Caldeirão da Bolsa

O ego e a opção de investimento.

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: O ego e a opção de investimento.

por MarcoAntonio » 2/10/2013 20:16

É isso, tridion. Manter a objectividade (possível) em relação à generalidade das questões que se nos colocam quotidianamente - seja decisões de investimento, seja o nosso posicionamento em relação a uma questão qualquer - é uma luta constante contra a nossa própria natureza humana, que existe esforço, treino e dedicação.

O teu post é um excelente e oportuno alerta. Já outros o apontaram mas não queria deixar de o sublinhar também...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Tridion » 2/10/2013 17:54

Andrew Selby ‏@DontTalkStocks 8 min
"Don't have an ego. Always question yourself and your ability." - Paul Tudor Jones

Apanhado à pouco no twitter, dito por alguém que aparentemente também partilha da minha opinião...eheheheh 8-)

Registado: 13/5/2010 17:53

por ROADSTER 1 » 2/10/2013 17:50

Tridion Escreveu:
sergix Escreveu:
Muhammad3010 Escreveu:É o Post Do Mês! Apetece-me copiar e colocar e enviar um E-mail a certas pessoas igualzinho!

:clap: :clap:

já foi para o face :)

Simpatia tua, mas não estou a ter grande sucesso na discussão proposta...porque será? :-"

Se calhar, porque a maioria não tem os egos assim tão inflamados :evil:

Falo por mim...que quando longo numa cotada não vejo os tais sinais bullish por todo o lado...

A minha especialidade é saltar dos comboios em andamento. Exemplos recentes: saída da Sonae SGPS a 0,736 e da PT a 3,116 :wall:

Tenho certamente um déficit de auto-estima. :wink:

Onde eu enfio parcialmente a carapuça é naquela do meu clube (não o considero o maior, mas que é injustamente penalizado pelas arbitragens e não recorre a ilegalidades para ganhar vantagens sobre os demais, lá isso é verdade) :D

Parabéns pelo tópico. Abraço
Há duas classes de autores de previsões: os que não sabem - e os que não sabem que não sabem

John Kenneth Galbraith

Registado: 7/5/2013 11:46

por rsacramento » 2/10/2013 17:39

Tridion Escreveu:
rsacramento Escreveu:conseguir ler o mercado sempre objectivamente não é para todos

Mas porque o mercado é difícil ou porque na generalidade das decisões que tomamos não somos objectivos?

rsacramento Escreveu:recomendo vivamente um fabuloso livro sobre o assunto:
Trading in the zone, de Mark Douglas

Vou pedir para o natal :D

porque não estamos na zone (não estamos concentrados no nosso objectivo)

começa mas é a ler já :wink:

Registado: 29/11/2007 12:50

por Tridion » 2/10/2013 17:35

rsacramento Escreveu:conseguir ler o mercado sempre objectivamente não é para todos

Mas porque o mercado é mesmo difícil ou porque na generalidade das decisões que tomamos não somos objectivos?

rsacramento Escreveu:recomendo vivamente um fabuloso livro sobre o assunto:

Vou pedir para o natal :D

por Paulo68 » 2/10/2013 17:22

Não deixando de concordar contigo, creio que essa caracteristica decorre mais de questões de ordem pessoal ( personalidade) e da cultura da sociedade (o realismo e pragmatismo está mais a Norte e a emoção mais a Sul) em que estamos inseridos, do que de uma questão humana. Não obstante ser um facto que ocorre na maioria das pessoas, também é natural que a defesa de determinadas posições decorre das escolhas efetuadas pelos individuos que foram pensadas e assentes em racionais próprios. Quando uma pessoa muda de opinião ao primeiro argumento é porque não tem segurança na opção que teve.
Dito isto, não quero que se pense que defendo a demagogia, a intransigência ou a teimosia. Defendo sim a troca de ideias relativamente às escolhas efetuadas. E existem muitos foristas que reconhecem erros nas suas decisões e muitos também que aceitam as opiniões de outros. Temos é de saber diferenciar estes, foristas responsáveis e sabedores, daqueles que escondidos pelo anonimato fazem intervenções que são de ignorar.
Não somos máquinas, temos emoções e isso é que nos torna mais complexos. Diz-se que o corajoso é aquele que não tem medo. Errado. É aquele que controla e vence o medo. Quem não tem medo é tolo.
A Bolsa é um equilibrio entre a emoção e a razão, em que nenhuma delas se deve sobrepor. Por isso é que é dificil estar nos mercados. Por isso é que a experiência e as caracteristicas pessoais são tão importantes no mercado bolsista.
Sou muito contra as generalizações porque estas cometem a injustiça de julgar os muitos justos por alguns pecadores.E neste Forum há muitos justos.
Abraço e parabéns pela intervenção

Registado: 27/12/2011 20:40

por rsacramento » 2/10/2013 17:17

conseguir ler o mercado sempre objectivamente não é para todos

recomendo vivamente um fabuloso livro sobre o assunto:
menos é mais

Registado: 29/11/2007 12:50

por Tridion » 2/10/2013 16:58

sergix Escreveu:
Muhammad3010 Escreveu:É o Post Do Mês! Apetece-me copiar e colocar e enviar um E-mail a certas pessoas igualzinho!

Simpatia tua, mas não estou a ter grande sucesso na discussão proposta...porque será? :-"

por sergix » 2/10/2013 16:28

Registado: 4/1/2008 2:33

por Muhammad3010 » 1/10/2013 12:48

É o Post Do Mês! Apetece-me copiar e colocar e enviar um E-mail a certas pessoas igualzinho!

Registado: 20/6/2010 13:06

por Tridion » 1/10/2013 12:26

Obrigado pelas palavras simpáticas, mas todos os que responderam são pessoas ponderadas e que facilmente se percebe (pelo que escrevem) que têm humildade para facilmente mudarem de opinião. :D

Eu gostava era de aprender com os outros...esperemos :-k

por sergix » 1/10/2013 12:16

Muito bom,

Registado: 4/1/2008 2:33

por Elias » 1/10/2013 11:49

:clap:

Registado: 5/11/2002 12:21

por Ulisses Pereira » 1/10/2013 11:41

Excelente post, tridion!

Acrescentaria que uma forma de cada um começar a combater essas posições dogmáticas que têm dentro de si é, no caso dos mercados, em todas as suas análises, deixarem claro o que os fará mudar de opinião...

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

O ego e a opção de investimento.

por Tridion » 1/10/2013 11:30

Sabiam que se uma pessoa estiver emocionalmente ligada a um assunto, não consegue ter uma opinião desapaixonada sobre esse mesmo assunto? É um defeito do cérebro humano... e só com muito treino é que consegue corrigir isso.

Se estivermos longo numa cotada, é normal vermos bull flags e outras figuras ascendente por todo lado...

Se somos de um clube por mais miserável que seja, é sempre o maior e é injustamente penalizado pelas arbitragens ou não recorre a ilegalidades para ganhar vantagens sobre os demais.

Se se nasceu num berço de ouro com todas a condições, não se consegue perceber porque simplesmente algumas pessoas não conseguem ter sucesso, justificando-o com preguiça ou malandrice.

Se não se nasceu num berço de ouro, mas foram trabalhadores, empenhados e focados e conseguiram ser uma história de sucesso, não conseguem reconhecer que a sorte desempenhou um grande papel nas suas vidas.

Se se teve uma educação onde abundava o carinho, pensa-se que o Estado deve dar colinho e benesses por todos os necessitados, que não são mais que desgraçados que mais não conseguem e que precisam de ajuda.

Com tudo isto, o que quero dizer é que as pessoas aqui no caldeirão são muito tendenciosos/orgulhosas a discutir maioria dos assuntos extra-mercados e que não dão sequer oportunidade aos argumentos de uns e outros para os fazerem mudar de opinião.

Se são assim em assuntos como a política nacional, desporto, sociedade como é conseguem fazer dinheiro no trading em que temos que constantemente nos adaptar e mesmo assim o mercado mostra-nos como não valemos nada? Ou a maioria de vocês dedica-se a investimentos de longo prazo e mais seguros, como obrigações, fundos de investimento, etc...em que o nosso ego pode interferir sem causar grande mossa às nossas finanças?

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Doreen, Rcrd e 37 visitantes