Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Finanças & Fundos de Investimento

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Fundos de Investimento (baixo risco)

por VIXIUM » 19/9/2013 9:25

Quaisquer que sejam os pontos de vista, sim, este é universal:

No final, é apenas dinheiro. Há coisas mais importantes na vida.

Acrescentaria: muito mais importantes.

VIXIUM

Registado: 21/10/2012 19:07

por Midas » 19/9/2013 0:52

VIXIUM Escreveu:Rick

Não gosto de ler ao dizeres isto:

Rick Lusitano em 5/9/2013 17:55 Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:Usando uma analogia futebolística, se durante um jogo, A vs. B, existir um resultado de 1-0, a equipa B não perde o jogo apenas quando o jogo terminar? Até lá, o resultado pode-se alterar, logo durante o jogo, existe o resultado actual e no fim existe o resultado final.

Então só perderá verdadeiramente quando terminar. Mas até pode ter ganho ou empatado ou perder por mais até o final do jogo. O importante será o resultado final, até lá, é entretimento e suspense.

Sabes porquê? Vou dar uma explicação mais humanista que financeira ou de mercados.
Imagina que amanhã, oxalá não, precisavas desesperadamente do dinheiro porque tinha acontecido uma fatalidade na vida. Ou hoje. E terias de vender ao preço de mercado. Market-to-market. O que conta é cada momento e não o final. E das duas uma:
1 - Sabes que nunca vais precisar do dinheiro porque tens outras fontes: então o teu risco não existe e não estás nos mercados como investidor; estás por divertimento;
2 - Sabes que podes precisar do dinheiro, tens que saber, porque não tens outro lado onde o ir buscar. E para uma operação amanhã, um percalço de vida depois de amanhã, terás de vender. Ninguém está livre disto nunca. Não digas que é só no final do jogo. Muitos disseram-no e o jogo não teve 90 minutos. Acabou antes. Para muitos dos que estavam longos o seu horizonte temporal foi reduzido por causa de contingências. Na minha área trabalha-se muito com teoria da contingência e com cenários. O cenário pessimista tem uma probabilidade de ocorrência baixa, dirás. No entanto se se verificar ficas com probabilidade 1.

De outra forma. Há uma coisa que se aprende quando se anda de moto (meu caso). Desde pequeno. Muitos sustos, muitas quedas, algumas lesões...No entanto, sabe-se que quando se anda há um tempo sem cair a probabilidade de isso acontecer aumenta. Vai aumentando. É como a vida. Nada de mal nos bate à porta. Mas a probabilidade de isso acontecer vai subindo. E com a idade mais ainda. Oxalá se mantenha sempre 0 para o lado negativo. Mas não ponhas esse teu racional em ação a menos que seja uma questão de te "auto-acalmares". Se isso te acalma ok. Mas tem sempre presente que as coisas não são assim.

FIca bem.
VIXIUM

Não discuto gostos, respeito todas as opiniões como tal, opiniões. Não estou nos mercados por divertimento, nem preciso de me "auto-acalmar", pois sou um optimista racional e pragmático por natureza. E não é a volatilidade dos mercados que me assusta, a realidade do dia-a-dia é suficientemente assustadora. Quando achar que não aguento a pressão dos mercados, tenho uma boa solução, simplesmente saio deles e aceito as consequências, sejam elas boas ou más. O resultado final a que me refiro, é quando se vende ou se faz o regaste dos investimentos, e só ai, é que se sabe o valor com que se ficou, depois pode-se fazer as contas e verificar se teve mais ou menos valias. Dando um exemplo, o fundo x, há um mes podia estar a perder, mas hoje ao resgatá-lo, pode ter mais-valias, ou ter perdido ainda mais. Bottom line, só no final da viagem é que se sabe se chegou bem, independentemente se a viagem foi atribulada ou não. A alocação dos investimentos perante o risco de liquidez, depende de cada um nós, quem investe uma grande % ou valor em investimentos com risco, deve ter a consciência do risco de liquidez. A questão da imprevisibilidade da vida, é algo sempre presente em qualquer ser vivo, há quem esteja exposto constantemente a riscos á sua integridade física devido a profissão que exerce, tendo que lidar psicologicamente com essa situação e criar medidas de salvaguarda, inclusive financeiramente, vendo a vida de outro prisma. A tolerância ao risco pode-se comparar a tolerância á dor, no caso dos investimentos, será tolerância á dor psicológica, e tal como existem em diversos graus, também existem diversos perfis de investidores. Aqui no fórum, encontra-se de todos os perfis, conservadores, moderados, flexíveis, agressivos, especuladores.

Todos os acontecimentos que ocorreram em toda a existência dos seres humanos, sejam eles bons ou maus, todos eles, tiveram um fim.

No final, é apenas dinheiro. Há coisas mais importantes na vida.
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

Registado: 31/8/2005 15:06

por VIXIUM » 18/9/2013 22:08

Rick

Não gosto de ler ao dizeres isto:

Rick Lusitano Escreveu:Usando uma analogia futebolística, se durante um jogo, A vs. B, existir um resultado de 1-0, a equipa B não perde o jogo apenas quando o jogo terminar? Até lá, o resultado pode-se alterar, logo durante o jogo, existe o resultado actual e no fim existe o resultado final.

Então só perderá verdadeiramente quando terminar. Mas até pode ter ganho ou empatado ou perder por mais até o final do jogo. O importante será o resultado final, até lá, é entretimento e suspense.
[/quote]

Sabes porquê? Vou dar uma explicação mais humanista que financeira ou de mercados.
Imagina que amanhã, oxalá não, precisavas desesperadamente do dinheiro porque tinha acontecido uma fatalidade na vida. Ou hoje. E terias de vender ao preço de mercado. Market-to-market. O que conta é cada momento e não o final. E das duas uma:
1 - Sabes que nunca vais precisar do dinheiro porque tens outras fontes: então o teu risco não existe e não estás nos mercados como investidor; estás por divertimento;
2 - Sabes que podes precisar do dinheiro, tens que saber, porque não tens outro lado onde o ir buscar. E para uma operação amanhã, um percalço de vida depois de amanhã, terás de vender. Ninguém está livre disto nunca. Não digas que é só no final do jogo. Muitos disseram-no e o jogo não teve 90 minutos. Acabou antes. Para muitos dos que estavam longos o seu horizonte temporal foi reduzido por causa de contingências. Na minha área trabalha-se muito com teoria da contingência e com cenários. O cenário pessimista tem uma probabilidade de ocorrência baixa, dirás. No entanto se se verificar ficas com probabilidade 1.

De outra forma. Há uma coisa que se aprende quando se anda de moto (meu caso). Desde pequeno. Muitos sustos, muitas quedas, algumas lesões...No entanto, sabe-se que quando se anda há um tempo sem cair a probabilidade de isso acontecer aumenta. Vai aumentando. É como a vida. Nada de mal nos bate à porta. Mas a probabilidade de isso acontecer vai subindo. E com a idade mais ainda. Oxalá se mantenha sempre 0 para o lado negativo. Mas não ponhas esse teu racional em ação a menos que seja uma questão de te "auto-acalmares". Se isso te acalma ok. Mas tem sempre presente que as coisas não são assim.

FIca bem.
VIXIUM

por Midas » 18/9/2013 21:43

Admito que tenho alguma curisiodade de ver a cotação de amanha do Invesco BRA, pois a de hoje, ainda não reflete as declarações do Ben, a cotação de hoje saiu antes das declarações. Aliás amanha, haverá também as repercussões por completo em mais fundos.

Ouro = +4.21% (XAUUSD)
Prata = +6.21% (XAGUSD) :shock:
S&P 500 = +1.22% (depois ter atingido os máximos históricos durante a sessão)
10Y UST = -5.33% :shock:
EUR-USD = +1.25% (1.3526)

As I said, tomorrow, will be another day. 8-)

Rick Lusitano em 6/9/2013 0:12 Escreveu:Também tenho perdas, respiro fundo e espero por melhor amanhã. Esta "guerra" irá terminar, não vai durar para sempre.

Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

por VIXIUM » 18/9/2013 20:50

Batem leve, levemente,
como quem chama por mim.
Será chuva? Será gente?
Gente não é, certamente
e a chuva não bate assim.

É talvez a ventania:
mas há pouco, há poucochinho,
nem uma agulha bulia
na quieta melancolia
dos pinheiros do caminho…

Quem bate, assim, levemente,
com tão estranha leveza,
que mal se ouve, mal se sente?
Não é chuva, nem é gente,
nem é vento com certeza.

Fui ver....

Não era Augusto Gil

Fed Refrains From QE Taper, Keeps Bond Buying at $85 Bln

A isto chama-se cagaço. É o tiras... são grandes as incertezas. Não sabem o que vem depois, certo? Os EUA meteram-se num caminho que desconhecem e isto não são floquinhos de neve. Pode vir uma rajada de pedras. E das grandes. É assim, VG, talvez tenhas o jantar de final de ano :mrgreen: :mrgreen: Antes isso.

Fiquem bem
VIXIUM

por Midas » 18/9/2013 20:09

Bloomberg Escreveu:BREAKING NEWS

Bernanke: Rate Rise May Not Come Until Jobless Less Than 6.5%

Sep 18, 2013 2:42 PM EDT

Bernanke Says First Step On Tapering Possible This Year

Sep 18, 2013 2:50 PM EDT

Ben 18-09-2013.gif
Ben 18-09-2013.gif (13.37 KiB) Visualizado 9850 vezes

Quem quiser ver o vídeo com as declarações do Ben:
http://www.ustream.tv/federalreserve
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por Texano Bill » 18/9/2013 19:40

O Bill Gross bem tinha razões para estar contente ao ser entrevistado na CNBC há minutos.

Registado: 20/8/2011 12:52

por Midas » 18/9/2013 19:35

Mais uma vez, o Fed surpreendeu!!!! Mas desta pela positiva. Mais guito!!! \:D/
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por Midas » 18/9/2013 19:32

:clap:

Fed Refrains From QE Taper, Keeps Bond Buying at $85 Billion

Sep 18, 2013 2:02 PM EDT

S&P 500 Rises To Record High After Fed Statement

Sep 18, 2013 2:05 PM EDT

Most Fed Officials See First Interest-Rate Rise In 2015

Sep 18, 2013 2:09 PM EDT

Jornal de Negócios Escreveu:Reserva Federal mantém estímulos à economia americana
18 Setembro 2013, 19:09 por André Veríssimo | averissimo@negocios.pt

Contrariando as expectativas do mercado e dos economistas, a Fed decidiu manter em 85 mil milhões de dólares o ritmo mensal de compra de activos, à espera de sinais mais robustos de melhoria da economia.

Os economistas previam uma redução entre 10 e 15 mil milhões na compra mensal de obrigações do Tesouro e títulos hipotecários. Uma expectativa que vinha a provocar a saída de investidores do mercado de dívida, elevando as taxas de juro.

Em reacção à notícia o índice S&P500 atingiu um novo máximo histórico e o ouro está a subir 1,7% para 1332 dólares por onça.

(Notícia em actualização)

http://www.negocios.pt/economia/detalhe/reserva_federal_mantem_estimulos_a_economia_americana.html
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por zaq1 » 18/9/2013 19:30

Reserva Federal mantém estímulos à economia americana

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... icana.html

http://www.bloomberg.com/news/2013-09-1 ... 5-bln.html

Amanhã tudo estará :mrgreen:

Registado: 2/10/2012 12:22

por Midas » 18/9/2013 18:45

FoxNinja Escreveu:Pois, os fundos que ando a falar têm um "período de fidelização" muito curto basta uma semana para não se pagarem comissões... para iniciar-me e ver no que isto dá acho que é o ideal, depois quanto mais for aprendendo posso apostar em algo mais complexo.

Em relação ao gráfico que mostras como posso aceder no site da MorningStar e onde é que posso pesquisar os fundos...

Pelo que se pode ver no gráfico o Caixa Activos Curto Prazo tem uma performance mais fraca e é mais instável em termos de rentabilidade... é um fundo que temos que andar muito atentos porque se não podemos ter surpresas desagradáveis... (pelo menos é o que me parece)

Podes usar as 2 Morningstar "Portugal", ambas se complementam, pois ambas têm ferramentas que a outra não dispõe.

Morningstar Portugal:
http://www.morningstar.pt

Morningstar no Banco Best:
https://www.bancobest.pt/ptg/start.swe?SWECmd=GotoView&SWEView=BEST+Funds+MS+Simple+Search+View

Como a Morningstar do Banco Best, não tem o Caixa Fundo Monetário, porque ela apenas mostra directamente os fundos que o Best comercializa, podes usar este link para acederes a página do fundo:
https://lt.morningstar.com/u8sad6q7u6/snapshot/snapshot.aspx?id=F0000024T6

Dos 23 fundos que a Caixagest gere, (excluindo os 3 fundos postais que são geridos em "nome dos CTT", aonde são subscritos), o Banco Best, comercializa 17 fundos da Caixagest. Por isso, podes ver lá, quase todos os fundos da Caixagest.

NOTA: A Morningstar do Banco Best mostra as condições comerciais dos fundos se forem comprados/resgatados no Banco Best. A Morningstar Portugal mostra as condições comerciais de forma generalista, deve-se verificar depois no Banco/Intermediário Financeiro aonde se for comprar os fundos, essas condições.

Fizeste uma analise do gráfico correcta. Eu coloquei o gráfico de comparação dos fundos, para puderes ver que os fundos também descem, para não ficares com a ideia, que todos os fundos só sobem, como Cx Liquidez ou Monetário. E para te alertar para o desempenho passado do Cx Activos Curto Prazo. Uma ideia importante a reter é:

As rendibilidades divulgadas representam dados passados, não constituindo garantia de rendibilidade futura, porque o valor das unidades de participação pode aumentar ou diminuir
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por FoxNinja » 18/9/2013 16:56

Pois, os fundos que ando a falar têm um "período de fidelização" muito curto basta uma semana para não se pagarem comissões... para iniciar-me e ver no que isto dá acho que é o ideal, depois quanto mais for aprendendo posso apostar em algo mais complexo.

Em relação ao gráfico que mostras como posso aceder no site da MorningStar e onde é que posso pesquisar os fundos...

Pelo que se pode ver no gráfico o Caixa Activos Curto Prazo tem uma performance mais fraca e é mais instável em termos de rentabilidade... é um fundo que temos que andar muito atentos porque se não podemos ter surpresas desagradáveis... (pelo menos é o que me parece)

Registado: 17/9/2013 15:38

por Midas » 18/9/2013 16:07

Ninja, deixo-te um gráfico com a evolução dos 3 fundos da Caixagest nos últimos 5 anos e uns trocos.

Caixagest - MM & CP.gif
Caixagest - MM & CP.gif (49.52 KiB) Visualizado 9948 vezes
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por Midas » 18/9/2013 15:24

FoxNinja Escreveu:Rick Lusitano obrigado pela ajuda que me tens dado, tenho ficado mais esclarecido...

Tens me enviado links diretos relacionados com os símbolos dos fundos... mas como é que eu consigo descobrir por mim quais são já andei a pesquisar se conseguia encontrar tanto na MorningStar tanto no Bloomberg mas nada...

Queria fazer aquilo que tinhas dito na página que me disseste para ler...

Tenho então uma Watchlist com a carteira real mas queria criar outras Watchlist com outros fundos para ver a performance dos mesmos

Se me puderes explicar como se procuram os símbolos ou dizer quais são os simbolos dos fundos Caixa Fundo Monetário e Activos Curto Prazo agradecia...

Reparei também que quando vejo a lista dos fundos dada pela Caixa todos os fundos têm o chamado Prazo recomendado, quer dizer então que devemos ter o fundo subscrito até ao período recomendado para termos uma boa rentabilidade?

EDIT: bem parece que os símbolos dos fundos já consegui encontrar no Bloomberg...
Caixa Fundo Monetário - CXFMONE:PL

O símbolo dos activos curto prazo é que ainda não encontrei..

O ideal para procurar os símbolos da Bloomberg, é através do ISIN. Colocas o ISIN do fundo e o indicativo do pais aonde está domiciliado o fundo.

Indicativos dos países nos ISIN:
PT = Portugal
LU = Luxemburgo
IE = Irlanda
GB = Reino Unido

Indicativos mais comuns dos países dos fundos no Bloomberg:
PL = Portugal
LX = Luxemburgo
ID = Irlanda
LN = Reino Unido

Exemplo:
Caixagest Activos Curto Prazo - Fundo de Investimento Mobiliário Aberto de Tesouraria
ISIN PTYCXDLP0006

Vais ao Google e colocas: "PTYCXDLP0006" "PL". Ele irá dar páginas que contenham esse fundo através do seu ISIN e símbolo da Bloomberg.
Neste caso e em outros fundos Portugueses, o Google, não te ajuda. Portugal é pequenino...
Então o que fazer? Vai á unha. :lol:
Colocas o nome do fundo no site da Bloomberg. E confirmas através das cotações diárias dos fundos, se é o símbolo correcto. Nos fundos Portugueses não é difícil, pois não têm várias versões do mesmo fundo como existem nos fundos estrangeiros.

Esse fundo tem um nome diferente no Bloomberg, talvez devido a no passado, este fundo ter outro nome. Mas tens aqui o símbolo e o nome que ele tem no Bloomberg. Quando te acontecer algo semelhante, procura através dos nomes ou classes mais parecidos com original. :wink:

CAIXLQT:PL - Fundo de Tesouraria - Caixagest Tesouraria

Tens aqui a listagem dos fundos da Caixagest:
http://www.bloomberg.com/markets/symbolsearch?page=1&query=caixagest

Os prazos recomendados são isso mesmo, recomendações, tanto podes ter os fundos por mais tempo ou por menos tempo, tú és que decides. Os fundos não tem prazo de validade, como os depósitos a prazo.
Como ninguém pode saber o futuro, eles sugerem esses prazos, para dar uma margem de erro para os fundos valorizarem, mas podem perder dinheiro ou ganhar no final desses prazos recomendados.
Existe porém, em alguns fundos Portugueses, comissões de resgate para fidelizar os investidores. Normalmente, ao fim de 1 ano, já não cobram comissões de resgate, por isso, deve se ler os prospectos dos fundos antes de se investir, para se verificar quais as comissões de resgate consoante os prazos. Os 3 fundos da Caixagest, já mencionados, tem a seguinte informação no site da Caixagest:

Caixagest Escreveu:Comissão de resgate: 0%
(aplicações de prazo inferior a 7 dias são resgatadas ao valor mais baixo, entre o valor de subscrição e valor de mercado)
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por xPatife » 18/9/2013 14:49

Obrigado. :)

Registado: 15/1/2009 15:19

por ruicarlov » 18/9/2013 13:52

Sim, utilizei o Best Trading Pro para pesquisar. Aliás, nem recomendo comprar ETFs fora da plataforma, já que sai mais caro em comissões.

Registado: 18/7/2011 11:04

por xPatife » 18/9/2013 13:02

Será que é preciso ter a conta TradingPro? Só tenho a trading. Apenas tenho acesso a ETF's de commodities geral e não especifico de algodão..

por xPatife » 18/9/2013 13:00

ruicarlov Escreveu:Sim, existem.
Normais, alavancados e curtos.
COTN, ECTN; LCTO, 4RT5; SCTO

Fazendo um search nos ETF's não consigo encontrar nenhum desses.

E o gajo da ajuda do best (via chat) tb n me está a ajudar grande coisa.

por VirtuaGod » 18/9/2013 12:35

FDPC Escreveu:Fico em duvida em qual tópico questionar, penso que o mais apropriado é o titulo Fundo de Investimento (baixo risco)

e nos meus objetivos de investimentos de longo prazo e baixo risco encontrei dois fundos de especial predileção,

além der mais alguma informação anexa.

Qual a vossa opinião?

http://www.2020directinvest.com.au/inve ... ldren.aspx

http://articles.economictimes.indiatime ... -long-term

http://www.thisismoney.co.uk/money/news ... ldren.html

http://www.invtrusts.co.uk/aam.nsf/inve ... stchildren

http://money.cnn.com/magazines/moneymag ... index3.htm

preferidos

http://www.invescoperpetual.co.uk/porta ... 1ebf0aRCRD

http://www.trustnet.com/Factsheets/Fact ... RRC&univ=U

com risco calculado, concordam?

É de pequenino que se torce o pepino.

FDPC

Esses fundos são em libras e com risco cambial. Pessoalmente não é algo que aprecie. O risco do mercado já é suficiente! Mas fora isso não me pareceram muito maus!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por FoxNinja » 18/9/2013 12:01

Rick Lusitano obrigado pela ajuda que me tens dado, tenho ficado mais esclarecido...

Tens me enviado links diretos relacionados com os símbolos dos fundos... mas como é que eu consigo descobrir por mim quais são já andei a pesquisar se conseguia encontrar tanto na MorningStar tanto no Bloomberg mas nada...

Queria fazer aquilo que tinhas dito na página que me disseste para ler...

Tenho então uma Watchlist com a carteira real mas queria criar outras Watchlist com outros fundos para ver a performance dos mesmos

Se me puderes explicar como se procuram os símbolos ou dizer quais são os simbolos dos fundos Caixa Fundo Monetário e Activos Curto Prazo agradecia...

Reparei também que quando vejo a lista dos fundos dada pela Caixa todos os fundos têm o chamado Prazo recomendado, quer dizer então que devemos ter o fundo subscrito até ao período recomendado para termos uma boa rentabilidade?

EDIT: bem parece que os símbolos dos fundos já consegui encontrar no Bloomberg...
Caixa Fundo Monetário - CXFMONE:PL

O símbolo dos activos curto prazo é que ainda não encontrei..

por ruicarlov » 18/9/2013 11:33

Sim, existem.
Normais, alavancados e curtos.
COTN, ECTN; LCTO, 4RT5; SCTO

Registado: 18/7/2011 11:04

por xPatife » 18/9/2013 11:07

Alguém sabe se existe algum ETF no banco Best sobre o algodão?

por Midas » 18/9/2013 2:38

FoxNinja Escreveu:Os dados não são muito diferentes do que aparece na CGD só que no meu Saldo contabilístico aparece 499,96€ e no Bloomberg apresenta-me 499,92€ no Value...

Consegues-me fazer uma interpretação dos dados relativamente ao Day Gain de 0.01€ e do Net Gain de -0.02%?

Porque é que me apresenta um Cost Avg Price de 500.01 e de um Value de 499.92?

Last Price Time (ET) = Última cotação
5.26 = Valor da última cotação
09/12/2013 = Data da última cotação

%Change = Subida/descida diária em %
Net Change = Subida/descida diária em moeda (EUR, USD, etc)
0.00%
0.00

Day Gain (EUR) = Ganho/Perda Diaria
0.01

Positions = UPs
95,04
1 Lot/s

Cost Avg Price = valor total por ti investido
500,01
5,26

Net Gain (EUR) = total das valias desde da compra
-0.02%
-0,09

Value (EUR) = valor actual do teu fundo
499.92

O "Value" é o valor de mercado actual que tens no fundo. Isto explica-se facilmente, a data da última cotação da Bloomberg é de dia 12/Setembro (ainda não foi actualizada, é normal neste fundo, há alturas que anda com vários dias de atraso na actualização, mas depois actualiza tudo de uma só vez), isto explica a tua diferença, tú comprastes o fundo ao preço actual, (que segundo a Caixagest é 5,261 EUR na data de 17-09-2013) mas tanto a Bloomberg como a CGD, ainda não actualizaram as cotações. Mas isto não é problema, dentro de dias, terás isso actualizado com mais recentes datas, mas entretanto enquanto esperas, tens 2 opções:

A) Se queres sempre ver a última cotação deste fundo, podes ir a página da gestora, a Caixagest e fazeres manualmente um ficheiro de Excel, com as cotações diárias:
http://www.caixagest.pt/fundos.aspx?fundoID=ff907222-57a1-4513-b976-a92aa23ddec7&familiaID=b2d1ecdc-b911-4d2c-8580-a189f6f0ba13&grupo1=1

B) Se não te importares, teres apenas 1 dia de atraso, podes usar o Best, para tirar as cotações, todas de uma vez só, já num ficheiro em Excel:
https://lt.morningstar.com/api/rest.svc/timeseries_price/u8sad6q7u6?id=F00000GW6Z&currencyId=EUR&idtype=Morningstar&frequency=daily&timePeriod=12&outputType=CSV

As + recentes cotações do Caixagest Liquidez, retiradas no link acima, da Morningstar/Banco Best e Caixagest:
Morningstar/Banco Best & Caixagest Escreveu:09-09-2013 5.2598
10-09-2013 5.2599
11-09-2013 5.2601
12-09-2013 5.2602
13-09-2013 5.2604
16-09-2013 5.2608
17-09-2013 5.261 (Segundo a Caixagest)

A Bloomberg arredonda as cotações para 2ª casa decimal, mas deves colocar o número exacto das UPs que tens, com todas as casas decimais. Mas nem vale a pena, veres diariamente, a mudança diária deste fundo, é tão pequena, apesar de poder aparecer no Bloomberg, algo do género, "%Change" = 0.00% ou "Net Change" = 0.00, o fundo teve mais valias, só que são tão pequenas que quando são arredondadas para a 2ª casa decimal, significa que simplesmente que não chegaram a 0.01% ou 0.01 EUR de valias. Num ano, começando a 18-09-2012 até a data de 16-09-2013, terias um retorno de cerca de 1,18%, em 500 EUR investidos, terias hoje cerca de 5.90 EUR de lucro. É um bom fundo para te iniciares no mundo dos fundos, tranquilo, que não provoca sustos, o chato é mesmo o pouco retorno.

Podes fazer várias watchlists com vários fundos, para ires vendo como eles se comportam.
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por FoxNinja » 18/9/2013 1:07

Rick Lusitano já estive a criar a minha Watchlist no Bloomberg e penso que inseri os dados todos corretamente... no campo de edição onde diz Positions meti as UP (unidades de participação) que são segundo o comprovativo que recebi da caixa são 95,039...

Quando consulto o separador que diz Holdings tem os seguintes dados:

Last Price
Time (ET)
5.26
09/12/2013

%Change
Net Change
0.00%
0.00

Day Gain
(EUR)
0.01

Positions
95,04
1 Lot/s

Cost
Avg Price
500,01
5,26

Net Gain
(EUR)
-0.02%
-0,09

Value
(EUR)
499.92

Os dados não são muito diferentes do que aparece na CGD só que no meu Saldo contabilístico aparece 499,96€ e no Bloomberg apresenta-me 499,92€ no Value...

Consegues-me fazer uma interpretação dos dados relativamente ao Day Gain de 0.01€ e do Net Gain de -0.02%?

Porque é que me apresenta um Cost Avg Price de 500.01 e de um Value de 499.92?

por Tony Curtes » 17/9/2013 23:15

Alguém tem experiência com fundos de investimento do Banco Popular? Valerá a pena aplicar lá algum guito?

Registado: 13/1/2010 18:52

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google Adsense [Bot], Mar58, novato e 48 visitantes