Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EURUSD - Non-Stop... :)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Baco » 19/1/2004 19:51

Que raio! Lá me esqueci de fazer o login. Era eu o visitante.
Vai acima e bot'abaixo

Registado: 17/1/2003 16:54

por Visitante » 19/1/2004 19:49

É isso Marco. Hoje é dia de fazer scalp com as BB.
Visitante

por MarcoAntonio » 19/1/2004 18:54

Nesse aspecto não posso ajudar, eu faço o acompanhamento via o software da LJ (carregosatrader). Mas penso que essa questão já foi colocada noutros tópicos...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Cotações: Gold, Silver, EuroUSD NDX, e obrigações americanas

por Desgraçado » 19/1/2004 18:48

Onde posso fazer o download das cotações diario e intraday?...

Obrigado
Desgraçado

por MarcoAntonio » 19/1/2004 18:24

Não há novidades mas aproveito para complementar o último update com este gráfico que evidencia bem a consolidação sobre o suporte dos 1.235, aquele que era um dos targets para esta correcção...

Correcção essa que não nos deixou, até ver, qualquer evidencia de ter terminado.
Anexos
eurusd-20040119a.gif
eurusd-20040119a.gif (6.71 KiB) Visualizado 509 vezes
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 19/1/2004 15:32

Um curto update para referir que, no que está a ser uma sessão relativamente calma, o EURUSD está a consolidar no range 1.235-1.242...

Esta situação é algo favorável à continuação das quedas pelo que aconselho grande atenção a uma quebra dos 1.235 com momentum...

Como anteriormente tinha referido, abaixo desses níveis existe um hiato sem grandes valores relevantes pelo menos até aos 1.213.

Apesar da tendência de médio-prazo claramente ascendente, considero arriscado agora entrar longo enquanto o EURUSD se encontrar abaixo dos 1.247 (agora a primeira resistencia de relevo).
Imagem

Administrador Fórum

por djovarius » 18/1/2004 0:26

Mike,

O Marco estava a falar da perspectiva do investimento especulativo. Mas a tua questão foi bem colocada. Muitos dos posicionamentos dos grandes são para o longo prazo, muitos anos até.

Mas o lucro acaba por ser visado, mesmo indirectamente.
Por vezes, existem casos interessantes. Uma vez, o Banco do Japão realizou intervenções como as de agora. Comprou dólares e mais dólares para a cerca de 80 a 90 yenes para impedir maiores valorizações da sua moeda. Acabou por vender a 135 e 140 para impedir desvalorizações, anos mais tarde.

Querendo ou não, a operação foi lucrativa...

Portanto, para os comerciais e para os bancos Centrais existem objectivos que nada têm a ver com os dos grandes e pequenos especuladores.
No último caso, os lucros procuram-se em espaços de tempo que podem variar entre breves minutos até vários meses !!

Um abraço pessoal

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

Duvida

por jportela » 17/1/2004 22:36

Boa noite

MarcoAntonio disse:

"Ora, o que se passa é que no mercado (seja o Forex outro qualquer mas até o Forex em especial pois trata-se de um mercado bastante alavancado) a maioria dos investidores é perdedora. É uma inevitabilidade matemática e passa-se em qualquer mercado."

Posso estar enganado no entanto aqui vai:

Nos mercados(compra e venda de algo) á intervenientes que ganham e outros que perdem, se há quem ganhe muito, tem logo que haver quem perca muito ou alguns que perdem pouco, agora no forex é diferente existe intervenientes que a finalidade não é ganhar(Bancos Centrais, penso eu), não poderá alterar essa matemática.

Mike

Registado: 19/10/2003 0:19

por djovarius » 17/1/2004 18:25

Certo !!

Eu também não falo para os grandes. Coitado de mim. Eles não precisam de nós para nada.

Mas eu estava a justificar o mercado como um todo e são eles que levam a estes movimentos. Os pequenos têm que seguir o seu rumo senão serão esmagados.

Aliás, é por isso que a minha análise sempre dá destaque à questão dos fluxos de capital, custos de oportunidade, risco, juros, etc... porque é o tipo de especulação que eles provocam. Se conseguirmos seguir o caminho deles, vamos sempre numa boa maré e nunca vamos ao fundo...

Agora, se há pessoal que insiste em tentar adivinhar fundos, ou quer apanhar facas em queda...

pois aí já não posso dizer ou fazer nada !!

até já

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

por MarcoAntonio » 17/1/2004 18:07

djovarius Escreveu:Então tudo bem, já vi que estamos com falta de sintonia.
Tudo o que acabaste de dizer está 100% correcto para o pessoal mais "pequeno" (embora muitos desses também estivessem longos), devido às tais alavancagens.

É evidente que sim, Djo... Mas eu falo dos pequenos e para os pequenos.

É para esses (pequenos como eu) que eu me estou a dirigir nas minhas análises ao Forex (e aos restantes activos que analiso, obviamente).

djovarius Escreveu:Vamos ver se entramos em sintomia, agora !!
:)
dj

Eu acho que estivemos sempre mais em sintonia do que parece...
:wink:

Como eu disse logo no início, tinha havido um equívoco e não estavamos a falar das mesmas coisas.
Imagem

Administrador Fórum

por djovarius » 17/1/2004 17:58

Então tudo bem, já vi que estamos com falta de sintonia.
Tudo o que acabaste de dizer está 100% correcto para o pessoal mais "pequeno" (embora muitos desses também estivessem longos), devido às tais alavancagens.

Mas eu falava mais dos grandes, os tais que realmente fazem mexer as cotações. E esses em muitos casos nem alavancam posições ou alavancam muito pouco, pelo que não haveria tantos problemas.
Todavia, fecharam as posições, como disse antes, ganhadoras ou perdedoras. Nas primeiras, algumas são de curto a médio prazo. Era o momento de sair e pronto. E as quedas, neste caso, alimentaram mais quedas.
Quanto ao pessoal pequeno, aceito perfeitamente que alguns tenho tido perdas brutais !! Mas ainda assim, as formas de hedge são muitas e há quem tenha ficado com a posição longa, compensando a descidas com hedge. Isto é muito comum e faz diferença no Forex.

Vamos ver se entramos em sintomia, agora !!
:)
dj

por MarcoAntonio » 17/1/2004 17:33

Agora sou eu que não estou 100% de acordo...
:mrgreen:

Concordo com quase tudo, menos com um aspecto. Na tua resposta a sensação é a de que o dia não terá sido alarmante porque a maioria estaría a fechar trades ganhadores...

Ora, o que se passa é que no mercado (seja o Forex outro qualquer mas até o Forex em especial pois trata-se de um mercado bastante alavancado) a maioria dos investidores é perdedora. É uma inevitabilidade matemática e passa-se em qualquer mercado.

Assim e muito embora hajam muitos investidores que ontem se limitaram a activar stop's para proteger lucros e/ou até a inverter a posição, a esmagadora maioría passou por momentos bem mais preocupantes em que dispararam stop atrás de stop para evitar que as perdas se alastrassem (e os que não o fizeram tiveram momentos ainda mais alarmantes acabando por activar margin calls).

Embora haja quem esteja no mercado com estratégias e resultados consistentes não nos podemos esquecer que a maioria não está (e entre esses até existem os que pensam que estão e a qualquer momento são desenganados pelo mercado). Esta é uma matéria bastante complexa, o que não podemos generalizar é que os investidores sabem o que estão a fazer no mercado, dominam o mercado e que num dia como este se limitam a gerir a carteira, calma e friamente, e a proteger lucros.

Ora, não é assim... a grande maioria atravessa momentos bem stressantes, enfrenta perdas dramáticas, sucumbe às emoções e acaba a enfrentar perdas ainda maiores, etc.

Para fazermos uma regra grosseira, para cada investidor que num determinado período de tempo quadriplica o seu capital... há 3 que vão à falência.

Quando faço uma referência como aquela estou a passar a mensagem de que, se um dia como estes pode retornar ganhos fabulosos, muitos mais haverá que passaram por perdas tremendas (e tenham eles antes ganho ou perdido).

Já agora, um mero exemplo. Dado que o Forex permite facilmente alavancagens até 200x imaginemos um investidor que foi apostando ao longo do dia (porque ele já estava anormalmente esticado) em diversos suportes apostando numa reacção a esses suportes para uma correcção intradiária...

Imaginemos que esse trader alavanca 100x (metade do que lhe é permitido). E imaginemos ainda que esse trader coloca um stop de 15 pips (incluindo o spread). De cada vez que o fez, se tiver saído perdedor como facilmente acontecería, acumularía uma perda da ordem dos 12%...
Estamos a considerar um investidor cauteloso que teve sempre a frieza de ir fechando a posição. Mesmo assim não evitava de perder 30 ou 50% do seu capital numa só sessão.

E é claro que houve imensos investidores que ontem terão passado por momentos ainda mais preocupantes...

Ainda a este propósito, recordo uma sessão quando decorría o Global Trader que ocorreu em Novembro, na quebra dos máximos (da altura) em que ocorreu uma sessão semelhante a esta mas no sentido inverso onde várias resistências ao longo do caminho foram sucessivamente batidas e acabamos com uma vela longuíssima e identica à de ontem (no sentido inverso, naturalmente).

Pois bem, foi uma sessão arrasadora para a maioria dos participantes do Global Trader e posso adiantar, porque na altura estava a comentar a situação que se estava a passar no mercado com o staff da LJ, que não eram só os «relativamente inexperientes» participantes do Global Trader que estavam a fazer piscar as «luzinhas vermelhas de margin call» na Corretora (e não me estou a referir a stops mas a margin calls).

É claro que também haverão os que se limitam a proteger lucros, mas esses não representam a maioría dos traders (era aliás matematicamente impossivel dado que quem ganha acumula capital e nunca poderemos ter uma maioria a ganhar o que uma minoria, que vai tendo cada vez menos capital, vai perdendo). Quanto mais capital acumulam os que ganham, mais em minoria terão de estar... É por essa razão que em mercados alavancados (Forex e Futuros, por exemplo, a relação ganhadores versus perdedores que já existem em mercados não alavancados ainda se torna mais excentrica naqueles, tornando-se a minoria ainda mais minoria). Repare-se ainda que um investidor que acumulou ganhos ao longo de longas semanas ou meses pode, numa só sessão como esta, perder todos esses ganhos...

A verdade é que os mercados alavancados deveríam ser apenas alternativa quando os investidores têm «a lição bem estudada e a estratégia bem apurada», mas a verdade é que nós sabemos que não é assim, os investidores acabam por não resistir à atracção dos grandes lucros, à excitação de um mercado alavancado e acabam por entrar nele, regra geral, muito antes do que deviam...

E o mesmo se aplica a outros produtos financeiros como os Warrants ou os Futuros (mas mais os primeiros pela sua maior acessibilidade).
Imagem

Administrador Fórum

por djovarius » 17/1/2004 16:54

Nesse caso, Marco, foram disparados stops atrás de stops, o que ainda aumentou mais o volume e a força do movimento. O que eu estava a dizer é que eram stops de lucro ou de lucro e inversão.
Claro que também terá havido carradas de stop loss e hedge. Mas, novamente, isso só aumenta o movimento e o volume !!

inté

dj

por MarcoAntonio » 17/1/2004 16:49

Djo, penso que houve aqui um equívoco nesta minha referencia... Eu não estava a justificar as quedas (ou o formato da queda) mas antes a comentar uma consequencia evidente. A minha abordagem é sempre técnica pelo que eu nunca me preocupo com os motivos (que neste caso teríam justificado esta queda).

Quando falei que a queda foi alamarmante, não estou a justificar porque é que a queda foi assim mas a consequência directa de a queda ter sido assim.

Ou seja, a esmagadora maioria dos traders não esperaría uma sessão destas no Forex. Os que estiveram do lado certo, das duas uma... ou só aproveitaram uma parte ou tiveram lucros bem para além da expectativa. Os que estiveram do lado errado tiveram uma sessão alarmante (nalguns casos, conforme a alavancagem, tiveram oportunidade para derreter numa só sessão praticamente todo o seu capital). E estou em crer que o numero de traders ao longo do dia foi aumentando dado que muitos deverão ter indo apostando numa reacção aos diversos suportes ao longo do caminho.

O que está por detrás desta queda eu ignoro por completo (e nem me proponho a analisar). Eu estava a referir-me isso sim à consequencia para um consideravel numero traders desta queda tremenda numa só sessão...

Que para outros traders terá significado excelentes ganhos, é claro!
:wink:
Imagem

Administrador Fórum

por djovarius » 17/1/2004 16:34

Desta vez não concordo a 100% contigo, Marco !!

O que se passou ontem foi muito alimentado por posições grandes dos chamados "elefantes" que fecharam longos para preservar os lucros da última subida. Viram que os lucros estavam a ir embora, decidiram fazer a vontade aos tubarões (grandes especuladores), os quais há muito cheiravam a sangue, nomeadamente, através do famoso "shark hunting" do Forex, em que eles suportam a tendência do mercado com pequenas compras levando muita gente atrás facilmente, aproveitando os extremos para sairem das posições.
Eles devem ter conseguido sair entre 1.27 e 1.29 na subida e depois também na queda, invertendo posições.
O mercado começou a descer, pelo que os elefantes (comerciais) não tiveram outra hipótese a não ser sair agora para reentrar depois, mas isso será lá mais para a frente !!

Excelente fds

dj

por MarcoAntonio » 17/1/2004 16:26

Oi Baco, eu não me refería a alarmante nesse sentido mas porque se tratou de uma sessão bastante volátil que deverá ter ultrapassado a expectativas da esmagadora maioría dos traders e estou certo, terá apanhado imensos traders em contra-pé...

Com as tremendas alavancagens que o Forex permite, estou certo que um consideravel numero de traders passou ontem por momentos terríveis.
Imagem

Administrador Fórum

por Baco » 17/1/2004 2:53

Parabéns pelas análises técnicas que tens feito neste cross, Marco. E que muitos pips me têm ajudado a amealhar :wink:

Só uma pequena nota a uma frase tua

...
uma aceleração da queda para níveis que presumo que para muitos traders terá sido alarmante...

Para um trader não alarma a subida ou descida. O trader, como especulador que é, vive da volatilidade. O pior que lhe pode aparecer pela frente é um mercado estável. A aceleração da queda só terá feito sorrir de contentemento os traders.
Eu estava bull no euro, quando começou a actual retracção passei a bear e quando retomar a tendência de longo prazo para cima espero ter o discernimento de voltar a estar bull.

Eu sei que também pensas assim.
Vai acima e bot'abaixo

Registado: 17/1/2003 16:54

por MarcoAntonio » 16/1/2004 20:48

E pronto, mais um target atingido... Os 1.235 tantas vezes aqui apontados como potencial target no caso da quebra dos 1.25 foram atingidos quase milimetricamente.

Esta situação de debilidade tecnica no Forex estava a desenhar-se já há dois dias e a sucessão de suportes quebrados (ver gráfico) levou hoje a uma aceleração da queda para níveis que presumo que para muitos traders terá sido alarmante...

A vela de hoje é simplesmente a vela negra mais longa desde, pelo menos, Agosto de 2003!

O próximo suporte está salve erro nos 1.213. Abaixo dos 1.235 surge um hiato sem grandes suportes que poderá colocar o EURUSD novamente desamparado...
No entanto creio que ele agora, até aproveitando o fim-de-semana, aliviará um pouco da queda desta sessão. De qq das formas parece-me aconselhavel vigiar uma quebra violenta nestes níveis...
Anexos
eurusd-20040116d.gif
eurusd-20040116d.gif (14.32 KiB) Visualizado 791 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 16/1/2004 16:38

Bem... o comentário já está desactualizado... Enquanto colocava e não colocava sai mais um dado e pimba... mais 20 pips!
:mrgreen:
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 16/1/2004 16:37

Numa sessão que já ia algo esticada, a quebra dos 1.247 (outrora resistência) foi claramente fatal. E já lá vão mais 80 pips...

Entretanto, nesta zona o próximo suporte está nos 1.235x... Com a vela diária já muito esticada não é muito provável que lá vá directamente, mas com este andamento... nem sei!
Anexos
eurusd-20040116c.gif
eurusd-20040116c.gif (12.16 KiB) Visualizado 817 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por JAOR » 16/1/2004 15:35

Pois bem....Marco,penso que com a quebra dos 1.245 ....o teu receio fica confirmado :roll:

Cmpts

PS : neste momento fez 1.2427 :shock:
Anexos
EURUSD.jpg
EURUSD.jpg (69.44 KiB) Visualizado 864 vezes
grão a grão enche a galinha o papo

----------------------------------

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim...

Registado: 23/11/2002 1:43

por MarcoAntonio » 16/1/2004 15:34

O EURUSD quebrou o suporte e na sequência caiu violentamente já cerca de 50 pips em poucos minutos...
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 16/1/2004 14:20

Ora bem, na minha fonte (o gráfico é do CarregosaTrader da LJ) o mínimo do dia 1 aparece-me nos 1.2512 mas já sei que nestas situações por vezes existem disparidades...

Em relação aos 1.247, foram resistencia entre od ia 24 e 29 tendo então sido quebrados com claro ganho de momentum por parte do Cross que partiu então para novos máximos (os 1.25 em si, a resistencia psicologica, nem chegou a ser problema). Daí ser expectável que os 1.247 tenham algum efeito como suporte e ainda de eu os considerar como limite da zona crítica em torno dos 1.25...

Já agora, numa eventual reacção, acrescento que até aos 1.255/1.256, pelo menos, não podemos considerar a correcção como terminada.

De qq das formas os meus principais targets para esta correcção estão atingidos. Daqui para frente a correcção transforma-se em algo bastante mais significativo. Com a quebra clara, em baixa, dos 1.25 o EURUSD ficaría numa situação muito complicada de curto/curtíssimo-prazo...
Imagem

Administrador Fórum

por djovarius » 16/1/2004 14:09

Aliás, Marco, não sei qual a fonte do teu gráfico, mas os valores de hoje, portanto, mínimos atingidos em 1.2475, correspondem aos mínimos do ano atingidos no dia 1 de Janeiro, em que a cotação fez um afundanço que mais parecia um erro, mas que não é.
Caiu mesmo a 1.2473 !!
Portanto, temos aqui uma fronteira interessante para as próximas horas, embora sem grande significado.

Até já

dj

por MarcoAntonio » 16/1/2004 13:24

Suporte tecnico atingido, estamos no limite da zona critica (em torno dos 1.25).
Anexos
eurusd-20040116b.gif
eurusd-20040116b.gif (8.44 KiB) Visualizado 906 vezes
Imagem

Administrador Fórum

Próximo

Quem está ligado: