Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Sonae com - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Sonae com - Tópico Geral

por psi-20 » 30/10/2013 11:32

Mas que aldrabice tão descarada, sim senhor, andaram à espera que a zon Optimus subisse para agora trocarem as acções da sonaecom que não valorizaram praticamente nada pelas acções da Zon optimus que se fartaram de valorizar nos últimos tempos... realmente este belmiro é pouco trafulha...

Já que era para trocar umas acções pelas outras porque é que não trocaram logo quando se deu a fusão?? Andaram à espera que a zon subisse para agora dizerem que a troca é justa..

Quem comprou acções há anos e estava à espera que a sonaecom subisse agora vê-se quase forçado a aceitar esta OPA ridícula.

Não sei como é que a CMVM permite este tipo de "jogadas" que beneficiam sempre os mesmos..

Não sei como vou fazer, se aceito a OPA fico com acções de uma empresa sobrevalorizada em relação à sonaecom, mas suponho que quem não aceitar a OPA fica com uma acções de empresa "morta".

Agradecia um conselho sobre qual será a melhor opção a tomar, visto que tenho acções da sonaecom a cerca de 4 €...

Cumprimentos,

Psi-20
 
Mensagens: 185
Registado: 29/11/2007 12:15
Localização: sabugal

Re: Sonae com - Tópico Geral

por msp1978 » 30/10/2013 11:08

Após quase 5 anos, e muitas compras e vendas depois, acabo de deixar de ser accionista da sonae.com. vendi tudo entre 2.41 e 2.42.
Razões:

1 - a OPA não é por dinheiro é com "pêlo do próprio cão"
2 - vendendo esta manha só perdi 3 centimos em relação ao preço estimado da OPA, pelo que praticamente converti a OPA numa OPA a dinheiro
3 - as acções ZON Optimus a receber, serão negociadas por um preço sobrevalorizado e considerado como dos que tem menos margem de valorização do PSI20, sendo até negativa segundo alguns price targets. Portanto além de ser do cão, o pêlo está caro...
4 - é um "game over" mas com uma bela mais valia, para um preço médio de 1,75...

PS: talvez voltasse a reentrar transformando o movimento num "short", mas só se houvesse grande desconto face à cotação actual

A ver se não me arrependo :mrgreen:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 267
Registado: 17/11/2008 0:44
Localização: 14

Re: Sonaecom lança OPA sobre acções detidas pelos minoritári

por Rafgopt » 30/10/2013 10:56

correia1978 Escreveu:
jornaldenegocios.pt Escreveu:Sonaecom lança OPA sobre acções detidas pelos accionistas minoritários
29 Outubro 2013, 19:05 por Nuno Carregueiro | nc@negocios.pt

Contrapartida da oferta parcial são acções da Zon Optimus, que equivale a 2,45 euros por acção, o que corresponde a um prémio de 10%.
A Sonaecom lançou esta terça-feira uma oferta pública de aquisição parcial sobre 24,16% do seu próprio capital, oferecendo como contrapartida acções da Zon Optimus, que correspondem a 2,45 euros por acção.

Segundo o comunicado com o lançamento da oferta, publicado na CMVM, a oferta incide sobre um máximo de 88.479.803 acções da Sonaecom, representativas de 24,16% do capital da empresa. Ou seja, sobre as acções que não são detidas pelos dois maiores accionistas da empresa (Sonae SGPS com 20,94% e a Sontel com 52,99%).

(notícia em actualização)



Portanto quem comprar sonaecom abaixo dos 2,45 está a adquirir acções da Zon Optimus com desconto, certo?
Vamos andando dia a dia até chegar o nosso dia!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 149
Registado: 13/3/2006 23:46
Localização: Atlantic Ocean

Re: Sonae com - Tópico Geral

por nportugal » 30/10/2013 10:01

HOPE Escreveu:
A intrução deve ser dada à agência do Banco onde tens as ações da Sonaecom, a chamada "Central Depositária" dos títulos.



Obrigado
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 48
Registado: 18/9/2008 16:16
Localização: 12

Re: Sonae com - Tópico Geral

por HOPE » 30/10/2013 2:32

nportugal Escreveu:Boa noite, gostaria q alguém me esclarecesse uma dúvida... eu vou aceitar a opa (tenho 20k a 1,32 - fiz um "depósito" anual q correu bem), contudo tenho q dar essa indicação diretamente à agência q está a gerir a opa ou pode ser através da minha agência bancária... nunca vendi ações por opa...
Desculpem a minha ignorância... mas como escreveu confúcio: "mais vale passar por ignorante uma vez... do que ser ignorante a vida toda" (tradução livre)
Obrigado



A intrução deve ser dada à agência do Banco onde tens as ações da Sonaecom, a chamada "Central Depositária" dos títulos.
 
Mensagens: 358
Registado: 29/11/2007 3:50
Localização: Feijó

Re: Sonae com - Tópico Geral

por nportugal » 30/10/2013 2:19

Boa noite, gostaria q alguém me esclarecesse uma dúvida... eu vou aceitar a opa (tenho 20k a 1,32 - fiz um "depósito" anual q correu bem), contudo tenho q dar essa indicação diretamente à agência q está a gerir a opa ou pode ser através da minha agência bancária... nunca vendi ações por opa...
Desculpem a minha ignorância... mas como escreveu confúcio: "mais vale passar por ignorante uma vez... do que ser ignorante a vida toda" (tradução livre)
Obrigado
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 48
Registado: 18/9/2008 16:16
Localização: 12

Re: Sonae com - Tópico Geral

por Storgoff » 30/10/2013 1:28

Impressionante como o grafico fez um máximo próximo dos ditos 2,45€

De facto o inside nas cotadas portuguesas é do mais escandaloso possível.
Não há coincidências.

Mas pronto não era nada que não fosse previsível.
Como a Optimus passou a ser parte da Zon, não havia razão para continuar a cotar a SONC em bolsa.
 
Mensagens: 1932
Registado: 21/5/2009 18:43

Re: Sonae com - Tópico Geral

por eu-ro-bo-rn » 30/10/2013 0:20

Mais uma jogada à Belmiro?
10% é curto, ainda por cima após a subida registada pela Zon Optimus.
Será que o Book value da Sonaecom não e superior aos 2.45 por ação?
 
Mensagens: 101
Registado: 21/10/2007 21:38

Re: Sonae com - Tópico Geral

por diogo33 » 29/10/2013 23:58

E amanhã ? Sobe a ZON ?
 
Mensagens: 46
Registado: 16/8/2013 22:40

Re: Sonae com - Tópico Geral

por nadir.mahomed.9 » 29/10/2013 23:42

rasteiro Escreveu:
Nadir121212 Escreveu:Será que vai aos 2,10€?


não pareçe.
acordou mesmo agora , talvez efeito sa ZON.
vou na onda e entrei :lol: :lol: :lol:

abraços

Eu vendi hj,nao sei se será boa ideia entrar agora
 
Mensagens: 21
Registado: 29/11/2007 1:33
Localização: lisboa

Re: Sonae com - Tópico Geral

por nadir.mahomed.9 » 29/10/2013 22:49

Vendi hj enfim..
Acham que vale a pena comprar amanha?
 
Mensagens: 21
Registado: 29/11/2007 1:33
Localização: lisboa

Re: Sonaecom lança OPA sobre acções detidas pelos minoritári

por MatildeSerrano » 29/10/2013 20:38

correia1978 Escreveu:
jornaldenegocios.pt Escreveu:Sonaecom lança OPA sobre acções detidas pelos accionistas minoritários
29 Outubro 2013, 19:05 por Nuno Carregueiro | nc@negocios.pt

Contrapartida da oferta parcial são acções da Zon Optimus, que equivale a 2,45 euros por acção, o que corresponde a um prémio de 10%.
A Sonaecom lançou esta terça-feira uma oferta pública de aquisição parcial sobre 24,16% do seu próprio capital, oferecendo como contrapartida acções da Zon Optimus, que correspondem a 2,45 euros por acção.

Segundo o comunicado com o lançamento da oferta, publicado na CMVM, a oferta incide sobre um máximo de 88.479.803 acções da Sonaecom, representativas de 24,16% do capital da empresa. Ou seja, sobre as acções que não são detidas pelos dois maiores accionistas da empresa (Sonae SGPS com 20,94% e a Sontel com 52,99%).

(notícia em actualização)


Então mas recebe-se 2,45 € por acção ou acções da Zon?
Eu prefiro receber acções da Zon.

edit: já vi no documento enviado à CMVM que vai ser por acções. Nice.
 
Mensagens: 980
Registado: 30/6/2008 20:42
Localização: 1

Sonaecom lança OPA sobre acções detidas pelos minoritários

por C0rr3i4 » 29/10/2013 20:29

jornaldenegocios.pt Escreveu:Sonaecom lança OPA sobre acções detidas pelos accionistas minoritários
29 Outubro 2013, 19:05 por Nuno Carregueiro | nc@negocios.pt

Contrapartida da oferta parcial são acções da Zon Optimus, que equivale a 2,45 euros por acção, o que corresponde a um prémio de 10%.
A Sonaecom lançou esta terça-feira uma oferta pública de aquisição parcial sobre 24,16% do seu próprio capital, oferecendo como contrapartida acções da Zon Optimus, que correspondem a 2,45 euros por acção.

Segundo o comunicado com o lançamento da oferta, publicado na CMVM, a oferta incide sobre um máximo de 88.479.803 acções da Sonaecom, representativas de 24,16% do capital da empresa. Ou seja, sobre as acções que não são detidas pelos dois maiores accionistas da empresa (Sonae SGPS com 20,94% e a Sontel com 52,99%).

(notícia em actualização)
C0rr3i4

"Compound interest is the 8th wonder of the world."
(Albert Einstein)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1561
Registado: 18/1/2012 17:35
Localização: Sorria, está na Maia.

Re: Sonae com - Tópico Geral

por rasteiro » 29/10/2013 16:18

Nadir121212 Escreveu:Será que vai aos 2,10€?


não pareçe.
acordou mesmo agora , talvez efeito sa ZON.
vou na onda e entrei :lol: :lol: :lol:

abraços
Rasteiro
 
Mensagens: 3084
Registado: 29/11/2007 12:24
Localização: Coimbra

Re: Sonae com - Tópico Geral

por nadir.mahomed.9 » 29/10/2013 12:34

Será que vai aos 2,10€?
 
Mensagens: 21
Registado: 29/11/2007 1:33
Localização: lisboa

Re: Sonae com - Tópico Geral

por sergix » 29/10/2013 11:52

superou o canal ascendente, suporte na casa dos 2,07, proxima resistência nos 2,90
Anexos
Sem Título.jpg
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 438
Registado: 4/1/2008 2:33

Re: Sonae com - Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 23/10/2013 14:41

Hoje, tal como ontem, tem sido um dia de entregas.
Como já me vi livre do que tinha, vou olhar para o papel a: 2,10€ mas entre este e a ZON, ainda não me decidi porque a ZON tem tido um melhor desempenho, parece-me a mim. :roll:

CumPrim/
Vale Aquilino
Anexos
suporte sonaecom.png
suporte sonaecom.png (37.69 KiB) Visualizado 9708 vezes

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)


"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2885
Registado: 29/11/2007 2:04
Localização: Açores

Re: Sonae com - Tópico Geral

por Storgoff » 22/10/2013 19:25

Ulisses Pereira Escreveu:O Eng. Belmiro costuma ter um bom "timing" de colocação em Bolsa de empresas Sonae. Esperemos que daqui a uns anos isso aconteça de novo. Seria bom sinal ;)

Um abraço,
Ulisses


Ulisses
Apenas estava a corrigir um erro de português não me referia à teoria da Efanor em bolsa.
:wink:
 
Mensagens: 1932
Registado: 21/5/2009 18:43

Re: Sonae com - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 22/10/2013 19:05

O Eng. Belmiro costuma ter um bom "timing" de colocação em Bolsa de empresas Sonae. Esperemos que daqui a uns anos isso aconteça de novo. Seria bom sinal ;)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Sonae com - Tópico Geral " uma opinião"

por Aqui_Vale » 22/10/2013 18:40

Após uma valorização de mais de 60%, para mim: 52%, resolvi vender praticamente 50% do que tinha em carteira e reforçar na PTC.

Fica aqui um boneco dos "papeis".
Provavelmente o restante será trocado por BES, daqui por uns dias.

CumPrim/
Vale Aquilino
Anexos
sonaecom.png
sonaecom.png (37.51 KiB) Visualizado 9960 vezes
PTC (2).png
PTC (2).png (47.53 KiB) Visualizado 9960 vezes

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)


"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2885
Registado: 29/11/2007 2:04
Localização: Açores

Re: Sonae com - Tópico Geral

por flic-flac » 18/10/2013 17:44

boa tarde,

eu tenho uma teoria onde a retirada de bolsa da Sonaecom não se encaixa.

acredito mais numa cisão da deixando a sonae, sgps com o centrada mais no negocio do retalho
por outro lado assumo ainda a possibilidade da Efanor, empresa maioritária em todas as cisões ocorridas no universo sonae

( http://www.sonae.pt/pt/investidores/est ... acionista/ )

venha a cotar em bolsa a cavalgar o pico de um bull-market.

enfim, são apenas teorias.
 
Mensagens: 91
Registado: 29/11/2007 3:24
Localização: 13

Re: Sonae com - Tópico Geral

por jdmmg » 17/10/2013 18:39

.
 
Mensagens: 16
Registado: 1/9/2013 14:06

Re: Sonae com - Tópico Geral

por BMATeixeira » 17/10/2013 18:21

Incorporado, isso! Era a palavra que me faltava! :D

Antes demais, obrigado pela resposta Ulisses.

Bem, realmente, as perguntas não estão bem formuladas. Mas vou tentar ser mais claro.

Relativamente à primeira pergunta, sim, qual a vantagem para a Sonae SGPS em retirar a Sonaecom da bolsa? Presumo que para os accionistas da Sonaecom seria uma boa noticia por iria implicar um "prémio", ou estou errado? A Sonae teria de oferecer um valor superior à cotação da Sonaecom...

Já relativamente à pergunta dois, que faz mais sentido no caso de retirada da Sonaecom da bolsa. Isto porquê? Bem, admitindo que a Sonaecom não tem incorporada na sua cotação o rumor de retirada de bolsa, também a acção Sonae SGPS não tem incorporada o valor dos 26% que lhe faltam da Sonaecom (apenas possui 74%, se não estou em erro).

Sendo assim, existe um potencial de valorização de 221 milhões (0.26 x 853M, capitalização bolsista da Sonaecom). E uma referência para que isso venha a acontecer, é a capitalização bolsista da Sonaecom ser superior a 0.323 da capitalização bolsista da Zon Optimus.

Bem, após este raciocinio, a pergunta dois não faz grande sentido, porque em qualquer dos casos, existe uma potencial valorização (no caso de retirada da Sonaecom).

Tenho de pensar melhor nisto.

Cumprimentos.
 
Mensagens: 14
Registado: 19/9/2012 0:00

Re: Sonae com - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 17/10/2013 17:44

Todo o raciocínio é claro e bastante interessante. Até à parte das perguntas...

De facto, não parece incorporado nenhum rumor de retirada do mercado. Mas a pergunta 1 refere-se à vantagem para a Sonae SGPS? Quanto à pergunta 2, ao investir-se na casa mãe está-se a investir em muito mais coisas do que ao investir-se na Sonae.com.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Sonae com - Tópico Geral

por BMATeixeira » 17/10/2013 16:20

Olá a todos,

sou novo nestas andanças e tenho acompanhado diariamente o Fórum. Possuo algumas acções de uma ou outra empresa da bolsa de valores portuguesa. Entre elas, está a Sonaecom.

Neste momento, estou no verde, contudo estou na dúvida em manter ou fechar a posição. E passo a explicar o porquê.

Sendo que a Sonaecom possui 7.28% da Zon Optimus e 50% da ZOPT (que por sua vez, detém 50.01% da Zon Optimus), diria que a Sonaecom possui no total 32.3% da Zon Optimus. Um outro dado é a capitalização bolsista da Zon Optimus, que neste momento é de 2648M€.

Admitindo que o principal activo da Sonaecom é a sua participação na Zon Optimus (directa e indirectamente), podemos dizer que a Sonaecom possui um valor de 2648 x 0.323 = 853M (que corresponde à sua actual capitalização bolsista, mais coisa menos coisa). Ou seja, aos actuais 2,32€.

Segundo este raciocínio, neste momento, a cotação da Sonaecom está (apenas) directamente relacionada com a cotação da Zon Optimus, numa porproção de 1 para 0.323. Por cada 1% de valorização da Zon Optimus, a Sonaecom valoriza 0,323. (também mais ou menos o que acontece hoje com a subida de 4,21 de uma, e 1,22 de outra).

Assim, podemos admitir quatro cenários:

1 – a cotação da Sonaecom sobe porque a cotação da Zon Optimus continua a subir;
2 – a cotação sobe porque a Sonaecom irá ser retirada da bolsa;
3 – a cotação desce, se tal se verificar na Zon Optimus;
4 – a cotação da Zon Optimus desce e a da Sonaecom mantem-se, pois irá sair da bolsa.

Onde quero chegar? Neste momento, acho que o rumor de a Sonaecom sair da bolsa não está, como dizer, admitido na sua cotação.

Neste ponto, pergunto:

1 – Qual a vantagem da retirada da Sonaecom da bolsa?
2 – E porque não investir directamente na Sonae?

Cumprimentos
 
Mensagens: 14
Registado: 19/9/2012 0:00

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bento.jp13, Bing [Bot], Garfield, Google [Bot], jvrs, latbal, m-m, malakas, maturidade, PAULOJOAO, PSN80 e 115 visitantes