O ego e a opção de investimento.
15 mensagens
|Página 1 de 1
Re: O ego e a opção de investimento.
É isso, tridion. Manter a objectividade (possível) em relação à generalidade das questões que se nos colocam quotidianamente - seja decisões de investimento, seja o nosso posicionamento em relação a uma questão qualquer - é uma luta constante contra a nossa própria natureza humana, que existe esforço, treino e dedicação.
O teu post é um excelente e oportuno alerta. Já outros o apontaram mas não queria deixar de o sublinhar também...
O teu post é um excelente e oportuno alerta. Já outros o apontaram mas não queria deixar de o sublinhar também...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Andrew Selby @DontTalkStocks 8 min
"Don't have an ego. Always question yourself and your ability." - Paul Tudor Jones
Apanhado à pouco no twitter, dito por alguém que aparentemente também partilha da minha opinião...eheheheh
"Don't have an ego. Always question yourself and your ability." - Paul Tudor Jones
Apanhado à pouco no twitter, dito por alguém que aparentemente também partilha da minha opinião...eheheheh

Tridion Escreveu:sergix Escreveu:Muhammad3010 Escreveu:É o Post Do Mês! Apetece-me copiar e colocar e enviar um E-mail a certas pessoas igualzinho!
![]()
já foi para o face
Simpatia tua, mas não estou a ter grande sucesso na discussão proposta...porque será?
Se calhar, porque a maioria não tem os egos assim tão inflamados

Falo por mim...que quando longo numa cotada não vejo os tais sinais bullish por todo o lado...
A minha especialidade é saltar dos comboios em andamento. Exemplos recentes: saída da Sonae SGPS a 0,736 e da PT a 3,116

Tenho certamente um déficit de auto-estima.

Onde eu enfio parcialmente a carapuça é naquela do meu clube (não o considero o maior, mas que é injustamente penalizado pelas arbitragens e não recorre a ilegalidades para ganhar vantagens sobre os demais, lá isso é verdade)

Parabéns pelo tópico. Abraço
Há duas classes de autores de previsões: os que não sabem - e os que não sabem que não sabem
John Kenneth Galbraith
John Kenneth Galbraith
Tridion Escreveu:rsacramento Escreveu:conseguir ler o mercado sempre objectivamente não é para todos
Mas porque o mercado é difícil ou porque na generalidade das decisões que tomamos não somos objectivos?rsacramento Escreveu:recomendo vivamente um fabuloso livro sobre o assunto:
Trading in the zone, de Mark Douglas
Vou pedir para o natal
porque não estamos na zone (não estamos concentrados no nosso objectivo)
começa mas é a ler já

rsacramento Escreveu:conseguir ler o mercado sempre objectivamente não é para todos
Mas porque o mercado é mesmo difícil ou porque na generalidade das decisões que tomamos não somos objectivos?
rsacramento Escreveu:recomendo vivamente um fabuloso livro sobre o assunto:
Vou pedir para o natal

Não deixando de concordar contigo, creio que essa caracteristica decorre mais de questões de ordem pessoal ( personalidade) e da cultura da sociedade (o realismo e pragmatismo está mais a Norte e a emoção mais a Sul) em que estamos inseridos, do que de uma questão humana. Não obstante ser um facto que ocorre na maioria das pessoas, também é natural que a defesa de determinadas posições decorre das escolhas efetuadas pelos individuos que foram pensadas e assentes em racionais próprios. Quando uma pessoa muda de opinião ao primeiro argumento é porque não tem segurança na opção que teve.
Dito isto, não quero que se pense que defendo a demagogia, a intransigência ou a teimosia. Defendo sim a troca de ideias relativamente às escolhas efetuadas. E existem muitos foristas que reconhecem erros nas suas decisões e muitos também que aceitam as opiniões de outros. Temos é de saber diferenciar estes, foristas responsáveis e sabedores, daqueles que escondidos pelo anonimato fazem intervenções que são de ignorar.
Não somos máquinas, temos emoções e isso é que nos torna mais complexos. Diz-se que o corajoso é aquele que não tem medo. Errado. É aquele que controla e vence o medo. Quem não tem medo é tolo.
A Bolsa é um equilibrio entre a emoção e a razão, em que nenhuma delas se deve sobrepor. Por isso é que é dificil estar nos mercados. Por isso é que a experiência e as caracteristicas pessoais são tão importantes no mercado bolsista.
Sou muito contra as generalizações porque estas cometem a injustiça de julgar os muitos justos por alguns pecadores.E neste Forum há muitos justos.
Abraço e parabéns pela intervenção
Dito isto, não quero que se pense que defendo a demagogia, a intransigência ou a teimosia. Defendo sim a troca de ideias relativamente às escolhas efetuadas. E existem muitos foristas que reconhecem erros nas suas decisões e muitos também que aceitam as opiniões de outros. Temos é de saber diferenciar estes, foristas responsáveis e sabedores, daqueles que escondidos pelo anonimato fazem intervenções que são de ignorar.
Não somos máquinas, temos emoções e isso é que nos torna mais complexos. Diz-se que o corajoso é aquele que não tem medo. Errado. É aquele que controla e vence o medo. Quem não tem medo é tolo.
A Bolsa é um equilibrio entre a emoção e a razão, em que nenhuma delas se deve sobrepor. Por isso é que é dificil estar nos mercados. Por isso é que a experiência e as caracteristicas pessoais são tão importantes no mercado bolsista.
Sou muito contra as generalizações porque estas cometem a injustiça de julgar os muitos justos por alguns pecadores.E neste Forum há muitos justos.
Abraço e parabéns pela intervenção
- Registado: 27/12/2011 20:40
conseguir ler o mercado sempre objectivamente não é para todos
recomendo vivamente um fabuloso livro sobre o assunto:
recomendo vivamente um fabuloso livro sobre o assunto:
menos é mais
sergix Escreveu:Muhammad3010 Escreveu:É o Post Do Mês! Apetece-me copiar e colocar e enviar um E-mail a certas pessoas igualzinho!
![]()
já foi para o face
Simpatia tua, mas não estou a ter grande sucesso na discussão proposta...porque será?

Muhammad3010 Escreveu:É o Post Do Mês! Apetece-me copiar e colocar e enviar um E-mail a certas pessoas igualzinho!
![]()
já foi para o face

É o Post Do Mês! Apetece-me copiar e colocar e enviar um E-mail a certas pessoas igualzinho!

Obrigado pelas palavras simpáticas, mas todos os que responderam são pessoas ponderadas e que facilmente se percebe (pelo que escrevem) que têm humildade para facilmente mudarem de opinião.
Eu gostava era de aprender com os outros...esperemos

Eu gostava era de aprender com os outros...esperemos

- Registado: 5/11/2002 12:21
Excelente post, tridion!
Acrescentaria que uma forma de cada um começar a combater essas posições dogmáticas que têm dentro de si é, no caso dos mercados, em todas as suas análises, deixarem claro o que os fará mudar de opinião...
Um abraço,
Ulisses
Acrescentaria que uma forma de cada um começar a combater essas posições dogmáticas que têm dentro de si é, no caso dos mercados, em todas as suas análises, deixarem claro o que os fará mudar de opinião...
Um abraço,
Ulisses
O ego e a opção de investimento.
Sabiam que se uma pessoa estiver emocionalmente ligada a um assunto, não consegue ter uma opinião desapaixonada sobre esse mesmo assunto? É um defeito do cérebro humano... e só com muito treino é que consegue corrigir isso.
Se estivermos longo numa cotada, é normal vermos bull flags e outras figuras ascendente por todo lado...
Se somos de um clube por mais miserável que seja, é sempre o maior e é injustamente penalizado pelas arbitragens ou não recorre a ilegalidades para ganhar vantagens sobre os demais.
Se se nasceu num berço de ouro com todas a condições, não se consegue perceber porque simplesmente algumas pessoas não conseguem ter sucesso, justificando-o com preguiça ou malandrice.
Se não se nasceu num berço de ouro, mas foram trabalhadores, empenhados e focados e conseguiram ser uma história de sucesso, não conseguem reconhecer que a sorte desempenhou um grande papel nas suas vidas.
Se se teve uma educação onde abundava o carinho, pensa-se que o Estado deve dar colinho e benesses por todos os necessitados, que não são mais que desgraçados que mais não conseguem e que precisam de ajuda.
Com tudo isto, o que quero dizer é que as pessoas aqui no caldeirão são muito tendenciosos/orgulhosas a discutir maioria dos assuntos extra-mercados e que não dão sequer oportunidade aos argumentos de uns e outros para os fazerem mudar de opinião.
Se são assim em assuntos como a política nacional, desporto, sociedade como é conseguem fazer dinheiro no trading em que temos que constantemente nos adaptar e mesmo assim o mercado mostra-nos como não valemos nada? Ou a maioria de vocês dedica-se a investimentos de longo prazo e mais seguros, como obrigações, fundos de investimento, etc...em que o nosso ego pode interferir sem causar grande mossa às nossas finanças?
Se estivermos longo numa cotada, é normal vermos bull flags e outras figuras ascendente por todo lado...
Se somos de um clube por mais miserável que seja, é sempre o maior e é injustamente penalizado pelas arbitragens ou não recorre a ilegalidades para ganhar vantagens sobre os demais.
Se se nasceu num berço de ouro com todas a condições, não se consegue perceber porque simplesmente algumas pessoas não conseguem ter sucesso, justificando-o com preguiça ou malandrice.
Se não se nasceu num berço de ouro, mas foram trabalhadores, empenhados e focados e conseguiram ser uma história de sucesso, não conseguem reconhecer que a sorte desempenhou um grande papel nas suas vidas.
Se se teve uma educação onde abundava o carinho, pensa-se que o Estado deve dar colinho e benesses por todos os necessitados, que não são mais que desgraçados que mais não conseguem e que precisam de ajuda.
Com tudo isto, o que quero dizer é que as pessoas aqui no caldeirão são muito tendenciosos/orgulhosas a discutir maioria dos assuntos extra-mercados e que não dão sequer oportunidade aos argumentos de uns e outros para os fazerem mudar de opinião.
Se são assim em assuntos como a política nacional, desporto, sociedade como é conseguem fazer dinheiro no trading em que temos que constantemente nos adaptar e mesmo assim o mercado mostra-nos como não valemos nada? Ou a maioria de vocês dedica-se a investimentos de longo prazo e mais seguros, como obrigações, fundos de investimento, etc...em que o nosso ego pode interferir sem causar grande mossa às nossas finanças?
15 mensagens
|Página 1 de 1