Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Diferença entre Obrig. Perpétuas e Acções Pref. s/ Voto

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Diferença entre Obrig. Perpétuas e Acções Pref. s/ Voto

por Sr_SNiper » 9/1/2014 22:58

PairOfJacks Escreveu:Este tópico "afundou" depressa e só agora vi a tua resposta VG, muito obrigado pelo esclarecimento.

Cumps

Por acaso dei a minha opinião sobre este assunto no meu tópico, se quiseres ver par de valetes...
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por PairOfJacks » 9/1/2014 21:24

Este tópico "afundou" depressa e só agora vi a tua resposta VG, muito obrigado pelo esclarecimento.

Cumps
PairOfJacks

Registado: 22/7/2009 6:41

por msantosp » 7/1/2014 14:21

Boas!

Eu, infelizmente, comprei as Obrigações Perpetuas do BES..

Quando o meu gestor de conta me contactou para efectuar a troca por acções, recusei porque o racio de conversão de obrigações\acções era baixo de mais.
Como tal, ainda as mantenho em carteira. Embora não exista mercado para as vender e de valerem agora -17,3%, os cupões têm sido sempre pagos a 8,5%. Resta-me esperar que o BES as queira de volta, quando atingirem os 5 anos (prazo minimo para o BES exercer o call-back).

Registado: 28/3/2011 11:53

por VirtuaGod » 7/1/2014 3:00

PairOfJacks Escreveu:VirtuaGod, uma questão para ti: Em teoria uma obrigação perpétua com cupão indexado à inflação seria, quando o tempo tendesse para infinito, um excelente negócio por muito baixo que fosse o spread sobre a inflação, ou não? (não percebo quase nada de obrigações nem sei se tal produto existe)

Cumprimentos

Existe algo muito semelhante ao que dizes mas tem de ser num país estilo EUA. Se comprares uma TIP com maturidade a 30 anos não só te paga a inflação como te paga (neste momento) 1.54% de juros (TANB).

Mas só países financeiramente desenvolvidos têm este tipo de produto.

Sobre se é bom negócio ou não é debatível (como disse acima tudo depende de quem compra). Mas se definirmos como "bom negócio" algo que cumpre bem aquilo a que se propõe este é excelente negócio ;-) As TIPS são usadas por alguns dos maiores gestores de património (falamos de milhares de milhões de dólares). São provavelmente o melhor hedge de risco de inflação.

Mais info: Inflation-indexed bond
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por PairOfJacks » 7/1/2014 2:36

VirtuaGod, uma questão para ti: Em teoria uma obrigação perpétua com cupão indexado à inflação seria, quando o tempo tendesse para infinito, um excelente negócio por muito baixo que fosse o spread sobre a inflação, ou não? (não percebo quase nada de obrigações nem sei se tal produto existe)

Cumprimentos
PairOfJacks

Registado: 22/7/2009 6:41

por VirtuaGod » 7/1/2014 1:17

elbmurcs Escreveu:Fujam disso a 7 pés

Concordo com o fugir de obrigações perpétuas a 7 pés. Principalmente o aforrador comum;

elbmurcs Escreveu:conheço quem tem subscrito disso do BES, e uma das cláusulas é que só pagam juros quando o banco dá lucros.

Não era bem assim :mrgreen: O BES podia não pagar os juros das obrigações SE não houvesse dividendos.

elbmurcs Escreveu:Foi precisamente nesse ano que o BES deu prejuízo.

Acabando por não distribuir dividendos mas mesmo assim pagou o cupão/juros das perpétuas

elbmurcs Escreveu:Depois, para desfazer daquilo antes do fim da maturidade só vendendo em mercado secundário e quase sempre com grandes perdas.

Nunca percebi o interesse de vender uma obrigação tão a desconto como elas estiveram :shock:

elbmurcs Escreveu:E o pior é que os gestores de conta dos bancos impingem isso aos clientes como produto seguro.

O grande problema foi esse. Venderam como produto seguro e a clientes com falta de formação financeira.

P.S. Não estou a defender o BES pk detestei todo esse processo e enganaram muito povinho mas aqui está um bom exemplo de que não costuma haver produtos maus no mercado, existe é produtos com diferentes tipos de riscos e que pode (ou não) se encaixar no interesse e conhecimento dos aforradores e/ou investidores e/ou especuladores.

P.S. 2 Não entendo tb como conseguiram impingir (aos milhões) um produto com "Perpétuo" no nome. A falta de conhecimentos financeiros não justifica a falta de senso comum. Mesmo eu sendo 200% contra a forma como esse produto foi "empurrado" para o Zé povinho e depois fizeram uma Operação Pública de Troca nunca percebi é quem comprou tb!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por ruimat0 » 6/1/2014 17:48

Faz-me lembrar as "acções" do montepio também. Uma maravilha. :lol:

Registado: 27/11/2013 11:37

por Dr Tretas » 6/1/2014 17:08

elbmurcs Escreveu:Fujam disso a 7 pés, conheço quem tem subscrito disso do BES, e uma das cláusulas é que só pagam juros quando o banco dá lucros.

É isso que quero dizer, chamam-lhes obrigações mas comportam-se como uma acção. É só para enganar clientes e disfarçar o risco?

Registado: 29/10/2013 12:15

por elbmurcs » 6/1/2014 17:04

Fujam disso a 7 pés, conheço quem tem subscrito disso do BES, e uma das cláusulas é que só pagam juros quando o banco dá lucros. Foi precisamente nesse ano que o BES deu prejuízo. Depois, para desfazer daquilo antes do fim da maturidade só vendendo em mercado secundário e quase sempre com grandes perdas. E o pior é que os gestores de conta dos bancos impingem isso aos clientes como produto seguro.

Registado: 18/7/2008 9:00

Diferença entre Obrig. Perpétuas e Acções Pref. s/ Voto

por Dr Tretas » 6/1/2014 16:56

Ora bem, andava eu a ler o tópico do Sr. Sniper sobre as suas escolhas de obrigações, e pensei:
"Deixa-me cá dar uma olhadela nesta cena das obrigações."

Fui à Euronext Bonds e encontrei este papel: BCP FRNPLD, ISIN: PTBCPMOM0002
Trata-se de uma obrigação perpétua do BCP, mas cujo cupão só é pago quando "dá jeito", como se pode ler no prospecto de emissão.

Ora, então pergunto: isto é uma obrigação ou uma acção preferencial sem voto? É que nada e faz quá-quá, será um pato?
Nas contas do BCP, conta como capital ou como dívida?

O seu eventual rendimento, chama-se "cupão" ou "dividendo"? Será cupão só por formalidade?

É que um engloba a 100% no IRS, e o outro a 50%... logo, há aqui um certo interesse prático em saber a diferença.

Registado: 29/10/2013 12:15

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Abade19, Bing [Bot], Ferreiratrade, Google [Bot], Google Adsense [Bot], mquinaz, navaldoc, nunogu, PAULOJOAO, Rolling_Trader e 54 visitantes