Caldeirão da Bolsa

Iniciante - Galp

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Ragas » 18/4/2013 15:33

Figueiraa1 Escreveu:Oh "Lindinho"
Explica aqui uma coisa que me está a deixar confuso...não tens experiência mesmo?
O teu registo no CdB é de 2007 :roll:

É simples, eu nem sabia da existencia deste forum, estava registado no jornal de negocios, para poder comentar algumas noticias, e essa mesmo registo também dá para este forum...

Registado: 27/12/2007 22:40

por latrinaxxl » 18/4/2013 14:48

Figueiraa1 Escreveu:Oh "Lindinho"
Explica aqui uma coisa que me está a deixar confuso...não tens experiência mesmo?

E desde quando o registo num fórum é indicativo de experiência? Eu estou inscrito em outro tipo de fóruns e nunca mais lá "meti os pés" :mrgreen: .
E neste fórum eu de início desaprendi mais do que aprendi. E errei mais ainda. Agora aprendi a filtrar e quase só sigo mais atentamente o tópico: prádescontra...

Registado: 15/2/2010 20:30

por Figueiraa1 » 18/4/2013 14:36

Oh "Lindinho"
A Woman is the most valuable asset a man will ever own, it's only a shame that some of us only realise that when she is gone..

Registado: 26/3/2011 9:55

por Ragas » 18/4/2013 14:20

Ou seja, nada é certo, e até o "apostador" mais experiente/cerebral pode "errar"... no que me vim meter.. :P

por Ulisses Pereira » 18/4/2013 12:08

El Guapo, o richardj explicou bem mas eu queria acrescentar uma coisa: O facto de haver várias recomendações num sentido não quer dizer que a pressão esteja nesse sentido. Entre 2007 e 2012, mais de 80% das recomendações de analistas para Portugal eram de compra. E o mercado caiu durante 5 anos...

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Ragas » 18/4/2013 11:08

mfsr1980 Escreveu:
El_Guapo Escreveu:
mfsr1980 Escreveu:Qual é a pressa? Qual é a pressa?
Bom, eu acabei que entrar neste título.
Abraço mfsr1980

PS: Nunca sabemos qual é a melhor altura para entrar no título(o ideal é junto ao suporte!) mas eu só penso em mudar de estratégia quando a perda é superior a 7%.

-
Aproveito para lhe fazer a mm pergunta que já me fizeram aqui, e fiquei um pouco atrapahado pois, sou iniciante...
O que lhe levou a comprar agora este titulo ?

Guapo, eu comprei a 11.520 porque sabia que haveria um suporte algures pelos 11.500 e porque calhou ter algum dinheiro disponível.
Na minha modesta opinião, não te deves preocupar porque verás que é muito frequente os títulos sofrerem quebras. Verás também que ao fim de algum tempo tendem a recuperar. Se não recuperarem é que podes pensar numa retirada estratégica.
Com a experiência verás que convém ter sempre algum dinheiro de reserva para a época de saldos que se verificam todos os meses.
Abraço e bons negócios
mfsr1980

mfsr1980 e como é que sabias que haveria esse tal suporte nos 11.50 ??

por richardj » 18/4/2013 9:57

El_Guapo Escreveu:Mas digam uma coisa, ainda a semana passada o titulo da galp estava ai a 12.05/12.10e.
-
E segundo alguns links que me mostraram aqui a recomendação já era de "forte venda" mas para se vender, alguem tem de comprar.. certo ?
-
A minhha questão é que se há tanta gente a vender o que é compreensivel uma vez que as "provisões" eram de descida da acção, como é possivel haver tanta gente a comprar sabendo dessas mesmas "provisões", ainda mais, acima dos 12 euros.

o valor de uma acção é o resultado desse confronto, a força de uns venderem e a força de uns comprarem. O valor da acção é o preço da ultima compra/venda. A acção pode subir ou descer conforme a tendência for compradora ou vendedora.

Repara se houve muitas ordens de venda e poucas de compra a um valor, os vendedores não vão conseguir vender todas as acções (porque todos os compradores já compraram as acções que queriam a um determinado preço). Dessa forma, para os vendedores poderes encontrar novos interessados, tem de baixar o preço das ordens de venda, levando a acção para baixo.

Da mesma forma, quando existem muitas ordens para comprar, os vendedores não tem acções suficientes a determinado preço para satisfazer a procura da acção. O que vai acontecer é que os compradores vão ter de subir as ordens de compra para encontrar novos vendedores, fazendo subir o valor da acção.

Registado: 25/4/2011 22:36

por Ragas » 18/4/2013 9:17

Mas digam uma coisa, ainda a semana passada o titulo da galp estava ai a 12.05/12.10e.
-
E segundo alguns links que me mostraram aqui a recomendação já era de "forte venda" mas para se vender, alguem tem de comprar.. certo ?
-
A minhha questão é que se há tanta gente a vender o que é compreensivel uma vez que as "provisões" eram de descida da acção, como é possivel haver tanta gente a comprar sabendo dessas mesmas "provisões", ainda mais, acima dos 12 euros.

por Afonso80 » 17/4/2013 22:49

El_Guapo

Aconselho-te vivamente a reler vezes sem conta o que o Marco António escreveu, os investimentos em bolsa não devem ser feitos com base em "parecer mais fiável" ou no "olhómetro". A escolha de um activo, momentos de entrada e saída têm que ser feitos numa base racional, fria e calculista tendo sempre presente a necessidade imperiosa de preservação do capital.

Dito isto, perder dinheiro na bolsa é das melhores coisas que pode acontecer a um novato, só assim é que se aprende. Been there, done that, brought a t-shirt.
"Too much of a good thing is wonderful" Mae West

Registado: 12/10/2007 17:50

por Ragas » 17/4/2013 21:42

Como vos disse anteriormente sou iniciado nisto, e olhando para as acções do PSI20 a Galp pareceu-me a mais fiável, tendo em conta que estão constatemente a "achar" petróleo e gás, e se tratar de uma empresa que já produz. Dps reparei que o valor estava à algum tempo acima dos 12 Euros, daí ter-me parecido que entrar nos 11.85 fosse uma boa opção, claro que vs já batidos nestas lides, vão achar esta minha forma de pensar idiota, mas pronto, eu também aos poucos vou aprendendo, e aproveito mais uma vez para agradecer.
-
Achei interessante o facto que o mfsr1980 ter dito que, convem guardar algum de reserva para se o titulo descer, poder comprar de novo...mas lá está, é tudo mto relativo.

Re: Iniciante - Galp

por richardj » 17/4/2013 19:27

El_Guapo Escreveu:Olá a todos,

Sou "verdinho" nestas lides, comprei Galp a 11.85, continua a descer, começo a ficar preocupado.. ( se calhar nem tenho razão para tal, não sei ).
-
Aproveito para pedir um conselho, a Galp é um acção em que devemos permanecer com o titulo por muito tempo, ou mal suba um pouco devo vender de imediato ?

( Desculpem se estou a dizer alguma disparate, mas é como vos disse, ainda estou a iniciar-me ).

já agora, existem muitas plataformas em que emprestam dinheiro virtual (não existe mesmo) para poderes fazer experiências na bolsa. Tipo uma plataforma onde estão 10 mil euros e podes investir na bolsa e entrar e sair (tudo com dinheiro falso, mas com cotações reais)

exemplos:

gobulling
nextbolsa
oreyitrade simulador

Registado: 25/4/2011 22:36

por Adam hedge » 17/4/2013 18:50

... umas frases giras... mas tb há aquela maxima : faz o que eu digo não faças o que eu faço

- nos mercados não há certezas apenas probabilidades. e investir em probabilidades joga forte com a psicologia humana pelo menos no curto prazo.

-a primeira perda é a melhor perda.

-autoconfiança sem cautela gera arrogância,caracteristica mortal para os operadores

-nada é mais exitante-pelo menos qd se está vestido- do que operar nos mercados.

-disciplina significa desenvolver,testar e seguir o seu sistema de negociação,apreender a entar e sair dos mercados em resposta a sinais prédeterminados,em vez de saltar para dentro ou fora ao sabor de impulsos,significa fazer a coisa certa,não a coisa facil
Volta teu rosto sempre na direção do sol e então as sombras
ficarão para trás.

Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...

Registado: 21/2/2007 18:24

por AmigosdaBolsa » 17/4/2013 18:39

mfsr1980 Escreveu:
El_Guapo Escreveu:
Abraço mfsr1980

PS: Nunca sabemos qual é a melhor altura para entrar no título(o ideal é junto ao suporte!) mas eu só penso em mudar de estratégia quando a perda é superior a 7%.

-
Aproveito para lhe fazer a mm pergunta que já me fizeram aqui, e fiquei um pouco atrapahado pois, sou iniciante...

Guapo, eu comprei a 11.520 porque sabia que haveria um suporte algures pelos 11.500 e porque calhou ter algum dinheiro disponível.
Na minha modesta opinião, não te deves preocupar porque verás que é muito frequente os títulos sofrerem quebras. Verás também que ao fim de algum tempo tendem a recuperar. Se não recuperarem é que podes pensar numa retirada estratégica.
Com a experiência verás que convém ter sempre algum dinheiro de reserva para a época de saldos que se verificam todos os meses.
Abraço e bons negócios
mfsr1980

Desculpem a intrusão, mas uma pessoa não se deve preocupar por um título cair? Se não recuperarem deves pensar numa retirada estratégica? Época de saldos?

Muito sinceramente não me parece um comentário adequado para ajudar uma pessoa.

A retirada estratégica já deve estar definida à partida. Mesmo antes de entrar no título.

Guapo quando estiveres analisar um título faz duas perguntas:
- Vou entrar neste título porquê? Quais os motivos? E Defines o teu preço de entrada.
- Qual a estratégia de saída? E aqui tanto dá para se subir ou descer. Exemplo: Se quebrar o suporte x saio. Se és indisciplinado utiliza os Stops (tens é de aprender onde os colocar, mas são uma preciosa ajuda)

Provavelmente no inicio vais perder dinheiro. Mas se actuares sempre com uma estratégia, vais aprendendo e adaptando-a até construíres uma que resulta e que se adapte a ti.

Boa sorte.

Registado: 25/10/2010 9:57

por mfsr1980 » 17/4/2013 18:12

El_Guapo Escreveu:
Abraço mfsr1980

-

Abraço e bons negócios
mfsr1980

Registado: 3/5/2007 13:55

por pepe7 » 17/4/2013 18:02

El_Guapo Escreveu:Olá Marco António, obrigado pela dica.

Olá,
Sem margem para duvidas o post do caro Marco António é muito muito importante e que nos pode ajudar.
Tens que ter a tua estratégia de investimento, mas se reparem hoje o PSI20 teve grande queda e ficou em "cima" suporte 5700 pontos, mas mais de 50% das cotadas do PSI20 caíram mais que a GALP, para dizer que se tivessem entrado nas tais a queda teria sido maior, então na banca...Agora tem que definir como referiam e bem a tua estratégia de investimento, espaço temporal, risco, etc. Mas isso já é acompanhares e aprenderes com os craques do CB
Nota : Não tenho GALP, mas como referi mais de 50% das cotadas do PIS20 caiu mais que a GALP.
Abraço,
Pepe

Querer é poder.

Registado: 29/4/2010 22:36

por Ragas » 17/4/2013 17:24

Olá Marco António, obrigado pela dica.

por Ragas » 17/4/2013 17:22

Abraço mfsr1980

-

por mpfreitas » 17/4/2013 16:51

El_Guapo Escreveu:Bem.. já estou a ver que começei mal.. agradeço as vossas dicas. Agora vou ter de me aguentar com o titulo...

Bom , os indicadores de curto prazo não são famosos:

http://www.forexpros.com.pt/equities/ga ... riod=86400

Mas podem alterar-se a breve trecho...

Penso haver uma bom suporte nos +- 11.500.

Mas Guapo , não vejo nada de anormal no trade.acho-o normalíssimo.

Agora a decisão seguinte ...essa tem de ser Toda tua.

Bn.

Registado: 18/5/2007 22:03

por mfsr1980 » 17/4/2013 16:11

Qual é a pressa? Qual é a pressa?
Abraço mfsr1980

Registado: 3/5/2007 13:55

por MarcoAntonio » 17/4/2013 15:43

El_Guapo Escreveu:Bem.. já estou a ver que começei mal.. agradeço as vossas dicas. Agora vou ter de me aguentar com o titulo...

Guapo, teres "começado mal" e teres de te "aguentar com o título" são duas coisas diferentes.

Se as tomares como sendo a mesma, provavelmente vais "continuar mal"...

Estou a escrever isto porque o teu comentário insere em si um princípio perigoso.

Tu não tens de ficar agarrado a activo nenhum, tens de tomar decisões sobre se te manténs neles ou não. E quando se conclui que a escolha foi errada, a decisão correcta é fechar a posição, não é ficar eternamente agarrado à posição até que a "sorte" vire.

Não te estou a dizer para manteres ou fechares a posição da GALP em particular mas mais do que isso, para repensares a tua estratégia e forma de estar nos investimentos (aliás, aproveito também para te aconselhar a não te baseares em dicas avulsas de terceiros e desenvolveres o teu próprio sistema/estratégia de investimento, que tu próprio aprendas a tomar as tuas decisões a partir do diverso input/informação que recebes).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Ragas » 17/4/2013 15:16

Bem.. já estou a ver que começei mal.. agradeço as vossas dicas. Agora vou ter de me aguentar com o titulo...

por sasajojo » 17/4/2013 14:53

El_Guapo Escreveu:Obrigado pelas respostas

Porque compraste Galp e não outro título qualquer?
Acho que a resposta à tua pergunta está aqui.
Vais estar longo ou curto?
A que preços pensaste em vender?

Para principiante começaste mal se calhar e ficaste com uma batata quente nas mãos. Mas como todos os outros aprendemos com erros. Pessoalmente, na minha opinião, para quem é novato neste momento entrar nos mercados é um autêntico suicídio...Eu se tivesse capital disponível neste momento procurava investir noutros produtos, mas isso sou eu a falar...Mas olha que se fizeres por aqui esta pergunta uma grande maioria vai-te dizer o mesmo.
Cumprimentos e boa sorte

Registado: 11/1/2012 11:41

Analises

por mpfreitas » 17/4/2013 14:38

E também era bom aprenderes a consultar Sites de Analises técnicas e fundamentais como este, que é possivelmente dos mais conceituados, digo eu :

http://www.boursorama.com/bourse/cours/ ... =2u0B67.LQ

Mas Há muitos mais...

Registado: 18/5/2007 22:03

por ZangDout » 17/4/2013 12:49

A qualquer momento a ENI pode avençar para a venda da posição que detêm, e levar o titulo a deslizar uns 5%.

Registado: 21/7/2012 18:06

por AmigosdaBolsa » 17/4/2013 12:29

Na minha opinião a confirmar-se a quebra do Suporte juntamente com a Death Cross entro curto. Parece-me um título muito perigoso para estar longo (pelo menos no curto prazo)

Registado: 25/10/2010 9:57

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot] e 60 visitantes