Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Banif - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Banif - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 6/1/2014 12:54

ovelha, excelente post.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por SUDOESTE » 6/1/2014 12:16

tens alguma posição?

Registado: 29/12/2013 20:43

por AS_terix » 6/1/2014 12:04

ovelhaxone Escreveu:algumas ideias para refletir:

1) quem tem dinheiro não tem necessariamente inteligência. boa parte das vezes até é o contrário que se verifica. mais importante é o que se chama inteligência emocional ou melhor, inteligência relacional, pois é o estabelecimento de contactos e relações que cada vez mais dá as cartas no mundo de hoje. portanto, se alguem tem muito dinheiro e investe em algo, isso não quer dizer que o devamos fazer também só porque eles devem saber o que fazem por terem muito dinheiro.

2) para ganhar na bolsa não é preciso acertar muito. aliás, o trading é semelhante a um desporto de alta competição, como o baseball, por exemplo, onde é possivel ser-se um grande player acertando menos de 40% das vezes. é por isso que muita gente se entala em acções em colapso como o banif, pois vão fazendo o preço médio em vez de darem apenas "tacadas", e quando chega a altura, como há 2 semanas, ou já não têm dinheiro para entrar, ou já estão demasiados expostos à acção ou ficam simplesmente bloqueados pelo medo/duvida imposto pela longa trend descendente.

Pois é !| mas, e " enquanto o pau, vai e vem, folgam, as costas " !!! nos " bastidores", passa-se algo, que o público, não vê ! :-k
bons negócios, próxima semana deverá, ser pior, relembro a divida americana, neste trimestre....
olá ! não arrisquem, mais de 40% da liquidez, em Bolsa (dá stress)! Pois,
nascemos pobres e nus e morreremos pobres e vestidos!!! sDq

Registado: 29/11/2007 2:07
Localização: ALBUFEIRA /Av. Montechoro ou Lisboa, P. Nações e....

por ovelhaxone » 6/1/2014 11:47

algumas ideias para refletir:

1) quem tem dinheiro não tem necessariamente inteligência. boa parte das vezes até é o contrário que se verifica. mais importante é o que se chama inteligência emocional ou melhor, inteligência relacional, pois é o estabelecimento de contactos e relações que cada vez mais dá as cartas no mundo de hoje. portanto, se alguem tem muito dinheiro e investe em algo, isso não quer dizer que o devamos fazer também só porque eles devem saber o que fazem por terem muito dinheiro.

2) para ganhar na bolsa não é preciso acertar muito. aliás, o trading é semelhante a um desporto de alta competição, como o baseball, por exemplo, onde é possivel ser-se um grande player acertando menos de 40% das vezes. é por isso que muita gente se entala em acções em colapso como o banif, pois vão fazendo o preço médio em vez de darem apenas "tacadas", e quando chega a altura, como há 2 semanas, ou já não têm dinheiro para entrar, ou já estão demasiados expostos à acção ou ficam simplesmente bloqueados pelo medo/duvida imposto pela longa trend descendente.

Registado: 18/7/2013 15:16

por bruno_alves » 6/1/2014 8:51

Gonmvr Escreveu:
Strikerix Escreveu:Apenas para referir que o BANIF tem 400X mais acções do que em 2006/2007 quando cotava a 6 euros ou seja com o ajuste deveria cotar hoje a 0,015 euros isto claro se tivesse os resultados que tinha nesses anos (quase 80 Milhões de euros)

Esta é precisamente a informação que eu gostaria de ter, ou seja, o número de acções que constituiam o capital social antes do AC e número actual..

400X parece-me demasiado. Alguém tem este dado?

Se ela valer 0,015€ ainda temos uma valorização de quase 50% pela frente.

Registado: 28/9/2010 12:42

por j0a0 » 6/1/2014 1:07

Strikerix, penso que o teu pensamento não esta correcto.

Gonmvr Escreveu:
Strikerix Escreveu:Apenas para referir que o BANIF tem 400X mais acções do que em 2006/2007 quando cotava a 6 euros ou seja com o ajuste deveria cotar hoje a 0,015 euros isto claro se tivesse os resultados que tinha nesses anos (quase 80 Milhões de euros)

Então qual o valor que das ao Banif, com os resultados atuais? :-k

Isso de ter maior potencial é relativo. Depende de vários factores.
Acredito seriamente se o Banif passar os 0,011 valoriza rapidamente outros 10% até aos 0,012. A partir dai já não me atrevo a falar... :mrgreen:
Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...
Caso antigo: BPN
Caso mais recente: BES
Próximo caso: ???

Registado: 14/11/2013 0:04

por Strikerix » 6/1/2014 0:41

Gonmvr Escreveu:Esta é precisamente a informação que eu gostaria de ter, ou seja, o número de acções que constituiam o capital social antes do AC e número actual..

Gonmvr

Fui buscar informação ao site do BANIF nos relatórios e contas desde 2006. Podes sempre fazer o mesmo exercicio...

Abraço

PS: tb tinha comprado bastantes acçoes do BANIF (500.000) por uma questão técnica mas após verificar estes dados reduzi a participação para valores residuais (100.000 acções). E só fui verificar estes dados porque já estava demasiadamente exposto a este titulo. Acho que não vale a pena o risco quando temos cotadas com bastante mais potencial (BCP ; BPI ; BES ; SONAE ; MARTIFER). As que tenho tenciono vender logo que possivel sendo que vou colocar stops por questões tecnicas (1,01)

Registado: 4/1/2014 2:00

por SUDOESTE » 5/1/2014 23:37

estudar na vespera do exame????....deixa-te ir com a maré...

por GRodri » 5/1/2014 21:16

Esta é precisamente a informação que eu gostaria de ter, ou seja, o número de acções que constituiam o capital social antes do AC e número actual..

Registado: 7/5/2005 21:41

por JorgeNevada » 5/1/2014 20:50

Assumindo que não há cataclismos financeiros (eu sei que é algo que nunca se pode assumir completamente nos dias de hoje) Portugal vai entrar numa fase de recuperação. Vemos os bancos estáveis devido ao capital reforçado e controlo constante internacional, toda a gente percebe que finalmente não há buracos escondidos e todas as contas se conseguem ver a olho nu. Temos um ano de estabilidade política à nossa frente (salvo eventuais irrevogabilidades) e todos todos têm absorvido estes sinais positivos com entusiasmo.
O BANIF foi o banco mais castigado pela crise, e por isso muitos vêm uma oportunidade de ter rentabilidades grandes numa altura positiva como esta, por isso vêm aí muitos invesidores privados e institucionais entrar no comboio da recuperação.
Dito isto, não me espantaria que o BANIF chegasse aos 0.02 algures em 2014.

Não estou a dizer que não há risco, claro que há risco. Pode a bolsa americana rebentar e levar tudo atrás, pode o banco simplesmente sofrer mais um abalo e fechar de vez, pode portugal saír do euro e pode vir a 3a guerra mundial. Mas o investidor tem que conviver com o risco para ter um bom resultado, e penso que este vale a pena.

Abraço
"Anyone who believes exponential growth can go on forever in a finite world is either a madman or an economist"

Registado: 5/1/2014 17:11

por Andre.pt » 5/1/2014 20:32

JorgeNevada Escreveu:Olá a todos.

Sou novo neste forum e na bolsa em geral, mas já aprendi o suficiente para perceber que uma oportunidade como a que se apresenta hoje no banif é um raro acontecimento.

Abraço

Ola e então sejas bemvindo.
Podes esmiuçar mais esta tua expressão? Porque achas ser um raro acontecimento?
Abraço
André

Registado: 25/5/2009 14:38

por JorgeNevada » 5/1/2014 19:05

Olá a todos.

Sou novo neste forum e na bolsa em geral, mas já aprendi o suficiente para perceber que uma oportunidade como a que se apresenta hoje no banif é um raro acontecimento.
Tenho lido muitos comentários a alertar para o perigo deste investimento, e acho que muitos estão dominados pelos sinais negativos. É verdade que o BANIF é um banco falido, que desvalorizou praticamente 100% nos últimos anos e que só não fechou porque teve a almofadinha amiga do estado a aparar a queda. Para além disso vai tendo sempre prejuizos, está bastante endividado, e qualquer investimento é sem dúvida pura especulação.
Mas desde quando é que o valor em bolsa de uma cotada corresponde ao seu valor real? Estamos a falar de uma cotada que se valorizou praticamente 40% nos últimos 2 meses e com volumes a crescer, e ainda não se vê um tecto que possa parar esta subida. "Já se fala da bolsa nos taxis e nos cabeleireiros"? Como se o banif fosse uma bolha prestes a rebentar :lol: . A euforia é exactamente o sentimento que nós queremos que seja associado ao banif e à banca em geral. Por isso aproveitem este sentimento de recuperação (e não se esqueçam das boas notícias que vêm aí no dia 10) e não fiquem plantados na estação.

Abraço
"Anyone who believes exponential growth can go on forever in a finite world is either a madman or an economist"

Registado: 5/1/2014 17:11

por IzNouGuud » 5/1/2014 17:54

Duplicado

Peço desculpa
O cérebro é uma coisa tão maravilhosa que toda a gente devia ter um

Registado: 18/7/2013 20:59

por IzNouGuud » 5/1/2014 17:53

bosss Escreveu:
IzNouGuud Escreveu:
ruimat0 Escreveu:E quem investiu em 2003,2004,2005,2006 (...) 2011,2012, está falido. Falido.

Ainda me lembro de quando a cotação desceu de 2 €. Havia gente a dizer que reforçava e ia deixar para 4 ou 5 anos. e depois quando ia baixando ia fazendo preço médio. Imagino como estarão essas carteiras.

PS: a penultima vez que entrei no BAnif foi com a cotação a 2.30€, a última foi já em 2014 tentando aproveitar a euforia na banca, pois acredito que chegue aos 2 cêntimos.
PS2: não estaremos a chegar ao ponto em que até no cabeleireiro se fala nas maravilhas da bolsa?

Não percebo uma coisa nos teus posts antecipas que a bolsa caia como indicas ("não estaremos a chegar ao ponto em que até no cabeleireiro se fala nas maravilhas da bolsa?")

E dizes que quem investiu em 2006(...) 2011 , etc... está falido... então como podes estar apreensivo em relação a continuação do seu caminho Bull do Psi

Devias era estar optimista , com a descida dos juros , e com a estabilização do país e um continuo regressar de investidores a nossa praça.

Quem falou em falência não fui eu. Apenas referi o perigo do preço médio muito falado nalguns tópicos quando as ações cairam, nomeadamente o Banif
Penso que a queda da bolsa é uma coisa para a qual devemos estar preparados. Por um lado, acho que as bolsas dos states estão a precisar de uma correção, por outro lado começa a haver euforia. Mas acredito que não será nos próximos meses.

Quanto à estabilização do país, não estou de acordo contigo (basta ver os aumentos previstos no OE de 2014)
Editado pela última vez por IzNouGuud em 5/1/2014 18:05, num total de 1 vez.

por Sr_SNiper » 5/1/2014 17:47

zepirata Escreveu:e quem comprou nos minimos perto de 50%, o que

não existe em qualquer DP nacional e em poucos FI,

Isso é verdade, quem comprar em mínimos e vender em máximos vai sempre ganhar imenso dinheiro, concordo a 100%

zepirata Escreveu: se não tem interesse na acção ou no seu investimento deixem de atacar quem lá investe

Aqui ninguém ataca, apenas alerta, este comentário faz-me lembrar os comícios do PCP, tudo em apoteose a aplaudir e a criticar e assobiar sempre que se fala noutro partido. Não são permitidas opiniões contrárias

zepirata Escreveu: o vosso argumento é só

baseado em outras cotadas e cenas passadas e livros

Epá... quando fiz a minha tese de mestrado tive que me basear em literatura, não escrevi lá que me baseava no meu maravilhoso saber de experiência feito e no meu conhecimento fabuloso empírico , sou um homem da ciência, baseio-me em literatura e não do Senhor Zé dos Leitões nem no Oraculo de Sião, o meu tutor na altura disse que era melhor deixar esses argumentos para outra altura e basear-me em literatura, mas respeito todas as opiniões.

Um bem-haja
Editado pela última vez por Sr_SNiper em 5/1/2014 17:53, num total de 1 vez.
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por Strikerix » 5/1/2014 17:43

Valete Escreveu:Devo dizer que não estou minimamente por dentro do mercado português. No entanto, todo este burburinho à volta da banca nacional, fez-me dar uma vista de olhos a este tópico. E qual não é o meu espanto quando vejo um títuloque chegou a cotar a 5€, valer 1 cêntimo.

Se alguém me puder resumidamente explicar como tal foi possível, agradecia.

Enquanto aguardo a explicação, e precisamente por ainda não a ter vou dar a minha opinião neutra sobre uma qualquer ação que passa de 5€ a 0,01€ (apesar da distorção de AC's e outros eventuais factores que possa desconhecer): esse título terá de estar em bear market, pelo menos em qualquer prazo temporal acima do médio prazo.

Por isso imagino, que quem investe neste título a longo prazo não o fará tendo por base a AT, mas sim a crença que por exemplo a possibilidade de ir aos 2 cêntimos será maior que ir aos 0 centimos. Ou melhor, que o banco não irá falir e que valores de 1 centimo numa cotada do PSI20 são anormais. E se realmente não falir, 1000€ agora podem ser 10000€ daqui a 5 anos se acção passar para os 0,10€.
Dito isto, pode ser uma táctica interessante investir uma quantidade pequena em que o stop loss será a falência do banco. Isto, presumindo que não estamos a a falar de uma penny stock, no sentido mais comum do termo, e que estamos numa lógica de "morre ou fica maluco".

No entanto, pelo li das últimas 5 páginas deste tópico (não fui mais atrás), tirando a palha e os alertas sensatos para os perigos deste tipo de ação, parece que os investidores o estão a fazer essencialmente numa lógica de curto prazo.

Boa tarde

Esta é a minha primeira intervenção neste fórum

Apenas para referir que o BANIF tem 400X mais acções do que em 2006/2007 quando cotava a 6 euros ou seja com o ajuste deveria cotar hoje a 0,015 euros isto claro se tivesse os resultados que tinha nesses anos (quase 80 Milhões de euros)

O Banif nessa altura estava avaliado em 1,5 mil milhões de euros ou seja cerca de 19X os seus Resultados Liquidos

O Banif hoje está avaliado em 1,12 mil milhões de euros quando no ano passado teve 400 Milhões de euros de Resultados negativos!!!! O Banif hoje tem 102 mil Milhões de acções!!!!

Apenas mais uma curiosidade:

BPI tem 1190 Milhões de acções e está cotado a 1,27 ou seja está avaliado a 1,5 mil Milhões de euros (cerca de 6X os Resultados Liquidos do ano passado - 250 Milhoes de euros)

Agora a pergunta é esta:

Se quisessem comprar um Banco, qual compravam? BPI ou BANIF?

Abraço a todos e Bons negócios

Registado: 4/1/2014 2:00

por bosss » 5/1/2014 16:23

IzNouGuud Escreveu:
ruimat0 Escreveu:E quem investiu em 2003,2004,2005,2006 (...) 2011,2012, está falido. Falido.

Ainda me lembro de quando a cotação desceu de 2 €. Havia gente a dizer que reforçava e ia deixar para 4 ou 5 anos. e depois quando ia baixando ia fazendo preço médio. Imagino como estarão essas carteiras.

PS: a penultima vez que entrei no BAnif foi com a cotação a 2.30€, a última foi já em 2014 tentando aproveitar a euforia na banca, pois acredito que chegue aos 2 cêntimos.
PS2: não estaremos a chegar ao ponto em que até no cabeleireiro se fala nas maravilhas da bolsa?

Não percebo uma coisa nos teus posts antecipas que a bolsa caia como indicas ("não estaremos a chegar ao ponto em que até no cabeleireiro se fala nas maravilhas da bolsa?")

E dizes que quem investiu em 2006(...) 2011 , etc... está falido... então como podes estar apreensivo em relação a continuação do seu caminho Bull do Psi

Devias era estar optimista , com a descida dos juros , e com a estabilização do país e um continuo regressar de investidores a nossa praça.
cumprimentos...

Registado: 15/10/2013 0:37

por IzNouGuud » 5/1/2014 16:02

por ruimat0 » 5/1/2014 15:21

E quem investiu em 2003,2004,2005,2006 (...) 2011,2012, está falido. Falido.

Registado: 27/11/2013 11:37

por zepirata » 5/1/2014 14:20

Caro zeca e sniper, como reparei voces os dois sempre criticaram qualquer investidor que investi-se no banif,

nunca disseram algo de bom a favor e neste momento quem investiu no AC em menos de 6 meses já vai com 10% de lucro, e quem comprou nos minimos perto de 50%, o que

não existe em qualquer DP nacional e em poucos FI, se não tem interesse na acção ou no seu investimento deixem de atacar quem lá investe e ganha, o vosso argumento é só

baseado em outras cotadas e cenas passadas e livros, livros esses que permitiram a ruína da economia mundial quase, e livros esse que não permitem a nenhum ser investir

hoje e vender para a semana com a certeza de um bom ganho.... cumps pirata

Registado: 29/11/2013 15:32

por zecatreca_1 » 4/1/2014 11:02

Ruffus Escreveu:ressabiados que venham para aqui dizer que os outros sao burro porque compraram esta ou aquela acção? :-" :-"

dor de c0rno!

Bom dia.

Antes de mais não tenho nada desse adjetivo nem desse tipo de dor.
Não irei entrar nesta conversa medíocre, infantil e provocatoria . Além de estar a alertar, de alguma forma também a educar relatando experiências ocorridas, não me dirigi a nenhum utilizador deste tópico, com intenção de provocar ou mal tratar.
Cumprimentos

Registado: 17/2/2012 14:31

por SUDOESTE » 4/1/2014 10:18

para aqueles que os 2 centimos serao praticamente impossiveis, pensem nisto, no dia a segir ao AC a acao tocou os 1,9 cetimos, pois bem meus caros desculpm mas passados 6 meses ou quase o banco ja pagou parte de cocos e apresenta at any moment um parceiro com injecao de capital....posto isto os 2 centimos serao como manteiga.
Resumindo o banco esta hoje melhor do que no dia qu tocou a 1,9 cetimos, cada um tire o sua ilacao, eu tenho a minha.

por informador » 4/1/2014 0:51

SUDOESTE Escreveu:mais escandaloso sera o bcp, o banif e pequeno sera um salvamento soft para qq fundo.

:wall: :wall:

Registado: 23/7/2013 12:01

por SUDOESTE » 4/1/2014 0:35

mais escandaloso sera o bcp, o banif e pequeno sera um salvamento soft para qq fundo.

por Valete » 3/1/2014 23:39

Devo dizer que não estou minimamente por dentro do mercado português. No entanto, todo este burburinho à volta da banca nacional, fez-me dar uma vista de olhos a este tópico. E qual não é o meu espanto quando vejo um títuloque chegou a cotar a 5€, valer 1 cêntimo.

Se alguém me puder resumidamente explicar como tal foi possível, agradecia.

Enquanto aguardo a explicação, e precisamente por ainda não a ter vou dar a minha opinião neutra sobre uma qualquer ação que passa de 5€ a 0,01€ (apesar da distorção de AC's e outros eventuais factores que possa desconhecer): esse título terá de estar em bear market, pelo menos em qualquer prazo temporal acima do médio prazo.

Por isso imagino, que quem investe neste título a longo prazo não o fará tendo por base a AT, mas sim a crença que por exemplo a possibilidade de ir aos 2 cêntimos será maior que ir aos 0 centimos. Ou melhor, que o banco não irá falir e que valores de 1 centimo numa cotada do PSI20 são anormais. E se realmente não falir, 1000€ agora podem ser 10000€ daqui a 5 anos se acção passar para os 0,10€.
Dito isto, pode ser uma táctica interessante investir uma quantidade pequena em que o stop loss será a falência do banco. Isto, presumindo que não estamos a a falar de uma penny stock, no sentido mais comum do termo, e que estamos numa lógica de "morre ou fica maluco".

No entanto, pelo li das últimas 5 páginas deste tópico (não fui mais atrás), tirando a palha e os alertas sensatos para os perigos deste tipo de ação, parece que os investidores o estão a fazer essencialmente numa lógica de curto prazo.
In God we trust, all others bring data.

Registado: 2/10/2006 17:40

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: brunoktm, fosgass2020, Google [Bot], Google Adsense [Bot], HFCA, iniciado1, latbal, m-m, maturidade, MR32, niceboy, nickforum, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, PMP69, trilhos2006, yggy, Zguibz2 e 278 visitantes