuga ou não? o plano de fuga só faz sentido para quem negoceia no dia a dia, ou seja daytrade, quem como eu está no longo prazo, nem mossa faz. não me interessa andar a entrar e a sair de um titulo, não faz parte do meu plano. quando sentir que é para vender, vendo, e volto 2 ou 3 anos depois. por enquanto não vejo razão nenhuma para vender.

Joca imagina que desce todos os dias 2%, continua sem fazer mossa? Compreendo o que dizes, até porque já fiz exactamente esse tipo de trade, o problema foi que começou a correr mal e ao fim de 1 ano e de estar a perder x% da carteira ja pensava que era "tarde para vender".

Sim concordo que o dia de hoje nem as mãos mais fracas fez tremer, vamos ver como o resto da semana!

tudo bem, 2% todos os dias já quer dizer alguma coisa, no entanto é fundamental entender em que fase estamos do ciclo económico. não esquecer que o bcp teve um violento bear market. o titulo ainda não começou a respirar e já o querem abafar!!

tenham calma e paciência, o bcp fará o seu percurso normal de recuperação assim como todos os outros títulos castigados no ultimo bear market.

por investpouco » 14/1/2014 15:59

cumptos, Investpouco.

por investpouco » 14/1/2014 15:57

Joca601 Escreveu:o fecho de ontem do bcp não augurava nada de bom para hoje. de qualquer forma a queda de hoje parece-me absolutamente normal. depois das subidas continuas das ultimas semanas, o normal era a realização de mais valias, assim sucedeu ou sucede.

plano de fuga ou não? o plano de fuga só faz sentido para quem negoceia no dia a dia, ou seja daytrade, quem como eu está no longo prazo, nem mossa faz. não me interessa andar a entrar e a sair de um titulo, não faz parte do meu plano. quando sentir que é para vender, vendo, e volto 2 ou 3 anos depois. por enquanto não vejo razão nenhuma para vender.

exactamento como eu penso, se tiver q as ter 2 anos, tenho, veremos como corre este bull
cumptos, Investpouco.

por investpouco » 14/1/2014 15:53

HOPE Escreveu:O BCP parece-me que já desceu hoje o que tinha a descer. Aliás, já está é em franca recuperação. Com o Bull, com a contínua descida dos juros a 10 anos, com o target de 0,24€ dado pelo BPI, não me admirava que até fechasse positivo. Aproveitei esta queda de hoje para reforçar (nos 0,1878€). Acredito...estou dentro.

muito bem hope, até eu estou um pouco arrependido de nao ter aproveitado os 0,1840 que bateu hoje, e vi-os mas pensei q corrigisse mais um pouco, porque o meu investimento é a medio/longo prazo, daí ter que aproveitar as oportunidades mais "fundas", mas será que nao foi esta uma delas? a ver vamos.
cumptos, Investpouco.

por Joca601 » 14/1/2014 15:39

Ulisses Pereira Escreveu:joca, mas eu não falava de vender por causa de quedas durante alguns dias. O que eu queria saber é: O que te faria vender a acção? Qual o cenário?

Um abraço,
Ulisses

neste momento com as infromações que tenho e com o plano traçado não vejo nenhuma razão para vender.

em relação ao cenário para vender, na minha opinião ainda estamos longe desse cenário que daria origem a vender a minha posição, ainda tenho 2 a 3 anos pela frente, ou seja, quando se deixar de falar em definitivo da crise.

por mpfreitas » 14/1/2014 15:31

Stop ativado de 50% da posição ( disparo a 0,1898) ou seja, logo que rompeu em baixa os 19.

Registado: 18/5/2007 22:03

por informador » 14/1/2014 15:22

Registado: 23/7/2013 12:01

por Ulisses Pereira » 14/1/2014 15:08

joca, mas eu não falava de vender por causa de quedas durante alguns dias. O que eu queria saber é: O que te faria vender a acção? Qual o cenário?

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por HOPE » 14/1/2014 14:55

engsam Escreveu:
HOPE Escreveu:
engsam Escreveu:Vamos ver como abrem os Estados Unidos... Pode nao passar de uma simples correção eu acredito nisso por isso reforcei a posição

Para já os futuros dos States estão todos positivos. Se bem que às vezes não entendo pq tem que haver correlação positiva direta. Se as coisas (economia, finanças) piorarem por lá...pq não haver fuga de capitais para a Europa e até beneficiarmos com isso e haver uma correlação sim, inversamente proporcional?

Podemos pensar, mas esse beneficio pode ser reduzido talvez....
O que mais me agrada e que temos baixos volumes na queda da acção

Sim, já não há o desespero de vender à mínima perturbação de outros tempos (bem recentes). As pessoas/investidores acreditam mais no cenário macroeconómico em geral e no título em particular. A vida não está fácil para os shorts! :)

Registado: 29/11/2007 3:50

por Joca601 » 14/1/2014 14:42

o fecho de ontem do bcp não augurava nada de bom para hoje. de qualquer forma a queda de hoje parece-me absolutamente normal. depois das subidas continuas das ultimas semanas, o normal era a realização de mais valias, assim sucedeu ou sucede.

por engsam » 14/1/2014 14:39

HOPE Escreveu:
engsam Escreveu:Vamos ver como abrem os Estados Unidos... Pode nao passar de uma simples correção eu acredito nisso por isso reforcei a posição

Para já os futuros dos States estão todos positivos. Se bem que às vezes não entendo pq tem que haver correlação positiva direta. Se as coisas (economia, finanças) piorarem por lá...pq não haver fuga de capitais para a Europa e até beneficiarmos com isso e haver uma correlação sim, inversamente proporcional?

Podemos pensar, mas esse beneficio pode ser reduzido talvez....
O que mais me agrada e que temos baixos volumes na queda da acção

Registado: 4/9/2013 22:38

por HOPE » 14/1/2014 14:36

Registado: 29/11/2007 3:50

por engsam » 14/1/2014 14:32

Vamos ver como abrem os Estados Unidos... Pode nao passar de uma simples correção eu acredito nisso por isso reforcei a posição.
Um factor que me deixa na duvida se fiz bem ou mal é a pouca quantidade de compra :-k

Registado: 4/9/2013 22:38

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bigest, fosgass2020, Google [Bot], Masterchief, Musus, OCTAMA, PAULOJOAO, Shimazaki_2, trilhos2006, TTM62 e 169 visitantes