Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Num crash bolsista (ou bear) para onde vai o dinheiro?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Num crash bolsista (ou bear) para onde vai o dinheiro?

por joao4702 » 10/1/2014 19:35

PedroMiB Escreveu:Olá a todos,

sou novo nestas andanças e tenho com (bastante) sucesso subscrito alguns fundos e comprado algumas accções.
Sei que me iniciei numa boa altura, em que (quase que) basta escolher uma acção do Psi-20 à toa e estamos a acumular ganhos.
Optei inicialmente por fundos PT, Iberia, Europa e Alemanha porque não tenho conhecimentos suficientes para "escolher" as melhores acções. Tenho também de obrigações de empresas e governamentais para diversificar um pouco a minha carteira.
Entrei no BCP e BES em Novembro porque me "cheirou" que iam subir (correu-me bem)

Agora penso: quando devo sair??? Com muitos analistas (principalmente) nos EUA prevêm um Bear-market ainda este ano. Se isso acontecer penso que a Europa acabará sempre por sofrer com isso.
Por isso é que abri este tópico, para saber para onde vai o dinheiro quando isso acontece (e talvez com isso me possa precaver de alguma forma)
Guardo uma boa percentagem do dinheiro a penar. "Se não sair a tempo, ou se sair tarde" (o resgate de fundos demora sempre alguns dias...) ao menos invisto logo que possivel em "coisas" que obrigatoriamente terão de subir quando aparece um Urso nas Bolsas.

O ouro será uma resposta óbvia.
E que mais???
E já agora acham que faz algum sentido reciocinar assim??

Obrigado


Pensa assim há um leilão de mulheres todas elas bonitas e pensas é hoje que vou fazer um grande negócio.
Entretanto, começam a licitar e acabas por pagar uma fortuna por uma mulher que te pareceu a mais bela...
No dia seguinte acordas e tens ao teu lado um travesti :lol:
Queres-te desfazer desse investimento mas apenas consegues poucos investidores que te dão cerca de 30% do que tu pagaste por ela.
Pergunto, para onde foi o resto do dinheiro que pagaste por ela?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 574
Registado: 21/9/2006 10:04
Localização: S. João da Madeira

Re: Num crash bolsista (ou bear) para onde vai o dinheiro?

por Pedromíb » 10/1/2014 19:08

Blue Epsilon Escreveu:Respondendo directamente à pergunta do tópico:

- O dinheiro num crash, ou melhor o valor, perde-se. Não é necessáriamente transferido para ninguém. A bolsa não é um jogo de soma nula.
É a mesma coisa que comprares um carro por 100 e venderes por 20. Os 80 simplesmente desapareceram do sistema.

- Num bull market, é o contrário. Existe a criação de valor, e numa venda com mais-valias e na data de liquidação existe efectivamente a criação de dinheiro novo.


Corrijam-me p.f. se estiver errado...


Ok, percebi.
Estava a raciocinar mal.
Não sou dá área da economia, mas sim ciências.
Na minha área "nada se perde e nada se cria, tudo se transforma" e faz-me confusão o "dinheiro" simplesmente desaparecer (ou aparecer em caso de subidas)
Mas já percebi; não se trata de dinheiro mas sim de valor por alguem (investidores) atribuido

Obrigado

[quote="perseu] Num crash bolsista Norte americano (é o mercado central mundial e que norteia os fluxos de investimentos especulativos. Com a excepção da China, os outros mercados per se, não afectam em demasia o quadro mundial), ou numa correcção moderada de largo espectro - acima de 6 meses - os investidores reforçam sempre nos mesmos activos, embora com geometrias variáveis:

- Obrigações (em função das yields e da inflação)
- matérias primas não cíclicas (cobre, prata, ouro, ferro, petróleo, gás, platina, carne e cereais)
- Dívida pública americana, europeia, norte europa, Japão e médio oriente.
- Acções de mercados emergentes (em expansão e que dependam menos de 25% nas exportações dos USA).
- Acções não cíclicas dos USA, Europa e de secundariamente de todos os países (enfoque nas empresas produtoras de energia elétrica e todas as que tenham yields elevadas e estáveis).[/quote]

Ok,
era isto que pretendia com a minha pergunta. Para onde se viram os investidores nestas alturas.
Relativamenete às obrigaçoes, não sei se estou a dizer algum disparate, mas li num artigo na Blackrock que nesta última década a correlção entre o mercado bolsista e obrigacionista tem sido muito grande, contrariamente ao que acontecia no passado...
Não sei se concordam
 
Mensagens: 16
Registado: 13/12/2013 19:59

Re: Num crash bolsista (ou bear) para onde vai o dinheiro?

por Blue Epsilon » 10/1/2014 17:45

Respondendo directamente à pergunta do tópico:

- O dinheiro num crash, ou melhor o valor, perde-se. Não é necessáriamente transferido para ninguém. A bolsa não é um jogo de soma nula.
É a mesma coisa que comprares um carro por 100 e venderes por 20. Os 80 simplesmente desapareceram do sistema.

- Num bull market, é o contrário. Existe a criação de valor, e numa venda com mais-valias e na data de liquidação existe efectivamente a criação de dinheiro novo.


Corrijam-me p.f. se estiver errado...
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1325
Registado: 29/11/2007 2:13
Localização: Porto

Re: Num crash bolsista (ou bear) para onde vai o dinheiro?

por LTCM » 10/1/2014 17:37

Joao87 Escreveu:
LTCM Escreveu:
Joao87 Escreveu: Já vi um vídeo sobre isso. Segundo eles tratou-se de um erro do sistema, devido ás grandes gestoras possuírem um mecanismo de "protecção" que tá programado para dar ordem de venda em determinadas situações.


Isso foi em 1987 com o portfolio insurance.


O JDMP e eu estávamo-nos a referir a este acontecimento que ficou conhecido com Flash Crash



Eu percebi, só que o Flash Crash não se deve ao facto das «grandes gestoras possuírem um mecanismo de "protecção"».
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
***
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3030
Registado: 28/2/2007 14:18

Re: Num crash bolsista (ou bear) para onde vai o dinheiro?

por Eurouro » 10/1/2014 17:37

Porquê a pergunta para onde vai o dinheiro num crash?
O dinheiro concentra-se em quem soube sair antes do crash, ficando a perder o seu e mais algum quem se mantem dentro ou no crash. Do dinheiro corre sempre para que se posiciona a vender a um preço superior aquilo que comprou, ou a comprar a um preço inferior aquilo que vendeu.

Passa assim a existir muito menos dinheiro no mercado do que antes do crash, ficando o capital nas mãos de quem o segura.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 498
Registado: 18/7/2013 16:01

Re: Num crash bolsista (ou bear) para onde vai o dinheiro?

por Joao_87 » 10/1/2014 15:42

LTCM Escreveu:
Joao87 Escreveu: Já vi um vídeo sobre isso. Segundo eles tratou-se de um erro do sistema, devido ás grandes gestoras possuírem um mecanismo de "protecção" que tá programado para dar ordem de venda em determinadas situações.


Isso foi em 1987 com o portfolio insurance.


O JDMP e eu estávamo-nos a referir a este acontecimento que ficou conhecido com Flash Crash

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 73
Registado: 23/8/2013 23:32

Re: Num crash bolsista (ou bear) para onde vai o dinheiro?

por LTCM » 10/1/2014 15:30

Joao87 Escreveu: Já vi um vídeo sobre isso. Segundo eles tratou-se de um erro do sistema, devido ás grandes gestoras possuírem um mecanismo de "protecção" que tá programado para dar ordem de venda em determinadas situações.


Isso foi em 1987 com o portfolio insurance.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
***
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3030
Registado: 28/2/2007 14:18

Re: Num crash bolsista (ou bear) para onde vai o dinheiro?

por Joao_87 » 10/1/2014 13:14

JDMP Escreveu:Ja viste o de 2010... em que algumas cotadas desceram a pique em unicamente 1 dia ?
Existe tambem esse fenomeno..


Já vi um vídeo sobre isso. Segundo eles tratou-se de um erro do sistema, devido ás grandes gestoras possuírem um mecanismo de "protecção" que tá programado para dar ordem de venda em determinadas situações. E sim, uma vez que existem esses mecanismos, naturalmente também estamos vulneráveis aos erros e falhas dos mesmos e ao que isso pode desencadear.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 73
Registado: 23/8/2013 23:32

Re: Num crash bolsista (ou bear) para onde vai o dinheiro?

por JDMP » 10/1/2014 12:53

Ja viste o de 2010... em que algumas cotadas desceram a pique em unicamente 1 dia ?
Existe tambem esse fenomeno..
Só analiso instrumentos em que detenho interesse , veja o disclaimer aqui-----------»........................
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 251
Registado: 27/8/2013 15:03

Re: Num crash bolsista (ou bear) para onde vai o dinheiro?

por Joao_87 » 10/1/2014 12:40

Mas existe alguém que consiga antever um Crash Bolsista?

Um Crash bolsista é uma venda generalizada motivada por uma noticia muito forte e surpreendente. Se já toda a gente tiver á espera dessa noticia não haverá nenhum "panic sell".

Em relação á Bolsa norte-americana o que se tem falado é que poderá existir uma correcção devido á forte subida de 2013 ( cerca de 30% ).
Uma correcção não é sinónimo de Crash nem de Bear Market, é simplesmente investidores a tomarem as (fortes) mais valias que realizaram no ultimo ano.
No entanto essa tomada de mais valias por uns e consequente desvalorização das acções é aproveitada por outros investidores para comprar abaixo do preço, o que a médio prazo fará novamente subir o valor das mesmas acções.

Agora o pessoal não ser tão radical na análise técnica. Não é por um índice bater no seu máximo histórico que entra automaticamente em regressão.

Tomando o exemplo do S&P 500:
Imagem

Esteve desde 1950 até 2000 ( 50 anos!! ) consecutivamente a fazer novos máximos. E foi interrompida em 2000 pela crise ".com" e em 2008 pela crise do "subprime".

Por isso a menos que surja uma nova crise ( que pode surgir em qualquer altura, seja agora seja daqui a 30 anos ) não é expectável que com noticias de queda do desemprego e com a economia a crescer acima do previsto que a bolsa Norte-Americana entre em Bear-Market só porque "bateu no tecto".
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 73
Registado: 23/8/2013 23:32

Re: Num crash bolsista (ou bear) para onde vai o dinheiro?

por Optimiza » 10/1/2014 11:15

PedroMiB Escreveu:Olá a todos,

sou novo nestas andanças e tenho com (bastante) sucesso subscrito alguns fundos e comprado algumas accções.
Sei que me iniciei numa boa altura, em que (quase que) basta escolher uma acção do Psi-20 à toa e estamos a acumular ganhos.
Optei inicialmente por fundos PT, Iberia, Europa e Alemanha porque não tenho conhecimentos suficientes para "escolher" as melhores acções. Tenho também de obrigações de empresas e governamentais para diversificar um pouco a minha carteira.
Entrei no BCP e BES em Novembro porque me "cheirou" que iam subir (correu-me bem)

Agora penso: quando devo sair??? Com muitos analistas (principalmente) nos EUA prevêm um Bear-market ainda este ano. Se isso acontecer penso que a Europa acabará sempre por sofrer com isso.
Por isso é que abri este tópico, para saber para onde vai o dinheiro quando isso acontece (e talvez com isso me possa precaver de alguma forma)
Guardo uma boa percentagem do dinheiro a penar. "Se não sair a tempo, ou se sair tarde" (o resgate de fundos demora sempre alguns dias...) ao menos invisto logo que possivel em "coisas" que obrigatoriamente terão de subir quando aparece um Urso nas Bolsas.

O ouro será uma resposta óbvia.
E que mais???
E já agora acham que faz algum sentido reciocinar assim??

Obrigado


Num crash bolsista Norte americano (é o mercado central mundial e que norteia os fluxos de investimentos especulativos. Com a excepção da China, os outros mercados per se, não afectam em demasia o quadro mundial), ou numa correcção moderada de largo espectro - acima de 6 meses - os investidores reforçam sempre nos mesmos activos, embora com geometrias variáveis:

- Obrigações (em função das yields e da inflação)
- matérias primas não cíclicas (cobre, prata, ouro, ferro, petróleo, gás, platina, carne e cereais)
- Dívida pública americana, europeia, norte europa, Japão e médio oriente.
- Acções de mercados emergentes (em expansão e que dependam menos de 25% nas exportações dos USA).
- Acções não cíclicas dos USA, Europa e de secundariamente de todos os países (enfoque nas empresas produtoras de energia elétrica e todas as que tenham yields elevadas e estáveis).
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: Num crash bolsista (ou bear) para onde vai o dinheiro?

por JDMP » 10/1/2014 10:23

O possivel Bear Market nos USA tem sido discutido em alguns topicos , em que ,talvez a maioria dos foristas nao sejam da opiniao que sera para ja ja .
As ditas analises dos analistas e previsoes do oraculo (alguns a roçar o borda d´agua) apontam para o tal Bear Market . Como Swing trader que me considero , para mim tanto me faz , se bem que acho mais agradavel estar bull (penso que o Ulisses ja disse qualquer coisa sobre isso) .

No que diz respeito ao Bear M em Portugal , tudo indica o contrario e nao sei ate que ponto os USA podem influenciar ... alias hoje em dia nao tomo nada por certo , mas estou muito atento aos indicadores.

Ja agora pergunto se ha algum topico dedicado ao tema (?) , este forum é tão rico , que por vezes é complicado segmentar a informação que precisamos.
Só analiso instrumentos em que detenho interesse , veja o disclaimer aqui-----------»........................
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 251
Registado: 27/8/2013 15:03

Num crash bolsista (ou bear) para onde vai o dinheiro?

por Pedromíb » 10/1/2014 1:44

Olá a todos,

sou novo nestas andanças e tenho com (bastante) sucesso subscrito alguns fundos e comprado algumas accções.
Sei que me iniciei numa boa altura, em que (quase que) basta escolher uma acção do Psi-20 à toa e estamos a acumular ganhos.
Optei inicialmente por fundos PT, Iberia, Europa e Alemanha porque não tenho conhecimentos suficientes para "escolher" as melhores acções. Tenho também de obrigações de empresas e governamentais para diversificar um pouco a minha carteira.
Entrei no BCP e BES em Novembro porque me "cheirou" que iam subir (correu-me bem)

Agora penso: quando devo sair??? Com muitos analistas (principalmente) nos EUA prevêm um Bear-market ainda este ano. Se isso acontecer penso que a Europa acabará sempre por sofrer com isso.
Por isso é que abri este tópico, para saber para onde vai o dinheiro quando isso acontece (e talvez com isso me possa precaver de alguma forma)
Guardo uma boa percentagem do dinheiro a penar. "Se não sair a tempo, ou se sair tarde" (o resgate de fundos demora sempre alguns dias...) ao menos invisto logo que possivel em "coisas" que obrigatoriamente terão de subir quando aparece um Urso nas Bolsas.

O ouro será uma resposta óbvia.
E que mais???
E já agora acham que faz algum sentido reciocinar assim??

Obrigado
 
Mensagens: 16
Registado: 13/12/2013 19:59

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Carlos73, Cem pt, Google [Bot], hugob0ss, iniciado1, jvrs, macau5m, PAULOJOAO, Sr.Marques e 138 visitantes