Obrigações II
Re: Obrigações II
Pata-Hari Escreveu:sniper, há muitos particulares com 100 000€ para investir.
Eu considero a refer e a CP arriscadas, sim, e acho que podem fazer sentido numa pequena percentagem de carteira dedicada a risco elevado.
Obrigado Pata.
Uma questão para ti e para o Deus Virtual.
O não aval do estado na emissão de obrigações da refer é muito relevante na análise do risco das obrigações quando comparadas com outras da refer com o aval do estado ?
Lose your opinion, not your money
Sr_SNiper Escreveu:Ao por mínimos de 100k, basicamente é o mesmo que dizer que é só para os institucionais.
Olha que não, olha que não... nós é que somos pobres!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
sniper, há muitos particulares com 100 000€ para investir.
Eu considero a refer e a CP arriscadas, sim, e acho que podem fazer sentido numa pequena percentagem de carteira dedicada a risco elevado.
Pata-Hari Escreveu:GE, sim, mas o mínomo é 100 000€.
Ao por mínimos de 100k, basicamente é o mesmo que dizer que é só para os institucionais.
Pata, podes dizer-me a tua opinião em termos de risco das obrigações da CP PTCFPBOM0001 e da REFER PTCPEDOM0000 se consideras de igual risco as duas e comparativamente com o risco da República?
Obrigado
GE, sim, mas o mínomo é 100 000€.
BeTuga Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:Resumindo o lixo ferroviário:
REFER aval do estado
2019 - PTCPEHOM0006 - 96%
2024 - PTCPEJOM0004 - 81%
2026 - PTCPECOM0001 - 72%
refer sem aval do estado
2021 95%
CP com aval do estado
2019 PTCFPAOM0002 87,51%
CP com aval do estado
2030 PTCFPBOM0001 preço de 64,45%
Para quem tem pouco guito, dá para brincar com a CP de 2030...
Está correta a informação?
Ando a pensar se esta é precisamente a pior altura para comprar obrigações portuguesas...
As Refer 2021 estão nos 75% a 78%. Têm liquidez na Euronext
O problema das da REFER 2021 é que não têm o aval do estado, ao contrário das outras emissões, o que pode trazer algum dissabor ( Já com aval é um trade altamente especulativo ) sem aval é ainda mais, e se é para ser especulativo, preferiria as da CP PTCFPBOM0001 que também não têm o aval do estado
Pata-Hari Escreveu:EDP prepara emissão de dívida a sete anos
13 Novembro 2013, 09:37
Eléctrica deverá aceitar pagar um juro em redor de 4,5% para colocar no mercado uma emissão de obrigações com maturidade a sete anos.
A Energias de Portugal (EDP) está a preparar uma emissão de dívida com maturidade em Janeiro de 2021, tendo para o efeito contratado os bancos para montar a operação.
De acordo com a Bloomberg, que avança com a notícia, os bancos responsáveis pela operação são o BBVA, BESI, BNP, BPI, Deutsche Bank, HSBC, JPMorgan e Millennium BCP.
De acordo com a mesma fonte, a EDP deverá suportar um juro em redor de 4,5% para colocar esta emissão de dívida a sete anos. As obrigações pagarão um cupão fixo e anual.
Em Setembro deste ano a eléctrica liderada por António Mexia colocou uma emissão de 750 milhões de euros em dívida com maturidade a sete anos, tendo na altura aceitado pagar um juro de 5%.
Após esta emissão de Setembro, a eléctrica tinha garantido já parte do financiamento necessário para 2015.
Aparentemente haverá mais uma emissão de GALP em breve.
A colocação é para institucionais ou os pequenos investidores também poderão ter acesso à subscrição?
EDP prepara emissão de dívida a sete anos
13 Novembro 2013, 09:37
Eléctrica deverá aceitar pagar um juro em redor de 4,5% para colocar no mercado uma emissão de obrigações com maturidade a sete anos.
A Energias de Portugal (EDP) está a preparar uma emissão de dívida com maturidade em Janeiro de 2021, tendo para o efeito contratado os bancos para montar a operação.
De acordo com a Bloomberg, que avança com a notícia, os bancos responsáveis pela operação são o BBVA, BESI, BNP, BPI, Deutsche Bank, HSBC, JPMorgan e Millennium BCP.
De acordo com a mesma fonte, a EDP deverá suportar um juro em redor de 4,5% para colocar esta emissão de dívida a sete anos. As obrigações pagarão um cupão fixo e anual.
Em Setembro deste ano a eléctrica liderada por António Mexia colocou uma emissão de 750 milhões de euros em dívida com maturidade a sete anos, tendo na altura aceitado pagar um juro de 5%.
Após esta emissão de Setembro, a eléctrica tinha garantido já parte do financiamento necessário para 2015.
Aparentemente haverá mais uma emissão de GALP em breve.
bonds4all Escreveu:arizonab Escreveu:Nota: O Saxo bank vai disponibilizar compra/venda de obrigações na plataforma deles. Vai ser a melhor coisa que vai acontecer ao mercado europeu de obrigações nos últimos anos. A partir daí vamos ter meia dúzia de corretores à escolha em Portugal com o mesmíssimo serviço. Depois é que é mesmo só comparar as comissões. (assumindo que a plataforma vai ser boa)
Porreiro. Já há data para isso?
Sr_SNiper Escreveu:Já vi nos sites da euronext e na bolsa de Estugarda as minhas transações, e o preço foi o preço que eu paguei, a GB não cobrou nenhum spread
Nos da Euronext tb vi as minhas ordens e, aliás, qd vi o preço a descer a valores que eu tinha colocado e a não serem executadas, reclamei e o banco assumiu o erro.
- Registado: 15/4/2008 14:12
Sr_SNiper Escreveu:Já vi nos sites da euronext e na bolsa de Estugarda as minhas transações, e o preço foi o preço que eu paguei, a GB não cobrou nenhum spread
Eles não negoceiam na bolsa de Estugarda. Vão por um intermediário que lhes faz a transacção em OTC. É normal que pelo meio haja um spread.
Todas as compras que fiz ficaram acima do preço de Estugarda. No mínimo 0.25. E obviamente que para compras de menor valor e com menor liquidez o spread foi maior.
É costume eles meterem um spread. A questão é que nunca sabemos bem qual é, por o mercado não ser transparente. Mas temos que viver (negociar) com o que temos.
- Registado: 24/10/2011 22:20
Já vi nos sites da euronext e na bolsa de Estugarda as minhas transações, e o preço foi o preço que eu paguei, a GB não cobrou nenhum spread
Sr_SNiper Escreveu:bonds4all Escreveu:arizonab Escreveu: - Qual é o spread que metem em cima do preço de mercado? P.ex. o Deutsche Bank estipula o spread máximo na DMIF. Não conheço mais nenhum que estipule isso.
Spread?
Eu vejo as minhas transações executadas no mercado secundário ao preço que pago ao banco, o spread é zero, não só nas nacionais, mas também nas do Chipre.
Em OTC nunca sabes o preço a que eles compram.. Em teoria vão ter que passar a enviar essa informação à CMVM, mas nem todos disponibilizam essa informação publicamente.
Em Portugal só encontrei online a lista de operações realizadas em OTC da Caixa BI e do Santander Totta.
bonds4all Escreveu:arizonab Escreveu: - Qual é o spread que metem em cima do preço de mercado? P.ex. o Deutsche Bank estipula o spread máximo na DMIF. Não conheço mais nenhum que estipule isso.
Spread?
Eu vejo as minhas transações executadas no mercado secundário ao preço que pago ao banco, o spread é zero, não só nas nacionais, mas também nas do Chipre.
arizonab Escreveu:Alguém me diz qual o banco mais barato para comprar obrigações e quais as comissões que cobram??
O preçário é a coisa menos importante no meio disto tudo.
O que interessa:
- Fazem OTC ou só Euronext?
- OTC com que contrapartes? Há aí uma corretora que só faz com 1 contraparte, o que é muito mau.
- Qual é o spread que metem em cima do preço de mercado? P.ex. o Deutsche Bank estipula o spread máximo na DMIF. Não conheço mais nenhum que estipule isso.
- Quanto tempo levam a creditar-te os juros?
- Tratamento fiscal de obrigações estrangeiras? Acho que era o Big que tinha dupla tributação no juro corrido.
- Qual o custodiante? Um banco decente?
- Processo para dar ordens de compra/venda: vai desde email e telefone a impresso assinado e entregue na agência.
Eu já tive conta em 3 sítios: Orey, Best e GB.
Sobre a Orey nem vou falar... Foi uma experiência demasiado má.
No Best, só é bom se negociares as obrigações que têm on-line. Qualquer outra requere autorização da administração do banco. WTF?? Eu compro o que me apetecer, ora essa.. Além de que atrasa a compra.
Na GB, comecei há pouco tempo, portanto ainda não me vou pronunciar. O processo de abertura de conta não correu muito bem (nem foram nada simpáticos), mas o processo de compra de obrigações tem funcionado bem. Para já estou satisfeito.
Os preços do Best costumam ser bons, apesar das comissões altas. A GB tem comissões mais baixas, mas abusam mais no spread. Contas feitas, os custos devem ser semelhantes no Best e na GB.
Nota: O Saxo bank vai disponibilizar compra/venda de obrigações na plataforma deles. Vai ser a melhor coisa que vai acontecer ao mercado europeu de obrigações nos últimos anos. A partir daí vamos ter meia dúzia de corretores à escolha em Portugal com o mesmíssimo serviço. Depois é que é mesmo só comparar as comissões. (assumindo que a plataforma vai ser boa)
Quanto pagas para comprar obrigações tipo as de Chipre?
- Registado: 15/8/2013 22:41
É pesquisar... todos os meses se fala disso.
Eu uso a GB
Eu uso a GB
Alguém me diz qual o banco mais barato para comprar obrigações e quais as comissões que cobram??
- Registado: 15/8/2013 22:41
Essa emissão a de 2021, é a única que não tem a garantia do estado.
As outras é como se fosse comprar OT´s
As outras é como se fosse comprar OT´s
Sr_SNiper Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:Resumindo o lixo ferroviário:
REFER aval do estado
2019 - PTCPEHOM0006 - 96%
2024 - PTCPEJOM0004 - 81%
2026 - PTCPECOM0001 - 72%
refer sem aval do estado
2021 95%
CP com aval do estado
2019 PTCFPAOM0002 87,51%
CP com aval do estado
2030 PTCFPBOM0001 preço de 64,45%
Para quem tem pouco guito, dá para brincar com a CP de 2030...
Está correta a informação?
Ando a pensar se esta é precisamente a pior altura para comprar obrigações portuguesas...
As Refer 2021 estão nos 75% a 78%. Têm liquidez na Euronext
- Registado: 9/11/2013 14:59
Sr_SNiper Escreveu:Pata-Hari Escreveu:És um corajoso! bem vindo ao fórum
Dos cobardes não reza a história
Bem vindo.
Em que altura entras-te no Chipre 2020? Apanhas-te a queda queda dos 80% aos 60% ?
Comprei a 67%. Depois ainda desceram mais até aos 62% julgo. Anteriormente tive as 2015 e também correram bem. Agora devem estabilizar nos 80% até próximo ano altura em que Chipre quer ir ao mercado.
- Registado: 9/11/2013 14:59
O problema é que são de 50k, se fosse de 1k era mais fácil para o micro investidor...
Sr_SNiper Escreveu:Porque vêm a o TC, o OE para 2014 é completamente irrealista e pode vir a fazer um leg down as obrigações, isto sou eu a pensar alto...
Também penso nisso, no entanto não estou a conseguir perceber porque e que o mercado não está já a antecipar essas situações.
Á partida já se sabe que o TC vai chumbar algumas medidas... Normal, mediante as ultimas avaliações, nada de novo.
Este tipo de empresas nao estao sobre a tutela da Parpublica pois nao? É que nem no site das mesmas nem do da parpublica encontro uma area de investor relations
o da Refer 2026 tambem está tentador, e é cotado na euronext
o da Refer 2026 tambem está tentador, e é cotado na euronext
- Registado: 10/7/2013 21:39
Refer 2021 está a 75 e não 95.
Cumps
Cumps
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: cali010201, fatura.pt, Google Adsense [Bot], Google Feedfetcher, Goya777, Luzemburg, m-m, nunorpsilva, peterteam2, Phil2014, silva_39, trilhos2006, Àlvaro e 158 visitantes