Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Jerónimo Martins - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por HOPE » 24/10/2013 23:49

Apesar de se ter mantido acima dos 14,50€, esta descida de hoje é a meu ver preocupante/alarmante. E como a JM costuma (já aconteceu por diversas vezes) ter fortes desvalorizações (às vezes 5%/6%/7%/8%) em dias de apresentação de resultados, mesmo com resultados bons ou muito bons (!!!), os níveis de alarme aumentam. Prefiro estar fora por agora e decidir se entro logo após a referida apresentação.

Registado: 29/11/2007 3:50

por JJ2014 » 24/10/2013 22:54

Olá a todos e, como este é o meu primeiro post, embora já seja leitor à algum tempo, quero dar os meus parabéns a todos os que contribuem para este fórum de forma tão generosa!

Quanto à JM perguntava como interpretariam um novo toque na LTA de longo prazo, sai reforçada a ideia de que os longos podem estar descansados ou o risco de a furar numa próxima incursão aumenta significativamente? Refiro-me à LTA do gráfico do SERPIM1 na página208 deste tópico.
Se alguém tiver um gráfico atualizado que possa colocar, ficava desde já agradecido!
Editado pela última vez por JJ2014 em 25/10/2013 0:31, num total de 1 vez.

Registado: 9/10/2013 23:25

por PM_82 » 20/10/2013 9:26

m05h Escreveu:O factor a ter em atenção aqui acho que deve ser o pagamento de dividendos intercalares. A ser aprovado o pagamento, será logo a seguir á AG no dia 31, sendo este o dia ex-dividend. A JM vai ter lucro como sempre, mas será que corresponde ás expectativas? Em Dezembro vão ser pagos dividendos intercalares novamente, os dividendos devem promover a subida, mas a incógnita será o dia da apresentação de resultados. Vamos acompanhando.

Sim, esse poderá ser um factor adicional. Embora o dividendo seja pago pela JMR à JM, uma parte desse valor poderá ser distribuida aos accionistas. Pessoalmente, preferia que o guardassem para uma aquisição a curto prazo dos 49% que não detêm da JMR. Embora sejam modelos de negócio muito diferentes, gostaria que o Grupo JM detivesse 100% do Pingo Doce em Portugal, tal como detem 100% da Biedronka na Polónia.
In the absence of data, anyone's opinion is valid.

Registado: 19/8/2009 17:46

por m05h » 19/10/2013 18:33

O factor a ter em atenção aqui acho que deve ser o pagamento de dividendos intercalares. A ser aprovado o pagamento, será logo a seguir á AG no dia 31, sendo este o dia ex-dividend. A JM vai ter lucro como sempre, mas será que corresponde ás expectativas? Em Dezembro vão ser pagos dividendos intercalares novamente, os dividendos devem promover a subida, mas a incógnita será o dia da apresentação de resultados. Vamos acompanhando.

Registado: 13/7/2013 8:12

por HFCA » 19/10/2013 12:26

PM_82 Escreveu:
hfassuncao Escreveu:estou a pensar entrar na JN a curto prazo pois prevenir k irá apresentar bons resultados respectivos ao 3 trimestre.
Será k estou enganado? Vamos ver o k nos espera.

Até ao momento só vi uma notícia referente às expectativas de resultados para este 3.º trimestre, que prevê a recuperação das vendas like-for-like na Polónia, depois do pequeno descalabro do 2.º trimestre.

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... embro.html

Se alguém conhecer as expectativas de outros analistas, agradecia que publicasse. É uma pena que em Portugal não pareça existir o "Analyst Consensus", tal como se vê nos Estados Unidos. Permitiria no dia da apresentação de resultados tomar uma decisão mais rápida, se fosse caso disso.

Estou longo na JM, mas é um investimento é de longo prazo (anos, potencialmente) tendo em conta os fundamentais da empresa. No máximo, poderei fazer pequenos ajustes à carteira em função dos resultados trimestrais. Não sei se alguém do fórum segue a mesma estratégia, mas pelo que tenho visto a grande maioria das pessoas aqui no fórum são ou day traders ou swing traders, com expectativas de obtenção de mais-valias no curto prazo.

Estou a ponderar entrar aos 14.45 caso dessa na segunda mas estou muito reticente....

Registado: 18/8/2009 13:58

por PM_82 » 19/10/2013 12:15

hfassuncao Escreveu:estou a pensar entrar na JN a curto prazo pois prevenir k irá apresentar bons resultados respectivos ao 3 trimestre.

Até ao momento só vi uma notícia referente às expectativas de resultados para este 3.º trimestre, que prevê a recuperação das vendas like-for-like na Polónia, depois do pequeno descalabro do 2.º trimestre.

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... embro.html

Se alguém conhecer as expectativas de outros analistas, agradecia que publicasse. É uma pena que em Portugal não pareça existir o "Analyst Consensus", tal como se vê nos Estados Unidos. Permitiria no dia da apresentação de resultados tomar uma decisão mais rápida, se fosse caso disso.

Estou longo na JM, mas é um investimento é de longo prazo (anos, potencialmente) tendo em conta os fundamentais da empresa. No máximo, poderei fazer pequenos ajustes à carteira em função dos resultados trimestrais. Não sei se alguém do fórum segue a mesma estratégia, mas pelo que tenho visto a grande maioria das pessoas aqui no fórum são ou day traders ou swing traders, com expectativas de obtenção de mais-valias no curto prazo.
In the absence of data, anyone's opinion is valid.

Registado: 19/8/2009 17:46

por HFCA » 19/10/2013 11:46

estou a pensar entrar na JN a curto prazo pois prevenir k irá apresentar bons resultados respectivos ao 3 trimestre.

Registado: 18/8/2009 13:58

por Federer » 19/10/2013 0:31

tiopatinhas Escreveu:Também saltei fora pois vi-a nervosa e a querer corrigir... :( Coloquei ordem de compra no BES :roll: :idea:

Pk no bes?

Registado: 11/1/2013 0:22

por tiopatinhas » 18/10/2013 21:50

Também saltei fora pois vi-a nervosa e a querer corrigir... :( Coloquei ordem de compra no BES :roll: :idea:

Registado: 17/3/2005 14:58

por m05h » 18/10/2013 17:31

Sinceramente não sei que esperar para a semana, tem muitos indicadores positivos mas muito nervosismo e cautela por parte dos investidores, eu não aguentei a pressão e saí aos 14.495 e fui fazer uma visita á SONAE :-" . A época de resultados começa para a semana, com a Portucel e o BES, vamos ver se resultados abaixo do esperado não puxam o PSI20 para baixo, a correcção da Banca já começou esta semana. Para a semana acho que me fico pela GALP e de olho na JM.

por Momenta » 18/10/2013 16:44

PequenoInvestidor Escreveu:
Celsius Escreveu:E saltou €0,10 no leilão final.

E diria que praticamente metade do valor foi transaccionado nos últimos 30 minutos :D
Fechou no máximo do dia.

E máximo da semana também.

Registado: 6/10/2011 13:34

por PequenoInvest » 18/10/2013 16:39

Celsius Escreveu:E saltou €0,10 no leilão final.

E diria que praticamente metade do valor foi transaccionado nos últimos 30 minutos :D
Fechou no máximo do dia.

Registado: 24/7/2009 12:13

por Celsius-reloaded » 18/10/2013 16:36

E saltou €0,10 no leilão final.
The market gives; The market takes.

Registado: 29/11/2007 2:35

por epinay » 18/10/2013 15:57

Para já parece estar a cumprir os obejctivos :D

m05h Escreveu:
m05h Escreveu:Já entrei outra vez com uma posição mais pequena, comprei depois do rebound de hoje na LTD, pareceu-me sólido.

Fechou mesmo em cima da LTD, o que é um bom sinal de curto prazo, podemos ter outra tentativa amanhã de passar os 14.500.

Registado: 15/2/2012 12:50

por KIMBALA » 18/10/2013 13:36

Boas,

para quem gosta de noticias :D

RESEARCH PORTUGAL-Millennium diz actual preço JM é "oportunidade compra", sobe target
18/10/13 - 10:35 H

LISBOA, 18 Out (Reuters) - O Millennium investment banking subiu o preço-alvo da Jerónimo Martins (JM) JMT.LS para 17,15 euros por acção para o final de 2014, de 16,9 euros para 2013, depois de uma actualização de estimativas, realçando aos preços actuais, a retalhista é "atractiva e uma oportunidade de compra".

"Segundo os guidelines da JM, os últimos desenvolvimentos no mercado de retalho polaco, com o aumento da concorrência, e as alterações na taxa do euro/zloty, decidimos actualizar a avaliação da JM", explicou o Millennium.

Acrescentou: "alterámos também o ano de referência para 2014", realçando que "o price target foi revisto em alta para 17,15 euros para o final de 2014, de 16,90 euros em 2013, com uma recomendação de Buy, correspondente a uma valorização potencial de 20 pct".

A Jerónimo Martins, que apresenta os resultados do terceiro trimestre do ano no próximo dia 31 de Outubro, é a número dois do retalho em Portugal, dona dos supermercados Pingo Doce, lidera o retalho alimentar na Polónia, através da insígnia Biedronka, e lançou uma nova operação no mercado da Colômbia.

"De uma forma geral, a nossa avaliação da JM já inclui um cenário cada vez mais difícil na Polónia, devido a um aumento da concorrência e a uma descida das margens, daí que o preço actual da acção a torne atractiva e uma oportunidade de compra", frisou o Millennium.

Referiu que as suas "estimativas incorporam cenário que é cada vez mais difícil, tanto na Polónia como em Portugal... com o consumidor a ser cada vez mais sensível ao preço, daí que os retalhistas estejam focados nas companhas pelo preço de forma a manter/aumentar a quota de mercado".

Negociaram-se 174 mil acções da JM a subirem 0,8 pct para 14,465 euros.

Nota: Esta Recomendação de Investimento foi distribuída aos clientes do Millennium investment banking a 18 de Outubro de 2013.

O leitor deve consultar este documento de research integralmente, nomeadamente quanto ao 'disclaimer', solicitando-o à casa de investimento que o elaborou.

Cumps,
MAV

Registado: 24/8/2009 17:17

por tiagopt2 » 18/10/2013 13:00

fcortezvaz Escreveu:
_x_ Escreveu:Já para nem mencionar "pode dar para os 2 lados", :mrgreen: :mrgreen:

Manchini, não ligues a preciosismos :wink:

E eu que continuo com 35% da carteira nesta coisa que não passa a linha pra cima nem a linha pra baixo. :wall:

E eu com quase 50%!
Vamos ter confiança! ehehe

Atenção ao excesso de ovos no mesmo cesto, movimentos imprevisíveis acontecem...
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos

Registado: 24/11/2007 23:02

por Celsius-reloaded » 18/10/2013 12:13

Just in case já coloquei o stop loss.

Ela tem mostrado uma falta de força incrivel comparando com a performance recente do psi.

E o volume tb tem sido fraco.
The market gives; The market takes.

Registado: 29/11/2007 2:35

por m05h » 18/10/2013 12:10

fcortezvaz Escreveu:
_x_ Escreveu:Já para nem mencionar "pode dar para os 2 lados", :mrgreen: :mrgreen:

E eu que continuo com 35% da carteira nesta coisa que não passa a linha pra cima nem a linha pra baixo. :wall:

E eu com quase 50%!

Eu á 3ª tentativa de quebrar os 14.500 sai nos 14.495, a partir das 9:00 perdeu a completamente força. Vamos ver como acaba hoje.

por fcortezvaz » 18/10/2013 12:06

E eu com quase 50%!

Registado: 23/3/2013 16:21

por _x_ » 18/10/2013 11:52

Já para nem mencionar "pode dar para os 2 lados", :mrgreen: :mrgreen:

_X_

John Maynard Keynes ‏
The capitalist economy is not real, it is simply a delusion that keeps the masses enchained to their social bondage.

É sempre muito falível projetar cenários não acontecidos.

Registado: 9/1/2008 17:56

por *manchini* » 18/10/2013 11:10

nuuuno Escreveu:
manchini Escreveu:Boas,

Na minha prespectiva a JM está entalada entre 2 linhas, uma ascentede de curto prazo, outra descendente de médio prazo. (a negro)
Pode dar para os 2 lados.
Pelo positivo, tem um suporte 14.35 e a linha desde 2009 que hoje está nos 13.90.
Manchini

entre 2 linhas?! isso a mim parece-me o jogo dos pauzinhos...o mikado! :lol: :lol:

Boas,

LOL
Pelo menos não está nenhuma errada ou está?
Peço desculpa para tentar ver figuras que possam acontecer no futuro, vou criando linhas... às vezes volto passado algum tempo e não é que continuam válidas!
Com este aspecto este o BES algum tempo atrás, nunca mais passava em definitivo a linha descendente e quando passou realmente, foi ter com a outra descendente. (acho que se chama hélice, ou parecido, mas eu não percebo nada disto, só atiro opiniões para o ar, neste caso para o Fórum…).

Manchini

Registado: 27/9/2011 17:49

por Haruki » 17/10/2013 21:48

Estou a gostar bastante do fato da JMT andar por baixo. O PIB polaco tem tido uma quebra forte e a TESCO levou uma coça na Europa de Leste mas não justifica isto para a JMT. Adoro os bears! Eu cá vou comprando! Obrigado!

Registado: 2/8/2010 17:34

por KIMBALA » 17/10/2013 19:28

nuuuno Escreveu:

Na minha prespectiva a JM está entalada entre 2 linhas, uma ascentede de curto prazo, outra descendente de médio prazo. (a negro)
Pelo positivo, tem um suporte 14.35 e a linha desde 2009 que hoje está nos 13.90.
Manchini

entre 2 linhas?! isso a mim parece-me o jogo dos pauzinhos...o mikado! :lol: :lol:

LOLOL achei uma certa piada ao comentário

Sorry pelo ot

Cumps,
MAV

Registado: 24/8/2009 17:17

por nuuuuno » 17/10/2013 19:25

Manchini

Registado: 10/11/2011 10:05

por *manchini* » 17/10/2013 17:54

Boas,

Manchini
Anexos
jm17-10-1.png
jm17-10-2.png

Registado: 27/9/2011 17:49

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, Bing [Bot], darkreflection, Ferreiratrade, GamesOver, Google [Bot], karaya75, latbal, m-m, macau5m, niceboy, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, peterteam2, Pmart 1, slbnnbobadela e 213 visitantes