Caldeirão da Bolsa

Dilema para o 4º Trimestre

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Dilema para o 4º Trimestre

por Sr_SNiper » 1/12/2013 21:34

HU Escreveu:Se não for pedir muito, gostaria que me ajudassem na minha reflexão.

A fechar o 3º Trimestre apresenta-se-me o seguinte quadro:

- Rendibilidade da minha carteira : 2,35 %
- 70 trades

Eu também era assim, depois de vender tudo, e parar para refletir mandei-me para as obrigações e faço em média, 18 trades por ano em obrigações, com muito muito menos stress do que os trades que fazia em ações, e até agora estou satisfeito, tendo obtido uma média anual desde 2011 de 2dígitos ao ano.
Segue o conselho do Canguru, ele sabe o que diz...
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por Laribau » 1/12/2013 16:18

Obrigado Dr. Tretas !
Como só tu tiveste a simpatia de dar um contributo, tive mais tempo para o estudar. Como não sou um ás em AT, fiquei confrontado com as tuas "dicas" e a minha ignorância nessa matéria. Fiz um pequeno TPC, fui ver o que era isso do "overbought ", li umas coisas sobre AT ( básica...!) e conclui que o melhor era despachar o que tinha e voltar a entrar quando esse tal do "overbought" voltasse a passar. E não é que fiz um bom negócio ! Entretanto aprendi mais umas coisas e aqui deixo as minhas reflexões, a aguardar feedbak dos mais entendidos ( Dr. Tretas incluído).

Awilco Drlling : Pequena empresa de equipamento para exploração offshore ( petróleo) em ambiente "harsh", com apenas duas plataformas a operar no Mar do Norte (UK).
Revenue ( 12 meses) 228 Millhões de US$
Order Backlog 800 Milhões de US$
EBITDA > 60 % ( Ultimo Quarter 74 %)
Eficiência Operacional 98,9 %
Dividend Yeld 20 %
NET DEBT / EBITDA < 1

Meus trades :
25/10 Buy : 123.5 NOK
18/11 Sell : 136 NOK
20/11 Buy : 130.5 NOK
26/11 Sell : 137.90 NOK ( graças ao Overbought do Dr. Tretas).

Face ao quadro anexo, estou a pensar entrar de novo amanhã. Estão os suportes e as resistências bem identificadas ? O RSI regrediu de 70 para 50: É suficiente para encorajar uma entrada a 100 % ? A MWA 10 >MWA50>MWA200 é tranquilizadora ?
Anexos
AWDR.png
AWilco Drilling
The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.

John Kenneth Galbraith

Registado: 29/11/2007 3:40

por Dr Tretas » 25/11/2013 21:25

Bom, não gosto muito de dar conselhos, mas tecnicamente não há muito a dizer. Não vejo qualquer sinal de fraqueza, está apenas um pouco overbought no curto prazo, por isso pode vir aos 125 ou isso.
Na minha opinião, é manter. Um erro quase tão grave como manter posições perdedoras, é liquidar as ganhadoras antes do tempo. Por isso, voto manter, sempre atento à evolução do mercado em geral.
Como a acção vai fazendo patamares que são quase perfeitos em termos de AT, é ir mantendo trailing stops uns 5% abaixo do último patamar (125), digamos a 118 neste momento.

Registado: 29/10/2013 12:15

por Laribau » 25/11/2013 20:13

Nas minhas deambulações para salvar o ano ( depois do desastre OI), encalhei nesta "anexa". Tenho uma posição longa de cerca de 7 % da carteira. Tem um DY de +/- 18 % e dívida de 0.4 x EBITDA.
Neste momento vou com MV potenciais de 20 %.
Vendo ? Mantenho ? Reforço ?
Venham daí "leituras" dos AT "masters"
Anexos
awdr.jpg
The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.

John Kenneth Galbraith

por Laribau » 28/9/2013 16:34

Tês dias depois....

Em execução do plano traçado:

- Venda de AGNC a 24,14 $ e recompra a 22,85 $ (Trade com 5,2% de MV, já líquida de -2,6 % cambial). A correção foi bastante superior ao valor do dividendo e estabilizou durante dois dias. Stop loss a 22$.

- Venda de OIBR a 1,99 por força do dividendo ( ex- dividendo no dia 30/9) e redução do peso na carteira. Permanece em carteira com um peso de 2 % por impossibilidade de vender essa parcela (trade com MV -37,3 %, líquida de - 3,8 % cambial) - Um desastre ! Recompra de 50 % programada para quando, e se, ajustar até 1, 70 $.

- Reforço de capital adiado, por não necessidade de Cash ( posição de 15% na carteira).

Resultado: Com 1% de perda cambial e uma perda adicional de 10 % na OIBR ( deixei o stop losss nesta cotada para depois, uma vez que era para vender "já na 6ª Feira"...! :wall: ),
A rendibilidade veio de 2,35 % para -1,5 %.

Anexo: Composição da carteira , Rendibilidade potencial das posições abertas e evolução do ROI, para já apenas a partir de 24/9...!
Anexos
GRAFICO 27 SET.pdf
Portfolio
(340.61 KiB) Transferido 107 Vezes

John Kenneth Galbraith

por Xiça » 26/9/2013 12:01

Parabolic Escreveu:Meu caro, eu já ando nos mercados desde 2002, portanto à 11 anos, e uma das coisas que aprendi é que temos de nos resignar com aquilo que o mercado dá, principalmente a quem só faz acções.

Este ano deu+ 2% e o benchmark está a dar +18%, mas para o ano pode ser exactamente o inverso.

Aliás, este ano o portfolio da Ivy League, um dos mais seguidos do mundo, está também a dar +2%. Isto só prova que este ano está a ser completamente atípico devido à bolha do FED.

Onde posso consultar esse portfolio da Ivy League?

Registado: 14/5/2011 18:59

por Parabolic » 26/9/2013 10:39

Meu caro, eu já ando nos mercados desde 2002, portanto à 11 anos, e uma das coisas que aprendi é que temos de nos resignar com aquilo que o mercado dá, principalmente a quem só faz acções.

Este ano deu+ 2% e o benchmark está a dar +18%, mas para o ano pode ser exactamente o inverso.

Aliás, este ano o portfolio da Ivy League, um dos mais seguidos do mundo, está também a dar +2%. Isto só prova que este ano está a ser completamente atípico devido à bolha do FED.

Registado: 21/3/2009 16:16

por Laribau » 25/9/2013 23:38

fernmato Escreveu:HU, espero que não leves a mal aquilo que vou escrever mas o PSI 20 está com o ganho YTD de 10%, o S&P 500 de 20%. A minha sugestão para ti: buy and hold! 8-)

Os traders que não me levam a mal... :D :D :D

Pois, eu também estaria com quase 20 % ( já com o efeito cambial e tudo) mas a maldita da OI estragou-me a festa. Verei como remediar a situação sem fazer loucuras que me podem sair caro...!

Obrigado pelo comentário.

:pray:

John Kenneth Galbraith

por matos_1 » 25/9/2013 23:16

HU, espero que não leves a mal aquilo que vou escrever mas o PSI 20 está com o ganho YTD de 10%, o S&P 500 de 20%. A minha sugestão para ti: buy and hold! 8-)

Os traders que não me levam a mal... :D :D :D
Linha de Tendência Análise da evolução dos principais indicadores macroeconómicos que afetam a economia portuguesa e europeia.
https://www.facebook.com/LinhaDeTendencia

Registado: 29/11/2007 3:18

por Laribau » 25/9/2013 15:36

Conforme prometido, anexo resumo do meu portfolio (bolsa).

O que vou fazer ?

- Em primeiro lugar estabeleci como meta chegar aos 5 % S/Capital até ao final do ano.
- Ajustar a carteira progressivamente ( melhorar a diversificação) e estabelecer stops para os diversos títulos.
- Aumentar em 10% o capital disponível para transacionar.

- Vender hoje AGNC, ex -dividendo amanhã. Pode vir a ficar pressionada com o aperto da politica monetária nos USA. Juros baixos estão na base do negócio desta cotada. Tem vindo a cortar progressivamente os dividendos, embora ainda esteja com um yeld muito apreciável. Só voltar a entrar em caso de correção acentuada.

- Esta semana, vender OIBR, ex-dividendo próxima 2ªfeira. Reentrar em 50 %, após correção do dividendo ( alguns dias depois para ver que tipo de correção vai enfrentar).

- AAPL, aguardar pelos resultados do 3º Trimestre e depois se verá.

- Restante carteira, ir acompanhando e não precipitar movimentos.

:pray: :pray:
Anexos
HU.pdf
Meu Portfolio
(373.97 KiB) Transferido 111 Vezes

John Kenneth Galbraith

por canguru » 25/9/2013 12:22

imo, vende tudo. vende tudo e repensa a estratégia (sem a pressão de teres posições abertas)

um abraço

Registado: 6/4/2008 22:41

por Laribau » 25/9/2013 12:05

Obrigado pelos comentários, especialmente ao Elias.

Vou refletir sobre o caminho a seguir e irei dando notícias. Só por curiosidade e aproveitar ( oportunisticamente...!) para ir fazendo alguma formação com os vossos comentários. Mais logo vou postar a minha carteira e depois irei comentando/informando sobre o caminho a seguir e os movimentos que vou fazendo. Desde já agradeço os vossos futuros comentários.

:wink:

John Kenneth Galbraith

por Elias » 25/9/2013 0:17

HU,

Aqui vão alguns comentários:

HU Escreveu:- Excluindo o negócio OIBR a rendibilidade da carteira rondaria os 19 %. A OIBR foi portanto um desastre para a performance do ano (até agora).
Erros cometidos : (...) Não ter stopado a OIBR em tempo útil.

Aspecto a reter: basta um negócio ruinoso para nos estragar os resultados de um ano inteiro. O uso de stops (e o seu cumprimento, caso sejam disparados) é fundamental.

HU Escreveu:Para fechar o ano com 2 % mais valia ter feito um DP.

Eu colocaria a questão desta forma: com os títulos que escolheste, mas sabendo o que sabes hoje, quanto achas que terias feito se não tivesses cometido os mesmos erros?
Por outras palavras: assumindo que mantinhas a parte das compras (isto é, compravas os mesmos títulos), mas optimizavas as decisões de venda, quanto achas que fazias, em %?

HU Escreveu:a) Fechar a "loja" e contentar-me com os 2,3 % ?

Dependerá um pouco dos teus objectivos.
Se o teu objectivo for fazer 6 ou 7% ao ano eu respondo-te assim: "para isso tens as obrigações que obténs o mesmo ganho com menos risco".
Se estás à procura de ganhos a dois dígitos... bom, aí o mercado de acções poderá ser uma alternativa a considerar, mas naturalmente que a estratégia terá de ser melhorada.

HU Escreveu:b) Manter as posições (sobretudo as de maior peso) e aguardar serenamente que a OIBR recupere e não haja um desastre nas outras duas ( ou seja manter a falta de diversificação) ?

Já me aconteceu em mais de uma ocasião ter uma posição que correu mal e em que eu fiquei "à espera que recuperasse". Nuns casos recuperou e safei-me, noutros casos afundou-se ainda mais e arrependi-me amargamente de não ter cumprido o stop. Mas nunca sabemos quando recupera ou não. É uma roleta autêntica.
Passei então a ter a seguinte abordagem para essas situações: se por acaso uma acção seguiu um caminho diferente daquele que eu esperava, olho para o gráfico da acção e pergunto a mim próprio: "se eu NÃO tivesse esta acção em carteira, comprá-la-ia agora com um gráfico destes?". Se a resposta for "sim", mantenho; se a resposta for "não"... bom, nesse caso penso assim "se eu não comprava a acção, é porque não vejo aqui grande probabilidade de subida... e se assim é, que raio está isto a fazer na minha carteira"?

Espero ter ajudado :wink:

Registado: 5/11/2002 12:21

por Muhammad3010 » 24/9/2013 23:36

HU Escreveu:
Muhammad3010 Escreveu:Depende. Com que base ou estratégia é que formaste a carteira?

A ideia inicial foi ter 30 % Growth, 25 % Growth and dividend, 45 % dividend. Correu tudo "bem" : o growth no cresceu (AAPL), o Dividend "borregou" na OIBR e correu bem no resto, o que se safou a 100 % foi o Dividend and Growth, mais uns quantos trades oportunistas ( tipo cirurgia em ambulatório).

:shock:

Assumindo que antes de correr a estratégia com uma conta verdadeira terias feito um backtest. E foi com esse backtest que tomas te a decisão de optar por esta estratégia, eu verificava através de uma análise de cenários se o resultado que estás a obter esta aquém do intervalo de resultados esperado (uma simulação de Montecarlo seria o ideal mas uma simples análise de cenários no Excel também é suficiente). Caso se verifique esta situação cancelava a estratégia e optava por outra. Caso contrário fazia um rebalancing do portfólio de acordo com os critérios que enumeras te.

De uma forma geral devias talvez diversificar um pouco mais em cada um desses parâmetros porque tu queres eliminar o risco intrínseco a cada empresa até certo ponto ao mesmo tempo que queres uma rentabilidade acima do mercado.

Este é o meu método. Concerteza que terás o teu próprio método é os forumeiros do caldeirão também.

Registado: 20/6/2010 13:06

por Laribau » 24/9/2013 22:59

Muhammad3010 Escreveu:Depende. Com que base ou estratégia é que formaste a carteira?

A ideia inicial foi ter 30 % Growth, 25 % Growth and dividend, 45 % dividend. Correu tudo "bem" : o growth no cresceu (AAPL), o Dividend "borregou" na OIBR e correu bem no resto, o que se safou a 100 % foi o Dividend and Growth, mais uns quantos trades oportunistas ( tipo cirurgia em ambulatório).

:shock:

John Kenneth Galbraith

por Muhammad3010 » 24/9/2013 22:50

Depende. Com que base ou estratégia é que formaste a carteira?

Registado: 20/6/2010 13:06

Dilema para o 4º Trimestre

por Laribau » 24/9/2013 22:23

Se não for pedir muito, gostaria que me ajudassem na minha reflexão.

A fechar o 3º Trimestre apresenta-se-me o seguinte quadro:

- Rendibilidade da minha carteira : 2,35 % (capital médio investido) : 1,9 % ( capital disponível).
- 70 trades dos quais 44 (+) e 26 (-)
- Principais contributos para o resultado ( s/ capital investido): AAPL ( -1,7%) ; OIBR ( -9.3 %) ; SDRL ( + 6,5 %) ; Outros ( +7.3 %).
- Capital investido (neste momento) : 95 %
- Principais posições abertas : AAPL (28,8 %) ; SDRL ( 28,5 %) ; OIBR ( 17 %).
- Excluindo o negócio OIBR a rendibilidade da carteira rondaria os 19 %. A OIBR foi portanto um desastre para a performance do ano (até agora).

Notas: a AAPL todos conhecem !
a OIBR fez 1,46 USD em 30/8 e está agora a 2,29 USD ( distribui dividendos esta semana).
a SDRL valorizou 25 % desde 1/1/13.
as restantes posições estão bastante diversificadas.

Para fechar o ano com 2 % mais valia ter feito um DP.

Erros cometidos : Não ter diversificado o suficiente.
Não ter stopado a OIBR em tempo útil.
Ter acreditado num rebound da AAPL e reforçado em 50 % a posição em Fevereiro.

a) Fechar a "loja" e contentar-me com os 2,3 % ?
b) Manter as posições (sobretudo as de maior peso) e aguardar serenamente que a OIBR recupere e não haja um desastre nas outras duas ( ou seja manter a falta de diversificação) ?
c) Reduzir para cerca de 10 % a exposição máxima de cada título (tendo em vista as três citadas) ?
d)....

É claro que há sempre a opção de ir à bruxa... ! Mas eu não peço que me digam em concreto, vende isto e compra aquilo, não é esse o objetivo. Gostaria isso sim de ouvir comentários genéricos sobre o que fiz/está mal e/ou como emendar.

A carteira é razoável, pelo que cada 1 % conta e muito. Aguardo os vossos comentários.

Obrigado !

:? :? :?

John Kenneth Galbraith

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, cali010201, Doreen, GalegoPT, Google [Bot], IX Hispana, Mmmartins, navaldoc, portwine1, rg7803, TTM62 e 57 visitantes