Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BES - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por brunojsn » 5/4/2013 17:08

Ainda acredito na recuperação do PSI20. E não há melhor altura para fazer dinheiro na bolsa que numa altura de recuperação. Mas é preciso esperar que volte a esse padrão de crescimento.

Tb me parece bastante arriscado apostar short. De inicio porque podia ser de facto só uma recuperação. Agora porque passando o stress do Chipre pode retomar as subidas a qualquer momento. Tb pode não retomar e continuar a cair durante várias semanas/meses.

Resumo, está tudo em aberto. É esperar o mercado acalmar. Esperar o mercado avançar para subidas sucessivas, estáveis, consistentes. E ponderar nova entrada. Se começar a ficar bom demais novamente, colocar stops tão apertados que só saem com espátula.

No entanto estou a ponderar não entrar no BES, mas sim numa posição mais diversificada do PSI20.
"Investors can't change the direction of the wind, but can adjust the sails."

Registado: 10/5/2011 21:20

por Sinner » 5/4/2013 16:27

EuroVerde Escreveu:Se houver diminuição do número de acções o título disparava porque ou das duas uma: ou havia recompra por parte do BES ou o valor seria repartido por um menor nº de acções o que iria calhar mais a cada parte.

O que pode acontecer é a vinda de novas acções via aumento de capital.

Ou "reverse stock split", que abriria a possibilidade de mais quedas até novamente 0,01 com mais perdas.
Que era isso que me referia.

No entanto não respondeste ao que perguntei o que também não és obrigado.
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”.
Warren Buffett

Registado: 18/8/2009 22:17

por EuroVerde » 5/4/2013 16:21

Sinner Escreveu:
EuroVerde Escreveu:
Uma coisa é certa: Como diz George Soros, o mercado accionista auto-reforça uma tendência primária de longo prazo quer de subida quer de descida.

Segundo esse principio: será que não vamos ver o BES a 0,15 euros? ou pelo menos a 0,25euros????

porquê estes valores e não 0,01 no limite, ou menos ainda se houver diminuição do numero de acções?

Se houver diminuição do número de acções o título disparava porque ou das duas uma: ou havia recompra por parte do BES ou o valor seria repartido por um menor nº de acções o que iria calhar mais a cada parte.

O que pode acontecer é a vinda de novas acções via aumento de capital.

Registado: 29/11/2007 11:19

por Sinner » 5/4/2013 16:09

EuroVerde Escreveu:
Uma coisa é certa: Como diz George Soros, o mercado accionista auto-reforça uma tendência primária de longo prazo quer de subida quer de descida.

Segundo esse principio: será que não vamos ver o BES a 0,15 euros? ou pelo menos a 0,25euros????

porquê estes valores e não 0,01 no limite, ou menos ainda se houver diminuição do numero de acções?
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”.
Warren Buffett

Registado: 18/8/2009 22:17

por EuroVerde » 5/4/2013 15:59

Renegade Escreveu:
BlitzFerr Escreveu:Fechei hoje a minha pequena posicao que tinha no BES, com prejuizo que é para aprender a nao tentar encontrar o fundo.

Isto pode dar alguma forca ao BES. É que normalmente quando compro a cotacao é puxada para baixo e quando vendo é que a coisa sobe :lol:
Uma resistencia por definicao é o valor do meu break-even. :wink:

:lol:

Estás a ver... sempre encontras fundos e topos. Tens é que usar a tua estratégia ao contrário - quando achares que é melhor comprar, vende e vice-versa.

Vou pôr a colher na sopa só para dizer que, desde os anos 2000 com toda gente a ter um PC ligado à net tudo ficou mais fácil em termos de acesso ao investimento directo em acções. Pois qualquer pessoa chega, entra e saí a seu bel prazer/desgraça.

O pior é que isso veio mudar a personalidade por completo dos mercados financeiros e amalar com a carteira de clientes que tinham algum dinheiro e ficam reduzidos.

O que estamos à primeira vista a pensar sobre o BES, pode ser completamente contrário ao nosso segundo pensamento, e este por sua vez sair ao contrário da realidade do comportamento do título.

Registado: 29/11/2007 11:19

por _x_ » 5/4/2013 15:05

O moço, tu vira-me o gráfico pois isso deve-se a ele estar de pernas para o ar.

Com os mercados a ficarem, como disseram aqui tipo poh urinados ao vento, se o TC resolver ligar a ventoinha,,,,, não despachem os papeis não, que o pedregulho vai parar novamente aos 0.50€ e o Euroverde vai ter razão antes do tempo.
_X_

John Maynard Keynes ‏
The capitalist economy is not real, it is simply a delusion that keeps the masses enchained to their social bondage.

É sempre muito falível projetar cenários não acontecidos.

Registado: 9/1/2008 17:56

por Renegade » 5/4/2013 13:50

BlitzFerr Escreveu:Fechei hoje a minha pequena posicao que tinha no BES, com prejuizo que é para aprender a nao tentar encontrar o fundo.

Isto pode dar alguma forca ao BES. É que normalmente quando compro a cotacao é puxada para baixo e quando vendo é que a coisa sobe :lol:

:lol:

Estás a ver... sempre encontras fundos e topos. Tens é que usar a tua estratégia ao contrário - quando achares que é melhor comprar, vende e vice-versa.

Registado: 12/9/2011 14:15

por BlitzFerr » 5/4/2013 13:18

Fechei hoje a minha pequena posicao que tinha no BES, com prejuizo que é para aprender a nao tentar encontrar o fundo.

Registado: 9/6/2011 12:20

por Figueiraa1 » 5/4/2013 10:42

ferreira10 Escreveu:Tecnicamente o sp500 está a mostrar sinais de tremideira.O mesmo se passando com os restantes índices europeus.Porque não esperar um pouco mais? Qual é a pressa? Mas...qual é a pressa? Qual é a pressa? :mrgreen: :mrgreen:

Nem mais a pressa é inimiga da perfeição. Há aqui muita gente a tentar "descobrir" o fundo.
A Woman is the most valuable asset a man will ever own, it's only a shame that some of us only realise that when she is gone..

Registado: 26/3/2011 9:55

por dfviegas » 5/4/2013 9:15

mas como ficou o ponto 8 da assembleia geral, foi aprovado?

É que caso tenha sido vamos ter o BES a comprar acções aos magotes, eles tinham um intervalo para compra de 20% abaixo ou acima sobre a média dos ultimos 5 dias, não sei quais os 5 dias. Mas que esta queda brutal pode ter servido o BES na perfeição ai isso pode.

Registado: 29/11/2007 2:53

por rsacramento » 5/4/2013 0:50

brunojsn Escreveu:Acredito que a análise técnica é uma ferramenta essencial para tentar perceber os movimentos do mercado. Definir entradas e saidas. Acredito que influencia um grande grupo de investidores causando variações de tendência a curto prazo. Mas totalmente incapaz de provocar uma inversão de tendência de médio/longo prazo. Apenas consegue verificar se ocorrem ou não.

nem se lhe pede mais

Registado: 29/11/2007 12:50

por brunojsn » 5/4/2013 0:31

AurioI Escreveu:
quando ela está a subir atira-te "longo" para dentro dela.Caso se verifique o contrario, atira-te de forma "curta".
É claro que estou a brincar contigo desta forma simplista.Indirectamente estou a dizer-te que sigas a tendência.A intenção foi caricaturar o modo como muitos dos investidores percepcionam que têm que entrar "longos", porque simplesmente acham que ela já caiu o suficiente.Ou seja, afiambram-se cuidando que vão acertar no fundo da cotação de forma cirúrgica.Faz o contrario!

...concordo contigo,mas temos que agradecer(0u não) a este tipo de especuladores pois são eles que fazem inverter as tendencias, senão era só descer,descer...ou só subir ,subir e isto ia tudo para 0´s ou prá luara... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

O mercado não precisa de especuladores técnicos para inverter tendências. Até dispensa. Normalmente é assim que começam as bolhas.

As inversões de tendências devem ocorrer quando uma maioria de investidores acredita que as condições de sucesso de uma dada empresa se alteram, e não antes.

Os mercados não podem viver unicamente de análises técnicas, caso contrário os preços das acções seriam completamente aleatórios, sem qualquer correlação com a realidade.

Acredito que a análise técnica é uma ferramenta essencial para tentar perceber os movimentos do mercado. Definir entradas e saidas. Acredito que influencia um grande grupo de investidores causando variações de tendência a curto prazo. Mas totalmente incapaz de provocar uma inversão de tendência de médio/longo prazo. Apenas consegue verificar se ocorrem ou não.
"Investors can't change the direction of the wind, but can adjust the sails."

Registado: 10/5/2011 21:20

por Dialmedia » 5/4/2013 0:29

lfhm Escreveu:Volume interessante pode indicar exaustão de movimento. Os 0,7 serão a última barreira a partir de aqui já não é correcção e passa a ser tendência.

Quando li este post também fiquei com a mesma sensação e o dia de ontem confirmou em certo ponto essa observação.

Depois de tantos dias seguidos de queda, denota-se nas últimas sessões um aumento muito forte do volume (superior até ao pico de volume em Janeiro) que, conforme escrito pelo colega lfhm, é um bom indicador de reversão de tendência. Significa que a acção já desceu a um nível tão baixo que se torna bastante apetecível, face ao valor presumido pelos investidores, aumentando a procura pelo título.

Em sentido inverso, picos de volume no final de uma subida como aconteceu em Janeiro podem indicar exaustão do movimento (realização de mais-valias) e a acção tende a corrigir. Até aqui o BES tem seguido na perfeição estes sinais.

Penso que pelo menos as quedas a este nível vão ficar por uns tempos amparadas, não significa que a acção recupere rapidamente a partir daqui.

Tendo em conta que segunda-feira será a 1.º sessão após decisão do TC + conselho de ministros, estes próximos dois dias ainda terão alguma volatilidade à mistura. A partir daí penso que o BES e as cotadas em geral seguirão o seu rumo definitivo, ou em declínio (que a meu ver confirma entrada em bear market) ou ascendente (reteste bem sucedido ao bull market).

O 2.º cenário valida adicionalmente o 2.º ombro da figura H&S invertida que comentei uns posts atrás, embora a nível fundamental tenha algumas reservas em acreditar que a mesma e respectivo target se venha a cumprir com sucesso (colocaria o BES a valer mais do dobro à cotação de hoje). Era preciso um 1.ºT muito bom a nível de resultados que duvido que venha a ocorrer, bem pelo contrário. Mas isso é assunto para outra altura.

Cumps.

Registado: 26/1/2007 17:07

Pode ser...

por rg7803 » 4/4/2013 23:52

...que dê um ressalto razoavel a partir de aqui (espero que sim para quem estiver longo), porém o cenário não parece muito animador.

Se esta zona por volta dos 0,70 quebra podemos ter uma nova revisita aos minimos do ano passado.

Sem posições, só curiosidade...
Anexos
B.ESPIRITO SANTO.png
B.ESPIRITO SANTO.png (30.49 KiB) Visualizado 8773 vezes
“Buy high, sell higher...”.

Registado: 1/5/2008 23:09

por AurioI » 4/4/2013 22:30

quando ela está a subir atira-te "longo" para dentro dela.Caso se verifique o contrario, atira-te de forma "curta".
É claro que estou a brincar contigo desta forma simplista.Indirectamente estou a dizer-te que sigas a tendência.A intenção foi caricaturar o modo como muitos dos investidores percepcionam que têm que entrar "longos", porque simplesmente acham que ela já caiu o suficiente.Ou seja, afiambram-se cuidando que vão acertar no fundo da cotação de forma cirúrgica.Faz o contrario!

...concordo contigo,mas temos que agradecer(0u não) a este tipo de especuladores pois são eles que fazem inverter as tendencias, senão era só descer,descer...ou só subir ,subir e isto ia tudo para 0´s ou prá lua... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Seguidor de tendências.
Pequenas,médias e grandes.

Registado: 17/3/2009 20:38

por ferreira10 » 4/4/2013 21:30

Reiposto Escreveu:
kanbo Escreveu:
Reiposto Escreveu:Eu só espero que o BES suba mais um pouco para poder colocar um stop para a perda não ser tão grande é que sou um verdadeiro indisciplinado :P

Mas porque vais meter stop ? a acao vai cair ? se sim vende ja !!! se nao sabes mete stop se descer perdes menos .... digo eu :P :P

Se descer mais vou ter que ficar loooooonnnnnngo :mrgreen:

LOL! Ò Reiposto, assim, não tarda tens que mudar o nickname para Reideposto! Epá, essa tua estratégia não funciona; vai por mim!LOl

Olha; tem em conta o seguinte acto de coragem: quando ela está a subir atira-te "longo" para dentro dela.Caso se verifique o contrario, atira-te de forma "curta".

Considerações à parte, esta coisa de descer num dia cerca de 8% e no outro subir outros 7%, mais coisa menos coisa, não é saudável.Foi porque o Citigroup fez luz sobre a banca Portuguesa? De repente.. todos estancaram o pânico e este deu lugar a euforia? Assim.... de um dia para o outro?Eu sim, desatava a fugir destas situações bipolares.Mas não por pânico; fugia de encontro ao racional.

Acresce a esta inconsciência a proximidade da decisão do tribunal constitucional que alguns dizem ser contraria a este orçamento.Está tudo descontado? Ou a subida das yields das obrigações soberanas decorrentes deste chumbo meterá mais chumbo nos bancos Portugueses?

Tecnicamente o sp500 está a mostrar sinais de tremideira.O mesmo se passando com os restantes índices europeus.Porque não esperar um pouco mais? Qual é a pressa? Mas...qual é a pressa? Qual é a pressa? :mrgreen: :mrgreen:
“Successful trading is really very simple. Buy a stock at the right time and sell it at
the right time.”«Mel Raiman»

Registado: 29/11/2007 3:18

por kanbo » 4/4/2013 21:06

majomo Escreveu:
Reiposto Escreveu:
kanbo Escreveu:
Reiposto Escreveu:Eu só espero que o BES suba mais um pouco para poder colocar um stop para a perda não ser tão grande é que sou um verdadeiro indisciplinado :P

Mas porque vais meter stop ? a acao vai cair ? se sim vende ja !!! se nao sabes mete stop se descer perdes menos .... digo eu :P :P

Porquê?

Porque enquanto nao vender nao perde :!: :!: :!:(desvaloriza :P) :? fica ainda mais entalado mas faz bem ao moral :wink:

Registado: 18/10/2011 20:34

por Reiposto » 4/4/2013 19:17

majomo Escreveu:
Reiposto Escreveu:
kanbo Escreveu:

Porquê?

Na esperança que suba :P nem que fique para a reforma :?:
Apesar de tudo a terra gira

Registado: 8/2/2012 18:09

por majomo » 4/4/2013 17:43

Reiposto Escreveu:
kanbo Escreveu:

Porquê?
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por Reiposto » 4/4/2013 15:15

kanbo Escreveu:

por kanbo » 4/4/2013 14:51

Registado: 18/10/2011 20:34

por Reiposto » 4/4/2013 14:44

Eu só espero que o BES suba mais um pouco para poder colocar um stop para a perda não ser tão grande é que sou um verdadeiro indisciplinado :P

por AmigosdaBolsa » 4/4/2013 14:38

Reiposto Escreveu:
AmigosdaBolsa Escreveu:
_x_ Escreveu:As minhas suspeitas, confirmam-se.

Ontem desceu, porque os alemaes viram que havia uma tremenda força compradora nos utilizadores da plataforma do saxo e aproveitando que o mercado em geral estava em queda, resolveu impedir os ditos de actuarem, descendo a coisa até ao meu stop.

Hoje com tudo a funcionar normalmente, estou para aqui #$$$##%%& como o caraças e a tremenda força compradora impedida de actuar ontem equilibrou a cotação dos bancos Lusos.

Delirios à parte, estou ...... :evil:

Que inveja de quem me comprou ontem a 0.68, foi certamente um alemão mega especulador.

Não me chames alemão pah...
Uso a plataforma da Gobulling e comprei a 0,68€, mas tinha a ordem dada já alguns dias.

Isso é que foi uma boa previsão :P , devias ter avisado aqui o pessoal que ia descer assim tanto :wink:

Não foi previsão.
É antes a minha estratégia definida. No nível de preços onde o BES andava a negociar só me interessava entrar a esse preço e assim fiz, se lá chegasse comprava (claro que estas ordens não são estanques e podem ser canceladas ou alteradas). No BPI tinha ordem a 0,905€ por pouco não deu.
Se reparares o mesmo fiz na Portucel.

Abraço

Registado: 25/10/2010 9:57

por Reiposto » 4/4/2013 14:30

AmigosdaBolsa Escreveu:

Ontem desceu, porque os alemaes viram que havia uma tremenda força compradora nos utilizadores da plataforma do saxo e aproveitando que o mercado em geral estava em queda, resolveu impedir os ditos de actuarem, descendo a coisa até ao meu stop.

Hoje com tudo a funcionar normalmente, estou para aqui #$$$##%%& como o caraças e a tremenda força compradora impedida de actuar ontem equilibrou a cotação dos bancos Lusos.

Que inveja de quem me comprou ontem a 0.68, foi certamente um alemão mega especulador.

Não me chames alemão pah...
Uso a plataforma da Gobulling e comprei a 0,68€, mas tinha a ordem dada já alguns dias.

Isso é que foi uma boa previsão :P , devias ter avisado aqui o pessoal que ia descer assim tanto :wink:

por asrael » 4/4/2013 14:25

X, ontem o que valeu foram os teus posts para me rir, eu tb fui um dos que vendeu 50% dos titulos bes. Agora vou esperar uns dias para ver se os compro mais caros ou vendo os outros 50%. E não estejas :evil:. :wink:
Nunca digas nunca.

Abraço

Registado: 2/2/2010 1:35

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: caganixo7, Carlos73, Carrancho_, Google Adsense [Bot], icemetal, PAULOJOAO, Phil2014, Pmart 1, Shimazaki_2, VALHALLA e 371 visitantes