Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O que devemos fazer caso Portugal volte ao Escudo.

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Elpikas » 3/7/2013 12:33

Agora com o Governo quase morto, "governado" por estes garotos que estão mais preocupados em olhar para o seu umbigo e planear jogadas tacticas, julgo que muito rapidamente vamos ser corridos do Euro.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 85
Registado: 3/4/2009 13:05
Localização: 14

por mcarvalho » 6/5/2013 14:50

Fundador alemão do euro invoca o fim da moeda "catastrófica"

06/05/2013

Oskar Lafontaine, ministro das Finanças alemão em 1999, ano em que entrou em circulação a moeda única, defende agora o fim da moeda, que apelida de “catastrófica”, como forma de permitir a recuperação económica dos países da periferia europeia.

“A situação económica piora de mês para mês e o desemprego atingiu um nível que coloca as estruturas democráticas em questão”, afirmou Lafontaine, citado pelo “The Telegraph” O antigo ministro referiu ainda que os esforços de 1999 em torno da criação do euro, como ferramenta para impulsionar “um comportamento económico racional” foram “em vão”. Lafontaine considera também que a política de forçar Espanha, Portugal e Grécia a realizar desvalorizações internas foi uma “catástrofe”.

Num comunicação alocada no portal online do Partido de Esquerda alemão, na última semana, Lafontaine advoga que “os alemães ainda não perceberam que o sul da Europa, incluindo a França, vai ser forçado pela sua miséria actual a lutar, mais cedo ou mais tarde, contra a hegemonia alemã”.

O antigo ministro considera ainda que Angela Merkel só “vai despertar do seu sono hipócrita” quando “os países europeus unirem esforços para forçar uma mudança de política”, às custas da Alemanha.

No documento, Lafontaine defende ainda uma reestruturação do sistema bancário europeu, medidas de controlo mais estritas sobre os credores e o regresso ao sistema monetário europeu que antecedeu a divisa comunitária.

Lafontaine está afastado das lides políticas, contudo, continua a ser um membro influente do Partido de Esquerda alemão, formado em 2007, resultado da fusão do antigo “Partido do Socialismo Democrático” com a “Alternativa Eleitoral para o Trabalho e a Justiça Social”.
mcarvalho
 
Mensagens: 7051
Registado: 17/2/2004 1:38
Localização: PORTO

por rg7803 » 4/5/2013 23:31

Boa entrevista hoje no Expresso ao Ferreira Amaral. Vale a pena ler, independentemente de concordarmos ou não.
“Buy high, sell higher...”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4196
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

por mcarvalho » 4/5/2013 23:01

rtp1 Herman e Ferreira do Amaral. a brincar a brincar..

vão-nos mentalizando

:(
mcarvalho
 
Mensagens: 7051
Registado: 17/2/2004 1:38
Localização: PORTO

por mcarvalho » 3/5/2013 19:19

e.. Porque não sai a Alemanha do Euro??


http://expresso.sapo.pt/alemanha-tem-qu ... os=f800356


Alemanha tem que decidir se quer sair do euro", diz George Soros
Trigésimo homem mais rico do mundo critica a gestão alemã da crise das dívidas soberanas e diz que é a altura do país decidir se quer ou não sair do euro.
Liliana Coelho
12:54 Segunda feira, 15 de abril de 2013
EPA/Alejandro Garcia George Soros acredita que só é possível parar a espiral recessiva na União Europeia alterando a política
41 1157 6
91
TEXTO A A Imprimir Enviar
O multimilionário e investidor George Soros, numa entrevista publicada hoje pelo jornal "El País", tece duras críticas ao papel da Alemanha na gestão das crises europeias e defende a necessidade de se recuperar o espírito de cooperação e solidariedade entre os países-membros da União.

"A Alemanha deve decidir se quer refazer a Europa da forma em que originalmente estava destinada a ser, que pressupõe aceitar as responsabilidades necessárias para avançar nessa direção, ou deve considerar sair do euro e deixar o resto dos países que acreditam nos eurobonds e podem combater a crise", diz George Soros ao "El País".

Segundo o investidor, que está na 30ª posição do ranking dos bilionários da revista "Forbes", só é possível parar a espiral recessiva na União Europeia alterando as políticas.

"A política atual leva a uma dinâmica que consiste em sofrer uma crise atrás da outra, porque só quando o quadro se torna muito feio os países credores liderados pela Alemanha extendem apoio aos devedores", acrescenta Soros, sublinhando que essa política não funciona porque peca por ser demasiado tardia.

Saída não significaria fim do euro

Questionado sobre se a saída da Alemanha da zona euro significaria o fim da moeda única, George Soros diz claramente que não, apontando para o papel importante do Banco Central Europeu. Na visão do investidor, os países devedores teriam necessariamente de seguir uma política comum para manter o euro, caso contrário pagariam um "preço terrível."

George Soros diz também acreditar que se a Alemanha saísse do euro, os países devedores de transformariam em economias competitivas e as suas dívidas diminuiriam fortemente face à desvalorização da moeda única. O principal prejudicado seria o próprio país, defende.

"O preço do ajuste recairia sobre a Alemanha, que teria que lidar com dificuldades, porque de repente os seus mercados seriam inundados por importações do resto da Europa", explica Soros.

Alemanha deve aceitar eurobonds

O investidor húngaro-americano volta ainda a defender a necessidade de converter a dívida existente em eurobonds para se sair da crise, frisando que cabe à Alemanha mudar de direção e aceitar os eurobonds o mais breve possível, a fim de evitar que a situação se deteriore ainda mais.

Neste sentido, George Soros defende a necessidade de se recuperar o espírito de "cooperação" na União Europeia, entre países credores e devedores, salvaguardando o futuro.

"A crise do euro transformou a União Europeia numa associação voluntária entre Estados iguais numa relação entre credor e devedor. E em situação de crise, os credores ditam o fim da relação, que leva a que os devedores fiquem sempre numa pior situação. E isso condena a União Europeia a um futuro muito sombrio", remata.


Ler mais: http://expresso.sapo.pt/alemanha-tem-qu ... z2SFsHsv91
mcarvalho
 
Mensagens: 7051
Registado: 17/2/2004 1:38
Localização: PORTO

Re: Um pouco de História.. a quem interessar

por mcarvalho » 2/5/2013 20:42

mcarvalho Escreveu:De uma forma clara e sintética

com uma vénia

O Capital Financeiro: Carlos Fiúza


O Capital Financeiro

Temas:
1- O conceito de Capital Financeiro
2- Preconceitos populares, mistificações pequeno-burguesas e antissemitismo
3- O Capital Financeiro e o marxismo tradicional
4- Trabalho, crédito e crise
5- Funções do Capital, crédito estatal e pequena burguesia secundária

Parte 1

1- O conceito de Capital Financeiro
2- Preconceitos populares, mistificações pequeno-burguesas e antissemitismo

http://pensar-ansiaes.blogspot.pt/2013/ ... fiuza.html

Parte 2


3. O Capital Financeiro e o marxismo tradicional

4. Trabalho, crédito e crise



http://pensar-ansiaes.blogspot.pt/2013/ ... fiuza.html



Parte 3



5. Funções do capital, crédito do Estado e pequena burguesia secundária


http://pensar-ansiaes.blogspot.pt/2013/ ... fiuza.html


---------


desculpem a repetição mas é só para integrar

cump

..



e mais para a História


Paulo Morais: Crise foi provocada pela corrupção, não pelos excessos dos portugueses

02/05/2013

"Há duas mentiras que têm sido repetidas na sociedade portuguesa: que os portugueses andaram a gastar acima das suas possibilidades e que não há alternativa à austeridade para expiarem os pecados (que não cometeram)", disse.

Segundo Paulo Morais, que falava sobre a "Origem da Crise" numa conferência sobre o modelo do Estado Social, promovida pela Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal, "grande parte da divida pública e privada é fruto da corrupção e não dos alegados excessos dos portugueses".

Paulo Morais destacou o peso do caso BPN e das Parcerias Público-Privadas (PPP), entre outros, na dívida pública e lembrou que 68% da dívida privada é resultante da especulação imobiliária, salientando que só cerca de 15% da divida privada se pode atribuir aos alegados excessos dos portugueses.

Os resultantes 15% da divida privada, disse Paulo Morais, correspondem a todo o dinheiro disponível na banca para apoiar a economia portuguesa, que considerou insuficiente.
Para o antigo vereador do Urbanismo da Câmara do Porto, a verdadeira explicação para a crise em Portugal está nos fenó9menos de corrupção na administração central e local, que têm permitido a "transferência de recursos públicos para grandes grupos económicos".

"Seis a sete por cento dos recursos do Orçamento de Estado vão para grandes grupos económicos", disse Paulo Morais, referindo o grupo Espírito Santo, o grupo Mello e o grupo Mota Engil, como alguns dos principais beneficiários.

"Em 2011, as PPP custaram 1.700 milhões de euros, ou seja, mais do dobro dos 799 milhões de euros que estavam previstos inicialmente", disse Paulo Morais, considerando incompreensível que tivesse havido um desvio com um custo superior ao preço que estava inicialmente previsto.
"O que o Estado pagou a mais às PPP só é possível porque a sede da política - Assembleia da República - está transformada num centro de negócios", disse.

Como exemplo da gestão danosa dos dinheiros públicos, Paulo Morais referiu uma fórmula de cálculo inserida no contrato de uma PPP, numa auto-estrada em Viana do Castelo, em que o concessionário paga multas, ou recebe prémios do Estado, em função da taxa de sinistralidade.
"Se a sinistralidade aumentar 10%, o concessionário tem de pagar uma multa de 600 mil euros, mas, se houver uma redução de 10% na sinistralidade, o Estado tem de pagar à empresa 30 milhões de euros", disse.

"Quem assinou o contrato, só por isso, devia estar preso", sentenciou.

Referindo-se à nacionalização do BPN, Paulo Morais lembrou que o anterior governo socialista nacionalizou apenas os prejuízos, que estão a ser pagos pelo povo português, e permitiu que os acionistas da SLN - Sociedade Lusa de Negócios (agora com o nome Galilei), detentora do banco, ficasse com os ativos e com todas as empresas lucrativas.

Paulo Morais garantiu, no entanto, que "se houver vontade política e se a justiça actuar como deve, o Estado ainda pode recuperar três ou quatro mil milhões de euros, através dos activos do grupo Galilei e das contas bancárias dos principais accionistas".

A aquisição de dois submarinos à Alemanha é, segundo Paulo Morais, mais uma caso de "corrupção comprovada", não pelos tribunais portugueses, mas pelos tribunais da Alemanha.
"Na Alemanha há pessoas [acusadas de corrupção] a dormirem todos os dias na cadeia", disse.
mcarvalho
 
Mensagens: 7051
Registado: 17/2/2004 1:38
Localização: PORTO

e também para a História de um país

por mcarvalho » 2/5/2013 20:25

J neg
Editado pela última vez por mcarvalho em 2/5/2013 20:43, num total de 1 vez.
mcarvalho
 
Mensagens: 7051
Registado: 17/2/2004 1:38
Localização: PORTO

Um pouco de História.. a quem interessar

por mcarvalho » 2/5/2013 19:34

De uma forma clara e sintética

com uma vénia

O Capital Financeiro: Carlos Fiúza


O Capital Financeiro

Temas:
1- O conceito de Capital Financeiro
2- Preconceitos populares, mistificações pequeno-burguesas e antissemitismo
3- O Capital Financeiro e o marxismo tradicional
4- Trabalho, crédito e crise
5- Funções do Capital, crédito estatal e pequena burguesia secundária

Parte 1

1- O conceito de Capital Financeiro
2- Preconceitos populares, mistificações pequeno-burguesas e antissemitismo

http://pensar-ansiaes.blogspot.pt/2013/ ... fiuza.html

Parte 2


3. O Capital Financeiro e o marxismo tradicional

4. Trabalho, crédito e crise



http://pensar-ansiaes.blogspot.pt/2013/ ... fiuza.html



Parte 3



5. Funções do capital, crédito do Estado e pequena burguesia secundária


http://pensar-ansiaes.blogspot.pt/2013/ ... fiuza.html
Editado pela última vez por mcarvalho em 2/5/2013 20:39, num total de 1 vez.
mcarvalho
 
Mensagens: 7051
Registado: 17/2/2004 1:38
Localização: PORTO

por Mcmad » 2/5/2013 19:30

migluso Escreveu:Se Portugal sair do euro, eu quero o galamba à frente do governo e do banco de portugal...

hoje o galamba pergunta no twitter:

"esse necessitado do Osório, que trabalha num banco salvo pela Coroa inglesa, disse o quê?"

se o galamba pensa isso do Osório, fico descansado... o rapaz deve ser grande cranio mesmo... galamba para cabeça do governo e governador... já...

galamba é o milagre que o país precisa... ele e o outro... não sei o quê santos, acho eu... um que estava meio mamado num jantar em que disse para Portugal mandar bugiar os nossos credores...lololo...

agora a sério... é uma vergonha para o PS ter canalha com esta educação no parlamento...

foi só um desabafo off topic...


O Galamba é um sapateiro
Confira as minhas opiniões

http://markoeconomico.blogspot.com/
 
Mensagens: 1477
Registado: 29/11/2007 10:26
Localização: Maia

por migluso » 2/5/2013 19:21

Se Portugal sair do euro, eu quero o galamba à frente do governo e do banco de portugal...

hoje o galamba pergunta no twitter:

"esse necessitado do Osório, que trabalha num banco salvo pela Coroa inglesa, disse o quê?"

se o galamba pensa isso do Osório, fico descansado... o rapaz deve ser grande cranio mesmo... galamba para cabeça do governo e governador... já...

galamba é o milagre que o país precisa... ele e o outro... não sei o quê santos, acho eu... um que estava meio mamado num jantar em que disse para Portugal mandar bugiar os nossos credores...lololo...

agora a sério... é uma vergonha para o PS ter canalha com esta educação no parlamento...

foi só um desabafo off topic...
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3146
Registado: 16/11/2009 18:45
Localização: Porto

por Elias » 21/4/2013 20:41

Dois prognósticos para um jogo: Portugal ganha ou perde em sair do euro?
Ana Petronilho
21/04/13 11:10


Ferreira do Amaral e Vítor Bento lançaram em livro os seus argumentos a favor e contra a saída do euro. O Económico juntou-os à conversa.

E se Portugal saísse do euro? O debate cresce e ganha forma um pouco por toda a parte e ameaça já roubar espaço às eternas discussões entre milhares de treinadores de bancada. Afinal, Portugal perde ou ganha em sair da moeda única? Vítor Bento e João Ferreira do Amaral, dois conceituados ‘treinadores' portugueses em matéria de economia, acabam de editar obras sobre o tema. Duas visões diametralmente opostas que o Económico convocou para uma tertúlia realizada esta semana na Fnac do Chiado, em Lisboa, sob o tema "Continuar no euro, sim ou não?".

Vítor Bento não tem dúvidas: Portugal perderia o jogo se saísse da moeda única. Neste cenário, defende o conselheiro de Estado, os salários reais, as poupanças ou o património imobiliário iriam sofrer uma desvalorização significativa. João Ferreira do Amaral, pelo contrário, acredita que Portugal só teria a ganhar com uma saída negociada. "Nunca percebi o ‘frenesim' de entrarmos no euro. Foi um atentado claro à nossa autonomia, a nível mundial. Foi um erro brutal", defende o professor de economia no ISEG. Porque com a saída do euro, continua Ferreira do Amaral, "podemos ter mais receita através do aumento da exportação e com mais receita temos mais possibilidade de pagar a dívida".

Mas Vítor Bento lembra que o euro não é só economia. "É política e geoestratégia" e num cenário europeu onde "somos perdedores porque somos periféricos", se quisermos "vencer temos de nos ligar ao poder e à centralidade europeia". Continuar no euro permite isso.

O economista recorda que estes estão longe de ser os primeiros dias difíceis para a economia portuguesa. Durante a última intervenção do FMI em Portugal, entre 1983-1985, "a moeda desvalorizou 33% em dois anos, a inflacção subiu para os 60% e o poder de compra ficou entre os 12% e os 15%". Por isso, Bento acredita que o problema económico não está no euro e sim nas políticas sociais "não sustentáveis", como o aumento de salários não sustentados pela produtividade.

Porém, João Ferreira Amaral frisa que não vê qualquer vantagem em estarmos numa Europa sem autonomia. "O centro de decisão é a Alemanha e não temos nenhuma capacidade para intervir e poder de decisão", argumenta. O único caminho que o economista vê para que o país ganhe autonomia é com um regresso ao escudo: "hoje não podemos falar de independência de um país, mas podemos falar de autonomia, e para gerir a independência a moeda é fundamental".

São vários os argumentos e teorias que afastam os dois ‘treinadores'. O único ponto em que parecem estar de acordo diz respeito ao comportamento dos partidos do arco de governação.

Tanto Bento como Amaral defendem que nem PSD e CDS, nem o PS devem bater à porta de Angela Merkel com a ameaça de que se alivia a austeridade ou o país sai do euro.

"Não é bom, e sob ameaça não ganhávamos nada", defendem. E Amaral acredita mesmo que a Alemanha sabe "qual é a nossa situação e se não há alteração às medidas de austeridade é porque o Governo alemão não tem margem para isso". Bento acrescenta: "é mais complicado do que isso" e "se assim fosse sairíamos do euro", prevê. Para termos essa atitude "teríamos que ter uma argumentação sustentável", não só junto de Angela Merkel, como junto de todos os países europeus que decidem. E isso, concordam ambos, neste momento não temos.

http://economico.sapo.pt/noticias/dois- ... 67437.html
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por luisfm80 » 12/4/2013 1:10

NGRO Escreveu:
myself11 Escreveu:O link é da filial luxemburguesa. Terá condições diferentes (por exemplo, fundo garantia depósito) do IGN "normal"?



Fundo de garantia para depósitos de 100.000 euros para investimentos de 20.000 euros e não descriminação em função da nacionalidade dos depositantes.

http://www.agdl.lu/pdf/Statuts_AGDL_EN_2010.pdf

Penso que só podes abrir conta no banco ING do Luxemburgo, estive a ver na bélgica e só dá para residentes.




Pelo que o meu inglês me deu p perceber se tiver conta no ING Luxemburgo e fizer uma transferência para portugal por ex. cobram uma taxa de 0,10% sobre o montante, estou correto?
 
Mensagens: 117
Registado: 11/10/2012 14:18

por NGRO » 11/4/2013 0:34

myself11 Escreveu:O link é da filial luxemburguesa. Terá condições diferentes (por exemplo, fundo garantia depósito) do IGN "normal"?



Fundo de garantia para depósitos de 100.000 euros para investimentos de 20.000 euros e não descriminação em função da nacionalidade dos depositantes.

http://www.agdl.lu/pdf/Statuts_AGDL_EN_2010.pdf

Penso que só podes abrir conta no banco ING do Luxemburgo, estive a ver na bélgica e só dá para residentes.
 
Mensagens: 138
Registado: 29/11/2007 11:02
Localização: KOIKUYJUT

por myself11 » 11/4/2013 0:11

O link é da filial luxemburguesa. Terá condições diferentes (por exemplo, fundo garantia depósito) do IGN "normal"?
 
Mensagens: 118
Registado: 14/6/2012 15:31

por NGRO » 11/4/2013 0:02

myself11 Escreveu:Parece realmente fácil, só é necessário fornecer documento de identidade autenticado.


penso que existe uma segunda opção de abertura d conta ainda mais simples:

"..or send us a copy of your currently valid identification document and make a transfer of EUR 10 from an account you already hold in one of the following countries: Luxembourg, Belgium, France, Germany, Greece, the Netherlands, Portugal or Spain.. This sum will be credited to your ING account in the event that your application to open an account is accepted, or returned to you if your application is refused."

NO entanto as taxas de dp's acho que são 0,7%!!!

http://www.ing.lu/web/ING/EN/Personal/B ... E_LIGNE_EN
 
Mensagens: 138
Registado: 29/11/2007 11:02
Localização: KOIKUYJUT

por myself11 » 10/4/2013 23:51

Parece realmente fácil, só é necessário fornecer documento de identidade autenticado.
 
Mensagens: 118
Registado: 14/6/2012 15:31

por NGRO » 10/4/2013 23:26



Eu estou a considerar abrir conta no Ing Groep, deixo link:


http://www.ing.lu/web/ING/EN/Personal/B ... RE_BASE_EN

Virtua, Li não sei onde que os cofres foram confiscados no seguimento da crise nos US de 1929. Não sei se terá passado o mesmo na Argentina ou no Chipre, mas a história tende a repetir-se...
 
Mensagens: 138
Registado: 29/11/2007 11:02
Localização: KOIKUYJUT

por rg7803 » 7/4/2013 18:11




Malandrete! Isto já tem quase 2 anos!
“Buy high, sell higher...”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4196
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

por VirtuaGod » 7/4/2013 15:10

Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por PMACS » 7/4/2013 12:58

O nosso casamento com a moeda única deve acabar

"Sair do Euro não é só uma questão de desvalorização cambial é também uma questão de emissão monetária".Ferreira do Amaral
:roll:
“When it is obvious that the goals cannot be reached, don't adjust the goals, adjust the action steps.”
― Confucius
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1045
Registado: 30/9/2009 12:27
Localização: Savana Alentejana

por Elpikas » 7/4/2013 10:04

Saímos do euro ou continuamos com ele?

Sair da zona euro é um quebra-cabeças, mas permanecer nela começa a ser um pesadelo em muitos países-membros. O Expresso mostra-lhe os prós e os contras de uma saída "controlada".

Fonte: edição de 6 de abril do Expresso[/b]
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 85
Registado: 3/4/2009 13:05
Localização: 14

por Wallstreetrader » 22/3/2013 16:04

...
Editado pela última vez por Wallstreetrader em 9/5/2016 15:20, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 535
Registado: 17/5/2011 18:41
Localização: 10

por keijas » 22/3/2013 15:48

Wallstreetrader Escreveu:Acho que comprar umas sacholas não será má ideia :mrgreen:




cuida-te

podes ser incluído naqueles que advogam que isto só se resolve pela violência


http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/penafiel-homicidio-tvi24-ultimas-noticias-policia-judiciaria/1358898-4071.html


um abraço
malukices nos mercados ........ aqui »»»
http://www.malukosnabolsa.blogspot.com.
 
Mensagens: 905
Registado: 17/5/2008 19:41
Localização: ourem

por Wallstreetrader » 22/3/2013 14:57

...
Editado pela última vez por Wallstreetrader em 9/5/2016 15:21, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 535
Registado: 17/5/2011 18:41
Localização: 10

por TRSM86 » 22/3/2013 14:55

quem te viu e quem te vê :shock:

João Duque: "Debate em Portugal sobre saída do euro deve começar a fazer-se"

http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Art ... 24435.html
uma passagem para a outra margem

http://trsm87.blogspot.pt/
 
Mensagens: 2163
Registado: 29/11/2007 2:05
Localização: aqui

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, bento.jp13, Bing [Bot], carvman, Garfield, Google [Bot], Google Adsense [Bot], JFDIL, latbal, m-m, malakas, MPAM, mquinaz, Olhar Leonino, PAULOJOAO, peterteam2, Phil2014, Shimazaki_2, VALHALLA, yggy e 142 visitantes