Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BES - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por AmigosdaBolsa » 2/5/2013 10:50

brunojsn Escreveu:
Joao-D Escreveu:
Uma cunha é diferente de um canal.
O que desenhaste e o que o AmigosdaBolsa desenhou é uma cunha de alargamento descendente.

Os canais são figuras de continuação de tendência.
As cunhas são figuras de inversão de tendência.

As cunhas (wedges) que encontro na net são sempre a afunilar como eu inicialmente falei. Não vejo exemplos a alargar. Onde posso ver/estudar aquilo q estás a falar?

Penso que aqui tens o que procuras. É o inverso dos padrões que conhecemos, em que normalmente afunilam. Neste caso não afunilam.

http://www.surinotes.com/Tradestation/a ... Sept09.pdf

Nota apenas vi os gráficos deste artigo e ainda não o li.

Registado: 25/10/2010 9:57

por Marco Martins » 2/5/2013 9:36

Em relação ao BES o que acho é que este ano está a desvalorizar 3% e que normalmente (em situações normais) fecha o ano a valorizar sempre qualquer coisa...

Por isso ainda terá de valorizar uns 8% pelo menos para fechar o ano com 5% de valorização.

Esta é apenas a minha opinião sem ter em conta estatísticas nem fundamentos.

Registado: 7/4/2007 17:13

por brunojsn » 2/5/2013 0:43

[quote="Joao-D"]

O que desenhaste e o que o AmigosdaBolsa desenhou é uma cunha de alargamento descendente.

[quote]

As cunhas (wedges) que encontro na net são sempre a afunilar como eu inicialmente falei. Não vejo exemplos a alargar. Onde posso ver/estudar aquilo q estás a falar?
"Investors can't change the direction of the wind, but can adjust the sails."

Registado: 10/5/2011 21:20

por Joao-D » 1/5/2013 21:12

A figura da cunha pode ser um pouco forçada.

De modo simples, o Bes está perto da linha de resistência descendente, e está em tendência ascendente desde 3-4-13 com o padrão de máximos e mínimos mais altos. Enquanto estiver acima de 0,83 mantêm-se na referida tendência.
Vamos ver o que vai acontecer nos próximos dias.
Anexos
bes.PNG
bes.PNG (33.98 KiB) Visualizado 7137 vezes

Registado: 27/5/2010 18:17

por Joao-D » 1/5/2013 20:49

brunojsn Escreveu:
Joao-D Escreveu:Acho que a minha sugestão, tinha lógica, e assim não haveria duvidas.

Ok.

Quanto à discussão dos canais foi uma boa oportunidade para ler um pouco mais sobre o assunto.

Se um canal em afunilamente dá provelmente origem a um breakout no sentido contrário, e um canal em broadning faz o mesmo efeito, de grosso modo podemos concluir que não enteressa nada se o canal está a alargar ou a afunilar. Grande parte dos canais estão condenados a inverter tendência e ponto, é uma questão de tempo.

Ou está a escapar-me alguma coisa?

PS. Isto formações há muitas mas depois na realidade valem o que valem.

As formações têm utilidade mas não acho que seja o mais importante.
Pessoalmente, nunca me vou esquecer da cunha ascendente que identifiquei em Maio de 2008 no S&P500.

Chama-se cunha porque tem um aspecto de uma cunha.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cunha_(ferramenta)

por brunojsn » 1/5/2013 19:52

Joao-D Escreveu:Acho que a minha sugestão, tinha lógica, e assim não haveria duvidas.

Ok.

Quanto à discussão dos canais foi uma boa oportunidade para ler um pouco mais sobre o assunto.

Se um canal em afunilamente dá provelmente origem a um breakout no sentido contrário, e um canal em broadning faz o mesmo efeito, de grosso modo podemos concluir que não enteressa nada se o canal está a alargar ou a afunilar. Grande parte dos canais estão condenados a inverter tendência e ponto, é uma questão de tempo.

Ou está a escapar-me alguma coisa?

PS. Isto formações há muitas mas depois na realidade valem o que valem.

por AmigosdaBolsa » 1/5/2013 19:06

LTD desde Janeiro.
Anexos
BES.jpg
BES.jpg (78.06 KiB) Visualizado 7281 vezes

Registado: 25/10/2010 9:57

por defst0ned » 1/5/2013 19:00

Trolha2 Escreveu:
defst0ned Escreveu:esses números são elliot waves?

Não, elliot penso que é 1,2,3,4,5,a,b,c, não te quero induzir em erro, não utilizo elliot porque não resulta comigo.
O que está em gráfico é apenas a minha leitura neste caso a inversão um H&S com dupla head.

Bem estava a estranhar. :)

Esse potencial head invertido é bem tirado.
Negociar contra a tendência, é como mijar contra o vento.

Registado: 15/1/2009 15:14

por Trolha2 » 1/5/2013 18:52

defst0ned Escreveu:esses números são elliot waves?

Não, elliot penso que é 1,2,3,4,5,a,b,c, não te quero induzir em erro, não utilizo elliot porque não resulta comigo.
O que está em gráfico é apenas a minha leitura neste caso a inversão um H&S com dupla head.

Registado: 24/3/2012 17:17

por defst0ned » 1/5/2013 18:37

esses números são elliot waves?
Negociar contra a tendência, é como mijar contra o vento.

Registado: 15/1/2009 15:14

por Trolha2 » 1/5/2013 18:35

Boas,

Fica o meu pensamento a médio prazo com objetivo nos 1,53.
Boneco semanal.
Anexos
bes semanal.png
bes semanal.png (70.33 KiB) Visualizado 7316 vezes
Editado pela última vez por Trolha2 em 1/5/2013 18:41, num total de 1 vez.

Registado: 24/3/2012 17:17

por acacio.bernardo » 1/5/2013 16:35

fjcfaf Escreveu:
acacio.bernardo Escreveu:Amanhã vai cair. Como é que eu sei? Porque vou entrar.
Aliás entrei a 1.10 e só parou de cair quando saí, por isso...

Então não entres, que eu estou dentro e quero é que elas subam :)

Lamento, já entrei. Agora só saio a 0,74 :lol:

Registado: 18/10/2008 20:29

por Joao-D » 1/5/2013 12:34

brunojsn Escreveu:Gostaria só de acrescentar que canais a alargar tipicamente indicam continuação de tendência. Ou seja, descendente.

Mas é possível que já estajamos a ver outra coisa. Só me parece muito cedo para poder afirmar isso técnicamente e ter a certeza. Para mim é apenas um feeling devido a ver o PSI20 a subir.

Para já, ainda não vejo nada que me faça acreditar que a tendência descendente médio prazo tenha de facto sido invertido. Mas admito que seja possível.

Estou à espera de algo palpavel para possívelmente re-entrar longo no BES.

A figura que desenhaste no gráfico chama-se Descending Broadening Wedge. Em vez da palavra "descending" também se pode dizer "falling". Existem muitos nomes para a mesma coisa.

Traduzindo para Português pode se chamar Cunha Alargada Descendente. A figura costuma ser de inversão de tendência dos últimos meses, mas não de inversão de um ciclo de mercado, e como a tendência é de subida desde Junho de 2012, o gráfico sugere a continuação dessa tendência de subida, e a inversão da tendência de descida dos últimos 2 meses.

O objetivo da figura é o teste ao inicio da formação, neste caso o máximo. O valor que marcaste no gráfico, 1,152.
Anexos
dbw.PNG
dbw.PNG (98.23 KiB) Visualizado 7649 vezes

por Joao-D » 1/5/2013 12:04

brunojsn Escreveu:Joao-D,

Quanto aos prazos sigo a lógica dos indicadores típicos utilizados na Bolsa.

Curto prazo: 5-14 dias.
Médio Prazo: 50 dias.
Longo Prazo: 150-200 dias.

Conforme por exemplo os indicadores que o JN mostra por baixo dos gráficos de uma cotada.

Quanto ao canal que mostras no teu gráfico, não é o que eu vejo. Vejo o que mostro no gráfico em anexo.

Poderemos já estar a ver outra coisa. Um inverter da tendência médio prazo e ve-lo sair para fora do canal. Mas parece-me ser ainda cedo para saber isso. Gostaria muito de ver o RSI14 a ultrapassar os 60% (que ainda não vimos) e o preço a ultrapassar de modo inequivoco e durante vários dias a LTD.

Não ultrapassar a LTD e furar os 0,75 seria para mim confirmar a continuação do canal descendente.

Olá brunojsn, o que tracei não é um canal, é um método de análise que se chama end to end comparison. Expliquei-o uma vez, está na segunda página do tópico onde está a carteira portugal que tenho no forum.

Quanto aos prazos, 150 a 200 dias, parece muito pouco para longo prazo, repara que nem é um ano. E levanta um problema, o que dizer num gráfico de 10 anos? é longo prazo também?
Há quem diga que longo prazo são tipo 15 anos como é o caso do Benjamin Graham. Eu não sou assim tão radical, mas 150 a 200 dias parece muito pouco tempo para ser longo prazo. Nem sequer é essa a duração média dos ciclos de bolsa. Há muita coisa que se pode escrever sobre prazos, e depende do método de análise, por exemplo, através de médias móveis e do tipo de gráfico (mensal, semanal, diário) existem formas mais consensuais para definir um prazo, mas este tópico não é o ideal para escrever sobre isso, e fica para outra oportunidade.

Acho que a minha sugestão, tinha lógica, e assim não haveria duvidas.

por brunojsn » 1/5/2013 11:49

Gostaria só de acrescentar que canais a alargar tipicamente indicam continuação de tendência. Ou seja, descendente.

Mas é possível que já estajamos a ver outra coisa. Só me parece muito cedo para poder afirmar isso técnicamente e ter a certeza. Para mim é apenas um feeling devido a ver o PSI20 a subir.

Para já, ainda não vejo nada que me faça acreditar que a tendência descendente médio prazo tenha de facto sido invertido. Mas admito que seja possível.

Estou à espera de algo palpavel para possívelmente re-entrar longo no BES.

por brunojsn » 1/5/2013 11:41

Joao-D,

Quanto aos prazos sigo a lógica dos indicadores típicos utilizados na Bolsa.

Curto prazo: 5-14 dias.
Médio Prazo: 50 dias.
Longo Prazo: 150-200 dias.

Conforme por exemplo os indicadores que o JN mostra por baixo dos gráficos de uma cotada.

Quanto ao canal que mostras no teu gráfico, não é o que eu vejo. Vejo o que mostro no gráfico em anexo.

Poderemos já estar a ver outra coisa. Um inverter da tendência médio prazo e ve-lo sair para fora do canal. Mas parece-me ser ainda cedo para saber isso. Gostaria muito de ver o RSI14 a ultrapassar os 60% (que ainda não vimos) e o preço a ultrapassar de modo inequivoco e durante vários dias a LTD.

Não ultrapassar a LTD e furar os 0,75 seria para mim confirmar a continuação do canal descendente.
Anexos
bes_20130501.jpg
bes_20130501.jpg (80.86 KiB) Visualizado 7715 vezes

por Joao-D » 30/4/2013 17:19

Mudou de página e não aparece o post.
Acho que escrevi Julho, deveria estar escrito Junho.

No curto prazo, gráfico diário, o BES está desde 2 de Abril de 2013 em tendência ascendente com o padrão de máximos e mínimos mais altos. Os indicadores técnicos apontam para cima. Enquanto continuar a fechar acima de 0,83, a tendência continuará ascendente.
Anexos
BES.PNG
BES.PNG (43.14 KiB) Visualizado 8352 vezes

por Joao-D » 30/4/2013 16:47

brunojsn Escreveu:Já está a subir há alguns dias e seria normal que recuasse um pouco.

Desde de que não recue para menos do último mínimo (0.75€) penso que podemos estar a ver o regresso à tendência ascedente de longo prazo.

Se furar os 0.75, então diria que continuamos apenas a ver oscilações dentro do canal descendente e veremos o BES a atingir novos mínimos de 2013 furando os 0.70 em toda a velocidade.

A única coisa que me faz acreditar que o BES pode ter retomado as subidas de longo prazo é o PSI20 ter voltado às subidas.

A ver vamos.. boa sorte a todos os que estão dentro.

Uma sugestão em vez de escreveres tendência de longo prazo ascendente, escreveres tendência ascendente e depois o período de tempo específico a que te referes. Por exemplo, de regresso à tendência ascendente desde o fim de Julho de 2012. Acho que era isso que pretendias dizer.
Deste modo fica mais claro.

É muito discutível que a tendência de longo prazo do BES seja ascendente.
Anexos
BES.PNG
BES.PNG (31.08 KiB) Visualizado 8422 vezes

por brunojsn » 30/4/2013 14:36

Já está a subir há alguns dias e seria normal que recuasse um pouco.

Desde de que não recue para menos do último mínimo (0.75€) penso que podemos estar a ver o regresso à tendência ascedente de longo prazo.

Se furar os 0.75, então diria que continuamos apenas a ver oscilações dentro do canal descendente e veremos o BES a atingir novos mínimos de 2013 furando os 0.70 em toda a velocidade.

A única coisa que me faz acreditar que o BES pode ter retomado as subidas de longo prazo é o PSI20 ter voltado às subidas.

A ver vamos.. boa sorte a todos os que estão dentro.

por garb » 30/4/2013 12:22

Se passar a resistência deve depois confirmar o suporte, e aí sim, estou confiante.

Registado: 10/3/2009 19:58

por *manchini* » 30/4/2013 12:15

Boas,

Especulando:
Em 2011 os bancos ganharam bastante dinheiro a negociar obrigações próprias.
Em 2012 os bancos ganharam bastante dinheiro a negociar obrigações do estado.
Em 2013 os bancos podem ganhar bastante dinheiro a negociar acções próprias.

Tenho uma dúvida sendo os próprios têm de declarar % de acções adquiridas?

Manchini

Registado: 27/9/2011 17:49

por Adam hedge » 30/4/2013 11:54

... enquanto se mantiver acima dos .835 ou da pior das hipóteses acima dos,80 acho que não há perigo

grafico4h
Anexos
bes72.PNG
bes72.PNG (28.3 KiB) Visualizado 6888 vezes
Volta teu rosto sempre na direção do sol e então as sombras
ficarão para trás.

Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...

Registado: 21/2/2007 18:24

por _x_ » 30/4/2013 11:08

Não está facil aguentar o papel, e não sai de cima da zona de decisão, se não furar para cima com alguma força, desaba para baixo como um calhau!

deixo mais um boneco semelhante aos já deixados, todos estão a ver o mesmo.
Anexos
a.GIF
a.GIF (24.16 KiB) Visualizado 7045 vezes
_X_

John Maynard Keynes ‏
The capitalist economy is not real, it is simply a delusion that keeps the masses enchained to their social bondage.

É sempre muito falível projetar cenários não acontecidos.

Registado: 9/1/2008 17:56

por Marco Martins » 30/4/2013 11:00

Rosario2008 Escreveu:Que antevisões para os próximos resultados do BES?

Tenho enorme expectativa nesta ação.

Obrigada

Provavelmente as renegociações das PPP afectarão resultados dos próximos anos, mas não deste ano.

Registado: 7/4/2007 17:13

por Rosariom2014 » 30/4/2013 10:59

Que antevisões para os próximos resultados do BES?

Tenho enorme expectativa nesta ação.

Obrigada

Registado: 29/1/2007 13:13

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Google Adsense [Bot], HFCA, jprgodinho, latbal, m-m, malakas, Mr.Warrior, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, Pmart 1, Shimazaki_2, tami e 373 visitantes