Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Jerónimo Martins - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por HJOR » 6/1/2014 2:25

Ruffus Escreveu:Ok :wink:

tb me parecia... e por isso é que nao estava a perceber...

era por ser uma especie de activo de refugio? e faz agora a correcção?

Nos mercados não existe, a meu ver, ativos de refugio.
Há pouco mais de 2 meses fiz uma análise e, desde então, continua na mesma.
E claro, continua com tendência a médio prazo, claramente, descendente.
Abraço.
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.

Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.

Registado: 29/11/2007 3:48

por Ruffus86 » 6/1/2014 1:55

Ok :wink:

tb me parecia... e por isso é que nao estava a perceber...

era por ser uma especie de activo de refugio? e faz agora a correcção?

Registado: 31/10/2013 13:54

por Ulisses Pereira » 6/1/2014 1:38

Ruffus, não me é possível. A tendência de médio prazo é descendente.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Ruffus86 » 6/1/2014 1:34

Ulisses, por favor, é possivel postar um pequeno grafico e fazer uma pequena analise da tendencia da JM no médio prazo (comportamento a 1 ano)

eu não consigo perceber... porque parece que esta realmente numa fase de alguma lateralização / correcção.

agradecia bastante uma breve analise tecnica. um comentario (se tiver tempo :wink: )

Desde já o meu obrigado

Registado: 31/10/2013 13:54

por Ulisses Pereira » 6/1/2014 1:22

Tu achas então que as empresas batem os seus máximos quando os seus resultados mais crescem?

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por josecloud » 6/1/2014 1:11

Ulisses Pereira Escreveu:verdura, o que tu colocaste em nada ajuda a corroborar a tua opinião...

Não concordo.Se virem o slide 4 do BES verão uma discrepancia muito estranha.

em 2011 o crescimento de 4.3, e em 2012 de 2.0.Isto para não falar de 2013 com 1.3

Ou seja menos de metade. Ora a JM teve os seus máximos este ano.

Porque motivo não teve em 2011 ?, não teria mais lógica ?

A isto se chama analise do pensamento contrário.

Sobre o cambio o comportamento até foi positivo, mas pelos vistos.

Existem muitos pontos contraditórios sobre o discurso e os resultados.

Algo não bate cerro

Registado: 19/8/2013 11:40

por josecloud » 6/1/2014 1:02

Leiam bem aquela tese de mestrado.

Se lermos bem, e com os dados que temos hoje, pois aquilo já tem uns anos, podemos observar, que o comportamento nunca poderia ser aquele.

Supostamente a JM está consolidada na Polónia.Portanto, mesmo havendo flutuações no crescimento do país, não se entende o comportamento e a desvalorização desta empresa.

O grande problema é que na Polonia eles tÊm grandes concorrentes, como os americanos e o carrefour.A JM não tem capacidade para concorrer, esse é o problema.

por Ulisses Pereira » 6/1/2014 0:55

verdura, o que tu colocaste em nada ajuda a corroborar a tua opinião...

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por josecloud » 6/1/2014 0:53

Agora a sério: um pequeno exemplo:

http://www.presseurop.eu/pt/content/art ... -desvanece

https://repositorio.iscte.pt/bitstream/ ... ira%29.pdf

"
Jerónimo Martins in Poland: Biedronka
6
2.1.1.2. Internationalization of Jerónimo Martins t
o Poland:
Biedronka
By the end of 2010, Jerónimo Martins the perspectiv
es of retail growth in Poland were around
30% in Poland - Biedronka - and around 10% in Portu
gal
5
. In 2010, Biedronka’s accounts for
around 55% of Jerónimo Martins global revenues and
Biedronka and Portuguese retail
accounts for 86% of consolidated sales of the Holdi
ng. Regarding number of stores growth,
Jerónimo Martins had 401 retail stores in Portugal
(excluding wholesalers) and 1639 retail
stores in Poland by the end of 2010
6
.

https://www.bes.pt/sitebes/cms.aspx?plg ... bbc71bbcc5

Somem isto tudo.

Aquilo da publicidade que falei, foi apenas uma opinião.

E tenho mais.
"

por josecloud » 6/1/2014 0:42

Tudo bem,

então se eu acertar, pagam-me um jantar no palacio de Queluz (gosto de lá), caso contrario pago-te a ti e ao colega de forum do "capacidade de encaixe".

A MAIS NINGUÉM !!

Não tenho nenhum odio à JM, apenas acho que é muita parra e pouca uva.Mas veremos quem tem razão no final do ano.

por CTT17 » 5/1/2014 23:59

Já sabia que tinhas capacidade de encaixe e fico contente pelos sucessos, mas a JM vai ser o único falhanço da tua vida...hheh!

P.S A minha grande aposta para 2014 é a PT, a JM é residual, o importante é acertar na PT...

Registado: 22/12/2013 23:04

por CTT17 » 5/1/2014 23:54

Inventei um novo indicador de AT, de seu nome "Verdura" e só aplicado à JM, ou seja, quanto mais este indicador diz que a JM tende para 0, mais crescimento terá a JM.

Espero que não leves a mal esta brincadeira. Se errar irei assumir, assim como prevejo que faças o mesmo.

por MVP » 5/1/2014 23:48

verdura Escreveu:Aos peritos em analises gráfica, verão que poucos suportes existem (o mais importante deve ser em 10€), deposi é lá para baixo, 1 ou 2€.

Boa análise :clap: Uma empresa que prevê o crescimento a 2 digitos nos proximos anos, mas se quebrar o unico suporte que segundo dizes, tem, nos 10, então aí só o 1 ou 2€ a pára. Continua a partilhar a tua sabedoria pf, e boa sorte na posição curta claro :wink:

Registado: 27/6/2010 23:26

por CTT17 » 5/1/2014 23:45

Ao longo do tempo, o mercado Português irá tornar-se cada vez menos importante, porque a Polónia e a Colômbia serão cada vez mais relevantes, nem o risco cambial de curto prazo me preocupa. A isto chama-se diversificação inteligente, penso que não poderá haver melhor prova de boa gestão.

por epinay » 5/1/2014 23:36

Chamem-me forreta, mas todas as segundas aguardo religiosamente o catálogo do Pingo Doce que recebo por email, para nos dias seguintes comprar alguns produtos a "metade do valor", sendo que 30% das minhas compras semanais são com o dito desconto ou outros. Acho que a JM tem uma estratégia das boas ;)

Registado: 15/2/2012 12:50

por ruimat0 » 5/1/2014 23:14

Do pto vista de investidor é óptimo q tenham deixado de ter MB até 20 EUR.. menos custos, mais lucro.
E continuam a aceitar cartões tipo "euroticket" do subsídio de alimentação para quaisquer valores. Acho que a transição foi mto suave, não conheço ninguém q tenha deixado de ir ao Pingo Doce por essa questão.

E como diz a DECO..já é o supermercado mais barato do país. O que apenas veio confirmar a minha teoria de q os melhores preços no geral são do Pingo Doce.
Não há melhor publicidade que esta.

Registado: 27/11/2013 11:37

por josecloud » 5/1/2014 23:02

Certo ou errado, a verdade é que a JM, tecnicamente, não tem suportes nenhuns.

a nível tecnico, aquilo esteve sempre a subir, teve pouca consistÊncia, muito baseado em SES.

Aos peritos em analises gráfica, verão que poucos suportes existem (o mais importante deve ser em 10€), deposi é lá para baixo, 1 ou 2€.

A JM vai se provar, como sendo o maoir gato por lebre que tivemos.

A gestão da JM não soube evoluir.Não acompanhou os tempos modernos.

Onde já se viu por exemplo, exigir pagamentos em dinheiro abaixo de 20 € ?

Até numa praça, aceitam acima de 10 €.Por isso a JM está abixo do nível de uma banca de praça.

Posso estar errado ?, posso, mas apostava um almoço em como teremos a JM nos 7 € no final do ano, e nos 2 euros em fins de 2015.

As razões já as dei.

A tudo isso, devemos juntar as noticias falsas (parece que é para enganar investidores menos precavidos, ou seja negocios e esquemas mafiosos), da JM que recebe dividendos, mas que não é para distribuir.

POR ACASO, alguem ouviu falar de dividendos que o BES, ou o BCP ou qualquer outra entidade recebe das suas participadas ?

Quando começamos a entrar no dominio da desinformação, e arei nos olhos, é porque já se anda na inundiçe.

por fredsf » 5/1/2014 3:15

Mas o pingo doce tem publicidade.
À 3ªf aparece um catálogo novo de produtos em promoçao.
Não sei que acharão os sujeitos do marketing mas musicas de supermercado dispenso e felizmente nao tenho ouvido nenhuma.

Registado: 5/6/2008 12:41

por franck polahvski » 5/1/2014 1:11

Verdura, tenho um amigo a quem liguei outro dia a perguntar opinião sobre o ramo do negócio que lhe parecia ser merecedor de investimento. Ele respondeu que se tivesse capital abria uma pizzahut ( passo a publicidade ). Liguei a minha irmã e propôs lhe sociedade numa loja de nails... é que quando esse meu amigo aponta para norte, o caminho correcto é sul!!!
Tu fizeste lembrar dele. A JM acaba de entrar para o meu lote de potenciais investimentos.
Cumprimentos e obrigado

Registado: 5/9/2012 23:16

por CTT17 » 4/1/2014 12:27

p3droPT Escreveu:
ptbr13 Escreveu:A resposta dele foi:

"Essa notícia ajudou a cotação, logo a JM não foi séria, porque não foi célere a explicar. Estou a ponderar apresentar queixa na CMVM e vender as acções da JM, para além da publicidade negativa."

Publicidade? Já se disse milhares de vezes aqui no forum, não se entende entrar numa acção por causa de um dividendo, extraordinário ou não. Se a empresa vale 10 e dá 1 euro passa a valer 9, ou não? A meu ver dividendos são interessantes na perspectiva de uma grande accionista que consegue assim alguma liquidez e manter a % da posição. Num pequeno accionista, talvez seja relevante ao fim de alguns anos (quem deteve EDP ou PT nos últimos 10 anos teve distribuições interessantes) podendo esta liquidez ser investida noutro ativo. Agora comprar para daqui a uma semana receber, por exemplo, 1 € e a acção descer 1€, não vejo o sentido disso.. Para além de que paga-se logo taxa liberatória por isso ainda se perde "a dobrar" se vendemos com menos-valia, porque essa, a não ser que existam mais valias, não é dedutivel a outros anexos do IRS. Claro que existe o englobamento que pode alterar ali os dividendos mas é tanta complicação para na verdade voltar à mesma ideia..

Concordo, mas foi o critério do meu amigo. Ao comprar JM, por exemplo, é por achar que está subvalorizada e que há uma grande probabilidade de criar valor a médio/longo prazo.

por MVP » 4/1/2014 0:21

ptbr13 Escreveu:A resposta dele foi:

"Essa notícia ajudou a cotação, logo a JM não foi séria, porque não foi célere a explicar. Estou a ponderar apresentar queixa na CMVM e vender as acções da JM, para além da publicidade negativa."

Publicidade? Já se disse milhares de vezes aqui no forum, não se entende entrar numa acção por causa de um dividendo, extraordinário ou não. Se a empresa vale 10 e dá 1 euro passa a valer 9, ou não? A meu ver dividendos são interessantes na perspectiva de uma grande accionista que consegue assim alguma liquidez e manter a % da posição. Num pequeno accionista, talvez seja relevante ao fim de alguns anos (quem deteve EDP ou PT nos últimos 10 anos teve distribuições interessantes) podendo esta liquidez ser investida noutro ativo. Agora comprar para daqui a uma semana receber, por exemplo, 1 € e a acção descer 1€, não vejo o sentido disso.. Para além de que paga-se logo taxa liberatória por isso ainda se perde "a dobrar" se vendemos com menos-valia, porque essa, a não ser que existam mais valias, não é dedutivel a outros anexos do IRS. Claro que existe o englobamento que pode alterar ali os dividendos mas é tanta complicação para na verdade voltar à mesma ideia..

Registado: 27/6/2010 23:26

por CTT17 » 3/1/2014 19:11

Se a AT ajudar ainda melhor, mas a JM tem fundamentais bons (e conhecidos), logo dou mais relevância à AF e a médio prazo será uma aposta acertada.

por filipeafonso@mail.telepac.pt » 3/1/2014 18:46

acho que estarem a discutir isto desta forma não tem qualquer propósito.

é obvio que a JM não pode ser classificada da forma como foi ( a que deu origem a todos estes posts).

Cada empresa possui as suas estratégias quer em termos de comunicação quer em termos de gestão / expansão.

A JM está neste momento focada, para além do mercado interno, em mais dois mercados (polónia e Colombia).

Eu sigo a AT e a AT para já, para mim, se fechou a 14,25 diz que a minha candle poderá ser um Engulfing Pattern e pode ser o sinal de reversão da JM que se espera.

Screenshot (84).JPG

Registado: 21/6/2013 7:55

por RA.Q » 3/1/2014 16:11

Realmente não deixa de ser curioso uma empresa aumentar os seus lucros, diminuir a % de passivo a curto prazo (em relação ao total de passivo) e estar assim tão embalada a caminho da falência.

Agora a sério. O Continente e o Pingo Doce têm estratégias bastante diferentes. O Continente têm que apostar mais na comunicação de massas porque está mais distante das pessoas. Para uma área em que o Continente tem um hipermercado, se calhar o Pingo Doce tem 2 ou 3 supermercados. Com isto não estou a dizer que um está certo e outro errado. São diferentes.

PS: não tenho posição em nenhum dos grupos.

Registado: 25/7/2012 0:00

por CTT17 » 3/1/2014 12:44

É verdade! É um erro do investidor, mas a JM podia estar atenta a essas imprecisões.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: condehumberto, Goya777, MP65, Olhar Leonino, Opcard33, PAULOJOAO, Shimazaki_2, Zguibz2 e 193 visitantes