Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Debate Veículos eléctricos: Tecnologia e Economia

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Al_Trader » 27/11/2013 21:34

dfviegas Escreveu:O que é que acontece nos electricos as manutenções são minimas


Excatamente dfviegas, os carros eléctricos são muito mais baratos em manutenção pois utilizam muito menos peças de desgaste, mas isso também depende da tecnologia que fornece a electricidade ( no caso das celulas de combustível não será tanto assim e muito menos com os extensores de autonomia).

Os construtores convencionais querem manter a base do seu negócio actual, produzindo automóveis muito complexos para continuarem a ter pouca concorrencia e bons lucros. Os automoveis eléctricos são um ataque a essas empresas, que então só os produzem com fraco design e pouca autonomia, para no fundo continuarem a não se venderem em quantidade o que implica que os preços não desçam e assim mantém-se o ciclo: é caro <---> não se vende.

Ao contrário que o Atomez disse
Atomez Escreveu:A solução ideal será a evolução tecnológica para baterias com maior capacidade, menor tempo de recarga, peso e dimensões adequadas e mais baratas. Mas isso não parece fácil nem a curto prazo.

a tecnológia já está bem avançada como a Tesla o demonstrou - http://www.teslamotors.com/ com o seu modelo S; capacidade 420 Km, tempo de recarga: 30 min. dão para 300 Kms e é gratis nos carregados da marca. O carro é melhor e menos caro que modelos topo de gama da mercedes, audi, bmw, gm, etc. Só não se percebe porque essas marcas não fazem concorrencia à Tesla que tem grande lista de espera pois, por ser uma empresa recente, ainda não consegue produzir em grande escala.

Claro que nós como consumidores, ao discutir estes assuntos em público de forma informada, podemos ter uma palavra a dizer na tecnologia que vai vingar no futuro.
Devagar se vai ao longe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 111
Registado: 9/11/2007 9:42
Localização: 20

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Al_Trader » 27/11/2013 20:59

Atomez Escreveu:Pois claro. As pessoas em geral são ignorantes e estúpidas, sabem lá o que é melhor para elas e o que melhor satisfaz os seus interesses. Deixam-se manipular como carneiros incautos com truques mirabolantes. Ainda bem que existem inteligentes e sapientes como tu, a vanguarda iluminada que tem por missão neste mundo guiar as massas para a felicidade suprema. Seja lá o que isso for.


Francament Atomez, que diabo de conversa vem a ser esta: não gostar do que escrevo (das minhas ideias) não te dá o direito de vir com este tipo de verborreia. Mas aproveito para te dizer que os qualificativos que usas para qualificar " as pessoas em geral" são palavras tuas, certamente sem gande ponderação mas espero que não te consideres como tal.

Eu por mim não perco mais tempo a responder-te pois não te deste ao trabalho, ou não podes-te rebater nada do que eu escrevi sobre o anuncio dos novos hibridos da volkswagen a consumir 1.1 L/100Km, e assim não interessa discutir com quem não apresenta argumentos válidos.
Editado pela última vez por Al_Trader em 27/11/2013 23:18, num total de 1 vez.
Devagar se vai ao longe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 111
Registado: 9/11/2007 9:42
Localização: 20

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por dfviegas » 25/11/2013 10:14

Para os fabricantes a produção de electricos tem um outro problema.

Acutalmente onde é que os fabricantes vão buscar muito dinheiro, nas manutenções e substituições de peças.

O que é que acontece nos electricos as manutenções são minimas, como exemplo mal enjorcado é olhar para a produção de motos electricas "portuguesas" as BW por uma empresa portuguesa que acabou por falir, e porquê? porque entregavam as motas e depois elas nunca lá mais iam para trocar qualquer peças. Os seja os fulanos tinham o lucro pequeno e limitava-se a isso, não conseguiam facturar mais nada com aquela mota. O mesmo pode acontecer com os carros electricos.
 
Mensagens: 988
Registado: 29/11/2007 2:53
Localização: Alto do Moinhi

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por atomez » 25/11/2013 2:07

Al_Trader Escreveu:Mas concordo que os fabricantes não são burros, mas se não tomarmos atenção fazem de nós burros ao vender-nos o que lhes interessa vender (automóveis complexos baseados em motores de combustão) e, usando a sua enorme capacidade de marketing para nos "orientar" nessas compras.

Pois claro. As pessoas em geral são ignorantes e estúpidas, sabem lá o que é melhor para elas e o que melhor satisfaz os seus interesses. Deixam-se manipular como carneiros incautos com truques mirabolantes. Ainda bem que existem inteligentes e sapientes como tu, a vanguarda iluminada que tem por missão neste mundo guiar as massas para a felicidade suprema. Seja lá o que isso for.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5852
Registado: 4/11/2002 22:48
Localização: Entre Marte e Vénus

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Al_Trader » 25/11/2013 1:34

Atomez Escreveu:Isto é apenas uma questão de tecnologia e mercado. Relação custo/benefício e essas coisas.
...
Os fabricantes não são burros e sabem bem o que os espera, não se agarram a questões desse tipo. Querem é ganhar dinheiro apresentando ao mercado aquilo que o pessoal estiver disposto a comprar...


Atomez, acho que estás a ser simplista e não explicas como se conseguiu um avanço tecnológico tão importante redução de 50% no consumo de combustível em relação ao toyota prius - até agora o líder em baixo consumo dos hibridos. Para mais, vindo de um grupo supostamente sem tradição nesse tipo de automoveis !

Mas concordo que os fabricantes não são burros, mas se não tomarmos atenção fazem de nós burros ao vender-nos o que lhes interessa vender (automóveis complexos baseados em motores de combustão) e, usando a sua enorme capacidade de marketing para nos "orientar" nessas compras.

Para mim o futuro é electrico tendo tendo por base baterias - automóveis mais simples e melhores para nós ou, baseados em celulas de combustível - automoveis mais complexos e pior para nós. Mas nós é que temos de descobrir o que nos interessa comprar :shock: .
Devagar se vai ao longe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 111
Registado: 9/11/2007 9:42
Localização: 20

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por atomez » 24/11/2013 20:47

Como montar um carro elétrico em 17 minutos:



Um carro elétrico compacto de cidade com autonomia de 140 km é mesmo o que me dava jeito.

Só que... por 40.000 euros... não, obrigado.

BMW i3 chega em novembro e já tem preços
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5852
Registado: 4/11/2002 22:48
Localização: Entre Marte e Vénus

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por atomez » 24/11/2013 20:17

VirtuaGod Escreveu:
dfviegas Escreveu:Já viram o FCV Concept? Sinceramente espero que hidrogénio tb tenha futuro. Ficaria uma decisão futura hidrogénio Vs Eléctrico da mesma forma que agora é Diesel Vs Gasolina (nem incluo o GPL devido à baixíssima representação).

Não é bem a mesma coisa.

Os elétricos a hidrogénio têm algumas vantagens sobre as baterias -- a autonomia e tempo de reabastecimento são iguais aos carros atuais a gasolina/gasóleo, a experiência de utilização é igual e portanto os consumidores já estão habituados.

Mas têm uma grande, gigantesca, desvantagem -- é preciso criar uma rede de distribuição de H2 e construir fábricas de produção de H2 em volume gigantesco. Isso leva tempo e (muito) dinheiro. E quem é que vai investir nisso sem antes haver consumidores?

Por seu lado, as baterias têm desvantagens -- baixa autonomia e tempo de recarga muito maior -- mas têm uma grande vantagem -- a rede de distribuição já existe (rede elétrica) e as fábricas de eletricidade já existem (centrais elétricas).

A solução ideal será a evolução tecnológica para baterias com maior capacidade, menor tempo de recarga, peso e dimensões adequadas e mais baratas. Mas isso não parece fácil nem a curto prazo.


Al_Trader Escreveu:E não tenhamos dúvidas que os grandes construtores vão dar luta ao avanço da tecnologia electrica de muitas formas - esta é uma delas

Isto é apenas uma questão de tecnologia e mercado. Relação custo/benefício e essas coisas.

Não percebo porque é que fazes disto uma espécie de guerra religiosa ou ideológica.

Os fabricantes não são burros e sabem bem o que os espera, não se agarram a questões desse tipo. Querem é ganhar dinheiro apresentando ao mercado aquilo que o pessoal estiver disposto a comprar...

BMW Makes Lone Shift to Carbon Fiber to Gain Auto Edge
...
Business Threats

“Looking forward to 2020, we saw threats to our business model,” Chief Financial Officer Friedrich Eichiner, who was head of strategic planning at the time, said in an interview in his sparsely furnished office in BMW’s landmark four-cylinder headquarters building in Munich. “We had to find a way to bring models like the 6-Series, 7-Series and X5 into the future.”

For BMW to continue to sell cars that live up to the company’s “ultimate driving machine” claim, the manufacturer needed to offset those emissions with a viable electric vehicle for growing cities, where more and more potential customers would live. That was the start of the i3.

At the time, electric cars had the reputation of being sluggish because of the heavy battery needed to hold a charge capable of moving the car at least 100 kilometers (62 miles) -- the range considered necessary for daily use. That meant the car needed to be lighter to reduce the size and cost of the power pack and improve handling. The lightest and strongest material available is carbon fiber.
Editado pela última vez por atomez em 24/11/2013 21:05, num total de 2 vezes.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5852
Registado: 4/11/2002 22:48
Localização: Entre Marte e Vénus

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Celsius-reloaded » 24/11/2013 16:56

A nivel de eléctricos pode compensar comprar em Espanha e logo após legalizar em PT.

Para terem ideia o Leaf em Espanha, na versão de alugar bateria, custa €19.900. Cá fica a 25.200.

Já a versão em que se compra a bateria, lá fica a €24.000 e cá a 31.100.

Os exemplos são para a versão Visia e a fonte são os sites oficiais.
The market gives; The market takes.
 
Mensagens: 2378
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por VirtuaGod » 24/11/2013 16:16

dfviegas Escreveu:Eu sei que gostos não se discutem, mas porque será que só a tesla é que consegue fazer carros com um design interessante/bonito. Os outros eletricos é só mamarrachos do leaf aos twin agora este VW cada coisa mais feia.


+1 não podia concordar mais. Até parece que fazem de propósito!

Já viram o FCV Concept? Sinceramente espero que hidrogénio tb tenha futuro. Ficaria uma decisão futura hidrogénio Vs Eléctrico da mesma forma que agora é Diesel Vs Gasolina (nem incluo o GPL devido à baixíssima representação).
Anexos
Toyota FCV.JPG
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por dfviegas » 24/11/2013 11:01

Eu sei que gostos não se discutem, mas porque será que só a tesla é que consegue fazer carros com um design interessnte/bonito. Os outros eletricos é só mamarrachos do leaf aos twin agora este VW cada coisa mais feia.
 
Mensagens: 988
Registado: 29/11/2007 2:53
Localização: Alto do Moinhi

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Al_Trader » 24/11/2013 1:29

Ora viva,

Ocorreu um desenvolvimento interessante na indústria automóvel; o grupo volkswagen vai vender em quantidade carros a gastar 1,1 L/100 Km. Trata-se de um hibrido diesel derivado do XL1 - referencia de veículo economico do grupo volkswagen mas com uma aerodinâmica muito pior e com quatro lugares !!
http://www.greenoptimistic.com/2013/11/08/volkswagen-twin-257mpg-diesel-hybrid-vehicle-shown-tokyo-motor-show/#.UpE5wdJ7LTq
ou
http://www.carbuyer.co.uk/news/136399/v ... -announced

Não deixa de ser uma evolução tecnológica aparentemente surpreendente; um carro gastar metade do combustível da referencia dos hibridos o Toyota Prius com quase 20 anos de desenvolvimento.

Na verdade não acho assim tão surpreendente que exista a tecnologia para produzir este tipo de veículo pois, já expressei várias vezes aqui no forum que a evolução do consumo de combustível dos carros nos últimos 15 anos foi muito baixa.

O que me parece é que com o avanço rápido da tecnologia dos automóveis eléctricos (baseados em baterias ou células de combustível), a volkswagen foi obrigada a recorrer a tecnologias que realmente baixam o consumo e entrar com força no mercado dos hibridos.

Acho que fica evidente que esta estratégia para além de reposicionar o grupo no mercado, é uma forma de prolongar a longevidade dos motores de combustão mas também acho que o seu futuro como base dos automoveis está marcado: a sua extinção.

E não tenhamos dúvidas que os grandes construtores vão dar luta ao avanço da tecnologia electrica de muitas formas - esta é uma delas. Esperemos o que os outros construtores automóveis vão apresentar para se manter competitivos.

Em resumo: cada vez vale menos a pena comprar carro novo com motor de combustão pois os avanços vão ser muito rápidos.
Devagar se vai ao longe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 111
Registado: 9/11/2007 9:42
Localização: 20

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Al_Trader » 4/10/2013 0:17

Viva Elias
Nunca me foquei muito no Leaf por ter a limitação grave da autonomia não atingir os 200 Kms. Para mim esse facto limita-lhe muito o mercado pois como saberás, causa em muitas pessoas uma insegurança que na maioria dos casos é meramente irracional mas suficiente para ser preterido na hora da compra.

Elias Escreveu:Ou seja, na Noruega um Nissan Leaf custa o mesmo que um VW Golf

e

Elias Escreveu:para o mesmo nível de preço, muitos compradores parecem preferir um carro verde

acrescentaria: "apesar de ter a lacuna da autonomia há muitas pessoas a preferir um carro verde (do mesmo segmento) a um de combustão para o mesmo nível de preço"

O mesmo se está a passar com o Tesla em relação a veículos da mesma gama (por exemplo BMW série 6, Audi A8), com o mercado a dar-lhe preferência, absorvendo toda a produção e havendo lista de espera de vários meses.

O que se lamenta é não haver concorrencia ao Tesla S (principalmente na autonomia) para que a evolução fosse mais pronunciada e a baixa de preços também aconteça. Mas os grandes construtores ainda não conseguiram tal desenvolvimento.
Devagar se vai ao longe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 111
Registado: 9/11/2007 9:42
Localização: 20

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Elias » 3/10/2013 23:27

Não tenho a certeza se este link já por aqui passou, por isso aqui fica:

Preços
Ainda não são muitos os veículos eléctricos disponíveis no mercado. À medida que os preços forem anunciados, eles serão divulgados e actualizados nesta página.

http://www.veiculoselectricospt.com/precos/
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Al_Trader » 3/10/2013 19:26

Atomez Escreveu:Mas... como não sou norueguês, tens aí 100 mil euros que me "emprestes"? Vou já comprar um Tesla S.

Não é preciso ser norueguês, já vem para Portugal um em Janeiro 2014.
Infelizmente estou como tu, queria mas não posso, mas sei que antes de eu poder comprar, outros com mais capacidade económica tem de comprar, para a tecnologia se desenvolver e embaratecer e isso a Tesla está a fazer - disponibilizar no mercado um automóvel eléctrico que é um grande carro.

A maioria de nós, por enquanto, temos de ir queimando para conseguir andar de carro.
Devagar se vai ao longe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 111
Registado: 9/11/2007 9:42
Localização: 20

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por atomez » 3/10/2013 15:22

Al_Trader Escreveu:A ver se as marcas convencionais deixam de nos querer vender os seus carros "fumarentos", e investem como deve ser na tecnologia das baterias como fez a Tesla. Claro que "nós" também temos de fazer as nossas escolhas.

Tens toda a razão. Concordo inteiramente com isso.

Mas... como não sou norueguês, tens aí 100 mil euros que me "emprestes"? Vou já comprar um Tesla S.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5852
Registado: 4/11/2002 22:48
Localização: Entre Marte e Vénus

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Elias » 3/10/2013 14:51

Al-Trader,

A notícia é sem dúvida interessante, mas assim que li o início do texto fiquei logo a pensar "como será que isto funciona na Noruega em matéria de imposto?"

A resposta está mais adiante, e cito:

Norway has been called the friendliest place for electric vehicles in the world, due to aggressive incentives and tax policies to promote the use of plug-in cars.

Esta frase tem um link para uma outra notícia intitulada How Much Is Norway Paying To Promote Electric Cars? e que desenvolve o tema dos impostos. Destaco isto:

The country's various subsidies for electric vehicles amount to as much as $8,200 per car--every single year.

That's partly down to Norway's heavy taxation, which sees the prices of regular cars pushed significantly higher than they are elsewhere. A basic Volkswagen Golf, that costs the equivalent of $24,600 in the United Kingdom, can cost $42,000 in Norway.

While a Nissan Leaf is still cheaper in the UK than it is in Norway, at $35,500, in comparison to that same VW Golf, the price looks much more attractive--$42,500.

Ou seja, na Noruega um Nissan Leaf custa o mesmo que um VW Golf, ao passo que no UK o mesmo Nissan Leaf custa mais 11 mil dólares que o Golf.
Portanto, aquilo que escreves "não é por ser caro que não se vende" deve ser analisado tendo em conta a realidade fiscal de cada país.
Sem querer generalizar em demasia, a sensação com que fico a partir dos números apresentados nas duas notícias é esta: para o mesmo nível de preço, muitos compradores parecem preferir um carro verde. Mas não estão dispostos a dar mais 11 mil dólares para ter esse carro.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Al_Trader » 3/10/2013 14:00

Esta é uma novidade importante na evolução da industria automóvel:

O modelo Tesla S foi o mais vendido em Setembro na Noruega. Não foi um de combustão interna nem hibrido mas sim um 100% eléctrico.
http://www.greencarreports.com/news/108 ... -september
Isto só prova que não é por ser caro que não se vende - apesar do incentivo dado pelo governo - o Tesla S continua a custar mais de 60 000€.
A ver se as marcas convencionais deixam de nos querer vender os seus carros "fumarentos", e investem como deve ser na tecnologia das baterias como fez a Tesla. Claro que "nós" também temos de fazer as nossas escolhas.
Devagar se vai ao longe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 111
Registado: 9/11/2007 9:42
Localização: 20

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Al_Trader » 27/9/2013 20:11

É natural os Portugueses gostam do melhor e o Tesla S Performance é um desses http://www.teslamotors.com/models/features#/safety.

O que vem para cá é este:
Imagem
É um dos melhores automóveis que se podem comprar na sua gama de preços e com uma grande vantagem não polui o ar por onde passa.
Devagar se vai ao longe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 111
Registado: 9/11/2007 9:42
Localização: 20

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por mjsreis » 27/9/2013 16:35

Já há pelo menos um Model S encomendado em Portugal, e logo o Model S Performance:

http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.php?f=53&t=2661&start=50#p17089
 
Mensagens: 34
Registado: 9/11/2011 11:59
Localização: Trofa

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Al_Trader » 25/9/2013 23:24

Esse artigo já está um pouco desactualizado ( é de Abril e cita outros de 2012 e 2011) e na altura ainda não se percebia o sucesso da Tesla a produzir o seu modelo Tesla S (http://www.teslamotors.com/models. O artigo reflecte uma opinião que é contestada por muitas outras e muitos estudos a dizerem o contrário ( por exemplo este http://www.environment.ucla.edu/media_IOE/files/BatteryElectricVehicleLCA2012-rh-ptd.pdf), mas é fácil perceber que há muitos aspectos que são difíceis de ponderar e afectam as conclusões obtidas:
- qual é a energia consumida para produzir um automóvel eléctrico (EV) e um de combustão (CV) ?
- qual a energia consumida ao longo da vida útil de um automóvel EV e CV ?
- é melhor emitir a poluição espalhada por onde passam os CVs ou concentrada nos locais onde estão as centrais eléctricas

Estas perguntas são de muito difícil resposta pois a tecnologia dos EV ainda não está madura o suficiente ( por exemplo os sistemas de produção das baterias variam muito de marca para marca) para ser completamente e correctamente comparada com a dos CVs que têm praticamente 100 anos de desenvolvimento.

Os subsídios que estão a ser atribuidos agora por vários estados, só tentam anular parte da decalagem na diferença de desenvolvimento das duas tecnologias mas, não tenham dúvidas que a tecnologia dos CV já obsorveu muitos mais recursos públicos. Só nos últimos anos as grandes construtoras (GM, Ford, Chrysler) receberam vários milhares de milhões de USD (dinheiros públicos) para se manterem a funcionar. Na europa (na França por ex.) também há empresas nessa situação.

Agora, os estados que estão a subsidiar a emergência dos EVs (no artigo não fala da Noruega e China) não estão a pensar no futuro e se o seu dinheiro vai trazer retorno? Claro que sim sob várias formas e a mais importante na qualidade do ar que respiram.
Talvez não estejam é a pensar no futuro dos CVs e isso incomoda muita gente.

Edit: Esse artigo é de um tal "Bjorn Lomborg" que já tem nome de não ser muito correcto nos seus artigos. Vejam aqui por exemplo:
http://mediamatters.org/blog/2013/03/13/experts-respond-to-distortions-of-electric-cars/193040
Devagar se vai ao longe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 111
Registado: 9/11/2007 9:42
Localização: 20

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por sem2006 » 25/9/2013 22:51

Mais um artigo da treta, sem nenhum fundamento, que esquece todos os custos ambientais associados à refinação de combustíveis :wall:
 
Mensagens: 348
Registado: 29/4/2009 13:31
Localização: 13

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Opcard33 » 25/9/2013 20:31

Afinal ,mais um caminho sem saída ? Os carros eléctricos tem mais custos ambientais .

"O curto-circuito dos carros eléctricos
Bjørn Lomborg


As transgressões ambientais do carro eléctrico são ainda piores na China, onde a maioria da electricidade é produzida a partir do carvão. Um carro eléctrico alimentado por essa electricidade emitirá mais 21% de CO2 do que um automóvel movido a gasolina.
Durante décadas, a ideia de um carro eléctrico tem capturado a imaginação dos inovadores – incluindo Henry Ford e Thomas Edison há mais de um século.

Celebridades, especialistas e líderes políticos têm projectado estes veículos como a apoteose de um futuro responsável perante o meio ambiente. A chanceler alemã Angela Merkel proclamou que haverá um milhão de carros eléctricos na Autobahn [auto-estradas alemãs] em 2020. O presidente norte-americano Barack Obama também prometeu um milhão de veículos eléctricos nos EUA – mas cinco anos mais cedo.

Com efeito, um dia o carro eléctrico será um grande produto, mas não agora. Ainda é bastante caro, é desconfortável e os seus benefícios ambientais são negligenciáveis (e, nalguns casos, são mesmo inexistentes).

Muitos países desenvolvidos atribuem subsídios generosos aos veículos eléctricos: esses apoios podem ir até aos 7.500 dólares nos EUA, aos 8.500 dólares no Canadá, aos 9.000 euros (11.700 dólares) na Bélgica e aos 6.000 euros na empobrecida Espanha. A Dinamarca é o país que atribui as subvenções mais generosas, isentando os carros eléctricos do imposto de registo de 180% que é cobrado a todos os outros veículos no país. No caso do carro eléctrico mais popular do mundo, o Nissan Leaf, esta isenção equivale a 63.000 euros.

E, no entanto, tudo isto é claramente insuficiente. Na Dinamarca existem apenas 1.224 carros eléctricos. Na Alemanha, as vendas de automóveis totalizaram 3,2 milhões em 2011, mas apenas 2.154 eram eléctricos.

Estes números obrigaram Obama e Merkel a ajustarem as suas projecções à realidade. O Departamento norte-americano da Energia prevê agora apenas cerca de 250.000 carros eléctricos em 2015, o que corresponde a 0,1% de todos os automóveis que circulam nas estradas dos Estados Unidos. Merkel, por seu lado, admitiu recentemente que a Alemanha não chegará nem perto do milhão de carros eléctricos em 2020.

Não é de surpreender. Segundo um analista do Gabinete do Orçamento do Congresso norte-americano, o custo de manutenção de um típico carro eléctrico ao longo da sua vida é cerca de 12.000 dólares superior ao de um automóvel a gasolina. Investigações recentes indicam que os carros eléctricos só conseguirão competir em preço com os carros híbridos em 2016 e com os carros convencionais em 2032, depois de os governos terem gasto entre 100 e 150 mil milhões de euros em subsídios.

À parte os custos e subsídios, os carros eléctricos não têm dado mostras de grande conveniência. Um jornalista da BBC conduziu 778 quilómetros, de Londres a Edimburgo, num Mini eléctrico, e teve de parar oito vezes para o recarregar – chegando a esperar seis horas ou mais no processo. No total, gastou 80 horas entre esperas e condução, o que deu uma média de 10 quilómetros por hora – um ritmo nada desejável, mesmo antes do aparecimento da máquina a vapor.

Os carros eléctricos também não são totalmente satisfatórios em termos ambientais. São muitas vezes vendidos como sendo veículos de "emissões zero", mas isso só é verdade quando estão em movimento.

Para começar, o processo de fabrico dos carros eléctricos – especialmente as suas baterias – requer uma enorme quantidade de energia, a maior parte da qual é gerada a partir de combustíveis fósseis. Uma análise ao ciclo de vida mostra que praticamente metade de todas as emissões de CO2 de um carro eléctrico provém do seu fabrico, que corresponde a mais do dobro das emissões durante o fabrico de um automóvel com motor a gasolina.

Além disso, a electricidade necessária para carregar um carro eléctrico é em grande medida produzida a partir de combustíveis fósseis. Sim, é verdade que depois emite cerca de metade do CO2 emitido por um veículo convencional por cada quilómetro conduzido (usando electricidade europeia), mas atendendo às suas elevadas emissões de dióxido de carbono durante o fabrico, é preciso que ande muito na estrada para equilibrar.

Os defensores do carro eléctrico argumentam orgulhosamente que se um carro eléctrico andar cerca de 300.000 quilómetros, terá emitido menos de metade do CO2 emitido por um carro a gasolina. Mas a sua bateria teria de ser substituída muito antes de atingir essa meta, o que implicaria muitas mais toneladas de emissões de dióxido de carbono.

Com efeito, essas distâncias parecem pouco plausíveis, atendendo ao fraco alcance dos carros eléctricos: o Nissan Leaf, por exemplo, só consegue fazer 117 quilómetros com um carregamento. É por isso que a maioria das pessoas compra um carro eléctrico como segundo veículo, para distâncias curtas. Se o carro fizer menos de 50.000 quilómetros com electricidade europeia, no total terá emitido mais CO2 do que um automóvel convencional.

Mesmo que percorra muitos mais quilómetros, digamos 150.000 quilómetros, as emissões de CO2 de um carro eléctrico corresponderão a apenas menos 28% das emissões de um veículo a gasolina. Durante o tempo de vida do carro, isto evitará a emissão de 11 toneladas de emissões de CO2, o que corresponde a cerca de 44 euros de danos para o meio ambiente.

Atendendo à dimensão de subsídios existentes, este é um fraco resultado. A título de exemplo, no caso das subvenções atribuídas pela Dinamarca, o país vai pagar cerca de 6.000 euros para reduzir as emissões de CO2 em apenas uma tonelada. Adquirir um volume idêntico no Sistema Europeu de Comercialização de Emissões custaria cerca de cinco euros. Pelo mesmo dinheiro, a Dinamarca poderia reduzir as emissões de CO2 em mais de mil vezes.

Pior ainda: na realidade, os carros eléctricos comprados na União Europeia aumentarão as emissões globais de CO2. Uma vez que a UE estabeleceu uma meta de emissão para 2020, tentará compensar as emissões onde conseguir (talvez com mais energia eólica), independentemente do tipo de automóvel adquirido: 38,75 toneladas de CO2 num carro a gasolina e 16 toneladas na electricidade gerada para produzir um carro eléctrico. No entanto, ao passo que o nível de emissões da União Europeia ficará igual, a maior parte das baterias eléctricas provêm da Ásia, pelo que não conseguirá compensar as 11,5 toneladas adicionais de emissões.

As transgressões ambientais do carro eléctrico são ainda piores na China, onde a maioria da electricidade é produzida a partir do carvão. Um carro eléctrico alimentado por essa electricidade emitirá mais 21% de CO2 do que um automóvel movido a gasolina. E um estudo recente mostra que, uma vez que as centrais eléctricas a carvão da China são tão "sujas", os carros eléctricos deterioraram a atmosfera local. Em Xangai, a poluição atmosférica de mais um milhão de carros a gasolina mataria nove pessoas por ano. Mas mais um milhão de carros eléctricos mataria 26 pessoas por ano, devido ao aumento da poluição do uso do carvão.

O mantra do carro eléctrico desvia a atenção daquilo que realmente importa: a transição economicamente eficaz dos combustíveis fósseis para uma energia verde mais barata, algo que requer investigação e inovação. Os carros eléctricos podem ser um grande avanço nesse sentido dentro de duas décadas. Mas os generosos subsídios actualmente atribuídos só tornam possível o desenvolvimento de tecnologia onerosa, incómoda e na maioria das vezes ineficaz em termos ambientais.

© Project Syndicate, 2013.

http://www.project-syndicate.org

Tradução: Carla Pedro
 
Mensagens: 731
Registado: 9/9/2013 15:13

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Al_Trader » 25/9/2013 16:51

China - o maior mercado do mundo - aposta forte nos automóveis eléctricos aumentando o subsídio para 60 000 Yuan ( cerca de $9,800) por cada veículo. Os automóveis híbridos não recebem esse subsídio. http://www.greencarreports.com/news/1087061_china-adds-more-electric-car-subsidies-still-ignores-hybrids

Os chineses já perceberam que os combustíveis fosseis não são futuro para eles e, estão a financiar o desenvolvimento da tecnologia de mobilidade eléctrica. É pena não termos "pernas" para fazer o mesmo caminho, pois esta é uma altura boa para entrar na industria automóvel e quem sabe criar uma marca nova.
Devagar se vai ao longe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 111
Registado: 9/11/2007 9:42
Localização: 20

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Al_Trader » 6/9/2013 11:00

Viva Marco,

As referências que fazes em relação " à qualidade" dos ventos aplicam-se para a tecnologia eólica de eixo horizontal (os aerogeradores que vemos instalados nos cimos das montanhas, também estão lá por questões ambientais). A tecnologia de eixo vertical, em que o Omniflow é também inovadora, é muito mais recente e tem como grande vantagem poder lidar bem com ventos instáveis muito mais frequente a baixas altitudes e como eu dizia abundantes na costa portuguesa densamente habitada - já há vários Omniflows montados em cidades costeira - Gaia e Povoa de Varzim por exemplo, e pode tratar-se de uma boa solução para uso doméstico. Por isso não há qualquer equívoco da minha parte mas sim teu quando usas os teus conhecimentos da tecnologia eólica mais tradicional e os aplicas ao caso concreto do Omniflow. Podes ver mais aqui: http://omniflow.pt/technology/

Em relação aos custos das renováveis, concordamos que são mais caras que as tecnologias convencionais baseadas na queima dos combustíveis fósseis mas, que sabemos serem insustentáveis e, por isso a procura de soluções tecnológicas alternativas é um objectivo com muito mérito, sendo preciso dar-lhes oportunidades de serem lançadas no mercado, de serem conhecidas mundialmente (gerando outras ideias) de serem testadas e desenvolvidas e isso custa dinheiro, como custou às tecnologias actuais.

Assim a abordagem puramente económica é errada pois, todos os dias vemos muita gente a fazer "corridas de semáforos" para fazer algumas centenas de metros, em que gastaram o triplo da energia do que seria necessário, mas fazem-no pois têm outras motivações para além da puramente económica e, é essa abordagem que não deve ser cerceada na emêrgencia das renováveis pois cada vez mais, há pessoas que não querem estar a viver e a circular e deixar atrás de si um rasto de poluição que são um mercado interessante e que cada vez mais tem expressão economica, como o sucesso do Tesla S está a demonstrar.
Devagar se vai ao longe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 111
Registado: 9/11/2007 9:42
Localização: 20

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por MarcoAntonio » 5/9/2013 20:00

As velocidades de vento médias são genéricas, as habituais nas zonas altamente povoadas, nomeadamente as zonas urbanas do litoral (que estão na sua esmagadora maioria, a baixa altitude). Não é por acaso que os parques eólicos se encontram normalmente nos altos das serras. E há aí um equívoco da tua parte por julgar que as zonas do litoral densamente habitadas - que se situam na sua generalidade a baixa altitude na verdade - são particularmente interessantes.

Podes, se pesquisares, encontrar algumas tabelas para a distribuição das velocidades médias dos ventos pelo território nacional. Eu já o fiz antes por interesse próprio e por interesse de um familiar próximo também, por sinal.



Infelizmente, as renováveis são na generalidade caras e de difícil rentabilização (ajudas estatais à parte, que são situação de circunstância ou conjuntura, não são razões de ordem estrutural... e só isso dava para uma discussão inteira). Não é nenhum facto criado e inventado por mim.

O que faço é considerações práticas perante os factos e evidências disponíveis. Se estiveres interessado em analisar seriamente o tema, encontrarás também com facilidade diversas fontes com os custos da energia por kwh segundo diversas e diferentes fontes e em diferentes pontos do globo.

Progressivamente têm vindo a tornar-se mais interessantes e mais praticáveis e nisso vejo essencialmente algo de bom, uma vez que com elas trazem inúmeras vantagens. O aspecto económico em toda a sua dimensão não pode ser contudo descartado em momento algum, contudo.




PS: Eu não escrevi nenhum post a desacreditar a omniflow ou outra qualquer empresa nem nada que se pareça.
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38075
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Alfa Trader, bento.jp13, Bing [Bot], Garfield, Google [Bot], latbal, malakas, Minsk, MR32, PAULO 1986, PAULOJOAO, pbasto, peterteam2, Shimazaki_2, TheKuby, trend=friend e 153 visitantes