Novo imposto sobre operações realizadas na Bolsa
paulop2009 Escreveu:AmigosdaBolsa Escreveu:paulop2009 Escreveu:AmigosdaBolsa Escreveu:paulop2009 Escreveu:Storgoff Escreveu:
Concluo portanto que eras perfeitamente a favor da aplicação da taxa Tobin com os seus 0,1% ou mais sobre o valor de transacção.
Sim, concluis bem.Storgoff Escreveu:
Quanto à queda das receitas é por demais óbvia.
E importas-te de partilhar um numerozinho ou dois a respeito?Storgoff Escreveu:
Alias esse raciocinio falacioso, é o mesmo que tem levada à brutal queda da receita fiscal apesar do violento aumento das taxas de imposto.
Mas qual raciocínio falacioso? Este teu argumento é que é perfeitamente falacioso. Estás a misturar o facto de estarmos do "lado direito" da curva de Laffer em termos de impostos sobre o consumo e os rendimentos. Mas aqui estamos a falar sobre transacções financeiras que são um mundo diferente.
Aqui ficam o desafio: cenha de lá um númerozinho sobre este tema, por favor.
Paulop, presumo que consideres que também se devia aumentar os impostos sobre depósitos a prazo, obrigações, etc?
Nota que eu não sou da campanha da CDU em que tudo o que é capital é o belzebu. Mas se em vez de uma TANL de 2% tiver uma de 1.9%, não vejo nenhum mal ao mundo. Se isso, por exemplo, evitar o despedimento de vários funcionários públicos, se evitar mais cortes no subsídio de desemprego ou se facilitar o abatimento da dívida para honerar menos os meus filhos e netos, pois não vejo nenhum mal.
Paulop vou apenas deixar algumas questões para serem consideradas.
Só para enquadrar sou um Jovem que se encontra em inicio de carreira (26 anos feitos este ano) e que não nasceu em berço douro.
A minha questão é:
Eu depois de pagar impostos sobre o ordenado que recebo (IRS + SS), depois das compras que necessito/quero fazer em que também sou carregado com Impostos (IVA entre outros) ainda de ver o esforço das minhas poupanças serem carregadas com mais impostos (DP, Obrigações, Acções, etc). Apenas para evitar despedimentos de pessoas que podem não ser necessárias? Para abater a dívida sempre que ela aumentar? Para não reduzir o subsidio de desemprego?! Pela tua lógica de pensamento não há que reformar nada. É tudo em função da despesa e como tal se ela aumenta toca a aumentar impostos, é isso?
Sem falar que o que parece-me que desconheces o que é a taxa tobin. Não é sobre os lucros, mas sobre o valor de cada transacção. Independentemente de ganhares ou perderes.
entendo a tua frustração, meu caro. Mas o nível de dívida a que chegámos é grande e, de uma forma ou de outra, tem que ser pago. Eu apenas acho que isto seria uma forma válida e justa de o fazer.
E sim, eu sei bem que a taxa tobin é sobre a transacção e não sobre o lucro. E estou consciente que isso acabaria com muitos trades de curto prazo. O que tenho aqui perguntado é se alguém sabe quanto imposto se arrecada hoje em dia vindo desses trades. Só sabendo esse número é que se pode medir o impacto maligro da taxa tobin sobre a colecta de impostos,
A essa questão não te sei responder. E não estou aqui discutir se traria receita, mas antes da justiça da sua aplicabilidade.
Mas não vale a pena discutir mais o assunto. Conversas por mensagens nunca se chega a lado nenhum...
- Registado: 25/10/2010 9:57
AmigosdaBolsa Escreveu:paulop2009 Escreveu:AmigosdaBolsa Escreveu:paulop2009 Escreveu:Storgoff Escreveu:
Concluo portanto que eras perfeitamente a favor da aplicação da taxa Tobin com os seus 0,1% ou mais sobre o valor de transacção.
Alias esse raciocinio falacioso, é o mesmo que tem levada à brutal queda da receita fiscal apesar do violento aumento das taxas de imposto.
Mas qual raciocínio falacioso? Este teu argumento é que é perfeitamente falacioso. Estás a misturar o facto de estarmos do "lado direito" da curva de Laffer em termos de impostos sobre o consumo e os rendimentos. Mas aqui estamos a falar sobre transacções financeiras que são um mundo diferente.
Paulop, presumo que consideres que também se devia aumentar os impostos sobre depósitos a prazo, obrigações, etc?
Nota que eu não sou da campanha da CDU em que tudo o que é capital é o belzebu. Mas se em vez de uma TANL de 2% tiver uma de 1.9%, não vejo nenhum mal ao mundo. Se isso, por exemplo, evitar o despedimento de vários funcionários públicos, se evitar mais cortes no subsídio de desemprego ou se facilitar o abatimento da dívida para honerar menos os meus filhos e netos, pois não vejo nenhum mal.
Só para enquadrar sou um Jovem que se encontra em inicio de carreira (26 anos feitos este ano) e que não nasceu em berço douro.
A minha questão é:
Eu depois de pagar impostos sobre o ordenado que recebo (IRS + SS), depois das compras que necessito/quero fazer em que também sou carregado com Impostos (IVA entre outros) ainda de ver o esforço das minhas poupanças serem carregadas com mais impostos (DP, Obrigações, Acções, etc). Apenas para evitar despedimentos de pessoas que podem não ser necessárias? Para abater a dívida sempre que ela aumentar? Para não reduzir o subsidio de desemprego?! Pela tua lógica de pensamento não há que reformar nada. É tudo em função da despesa e como tal se ela aumenta toca a aumentar impostos, é isso?
Sem falar que o que parece-me que desconheces o que é a taxa tobin. Não é sobre os lucros, mas sobre o valor de cada transacção. Independentemente de ganhares ou perderes.
entendo a tua frustração, meu caro. Mas o nível de dívida a que chegámos é grande e, de uma forma ou de outra, tem que ser pago. Eu apenas acho que isto seria uma forma válida e justa de o fazer.
E sim, eu sei bem que a taxa tobin é sobre a transacção e não sobre o lucro. E estou consciente que isso acabaria com muitos trades de curto prazo. O que tenho aqui perguntado é se alguém sabe quanto imposto se arrecada hoje em dia vindo desses trades. Só sabendo esse número é que se pode medir o impacto maligro da taxa tobin sobre a colecta de impostos,
- Registado: 15/9/2010 15:02
Storgoff Escreveu:paulop2009 Escreveu:Storgoff, não sei por que te irritas tanto. respira fundo... Eu apenas te fiz perguntas... Se não sabes as respostas, por que não o dizes? Não vem nenhum mal ao mundo. Mas se o objectivo é eu perguntar alhos e tu responderes am bugalhos, estamos os 2 a perder tempo...
Não me irritei nada. Estava apenas a ser enfático.
Não penses que estava aqui aos berros!!paulop2009 Escreveu:Storgoff Escreveu:A queda do volume significaria tambem uma arrecadação de receita pela via da taxa Tobin bem inferior aos calculos iniciais.
até agora entendi tudo... menos o que eu perguntei.
O que eu perguntei não era se havia muito volume de trades de curto prazo. A minha pergunta era sobre a massa fiscal que se saca dos lucros desses trades (que, concordo, se reduziria bastante) versus o incremental que se ía buscar pela taxa tobin.
Esses números, sabes?
A taxa Tobin não incide sobre os lucros dos trades. Incide sobre o volume das transacções.
Mas ainda bem que falas nisso porque me tinha escapado essa. Havendo menos trade é natural que o estado também arrecade menos impostos pela via de IRS/IRC sobre mais valias.
Portanto temos à partida 3 componentes fiscais com tendência para se reduzir:
IRC das corretoras
IRS/IRC sobre mais valias
A receita Tobin em relação às expectativas iniciais
Claro que tudo isto depende da taxa que vier a ser implementada.
Os 0,1% seriam desastroso. Os 0,01% que se fala agora pode ser que sejam inócuos .paulop2009 Escreveu:Storgoff Escreveu:Ou ainda vens falar na curva de laffer, como se o fenómeno aqui não fosse exactamente o mesmo?
A curva de Laffer tem uma parte ascendente e outra descendente. Um agente económico pode estar na parte ascendente e outro na descendente.
À parte essa retórica dos livros de economia, a curva de Laffer expõe exactamente como o aumento da carga fiscal tem exactamente o efeito de deprimir
a base de incidência. O aumento da receita não acompanha o aumento da taxa de imposto, sendo que a partir de certo ponto a receita começa a diminuir apesar da taxa de imposto aumentar.
Ora a cosa aqui aplica-se que nem uma luva.
O efeito depressor sobre a base de incidência seria brutal.paulop2009 Escreveu:Storgoff Escreveu:Que raio de numeros é que queres?
VOu repetir pela última vez, se n\ao ficar claro, por favor volta a ler em vez de voltares a perguntar. EU quero 2 números
X = qual a colecta fiscal que se obtém actualmente dos trades de prazos curtos com ganhos inferiores a 0.1%.
Y = quanto se arrecadaria da taxa Tobin aplicada aos outros trades todos.
Não te enerves!!!
Até já te baralhaste todo
Que confusão com esse X e esse Y.
Actualmente não há qualquer imposto sobre o montante transaccionado.
Quanto ao valor de receita directa via taxa Tobin, caso seja aplicada, ninguém sabe quanto será.
De certeza que será bastante inferior à conta simplista que por ai se fazia: (Taxa tobin X Volume transacções actual)
Mas pior ainda é a propria fuga de capitais que acaba por ter efeitos nefastos na restante actividade económicapaulop2009 Escreveu:Storgoff Escreveu:É a lógica Gaspar ?
Nem com as evidencias?
Fico a aguardar pela evidência então. Já ficará o forum a saber quem é que Gaspariza por aqui... se eu ou se tu.
Ninguém te vai dar um numero que te permita compara as receitas actuais com as receitas futuras, simplesmente porque prever o futuro é uma coisa mesmo muito difícil.
![]()
continuas a interpretar a curva de laffer de forma errada, e continuas a rasgar as vestes sobre as maldades da taxa tobin mas sem fazer a mais pequena ideis sobre quanto se arrecada hoje em dia nesses trades de curto prazo (que desapareceriam).
Estar aqui a escrever só por escrever é perda de tempo. Eu prefiro aprender do que andar aqui com exercícios de retórica.
desisto.
paulop2009 Escreveu:AmigosdaBolsa Escreveu:paulop2009 Escreveu:Storgoff Escreveu:
A minha questão é:
paulop2009 Escreveu:Storgoff, não sei por que te irritas tanto. respira fundo... Eu apenas te fiz perguntas... Se não sabes as respostas, por que não o dizes? Não vem nenhum mal ao mundo. Mas se o objectivo é eu perguntar alhos e tu responderes am bugalhos, estamos os 2 a perder tempo...
Não me irritei nada. Estava apenas a ser enfático.
Não penses que estava aqui aos berros!!

paulop2009 Escreveu:Storgoff Escreveu:A queda do volume significaria tambem uma arrecadação de receita pela via da taxa Tobin bem inferior aos calculos iniciais.
O que eu perguntei não era se havia muito volume de trades de curto prazo. A minha pergunta era sobre a massa fiscal que se saca dos lucros desses trades (que, concordo, se reduziria bastante) versus o incremental que se ía buscar pela taxa tobin.
Esses números, sabes?
A taxa Tobin não incide sobre os lucros dos trades. Incide sobre o volume das transacções.
Mas ainda bem que falas nisso porque me tinha escapado essa. Havendo menos trade é natural que o estado também arrecade menos impostos pela via de IRS/IRC sobre mais valias.
Portanto temos à partida 3 componentes fiscais com tendência para se reduzir:
IRC das corretoras
IRS/IRC sobre mais valias
A receita Tobin em relação às expectativas iniciais
Claro que tudo isto depende da taxa que vier a ser implementada.
Os 0,1% seriam desastroso. Os 0,01% que se fala agora pode ser que sejam inócuos .
paulop2009 Escreveu:Storgoff Escreveu:Ou ainda vens falar na curva de laffer, como se o fenómeno aqui não fosse exactamente o mesmo?
A curva de Laffer tem uma parte ascendente e outra descendente. Um agente económico pode estar na parte ascendente e outro na descendente.
À parte essa retórica dos livros de economia, a curva de Laffer expõe exactamente como o aumento da carga fiscal tem exactamente o efeito de deprimir
a base de incidência. O aumento da receita não acompanha o aumento da taxa de imposto, sendo que a partir de certo ponto a receita começa a diminuir apesar da taxa de imposto aumentar.
Ora a cosa aqui aplica-se que nem uma luva.
O efeito depressor sobre a base de incidência seria brutal.
paulop2009 Escreveu:Storgoff Escreveu:Que raio de numeros é que queres?
VOu repetir pela última vez, se n\ao ficar claro, por favor volta a ler em vez de voltares a perguntar. EU quero 2 números
X = qual a colecta fiscal que se obtém actualmente dos trades de prazos curtos com ganhos inferiores a 0.1%.
Y = quanto se arrecadaria da taxa Tobin aplicada aos outros trades todos.
Não te enerves!!!
Até já te baralhaste todo
Que confusão com esse X e esse Y.
Actualmente não há qualquer imposto sobre o montante transaccionado.
Quanto ao valor de receita directa via taxa Tobin, caso seja aplicada, ninguém sabe quanto será.
De certeza que será bastante inferior à conta simplista que por ai se fazia: (Taxa tobin X Volume transacções actual)
Mas pior ainda é a propria fuga de capitais que acaba por ter efeitos nefastos na restante actividade económica
paulop2009 Escreveu:Storgoff Escreveu:É a lógica Gaspar ?
Nem com as evidencias?
Fico a aguardar pela evidência então. Já ficará o forum a saber quem é que Gaspariza por aqui... se eu ou se tu.
Ninguém te vai dar um numero que te permita compara as receitas actuais com as receitas futuras, simplesmente porque prever o futuro é uma coisa mesmo muito difícil.

- Registado: 21/5/2009 18:43
Storgoff, não sei por que te irritas tanto. respira fundo... Eu apenas te fiz perguntas... Se não sabes as respostas, por que não o dizes? Não vem nenhum mal ao mundo. Mas se o objectivo é eu perguntar alhos e tu responderes am bugalhos, estamos os 2 a perder tempo...
Aqui vai então:
ok
ok
ok
Esses números, sabes?
Até agora ainda não me deste nada do que eu pedi mas... vá lá, venha de lá isso...
X = qual a colecta fiscal que se obtém acualmente dos trades de prazos curtos com ganhos inferiores a 0.1%.
Y = quanto se arrecadaria da taxa tobin aplicada aos outros trades todos.
Aqui vai então:
Storgoff Escreveu:paulop2009 Escreveu:Storgoff Escreveu:
Pensa só que a maior parte do volume de transaccão é feito por daytraders ou traders de curtíssimo prazo.
ok
Storgoff Escreveu:Muitos dstes investidores trabalham com comissões de corretagam menos de metade dessa taxa Tobin de 0,1%.
ok
Storgoff Escreveu:A introdução da taxa era o mesmo que dizer vao se todos embora.
Storgoff Escreveu:Portanto as corretoras perdiam negocio, logo menores lucros, logo menos IRC.
ok
Storgoff Escreveu:A queda do volume significaria tambem uma arrecadação de receita pela via da taxa Tobin bem inferior aos calculos iniciais.
Esses números, sabes?
Storgoff Escreveu:Queres mais?
Até agora ainda não me deste nada do que eu pedi mas... vá lá, venha de lá isso...
Storgoff Escreveu:Ou ainda vens falar na curva de laffer, como se o fenómeno aqui não fosse exactamente o mesmo?
Storgoff Escreveu:Que raio de numeros é que queres?
X = qual a colecta fiscal que se obtém acualmente dos trades de prazos curtos com ganhos inferiores a 0.1%.
Y = quanto se arrecadaria da taxa tobin aplicada aos outros trades todos.
Storgoff Escreveu:É a lógica Gaspar ?
Nem com as evidencias?
AmigosdaBolsa Escreveu:paulop2009 Escreveu:Storgoff Escreveu:
paulop2009 Escreveu:Storgoff Escreveu:
Pensa só que a maior parte do volume de transaccão é feito por daytraders ou traders de curtíssimo prazo.
Muitos dstes investidores trabalham com comissões de corretagam menos de metade dessa taxa Tobin de 0,1%.
A introdução da taxa era o mesmo que dizer vao se todos embora.
Portanto as corretoras perdiam negocio, logo menores lucros, logo menos IRC. A queda do volume significaria tambem uma arrecadação de receita pela via da taxa Tobin bem inferior aos calculos iniciais.
Queres mais?
Ou ainda vens falar na curva de laffer, como se o fenómeno aqui não fosse exactamente o mesmo?
Que raio de numeros é que queres?
É a lógica Gaspar ?
Nem com as evidencias?
paulop2009 Escreveu:Storgoff Escreveu:
Caso a resposta seja negativa, porque não? Qual a diferença?
Storgoff Escreveu:
Sim, concluis bem.
Storgoff Escreveu:
E importas-te de partilhar um numerozinho ou dois a respeito?
Storgoff Escreveu:
paulop2009 Escreveu:Ulisses Pereira Escreveu:Nada que surpreenda, pelos 2 motivos que argumentei na altura: Por um lado, porque a taxa era tão elevada que alguns instrumentos financeiros iriam deixar de se transaccionar, o que ia reduzir a receita fiscal e, por outro lado, porque medidas que mexem com o sector financeiro são fáceis de anunciar mas difíceis de concretizar.
Um abraço,
Ulisses
Eu também não me surpreendo, mas por razões diferentes. É que além do velho argumento de "ser forte com os fracos e fraco com os fortes", há na Europa uma mediocridade intelectual em que os decisores sabem muito pouco sobre assuntos em que a parte técnica fica mais pesada...
Quanto à recolha de impostos, e creio que já tivémos este debate aqui no fórum há tempos atrás, continuo sem encontrar nenhum tipo de dados que permitam concluir que a recolha fiscal fosse menor. Ou seja, que o que se ganhava com a taxa tobin era menos do que o que se perdia da taxação de lucros de alguns instrumentos financeiros que eventualmente desaparecessem.
Já antura pedi esses dados, mas ninguém mos deu.
Isto é muito triste.
Alias esse raciocinio falacioso do aumento da cobrança, é o mesmo que tem levada à brutal queda da receita fiscal em geral, apesar do violento aumento das taxas de imposto.
Ulisses Pereira Escreveu:Nada que surpreenda, pelos 2 motivos que argumentei na altura: Por um lado, porque a taxa era tão elevada que alguns instrumentos financeiros iriam deixar de se transaccionar, o que ia reduzir a receita fiscal e, por outro lado, porque medidas que mexem com o sector financeiro são fáceis de anunciar mas difíceis de concretizar.
Um abraço,
Ulisses
Eu também não me surpreendo, mas por razões diferentes. É que além do velho argumento de "ser forte com os fracos e fraco com os fortes", há na Europa uma mediocridade intelectual em que os decisores sabem muito pouco sobre assuntos em que a parte técnica fica mais pesada...
Quanto à recolha de impostos, e creio que já tivémos este debate aqui no fórum há tempos atrás, continuo sem encontrar nenhum tipo de dados que permitam concluir que a recolha fiscal fosse menor. Ou seja, que o que se ganhava com a taxa tobin era menos do que o que se perdia da taxação de lucros de alguns instrumentos financeiros que eventualmente desaparecessem.
Já antura pedi esses dados, mas ninguém mos deu.
Isto é muito triste.
Dom_Quixote Escreveu:"Europa prepara-se para recuar na Taxa Tobin"
http://economico.sapo.pt/noticias/europ ... 70404.html
Obrigado
Nada que surpreenda, pelos 2 motivos que argumentei na altura: Por um lado, porque a taxa era tão elevada que alguns instrumentos financeiros iriam deixar de se transaccionar, o que ia reduzir a receita fiscal e, por outro lado, porque medidas que mexem com o sector financeiro são fáceis de anunciar mas difíceis de concretizar.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
"Europa prepara-se para recuar na Taxa Tobin"
Storgoff Escreveu:Bem, parece que a taxa Tobin morreu de vez ou para lá caminha.
Um dos paises que se opõe à sua inplementação, imaginem quem é?
Portugal.
![]()
Afinal agora já só se fala no pior dos cenários numa taxa de 0,01% , de aplicação gradual, mas com tendencia para simplesmente nem ser implementada.
Finalmente acordaram.
Verdade? Onde leste isso?
Atenção que muita gente se esquece que uma taxa por transacção já existe. Chama-se imposto de selo.
Bem, parece que a taxa Tobin morreu de vez ou para lá caminha.
Portugal.
Afinal agora já só se fala no pior dos cenários numa taxa de 0,01% , de aplicação gradual, mas com tendencia para simplesmente nem ser implementada.
Finalmente acordaram.
Portugal.

Finalmente acordaram.
Estes gajos nem conseguem distinguir entre o que é o valor de transação e o que é uma mais valia. Vocês repararam que eles propõem "a criação de uma taxa de 10% sobre mais-valias na transação de ações, de detentores de 10% ou mais do capital de empresas".
Se é assim eu apoio por completo e espero que seja alargada a todos e não apenas a quem tenha 10% do capital. Apenas 10% sobre as mais valias, em vez dos actuais 28% era excelente.
Deixem lá os moços proporem o que quiserem. Entretanto vamos nós especuladores também dar bitaites sobre pintura, literatura contemporânea e arqueologia para isto ficar equilibrado.
Se é assim eu apoio por completo e espero que seja alargada a todos e não apenas a quem tenha 10% do capital. Apenas 10% sobre as mais valias, em vez dos actuais 28% era excelente.

Deixem lá os moços proporem o que quiserem. Entretanto vamos nós especuladores também dar bitaites sobre pintura, literatura contemporânea e arqueologia para isto ficar equilibrado.

No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Reiposto Escreveu:10%![]()
Os tipos estudam o que ?
- Associação de Estudantes (AE) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa (UNL)
- Faculdade de Belas Artes (FBA) da Universidade do Porto (UP).
- Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
- Instituto de Gestão e Ordenamento do Território.
- Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto
Não se pode dizer que percebam muito de números...
http://marketapprentice.wordpress.com
Para muito errar e muito mais aprender!
"who loses best will win in the end!" - Phantom of the Pits
Nota: As análises apresentadas constituem artigos de opinião do autor, não devendo ser entendidos como recomendações de compra e venda ou aconselhamento financeiro.
Para muito errar e muito mais aprender!
"who loses best will win in the end!" - Phantom of the Pits
Nota: As análises apresentadas constituem artigos de opinião do autor, não devendo ser entendidos como recomendações de compra e venda ou aconselhamento financeiro.
LOOOOLLLLLLL

Estudantes do superior propõem taxa nos mercados acionistas para financiar educação
Centenas de alunos do ensino superior desfilaram hoje do Marquês de Pombal, em Lisboa, à residência oficial do primeiro-ministro, para exigir mais financiamento para a educação, propondo uma nova taxa sobre mais-valias, nos mercados de ações.
Os estudantes chegaram em grupos, munidos de faixas, cartazes e megafones, ao ponto de encontro dos que responderam ao apelo das associações de estudantes, para uma manifestação de protesto aos cortes no financiamento do Ensino Superior e pelo reforço da Ação Social Escolar que - garantem - já não chega a todos os que precisam. "Voltámos ao tempo em que quem tem dinheiro para estudar, estuda, e quem não tem, tem de ir trabalhar. Nós queremos mais financiamento para a ação social escolar", disse aos jornalistas uma representante da Associação de Estudantes (AE) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa (UNL), Laura Almodovar.
A estudante disse que os 1036 euros de propinas no ensino superior se tornaram incomportáveis para muitos alunos, obrigando alguns a desistir, por não poderem responder às despesas, que também passam pela alimentação, por livros e material ou pelo passe escolar, que também sofreu cortes.
Frisando que "os estudantes não aguentam mais", Laura Almodovar adiantou que a AE da FCHS, em conjunto com outras associações, lançou um manifesto a propor a criação de uma taxa de 10% sobre mais-valias na transação de ações, de detentores de 10% ou mais do capital de empresas. "Seria dinheiro que não ia resolver os problemas todos do ensino nem do país, mas que seria um grande passo para se começar a encontrar dinheiro onde ele existe, em vez de o irem buscar aos estudantes que já não conseguem mais", declarou.
Vindos do Porto, os alunos da Faculdade de Belas Artes (FBA) desceram até à capital para exigir "melhores condições materiais": rebarbadoras para os alunos de escultura, espaço para os de pintura e financiamento para materiais. "Temos milhares e milhares de estudantes que estão a anular a matrícula, porque não dá mais, não se aguenta mais, no contexto social em que estamos", disse à Lusa Maria Silva, vice-presidente da AE da FBA da Universidade do Porto (UP).
No percurso até à residência oficial de Pedro Passos Coelho, os estudantes entoaram palavras de ordem como "Está na hora /está na hora/ de o Governo ir embora", "Ação social não existe em Portugal" e "Só mais um empurrão e o Governo vai ao chão".
A manifestação contou com a presença dos estudantes da FCSH da UNL, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, do Instituto de Gestão e Ordenamento do Território, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto e da FBA da UP.
http://sicnoticias.sapo.pt/pais/2013/03 ... r-educacao
“When it is obvious that the goals cannot be reached, don't adjust the goals, adjust the action steps.”
― Confucius
― Confucius
[quote="PMACS"]Será que o bom aluno Gaspar vai aplicar uma taxa que não a mínima?
Até isto tudo ficar esclarecido, resta-nos especular...
Nem os fundos de investimento escapam?
Gosto sempre de ver as projecções com as possíveis receitas "adquiridas", depois acontece o que se tem visto sempre...
Até isto tudo ficar esclarecido, resta-nos especular...
Nem os fundos de investimento escapam?

Gosto sempre de ver as projecções com as possíveis receitas "adquiridas", depois acontece o que se tem visto sempre...
- Registado: 4/3/2012 18:57
Elias Escreveu:
Tens de ter em consideração o ganho político de implementar este género de medidas
Hollande é o presidente francês com menor popularidade em 30 anos, diz pesquisa
“When it is obvious that the goals cannot be reached, don't adjust the goals, adjust the action steps.”
― Confucius
― Confucius
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, Bing [Bot], fosgass2020, Google [Bot], Goya777, HFCA, latbal, malakas, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, Phil2014, Shimazaki_2 e 146 visitantes