Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PSI (PSI20) - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por jota007 » 28/6/2013 18:19

Boa tarde

Depois de o fecho semanal verifiquei que o psi20 reagiu muito bem aos 50% da fibo com a formação de um Hammer.
Mas para regressar ao ciclo de subidas tem que romper os 38,20% da fibo, por isso, o inicio do proximo semestre pode ser decisivo.

Bons negocios
Anexos
psi20.png
psi20.png (21.16 KiB) Visualizado 6931 vezes

Registado: 25/5/2009 20:57

por Tridion » 28/6/2013 13:53

A LTd do J ALves diz tudo...em tempos idos quando o PSI andava perto dos 6400 e já existiam tópicos de qual a acção que ia duplicar o valor, o Elias alertou para uma LTd de longo prazo que o fazia ficar muito desconfiado do bull que se assistia no PSI...pelos vistos tinha muita razão.

Aqui tá o gráfico do Sôr Elias:
Anexos
PSI.png
PSI.png (21.63 KiB) Visualizado 7345 vezes

Registado: 13/5/2010 17:53

por nuuuuno » 28/6/2013 13:37

K. Escreveu:Ok, como o artista o fez, também vou deixar a minha opinião.

A contagem de Eliott mostra 5 ondas de impulso desde o ano passado em alta, que serão uma W1, a actual correcção mostra um padrão de 3 ondas ABC que serão a correcção da W2 (daí eu ter confiado no suporte nos 50%). Os fundamentais e as condições psicologicas estão de acordo com uma W2: as condições fundamentais **parecem** piores do que há um ano atrás, mas na realidade são um pouco melhores. Para além disso, a subida está a ser feita com menos liquidez do que as quedas, o que é normal no início de um novo impulso de alta (que seria uma W3).

É verdade que o ABC deixou o diário com dois minimos consecutivos, o que tecnicamente dá baixa, mas a contagem acima e o meu "axómetro" deixam-me de momento Bull.

Se houver sinais de detioração das condições fundamentais ou novos mínimos nesta correcção, é provavel que altere a opinião.

É uma opinião. Posso estar enganado, mas como não sou pago para dar opinião, posso-me enganar à vontade.

OS QUE sao pagos tambem se enganam e muito, por isso tás á vontade! ;)

Registado: 10/11/2011 10:05

por Soma e segue » 28/6/2013 13:22

latrinaxxl Escreveu:Eu penso que é claríssimo o que se deve fazer no PSI: NADA! :evil:

:wink: Com um défice nos 10,6%, representativo de uma forte recessão, julgo que será mtº difícil uma valorização do PSI nos próximos tempos. IMO.

Registado: 15/1/2009 21:17

por HJOR » 28/6/2013 11:53

Já estou à espera da correcção desde o dia 26 de junho.
Caso ultrapasse o mínimo do dia 24 de junho, a coisa fica feia.
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.

Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.

Registado: 29/11/2007 3:48

por K. » 28/6/2013 11:21

Ok, como o artista o fez, também vou deixar a minha opinião.

A contagem de Eliott mostra 5 ondas de impulso desde o ano passado em alta, que serão uma W1, a actual correcção mostra um padrão de 3 ondas ABC que serão a correcção da W2 (daí eu ter confiado no suporte nos 50%). Os fundamentais e as condições psicologicas estão de acordo com uma W2: as condições fundamentais **parecem** piores do que há um ano atrás, mas na realidade são um pouco melhores. Para além disso, a subida está a ser feita com menos liquidez do que as quedas, o que é normal no início de um novo impulso de alta (que seria uma W3).

É verdade que o ABC deixou o diário com dois minimos consecutivos, o que tecnicamente dá baixa, mas a contagem acima e o meu "axómetro" deixam-me de momento Bull.

Se houver sinais de detioração das condições fundamentais ou novos mínimos nesta correcção, é provavel que altere a opinião.

É uma opinião. Posso estar enganado, mas como não sou pago para dar opinião, posso-me enganar à vontade.

Registado: 28/5/2008 1:17

por J Alves » 28/6/2013 11:14

K. Escreveu:Desculpem-me lá a pergunta em tom provocatório, mas gostava de ver o assunto discutido.

Se toda a gente diz que vai cair mas que também pode subir, em que ficamos?

Já deve haver gente irritada comigo por eu fazer tanta apologia do estilo do Green, mas ele para além de por os gráficos, diz sempre a opinião sobre se o mercado vai subir ou descer. E essas opiniões são de coragem e são muito úteis para quem anda a farejar sentimentos de mercado.

Somos ou não especuladores? Um especulador especula, coloca hipóteses, adivinha, prevê, testa, confronta. É considerado louco por uns (especialmente quando não tem sucesso) e criminoso por outros (quando o tem). Alguns (de preferência já enterrados há muito, para que não venham com maluqueiras outra vez), são reconhecidos postumamente como visionários.

A especulação é a mais Nobre de todas as artes. Sem especulação não havia filosofia, não havia conjectura, não havia ciência, não havia arte, literatura, música, vinho.

É por isso que Nazismos e Comunismos sempre odiaram especuladores.

...

We choose to go to the moon. We choose to go to the moon... (interrupted by applause) we choose to go to the moon in this decade and do the other things, not because they are easy, but BECAUSE THEY ARE HARD, because that goal will serve to organize and measure the best of our energies and skills, because that challenge is one that we are willing to accept, one we are unwilling to postpone, and one which we intend to win, and the others, too.

..................

However, I think we're going to do it, and I think that we must pay what needs to be paid. I don't think we ought to waste any money, but I think we ought to do the job. And this will be done in the decade of the Sixties...

JFK, 1962.

!
Anexos
PSI 20.png
PSI 20.png (22.35 KiB) Visualizado 7657 vezes
PSI 20.2png.png
PSI 20.2png.png (26.83 KiB) Visualizado 7665 vezes

Registado: 3/3/2006 11:17

por Figueiraa1 » 28/6/2013 11:06

latrinaxxl Escreveu:Eu penso que é clarríssimo o que se deve fazer no PSI: NADA! :evil:

Os investidores estão agora a reforçar
A Woman is the most valuable asset a man will ever own, it's only a shame that some of us only realise that when she is gone..

Registado: 26/3/2011 9:55

por latrinaxxl » 28/6/2013 10:55

Eu penso que é clarríssimo o que se deve fazer no PSI: NADA! :evil:
No jogo da bolsa, as mãos fracas e fortes estão sempre a perder, quem ganha sempre é a "casa" (corretoras e bancos).

Registado: 15/2/2010 20:30

por canguru » 28/6/2013 10:39

canguru Escreveu:
artista Escreveu:Com a quebra dos mínimos relativos anteriores, para mim, as probabilidades de o mercado cair mais são neste momento maiores do que as de subir!

definitivamente!

a situação do psi ainda me parece complexa.
por um lado temos lower lows e um reteste a uma importantíssima zona de suporte.

por outro lado, temos o diversos índices europeus (ibex, o cac, etc...) ainda em cima de importantes suportes e portanto ainda com aspecto minimamente bull.

a juntar à festa temos os pesos pesados do psi com comportamentos, nesta altura dissonantes:

BCP - mantém-se neutro sem quebrar importante suporte
BES - quebrou importante suporte
EDP - ainda acima do suporte que define a fronteira bull/bear
GALP - mantém-se neutro sem quebrar importante suporte
J.MARTINS - mantém-se neutro sem quebrar importante suporte
P.TELECOM - em novos mínimos

de qualquer das formas, com anteriores mínimos inequivocamente quebrados, serão bem maiores as probabilidades de queda ou de ficar a lateralizar do que de subida

Registado: 6/4/2008 22:41

por ee03146 » 28/6/2013 10:35

canguru Escreveu:
artista Escreveu:Com a quebra dos mínimos relativos anteriores, para mim, as probabilidades de o mercado cair mais são neste momento maiores do que as de subir!

definitivamente!

nao sera um bocado redutor seguires-te apenas por isso?

Registado: 7/4/2011 15:21

por K. » 28/6/2013 10:19

thanks artista!

por canguru » 28/6/2013 9:38

definitivamente!

por artista_ » 28/6/2013 9:22

Com a quebra dos mínimos relativos anteriores, para mim, as probabilidades de o mercado cair mais são neste momento maiores do que as de subir!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por K. » 28/6/2013 2:52

Desculpem-me lá a pergunta em tom provocatório, mas gostava de ver o assunto discutido.

Se toda a gente diz que vai cair mas que também pode subir, em que ficamos?

Já deve haver gente irritada comigo por eu fazer tanta apologia do estilo do Green, mas ele para além de por os gráficos, diz sempre a opinião sobre se o mercado vai subir ou descer. E essas opiniões são de coragem e são muito úteis para quem anda a farejar sentimentos de mercado.

Somos ou não especuladores? Um especulador especula, coloca hipóteses, adivinha, prevê, testa, confronta. É considerado louco por uns (especialmente quando não tem sucesso) e criminoso por outros (quando o tem). Alguns (de preferência já enterrados há muito, para que não venham com maluqueiras outra vez), são reconhecidos postumamente como visionários.

A especulação é a mais Nobre de todas as artes. Sem especulação não havia filosofia, não havia conjectura, não havia ciência, não havia arte, literatura, música, vinho.

É por isso que Nazismos e Comunismos sempre odiaram especuladores.

...

We choose to go to the moon. We choose to go to the moon... (interrupted by applause) we choose to go to the moon in this decade and do the other things, not because they are easy, but BECAUSE THEY ARE HARD, because that goal will serve to organize and measure the best of our energies and skills, because that challenge is one that we are willing to accept, one we are unwilling to postpone, and one which we intend to win, and the others, too.

..................

However, I think we're going to do it, and I think that we must pay what needs to be paid. I don't think we ought to waste any money, but I think we ought to do the job. And this will be done in the decade of the Sixties...

JFK, 1962.

!

por artista_ » 27/6/2013 17:37

J Alves Escreveu:Tenho andado intrigado sobre se o bull market do psi terá mesmo começado quando quebrou a zona dos 5700 pontos. Pelo gráfico semanal cada vez fico mais convencido que talvez essa zona esteja precisamente na quebra dos máximos anuais na zona dos 6350.

Na minha opinião é um bocado indiferente, logo se vê... se o mercado vier a continuar as quedas este movimento foi apenas um reboud num bearmarket violentíssimo, se quiserem podem chamar-lhe um "bullmarketzinho", é indiferente.

É claro que neste momento os 6300/400 pontos ganharam importância acrescida...
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Storgoff » 27/6/2013 17:32

Na minha opinião e como dizia o outro, o mercado portugues que até estava a dar, já deu o que tinha a dar.
:)

E até deu em demasia.
Presumo que as quedas devem ser para continuar.
Se alguem me conseguir indicar algum catalizador para a subida do mercado pode ser que mude de opinião.

Do ponto de vista da AT, se não se pode dizer propriamente que o mercado virá por aí abaixo, uma coisa é certa, também não se pode afirmar o contrário.

É muito natural que os investidores se foquem cada vez mais naquilo que as empresas tem para dar e menos em certos aspectos mais macroeconómicos.
Os aspectos mais macros já deram o que tinham a dar e neste momento até começam a jogar contra.

Quanto aos resultados das empresas, nomeadamente no sector financeiro mas não só, não antevejo nada de brilhante e como tal é muito natural que as cotações ajustem a esse facto.

Voltamos à conversa dos PER´s racios EBITDA e afins.

Vou observando.

Registado: 21/5/2009 18:43

por J Alves » 27/6/2013 17:06

Tenho andado intrigado sobre se o bull market do psi terá mesmo começado quando quebrou a zona dos 5700 pontos. Pelo gráfico semanal cada vez fico mais convencido que talvez essa zona esteja precisamente na quebra dos máximos anuais na zona dos 6350.
Anexos
PSI 20 INDEX.png
PSI 20 INDEX.png (16.75 KiB) Visualizado 9002 vezes

Registado: 3/3/2006 11:17

por C0rr3i4 » 27/6/2013 13:36

Se o volume ontem foi fraco... o que dizer do de hoje?
Tempos de indefinição...
C0rr3i4

"Compound interest is the 8th wonder of the world."
(Albert Einstein)

Registado: 18/1/2012 17:35

por epinay » 27/6/2013 11:27

Ulisses Pereira Escreveu:Gostava que estes dois dias de subidas fortes fossem acompanhadops de quedas fortes das yields portuguesas. Hoje estão com uma queda interessante, mas estes 2 dias de subidas rápidas teriam mais significado se as yields tivessem caído a um ritmo forte para baixo dos 6,5/6,6 %.

UM abraço,
Ulisses

Desejo realizado :)
Anexos
image.jpg
image.jpg (39.42 KiB) Visualizado 9730 vezes

Registado: 15/2/2012 12:50

por asrael » 27/6/2013 3:58

canguru Escreveu:
asrael Escreveu:
O certo é que quem vendeu deve estar com uma cabeça :shock:, pelo menos até hoje.

uma cabeça? porquê?
já pensaste que terão cumprido o seu plano de trading?
o pior é quando não se têm um; ou se tem e adapta-se com as correções... isso sim é "estar com um grande cabeça"

sim, quem vendeu porque acreditou que os suportes ou outra coisa qualquer estavam ultrapassados fez o que tinha a fazer, bem ou mal só o tempo o dirá.
Mas quem acreditou num esgotar das quedas e até de um ressalto e vendeu hoje só deixou de perder cerca de 10% mais coisa menos, o que numa carteira recheada pode significar muitos euros.
Nunca digas nunca.

Abraço

Registado: 2/2/2010 1:35

por HJOR » 27/6/2013 1:43

No gráfico em anexo, apresento as possíveis resistências à evolução da onda iniciada no dia 24 de junho.
Anexos
PSI20_D_2013-06-26.jpg
PSI20_D_2013-06-26.jpg (52.5 KiB) Visualizado 10170 vezes

por HJOR » 26/6/2013 23:57

ZangDout Escreveu:O volume é que podia ser melhor...

Pois é! e continua a não convencer!

Hoje tocou na primeira resistência e recuou, a sombra superior é maior que a sombra inferior e também maior que a sombra superior do dia anterior.
O volume, como referi anteriormente, não está a acompanhar a subida.

Fui verificar todas as cotadas do PSI20 e, se não me falhou nenhuma, só a SON e a SNC registaram volume crescente.

As subidas poderão começar a abrandar até ao final da semana e talvez na próxima semana poderá iniciar uma correcção.

por canguru » 26/6/2013 23:27

asrael Escreveu:
O certo é que quem vendeu deve estar com uma cabeça :shock:, pelo menos até hoje.

uma cabeça? porquê?
já pensaste que terão cumprido o seu plano de trading?
o pior é quando não se têm um; ou se tem e adapta-se com as correções... isso sim é "estar com um grande cabeça"

por EuroVerde » 26/6/2013 23:11

asrael, o motivo da antecipação da queda é que o mercado está de pé atrás e pouco confiante sobre o futuro pós-troika para estas empresas.
Existe também ainda a possibilidade do sector financeiro necessitar de mais capital, fazendo aumentos de capital... que vão diluir o valor do accionista europeu.
Existe também a possibilidade ou intenção do governo e no futuro preparar as coisas para uma baixa de impostos generalizada mas progressiva, e isso vai obviamente a curto/medio prazo trazer muitoooooooo menos receita aos cofres passando nós por uma aflição de liquidez.

O mercado vê isso 6 a 9 meses antes.

Registado: 29/11/2007 11:19

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Abade19, Carrancho_, Google [Bot], Jonas74, Jota F, Luzemburg, navaldoc, OCTAMA, PAULOJOAO, Phil2014, Shimazaki_2 e 485 visitantes